Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Vista grossa às especulações

Assim como, na nossa vida pessoal, o melhor que fazemos é não render assunto aos fofoqueiros, no caso de especulações não me ocupo com essa gente. Na imprensa do eixo, onde existem muitos jabazeiros clubistas e até no nosso entorno, tem pessoas que se doem de inveja da história de amor e resistência da Massa.

Como bem o disse o ex-presidente Alexandre Kalil – no filme “Lutar Lutar Lutar” – nossos adversários se roem em debater com o Atleticano. Se ficamos tempos sem títulos, muito graças à roubalheira que esses mesmos cronistas fakes evitam comentar, imagina agora com um time multicampeão. Ganhando então que essa ira do eixo, que contaminou gente aqui que não sabe dizer UAI, é que irão investir mesmo na tentativa de desestabilizar o Galo campeão do Brasil e do Brasileiro.

Já aqui no quintal, terreiro dos mineiros, não tem pra ninguém. Desde 1908, com as mesmas cores e nome, somos o primeiro, o último campeão e o clube que mais vezes levantou o título estadual. Daí o dito popular, “sou o rei do terreiro”. Aqui é Galo e sempre será! Maior número de títulos, maior torcida em Belo Horizonte e de Minas Gerais. Cabe a essa gente, invejosa, apenas criar factoides e especulações sobre saída e chegada de jogadores. O Atleticano da gema, que lota as arquibancadas, não cai nessa pilha.

Acompanhando as informações, se fosse real metade dessa conversa fiada, seguramente nem teríamos time para entrar em campo no Mineiro que começa dia 26 de janeiro. Já li sobre as saídas do Rafael e até do titularíssimo Éverson. Esse, me incluo nesse rol, calou a boca de nós todos. Foi gigante e responsável pela defesa menos vasada do Brasileiro. Arana, Rabello, Nathan Silva e Alonso, todos desse mesmo sistema defensivo balançam com propostas irrecusáveis do exterior. Alonso estava sendo trocado por Rafael Carioca, ontem à noite já indo pra Russia.

No meio campo, depois de já ter liberado Alan Franco (contra meu desejo pessoal), o Galo – pelo noticiário e redes sociais – ainda pode perder Jair, Borrero, Hyoran, Nathan e Zaracho. E no ataque o Diego Costa (deu frenesi por ter trocado a foto das rede sociais), Vargas, Keno e até o Savarino. Valha-me “my God”, será que esses futriqueiros do quintal do vizinho não terão piedade do Atleticano e deixaria pelo menos 11 jogadores para entrar em campo no início do estadual?

Gozado, até tentaram insinuar sobre o Hulk, mas a evidente empatia entre o Atleticano e o jogador, matou essa intenção no nascedouro. Evidente que algumas trocas ocorrerão no elenco para a temporada de 2022. O treinador português era Jorge Jesus, agora já Carlos Carvalhal. Gosto de ambos! Existem pessoas altamente qualificadas, como o presidente Sérgio Coelho e seu vice Zé Murilo, o diretor de futebol Rodrigo Caetano, os benfeitores que são conhecidos como os 4Rs. Estamos em boas mãos! Jogador, creio, só com o nome de técnico definido. Para liberar e ser contratado.

Sobre Rubens e Rafael Menin, Ricardo Guimarães e Renato Salvador, respondi recentemente a um amigo que diverge comigo noutro campo e que insinuava sem esses estaríamos na degola que “capitalista bom é capitalista Atleticano”. Saiu em silencio, não sem tempo de ouvir que procurasse seu dono para registrar a queixa. Ou então o Sacolão que vem garantindo a sobrevivência do seu time. Enfim, nenhum entre nós, está preocupado com o que pensam e sofrem esses desafetos Atleticanos, mas eles não esquecem o Galo

Por fim, caríssimas e caros, tenho total e absoluta confiança em quem dirige o Galo nos tempos atuais. Tive com o presidente Sérgio Coelho duas ou três rápidas prosas que me sinalizaram se tratar de “gente do bem”, diferente de quem diz isso da boca pra fora. Nossos benfeitores não demonstram intenção diferente daquilo que não seja engrandecer o nome do nosso time do coração no cenário esportivo mundial.

Então, às favas com essas especulações, que nada são além de conversa fiada e falta de assunto. De gente que só tem a intenção em desestabilizar as águas mansas e sombras que rodeiam e cobrem o campeão Mineiro, Brasileiro e da Copa do Brasil do ano passado. Lembrando que ontem Ademir já falou como profissional do Galo, ainda Castilho e Vitor Mendes estão de volta. Entre os nomes falados para vir estão o zagueiro Léo Ortiz e o meiocampista Edenílson, ambos bola de prata do BR21. Aqui é Galo, po##@!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

15 thoughts to “Vista grossa às especulações”

  1. boa noite EDUARDO e massa,se o galo vender nathan silva e alonso precisamos de 2 zagueiros titulares,deveria vender so nathan silva mas 6 milhoes de euros e pouco,qualquer zagueiro meia boca e na europa e10 milhoes de euros.sobre jorge jesus nao trazia e um treinador ultrapassado e carvalhal ate hoje ganhou uma supertaça no braga,repito o treinador do fortaleza e melhor treinador depois do cuca,abre o olho diretoria,vai galooooooooo.

  2. Brasileiros que moram em Portugal e acompanham de perto o futebol de lá, relatam que um ótimo nome é o de André Villas Boas. Tem um bom curriculum (inclusive já comandou equipes inglesas ) e está sem clube no momento. Vale uma pesquisada.

  3. Bom dia xará e amigalos! Nosso GALO está sendo administrado por pessoas de muita competência. Acredito que não teremos muitas mudanças neste início de ano. Talvez dois ou três jogadores sejam emprestados ou vendidos. Temos boas peças de reposição. Quanto ao treinador penso que pagar um salário absurdo e atender exigências pode não ser uma boa mas confio em Sérgio Coelho, Rodrigo Caetano e nos 4Rs. Não pode é ficar esperando Jorge Jesus dizer “sim” amanhã, depois de amanhã ou daqui a 15 dias. O Galo é maior do que Jorge Jesus. Se ele tem a proposta na mão que dê a resposta de maneira objetiva e rápida. GALO não pode e não deve entrar em leilão. No mais um Feliz início de 2022 para todos e em especial para nosso Gurú Eduardo de Ávila. Viva o GALO!!!!

  4. Bom dia Eduardo e Canto do Galo,

    O Jorge Jesus não deve assumir o Galo.

    Uma dificuldade estaria na exigência do português de trazer consigo sua equipe técnica completa e o Atlético ser contrário a tanto.

    A passagem de Sampaoli pelo Galo teria deixado como lição aprendida pelo CAM a necessidade de o Clube ter uma equipe técnica para assessorar o treinador. Saindo o treinador e levando consigo toda a equipe técnica o time fica muito no prejuízo pela demora na retomada da normalidade na troca de treinador.

    Como a equipe técnica do Atlético mostrou-se muito competente na Temporada 2021, o Clube não estaria disposto a perdê-la ou desfazê-la pela chegada de J.J. com sua equipe.

    O J.J. estaria para acertar com o Fenerbahçe, da Turquia, segundo a imprensa turca.

    Outra equipe interessada em Jorge Jesus, segundo a imprensa turca, seria o Al Hilal, o atual campeão asiático, onde o português atuou entre 2018 e 2019.

    Pode pintar no Galo o Carlos Carvalhal, outro português, técnico do SC Braga, da cidade de Braga, em Portugal.

    Carvalhal faz um bom trabalho no SC Braga onde esteve em três finais e ganhou a Taça de Portugal. Também tem se destacado como o treinador que mais jovens lançou no time principal e é tido como revelador de novos talentos e gosto de trabalhar com jovens da Base.

    O Flamengo, depois do não de Jorge Jesus, tentou contratar Carvalhal, porém não conseguiu e acertou com outro português, o Paulo Sousa.

    Carvalhal tem contrato a cumprir com o Braga e o presidente do Clube não parece disposto a liberar o treinador para outro clube.

    E pelo “não” que deu ao Flamengo, difícil Carvalhal pintar no Galo pela questão contratual que o amarra ao SC Braga.

    Carvalhal, sei não…

    A novela continua…

  5. ÂNGELO ,

    “cada qual com seu cada qual” .

    Expressão “bombril” que adoro usar,
    pois explica tudo que se precisa no futebol .

    Quanto ao vai e vem de profissionais pouco se me dá , só penso que é um desperdício de dinheiro ( não estou nem aí pra isso também ) manter-se uma divisão de base que não dá retorno algum para o profissional há tempos .

    Uma lástima , quando se olha para o banco e se vê um Echaporã um ANO INTEIRO sem oportunidades , sendo que em pouco mais de meia hora que esteve em campo fez gol e “melou” bola na área para os companheiros .

    Será um bom jogador ?
    Será que tem bola ?

    Ninguém saberá , pois tem um cara na Sibéria ou no Azerbaijão que aguça a sanha compradora da direção técnica .

    E não temos tido TÉCNICO , também há tempos , que tenha tido competência e coragem de bancar novidades .

    1. Caro Barata!
      Falou tudo.
      Falta coragem de peitar os medalhões para promover jogadores que já demonstraram condição de titularidade. Que falta faz um Barbatana da vida. Qualquer treinador que viver não vai privilegiar a base, o que para mim é um absurdo. Já me manifestei sobre o não aproveitamento dos moleques no time principal.
      Quem sabe teremos surpresas e as nossas previsões estejam equivocadas.
      Somos saudosistas , por isso mesmo, muitas vezes incompreendidos. O que sempre digo: na nossa época a bola era o protagonista e hoje é apenas um simples detalho.
      Abraço.

  6. Bom dia. Começa hoje a copinha, mais importante até que os campeonatos oficiais sub 20 da cbf (BR e CB). No Galo, temos o Rubens, os dois Felipes do ataque e Júlio César que já fez gol pelo titular. Bom ficar de olho.

  7. Bom dia, Canto do Galo!
    Parece que o Junior Alonso irá para Rússia, segundo informação da Itatiaia, por cerca de 8M de Euros, mas será que conseguiremos um zagueiro do nível do Alonso por esse valor. Sei não, mas mais vale o entrosamento, a consistência que ele trás para nossa defesa do que esses 8 milhões de Euros.
    Acho que nesse ano o Galo tem que aproveitar o trabalho realizado em 2021 para dar sequência na busca de títulos. A melhor contratação seria manter os principais jogadores e incluo o Alonso, como peça importante para essa sequência.

  8. Bom dia a todos. Tudo normal. Estamos em evidência no cenário , claro ganhamos praticamente tudo. Mas faz parte de sermos o time a ser batido.

  9. No meio dessas especulações eu tenho preferência pelo Carlos Carvalhal, o Jorge Jesus na minha modesta opinião é um treinador de difícil trato com os jogadores, visto o que aconteceu com o Benfica que acarretou a sua demissão e os recentes trabalho do Carvalhal está tendo resultado muito melhor do que o de Jorge Jesus

    1. Bom dia Avila. Bom dia Fabrício, eu concordo com você. Esse JJ já esnobou o Galo anteriormente e tem uma relação com o Flamengo. Torço para que vá para o Fenebache e leve o Guga e o Diego Costa juntos. Em relação a saída do Alonso, se vier o Leo Ortiz do Bragantino tá ótimo. A venda do Natan Silva também não me preocupa, pois , na minha opinião, é de fácil reposição.

  10. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    A especulação é a asa da imaginação. Cada qual com o seu cada qual. Eu só acredito no que está de fato concretizado. Daqui a pouco não temos time para jogar, pois praticamente todos jogadores do galo estão sendo especulados para deixarem o galo, segundo a mídia. Para essas notícias, sou surdo e cego.
    Um bom domingo para todos .
    Hoje e sempre, galo!!!

    1. Bom dia!

      Também evito esses sites de fofoca dos esportes, mas em relação a negociação da nossa zaga titular, a informação veio do portal da Rádio Itatiaia, que hoje é do Menin. Então, tô com um pé atrás. Pelos valores, 8 milhões de euros pelo Alonso, e 6 milhões de euros pelo Nathan Silva. Bons valores, mas se vendidos, quem serão os substitutos?! Vai gastar tudo da venda pra repôr?! E se a reposição não vingar?! São titulares absolutos! Jogaram muito! O Nathan foi uma achado! Já era do Galo e teve que provar que jogava bem no Atlético GO pra ter chance aqui. O Alonso, na minha opinião, joga muito! Tomou conta da zaga, quando teve outro bom zagueiro ao lado. Enfim, espero que sejam apenas especulações. Quanto a treinador, vai ter que ser um cascudo! O time do Galo tem um elenco muito forte. Não é qualquer um que vai domar as feras, não. De todos os citados, queria o Gallardo. O time do River jogou muito bola e por muito tempo sob o comando dele. Sei que é difícil, tem contrato e tal, mas seria um sonho tê-lo como comandante do Galo. Esse JJ é bom, mas tá numa marra terrível! Sobre o tal Carvalhal, segundo notícias, tem uma multa rescisória gigante. Se for pra investir essa grana, tenta o Gallardo! Mas, vamos aguardar e esperar que a diretoria encontre o melhor nome para o nosso time. Galo, sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *