Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Uma bola dentro e outra fora

Sem futebol, os nossos assuntos são as movimentações para o retorno dos jogos e a boa expectativa com as contratações confirmadas e outras ainda especuladas pela diretoria. Muitos entre nós, naturalmente, demonstrando preocupação, sobretudo pelo alto investimento e o atraso da folha de pagamento.

Sobre esses dois temas, o presidente Sette Câmara, ontem, se manifestou. Ao meu entendimento, de maneira brilhante e até assinando junto ao presidente do Conselho Deliberativo – Castelar Guimarães – uma nota dando conta de que os valores do aporte financeiro são sem juros ou qualquer outro tipo de correção. Um alívio aos que se preocupavam com um eventual endividamento.

Acho que qualquer clube brasileiro, presenciando o que estamos passando – naturalmente – estaria com uma ponta de inveja. Existe a inveja saudável e a doentia. Ontem mesmo, pelas redes sociais, circulou uma postagem do presidente do Paranaense mencionando o sucesso da venda do nosso Manto da Massa. Simpática e de bom gosto. Coisa de boa vizinhança, diria.

Já um coleguinha, parece que de São Paulo (que eu nunca tinha ouvido falar), deu pitaco sobre as nossas contratações. Essa é a inveja de quem não suporta conviver – ou presenciar – com o concorrente que esta se organizando. Parece que o moço, o famoso nem sei o nome (acho que da FOX, lá onde o Simon é ou foi comentarista de arbitragem – que graça), teria reclamado das contratações do Galo. Ah! Se eles tivessem os mecenas que temos no Galo, seguramente estaria exaltando. Menin e Guimarães são Atleticanos, graças a Deus. Que também é Galo!

Pois bem, sendo assim, creio que se desfaz essa neura interna entre os nossos companheiros de Atleticanidade. Desmonta, ao que penso, essa coisa de que eles (mecenas) estariam querendo virar donos do Galo. Até que não seria mal, afinal, em matéria de gestão financeira ambos são pole no Brasil, quiçá no planeta. A casa própria é prova dessa realidade. Obras em ritmo acelerado.

Fato é que estamos montando um time competitivo; se vai ganhar títulos, ninguém sabe, mas uma certeza eu tenho: não vai fazer o Atleticano sofrer como em temporadas recentes e até um passado não tão distante, quando obrigava o Torcedor a fazer promessas e compromissos para escapar do rebaixamento. Minha hérnia de disco que o diga.

Se louvo a nota e explicações sobre os investimentos em curso, o mesmo não posso dizer sobre a infeliz cobrança da imprensa sobre a grama do vizinho. Para se chegar ao sucesso, pelo que já acompanhei em minha vida, não tem de ficar batendo no adversário e sim mostrar eficiência nas suas ações. Estou convencido de que Sette está gerindo agora com mais eficiência.

A opção de bater no concorrente sinaliza fraqueza. Vivi no meio político muitos dos meus 62 anos de vida, toda eleição que a opção era bater no adversário, o resultado final sempre foi diferente do pretendido. Seja numa eleição proporcional ou – especialmente – na majoritária. Hoje em dia quando assistimos um candidato a prefeito usando redes sociais exclusivamente para difundir defeitos do outro é sinal que sua campanha não está decolando.

Então, em meio a tanta expectativa favorável, num momento que chegamos a 92 mil unidades do Manto da Massa já compradas e pagas, temos de curtir isso. Tenho certeza que vamos bater muito acima das cem mil camisas. Isso, que fará Belo Horizonte virar um mar em preto e branco, aliado às contratações, é o que devem pautar diretoria e Torcedores.

Para ser melhor não basta ser superior, tem de ter grandeza para curtir esse momento. A mim não interessa se o próximo clássico mineiro será com o Coimbra ou um dos três anteriores que se revezam ao longo de 112 anos para o embate com o Galo. Mas sou apenas um Torcedor!

Em tempo: hoje, sábado, precisamente às 18h13m, com muita honra, estarei participando de uma live da “GalonaBagagem”. Inscreva-se já desde cedo. https://www.youtube.com/channel/UCaIH_uYArK4jerkfRGHNdwQ

Estarei junto com Alberto Castelli, que é o mediador, e dos amigos e companheiros de Tribunais Esportivos das Copas Itatiaia e Centenário, Wesley Campos e Luciano Gontijo. Esperamos por vocês!

*imagens: 1) Pedro Souza/Atlético; 2) Bruno Cantini/Atlético; 3) divulgação

12 thoughts to “Uma bola dentro e outra fora”

  1. Devemos esperar um pouco pelo Sávio. Vejo se tivéssemos esperado um pouco mais pelo rei, talvez não tivesse sido destruído pelos zagueiros carniceiros.

  2. Boa noite.
    Já tive oportunidade, talvez há dois anos atrás, propor um novo desenho para nossa camisa, explicando sua “funcionalidade”, pois a ideia parte do desenho de uma crista de galo, vermelhíssima, evoluindo desde a bainha em preto-e-branco, subindo sinuosa entre amarelo, alaranjado e vermelho puro até o topo, ornada pelas listas alvinegras que poderiam se manter nas costas completamente.
    O vermelho, pela psicologia, inflama indubitavelmente o coletivo presente aos estádios, ou seja, o décimo segundo jogador entra definitivamente em campo.
    Saudações.
    Rubens

  3. Caro JA
    Tenho um antídoto, para as línguas venenosas da imprensa do eixo do mal e até da parte podre da imprensa mineira que levou o 7C a reclamar.
    Canais you tube do galo.
    Eu acredito, Rádio Web Galo, Identidade 13, Galotube, Galo TV News, Terreiro da discórdia, Fubaca Brasil entre outros. Perdoem-me os canais que aqui não mencionei, mas fazem um belo trabalho em prol do clube.

  4. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos.
    O que precisamos é exatamente disto: Esclarecimentos convincentes. Agora, todos entendemos como estão se comportando as aquisições e como serão os desdobramentos. Até então, tudo era um balaio de gatos para nós. Agora, mais do que esclarecimentos, queremos resultados. Estamos depositando muita confiança nos novos destinos do Galo. De qualquer forma, de uma maneira muitas vezes agressivas de nossa parte, passamos a dar um voto de confiança à diretoria do CAM. Só espero que essa euforia não seja apenas momentânea, e para isso, será necessário resultados. Nós somos realmente uma torcida diferente, apaixonada; todas vezes que somos chamados a dar a nossa contribuição, nos fazemos presentes. As vendas da nova camisa do galo, com certeza é mais uma demonstração de confiança às atitudes atuais do 7 câmaras. Demorou, poderia ter acontecido tudo isto no fim do ano passado, quando houve manifestação de interesse do Galo no Sampaoli. As condições ofertadas, tando naquela época, quanto as atuais, financeiramente, não devem ter tido alterações substanciais. Mas, dinheiro foi perdido com a eliminação da Copa do Brasil e da Sul Americana, o qual poderia ter amenizado um pouco as penúrias atuais do Galo, mas, das angústias passamos à euforia. Vamos aguardar os resultados para então louvar, se preciso for, 7 Câmaras e toda a direção. Somente os resultados nos darão a certeza de que todos os esforços, diretoria e torcedores valeram a pena. Navegar é preciso!
    Falta, no meu entendimento a aquisição de uma camisa 10 que chegue para ditar o ritmo do time do Galo, pois essa é a peça fundamental em qualquer time, e por enquanto, não antevejo nenhum jogador que possa nos dar essa certeza. Quantos as demais aquisições, só o tempo nos dará a certeza do sucesso dessa empreitada, pois para mim, apenas o Keno tem condições de disputar a titularidade do time do Galo. Continuo insistindo que os resultados financeiros futuros estão nos jogadores da base, da qual, vários são promissores e precisam ser testados.
    Hoje e sempre galo.

  5. Bom dia,

    Quem ainda ficou com dúvida sobre as palavras do presidente, ainda existe uma live do FalaGalo do ano passado com o Menin, onde ele deixa claro a forma dos empréstimos pessoais dele ao Galo, sua satisfação em poder ajudar o seu time do coração.
    Estarei lá as 18:13h para acompanhar a live da “GalonaBagagem”, assisto sempre.
    Pergunto a quem já viu o Savinho jogar, ele não poderia ser o nosso camisa 10?
    Pelo que dizem me parece que possui futebol para isto, e se bem trabalhado pelo Sampaoli valerá ao Galo mais do que a metade do shopping, então temos que investir no garoto, os craques não possuem tanto problema quanto a idade para aparecer para o futebol, temos o exemplo do Reinaldo, e outros pelo Brasil e pelo Mundo, até o Barcelona colocou um jogador de 16 anos para estrear, o colombiano Ansu Fati saiu do juvenil sem passar pelo time “B” e estreou.
    Para mim eu treinaria ele como o camisa 10.
    Em contra partida eu não deixaria o Cazares se juntar novamente ao grupo de trabalho do Galo, o tempo dele já passou.
    Com o Cazares o número de jogadores estrangeiros chega a cinco, se confirmar o Alonso só teremos uma vaga nos escritos para o Brasileiro, sendo que escalados em jogos apenas cinco.
    Se houver mais alguma contratação de estrangeiros, demonstrará que a diretoria não pretende contar com algum jogador estrangeiro do elenco.

    Bom sábado a todos!

  6. Bom dia Massa e Guru

    A fala de 7C ontem foi acima de tudo esclarecedora e só faltou desenhar para aqueles que têm dificuldade de entender sobre as questões de contratações, salários e pagamento de dívidas do clube.
    Sinceramente eu não dou ibope a estes corneteiros que teimam em destilar seus venenos e ficam falando de dívidas, como se soubessem e vivessem as coisas internas do clube, como se fossem da cozinha de casa. Talvez se achem mais capacitadas para administrar do que quem está lá hoje, então, porque não se candidatam?
    Quanto à imprensa do eixo do mal, ontem mesmo postei aqui: o cotovelo deles deve estar dolorido e doendo, se não for outro lugar, se é que vcs me entendem.
    Também concordo que 7C errou ao citar nosso ex-arquirrival, até porque todas as vezes que eles são mencionamos, na real, o que fazemos é contribuir para tirá-los do ostracismo que eles se encontram. Mas entendo que o 7C somente quis dar uma em parte da imprensa daqui que sempre ficam tentando deturpar as coisas do Galo, buscando o arquirrival como exemplo a ser seguido.
    A hora é de apoiar e 92000 mantos da massa é só a ponta do iceberg!

    1. Concordo com tudo que você falou caro JBHGALO…. E se a imprensa bairrista do eixo está criticando é porque estamos incomodando…. E eles sabem o que acontece quando essa torcida compra a ideia… Como você disse 92 mil camisas em um semana é só a ponta do iceberg!!!!!!
      saudações atleticanas

      1. SÓ ATUALIZANDO 100.000 CAMISAS VENDIDAS!!!!!!!! R$ 19.316.053,99 ARRECADADOS!!!!
        DEVE TER GENTE QUE ESTÁ ROENDO DE INVEJA!!!! AQUI É GALO P@##A!!!!!!!!

  7. Bom dia Eduardo, Lucy, atleticanos e atleticanas,
    concordo com você o nosso presidente tem que se preocupar com o Galo, deixa as marias que a gente zoa… Bom demais ver fotos da máquinas trabalhando no nosso estádio, ainda bem que não estão “paradas”….
    Ah!!!! Eduardo, obrigado pela dica da máscara da Cariogalo, entrei no site deles e acabei comprando a camisa de 2019 comemorativa dos 13 anos da torcida, tem o Galo Fidusi e o número 13 fazendo alusão à data e está na promoção por R$ 55,00….
    um ótimo fim de semana pra todo mundo e se cuidem mais ainda que a coisa tá piorando…

    1. Caro Zé Antônio, ontem usei a minha máscara. Devo ter em torno de dez, sendo metade do Galo. Entre todas, essa da CarioGalo é disparada a melhor. Não só pelo GaloFidusi, mas o conforto dela é absurdo. Nem parece que estamos mascarados.
      Fez também uma bela compra. Abs…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *