Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Uma prosa extra pra hoje

Alguns assuntos e até mesmo uma comemoração do blog, sugerem uma postagem, que tentarei ser curto e rápido. Repito, tentarei! Chegamos a estimulante marca de 50 mil comentários dos leitores. Nestes quase dois anos e meio (falta um mês para isso), estamos chegando a 1100 posts, próximo a 3,7 milhões de visualizações. São números que incentivam a essa dedicação de escoteiro aqui neste nosso “Canto do Galo”. O sucesso disso é do Torcedor Atleticano e do nosso time do coração. Seguimos!

Antes de entrar nas pequenas pílulas, se me permitem uma sugestão, aqui somos todos Atleticanos. Verdadeiros. Sejam otimistas, desconfiados ou até mesmo pessimistas. Essa pluralidade é até legal. Portanto, acho que cada um no seu quadrado, elevando o nome do time, tenso com o futuro e até mesmo inseguro e com medo, querem o Galo vencendo e conquistando títulos. Eventualmente, por deficiência do blogueiro, entra um ou outro não Atleticano querendo tumultuar. Não consigo ser tão perfeito no filtro, lamento. Ah! Até entre os diletos colaboradores, não existe corrente única.

A história do estádio do Galo

Vamos lá. Li e reli sobre o “Estádio do Galo”, aqui nos comentários e nas publicações pela imprensa. Como não sou especialista, quando pensava entender, me embolava de novo. Claro, não sou tanto burro assim, mas fica a impressão daquele pedreiro que é contratado para uma reforma de casa prevista para trinta dias e já vai fazer um ano que o dono não dorme no seu quarto.

Acho que faltou e ainda falta à diretoria ser mais objetiva com o cronograma. Este deve ser o terceiro o quarto novo calendário das obras. Não me coloco, ainda, entre aqueles que desconfiam do andamento das providencias. Ao contrário, sonho com a Arena do Galo e vou comprar uma cadeira cativa. Ocorre que, o Torcedor quer e merece melhores esclarecimentos sobre o assunto. Numa linguagem sem tecnicismo. Quando da votação, tive de recorrer a uma pessoa fora do Galo para saber entender e poder dividir com o leitor.

Por outro lado, um sentimento do blogüeiro. Somos, não sem motivação, exigentes com a diretoria do Galo. Estive aqui refletindo sobre o todo destes oito meses. Somos realmente muito chatos. E eu não vou mudar isso. Afinal sou assim desde a juventude e já me tornei sessentão, dificilmente conseguiria. Mas essa diretoria tem agido – agora – silenciosamente para arrumar a casa que recebeu. Peca por não vir a público mostrar a herança. Política interna, tudo bem.

Disse dias atrás que soube terem pagado mais de cem milhões de passivo antigo. A folha de pagamento foi reduzida em dois milhões mensais. E na tabela de classificação desta temporada dez pontos a mais que no turno de 2017. Reverteu a pena da FIFA em relação ao caso Otero. Uma ou outra coisa ficou sem explicação convincente, mas credito isso ao regime presidencialista e estilo do atual presidente. Não tenho motivo para questionar sua intenção, mas – de sobra – ao seu jeito de governar.

Sou daqueles que entende que o Torcedor Atleticano merece ser informado do que se passa. Nossa paixão e devoção, por si só, justificaria. Não conheço o presidente, se troquei dois ou três acenos (talvez nenhum) foi despercebido pelas partes. Entretanto, louvo essas ações que estão ocorrendo sem mesmo que tenhamos conhecimento, mas me sinto incomodado com a empáfia que trata ao Atleticano.

No mais, sou Atleticano e não me interesso em aprender o nome do dirigente, só de jogadores enquanto estão no Galo. Que venha logo o Estádio do Galo e os pontos necessários para chegar à frente deste Brasileiro. Prometo que vou gritar o nome do seu Sette.

Em tempo: Ao que andei lendo, tem time que vai quebrar antes da virada do ano, notadamente no Rio de Janeiro, ao lado daqueles que pagam quase cinco por cento de juros mensais para seguir nas competições. No Galo, graças à ação desta diretoria, não corremos este risco.

Tá vendo, tentei, mas não consegui ser tão sucinto.

40 thoughts to “Uma prosa extra pra hoje”

  1. Bom dia Eduardo e massa atleticana!
    Parabéns pelos seus mais de dois anos com muito sucesso nessa empreitada, que é falar do.maior time das Minas Gerais e nos dar a chance de expor as nossas alegrias, tristezas e o nosso grande amor por este clube centenário e glorioso, que é o CAM. Que o seu sucesso continue por muitos anos e com certeza estaremos aqui sempre te apoiando e fazendo críticas, sejam elas construtivas ou não.
    Saudações atleticanas e que o blog continue nos presenteando cada vez mais com as notícias do maior de Minas.

  2. EU ACREDITO. EU SEMPRE ACREDITO NO GALO. O SETTE É UM PROFISSIONAL DE ALTO GABARITO NO QUE FAZ, SENDO UM ADVOGADO RENOMADO E COM CERTEZA NÃO IRIA COLOCAR O DELE NA RETA E FAZER UMA ADMINISTRAÇÃO RUIM. VAMOS LAVAR A ROUPA SUJA E QUITAR AS DIVIDAS E DEPOIS VAMOS VER NO QUE VAI DAR. O ESTÁDIO UM DIA VAI ACONTECER E NÃO DEPENDE SÓ DA BOA VONTADE DO GALO. TEM MUITAS PENDÊNCIAS, PRINCIPALMENTE AMBIENTAL QUE SERÁ EQUACIONADA. NÃO BASTA SÓ QUERER, TEM QUE RESOLVER TUDO CERTINHO NOS ÓRGÃOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS. QUANDO AO TIME, ACREDITO QUE JÁ COMEÇOU DÁ LIGA. REPARAM QUE NÃO FALAM MAIS EM ROGER GUEDES E O CHARRÁ VAI NOS DÁ MUITA ALEGRIA. O CHARRÁ É O RASCUNHO DO PELÉ NOS BONS TEMPOS. SE COLOCAR A BOLA NA FRENTE, NEM NO TIRO PEGA. RICARDO OLIVEIRA TÁ COLOCANDO MUITO OSSO NA BOCA DAQUELES QUE O CRITICARAM. NOS SEUS 38 ANOS CORRE MUITO MAIS QUE MUITOS NOVOS. SE DEUS PERMITIR ESTAREI NO HORTO, NO GALO NA VEIA. QUE DEUS NOS ABENÇOE E AO GALO TAMBÉM, ATÉ DISPOIS.

  3. Eduardo Parabéns! Acompanho o blog diariamente há cerca de 1 ano. Imaginava que nas conquistas de 2013 e 2014 o blog já tivesse nascido, uma pena, ia pedir para reler as msgs de expectativas, antes e após os jogos daqueles dias inesquecíveis.

  4. Boa tarde, parabens pela excepcional marca de posts! apesar das criticas que fiz a diretoria tanto aqui neste espaço como em grupo do face, tudo movido pela paixao ao nosso glorioso Galo, ela merece reconhecimento pelo que vem fazendo na parte financeira e com o futebol mais que falido no Brasil, e loucura gastar valores astronomicos com jogadores e afundar o clube em dividas milionarias, vamos com pes no chao e com Maidana, Emerson, Jose Wellison, Tomaz Andrade e o genial Chara , estamos vendo que mais acertamos do que erramos nas contrataçoes!

    1. Posts tá longe, meu caro. Estamos chegando em 1100.
      Mas, me sinto muito feliz, afinal são quase 3,7 milhões de visualizações.
      Vida que segue.

  5. Não haverá descortinamento da “herança maldita”, porque o Galo, desde o Ricardo Guimarães, é administrado pelo mesmo grupo. Não vai haver fogo amigo, como numa hipotética situação, o Dr Sérgio Sette Câmara convocar imprensa para apontar erro a e erro b das administrações do Daniel Nepomuceno, que namora a possibilidade de ser vice governador de Minas (cargo que, a exceção do Dr. Antônio Anastasia, não me lembro por quem mais foi ocupado). Se observarem bem, o cartola quando vem a público falar sobre a situação periclitante do clube, como o colega citou do Cruzmaltino, o faz com o propósito deliberado de se eximir da responsabilidade, como quem diz “olhem a culpa não é minha, já entrei assim” (como faz rotineiramente o nosso natimorto governador, ou melhor, fazia, na época em que ele ainda falava). O atual presidente do Galo compõe o time das pessoas que trabalham para contribuir com o clube medida de suas aptidões e experiências, e não fica apontando herança, pois já a sabia antes de se lançar ao cargo. Sinceramente, acho que o Atlético está muito bem representado desta forma.

  6. Parabéns ao blogueiro pelos números expressivos.
    Podemos dizer que aqui é o terreiro do galo.
    Onde todo Atléticano se sente em casa.

  7. Boa Tarde aos Atleticanos de Verdade, Parabéns Eduardo pela marca me lembro até hoje o dia da inauguração do blog 15 comentários. E agora tornou-se hábito nas vitórias 70 comentários nas derrotas 150. Acompanhava muito o blog do Kong na época da Liberta 2013 gostava muito da forma como ele escrevia e se expressava e voce conseguiu suprir essa carência com seu espaço. Quanto ao post só não ver quem não quer, que essa Diretoria em pouco tempo já mostra serviço e que o Estádio será a redenção e colocará o GALO num patamar muito acima do que se encontra . Saudações Alvinegras aos Atleticanos de Verdade.

  8. Eduardo, parabéns pela marca atingida pelo blog.
    É impossível iniciar o meu dia sem passar por aqui antes.
    Muito bom o texto desta tarde.
    Como Torcedor chato que sou e também já sessentão, já xinguei a Diretoria (agora com “D” maiúsculo), o Técnico, os Jogadores e até a minha mulher e filhos. Quando o Galo não vai bem, tudo fica ruim ao nosso redor e o mau humor toma conta.
    Mas, tenho que dar o braço a torcer e reconhecer que o nosso querido CAM está no caminho certo e que em breve estará colhendo bons frutos.
    É preferível continuar nos noticiários esportivos do que nas páginas policiais, o que não demorará acontecer com muitos clubes do país.
    Acho que não vale a pena ficar expondo a situação financeira do Galo a quem quer que seja. É melhor continuar trabalhando e lavando a roupa suja internamente. O Presidente está certo em adotar essa política.
    Tem muita gente ruim de plantão querendo plantar noticias e fazer da Cidade do Galo uma terra arrasada.
    Ontem, em entrevista à Itatiaia, Ricardo Oliveira citou como é importante e decisivo o apoio que vem das arquibancadas. É energia pura que empurra e motiva os Jogadores a buscar vitórias.
    Então, chegou a hora do Torcedor se unir e empurrar o Time rumo ao título.
    Saudações Alvinegras,

  9. Parabéns Eduardo, aqui em Divinópolis sempre que nos reunimos, seja para assistir os jogos ou tomar um gelada os textos e comentários aqui do blog são lembrados. Somos 8 milhões de uns, apaixonados pelo NOSSO GALO.

  10. Parabéns Eduardo! Trabalho de mineiro é assim mesmo: em silêncio, quando para dar uma espiada no que fez, tem-se a dimensão da grandiosidade da obra.
    Com você e com o que vem acontecendo atualmente no Galo parecer estar acontecendo o mesmo, embora o senão maior seja a falta de um beque e de um volante marcador, quando o jogo exige um jogador do tipo “Pierre”.
    Posso estar errado, mas a impressão que tenho sobre o ex-presidente do CAM é a de que agiu como a grande maioria dos nossos administradores públicos: muito alarde e gastos irresponsáveis. Isto para não dizer do amadorismo diante da troca de tantos técnicos.
    O atual também sabe que que não é do meio do futebol. Talvez, por isso, evita os holofotes, até porque quando resolveu aparecer se deu mal. Mesmo com a chegada e saída de tantos jogadores sem que o time atingisse o decantado “equilíbrio”, há o consenso de que a classificação para a Libertadores estará de bom tamanho. Aí sim, no ano que vem a cobrança de nós torcedores apaixonados, bipolares, tripolares, Galos Doidos, será maior, mas com a estrada já pavimentada.

  11. Guru parabéns. Nas minhas últimas três postagens foi justamente não defender, mas enxergar o trabalho sério que está sendo feito no clube. Isto é fato e notório, e os números estão aí para provar. mas toda mudança e renovação tem seu ônus e talvez o nosso foi de abdicar da copa do Brasil, da Sul Americana e do Mineiro deste ano. De qualquer maneiro sinto no geral que mesmo aqueles discordantes, estão certos de algo novo esta acontecendo no clube. Não acredito e nem vejo a diretoria vir a público expor as suas ações, e até isto me agrada, porque quem gosta de pirotecnia é um dirigente maria do outro lado da lagoa e os dirigentes do eixo do mal (RJ x SP). V

    1. Também enxergo esse trabalho JBHGALO e em breve vamos comemorar títulos o time tá dando liga a tendência é só melhorar.
      Minha preocupação é a inexperiência do Thiago Larghi mas em pontos corridos fica mais fácil administrar isso, outra preocupação é o Elias que na minha opinião estraga o time, tomara que ele me faça queimar língua não vejo problema nenhum em elogiar se ele jogar bem, mas até aqui é um zero a esquerda na minha opinião.
      Saudações!!!

      1. Pablo ele fez um ótimo jogo, na minha opinião, contra o Santos . Claro, por tudo que ele jogou em outras equipes, pode contribuir mais. Confesso que já tinha desistido dele… mas amanhã ele pode entrar motivado e fazer mais um bom jogo.

  12. Obrigado Eduardo pelo melhor espaço de discussões sobre o galão da massa. Que venham muitos milhões de visualizações.

  13. Boa tarde Eduardo e massa. Disse tudo Eduardo. Ok vejo aqui e alguns querendo ser mais atleticano que o outro e não respeita os comentários dos outros. Etc.sobre arena do galo espero que sai do papel o meu maior pesadelo é saber que o Nepomuceno que vai estar a frente.ai é osso.e parabéns pelo comando do maior blog de Minas. Chega sábado mas não chega quinta-feira para assistir o maior de Minas. Vai galoooooooooooooo.

  14. Eduardo, show de bola…
    Parabéns a todos da Equipe e aos AmiGalos tripolares…
    Esse blog lisérgico vicia…
    Vida longa ao BCdoG…

  15. Eduardo parabéns pelo blog!!
    Pelo fato da gestão Sette/Gallo ser da situação com certeza teve esse pacto de silêncio.
    Mas nem precisa fazer um pente fino para saber o tamanho do rombo da gestão Nepomuceno, o estrago foi grande.
    O mais importante é que aos poucos a gestão Sette/Gallo estão arrumando a casa, reconstruindo nosso Galo e recolocando na pratilheira de cima.
    Estamos mudando uma mentalidade comprador e gastador para formador e vendedor = retorno técnico e financeiro.
    Em breve vamos comemorar títulos, eu acredito!!!

  16. Parabéns, nobre guru. O Blog é um sucesso e espaço democrático para debater o Galo. Amanhã tem jogo, concentração total. Como dito, todos somos atleticanos, com formas diferentes de pensar (ainda bem!), e queremos todos ver um time campeão. É importante o debate, a divergência ajuda as entender algumas situações, importante é cada um respeitar a opinião alheia. Se questionamos algum comentário é porque o assunto merece esclarecimento, nada mais. Nada pessoal. Se entramos aqui e opinamos diariamente é porque o Galo faz parte de nossas vidas e assim sempre será. Vamos lá! Foco! Ainda tem muito campeonato…

  17. Não conseguiu se sucinto e, além do exposto, mostra-se um grande mentiroso: tenho certeza absoluta que ainda não atingiu os cinquenta e fica posando de sessentão. Caso típico de “gato às avessas”. Francamente, Eduardo! Galooooooo!!!!!

      1. Amigalos, boa tarde
        Caro Eduardo, Parabéns pelas marcas atingidas.
        Se me permite, e pela minha interpretação, acho que você não entendeu os comentários do Amigalo Teobaldo, pelo menos do jeito que eu entendi. Acho que ele lhe ofereceu um elogio ao falar que você teria 50 e não 60 anos.
        Me desculpe se interpretei errado.

        1. Talvez você tenha razão, caso seja sua interpretação a correta, não teria constrangimento em recuar. Se me permite, me pareceu mais zuação e tentativa de polemizar. Imagina, gasto horas por dia, todos os dias, tento minimizar e buscar o melhor entendimento entre nós Atleticanos. Sem nenhum retorno material, mas com o coração preto e branco em festa. Também mereço meu momento de expressar minha “Santa Ira”.
          E vida que segue em busca do topo na tabela.

        2. Sua interpretação está corretíssima, Nilton Galo. Quanto a olhar-me no espelho para refletir a minha opinião, Eduardo, não tenha dúvidas, foi o que fiz. E enxerguei uma pessoa alegre, jovial. E achava que essa também era a imagem do blogueiro, mas ao que parece você ficou ofendido com o pretenso elogio. Tudo bem, sigamos!

          1. Sigamos. Como disse, se a intenção foi diferente da mencionada no seu comentário, ao invés de constrangimento peço perdão pela reação. Talvez intempestiva, mas se tem algo que me incomoda é dizer “mentira”. Tanto que a resposta, intempestiva ou não, foi pelo questionamento aos números do blog e não quanto à minha idade. Que sempre afirmo, tenho 40AC (antes dos cem) bem vividos e – ainda – com muito vigor.
            Vida que segue e Galo Sempre!

    1. Eduardo se me permite compartilho uma reportagem sobre a situação financeira do Vasco, acho que serve de reflexão aos Atleticanos que só sabem criticar, muitas vezes sem embasamento nenhum.
      E assim como o Vasco tem um monte de times em situação parecida, aí eu pergunto a gestão Sette/Gallo fez errado em cuidar da vida financeira do clube?? Claro que não estão certíssimos vejam:
      https://sportv.globo.com/site/programas/redacao-sportv/noticia/rodrigo-capelo-analisa-situacao-financeira-desesperadora-do-vasco-e-um-time-que-esta-a-beira-de-parar.ghtml
      VEJAM A MANCHETE:
      “Rodrigo Capelo analisa situação financeira desesperadora do Vasco: “É um time que está à beira de parar”
      Repórter explica tentativa de empréstimo negada pelo Conselho Deliberativo, comenta “otimismo delirante” para os próximos anos e diz: “Se não tivesse vendido o Paulinho, teria quebrado em maio”
      Assim como o Vasco muitos clubes estão indo pelo mesmo caminho, inclusive as marias que vão ser eliminadas da Copa do Brasil e da Libertadores ficando com uma dívida gigantesca.
      Estamos em um processo de RECONSTRUÇÃO e parabéns a diretoria que teve peito em fazer o que tinha que ser feito.
      Vamos MUDAR de time comprador e gastador para time formador e vendedor o resultado disso vai ser títulos e um clube cada vez mais forte.
      Forte o bastante para peitar os endinheirados Palmeiras e Flamengo.
      Eu Acredito!!!

        1. Se não tivesse vendido o Paulinho eles tinham quebrado em Maio isso é muito sério.
          Por isso eu valorizo o trabalho da gestão Sette/Gallo que mesmo sem dinheiro conseguiu montar um time competitivo e promissor sem onerar o clube.
          Por isso eu venho falando estamos no caminho certo e em breve vamos comemorar grandes títulos.

          1. E o Vasco tem seu próprio estádio, o que não lhe ajuda muito, pelo visto.
            Como tem time que dá sorte nos sorteios da copa do Brasil, só decidindo em casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *