Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Vida que segue!

Com essa expressão que utilizo no título de hoje, homenageio o saudoso amigo Rogério Peres. Era sua frase preferida, fosse nas crônicas diárias – quando trabalhamos na mesma redação nos anos 90 – ou em vários textos de sua autoria. Via de regra, depois de considerações ácidas – ao seu melhor estilo – fechava utilizando “vida que segue”. Talvez, ou mera coincidência, tenha alguma relação com o “sigamos” que sempre me valho. Gosto também do “suave”.

O que me sugere para essa prosa de hoje, é que minha postagem de ontem gerou algumas especulações, tendo recebido solidariedade aqui no espaço, mensagens pelas redes sociais e até telefonemas de pessoas amigas. Já à noite, numa live com o Max Pereira – que por tempos emprestou seu talento ao nosso “Canto do Galo” -, ainda Tolentino e Daniel, o assunto foi abordado.

Reafirmando e esclarecendo, estou revendo minha relação com o futebol, nunca e jamais com a Atleticanidade. Disse e reafirmo, depois do que ocorreu no Horto sábado à noite, minha idade aliada a busca de melhores condições de vida, não me permitem sofrer com a dor da injustiça tão forte quanto já vivenciei no passado. Maracutaias, que vêm desde os anos 70 – com destaque para a década de 80, quando cbf e tv se aliaram para fazer a história dessa farsa que é o flamídia – até os dias de hoje. Como diria o Barata é pracabá!

Ruim constatar esses fatos ao longo de décadas, sendo levado a concluir que o futebol brasileiro não é sério. Já cansei e até alguns – com suas razões e motivações – demonstram contrariedade com essa minha insistência. Estou sinalizando para um caminho sem volta. Romper com o romantismo que tenho desde a infância, pois o que motiva essa gente é o lucro que essa manipulação assegura aos anunciantes e – consequentemente – ao interesse recíproco. Não tenho saco pra isso!

Uai, não pensem que esse afastamento providencial, irá sugerir abandonar o time do meu (nosso) coração. Aprendi a ser um no meio dessa Massa, forjado na dor e na injustiça. Depois de tudo que vivemos não atiraria pelo ralo uma história de mais de meio século de comemorações – intercaladas com decepções (a maioria pelo motivo desse desabafo) – sem perder a doçura da Atleticanidade. Aqui não cbf e tv, não imaginem que um soldado foge dessa luta. Existem maneiras de um bom combate na espreita.

Peço a compreensão, outros virão para seguir o roteiro dessa resistência, seguramente com mais folego e disposição que um quase septuagenário e – tomara – que incomodem ainda muito mais esses sacanas. Estarei lá no Estádio do Galo, nas cadeiras G12 – ao lado da minha filha – G13, gritando e comemorando vitórias e títulos. Mesmo que sua senhoria – o soprador de apito – cumprindo ordens superiores faça como tantos do passado e do presente.

Todavia, enquanto espero a Arena, vou seguindo pelos campos da vida – Mineirão ou Horto ou mesmo quando possível fora de BH – com a mesma paixão e fé que essa gente nojenta ajudou a sedimentar no meu coração e na minha alma Atleticana. Nós todos passamos, o Galo permanece e a cbf um dia ainda será passada a limpo. Quando essa entidade for gerida por gente séria, aí sim o selecionado do meu país, voltará a ser vitorioso. Com esse comando, que sucede ao anterior, que sucedeu ao anterior, seguiu ao anterior, igualmente ao anterior – todos de péssima lembrança e quatro sem concluir mandato -, o Brasil jamais voltará a ser vencedor como campeão e o melhor futebol do mundo. Não é praga, mas consequência de má gestão.

Ontem, hoje e amanhã sempre Galo! Amanhã mesmo estarei na Pampulha, ainda na condição de titular deste espaço e até o final da temporada. Vamos pegar um time do eixo, mas a arbitragem não será da cbf, o que já nos possibilita esperançar por não haver interferência de interesses estranhos ao campo de jogo – seja do apitador ou do suspeitíssimo var – desde que o time jogue como nas duas últimas partidas. Ah! Perdemos ambas. Sim, duas derrotas pela ação inescrupulosa dessa gente.

Sigamos! Suaves … até quando?

*fotos: arquivo do blog

34 thoughts to “Vida que segue!”

  1. Eduardo..assino embaixo de tudo na sua crónica..vc me conhece..sou um pouco mais “vivido” do CAM que vc..poucos tiveram a alegria que tive em 1971 com 16anos vi o Galo ser Campeão…de todos os fatos relatados dessa roubalheira historica ainda sito 2…1985..Atletico x Coritiba..semifinal..a Bola do Reinaldo entrou pelo menos 20cm…nao deram o gol…em 2007 morava ao lado do Maracanã..a Sandra trabalhava na Embratel e tinha camarote no Maraca…la fui eu com uns 20 botafoguenses e so o mineirinho aqui de Galo…44 segundo tempo…penalty indecente no Tchô…pulei da cadeira..chutei a da frente..gritei fdp..penalty …os 20 botafoguenses nao deram um pio pq tinha Tv no camarote e repetiram o lance varias vezes…sai enfurecido do Maracanã com mais essa…e depois vem o fdp pedir desculpas pra torcida…Canalha fdp…e depois de te mandar o zap no domingo …infelizmente essa corja vai continuar fazendo isso..essa diretoria do CAM….???? Que porra é essa…ja to calejado dessa roubalheira mas so tem soluçao o dia que pegarem um juiz desses e encherem ele de porrada….sds alvinegras…

  2. Alô, jogadores do galo, façam um favor ao torcedor e se recusem a entrar em campo contra o palmeiras . Percam por w.o. ao invés de perderem no campo, assim vcs pouparao o torcedor do galo de se frustarem e raiva passarem com mais duas derrotas certas. E passem a focar exclusivamente em não levar o galo a segunda divisão com o terceiro elenco mais cara do pais. O pior custo beneficio do futebol brasileiro com certeza.Para que jogar se vcs vão tremer de novo para o palmeiras e serem eliminados? Quem já perdeu 2 com certeza perde 3 . Se entrarem em campo , pelo menos não sejam goleados.W.o é mais honrosa na circunstancia atual

  3. Boa tarde Eduardo e massa. Disse tudo Eduardo. Para ser campeão temos que passar por cima desta corja. Mas a diretoria não ajuda em nada. Acabou com o time vive puxando saco da cbflixo.etc e para piorar foi obrigado assinar com uma Liga que é comandada por flamerda. Gambas. Cbflixo.etc. isto significa que vamos ser fantoches destas corjas sempre por incompetência de quem manda no Galo. Aff. Vá Galooooo.

  4. Boa tarde.
    Espero q reconsidere.
    Sou leitor assíduo da coluna e dos comentários, com participações eventuais.
    Sua participação é fundamental, não só pelos textos como para dar um ponto de equilíbrio entre os otimistas, os profetas do apocalipse, os do contra e os racionais. Se é que é possível ser racional quando somos atleticanos.
    O tempo há de consertar as feridas. No final dá tudo certo e, mesmo se não der, já somos os torcedores mais felizes do mundo, só por sermos Galo!

  5. Fui acometido pela mesma fadiga que assola voce, Eduardo. Pela primeira vez na minha vida , em decadas a fio com o galo, declinei de um convite para o jogo de amanha , pela libertadores. E agora nao se trata de bipolaridade , faltou, pela primeira vez, vontade de ir. Semana passada, voce convocou a nossa irmandade para encher onibus, vans, qualquer veiculo que nos transportasse para o jogo , nesta semana, apos a roubalheira do sabado, voce meio que capitulou , sucumbiu para a po
    uca vergonha. Eu, confesso, sucumbi pelo mar de incompetencia e pessima gestao do meu time do coracao. No ano de 2021, quando voce foi a campo nas redes sociais, denunciar , protestar , exigir equidade , voce foi ouvido. Sabe porque? Porque tinhamos um time que encantava e atropelava , ate mesmos os bandidos safados de sempre. A opiniao publica , o povo brasileiro estava atento e as maracutaias da cbf e globolixo arrefeceram , digo, repito e volto a dizer, estes bandidos somente temem a opiniao publica . Aqui falo de futebol como uma mesa de bar com amigos , vou ficar orfao , a cada dia me afasto mais , tomara que seja passageiro

  6. Bom dia a todos!
    Como muito bem dito pelo na vertical da primeira letra dos parágrafos ”CORRUPTOS”.
    Infelizmente não vislumbro uma mudança de cenário. Uma opção seria a criação de uma liga mais justa, sem comando da CBF e TV, porém, o próprio Galo quis manter o sistema como é. Masoquismo?
    Vamos continuar lutando contra tudo e contra todos.
    Vamos GALO!

  7. Bom dia Massa e Guru

    “não imaginem que um soldado foge dessa luta…”, esta frase dita pelo escriba, demonstra o quão ele deve ser usado como exemplo, principalmente para aqueles que diante dos maus resultados, sugerem cancelamento de GNV, boicote aos jogos e até mesmo abandono do clube.
    Aliás, esta frase deveria estar estampada no vestiário do time no próximo e nos jogos seguintes, para quem sabe trazer de volta a confiança que está faltando aos jogadores, para sairmos desta fase difícil pela qual estamos passando.

  8. ÁVILA ,

    o SISTEMA pode tudo , menos nos separar de nossa HISTÓRIA .

    Como já relatei aqui , famílias amigas de infância , em especial uma senhorinha já caminhando para seus 90 anos , sempre enviando mensagens de “viva o ATLÉTICO” a cada jornada vencedora demonstram o valor de uma TRADIÇÃO .

    Tradição que NÓS , atleticanos da velha guarda , soubemos preservar ao longo de tantos anos de seca de títulos , pois o que nos bastou/bastava era TORCER e VIBRAR com a camisa preta e branca a adentrar o campo de jogo .

    Mesmo que a NOVA ORDEM se sedimente , pois que INEVITÁVEL , o que foi construído ao longo de tantos anos nos pertence , nem que esteja guardado no fundo de nossa memória .

    p.s.
    O primeiro dos maiores escândalos perpetrados contra a agremiação CAM foi o julgamento do REINALDO em 76/77 , que o tirou da final .

    Ele foi sistematicamente excluído da pauta do STJD e seu caso foi incluído
    apenas no último julgamento do ano, às vésperas da decisão .

    Todo mundo sabia que a sua punição seria de UM JOGO , e eles assim fizeram .

    CANALHAS , COVARDES , VAGABUNDOS !

    1. O Rei foi expulso num jogo contra o FAST CLUB, de Manaus, porque se atreveu a dar uma “bocada” no cotovelo do jogador adversário… Jogo no ano de 1977, mas como o campeonato se estendeu até o ano seguinte, o julgamento só ocorreu em 1978, justamente na semana que antecedeu à final. Curiosamente o Rei jogou até o primeiro jogo da semi-final contra o Londrina-PR (2 jogos, o primeiro aqui, vencemos por 4 X 2 – o Rei fez 2; o segundo em Londrina, empate por 2X2, salvo engano)

      1. Guardado, cuidadosa e malandramente, para evitar a presença do Rei no jogo decisivo. Rei foi artilheiro e marcou em todos os jogos. Pilantragem, desde os anos 70!

  9. GALO ROBERTO DE OLIVEIRA
    31 de julho de 2023 às 21:19
    Prezado, obrigado pela atenção!
    Resolvi me afastar do futebol pq está me fazendo mal, ñ pelo momento ruim pelo qual o Atlético vem passando pq isso a gente sempre tirou de letra_ como em 1993, como em 2005,como frente á diretorias horrorosas( nenhuma foi tão lesiva igual a esta de agora) e tantos outros perrengues q são inúmeros e ficaria longo se aqui os apontasse_ junto ao Atlético; mas sim pela put@#i@ que estes empresários fizeram e ainda irão fazer contra a Instituição. Torço p q o Atlético sobreviva a estes caras e tenha vida longa. Um forte abraço e tenha certeza, mesmo ñ nos conhecendo pessoalmente, considero vc um dos amiGALOS q o Atlético me apresentou. Forte abraço! Sigamos pq atrás de morro vem morro…

  10. BOM DIA A TODOS……..
    QUEM MANDA NA CBF????
    —-A GLOBOLIXO , QUE TAMBÉM CONTROLA AS DATAS E OS HORÁRIOS DOS JOGOS , ALÉM DE INFLUENCIAR NA ESCALAÇÃO DOS JUÍZES…….
    PORTANTO , A ESSA INESCRUPULOSA CBF , É SÓ UM PAU MANDADO…..
    E NÃO É DE HOJE QUE ESSA TV , MANDA E DESMANDA NO FUTEBOL BRASILEIRO , SEMPRE BENEFICIANDO O FLAMERDA , SEU CLUBE…..
    JOSÉ ROBERTO “RATO” , É O SÍMBOLO MAIOR DESSA NEFASTA PARCERIA…

  11. Eduardo, forças para lutar, lutar e lutar porque este é o nosso ideal. O torcedor do Galo tem que ter muita resiliência. Escrever hoje em dia é difícil, escrever sobre futebol é complicado e escrever sobre o Galo é uma paixão . O importante é manter este seu sentimento profundo pelo Galo atrelado ao legado deixado por alguns cronistas como o Rogério Perez para termos a voz ou melhor o Canto do Galo diariamente . Vida que segue ou sigamos com a sua publicação diária que é muito importante para o Galo e mais ainda para os leitores brasileiros para mantermos este tipo de publicação que está ficando tão raro denominado crônica .

  12. Quede tranquilo, blogueiro. Isso aí não tem jeito não! Deixo aqui um ensinamento do mestre Millor Fernandes: “O pior não é morrer. É não poder espantar as moscas”.

    Abraços!

  13. Caro Eduardo
    Citando Goncalves Dias
    “ a vida é um combate que os fracos abate
    Que os fortes os bravos só pode exaltar
    …porém se a fortuna traindo teus passos
    Te arroja nos laços do inimigo falaz
    Na última hora teus feitos memora
    Tranquilo nos gestos , impávido, audaz
    ….as armas ensaia , penetra na vida
    Pesada ou querida , viver é lutar
    Se o duro combate aos fracos abate
    Os fortes os bravos só pode exaltar “
    Galo sempre
    Contra tudo e todos

  14. Na mesma linha do blogueiro democrático, confesso que – até por ser mais idoso que ele -, já não mais confio nos “camarins” do nosso futebol há anos, ou seja, desde os tempos em que o Castor de Andrade fazia com juízes ou dirigentes “máximos”, em defesa do seu Bangu! Chegava o dedo na cara e estava falado! Enfim, tal e qual o blogueiro, hoje me dedico a apenas TORCER – como disse aqui também – até MORRER pelo nosso GALO!

  15. Bom dia Eduardo. Pois é e depois dessa, mesmo com VAR…é muito vergonhoso, constrangedor isso acontencendo até hoje debaixo dos nossos olhos, são muito tendenciosos os apitadores pra não falar outra coisa frente ao fla. Mas hoje, pensando e analisando, pior ainda é o Galo continuar e fazer parte desta Liga FF onde o fla será acionista do fundo que comandará a liga…é pracabar…não pode…mesmo com empréstimos, pressão de banco…não podemos nos rebaixar assim. Não continuem com isso Rs, ir para um liga que vai deixar o fla mandar e se beneficiar muito mais…Imagina isso, esses “erros” (kkk) acontecendo na liga FF?? Eu sinceramente, desanimo, jogo a toalha mesmo. Saudações.

  16. Bom dia Eduardo, moro no ES, primeira vez que escrevo embora seja seu leitor assíduo, assim como todos os comentários.
    Revoltado demais com tudo isso.
    Aqui na minha região é infestado desta mulambada.
    Qdo falo destas safadezas como aconteceram no sábado o que ouço é deboche, ninguém vê nada, prá eles tudo normal.
    Justamente por causa da mídia, veja só um ex jogador como o Júnior dizer na transmissão que na agressão do arrascaeta não houve maldade. Entendo perfeitamente sua revolta, seu blog e os comentários amigalos são fontes de informação prá mim que resido longe de BH. Ficarei triste se vc parar. Más entendo sua chateação. Abcs a todos.

  17. Bom-dia!
    Posto pouco e sempre reativo ao que sinto e julgo merecedor. Exercendo anonimamente um papel de censor.
    Mas hoje desprovido dessa condição quero registrar que amei o acróstico. Alguém podia mandar pra CBF e também para a Globo.

  18. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Sigamos pois, caro Ávila, com essa barca sem rumo à espera de ventos favoráveis. Acredito muito na classificação do Galo para a próxima fase da libertadores. Será sofrido, mas será gostoso de ver o galo sapecando 3×0 no periquito.
    Ainda espero que no curso desta nossa caminhada até o fim do campeonato seja só de alegrias e assim fecharmos, com chave de ouro, os nossos tempos do “Aqui é só Galo”. Se assim for …
    Hoje e sempre, galo!!!

      1. Obrigado amigo Ávila. Com certeza é mais um amigo que conquistei. Espero ocasião para ir a BH e ter um prazeroso encontro com essa lenda!
        Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *