Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Vale o título e a Libertadores já está carimbada

 

copa do brasil 2014

A confirmação, pela Conmebol, de que o Galo já está na fase de grupos da Copa Libertadores de 2017 tira uma grande dose e peso de responsabilidade para o jogo decisivo de hoje à noite em Porto Alegre. A Torcida, depois de o time ceder espaço no Brasileiro e daquela péssima primeira partida com o Grêmio, estava – com razão – indócil e exigindo o título, muito pela consequente vaga direta na competição continental.

Talvez, jogando mais solto e com mais leveza, o time Atleticano possa render até mais do que o esperado, quem sabe revertendo realmente a previsão da maioria dos comentaristas brasileiros. Um famoso “não sei quem” disse na TV que a chance do Galo ser campeão é “zero“. Reitero que é muito difícil, sim, mas apenas improvável, pois para o Galo não existe impossível.

Em que pese achar um absurdo este aumento desenfreado do número de clubes brasileiros participantes da Copa Libertadores, o Atleticano tem mais é que comemorar nossa quinta ida consecutiva ao torneio. Somos o time mineiro recordista em participações seguidas na Libertadores e estamos a apenas uma do São Paulo, que é o líder brasileiro no quesito. Logo passaremos os paulistas nessa sequência, acreditem!

Outro fator interessante que a vaga direta proporciona é a possibilidade de melhor planejamento para a temporada. A disputa de vaga no playoff, que gera incerteza, poderia levar a um planejamento alternativo para o início do ano. Além disso, colocaria o clube disputando mais partidas que os demais. Comemoremos! Agora é com Daniel Nepomuceno, Eduardo Maluf e o treinador Roger Machado. Que o ano de 2017 seja melhor planejado e preparado que a temporada que termina nesta noite de quarta-feira.

copa Libertadores
Fotos: UAI/EM

Se o título vem ou não, é outra história. Diria que bem mais leve agora, com a confirmação feita pela Conmebol. Títulos, claro, são muito bem recebidos e comemorados, mas o grande prêmio da Copa do Brasil é a vaga direta na Libertadores. Ao que soube, a CBF estava em dúvida se a vaga seria no Brasileiro, elevando o G3 para G4, ou para os dois finalistas da Copa do Brasil. Como o Galo seria contemplado, numa ou noutra, ficamos aqui – de camarote – aguardando a definição. Imaginei, entretanto, e o histórico me permite isso, que se não fosse a dupla condição, Marco Polo, optaria por outra solução. Aqui é Galo, por*#@!

De qualquer maneira, conquistamos a vaga – com todos os percalços – em campo, mas ainda queremos o título para varar a próxima madrugada pelas ruas da cidade e ainda ir a Confins buscar os jogadores. É a diferença entre ser Atleticano e não-Atleticano. E ainda tem gente que acreditava que teria convite para a Copa Libertadores. A CBF é uma zorra, é verdade, mas alguma mínima vergonha essa gente tem de ter na cara.

Para a decisão de hoje, os jogadores, que viajaram ontem à tarde em voo fretado, foram recebidos por Atleticanos no aeroporto de Porto Alegre. Ao saírem de Belo Horizonte, duas centenas de torcedores levaram seu apoio e na chegada à capital gaucha foram recepcionados como  o mantra do “eu acredito”, tanto com cartazes quanto na garganta. E é com essa fé, inigualável que vamos, todos, acompanhar a partida de hoje à noite.

Em tempo: seja qual for o resultado, com ou sem título, a partir de amanhã, quinta-feira, 8 de dezembro, o blog volta a postar uma única vez ao dia. Fiz a opção, ainda no início desta missão, por dois posts diários. Tem sido um sacrifício gratificante manter esse compromisso, porém dois fatores me fazem botar o pé no freio: 1) a partir de agora não teremos jogos até o reinicio das atividades em janeiro próximo; 2) durante este período, mantendo o compromisso do nosso encontro diário, o blogueiro irá postar textos sem ter que abordar permanentemente o factual e, ao mesmo tempo, pensar sobre o nosso futuro.

Tem sido de quatro a cinco horas diárias aqui, me tirando o foco de compromissos profissionais e pessoais. Afinal, aqui é SÓ Galo e é feito com muita responsabilidade, carinho e compromisso. Que venham a Copa do Brasil e a Copa Libertadores 2017!

13 thoughts to “Vale o título e a Libertadores já está carimbada”

  1. Fiquei um longo período sem comentar no blog, porém sempre leio todos os seus posts, Eduardo, sempre sensatos e coerentes diga-se de passagem, hoje resolvi participar novamente por uma dessas superstições de atleticano, percebi que após parar de comentar aqui os resultados pioraram kkk, alterei minha rotina porque não vinha dando certo com relação aos resultados do Galo em campo, tomara que essa boa notícia de que vamos direto para fase de grupos da liberta nos traga fluídos positivos e amanhã possamos dizer: Não precisamos de vaga extra para fase de grupo da libertadores nossa vaga foi conquistada em campo, claro, vencendo a Copa do Brasil. Caso contrário, muito obrigado México por sua desistência. Aqui é Galo!!!

  2. É a hora da verdade. Chegou a finalíssima. O último jogo do ano!!! Tiveram Tempo, treinaram (espero) e prepararam a estratégia. É jogar a vida. Tem que jogar com o coração. Só não acredita quem não é Galo. Que os Deuses do futebol, mais uma vez, nos conduzam a uma vitória épica. A senha para falar com Deus já temos.

  3. … pelo que esse grupo “brincou” o ano todo conosco e com a camisa do Galo, mais leves não combina! … se confirmarem isso em campo, de novo veremos “descompromisso”, pela vaga assegurada. Se relaxarem, digo de novo, é outra goleada!!!

  4. De qualquer jeito o título seria muito bem vindo,até pq o Galo que é roubado pela CBF desde 1977 tem agora que correr atrás do prejuízo,já foram 1 copa do Brasil e 5 brasileiros 77/80/99/12/15 arrancados de nossas mãos.

  5. Caro Ávila, enquanto o Galo vai ter duas vagas na libertadores, o time da Enseada das Garças briga por uma vaga na segundona da América. Engraçado é que quando ganhamos duas vezes a copa Conmebol (que é a mesma Sul americana com outro nome e onde o nível dos participantes era infinitamente superior) ela não valia nada, agora já é tratada com destaque. Alguns alegam que antes ela não dava vaga para a Libertadores e agora dá. Ora, isso mostra que é segunda divisão, afinal a segunda divisão nacional não dá vaga na primeira? Outra coisa, quando o time da Enseada ganhou as copas do Brasil elas também não davam vaga na Libertadores, então elas não valiam nada? estamos acostumados com “eles” desmerecendo as nossas conquistas, mas isso só vem mostrar o quanto incomodamos. Ano ruim do Galo , finais, briga na parte de cima da tabela, vaga na Libertadores… ano bom pra “eles” nenhuma final, nem do mineiro (dois anos direto), briga pra não cair até a penúltima rodada e lutar pra ficar no G-14 e ganhar uma vaguinha na segundona….. Tai a diferença…

  6. Só espero que estes pseudos jogadores que ficaram brincando o ano inteiro com a torcida e com o Presidente, ten hão a hombridade de jogar pela sua torcida com raça e amor !!!!!

  7. Simbora GALO! A demissão do antigo entregador de camisas deu novo gás e aumentou nossas chances de título. Acertada a decisão do Giacomini de escalar três volantes. Rafael Carioca não pode jamais ficar de fora desse time. A visão de que volante tem é que marcar é ultrapassada e é o jeito marcelo oliveira (credo) de ver futebol. Giacomini tem visão moderna (como o Roger) e vejam o que ele disse de nosso volante: “A ideia do Rafael Carioca é porque eu acredito que ele dá qualidade na saída de bola. Vejo muita gente analisando o jogador pelo prisma da pegada, que ele não desarma. Ele não desarma porque não perde a bola. A bola, quando está com ele, fica no pé da equipe. É um organizador. Para um time que pressiona a saída de bola, pode ser ótima opção caso a gente escolha essa trinca no meio-campo”. Excelente análise do Giacomini, será um ótimo auxiliar pro Roger. Embarco pra POA no início da tarde, acreditando como nunca, vamos meu GALO querido! SAN

    1. Apesar dos nossos embates em relação ao Marcelo Oliveira, caro Barros, concordo plenamente em relação ao Rafael Carioca. Acho que é um jogador de muita qualidade, mas que se sobrecarregou durante o comando do Marcelo e seu futebol sumiu. Mas com um time que tem a recomposição reforçada, acredito que ele será novamente destaque em 2017. Essa análise do Giacomini foi precisa. Só me preocupei com uma matéria em relação ao Carlos, que indicava interesse do Roger em contar com ele para 2017. Vamos aguardar os próximos capítulos, mas tomara que se o Roger conta com ele, que seja mais produtivo dessa vez.

    2. Caro Barros, também achei perfeito o comentário do Giacomini sobre o Carioca. Entretanto, é totalmente incoerente com a manutenção do Junior Urso que perde todas as bolas que passam por seus pés. Inclusive, as que recupera (que não são muitas – basta conferir as estatísticas do footstats). Nós precisamos de dois gols. É inadmissível jogar com 3 volantes e deixar Luan no banco (esse marca, cria e tem raça). Apesar disso, vamos torcer para que o errado dê certo (em homenagem ao Kafunga). Aqui é Galo!!!

  8. Bom dia Eduardo. É hoooojeeeeee. Esta dificil? sim esta, mas não impossivel, EU ACREDITO , pois temos time para ganhar deles lá. Já fui ao mineirão e indepa várias vezes apoiar o time em situações parecidas e sempre acreditando, e olha que nessas várias vezes eu e a MASSA apoiava Catanha,Ryuller,Alfinete,Rafael Miranda,Mixirica,Curê,Kanappis,Eder Lopes, (esse pelo menos era raçudo)Luiz Eduardo, e centenas de outros jogadores, agora que temos Robinho,Pratto,Victor,General,Fábio Santos,Cazares,Luan eu não vou acreditar?? O time ja esta praticamente escalado com 3 volantes e na frente Maicossuel,Robinho e Pratto, concordo com esse time, só trocaria o Maixossuel pelo Luan para infernizar mais a vida da defesa deles, e no segundo tempo colocaria o Maicossuel no lugar do Luan que com certeza vai estar esgotado. No mais, vamos aguardar o hora do jogo e se o titulo não vier, vamos ter uma atuaçaõ que deixe a MASSA feliz. Abraços e Aqui é SÓ GALO

  9. Aos pessimistas pseudos ATLETICANOS, já estamos na fase de grupos da LIBERTA, critiquem o GALO, O NEPOMUCENO, e fiquem no mímimi, confio no título apesar de saber que é difícil, mas não desisto nunca, VAMO LA GALO. O ano realmente foi péssimo, liberta, final da CB mais uns 20.000.000,00 na mão. AQUI É GALO. FORÇA CHAPE.

  10. Caro , não só estamos garantidos na fase de grupos , como também com a provável pontuação do GALO no ranking da Conmebol -critérios de 2016- 2.540 pontos , pode-se afirmar que poderemos ser o 4º, e/ou 6º cabeça de chave na fase de grupos . Os ‘morde fronhas ‘ das camisas feionas não se aguentam hehehehe, GALO GIGANTE !!! VAMOS GALOOOOOO …!!!!! prá quem tem fé a vida nunca tem fim … SAN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *