Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Vamos virar esse jogo, Galo!

Foto: Divulgação | Atlético

Assim como é a nossa vida Atleticana, a semana também foi tumultuada.

Reunião do Conselho, aquela que um de seus membros me assegurou que seria entregue aos “nobres”.

Leia-se: divulgação de todos os dados de uma auditoria que colocaria exposta a construção da dívida do Galo.

Esperei, confesso que um tanto cético, a divulgação desses dados contendo números e razões desse crescimento assustador.

Nome aos bois, conforme me assegurou o membro do Conselho Deliberativo.

Até andei mais cauteloso, em função desta possibilidade e a afirmação de que a diretoria não pouparia ninguém. Seria para mostrar ao Torcedor o “buraco” que receberam como legado e que algumas delas (dívidas) eram de décadas passadas.

Enfim, confesso minha frustração, uma vez que insisto que falta transparência na relação direção/Torcedor. Não mencionei, por enquanto, a nova data para o início das obras do Estádio do Galo. Adiada pela enésima vez.

Sobre o orçamento, não vou aqui dizer que é peça de ficção, mas considerar que vamos apurar 70 milhões com venda de jogadores é puro devaneio.

Onde conseguir esse valor, se recentemente repassamos uma joia como parte de débito não honrado. Refiro a Marco Túlio como pagamento parcial de dívida na contratação de Elias. Nem entro no mérito da arrecadação do Galo Na Veia, na qual é perceptível a falta de renovação de muitos sócios torcedores. Não disponho de números oficiais para fazer essa avaliação.

Não fosse apenas isso, vamos sábado para um jogo decisivo para buscar classificação para a Copa Libertadores do próximo ano. Pré-Libertadores, diga-se.

Sim, pois a meu juízo aquela competição começa na fase de grupos e o argumento de que “já é o torneio” é frágil.

Vale só a partir da participação nos grupos. Uma vergonha para um elenco caro como o que temos disputar a sexta colocação com o Paranaense. Enfim, é o que nos resta.

Foto: Bruno Cantini | Atlético

Como se não bastasse, um grupo de Torcedores que a mim merece respeito tentou levar o seu protesto pacífico, mas foi frustrado pela ação de outros grupos que impediram a manifestação.

Também não entro no mérito de qual teria sido a razão do “boicote”, fato é que o movimento foi fraco e não incomodou aos que deveriam ter sido incomodados. No caso, sem dissimulação, diretoria do Galo.

Por fim, para agitar ainda mais a nossa semana, a CBF – numa decisão arbitrária e unilateral – antecipou a nossa partida decisiva de domingo para sábado.

A direção fez um tímido protesto, daqueles para dar satisfação ao seu cliente (o Torcedor), mas nenhuma ação contundente contra a entidade que emporcalha o futebol brasileiro. Aqui também, sequer vou enumerar as dezenas – diria que talvez já uma centena – de ações em prejuízo ao Clube Atlético Mineiro. Agiu, a diretoria, numa situação similar, aquela do “corno manso”.

Assim, vamos encerrar a temporada, sem ganhar um mísero título, podendo no sábado comemorar – ou não – a habilitação para a Pré-Libertadores. Se não der certo, entrar no mês de dezembro torcendo pelo Paranaense na Sul-Americana para abrir nova vaga aos brasileiros no torneio da Conmebol.

Sem time convincente, com contas que deixam o Torcedor com as barbas de molho (não só as do blogueiro), sem perspectivas para a temporada de 2019.

Quero mudar essa sina! Sorte aos Atleticanos no próximo ano, pois se depender do que assistimos nesta temporada, nada que iluda ao maior otimista de plantão.

37 thoughts to “Vamos virar esse jogo, Galo!”

  1. O Galão chegando a Libertadores sábado será 6 em 5 edições é uma marca expressiva. O lado bom quando chega na fase de grupos da libertadores o time vai estar já com espírito de libertadores e Atleticanos morram de inveja pois o nossa casa q é o estádio Será vizinho a minha casa l. Da lhe Galo sempre.

  2. Infelizmente Minas Gerais caminha para ter somente um clube minimamente respeitável nos cenários nacional e internacional.
    Vamos ficar no nível do Rio de Janeiro, com Vasco, Botafogo e Fluminense caindo cada vez mais e ficando só o Flamengo. O jeito é torcer para não cairmos ano que vem.

    1. Penso diferente. Além do Galo Minas Gerais terá ainda dois times de expressão no cenário nacional, mesmo considerando os outros de BH em escala menor.

      1. utopia,só um time,infelizmente. Quanto ao presidente , em declarações este ano , disse que a copa do Brasil e campeonato sulamericano não tinham valor,se deu mal no brasileiro e ainda trouxe o xará pelo mesmo valor do Roger Guedes.Entendem de futebol,sem mencionar também do cabide de empregos para ex atletas, uma blz.

  3. Tem muita coisa podre no reino do Galo. Depois do Tadeu (que já foi tarde) muito planejar com a presidência, o mesmo contratou o Martin Rea, que vai ser devolvido sem nem ter entrado em campo uma única vez. Chamo isso de planejamento pixuleco. São os planejamentos que afundam o Galo em dívidas, o tornam um time de segunda categoria, mas rendem um bom pixuleco aos que fazem isso com o Galo. E o que resta a nós, torcedores? Torcer contra o Xará do Paraná para termos chance de ir a Libertadores dá mais um vexame, pois vexame só no Brasil está muito repetitivo.

  4. Boa tarde Eduardo e massa. Não acredito que vamos virar estes jogo com ex.jogadore que veio passar férias no galo,Não acredito que vamos virar este jogo com uma diretoria que não entende de futebol. Este estádio do galo se não sair vai ser uma das maiores chacota que ja vê passar no galo. Repito vamos começar muito mau em 2019 com um diretor Marques que não tem experiência e com 90 por cento destes peladeiros e ex jogadores estamos ferrados. Já vejo outros clubes contratando jogadores e como sempre no galo a diretoria a comer moscas. Que venha o foguinho no sábado. Vai galooooooo.

  5. Isso mesmo. Vamos virar este jogo.
    Pra cima do fogão meu Galão.
    Garantir esta vaga.
    Com a vaga na mão a gente vai começar a ser grande de novo.
    2019 vai ser show. Estou esperançoso demais.
    Galo vai ter estádio.

  6. Boa tarde xará e amigalos!!!!
    Esse 7 câmera não tem nenhuma visão de futebol!!!!! Entende de de fórmula 1 e causas judiciais!! Está no ramo errado!!!! Seus assessores também não entendem do RISCADO!! Então se não acontecer que a abóbora vire carruagem vamos ter um 2019 sombrio!!!!!!!!!! Jogando dinheiro pelo ralo ao pagar salários milionários para essa cambada de cabeças de bagre. Não precisa de Diretor de Futebol famoso para enxergar as mazelas cometidas neste ano de 2018 e não repetir em 2019. Com o salário de 5 ou 6 refugos, que não fazem falta nenhuma, dá para bancar o salário de Tardelli no GALO. Adquirir jogadores de qualidade só pagando o salário. Alexandre Tadeu e sua trupe fizeram isso com jogadores medíocres e encostados em seus times!!!!!!!!! ENQUANTO TIVERMOS DIRETORIA CEGA, SURDA E MUDA PARA ESTES PROBLEMAS A CANOA VAI CONTINUAR FURADA!!!!!!!! COMO DISSE VÁRIAS VEZES ESSA SAFRA DE CONSELHEIROS DO GALO É UMA PIADA!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. Boa tarde!
    Sou contra de pagar salários astronômicos a jogadores que nada produzem e não tem nenhum sentimento pelo clube. Pesquisem, os melhores times que tivemos são de jogadores formados aqui, com exceção de 2013. Todos os clubes considerados “grandes” estão quebrados, até o Palmeiras que gasta dinheiro a todo direito, graças ao seu patrocinador, assim como na década de 90. Em um futuro próximo arcará com as consequências e até agora ganhou apenas um brasileiro, sendo eliminado em quase todas as competições. O que me preocupa é a falta de transparência da diretoria. Contratam jogadores de péssima qualidade e não dão oportunidades para os garotos da base. Nós torcedores também temos nossa parcela de culpa, queremos vencer a todo direito, quando ganhamos nem se importamos com que os gestores do clube estão fazendo e em algum momento a conta chega. Acho que a receita é bem simples para se fazer futebol: dar sequência de trabalho para um bom técnico, oportunidade para os garotos da base (o campeonato estadual está aí), não pagar salários surreais (ex.: Elias, Fábio Santos), pesquisar sobre jogadores de qualidade que tenham um bom custo benefício (há muitos bons jogadores no país: campeonato paulista, série b..), não ter conchavos com empresários, não jogar grandes jogos em um estádio que mal cabe 20 mil pessoas com o argumento que somos imbatíveis lá (o Horto já não mete medo em ninguém, ainda mais com esse time), dentre outros motivos. Vejam o exemplo do xará paranaense, disputaram o torneio estadual com o time sub-20, sub-23, foram campeões.. chegaram na final da copa sul americana com grandes chances de serem campeões (nosso presidente desdenhou da competição, na qual temos 2 títulos na época chamada de Copa Conmebol) e nós disputando uma humilhante sexta posição para uma Pré Libertadores. Resumindo, falta profissionalismo para os nossos gestores e mais senso crítico para nós torcedores (não nos contentarmos em apenas com vitórias sobre o nosso rival, senão viveremos muitos anos da Libertadores de 2013 e da Copa do Brasil 2014, assim como ficamos 42 anos vivendo do Brasileiro de 71) e cobrar mais da diretoria sobre as contas do clube e o futebol do time.

  8. PAGAR AO BUNDA DE TANAJURA ELIAS 500.000 REAIS POR MÊS É UM CRIME CONTRA A INSTITUIÇÃO.
    ELIAS É A ÚNICA UNANIMIDADE DO ATLETICANO ; COMO O PIOR JOGADOR DO ELENCO. VEM ENTERRANDO E ATRAPALHANDO O TIME DESDE QUE AQUI CHEGOU.
    L. SILVA E R. OLIVEIRA PRECISAM APOSENTAR POIS NÃO AGUENTAM MAIS CORRER.
    FORA ELIAS .
    FORA ELIAS.
    FORA ELIAS.

  9. Acreditar, lúcido e caríssimo Eduardo , que a torcida teria conhecimento do que ocorre nos sombrios porões do Galo , equivale a acreditar em papai noel , na fada dos dentes , em saci pererê.
    Voce não é bobo, ingenuo , sabe onde mora , voce e apenas um homem de boa fé, articulado, inteligente e , acima de tudo, atleticano. Forjado e acostumado com as velhacarias da cbf , onde o fair play não existe , onde a maracutaia é institucionalizada , onde reina a podridão.
    Abrir a caixa de Pandora ? Sonha, meu amigo.
    Torço sinceramente para que este presidente coloque a lavajato no futebol ,neste lamaçal reinante.
    Dizer deste ano, o que? Ontem li que alexandre gallo ligou para um empresário errado à procura de um jogador. Pode isto, Eduardo?
    Como acreditar em um presidente que coloca um lixo deste de diretor de futebol ? Quem arcará com os prejuízos que este pilantra nos causou/causará?
    Sábado, apesar de tudo, deste ano recheado de lambança e incompetencia , torcer muito, ficar fora de uma libertadores não pode nem pensar nesta possibilidade ,, protestar cobrar muito desta péssima diretoria exigir time forte ano que vem.

  10. A cúpula deve estar festejando a não queda, segundo o Alexandre Cara de Pau Gallo em entrevista ontem “ o elenco NÃO foi montado para ganhar títulos, nem vaga da Libertadores era esperado”. Talvez no futuro uma auditoria externa nos dirá quanto de fato custou a aventura excêntrica desse traste no departamento de futebol do CAM. Esse conselho não tem mecanismos rígidos de controle porque o Clube foi “aparelhado” tal qual ocorre na política nacional, há um ‘toma lá da cá’. Essa inércia se justifica. Por que será que não temos acesso à folha de pagamento e lista de fornecedores do CAM?
    Porém, surgiu uma voz destoante no antro de cobras, o Conselheiro Márcio Cadar havia dito que pediria uma auditoria, um detalhamento para a Torcida com o quê é feito com a receita no dia a dia do Clube, conseguiu? Ou será que foi “convidado” a desistir? A Massa está com você, Márcio, avante!

    Obs1.Será que foi a turma do p6, aqueles que vendem ingressos na porta do estádio, que abortaram a manifestação?
    Obs2. Marques, para de falar abobrinha e volta pra base, ocupe-se em consertar a derrocada que você ajudou a causar esse ano lá. Chega de o CAM premiar a incompetência.

  11. Sinceramente, acredito que o Presidente do Galo vai mudar de opinião, indicada pelo Levir, pra levar jogos maiores, como os da Libertadores, Copa do Brasil e alguns clássicos do Campeonato Brasileiro pra Mineirão. Assim, pode até ser que os valores com bilheteria e sócio torcedor aumente.
    Pro planejamento do próximo ano, acredito que, com a classificação pra Libertadores (passando pela pré e depois indo para a fase de grupos), o ideal seria utilizar os reservas e jovens da base, a serem promovidos, no Campeonato Mineiro, dando rodagem, experiência aos mais novos e avaliando quem realmente tem condições de compor o elenco. Com isso, dispensava ou emprestava quem não tem condições de compor o elenco, diminuindo a folha salarial.
    Mas já vou adiantando, se não sumir com Elias e Fábio Santos, e contratar pelo menos uns 4 ou 5 jogadores diferenciados com qualidade e técnica para serem titulares… Pode esquecer 2019.
    Galo sempre

  12. Prezado Eduardo e Atleticanos, os resultados de 2018 demonstram o que é possível de se obter com gestão de aventureiros e políticos. O ano se encerra com o sentimento de derrota e sem nenhuma perspectiva positiva para 2019. se em 2018 não tivemos um time de futebol , e sim um bando de descompromissados e sem organização , o que esperar em 2019 de uma diretoria que alega ter 80 % do elenco formado? É desanimador. Por isso , creio que as coisa somente mudarão se essa atual diretoria cair fora, do contrario estaremos amargando mais 2018 pela frente. Saudações Atleticanas

  13. Quando vc não tem expectativa, não existe frustração. Nos deixaram sonhar no primeiro terço do campeonato e quando a realidade bateu na porta, foi devastador. O time é muito, mas muito fraco tecnicamente. Tem jogadores que fazem hora extra e outros nem sei porque continuam. Há algum tempo não manifestava porque não aguentava sofrer mais raiva, perigoso até infarto… Até alguns jogos deixei de assistir. O G6 para o Galo é pouco demais, é prêmio de consolação. O Galo tem que lutar sempre pelo título, contratar com mais critério e rever alguns salários. Não preciso citar nomes, todos aqui sabem, ano que vem, a continuar desta forma, será mais um ano no lixo. E periga passar o vexame de eliminação na pré-libertadores. seria o fim dos tempos… O que resta é terminar em sexto, mandar uns 8 embora e contratar um zagueiro, um lateral esquerdo, um volante, um armador e um centroavante que venham para ser titulares.

  14. Elenco caro, caríssimo, prezado Eduardo, pelo pouco, ou quase nada, que produz. Temeroso estou de que a próxima temporada será mais do mesmo. Daqui a pouco completar-se-á meio século desde o último troféu como campeão do brasileiro. Para um time da grandeza do GALO, isso é vergonhoso. É nisso que dá entregar a gestão a pessoas sem nenhum conhecimento na área e sem nenhum comprometimento com a grandeza do CAM. Não tenho esperanças de que isso vá melhor a médio prazo. O estrago causado foi assaz profundo.

  15. Caro Eduardo.
    A diretoria da CBF emporcalha o futebol brasileiro e A diretoria do C.A.M. emporcalha o futebol do GALO.
    Hoje são 3 ex presidentes da CBF PRESOS ; E SÓ UMA LAVA JATO SALVA OS TIMES DE FUTEBOL NO BRASIL.
    QUANTO AO JOGO DE DOMINGO ; COM ELIAS ; R. OLIVEIRA E F. SANTOS EM CAMPO SÓ POR MILAGRE VENCEREMOS O BOTAFOGO.
    COM ELIAS EM CAMPO AS POSSIBILIDADES DE DERROTA SÃO IMENSAS.
    Até quando suportaremos pagar o estratosférico salário desse pseudo jogador.???????
    FORA ELIAS.

    1. O Maria de Minas está correndo um risco muito pior. O Zé Remela, dizem, envolvido em negócios, do tipo caixa de pandora, estaria atraindo a atenção da pf. Tem a ver com a história das caixas de sabão que saiu na imprensa. Se ele andou levando $ para o lado pobre da lagoa daqui a pouco a pf vai estar batendo na porta deles. Se tudo isso for verdade, eles não sabem o risco que correm. Um blogueiro de outro estado disse, certa vez, que isso ocorreu lá no passado. Sou totalmente a favor da pf fazer uma limpa na CBF e nesse cenário futebolístico sujo do país. Quem sabe no novo governo? A limpa já começou no Rio.

  16. Bom dia, acredito que vamos vencer o nosso adversario sabado, quanto a antecipacao e outras mazelas da CBF eu nao me surpreendo, enquanto estes inecrupulosos comandarem o ftuebol brasileiro eu me dou por contente de ver a selecao naufragar como foi nessa copa do mundo!

  17. A folha de pagamento do nosso elenco é de 9 milhoes mensais!!Um absurdo que qualidade técnica e falta de higidez para o exercicio de competição de varios jogadores do elenco. Tem tanta gente ganhando varios superfaturados no galo de forma exolicavel: o Luan vale 400 mil por mês? E o Patrick 250? Elias 500? E por ai vai. La no Corinthians o teto salarial é de 400 mil….Nosso galo nao tem gestão ….Simples assim.

  18. Isto é o que dá: entregar um clube a políticos para administrar. O que fazem os políticos no Brasil? Isso mesmo, roubar, limpar os cofres onde passam. O nosso Atlético está sofrendo isso há muito tempo. E digo mais, não só nos que estamos nessa, é a maioria dos clubes Brasil afora.
    Muda Brasil.
    Aqui é Galoooo p****

  19. Bom dia Massa Atleticana!
    Prezado Eduardo infelizmente e com todo o respeito que a agremiação e torcedores merecem, o nosso Galo esta caminhando a passos largos para se tornar o America do seculo XXI no que tange ao futebol, um ano na serie A outro na serie B.
    De uma torcida fabulosa, estrutura fenomenal e times muito bons ao que observamos hoje, e embora não acompanhe, penso que somente não quebrou de vez por ter adotado o sistema de gestão por conselho.
    Por fim não vou entoar meu mantra cotidiano diário do dia a dia, PelamordeDeus, elias (com e minusculo mesmo) nãããããõooo…!!!, por considerar que teria de inserir outros nomes e isso já cansou.
    Saudações alvinegras.

    1. Caro amigo Carlão, postei este seu sentimento há 2 semanas atrás, e chamei de americanização, ou seja a pequinês para a qual estamos encaminhando. Acabou o ano e não jogamos nenhuma vez, sendo mandantes no mineirão. Obrigado cambada de incompetentes da diretoria!!!!

  20. Bom dia massa e Guru.

    Confesso que estou numa sinuca de: se por um lado penso que o melhor contrato todos os desmandos, mazelas, mentiras e incompetência do conselho, diretoria, comissão técnica e jogadores, seria o boicote total ao time e zero torcida. Por outro lado, acho que o apoio da torcida poderá ajudar na obtenção desta sexta vaga humilhantemente a ser comemorada, que poderá servir de combustível para esta vergonhosa diretoria se mexer e qualificar o time para o ano que vem. Triste sina! Te confesso que há tempos não via nossa autoestima tão abalada.

  21. Bom dia!
    Não me considero nem mais nem menos atleticano que os demais torcedores. Nasci em 62 e acompanho o Galo desde 71. Nascido e criado em JF (hoje no interior de SP), acompanhava precariamente os noticiários do Galo via Diário da Tarde, que chegava em minha cidade só às segundas feira e através da Rádio Inconfidência. Isso com muito bombril na antena do rádio. Sou apaixonado pelo Galão da Massa nas 4 linhas e decidi não me estressar mais com a CBF, entidade corrupta, nem com os corruptos que dilapidam o patrimônio do meu Galo. Não tenho forças pra combate-los. Se nem a torcida em BH consegue ou quer protestar, não sou eu que vou acelerar meu envelhecimento com os desmandos. Minha esperança é que a partir do ano que vem, a operação lava jato ganhe força e chegue pra valer na CBF e nos clubes, nos Andrés da vida!
    Quanto ao time, vou alertando aqui, com Fábio Santos e Elias não vamos chegar a lugar nenhum.

  22. Daniel Nepomuceno DESTRUIU o galo, ao demitir Levir, contratar Robinho e Fred.

    OBS: a imprensa esportiva e grande parte da torcida apoiaram todos estes movimentos do Nepomuceno.

  23. Bom dia a todos os atleticanos e atleticanas de todos os matizes!
    Bom dia escriba mor!
    Apreciei muito o vosso texto de hoje! Quando vossa senhoria se afasta da ” teoria da paixão” , demonstra com extrema clareza nossas mazelas e nossa angústia!
    Sem querer nem de longe manchar seu coerente texto, não desejo sorte a essa diretoria. Desejo TRABALHO! PROFISSIONALISMO! E ABAIXO O FEUDALISMO!
    TORCER SEMPRE SEM NUNCA PERDER A CAPACIDADE DE JULGAR!

    1. Permissao para discordar. O Nosso Eduardo é um dos pilares da teoria de barracão. Se contenta com a sua atleticaniedade e comparece e apoia esses parasitas que sugam 9 milhoes por mês. Se consideradas treze folhas 117 milhoes por ano de nossos combalidos cofres. Até o Emerson Conceição ganhou na justica do trabalho cinco milhões…

  24. Prezado Eduardo, bom dia!
    Não ficou claro para mim o que você quis dizer: “… Reunião do Conselho, onde um de seus membros me assegurou que seria entregue aos “nobres” todos os dados de uma auditoria que colocaria exposta a construção da dívida do Galo…”.
    A tal auditoria foi entregue?
    Será divulgada ou engavetada?
    De quanto é a dívida?
    A dívida existente inviabiliza a construção do Estádio do Galo?
    A dívida do Clube obriga na venda total do Shopping?
    É possível responder as perguntas por inferência das informações que você teve acesso ou vai ter que esperar a divulgação da auditoria, se é esta existe e vai ser divulgada?
    As dúvidas são muitas e a apreensão, agonia e ansiedades da Torcida são muitas, daí as perguntas que te faço para melhor me informar sobre aquilo que é o principal e mais importante assunto do Atlético.
    Valeu!

  25. Eduardo está claro que esse orçamento divulgado é uma forma de maquiar o tamanho das despesas de 2019 que chegam a IMPRESSIONANTES 300 MILHÕES.
    Colocaram 70 milhões de receita com venda de jogadores e 43 milhões de bilheteria e Galo na veia.
    Como não vamos receber nem metade disso VAI FICAR UM ROMBO GIGANTESCO EM 2019 aumentando ainda mais nossa dívida.
    Caminhamos a PASSOS LARGOS em ter que entregar o Shopping de graça para pagar dívidas.
    Lamentável o que estão fazendo com o Galo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *