Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Vencemos e não convencemos

O título de ontem, aqui neste nosso Canto do Galo, sugeria ser a “oportunidade para vencer e convencer”. Pois os comandados de Felipão, jogaram talvez a pior partida, se comparado com as cinco anteriores, mas venceram diferente das derrotadas para Grêmio, Flamídia e Palmeiras. As outras duas foram a vitória sobre o São Paulo e empate com o mesmo Palmeiras.

Voltei para casa, depois de deixar os caroneiros – que como eu comemoravam os três pontos – com a felicidade estampada no rosto e nas reações. Era, o que permito, meu lado pragmático em êxtase e festa no dia dos pais. Agora, já na segunda-feira – no meio de um feriado – de volta à rotina, acordo preocupado com o futebol que o Galo apresentou frente ao Bahia.

Sinceramente, se o time jogar isso que mostrou ontem, toda o confete e estímulo que venho tentando buscar e contaminar o Atleticano em busca da vaga na Libertadores, será infectado pelo vírus do desânimo. A apresentar esse joguinho pífio de ontem, vou entrar na onda que tanto condeno. Aquela de buscar os 45 pontos para não sofrer onde outros mineiros costumam frequentar e fazer moradia. Série B? Uma única vez! Xô! Sai pra lá!

Nosso primeiro tempo foi sofrível, tivemos uma ligeira melhora a partir da parada técnica para hidratação. Veio o segundo tempo, já com Allan Franco no lugar do Otávio – que só saiu por estar amarelado, uma vez que o Felipão só tira o Bataglia – e achamos aquele gols aos três pra quatro minutos. Registre-se a boa saída de bola do Éverson – fato raro – e a triangulação que envolveu Pavón, Igor Gomes e Hulk, com a finalização do Paulinho.

O gol do Paulinho, também caso raro nos últimos tempos, trouxe um alívio parcial aos Torcedores. O Bahia seguiu em busca de melhor sorte e a opção defensiva do treinador deixou a nós todos em estado de permanente tensão. Felipão arrumou a defesa, mas liquidou com o ataque. Tivemos três ou quatro chances de definir a vitória, mas os gols perdidos – especialmente – por Paulinho e Edenílson (que voltou a ter chances junto com Patrick) deixam brocha qualquer otimista Atleticano. Se sai o empate, que esteve próximo de acontecer, embora com poucas finalizações, a reação da Massa ontem e na semana seria imprevisível.

Farei breves considerações sobre a partida, apitada providencialmente como provocação ao Galo pelo Sávio Sampaio – irmão do desafeto Atleticano Wilton -, assunto que pretendo abordar amanhã de maneira mais ampla. O adversário, embora tenha perdido o jogo, deu um verdadeiro sufoco no nosso time. Parece, ao contrário do que percebo aqui no Galo, treinam e conhecem os companheiros. O nosso time é uma desorganização no gramado. Medonho e bagunçado.

Foram incontáveis erros de passe, o que levou a sonoras vaias no intervalo, uma vez que o Bahia e quase todos os adversários brigam pela bola e nossos jogadores tiram o pé. Algumas jogadas de contra-ataque nosso não tinham sequência, quando a bola chega ao meio de campo é recuada. Essas jogadas costumam ser mortais, mas os atacantes voltam a bola para trás. O Pavón, jogador que depositei enorme expectativa insiste em querer carregar la pelota sozinho, com isso se notabiliza como um barbantinho e fominha ao optar por não passar a bola para algum companheiro. A meu juízo, falta só uma coisa. Treino, treino e treino. Saudades do Yustruck.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

38 thoughts to “Vencemos e não convencemos”

  1. Boa tarde MASSA!

    Infelizmente da forma que o 9ALO vem jogando, o sofrimento será até o final do campeonato. Não temos volantes de marcação e nem de armação. Tb não temos armador. Quem fazia esse papel? Nacho e Allan. O que com eles já era pouco, sem eles é isso que estamos vendo. A defesa melhorou. Mas o ataque, que não é ruim, não da conta de criar jogadas sem essas duas peças. Pávon e Paulinho de ponta; Hulk no meio jogando de costas para defesa, com os dois a mais de 30 m de distância dele, e Igor Gomes preenchendo o local do 2o volante. Todos distantes entre si. Não da para montar nenhuma jogada.

    No 2o tempo que resolveram jogar mais juntos, fizemos o gol e perdemos uns 3.

    É isso. Será que ninguém lá dentro vê isso? Só nós aqui fora?

    BOORAAAA 99AAALLLLLÔOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!

    PS.: Como dito aqui, o importante são os 3 ptos e não deixar o bostafogo distanciar.

  2. Vocês ainda não entenderam. Felipão é isso aí mesmo,futebol feio e 3 pontos na tabela. Ou vcs acham que o Abel no Palmeiras não é igual, duas libertadores, uma copa do Brasil e um brasileiro jogando feio prá dedéu. Quer futebol bonito basta ressuscitar o Telê Santana. prefiro jogar feio e ganhar do que jogar bonito e perder kkk. Abraço e rumo aos primeiros lugares. Domingo que vem as 11 horas de novo e no Rio de Janeiro,mais calor do que aqui. Só pra complementar,apesar de não gostar de falar sobre arbitragem,mas ontem foi vergonhoso. O jogador do menguinho em completo impedimento pegou a bola e sofreu um penalti prá lá de duvidoso e o Luis Flávio de Oliveira passando pano. Isso é Brasil sil sil sil sil.

  3. Bom dia,

    Começo a escrever hoje sobre os pênaltis, eles mesmos que volta sempre que o Flavar necessita, mesmo que com linhas duvidosas na parada do “primme” e falta inexistente.
    Fechando o 1º turno como campeão deles, 6 marcados, 11,3% do total. Sempre nas horas mais necessárias o FLAVAR não decepciona.
    Assim é o modus operante da CBFla.
    Outro assunto é o desempenho das equipes que representam Minas Gerais no Brasileirão A,B,C,e D.
    Em 2023 até o momento é de tentar esquecer, ontem o Pouso Alegre foi a primeira equipe a assegurar o rebaixamento a série D, Tombense e América seguem o mesmo roteiro.
    Na série A continua a mesma decepção com nosso Galo, onde estamos no mínimo 6 posições de onde deveria.
    Quem está dentro do esperado são as Marias e o Athletic e a Patrocinense, ambos precisando reverter os resultados do primeiro jogo do Mata – mata, Democrata já deu a deus na fase anterior.
    Em 2024 Minas está reciclando seus representantes das séries do brasileiro, aff.
    Quanto ao futebol apresentado ontem, pelo resultado obtido finjo não ter assistido e passado tanta raiva no dia dos pais.
    Pelo menos em momento algum achei que seria diferente com o Felipão no comando.
    Só espero não ser o Galo novamente o único a perder para o Vasco no segundo turno, posto esse que carregamos por 18 rodadas.
    Que venha mais uma vitória, e nossa casa para mudar o desempenho em casa.
    Boa semana a todos!

  4. Bom dia a todos!
    Que partida sofrida de assistir. Ao Galo está faltando tudo. Éverson está pedindo passagem no banco de reservas. Não é possível que ele não consiga segurar uma bola sequer quando o chute é de fora da área. Ontem ele quase entregou um rebote no pé do atacante do Bahia por “dar uma manchete” em bola extremamente defesável para os Goleiros. Éverson, quer jogar vôlei? Vai para o lado de lá.
    O que o Felipão vem apresentando no comando da equipe parece ser piada. Não tem uma jogada sequer que não seja um chutão pra frente e seja o que Deus quiser. Basta! Infelizmente não temos diretoria que possa mudar os rumos das coisas e quem poderia fazer algo não tem autorização de agir sem o consentimento da maioria dos R’s.
    Quanto sofrimento ver uma partida daquela. Infelizmente este ano será brigar para não cair.

  5. Bom dia!! é melhor jogar mal e vencer do que jogar bem e perder, valeu pelos 3 pontos.
    Mas está escancarado que o Felipão não pode ser nosso técnico para 2024, e que precisamos de uma reformulação geral desse elenco.
    Já que é SAF agora que sejam profissionais e já comecem a planejar o ano de 2024.
    Se deixar do que jeito que está vai ser sofrimento puro.
    Para esse ano se pegar uma pré Libertadores já é lucro, depois de tanta cagada da diretoria é a única coisa que eu espero para 2023

  6. Elenco mais qualificado do Brasil , com um futebol de várzea .

    Lemos colocou o Hulk no devido lugar , face a atual fase porque passa o craque mágico .

    O time só faz um gol e passa sufoco , mas há que se considerar DUAS chances claríssimas que teve para sacramentar o resultado .

    O time com todos os percalços está a QUATRO pontos do G4 .

    Aquele serelepe treinador que foi alçado à condição de PROFESSOR ACADÊMICO por uma parte da torcida segue firme no Colorado :
    4 empates e 3 derrotas , com direito a vareio de bola do Botafogo .

    Falar em Botafogo : “é fogo de palha”, “elefante em árvore” , “não se sustenta” , e tudo o mais o que a soberba canta em prosa e verso para desqualificar quem faz o que aqui não se consegue .

    Alô , DOMINGOS SÁVIO , você pontuou bem : o que o TCHÊ TCHÊ ‘tá jogando de bola é brincadeira !

  7. Bom dia, todos! Será que só eu vi um toque do zagueiro do Bahia no pé do Hulk? Já olhei o lance várias vezes e sinto que houve o toque.

  8. Salve Massa e guru

    Ontem antes do jogo aqui no Canto do Galo, no auge da minha bipolartidade negativa reclamei do esquema do técnico, dos jogadores e de quebra da diretoria.
    Estaria sendo eu um negativista?
    Felixão e seus comandados me deram a resposta: não meu amigo, tens razão.
    Este jurássico implantou o esquema retranqueiro de time de séria D em nosso galo, uma afronta á nossa tradição e um tapa na cara da torcida.
    Diretoria e 4R´s irresponsáveis , quando vcs vão devolver o Galo à torcida? Porque este troço que está entrando em campo ai com nosso manto é simplesmente fake, um escárnio.

  9. Bom dia Eduardo e massa. Entre tranco e barrancos vencemos com péssimo futebol de várzea. Estes amontoados de peladeiros de várzea agora tem um semana no SPA do Galo com sombra e água fresca. Piadas este time do Galo A cara da diretoria. 7×1. Etc. Ainda falta 20 pontos e depois podem dar férias antecipadas a estes amontoados de peladeiros. A sorte do Galo que tem equipa piores mequinha esta com um perna na série B. Peixe. Coritiba.cabulosas. Bahia. Etc. Vá Galooooo.

  10. Bom dia. Vencemos e é o que importa. Jogar bem as 11 horas da manha são raras as equipes e jogos que ja vi. Esses jogos neste horários são sempre ruins, por mais que a temperatura esteja agradavel fora de campo, no campo é um sol pra cada um, jogar bola neste horarios é complicado…jogos sempre ficam arrastados, um lengalenga danado, jogadores não gostam. Até a gente no amador quando o outro time atrasa e ja caminha o inicio pra depois das 10:30 a turma ja reclama…Sigamos, foco é ganhar a próxima (vasco), se ganhar, temos chance de engatar uma boa sequencia…Saudações.

  11. Bom dia amigos do Galo. Ontem reunimos uns amigos para assistir o jogo do Galo e, acreditem, com pouco tempo de bola rolando, a preocupação de todos era o NOSSO GALO não perder o jogo. Que coisa horrorosa, o Galo não tem esquema tático, o Galo não tem raça, o Galo não tem objetivo, é um time sem ambição. Realmente não sei o que está acontecendo e tão pouco o que pode ser feito para mudar esta situação, temos um bom elenco, caro e experiente, mas que em campo parece desconhecer a grandeza do CAM. Respeitem a torcida.
    P.S.: Vergonhoso o que fizeram com o São Paulo no jogo de ontem, como é que pode o VAR mesmo vendo as imagens diversas vezes, não intervir para marcar impedimento no lance que antecedeu ao vergonhoso pênalti marcado para o Flamerda?

  12. Bom dia! Se os 4Rs, compraram o CAM pensando em ganhar dinheiro – financistas como são -, para isso antes de obterem lucros, tem que assinarem um cheque e adquirir um jogador armador de jogadas. Não adianta ter 3 jogadores no ataque, se o bola não chega até eles. Haja vista, os que temos são iguais “merd- no pé.”

      1. Grande, amiGalo Barata! É um prazer “convencê-lo” a participar do blog com as abobrinhas que publico. Abraços e grato pela leitura e comentário.

  13. concordo com o blogueiro, não fui ao estadio ontem, vi pela TV, foi umas das piores partidas que ja vi do galo. Felipão implantou o sistema “cada um por si” e queira Deus que se ache uma bola. Já faz alguns anos que o galo não é time de chutão pra frente, é um time para ter a bola no pé, controlar o jogo, agredir quando deve e se recolher quando deve, felipão chegou no galo e mudou tudo isto, é bem verdade que não estamos tomando gol todo jogo, mas ainda assim sofremos pressão do adversario. O ataque está sacrificado, pois não se tem um homem de criaçao, aquele que distribui, Hulk tem sim credito e muito mas muitas vezes opta pela jogada errada, carrega demais, quer passar no meio de dois, tres. Paulinho acho bom jogador, mas precisa de quem jogue com ele, Pavon inexiste em campo faz um tempo. Mesmo com coudet apesar de os gols não sairem, o galo criava, com felipão não tem criaçao e muito menos gol. Acho até ofensivo chamar o que vi ontem de futebol, e isto é sim culpa do felipão, o galo tem bons valores individuais, mas não coletivo absolutamente nenhum, e isto é que o felipão está implantando no time. Este é pior brasileirão que eu me lembro, visto que botafogo é lider desde o inicio hoje com 14 posto de vantagem para o segundo colocado, sendo que acabamos de terminar o primeiro turno, e so perde se for para ele mesmo. Agora ta tudo bem claro, trouxeram um cara para fechar tudo la atras, e na frente que Deus nos ajude.

  14. Esses donos do Galo não precisavam entender de futebol. Bastava que gostassem do Galo. Aí eles também não suportariam assistir passivamente a todo esse horror e já teriam plantado o pé no traseiro desse incompetente Rodrigo Caetano, que não é diretor de futebol mas COMPARSA!

  15. Bom dia.
    Em defesa do time, esse horário de 11 horas é uma vergonha, sempre é uma pelada.
    Em relação ao cazares, depois que ele falou que não era atleta e que atleta era o Usain Bolt, eu desisti desse sujeito indolente.
    Ia fazer uma bela dupla com o vargas.

  16. Concordo com o blogueiro democrático e vou mais longe: jogo feio contra o Bahia.! Mas, AINDA ACREDITO! Vamos aguardar, porque o que importa mesmo, embora a gente goste de ver mesmo é um futebol bonito, o que vale são os três pontinhos e subida na tabela. Na verdade, o que me preocupa mesmo é apenas a distância do Botafogo. No entanto, assim como foi ótimo no primeiro turno, vai ter que suar a camisa para manter esta rara diferença ocorrida, numa virada de turno, desde os tempos de pontos corridos. Para finalizar, de qualquer forma, ainda acredito pelo menos numa classificação no grupo de cima.

  17. Bom dia , a gente já sabe e tem alguma experiência que pra se fazer um bom CAMPEONATO ( não copa) tem de se vencer os considerados times pequenos pra se almejar título, não vencemos esses chamados pequenos, então, os times grandes dão espaços por serem mais ofensivos , daí espaços, lamento que esse amontoado não treine. A limpeza tem de ser imediata. SDS,

  18. FELIPÃO é da escola reativa de futebol e portanto é retranqueiro e arma seu esquema a partir da defesa que melhorou, sem dúvida, e a casinha está fechada, ainda bem.

    Ocorre que para tanto o FELIPÃO baixa muito as linhas, recuando em demasia o time, e o resultado disso são os atacantes ficarem muito longe do gol adversário, quase a um quilômetro da meta contrária. Como o time não tem um meia criativo nem pontas rápidos nem centroavante de ofício, o contra-ataque que tanto gosta o FELIPÃO raramente acontece e aí fica aquele futebol pobre, “sufrido” “e se não for sufrido não é GALO”…

    Ô lôco!!!

    O BAÊA, ontem, no 1ºT, face ao recuo do time Alvinegro, adiantou a marcação e encaixotou o ATLÉTICO dentro de seu próprio campo defensivo e que aflição!!!

    Por pouco, muito pouco e pouco mesmo o BAÊA não saía com 1 ou 2 a 0 no 1ºT pelo jogo muito recuado e reativo do ALVINEGRO que ficou de sparring e nas cordas como numa luta de boxe.

    Veio o 2ºT e o time saiu de trás e o jogo atleticano melhorou um pouco, o bastante para vencer, o que deixou FELIPÃO feliz e convicto de que 1 a 0 é goleada, que tá bom demais e vamo que vamo…

    FELIPÃO é teimoso e não vai mudar suas convicções…

    E o time vai ficar nessa aí: casinha fechada igual boca de bode, linhas muito baixas, 1 a 0 é goleada, e nessa toada vai mais empatar do que perder ou vencer e tá bom demais…

    E dirá FELIPÃO: “Bah, vencemos e não convencemos, tá bão demais e assim ficamos. E quem quiser ver espetáculo que vá ao teatro!!!”…

    E por fim dizer sobre CAZARES que estaria magrinho, teria virado evangélico e estaria querendo retornar ao GALO…

    CAZARES joga mais que qualquer dos jogadores do meio campo atleticano e põe ZARACHO no bolso.

    Fosse eu o presidente atleticano, que teria o dom da caridade, traria o cara com contrato até dezembro. Se o CAZARES correspondesse, que se prorrogasse por mais seis meses o contrato dele. Seria CAZARES e mais dez…

    Acho que vale o risco.

    1. Tem centroavante de ofício sim, chama Allan kardec. Ocorre que Felipão, além de ser teimoso e pra mim teimosia é uma forma de burrice, é também um Tite II, ou seja, paneleiro e como Kardec não faz parte dos parças, só tem chance entrando aos 40 ou depois disso no segundo tempo. Ele é centroavante, não milagreiro…. Além do Kardec, Rubens é outro que entra bem e não tem chances, nem no lugar do Arana que como Everson, na visão do desaposentado é insubstituível, e nem no meio, onde poderia render muito mais do que o fraco Otávio. Mas vai entender né?

      1. RODRIGO ARANTES,

        Você está certo sobre o ALAN KARDEC que é um centroavante de ofício…

        Mas como o cara é um ex-jogador em atividade e sofreu uma séria cirurgia na coluna vertebral, o que o deixará longe das melhores condições físicas para jogar e competir, sincera e honestamente não vejo como contar com o atleta que ele não é mais…

        Por isso considerei que o ATLÉTICO não tem centroavante de ofício querendo realçar que o HULK não é esse jogador…

        A Direção precisa pensar em recompor o elenco com ao menos três peças nível AAA: um meia criativo, um centroavante fazedor de gols e definidor e um ponta jovem, com velocidade, bom drible e bom passe…

    2. Amigalo Ernest

      O Cazares de muleta é melhor que as opções que estão entrando no time.
      Mas a diretoria mimimi , não vai querer o cara!

      1. Pois é, não quiseram nem o Dátolo e nem o Luan Maluquinho de volta, ambos que davam a alma em campo e foram alguns dos responsáveis por nossa primeira Copa do Brasil em 2014. Cazares que joga muito, mas quando quer e não tem a raça destes dois, tem perto de zero chances de retornar ao Galo.

  19. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Ontem fui para um boteco, com meus dois filhos assistir o jogo. No intervalo, desistimos de continuar assistindo e fomos almoçar. Ninguém merece aquilo ali. Mas os três pontos foram essenciais para o objetivo do ano: permanencia na serie A. No galo, sequer temos a perspectiva de mudança, com a Saf, pois este Sérgio Coelho vai continuar a frente do futebol. Sinceramente, os donos do Galo, poderiam começar deixando o Sérgio Coelho a frente do Instituto Galo, ou da Associação e colocar alguém do ramo na gestao do futebol. E junto com Sérgio Coelho, sumam com Rodrigo Caetano, Eder, Vitor, Leo Silva , Ciga. O Galo precisa de mudanças e não de maqueagem de cadáver.

  20. Uma vergonha. Esse time estragou meu dia dos pais de tão nervoso que fiquei. Bando de covardes. Mariano tá fazendo o que nesse time? Uma bagunça. Hulk discute c lemos. Bataglia bate boca c Felipão. Uma zona. Casa da tia Rita. Que time é esse meu Deus? Outra certeza que temos é que Rever tem preferência ao Fucks. Pode isso? Então quem contrata um zagueiro p ser reserva de um veterano? Pqp. Olha, esse time acaba comigo. Acho que não vou aguentar assisti jogos mais não. Vou voltar a rotina de só procurar o resultado, pq não dá p estragar dias c isso.

    1. Esse Time do Galo desanima qualquer cristão, que coisa medonha,broxante,parecia um catado de final de semana, sem organização nenhuma, não consegue sair jogando, só chutão pra frente,os caras não conseguem ficar com a bola,o Bahia teve mais posse de bola que nós ,e pelo andar da carruagem teremos que aturar esse futebol medíocre.

  21. Este Pavon é enganação sem tamanhos, até o Batalha estava desanimado, e arrumen jogos treinos para esta turma porque ficar a toa no meio de semana vai piorar as coisas

  22. Bom dia!
    Enquanto mr magoo não colocar Edenilson de titular ele não vai sossegar. Enquanto isso vamos assistindo esse horror praticado pelo time. Tá difícil.

  23. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Caro Ávila, a coisa está feita. Jogo horrível para um excelente resultado. Se piorar um pouco mais, apodrece de vez! O pior é que, apesar da defesa estar suportando a pressão, o meio-de-campo por falta de um articulador está matando o ataque. Este horário das 11 horas que deverá ser repetido no próximo jogo contra o Vasco, é de matar jogador e torcedor. Horário horrível, desumano! Mas fazer o que! a televisão é quem manda e os dirigentes obedecem.
    Hoje e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *