Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A última esperança do ano

 copa do brasil taça

Restando a última esperança de salvar o pior ano dos últimos tempos, vamos encarar a decisão no Sul hoje à noite. Acostumamos a levantar no mínimo um título, desde o início desta década, mas o time dos “sonhos” de 2016 não passou do troféu da Flórida Cup até o momento. É bem verdade que antes de 2012 convivíamos em condições muito piores, mas desde o mantra do “eu acredito” jamais passamos por uma situação como a atual.

Começamos a temporada considerados como o melhor plantel do país. Numa enquete entre jornalistas paulistas, o Galo foi o time mais citado para o título e todos, unanimemente, colocaram-no entre os primeiros colocados. Ficamos em quarto, com vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores. Muito bom, mas pouco para a expectativa gerada.

torcida do galo no clássico 18-09-16
Fotos: UAI/EM

Tudo é possível, nesta partida, desde que os jogadores façam o que não fizeram na maioria dos jogos da atual temporada. Serei repetitivo. “Amarrem as chuteiras com as próprias veias e tenham o coração no bico deste calçado”. Faltou isso muitas vezes. Se fosse citar apenas as que lembro, terminaria o espaço disponível. Mas, lembremos de duas semanas atrás, em Belo Horizonte, frente ao mesmo Grêmio de hoje. Foi vergonhoso!

Se eles, os jogadores, tiverem o mínimo de dignidade e respeito com os Atleticanos que seguem acreditando, o placar é plenamente reversível. Mas, sem medo de errar, tem atleta ali que não tem compromisso com a camisa que tanto amamos. Tenho uma amiga antiga de trabalho na Assembleia, que, em situação até diferente do futebol, dizia “a cara que sai na rua não é a sua”. Os jogadores transitórios vão embora e somos nós que ficamos aqui no dia a dia. Nábia Freitas se referia aos brigões por causa de candidatos pelo interior do Estado. É a mesma coisa. Passam e os Torcedores e/ou eleitores que ficam com a cara de besta.

Talvez este ano de 2016, apesar de ter assumido a honra de assinar este blog, tenha sido o mais cruel e desanimador dos meus quase 60 anos. Notadamente na reta final. Ainda bem, que depois do jogo de hoje – tomara que levantando o título – as coisas entram em ritmo de despedida. Que o espírito de “jingle bells” ataque este dilacerado coração Atleticano e traga a expectativa de dias melhores em 2017. A partir deste final de semana, entro na minha peregrinação anual de visitar creches comunitárias, vestido de Papai Noel, para levar a ilusão do bom velhinho a centenas de crianças carentes. Faz bem à alma.

Que os jogadores do Galo nos deem um presente, trazendo este título para milhões de Atleticanos ávidos por um final de ano feliz!

 

7 thoughts to “A última esperança do ano”

  1. Valeu Galo. Pelo menos o time se comportou melhor ontem. Se eu chorei depois do jogo ? chorei porque tinha esperança na conquista deste título dentro da casa do Grêmio. Golaço do Cazares pra consolar a gente. A briga eu não vi direito. Eu queria mesmo é o campeonato brasileiro, mas estamos na Liberta .

  2. É isso aí Eduardo. Bola na chão. O ano foi jogado fora por dirigentes e jogadores. Marcaram gol contra. Mas a nossa esperança eles não conseguiram e jamais conseguirão minar. Obrigado, Eduardo, por esse seu trabalho que sabemos cansativo. Mas você é Galo e não desiste nunca. Tenha um bom descanso nesse final. Curta a vida de Papai Noel e leve muita alegria e esperança para essas crianças, vítimas de nossos governantes. Ficam a minha admiração e respeito para você, até que nos conheçamos pessoalmente e eu possa lhe dizer isso, olho no olho. Não fui trabalhar hoje. Já estou concentrado e com as armas de sempre em lata ou garrafa, não importa. AQUI É GALO.

  3. Só um comentário para hoje: VAAAMOOOOOSSS 9AALÔOOOOOO!!!!!!!

    PS.: Eduardo, abri o comentário e veio com nome e e-mail de um participante do blog. Marcelo… . Pede para verificarem essa situação. Não é a primeira vez que isso acontece. Grato.

  4. Estou de volta. Eu fiquei bem balançado com a tragédia da Chape. Por isso resolvi dar mais um tempo. Agora consegui voltar a ser emocional, irracional, parcial como um torcedor que se preza.
    E voltei em grande estilo, me denominando como Magic Castor porque dei 2 grandes furos de reportagem aqui neste blog : a demissão do Marcelo Oliveira e depois o furo da contratação do Roger.
    Com uma semana de antecedência eu anunciei que o Roger já estava fechado com o Galo.
    Além disso recebi inúmeros elogios e um destaque especial feito pelo Eduardo aqui no blog, de um comentário meu como ser humano (não como torcedor).
    Por isso agora sou o Magic Castor.
    E hoje de noite: EU ACREDITO
    Galôôô.

  5. Eduardo de Avila. Obrigado pelas publicações diárias, você sempre expressou o que o Atleticano queria dizer e ler, você foi o mediador de tudo que os Jogadores, Diretoria e impressa deveriam ouvir. Hoje não espero que o time jogue bem, o que importa hoje é a reversão do mal resultado no primeiro jogo e salvem os mal resultados conquistados principalmente no Brasileirão e final do Mineiro. Continue nos representando Ávila. Que 2017 seja de conquistas…. quero o Brasileirão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *