Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Obrigado, meu deus!!!

Max Pereira
@pretono46871088
@MaxGuaramax2012

De joelhos, com os olhos fitos no céu e com os braços e mãos estendidos para cima, onde se destacavam os dois dedos indicadores apontando para o alto, Keno comemorou os dois gols que marcou na vitória do Atlético contra a chata equipe do Cuiabá, para quem o jogo era também decisivo. O craque baiano, também autor de dois dos três gols daquela virada histórica contra o Bahia quando o Glorioso sagrou-se campeão brasileiro na terra do Senhor do Bonfim, mais místico e aliviado do que nunca, comemorou esses seus dois gols contra a equipe mato-grossense orando ou rezando como queiram. Uma simples leitura labial permitiu saber que o visceral atacante atleticano repetia fervorosamente: “OBRIGADO, MEUS DEUS!!!”.

Chorado, arrastado, extraído a fórceps, o primeiro gol atleticano, pensando bem, não poderia ser diferente. Um improvável bate rebate em dois zagueiros que a todo custo tentaram evitar o pior, a insistência de Keno que acreditou até o fim e que, com a última energia que ainda lhe restava naquele momento deu um toque sutil na gorduchinha, uma bola xoxa, que contra tudo e contra todos que torciam a desfavor do Atlético, foi, como dizia o grande Laci, a Pérola Negra atleticana, foi “fondo”, foi “fondo”, foi “fondo” até que, passando cima das pernas e dos braços do bom goleiro mato-grossense, acabou entrando. Um gol de superação.

Assim, como de superação foi a partida realizada pelo Atlético. Não, estou falando tão somente de superar um adversário que jogava um jogo de vida e de morte e que veio com um esquema definido apostando legitimamente que poderia arrancar pelo menos um ponto, se conseguisse explorar as debilidades emocionais e o momento ruim do Atlético. Falo de superar a si mesmo. Superar as suas idiossincrasias. Superar a sua insegurança, a sua baixa autoestima.

O Atlético despediu-se do Mineirão nesta temporada e vai despedir-se do campeonato brasileiro amanhã em Itaquera contra o Corínthians. Se o time atleticano tem a seu favor o fato de atuar longe da Massa e, portanto, sem aquela costumeira pressão e uma expectativa esmagadora que nessa temporada têm sido um peso insustentável para a equipe, o que pode explicar alguns resultados positivos que Atlético obteve como visitante, de outro lado os jogadores e a torcida viverão os mais tensos e difíceis 90 minutos de toda a competição. Mas, falar isso é como chover no molhado. Mais obvio do que a própria obviedade.

O Atlético pode ir ao céu se vencer e confirmar uma vaga na fase de grupos da Libertadores, ou curtir o purgatório da fase preliminar da maior competição do continente ou ainda mergulhar do inferno se lhe restar tão somente a Sul-americana para disputar. Mas, independentemente do que vier acontecer, 2023 se anuncia para o Atlético complicado, nebuloso e muito preocupante. Claro que a confirmação de uma vaga direta na Libertadores seria algo extremamente alentador, vez que não só manteria o Atlético na prateleira de cima do futebol sul-americano, permitindo ao clube disputar grandes premiações, como também valorizaria a marca atleticana, cacifando-a para fazer grandes contratos e parcerias.

Falei em parcerias e é aqui que a porca torce o rabo. O Conselho Deliberativo do Atlético já deverá discutir a SAF em uma reunião que deverá acontecer nos próximos dias. Na mesma reunião, uma discussão insossa, sem razão de dizer, que mais parece uma cortina de fumaça, deverá ter lugar: o nome da Arena MRV. 

Há algum tempo, o Conselho atleticano já havia escolhido o nome do ex-presidente Elias Kalil. E agora, exatamente agora, começaram a colocar em xeque a lisura e a legalidade desta decisão do Conselho. Independentemente de qualquer juízo de valor, misturar em uma reunião temas tão díspares e, principalmente quando um deles trata de algo que vai mudar radical e drasticamente a vida do clube, não me parece ser uma decisão prudente e recomendável.

Aliás, os conselheiros já deveriam estar participando de seminários, reuniões temáticas, congressos, etc., sobre SAF, suas implicações e sobre os vários pontos da Lei 14.193 ainda não pacificados pelo STF. Além de uma acurada análise dos prós e dos contra, o Conselho atleticano já deveria ter definido os pontos que para o Atlético, na condição de clube originário, são inegociáveis. E o novo estatuto, prometido há algum tempo, já saiu do forno? Toda e qualquer decisão relativa à SAF deve ser precedida de estudos, debates e análises profundas. E não se tem noticia que, da parte dos conselheiros, isto esteja acontecendo.

A discussão de temas tão diferentes em uma mesma reunião, sendo um deles politico, tipicamente um jogo de cena e de nenhuma repercussão prática para a vida o clube, pode desviar a atenção do conselheiro do assunto que é vital ao clube. Recomenda-se que nada em relação à SAF seja aprovado nessa reunião.

Oxalá minha preocupações não se justifiquem lá na frente. Oxalá, no fim disso tudo, possamos todos nós atleticanos, estarmos todos juntos orando ou rezando a Deus ou aos santos, conforme a devoção de cada um e repetindo sem parar as palavras do Keno: “OBRIGADO, MEU DEUS!!!”. Por enquanto, porém,.. .

10 thoughts to “Obrigado, meu deus!!!”

  1. Por fim, lamentável o Galo de camisa dourada ou de qualquer outra que nao seja alvinegra ou branca. Mais lamentável ainda, nosso goleiro jogar de amarelo! Alguém conta pra adidas sobre nossa história e explica pra eles que o goleiro que joga de amarelo não é o do Galo! SAN

    1. Por fim 2: o campo eh sagrado, desde que o Galo esteja jogando. Campo sem Galo, eh só campo, porque sagrado mesmo eh o Galo. Restaurante ruim eh restaurante ruim, nesses não vou! Torço pro Galo e não pro ponto da carne. Eu sou GALO. Em qualquer época, em qualquer situação, com qualquer jogador, com qualquer treinador, com qualquer dirigente. Tem quem ache o Cuca, manso (campeão da libertadores, brasileiro, copa do brasil, 3 estaduais), e tenha saudade do “bravo” Procopio (0 libertadores, 0 brasileiro, 0 copa do brasil). Cada um com suas preferências, meu respeito pra todos, mas prefiro os vencedores, afinal, torço pro Galo ganhar. Mas tem quem prefira os que perderam. Eu prefiro os que ganharam, afinal eh futebol. GALO SEMPRE!

  2. CORINTHIANS , PALMEIRAS , FLAMENGO , SÃO PAULO , GRÊMIO , INTERNACIONAL E SANTOS , NÃO QUEREM NEM OUVIR FALAR EM “SAF” , SEGUNDO DIRIGENTES DESSES 7 CLUBES , SAF , É COISA DE TIME PEQUENO E MAL ADMINISTRADO…….
    E QUE ESSES TIMES QUE ESTÃO ENTRANDO NESSA AVENTURA , SE DARÃO MUITO MAL , PERDERÃO SEUS PATRIMÔNIOS E DEPOIS SERÃO ABANDONADOS À PRÓPRIA SORTE…..
    “”FALIDOS E SEM PATRIMÔNIO””………
    CONCORDO PLENAMENTE.

  3. Caros Atleticanos,depois de um ano de 2021 quase perfeito, estamos vivendo um pesadelo em 2022, nossa vaga pra Libertadores não será tarefa fácil,pois o Timão ainda aspira pretensões no Brasileirão, infelizmente nosso Galo vive o eterno complexo de vira latas, quando achamos que vai melhorar a coisa desanda,tomara os ventos soprem a nosso favor e a gente consegue ao menos um empate em SP,

  4. Caros,

    Oxalá Oxum Dendê Oxossi de não o quê, de não sei o quê…ô r’n’r…

    OLD MEN mal agradecidos os CUIA e pouco reflexivos tais MALANDROS!!!

    Que são os da Confederação Unificada das Idea Antiga!?!

    …como tem RAZÃO descontrolada, ELLES!,

    …certos de ACABAR com o CAM ainda nesse 22, ô loko!, como se isso fosse POSSÍVEL…PÉ NO SACO total essa PATOTA cuiarada, vão morrer amargurados com o NOSSO GALO, q nunca será SUFICIENTE p ELLES…

    do CONTRA pelo CONTRA para o CONTRA!

    !!!!…O CUIA é tb um MALA!!! Daí essa paixão inseparável expressa MALA & CUIA!!

    O NOSSO GALO sempre foi uma CRISE eterna!..não sabem??? Qnd, em q momento da NOSSA HISTÓRIA, não houve crise CONTINUADA no CAM?

    TOC TOC TOC! A corda CUIA Trapalhão!!!

    O q ELLES na indecência e na desonra não suportam na realidade são as CONQUISTAS recentes, pq o IDEAL da Companhia seria a crise eterna q tá no NOSSO DNA, só q sem NADA GANHAR, como no tempo de ANTIGAMENTE qnd tudo era TÃO LINDO, mas tão LINDO, q só existe na cabeça AZULADA DELLES…

    A TEMPORADA atual MEIO DE TABELA foi sofrível! FATO!!…Alguna cosa q lembra 22 foi ou é LEGAL? Ô LOKO!!!

    Entretanto, A VERDADE VOS LIBERTARÁ, como dizia Nosso Amado JOÃO, 8:32!

    …NÓS, os VERDADEIROS ATLETICANOS, estamos vivendo os MELHORES MOMENTOS do nosso CAM em décadas. FATO!… e isso tem já mais de uma década…FATO!!!

    NUNCA tivemos TANTO times bons e VENCEDORES qnt AGORA! (tanto só na década de 50)!

    RESPEITO ao torcedor VERDADEIRO q parou na década de 70/80 (milhares tavam lá, tavam em 1908!), mas JÁ ERA e vamos seguir…!! FATO!!!

    TRANSFORMADO radical, o NOSSO GALO dentro, o futebol é negócio q envolve muitos OUTROs, da medicina e marketing esportivo de alto investimento, passando pelos DONOS da grana e das casas de apostas, pelo jornalismo VENAL lambe bolas, chegando a cozinha e à LAVANDERIA – esse último o setor mais ATIVO do futebol moderno, prá manter o colarinho LIMPO)…

    Oia, CUIA!, falando em colarinho, vô jogar o lenço… segura CUIAAAAAAAAAAAAAAAAA!

    ma ma ma …buááá e o campim de terra batida, e uzoierus dos mininu, e os 11 contra 11, e a trivela, e a corneta, como fica tudo isso? e o vestiário, como fica nessa? buááá sniffff fora y avanti…Só sendo um…

    Mais FATOs!!!

    …a HEGEMONIA no Mineiro havia passado p a mão da MARYLAND of THANKS a partir de meados dos anos noventa …FATO q foi quebrado a partir da ação do GRANDE ALEXANDRE KALIL já a partir de 2010 em diante…chupa essa aí amigo FANFARÃO!!!

    (O MINEIRO VALE, SIM SENHORES!!! Rapaziada e Moçada, muito cuidado com a MARIADA infiltrada – tem um aí, tal AVANTI perfume de pizza à tusta MALCHEIROSA..PQP!!! E só pracomeçá é um tal FORA tudo!!)…Eta PATOTA perniciosa, …

    ..NÃO SEI COMO tem tanto espaço uns caras q FEDEM de longe a raposalândia TRI BBB…é isso… VIVA A DEMOCRACIA!!!…O TRI bbb é rival não são inimigos ou o q isso quer dizer…

    Arrematando: não é de brincadeira, não!, VAMOS JOGAR o mineiro como sempre, PRÁ TRAÇAR a RAPOSINHA MAGRICELA!!!…chupa essa também CUIA!!!…mas chupa com gosto!

    Agora, um tiquim de MALA…

    A CUIARADA torce FLAGRANTE e DESCARADAMENTE contra O GALO (um teve a cara de pau de dizer q são paulo, mequinha e foguinho merecem Libertadores, mas NOSSO GALO, não! É mole?…outro, q ía torcer pro time SE FUDER, pro manso cair…ai, q raiva! CRUZES, q ódio, ó céus!!!!)

    …INCRÍVEL!..e torcem contra assim na CARA DE PAU, sem ser incomodados pela CENSURA, são SÓCIOS!?!?!…

    , e sabem TUDO sobre NOSSO CAM, sempre no intuito da DEPRECIAÇÃO, principalmente qnd se trata de TÍTULOS e CONQUISTAS!!!…

    Prá q presta um MALA sem alça!?!?!

    LADO DE CÁ:

    Respeitáveis Srs e Sras, NOSSO TEMIDO E TEMÍVEL GALO muito bem nos torneios NACIONAIS, recuperando total o RESPEITO da grande mídia e, PRINCIPAL, das torcidas dos grandes clubes do Brasil…

    …no cenário SULAMERICANO, tá razoável, precisando voltar a BELISCAR o mais rápido uma LIBERTADORES (chegar de ENTREGAR A RAPADURA no torneio) ou mesmo um SULAMERICANO (se ñ for desprezo pra Cia Unida!)

    O GALO FORTE E VINGADOR TÁ VIVO, SEMPRE!!

    Esteja repreendido e CHUPA essa aí acima de com força CUIA…é de UVA!!!

    DEUS ENTRE NÓS E GALO NA TERRA!

    1. Viana, meu velho, vc eh Atleticano, com A grandão! Por aqui, parece ser proibido torcer/defender o Galo! Vejo uma galera por aqui, exultante com a temporada ruim do nosso Galo! Falam que o justo eh o Galo ficar fora da Libertadores. Foda-se o justo! Mesmo que seja pouco, quero o Galo na Libertadores. A temporada foi aquém? Obvio! Mas vejo gente desqualificando um título nacional conquistado sobre um grande inimigo (mulambos), ser desmerecido como muitos fizeram com nossos títulos da conmebol. Enorme desserviço. Vejo gente defendendo publico zero. Ridículo! Somos clube de Massa! Pergunto pra esses: vcs frequentam o campo! Os mesmos, jogadores, tecnico, direção, são vencedores (os mais vencedores, FATO). Isso nao os torna incriticáveis. não se trata de credito, mas merecem respeito. Tem uns pangarés aí, que sumiram ano passado, qdo ganhamos tudo, e voltaram com força total agora, qdo a fase tá ruim. Borra botas! Sigamos, público zero eh papo de comédia, GALO SEMPRE, incondicionalmente, pros comédias recomendo frequentar o campo, menos confortável, mas com certeza mais sagrado que o sofá! Se a fase ruim do Galo, está difícil, se o espetáculo ta ruim, recomendo aos “atleticanos” adeptos do “só vou na boa” que frequentem o teatro ou o cinema. Pra cima do Corinthians, estarei em Itaquera, Sou GALO! ps: semana q vem iniciamos a corrente pra trás, torcendo contra o time da cbf, entidade suja, que só poderia usar a camisa que usa, que representa o que há de pior neste país!

  5. Sei não, Vargas e Keno são como jabuticabas, aparecem apenas em 2 meses no ano. Vale a pena mantê-los com os altos salários que ganham ?

  6. [•••]”Na mesma reunião, uma discussão insossa, sem razão de dizer, que mais parece uma cortina de fumaça, deverá ter lugar: o nome da Arena “[•••]
    Isso aí é uma bobagem sem tamanho e reflete como o Clube é usado como palanque político por egos inchados q brigam pela perpetuação das suas castas. Parecem quinta série disputando a bola do recreio e qual careca brilha mais. Ninguém q vai a um jogo de futebol diz vou ao Estádio Urbano Caldeira, Cícero Pompeu de Toledo, ou,Gov. Magalhães Pinto, ninguém! Esse chamamento do “conselho” é puro suco de tomate, já q tudo o que for ali proposto já está decidido e como sempre a turma do charuto vai bater bumbo p maluco sambar sem questionamento algum. Depois perguntam pq e como deixaram o Clube chegar a está dívida impagável que só cresce. Caso aqueles 22 estudantes lá em 25/03/1908 tivessem idéia de como o Clube seria disputado internamente por egos inflados 114 anos depois,eles teriam seguramente ido a aula para não passar vergonha no futuro.
    Saudações Atleticanas

  7. Bom dia Max, bom dia a todos: Quem se interessar em ter uma visão do El Dorado que virou os clubes endividados para os endinheirados, leiam as duas últimas colunas do Jornalista Jorge Nicola, no Portal Uai, versando sobre as dívidas do Cruzeiro e Botafogo após a transformação desses Clubes em SAF. Com um pouco de reflexão, fica claro, o que foi feito: os clubes endividados viraram um mina de Ouro para investidores. Vou me abster de manifestar as minha opinião sobre o que está ocorrendo no Galo, pois creio que após a leitura dos fatos narrados pelo Nicola, quem não tiver dependência econômica ou política dos envolvidos nessa trama, saberá compreender a extensão do que está ocorrendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *