Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Vencer o tricolor da CBFlu é fundamental para embalar nossos sonhos

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

A bem da verdade, o Brasileiro deste ano continua em aberto. Tivéssemos um time regular – como nos anos 1970/80 ou como de 2012 até 2015 –, seguramente teríamos assumido uma dianteira que daria tranquilidade na paralisação da próxima semana. Por outro lado, a exemplo especialmente de 2012, poderia gerar uma perigosa acomodação. Enfim, apesar da contrariedade pelos pontos infantilmente deixados pelo ralo, estamos vivos.

Ainda sobre a última partida e a boa vitória sobre o América, faria algumas considerações individuais sobre situações que ao meu observar não passaram despercebidas. Insisto que a melhor opção de zaga seria Léo Silva com Bremer. Gabriel tem cometido falhas que levam o Torcedor ao desespero. A experiência de Léo já foi determinante ao sucesso de Jemmerson e poderia se repetir com o jovem Bremer. Tomás Andrade, mesmo tendo sido o autor do gol que nos assegurou a quarta colocação, ainda não provou ser jogador de time grande. Afinal, um gol em 46 partidas como profissional (29 pelo River e 17 no Galo) é muito pouco para um sangue argentino. Tudo bem, na maioria das partidas entrou nos minutos finais.

Nas laterais, optaria pelo jovem Emerson do lado direito e vi em Juninho uma boa opção pela esquerda, apesar das câimbras e de ter oscilado boas jogadas com algumas bastante bisonhas. Tivemos, acho que pela segunda ou terceira vez, a oportunidade de ver o meio de campo com Adilson, Gustavo Blanco e Elias – este com maior liberdade –, e acredito que é uma boa formação. Até porque Cazares, apesar do belo gol, vem se mostrando displicente na maior parte do tempo em que está em campo.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Agora, uma consideração final sobre Luan. Ídolo e mito, todos sabemos, mas isso não lhe dá imunidade para seu comportamento recente. Além da reclamação sobre o esquema do treinador, na quinta-feira, ao optar por recuar uma jogada no lugar de um eventual ataque promissor, reagiu ao rumor de protesto vindo da Torcida Atleticana lá naquele lugarzinho sorrateiro que o América nos reservou. Olhou com cara de reprovação, por duas vezes, para o lado da Torcida. Isso aos 27 minutos do primeiro tempo. Registrado por muitos entre nós no Independência.

Dito isso, hoje é dia de fazer barulho no Horto. Somos mandantes e não temos de nos sujeitar à imposição do pseudo dono daquela Arena – no caso o América. No meio da semana, dos oito setores de arquibancada, quatro estavam fechados e, consequentemente, vazios. Se o setor do Galo lotou, onde se reservou para os mandantes a ocupação ficou longe da metade possível. No setor de camarotes, apenas Torcedores Atleticanos. No telão, ao sair o segundo gol do Galo, o placar foi retirado.

Pois bem, daqui a pouco será a vez do Galo ser incendiado pelos Atleticanos em busca de melhorar ainda mais a nossa pontuação. Mesmo com toda oscilação, ainda temos chance de ao final desta rodada melhorar a nossa colocação. Para isso, temos de vencer e fazer saldo. Ou seja, marcar e evitar gols do adversário. Se marcamos 17 vezes até agora, não podemos admitir os 14 sofridos. Precisamos continuar vencendo e melhorando o desempenho, inclusive no saldo de gols.

O tricolor carioca, que vem fazendo campanha razoável, apesar de contar sempre com o apoio oficial (no caso, a CBF), não pode ser considerado ameaça jogando em nossos domínios. Que os Deuses Atleticanos estejam em ação nesta tarde e também na quarta-feira. Essa parada para a Copa do Mundo poderá ser interessante, desde que a diretoria aja de maneira cirúrgica e precisa em busca de três a cinco contratações para a continuidade da temporada. Afinal, só nos restou o Brasileiro.

42 thoughts to “Vencer o tricolor da CBFlu é fundamental para embalar nossos sonhos”

  1. Opinião cada um tem a sua né, eu ate achei o Juninho marcou bem e melhorou em tese nosso jogo aéreo, porém acho que ele esteve mais parecido com o Lucas Cândido, totalmente travado ou engessado, não vejo nenhum dos dois um bom reserva para o Fabio Santos, com todo respeito que tenho a opinião do Blog.

    Pra mim tanto Lucas Cândido como o Juninho são alternativas mais táticas do que técnicas. Espero que o Lucas tenha sua chance no meio de campo, onde sabe jogar. E que Juninho também seja opção na zaga onde é sua posição, apesar de entender o técnico Larghi quando os utilizam na função.

    Atlético precisa lapidar o Leonan, que esta no Fortaleza, e me parece ser bem aproveitado por pelo Rogério Ceni, tem feito gols e dado assistência, mas jogando como um “ala”, função bem diferente do Fabio Santos, e também de seus suplentes aqui no Atlético.

    Corre por fora o Kelvin que veio do interior paulista e ainda não teve sua estréia, me parece ser jovem e ainda não demonstrou futebol pra estar entre os 11.

  2. Não sei porquê críticas ao Fábio Santos, um bom profissional, leal ao time e eficiente. Juninho na lateral é sacanagem, ridículo, o cara não passou o meio campo. Esse Casares já chega né? Agora Tomás Andrade fazendo gol… Kkkkk, o Galo vai ser campeão!!!

  3. Esse é o Galo que queremos! É o Galo que conhecemos, que atrai a admiração de todos e faz com que muitos que joguem e trabalhem aqui se tornem torcedores. Alguém já viu ex-jogador maria ir ao Mineirão ver o deprimente time do lado sujo da lagoa? Só aconteceu no último jogo do brasileiro de 2013, salvo engano, quando tudo já estava ganho. Só querem vitrine. Ou então na final da CB de 2014, quando as marias do vôlei foram ao Mineirão, já comemorando, mas saíram melancólicos como sempre Parabéns ao elenco, técnico e todos os envolvidos! Hoje foi muito bonito!

  4. Quero saber como a diretoria vai fazer para manter o Roger Guedes, disparado o melhor jogador do time.

    Por que gastar 6 milhões de dólares no Chará, jogador mediano (igual ao Guerrón)? Por que não usar esse dinheiro na aquisição do Roger Guedes?

    Vamos aguardar se a dupla Sette Câmara/Alexandre Tadeu vai ter a competência de manter o nosso melhor jogador…

  5. Gaaaaaaallllllllooooo!!!! como é bom ganhar do florminenC. Ainda mais de goleada. Mas 100 vezes: Fora Patric!!!!!! Sempre entregando a paçoca essa ameba. E Fica Roger Guedes!!!!

  6. Não dá para ser campeão com Gabriel, Léo Silva, Fábio Santos, Casares e R. Oliveira. Precisamos de um zagueiro que chegue para ser titular. Ao lado do Bremer. Elias no lugar do Casares. Qualquer um na lateral esquerda e sombra p o R Oliveira.

  7. Que jogo easa turma aqui anda vendo? Tirar o fabio santos e por quem? Juninhi e zagueiro! Acorda turma! Essa torcida do galo nao entendi nada de futebol. Por isso entra ano sai ano ficamos a ver navios. A torcida so atrapalha

  8. Boa tarde, Eduardo. Discordo de você. O que vai embalar o Galo não é vencer o FluC. O que vai embalar o Galo é ter uma administração inteligente (nunca teve), que não endivide o clube (nunca teve), que contrate jogadores de forma responsável e de acordo com a necessidade do Clube (também nunca teve) e que não use a instituição CAM para proveito próprio (interesses eleitoreiros). O Galo teve um timaço entre fins dos anos 70 e 80. E o que ganhou mesmo além do mineiro? Nada. Nadica de nada. Há anos que o Galo tem a defesa das mais vazadas do futebol brasileiro, pois carece de bons zagueiros e volantes. De voltantes titulares agora estamos bem, depois que o Burros Larghi viu que a posição que o Elias melhor joga é no banco. Agora falta um bom zagueiro para fazer dupla com o Bremer. E o que o Superesporte acaba de anunciar? A vinda de um atacante da Colômbia e de um meio-atacante do Uruguai. Sabe o que isso significa? Que o Galo vai continuar com a defesa das mais vazadas da série A e vai continuar sem ganhar nada. A não ser que esses dois sejam zagueiros disfarçados de atacantes. No mais, é o de sempre, torcer para conseguir pelo menos ir para a Sulamericana. Saudações atleticanas.

  9. Este jogo de hoje contra o Flu vai ser de novo daqueles tipos ataque contra defesa e posse de bola superior do nosso GALO… é fazer valer o mando de campo e ir pra cima com todo cuidado nos contra ataques do adversário…

    de bobo o Abel não têm nada e vai tentar se fechar exatamente como os times pequenos que vêm aqui e as vezes se dão bem contra nós… vão jogar por uma bola e todo cuidado é pouco…

    que o T. Larghi entre com o que temos de melhor e arme o time pra jogar com inteligência sem afobação e nada de chutões… temos totais condições de vencer e subir na tabela…

    1 x 0 GALO é goleada!!!!!

    1. Boa tarde Galo Roberto. Concordo plenamente, o tal de Chará também é muito bom. Vejo como prioridade a contratação definitiva do Roger Guedes. Parabéns a diretoria, agora está contratando bem. São dois bons jogadores com idade 23/26 anos e que certamente serão úteis.

  10. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Mais um jogo para testar o coração do Atleticano, seja ele verdadeiro ou não.
    Do Galo atual, espera-se de tudo. De partidas brilhantes às medíocres.
    Ainda acho que o time escalado para hoje é o que temos de melhor, exceção talvez feita a Gabriel. Bremer tem mais futebol.
    Sem jogadores de qualidade no banco de reservas, fica difícil de optar por outras alternativas que possam modificar e decidir jogos.
    O negócio é partir pra cima com muita raça e vontade de vencer.
    Saudações Atleticanas,

  11. Bom dia!
    Elias, não! Péssimo dos péssimos!
    Fora Patric!
    Fora Fábio Santos!
    Fora Gabriel!
    Cazares só deu aquela matada na bola e fez o gol….enquanto não aparecer alguém que faça mais que isso, deixa ele quieto.
    Parece que o Chará é nosso! Gostei da contratação praticamente acertada!
    Hoje é Galooooooooooooo!!!

  12. Uma pergunta para o Alexandre Gallo:No acordo da troca de Marcos Rocha com
    Roger Guedes ficou claro que se Roger Guedes for negociado com outro clube
    no periodo da vigencia de um ano desta negociaçao, Marcos Rocha volta para o
    Atletico?
    Se não houver esta clausula clara mais uma vez o Galo faz
    mais uma negociaçao Carac(antiga cerveja preta).

    1. Fala Valter, situações distintas destes dois jogadores… Marcos Rocha vai terminar o contrato de empréstimo com o Palmeiras independentemente de o R. Guedes ficar ou não aqui no nosso GALO…

      neste momento é torcer muito pra que não apareça nenhuma proposta boa pro Palmeiras pois se aparecer nesta janela de meio do ano, vamos perder o Guedes e ganhar uma merreca por ter sido vitrine para o jogador!!!!!!!

  13. Algumas observações:

    – Embora atualmente criticado por parte da torcida, Leo Silva ainda é uma peça importante na zaga do Galo. Sua experiência dentro de campo é fundamental para termos a tranquilidade que não tivemos em alguns jogos;

    – A manutenção do Roger Guedes, pelo menos até o final do ano, é essencial para que possamos almejar algo maior no Brasileirão. Sua saída atestaria a incompetência da diretoria e nos afastaria do G4;

    – Luan é um bom jogador, mas não tem condições físicas de manter a sequência de jogos que vem mantendo. É preciso pensar em uma boa alternativa para o seu lugar;

    – Já assisti a alguns jogos do novo contratado, Yimmi Chará, e não gostei muito do que vi. É um jogador rápido, mas não é muito decisivo. Me lembra um pouco o Guerrón, que jogou no nosso rival de cidade. Se fosse bom mesmo, esse colombiano de 27 anos já teria sido descoberto por algum clube europeu.

    – São fundamentais as vitórias contra o Fluminense e o Ceará, para que fiquemos em segundo ou terceiro nessa sequência pré-Copa.

  14. Caros,

    A 8ª rodada e a teoria do especulativo Guardiola superadas, vamos começar as contas no bom início de 11ª? Quem sabe a solução lógica num seja uma paga de 7? Em 1º lugar, concordo sobre Luan. É um ídolo? É. Temos muitos ídolos, Luan é um deles, nada mais. Importa ele ter a consciência q ainda tá vestindo a camisa, dentro de campo. Tem nos ofertado a raça e dois gols absolutamente decisivos, contra o Tijuana e contra o urubufla. Ñ pode jogar isso fora, atrasando nossa jogada…A torcida ñ tá prá recreio com esse time, ele ciente? 2º, na contramão, tb concordo q Elias cabe no nosso meio campo e, vez q Gustavo Blanco já tá querido, bem assim Adílson, sobra entre Cazares e O Talismã. Eis nosso meio campo, melhor setor, podendo e devendo… 3º, Leo Silva é nosso melhor defensor, disparado. Nem por reza braba pode ser reserva. Tá na pista a sugesta Emerson (craque, comparando), Leo Silva/Bremer e Juninho(?)?…Gabriel e Pratick deixa quieto, mas o Pastor, ñ, um abusador do Altíssimo. Ñ sei como Ele lá de cima é paciente com pipocas…temos um time? Ñ. Se melhorar isso aí, vamos brigar nas cabeças. Acorda 7.
    Obs.: É xará!, ele tá chegando, ñ do bem e sim do bom, e é colombiano… o nome dele é Chará.
    Obs.: e os baianos? Só de ser vindo do vitória de Recife ou do isport da Bahia fico com o pé atrás…quero distância da 2ª e é por isso q EU ACREDITO!
    Sem vacilo, Galo! Hj só a vitória interessa! É VENCER OU VENCER!
    GALO SEMPRE!

  15. Bom dia!
    Sobre o Luan vejo que em razão de ele ser um curinga e ao fato do Thiago não ter até hoje a formação ideal o maluco foi o jogador do time mais sacrificado do time.
    Ora jogava ali, ora jogava lá e a cada jogo, uma posição.
    Claro que uma hora esse recurso ia espanar.
    Tudo acontece porque o elenco atleticano é limitado, um cobertor curto.
    Quanto ao Cazares, qual a melhor posição para ele?
    Acho que nem o próprio nem o Larghi sabem, daí a “pirilampisse” do jogador que tem mais habilidade do que técnica. Eis o seu problema.
    No próprio comentário do Eduardo fica claro que até hoje o Larghi não encontrou um time ideal ou formação ideal.
    Na LD, Emerson ou Patric?
    Na LE, FS ou Juninho?
    Na zaga, com ou sem o LS?
    No meio, com ou sem o Elias?
    E o Cazares?
    E por aí vai.
    Até a parada da Copa dá até para chegar nas cabeças; liderança é improvável pela boa distância que o Flamengo conseguiu.
    O problema vai ser depois da Copa.
    Os dois primeiros jogos após a Copa serão fora, contra Grêmio e o Palmeiras.
    Depois da Copa chegará a fase da verdade para nosso elenco.
    De todo modo, por ora é vencer agora nos dois confrontos em casa, antes da Copa; isso é fundamental!
    Depois da Copa, veremos…

    1. Bom dia Zegalo !
      Eu fico perguntando se não tem jeito de fazer um tratamento no Cazares – o cara tem uma habilidade extraordinária, realmente é diferenciado, mas não consegue desenvolver o potencial que possuí –
      Será que o problema é de cabeça? Não tem um profissional médico ou psicólogo capaz de diagnosticar o que se passa e ajudá -lo?
      Quanto ao Juninho, foi bem, mas acho meio duro para jogar de lateral. Penso que a dele é a zaga.
      Abraço

  16. Bom dia pessoal! Aproveitando seu comentário sobre o jogo passado, tenho três observações :
    1) Elias não está jogando absolutamente nada. Contra o fraco mequinha jogou como terceiro homem de meio campo e nada produziu. Ou seja, com ele em campo é um a menos.
    2) Luan está se achando demais. Tem muita vontade, guarda e raça. Mas é jogador mediano. É para ser reserva e entrar para colocar fogo no jogo. Então tem que baixar a bola dele.
    3) também entendi que Gabriel tem que sair , Patrick não devia nem estar no elenco (erra todos os cruzamentos e erro no gol do mequinha). Com ele em campo é só emoções (e negativas ). E temos que achar outro para lateral esquerda (pode ser o juninho mesmo, mas testaria o garoto).
    4) o mequinha é time ridiculo. Sem torcida e não merece estar na primeira divisão.
    5) precisamos melhorar e muito se pensar em algo melhor.
    Vamos galo arrebenta essa CBFlu

    1. Valorizava o Luan quando entrava no segundo tempo e no ataque… se não for assim é só um voluntarioso que inflama a torcida…nada mais. Pra hoje tem que ganhar…apenas sei que será sofrido.

  17. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos. Hoje é dia de vencer não só o Fluminense, mas também o complexo de vira-latas. O Galo com uma vitória simples assume a vice liderança. Então estamos diante de um jogo decisivo para o Galo. E como eu disse outro dia o desequilíbrio emocional que toma conta do time toda vez que se depara com um jogo decisivo estará em teste hoje. Vai tremer ou vai encarar e ignorar o adversário jogando como time grande?
    Será, só neste campeonato a terceira vez que o Galo tem a oportunidade de demonstrar equilíbrio e subir na tabela. Porém, a tremedeira e o medo de ser grande já o derrubou nas outras duas vezes. Hoje ou ele vence o complexo de vira-latas ou pode desistir de qualquer grandeza.
    E não venham os alienados dizer que tremedeira é coisa de maria. O Galo treme e treme muito quando tem que decidir alguma coisa, salvo raríssimas ocasiões.
    Um abraço aos amiblogs e amiGalos que não aguentam mais a tremedeira nos momentos decisivos.

    1. Bom dia Paulo Silva!
      Você tem direito à licenças poéticas, mas o Galo jamais treme. Pode ter uma crise de ausência, um apagão, mas tremer não.
      Abraços

  18. Bom dia Eduardo e massa atleticana!
    Aquela derrota para os mulambos foi um divisor de águas para o Galo. Acredito eu, que se tivéssemos ganho aquele jogo, o nosso Galo teria embalado de vez neste campeonato, mesmo com os altos e baixos. Não teria também o flamerda embalado no campeonato e tido 5 vitórias consecutivas.
    Disse aqui em comentários anteriores, logo após a nossa queda de primeiro para o décimo lugar, que a diferença era de apenas dois pontos do segundo colocado e com uma e na melhor das hipóteses, duas vitórias consecutivas iríamos pegar o elevador e ficar no G-4.
    Esperamos que essa segunda vitória venha hoje, assim com na última rodada contra o Ceará, para emplacar três consecutivas, que com certeza terminaremos na vice liderança e na pior das hipóteses em terceiro, na parada da Copa.
    Com isto acontecendo ou não, mas acredito que sim, tem a nossa diretoria que reforçar o elenco nas posições carentes, para que o time consiga brigar nas cabeças até o fim da competição.
    Já está praticamente certa a contratação do colombiano CHARÁ, que a meu modo de ver é uma boa contratação e continuar trazendo mais umas quatro peças, pois também estamos na iminência de perder o nosso maior jogador de hoje ” Roger Guedes”, mas que também poderia ser uma grande contratação se ficássemos com ele. Para isto acontecer teria que aparecer o nosso maior investidor que é o BMG e fazer uma gracinha para o Galo e contrata-lo em definitivo.
    Vamos aguardar os próximos capítulos dessa novela e ver o que realmente vai acontecer e espero que seja o melhor para o Galo.
    Saudações atleticanas!

  19. Bom dia aos Verdadeiros Atleticanos, como ja disse, se vier a vaga na Liberta é lucro. Mas como sou um otimista inveterado e com uma INABALÁVEL FE não so no time mas tambem na Diretoria quem sabe o Titulo? Saudacoes Alvinegras aos Verdadeiros Atleticanos.

  20. Bom dia xará e amiGalos. Concordo plenamente com você nosso respeitado guru, o Elias jogando mais solto pode ser um jogador mais interessante já que tem bom passe, lançamento e chutes a gol. O Cazares jogador de muita técnica mas não aplicado então vira vaga-lume o jogo todo. Quanto ao Luan realmente precisa de um puxão de orelhas pois sua função é jogar futebol se quer lavar roupa suja que seja nas preleções e treinamentos. Precisamos sim de contratar jogadores, eu diria um LE, um meia e dois atacantes. Hoje 2×0 Galo. Saudações atleticanas.

  21. Bom dia Canto do Galo!
    O Menino Maluquinho foi infeliz em algumas atitudes e precisa de um puxão de orelha. Ele é uma pessoa do bem, diferenciado e humilde para reconhecer que precisa rever esse comportamento . Basta uma boa conversa com alguém mais experiente do clube, como o Éder ou Rei.

  22. Bom dia, caro Eduardo. Continuo com um pé atrás contra esse time. Alterna boas partidas com outras medíocres de dar sono frente à TV. Torçamos para que vençamos mais uma hoje.

    1. Galoíndio vamos vencer sim.
      Não vamos ficar na rabeta de ninguém, porque logo vamos para a liderança.
      Enquanto nosso rival vai despencando tabela abaixo.
      Maravilho isto.
      Galoooooooo . Vai lá.
      Caiu no horto tá morto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *