Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Reage, Galo!

Foto: Bruno Cantini | Atlético

Por José Roberto

Em que pese os inúmeros resultados ruins, muitos deles gerados pela falta de atenção, pela pouca experiência à beira do túnel do treinador e ainda pela falta de entrosamento dos jogadores que chegaram, a cada jogo sofremos menos em um dos setores mais criticados do time: o setor defensivo!

Nestas duas últimas partidas pode-se notar uma pequena, mas valiosa, melhora por aquelas bandas. Após a parada para a Copa, o Galo não havia vencido nenhum jogo fora de casa; vários foram os pontos que ficaram no “quase”, muito em função de erros bobos, individuais e coletivos.

Não se pode fazer projeções por conta de apenas duas partidas em que fomos razoavelmente bem, porém, já foi pior! Por conta de algumas peças terem ganho sequência, dá para perceber que, com treinamentos, Larghi parece começar a recuperar as opções táticas que havia perdido. Muito disso em função da perda de peças que já havia encaixado no esquema de jogo proposto por ele desde que assumiu a equipe.

Com isso, aos poucos, as dificuldades de encaixe do time com as novas e velhas caras, estão diminuindo. Daqui para frente, devemos ter um time em constante evolução para a sequência do Brasileirão. Que assim seja e termine de vez com este perigoso “ciclo vicioso” que andou rondando a Cidade do Galo nestes oito primeiros meses de 2018.

O fato é que nossa condição era para ser melhor, não é preciso ser repetitivo em apontar isto ou aquilo para justificar o injustificável. Isso já  é do conhecimento de todos, inclusive daqueles que acham não ser preciso justificativas.

Não é de agora que estamos mal das pernas dentro de campo, muito em função delas, as pernas, estarem bambas e desencontradas fora dele também. É sabido que a situação administrativa do Clube não é das mais confortáveis. Já foi, mas por fatores que fogem da nossa percepção, a bonanza foi destruída e o que restou foi somente o cinto apertado, muito apertado por sinal.

Sabe-se que os salários estão em dia e que temos condições e instalações excelentes para treinamentos. Além, é claro, dos Jogadores, em sua maioria jovens, e tudo aquilo que nosso diretor de futebol – o presidente não gosta de falar de futebol, vai entender! – adora apontar em suas entrevistas, blá blá blá…

Foto: Bruno Cantini | Atlético

Tudo isto, resultou na performance em campo, que são o carro-chefe do Clube e que estão  aquém das expectativas de todos. Não tenho a fórmula mágica e nem a resposta para tantos questionamentos, se os tivesse, com toda certeza teria ido ao Clube e passado a “receita”, ao invés de ficar apenas apontando.

Ano passado, o time veio mal no campeonato e só conseguiu reação – a nona colocação foi um prêmio à incompetência, isso sim! – na reta final dele. Éramos um Clube estruturado, em meio a um turbilhão de trabalhos fracassados e com jogadores com a idade avançada e com a “burra” cheia da grana, esperar o quê?

A nona colocação foi um prêmio à incompetência, só isso! Mudou-se a direção e ela decidiu então, dar cara nova ao time, contratou e dispensou quem e quando quis. No começo, apostou num treinador ultrapassado para dar cara ao projeto, pagou um preço alto e por isso teve de demiti-lo.

Entra o Thiago Larghi, com ele perdemos o Estadual mais fácil da “paróquia”, fomos desclassificados de duas importantes competições – uma delas continental. Começamos o Brasileiro dando sinais de fazer algo diferente.

Vem a parada para a Copa, desfizemos de atletas importantes, perdemos outros dois por lesões e o que era para ser o “ algo diferente”, no pós copa, acabou por ser o mais do mesmo.

Nossa intertemporada pareceu ser fim de temporada, pois o encaixe do time acabou e os resultados também. Já quase no final do primeiro turno, o que se via lá atrás, parece dar os ares da graça novamente, mas isto só o tempo dirá!

Parece que o Galo de tempos em tempos, cai num ciclo vicioso e isto não é de agora. Os erros cometidos no passado parecem que precisam ser repetidos para quem está no comando se valer da própria experiência de fracasso dos demais, para aí sim dizer que aprendeu.

Esta discussão está longe de acabar, o que não pode é este “ciclo vicioso” ficar se repetindo ano após ano, como se ele fosse normal, não é! A Instituição C.A.M é GIGANTE e com tal, não pode e nem deve ficar refém dele…Reage, Galo! Saudações.               

80 thoughts to “Reage, Galo!”

  1. A diretoria podia aproveitar a boa procura de ingressos para o jogo contra o Vasco para quebrar o recorde de publico do Indepa que o melequinha micróbio verde nos tirou com 22.481 pagantes.
    Até aqui já foram vendidos 20.774 por tanto estamos muito perto de voltar a ter esse recorde.
    Por tanto falta pouco para quebrar esse recorde, não sei quanto a vocÊs mas me incomoda um time como o melequinha que tem média de 4.097 pagantes ficar com esse recorde.
    Todo jogo do Galo é lotado tem que bater esse recorde logo.
    Saudações!!

  2. Tem muita gente que vai ter que engolir o Gallo pois o trabalho começa da liga, e não tenho duvidas que depois dessa reconstrução vamos comemorar títulos em breve.
    Vamos ter retorno técnico e financeiro com nosso estádio próprio como cereja do bolo, nos consolidando como um dos times mais fortes e estruturados do país!!
    Eu Acredito e elogio o trabalho da gestão Sette/Gallo mesmo com os percalços de 2018.
    Eu Acredito!!!

  3. Lugalo atleticano de verdade! Vc poderia me fornecer o balanço financeiro do clube Atlético Mineiro? Como vc fala tanto sobre financas5, certamente deve ter informações confiáveis!
    Obrigado por sua análise ! Obrigado por seguir minhas postagens!

  4. VENDER… VENDER… VENDER….. Esse NÃO é o nosso ideal.
    FORA ALEXANDRE gallo.
    Esse time que está sendo montado agora ; não se iludam ; SERÁ TODO VENDIDO ; segundo o próprio A. gallo. E aí segue a vida ; forma um jogador e VENDE. Título então nem pensar.
    Vamos torcer contra o Vasco amanhã ; se ELIAS não Atrapalhar.

    1. Tem muita gente que vai ter que engolir o Gallo pois o trabalho começa da liga, e não tenho duvidas que depois dessa reconstrução vamos comemorar títulos em breve.
      Vamos ter retorno técnico e financeiro com nosso estádio próprio como cereja do bolo, nos consolidando como um dos times mais fortes e estruturados do país!!
      Eu Acredito e elogio o trabalho da gestão Sette/Gallo mesmo com os percalços de 2018.
      Eu Acredito!!!

  5. Boa tarde José Roberto e massa atleticana!
    O atleticano realmente é bipolar e não adianta ficar aqui discutindo um com o outro, que ninguém vai chegar ao denominador comum. Aqui neste blog tem de tudo:
    Torcedores que nada no time presta, que a cada dia escala um time diferente;
    Torcedores que a todo custo bota culpa em certos jogadores se todo o time não for bem;
    Torcedores que com duas derrotas consecutivas joga tudo pro alto e quer ver a cabeça de todo mundo;
    Torcedores que com duas vitórias consecutivas e com placares de 3 (Santos e Botafogo), dizem: “Não se pode fazer projeções por conta de apenas duas partidas em que fomos razoavelmente bem”, se perde então nossa!
    Torcedores que também ficam eufóricos com duas vitórias consecutivas e já começam com aquela ladainha do “Eu acredito”;
    Torcedores que não admitem perder para times de baixo da tabela fora de casa e acham que o time tem a obrigação de vencer a qq custo, assim como vencer todas em casa, sendo inadmissível perder pontos:
    Torcedores que não entendem a atual situação financeira do clube e exige a qq custo que contratem jogadores de ponta;
    Torcedores que quando o time vence o TL é um bom técnico e tem que ficar;
    Torcedores que quando o time perde o TL não presta e tem que mandar embora e trazer técnicos tubarões, que ganham mundos de dinheiro neste país quebrado e que no final não resolvem nada, pois já estão ultrapassados;
    Então caros amigalos atleticanos, vamos apoiar o nosso time, a diretoria, os jogadores sem nenhuma discriminação e ver o que vai dar até o final da competição, pois o que temos no momento é este elenco, o TL, e mudar nesta altura da competição é dar um tiro no próprio pé.
    Vamos acreditar que ainda é possível o título, mesmo que seja tão difícil como exemplificou o nosso amigalo “Zé Galo”, mas não é impossível e será difícil não só para o Galo, mas também para todos os postulantes ao título do sexto pra cima no meu modo de analisar. Se não vier o título, que venha a vaga na libertadores, direta se for possível, que será tbm muito bem vindo.
    Saudações atleticanas a todos e que viva o Galo forte e vingador!

  6. O futebol é a coisa mais importante dentre as coisas menos importantes da vida… Quem não gostaria de ver o nosso time campeão brasileiro novamente? A cobrança faz parte da construção de um time vencedor. O Sette já conhecia esta responsabilidade quando aceitou o cargo. Queremos sempre ver o nosso time brigando por títulos. Não comungo da ideia de apoio incondicional, ano que vem, isso é o que temos, basta não cair, estádio, bla bla bla… Anos após anos erros foram repetidos (17 repetiu 16), seja por falta de liderança, seja por falta de comando. Isto acabou ou precisa acabar! Mentalidade vencedora! Apoiar sempre, cobrar quando preciso for. Não existe uma torcida como a nossa, a mais argentina dentre as brasileiras. A Massa merece um título importante. Ficar comemorando Libertadores que já foi há 5 anos não ajuda e ganhar agora. Título é importante sim, por vários aspectos. Não precisamos vir aqui todos os dias enaltecer a paixão pelo time, é desnecessário. Como diz minha esposa “quando me casei sabia que o amor pelo Galo vinha Junto”. AQUI É GALO!

  7. No jogo de volta contra o NOB pela semi final da Libertadores 2013, tinha uma mulher com um cartaz escrito assim… “””Enquanto houver 1 por cento de chances, sou 100 por cento GALO”””

    Nunca mais vou esquecer dela ao final dos penaltis, alegria irradiante e o cartaz nas mãos pro mundo todo ver!!!!!!!!!!!!

  8. Bom dia Eduardo, Atleticanas e Atleticanos que encherão o Independência amanhã. Bom dia, José Roberto e obrigado pelas belas letras.

    Se alguém não quer acreditar que o Galo possa chegar ao título neste ano, tudo bem, eu respeito. No entanto, eu acredito nisso principalmente em função do baixo nível deste campeonato. Esse nível baixo fará com que o título seja conquistado com pontuação entre 70 e 72 pontos. Desse modo o Galo ainda pode perder duas partidas e empatar outras seis ou sete. E é exatamente isso que eu espero que aconteça desde que ele vença todas as partidas como mandante.

    Um abraço aos amiblogs e AmiGalos que não perdem a esperança.

  9. Bom dia, Lugalo. Saudações. Você sempre coerente em suas afirmações principalmente no que concerne à diretoria do Atlético. Observe que aos poucos muitos aqui no site estão assimilando seus conceitos. Diminuíram as críticas aos diretores e o reconhecimento do trabalho deles começa a aparecer. É certo que alguns continuam falando mal, mas é a única coisa que eles sabem fazer, pois, não têm discernimento para o bem. Porém, com a melhoria do futebol apresentado pelo time até esses terão que ensacar a viola. Um abraço.

    1. Paulo Silva, boa tarde outro dia voce fez um post o cara te elogiou e depois te destroçou pra que isso gostou ou não? só porque voce falou algo em beneficio da Diretoria até parece que esses que criticam querem é derrubar a Diretoria pra tomar o lugar. Parece coisa de politica de golpista rsrsrs. Quanto aos meus comentários, faço-os com o que sinto, acho que deve ser porque estou bem em minha vida pessoal e futebol é apenas diversão e paixão pelo GALO. Mas tem uma turma aqui que deve ser extremamente amargurada e infeliz e isso faz mal a saúde, quem bem avisa amigo é. Essa turma deve ser devota do “Nada esta tão ruim que não possa piorar´´, ou então “Quanto pior melhor´´.Saudações Alvinegras aos Atleticanos de Verdade.

  10. Bom dia a todos os atleticanos e atleticanas de todosos matizes!
    Alguém poderia me informar se o CAM publicou na imprensa algum balancete? Seriam confiáveis as informações obtidas através dos jornais de diminuição de gastos?
    Assunto técnico como é a vida financeira de uma empresa, se discute debruçado nos balanços publicados, correto?

  11. O importante é continuar vencendo, diminuir a vantagem para o líder. Porém, há que se pensar jogo a jogo. Para quinta faria um meio com Cândido e Galdezani. O time perde demais em marcação com Elias em campo, parece que só o Thiago Larghi não vê isso. Tomaz Andrade merece uma oportunidade pela esquerda no lugar do Nathan. E pastor, calibra este pé aí… Não há um super time neste campeonato, as coisas estão equilibradas. Vejo no momento Grêmio, Inter e São Paulo um pouco mais organizados. Ainda há chance, mas os jogadores precisam abraçar esta ideia.
    ———–
    O Galo precisa voltar a jogar no Mineirão. Era jogo para 50 mil. É difícil entender determinadas ações da Diretoria. Com o presidente anterior, o Galo ainda fazia alguns jogos na pampulha, agora nada. Expliquem, por favor.

  12. Olá amigos da bola!

    Pelo que vejo, o trio (presida, diretor e empresários) que até momentos antes do jogo contra o Botafogo, desagradava grande maioria, agora, se torna competente!…….

    Veremos!….. O futuro dirá……

    Sou completamente contra esses caras do comando, não sou bobo!…. Vejo quem tem se beneficiado, vejo como são feitos os negócios, vejo como o patrimônio do Galo diminuiu bastante…. Vejo que os negócios beneficiam principalmente aos caras e não ao clube que se tornou nas mãos desses sujeitos, um balcão de negócios! Vejo…….

    Então, não se iludam! Quando encontrarmos o time ideal, logo ele será desmontado, e o dinheiro meus amigos, deve ser distribuído entre empresários, diretor e presida, e o Galo??? Ganha????

    Nesta toada, logo, logo, o Clube Atlético Mineiro terá apenas atletas de aluguel, prontos para serem vendidos…….

    Como diria o Cafunga, lembram????? Não me venham com chorumelas…….

  13. Parece que trilhamos apenas a satisfação de não mais sermos rebaixados, falta aquele sentimento de raça que predominava no nosso hino.

  14. Oi Eduardo, José Roberto e Amigos, bom dia!
    Não é nada fácil arrumar a casa sob a pressão de 8 milhões de Torcedores. Principalmente da forma que a atual diretoria se propôs a trabalhar, priorizando a rigidez financeira, com a remontagem e o rejuvenescimento do elenco.
    Muitas peças saíram e outras chegaram. Entre erros e acertos, com planejamento ou não, o time que sobrou é esse aí.
    Mesmo com o título – mais uma vez – indo para o ralo, os resultados tem sido satisfatórios, dentro e fora das quatro linhas.
    Cabe a nós Torcedores, continuar apoiando e torcendo para que pelo menos possamos bicar uma vaga na Libertadores.
    Saudações Alvinegras,

    1. BINGO!
      O comentário do Jandir registra 50mil postagens dos leitores neste espaço do Atleticano.
      Como pretendo postar algo curto à tarde, farei um rápido balanço à respeito. Comemoro com você Jandir, com o Zé Roberto – autor do texto – e todos os AmiGalos.

  15. Bom dia a todos. O NOSSO problema é a DEFESA. Se Tiago Larghi fizer o milagre de consertar essa Zaga com as peças que tem , podemos sim almejar o título. Cada bola cruzada é um perigo ; a zaga bate cabeça e fica perdida. O resto do time vai bem com boas peças para o meio e ataque.
    Das contratações ; CHARÁ ; J. WELLISON SÃO MUITO BONS E GALDEZANI E EMERSON ESTÃO MELHORANDO MUITO
    Portanto vamos acreditar desde que a DEFESA melhore já o seu desempenho.

  16. Bom dia. Tenho duvidas sobre as seguintes situações: multa do Fred; inicio de obras de terraplangem no periodo chuvoso? Por que insistimos em jogar só no horto esse ano se precisamos aumentar receita? O UOL afirma que o valor atual da folha é 9 milhões..é isso mesmo??. ENFIM o pedido é por transparência. Quanto ao futebol o técnico ja definiu: lutamos por G6.

    1. Transparência é algo pedimos há muito tempo, mas tudo no Galo é tratado internamente, a imprensa pouco sabe ou não procura saber, e, consequentemente, a torcida não tem acesso as informações do clube. Na gestão Nepomuceno nada vinha a público, tudo era complicado, acreditei que as coisas poderiam mudar com o Sette, ainda é tempo…

  17. Bom dia a todos
    Quero parabenizar o Tomás Andrade pela atitude de ontem, quando um jogador do elenco deixa que um torcedor se aproxime é como se o GALO estivesse mais próximo da gente, que a Sophia possa continuar sua batalha pela vida agora mais fortalecida.

  18. Bom dia aos Atleticanos de Verdade, sempre o mesmo papinho dessa turma, tá bom mas tá ruim. Nada ta bom, sempre enumerando os defeitos não vendo as virtudes, sempre o mesmo morde e assopra. Perdemos pontos bobos sim, poderiamos estar na liderança sim, mas não estamos então bola pra frente. Aos Verdadeiros Atleticanos vamos acreditar em tempos melhores o que passou, passou agora é focar jogo a jogo e buscar os resultados. Sempre a mesma ladainha, se não fosse o técnico inexperiente, se não fosse o Patric, se não fosse a defesa, Uma, ninguém nasce sabendo, Patric ja saiu, a Defesa foi mudada então é acreditar e VENCER, VENCER, VENCER esse é o nosso ideal. E outra ja deu essa de ficar pegando no pé da Diretoria, todos os sites estão elogiando e enumerando que ano passado o GALO gastava mais e não estava em situação tão boa quanto hoje, então vamos ver as coisas boas e não so enxergar as ruins que se passaram. No mais só a vitória interessa amanhã. Libertadores é lucro, Titulo EU ACREDITO, porque AQUI É GALO.

    1. Enumere quais sites, gostaria de ver tais opiniões. Será que realmente existe “situação tão boa quanto hoje”? Qual o real passivo trabalhista? Qual a dívida fiscal? Quanto é o débito na FIFA? Se vc tem acesso ou conhece os balancetes mensais, compartilhe. Transparência faz muito bem.

      1. Andrade Boa tarde!
        Seus questionamentos certamente não serão compreendidos. Há um déficit flagrante de hermenêutica que paira sobre o” autêntico”.
        Veja o que ele escreveu quando diz o mesmo questionamento.

    2. Lugalo saudações! Uma dúvida: vc concorda com a repetição de erros q estão sempre atrapalhando e colocando em *xeque* a capacidade vencedora da Instituição CAM? Pq perdemos a rota dos três anos seguidos vencendo, praticando um futebol de alto nível,com o CLUBE em todos os noticiários servindo de exemplo, q encheu de orgulho toda a Massa Alvinegra e tocou o terror nos de camisa feiona? Voce concorda com isto? Desculpe-me! Se apontar um monte de erros q estão acontecendo repetidas vezes em sequência é ser “modinha”,mas alguém se atentar a eles e pelo ao menos tentar saná-los, não vejo problema em ser um! Respeito vossas colocações,mas não dá para amarrar o elefante com corda fraca,ele irá fugir! Saudações e ObriGALO pela leitura

  19. Nossa dupla de volantes tem que ser volantes que saibam marcar como:
    Adilson e Blanco
    Adilson e Ze Welison
    Ze Welison e Galdezani
    Adilson e Galdezani
    Lucas Cândido e Galdezani
    Toda vez que jogamos somente com um volante marcador nos damos mal.
    Contra o Vasco tem que jogar Lucas Cândido e Galdezani com o Adilson entrando no segundo tempo, Elias mil vezes não.
    Fora Elias!!!!

  20. Nosso promissor técnico Thiago Larghi deu uma arrumada no time fazendo o feijão com arroz, colocou 2 volantes marcadores Adilson e Blanco 1 camisa 10 Cazares e 2 pontas abertos Tomas Andrade e Roger Guedes após a copa ele quis inventar e desandou tudo colocou só 1 volante marcador Zé Welison, e tirou o camisa 10 colocando o Luan para armar o time.
    Tomara que ele tenha aprendido a lição o time que enfrentou o Botafogo deu muito certo, independente das peças temos que jogar com 2 volantes que marcam e com o camisa 10 de origem Cazares, Nathan ou Bruninho.
    Fomos campeões da Libertadores assim sempre jogamos bem assim, não sei porquê nossos técnicos vira e mexe inventam de mudar e quebram a cara.

  21. Bom dia, quinta feira mais uma grande oportunidades de vitoria, o Vascao nao ta com nada, mas pes no chao para nao ter uma surpresa amarga, mas acredito numa vitoria com boa margem de gols! Aproveito para reiterar que gostaria de ver o Galo de volta ao Mineirao, la sim e o palco para nossa imensa Massa! Acorda diretoria e mande os jogos do Atletico no gigante da Pampulha!

  22. Bom dia!
    Coisas muito boas já aconteceram no Galo nessa nova gestão. Em primeiríssimo lugar nos livramos do conecaloteiro e depois do pedalada e mais um monte de encostos. Além disso a diretoria fez boas contratações dentro da dura realidade financeira, como Chara, Tomas Andrade, Emerson, José Welison, Galdezani, Maidana e outros que com certeza vão vingar.
    Tivemos graves problemas que fugiram a alçada administrativa que foram as contusões de duas importantíssimas peças do meio campo, Adílson e Blanco.
    Além disso tivemos (e ainda temos um pouco) o problema da cabeça dura de treinador que fica querendo morrer abraçado com certos jogadores. Cito, Patric, Gabriel, Fábio Santos e Elias. Dos dois primeiros parece que nos livramos (na verdade nem tanto, porque ainda os temos no plantel e a qualquer hora podem ser acionados novamente). Os dois últimos precisamos pressionar pra que o jovem treinador consiga enxergar que com eles em campo nosso sistema defensivo fica bem comprometido. Espero que ele abra logos os olhos pra que possamos alçar voos mais altos ainda esse ano.

      1. Tem gente lá que recebe muito bem pra isso. O problema é que não estão enxergando o óbvio. Meu papel é torcer e cobrar. Se você quiser enxergar também, é só conferir que o time melhorou muito contra o bostafogo em pleno engenhão. Coisa que não acontecia.

      2. Se bem que eu não entendi bem a sua ironia…seria você viúva do conecaloteiro? Ou quem sabe defensor do inútil Elias…Patric…

  23. Só vou dizer uma coisa: pés no chão sim, mas acreditar sempre…..quem não acredita não pode querer alcançar o êxito….Sinceramente os times do São Paulo e do Inter são superiores ao do Galo? tecnicamente falando não são, mas o lado coletivo desses times tem sobressaído, é fato, digo e repito, se o Galo tiver uma defesa sólida e segura, aumenta consideravelmente suas chances….e a torcida tem uma ‘ANSIEDADE MONSTRUOSA” pra tudo, estádio, formatação e entrosamento do time, enfim tudo precisa de um tempo, é óbvio…futebol hoje é estudado tudo, minuciosamente, científico mesmo…..não adianta apavorar, tem que ter foco e direcionamento para saber onde quer chegar de fato….a tabela do campeonato tem que ser muito bem analisada, favorece muito ao SP nos próximos 6 jogos e já pro Inter vejo bastante dificuldades, o Galo tem que se preocupar em fazer a parte dele, ganhar os jogos e ter aproveitamento alto,VAMO GALO, ACREDITA!

  24. Bom dia a todos os atleticanos e atleticanas de todos os matizes!
    Bom dia José Roberto!
    Parabéns pelo texto LÚCIDO! Abordou os problemas sem cobri-Los com a “teoria da paixão”.
    Gostei do termo ” ciclo vicioso”. Confesso que ele me preocupa, pois parece que ninguém aprende e/ou não quer aprender com erros passados.
    “Não tenho a fórmula mágica e nem a resposta para tantos questionamentos, se os tivesse, com toda certeza teria ido ao Clube e passado a “receita”, ao invés de ficar apenas apontando.
    Concordo. Como você ninguém tem essa resposta, e nesse espaço fazemis apenas nossos apontamentos. Esses são bem entendidos por aqueles que conseguem fazer uma análise fria como você fez hoje, ou são execrados sem quaisquer resquícios de lucidez quando a paixão domina!
    Parabéns!
    Torcer sempre mas sem perder a capacidade de julgar!

    1. Prezado Alberto, venho quase que diariamente lendo as manifestações e os textos publicados neste espaço concedido pelo Nobre Eduardo de Ávila. Vejo posições que são adeptas da paixão ou do otimismo, as de criticas construtivas na qual eu me enquadro junto consigo e outros Atleticanos, e por fim, há poucos com posições criticas mais radicais. O que defendemos e c reio que seja o de todos os Atleticanos, neste bloq, é o espírito centrado no apoio e engrandecimento do Atlético e no respeito aos colegas Atleticanos independente de suas opiniões. Devemos ser a torcida diferencial das outras, que mostra o quanto o torcedor atleticano é ímpar e invejado pelos adversários. Saudações Atleticanas

      1. Caro Afrânio Boa tarde! Belas considerações. Confesso que leio as suas postagens, sempre equilibradas.
        Por força dos ofícios que exerço, tenho de ter uma postura MUITO critica, e estar aberto ao contraditório. Infelizmente nem todos assim se encontram.
        Bom saber da sua companhia nesse espaço!

  25. Bom dia massa, JR e Guru. “Os erros cometidos no passado parecem que precisam ser repetidos para quem está no comando“ – Então meu caro amigo JR, o entendimento de grande parte da torcida e de muitos amigos daqui deste espaço, é que o trabalho da diretoria não tem sido bom, ou não tem dado o resultado esperado. Mas a reportagem do UOL trás justamente o contrário. Reduzimos nossa folha de pagamento em 2 milhões e conseguimos uma performance melhor de 57,9 % contra 42,6% do ano passado. Os números contradizem todos aqueles que não conseguem ver a evolução do ano passado para este ano. Claro que, a diretoria tem cometido erros, mas é inegável que estão trabalhando, rejuvenescendo a equipe e principalmente trazendo jogadores comprometidos, diferente daquela corja que andou vestindo nosso manto, e sugando nossas finanças ano passado. Claro que os resultados não serão imediatos, e precisamos ser mais pacientes. Talvez sejamos o clube que perdeu maior número de jogadores pós copa, seja por lesão, ou negociação; mas mesmo assim continuamos na luta.

    1. Eh isso caro JBHGALO! Lutar lutar lutar este é o nosso ideal. Chega de ficar andando em círculos é para frente q se anda. Saudações

  26. Bom Dia José Roberto, bom dia Atleticanos e Atleticanas.
    Vc retratou com exatidão a situação atual do Atlético.
    Estes momentos difíceis já foram vividos inúmeras vezes .
    Podemos afirmar que infelizmente o CLUBE não aprende com os erros.
    Parece um Vídeo de situações antigas.
    Vamos torcer e ter esperanças , pois eu acho que é só o que nos resta.
    BICA ELES GALO.
    Abraço a todos e tenham um dia abençoado.

    1. Bem colocado Valdir! As pessoas q pensam o Clube parece não querer aprender com os erros q se repetem de tempos em tempos,e são os mesmos, diga-se! Este pensamento de que ano q vem vai ser diferente não cabe mais,quem sabe faz a hora e ela é agora, já! Saudações

  27. Prezados Eduardo, José Roberto e Atleticanos, os problemas apresentados pelo time durante o campeonato deixou o Atlético entre os cinco primeiros. Imagino se não tivessem ocorrido as falhas bisonhas e o fato de o time ter jogado de forma covarde em algumas partidas, onde poderíamos estar? o fato é que este campeonato brasileiro tem mostrado um equilíbrio muito grande entre as equipes, não há nenhum time se destacando pela qualidade de capacidade de domínios sobre os adversários. Veja o atual líder, os poucos jogos que vi desse time me mostraram que eles não tem nada de excepcional e ainda, contando com o técnico que está lá, não será surpresa aquela barca começar a afundar. Basta aos adversários analisarem como eles jogam – esperando o erro do adversário e na base de contra ataques – para se estruturar um desenho tático de neutralização de contra ataques que eles não terão resultado positivo.
    Neste returno o Atlético pegará: dentro de casa o atual líder, o grêmio, o tal de palmeiras; e fora o inter e o asqueroso carioca. Se o time do Atlético manter o padrão apresentado diante do Botafogo em tais partidas, teremos no mínimo dez pontos. Portanto, o foco agora é manter e, se possível, continuar a tendência de evolução tática e qualitativa do futebol do elenco e ao final do campeonato estaremos dentro do grupo da libertadores. Agora é agregar confiança ao elenco e a certeza de que não existe adversário atualmente no futebol brasileiro que não possa ser vencido com aplicação, organização tática e eliminação de erros e bobeiras defensivas. Saudações Atleticanas.

    1. Prezado Afrânio,

      Você falou tudo. O São Paulo, o inter e Flamengo não tem nada de mais. Eles tem times somente organizados e são limitados, pois jogam no contra-ataque. O único que jogo um futebol de qualidade é o Grêmio, mas eles tem a Libertadores para disputar e acredito que eles irão longe, diante dos times que ainda disputam a taça. Por isso, concordo com você, se o Galo manter o padrão apresentado nas duas últimas partidas e não der bobeira na zaga, tem tudo para disputar o título.

    2. É isto prezado Afrânio! No returno o GALO fazendo o simples como aconteceu nas duas últimas partidas dá para confiar em algo mais. Concordo com vossas colocações e digo mais,o BR está em aberto e estamos no páreo. O q tem de acabar é este ciclo vicioso de que o ano q vem vai ser diferente,e acaba por não ser. Erros se repetem e a Instituição acaba pagando um preço alto demais… Saudações.

      1. Prezados José Roberto e Alexandre, agradeço o apoio e vamos continuar mantendo nossa esperança que enfim o time se apegue na regularidade dentro do padrão apresentado contra o Botafogo e aí no final do ano, podemos até não comemorar o título, mas estaremos em excelente colocação e com vaga garantida na libertadores. Este é o patamar digno e aceitável para um clube da Grandeza do Nosso Amado Clube Atlético Mineiro. Saudações Atleticana

  28. Ano passado a burra não tava cheia de dinheiro, o que aconteceu foi que nos comportamos como aquele correntista novo, que recebe o cartão, e, ao desbloquear, tem a sua disposição o cheque especial. O Atlético, assim como o rival estadual, e a maioria dos clubes brasileiros não é rico. Simplesmente porque, o Perrella já dizia isso desde os anos 2000, com o seu time bem, futebol brasileiro é deficitário. Alexandre Gallo faz um excelente trabalho, pois está montando um time pro futuro, pra colher dividendos, esportivos e financeiro. Se tivéssemos essa política de empréstimo com passe fixado, não estaríamos até hoje com Patric e pagando o Emerson Conceição. É fácil fazer sucesso no cargo de diretor de futebol, quando se tem o aporte financeiro de um patrocínio, inclusive para contratações, como foi o caso do Alexandre Mattos no Palmeiras, e do Rodrigo Caetano no Fluminense. A função do diretor é preservar o patrimônio do clube. Não é apenas contratar. Não lembram do episódio envolvendo Jô, André e Emerson em Curitiba… Kalil queria demissão. O Maluf segurou, não pagou as rescisões e vendeu os dois primeiros, gerando receita. Repito o que disse um leitor ontem, essa diretoria é a mais profissional que passou pelo Galo. Peca na arrogância do mandatário em certas declarações. O que parece ser corrigido.

    1. Realmente caro!Em momento algum eu disse q estávamos com a “burra cheia”,quem estava eram os jogadores renomados q fizeram do CT um spa luxo e pouco renderam dentro de campo, porém,o nosso Clube ainda se encontrava estruturado. Este ciclo vicioso de que ano que vem vai mudar, os erros se repetindo não cabe mais num Clube do tamanho do CAM. Chega de andar em círculos, entendeu!? Exemplos vindos da enseada das garças,nem me dou ao trabalho… aliás,nem era p estar replicando,vida q segue!
      ObriGALO pela leitura … saudações

      1. Correto. Eu que li errado mesmo. Minhas escusas. Cara, não é questão de exemplo. Acontece que eu acompanho futebol há.muito, e qualquer torcedor do Atlético é expectador, ainda que involuntariamente (o que não é o meu caso, pois sempre me interessei pelos bastidores do esporte bretão em MG), de alguma coisa dita por um dirigente, treinador ou atleta rival… Faz parte do regionalismo. E o futuro ex-senador disse isso em 2003… Realmente, sobre a burra eu errei mesmo.

  29. Bom dia, Alvinegros!
    Caro José Roberto, pergunto: dá para o Atlético ser campeão do BR18?
    Para não dizer que é impossível, diria que é muitíssimo improvável (lógica matemática).
    O número chave para ganhar o Brasileirão são 76 pontos; a pontuação pode ser transformada numa campanha média, dos últimos doze anos (desde 2016), em 22 vitórias, 10 empates e 6 derrotas.
    A campanha atleticana no turno (aproveitamento de 57,8%) rendeu apenas 33 pontos (10V; 3E e 6D).
    Para alcançar o mínimo da pontuação que em tese daria o título ao Atlético (76) faltariam ainda 43 pontos, tipo mais 12V, 7E e 0D, isso para ficar na média histórica do campeonato (que nem sempre garante o título).
    Será que o Atlético alcançaria essa pontuação?
    O Alvinegro vai fazer 9 partidas em casa e 10 como visitante no returno.
    GALO MANDANTE / 9 JOGOS: VAS; SP; CAP; SPO; AME; GRE; PAL; BAH; e BOT.
    GALO VISITANTE / 10 JOGOS: VIT; COR; CRÜ; FLA; CHA; FLU; CEA; PAR; INT; e SAN.
    Projetando-se os 43 pontos necessários numa campanha de campeão o returno obrigará em 13V (39 pontos), 4E (4 pontos) e 2D (0 ponto).
    Noutra combinação, brigar por 12V (36 pontos); aí não poderá ter sequer uma derrota, além da busca de 7 empates.
    Em resumo, o Atlético, para ser campeão, vai ter que considerar no returno 12V, 13V ou 14V e depender ainda dos outros concorrentes à frente.
    Para 12V deverá empatar mais 7 e não perder nenhuma.
    Para 13V deverá empatar mais 4 e poderá perder mais duas.
    E para 14V deverá empatar uma e poderá perder mais quatro partidas.
    Obviamente pode o Atlético ganhar 15, 16 ou mais jogos. Mas a reflexão matemática mostrada serve para clarear a situação, ou seja, se o Atlético fizer boa campanha no returno com 11 vitórias isso já não bastará para alcançar os 43 pontos necessários para chegar aos 76 pontos (que nem sempre garantem o título, reforça-se).
    O mínimo para atingir os 43 pontos são 12 vitórias em 19 jogos; menos que 12V (além de mais 7 empates), babau…
    Para o campeoníssimo GUARDIOLA o título deve ser pensado a partir do 1º jogo do campeonato (de pontos corridos) e a regularidade ao longo de toda a competição é fator determinante e a meta a ser perseguida (Teorema de Guardiola).
    Para o Departamento de Matemática da UFMG o Atlético tem hoje apenas 4,3% de chances para o título; para a Libertadores, 72,8%.
    Para um amigo atleticano aqui de Uberaba (Jesus, porteiro) no futebol não tem essa de fazer contas ou se preocupar com projeções; basta focar no próximo jogo, esquecer os adversários e jogar com a determinação de matar para não morrer.
    Eu também penso como o Jesus atleticano e entendo que o foco deve ser apenas o “próximo jogo”, sem projeções de resultados nem preocupações com os adversários e tampouco calculadora.
    O título é improvável?
    Muitíssimo…
    É impossível?
    Ainda não…
    Ainda dá?
    Sim, com pequeníssima chance, mas ainda dá…
    QUEREMOS O BR18!

    1. Excelente texto José Roberto e ótimo comentário Zé Galo.
      Em tempo: o Estado de Minas de hoje informa que o Galo anunciou nova data para o início das obras do estádio: dezembro deste ano.
      Eu sou um eterno otimista e enquanto houver chance vou sonhar com este título de campeão brasileiro mais que qualquer coisa.
      Rumo aos 76 pontos com Chará e companhia.

      1. Bom dia Rogério e amigos do Galo. Eu assim como outros ATLETICANOS só queremos entender a real situação estádio/Shopping. Hoje o NOSSO GALO detêm 49 % do Shopping, é isto? Já não recebe proporcionalmente os rendimentos referentes aos outros 51%, é isto mesmo? Entretanto o início das obras do Shopping foram adiadas para dezembro, é isto? Esta obra pode ser adiada até quando, ou seja o que acontece se em dezembro as obras não forem iniciadas, se os prazos não forem cumpridos? Se já houve a transferência dos 51%, quanto o NOSSO GALO já deixou de receber referente aos rendimentos deste percentual? Com certeza o torcedor precisa ter acesso a estas informações.

        1. Bom dia Ricardo. Eu não tenho ciência da situação do Galo perante ao Diamond Shopping.
          Na reportagem diz que mesmo com o atraso, a MRV se prontificou a entregar a obra ainda em 2020.

        2. Acho que esse assunto do Shopping já foi muito debatido inclusive aqui no blog.
          Hoje o Atlético tem 67.00% do Shopping pois ainda faltam 10 anos de arrendamento, e zero 0% de estádio.
          Vai ficar com 100% do estádio e 49% do Shopping tá ótimo!!!
          O Estádio vai ser a cereja do bolo que nos coloca em outro patamar e com a força da nossa torcida vão ser anos de glórias!!
          Não vale a pena debater sobre isso tudo de novo, ouve um pequeno atraso por causa da burocracia do Brasil mas vai sair.

    2. Bom dia!

      É isso aí ZeGalo, difícil sim, mas não impossível, ainda podemos faturar o BR18, não tem bicho papão não….estão todos nivelados para baixo!!! Vai GALOOO…!!!

      Abraços

    3. Boas colocações! Falou tudo ao dizer que tem que esquecer os adversários e focar no próximo jogo. Ainda digo mais: O time e a torcida devem esquecer a pontuação, saldo de gols, colocação, etc.. Para ser campeão o time tem que GANHAR, GANHAR, GANHAR, GANHAR, GANHAR… Esse deve ser o pensamento dos atletas e torcida.

    4. Queremos o BR18! Creio q e ele seja palpável,desde q o pensamento de tds na CdG seja este. Não creio q este campeonato tenha corte tão alto_ 76 pts_ .Pelo nível do futebol apresentado pelas agremiações,com raras exceções, acho q p sair campeão seja necessário entre 73/74 pts. Neste caso,o GALO terá de pensar e focar em fazer o dever de casa e beliscar pontos tbm, principalmente contra os quatro primeiros colocados. Lembrando; não batemos nenhum deles,pelo contrário. Fazer projeções é complicado,já q o futebol não é uma ciência exata, penso q 40 pts é o n° mágico p o GALO, qqr outro acima disto é lucro. Saudações

    5. Não existe formula mágica mas se tem uma formula que deu certo no Galo é jogar com 2 volantes que sabem marcar e com o tradicional camisa 10.
      Antes da Copa o time jogava com Adilson, Blanco e Cazares
      Depois da Copa o Thiago Larghi começou a partida contra o Grêmio com Zé Welison, Elias e Luan deu no que deu o Elias não marca ninguém e o Luan não é camisa 10 fomos engulidos pelo Grêmio.
      Depois contra o Palmeiras o Thiago Larghi escalou Zé Welison, Galdezani e Elias o time melhorou muito merecíamos ganhar aquele jogo, mas o Elias ainda não era o camisa 10 que precisamos.
      Contra o Botafogo finalmente fizemos a melhor partida do ano com Zé Welison, Galdezani e Cazares.
      Não tem erro essa é a formula 2 volantes que sabem marcar, 2 pontas abertos e o camisa 10.
      Aí eu pergunto o Elias tem lugar nesse time???? Claro que NÃO do meio pra frente estamos muito bem servidos ano que vem tem que usar o Elias como moeda de troca ou vende-lo é muito caro para ser banco e um zero a esquerda.
      Contra fatos e números não existe argumentos não tem como defender o Elias ele prejudica o time é fato.
      Fora Elias!!
      Saudações!!

      1. Bom dia, Pablo de Oliveira!
        Por que é tão difícil pra TL e parte da torcida enxergar isso? Você está corretíssimo!

        1. Bom dia, Pablo de Oliveira. Saudações. A única verdade que o Galo tem apresentado neste ano é que o Elias não só joga mal como faz mal ao Galo. O elias em campo não tem finalidade nenhuma.

          1. Meus caros, respeito a opnião de vcs, mas ainda acho que elias está sendo mal escalado, precisa jogar mais adiantado com dois pit bus de guarda (zé wellisson e adilson) ainda foi testado desta forma ou foi??

            abraços

    6. Caro Zé Galo, a matemática nem sempre é exata, mas todos nós sabemos que é muito difícil, a não ser fazer uma campanha excepcional no returno. Mas convenhamos, será que o SP vai continuar na mesma entoada? Veja a sequência dos jogos do Inter, a partir de determinada rodada, uma vez que é o segundo colocado e verás que não é nada fácil. Com este campeonato que não existe nenhum bicho papão, tudo é possível para todos os times até o sexto lugar. Também não vejo o SP repetindo aquela sequência de vitórias com os times de cima da tabela, que ninguém esperava e até mesmo o SP. Se você ver a pontuação dos times pós copa, não foi só o Galo que caiu, inclusive o flamerda que era líder e que ficou abaixo do Galo. Ainda vejo a disputa em aberto e não podemos apontar com certeza que vai levar a taça. Tudo é possível e a esperança é a última que morre.
      Saudações atleticanas!

      1. Robson,
        Concordamos que o Galo precisa jogar com 2 volantes que sabem marcar, certo e você sugere o Elias um pouco mais adiantado ok.
        Porém para o Elias jogar como meia o camisa 10 tem que ser sacrificado PERDE QUALIDADE!!
        E tanto o Cazares, como o Nathan como o Bruninho são melhores que o Elias neta posição.
        O Elias infelizmente é um fardo o cara ganha 500 mil por mês tem 33 anos e contrato até Jan de 2020 quem vai querer??
        Ano que vem tem que tentar empurrar ele no Flamengo ou Corinthians aqui não tem espaço não, tomara que o Thiago Larghi enxergue isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *