Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Um salto considerável na autoestima

Foi uma vitória magra e com apresentação aquém daquilo que o Atleticano quer e espera dos comandados por Sampaoli, mas – inegavelmente – comemorada por afastar agora cinco pontos da zona da degola. Longe, muito distante mesmo, para um time considerado como favorito ao título antes da primeira rodada. Zona de classificação direta para a Libertadores, para até os mais pessimistas e aqueles cornetaristas do eixo, seria vaga assegurada. E foi assim, claudicante (diria Maurilio Costa), que começamos a competição. Lá de cima até na parte, passeamos em todas as condições na tabela ao longo da competição. Salvo melhor juízo, agora cumpridas 30 de 38 rodadas (jogamos 29 e temos um jogo a menos), estabilizamos na região intermediária.

Falando 27 pontos a disputar, podemos tanto nos manter nessa condição, como até mesmo oscilar para cima e para baixo. Se o mais preocupante é a zona da degola, neste momento temos cinco pontos acima da linha de corte.  E mais, em dois jogos se empatarmos um e o Vitória vencer ambos, seguimos na frente pelo critério do regulamento. Temos nove vitórias contra sente dos baianos e no saldo a diferença é muito favorável ao Galo. Dois dados confortam, nesse jogo a menos, em casa, frente ao Fortaleza. Em caso de vitória vamos ultrapassar no mínimo mais dois concorrentes pelos critérios de desempate (Bragantino e Grêmio), podendo até superar outro (Corinthians) no saldo de gols. Estamos na 13ª colocação, pulando para 11º ou 10º lugar. Nesse caso além da diferença da parte de baixo aumentar, vamos começar a fungar no cangote do sétimo e sexto colocados. Quarto e quinto já nem faço conta disso.

E é esse o segundo ponto que me acaricia, entrar na disputa por uma vaga na pré-Libertadores. Sim, ainda que confiando que essa classificação virá de forma direta pela Sul-americana, nunca é demais lutar em todas as frentes. Lembro aos amiGalos, que ano passado, o campeão dessa Sula foi o Racing. O time argentino está disputando as semifinais e brigando por vaga na finalíssima. Perdeu por apenas um gol o jogo de ida, quando o adversário foi altamente beneficiado pelo “apito amigo”, parceiro de décadas daquele rubro negro carioca. Só vi depois os lances polêmicos, coisa de deixar rubro negro envergonhado. Mas, convenhamos, se tem algo que nunca constrangeu e/ou deixou essa gente rubra foram os “erros de arbitragem” na sua história de conquistas ilícitas.

Essa semana, já a partir de amanhã, as duas competições começam a definir seus finalistas. Se na Libertadores, muitos e inclusive este blogueiro, acreditavam na repetição de uma decisão brasileira, a possibilidade de ser entre argentinos e equatorianos é real. Mas isso é assunto para porcos e urubus, aqui tratamos é de Galo. Quero ir logo no final da tarde para o estádio do Galo, passear pela esplanada e sentir a atmosfera positiva da Massa. Curtir e, espero, voltar para casa já me preparando para ir ao Paraguai no dia 22 de novembro próximo. Para isso, com respeito que sempre tive ao Del Valle – time emergente e forte do Equador e da América do Sul -, nosso treinador precisa ter o mínimo de juízo. É jogo que vale vaga numa final importantíssima, não vamos admitir aqueles devaneios na escalação.

Disse ontem, na postagem pós vitória magra e extraordinária sobre o Ceará, tem jogador que é de segundo tempo e em situações emergenciais de jogo. Outros nem nessas condições e o argentino tem lançado desde o início das partidas. Se é verdade que essa agonia tira dias de vida de cada um de nós diria que Sampaoli – jogo a jogo – tem me tirado três a cinco dias nessa existência. Um ou dois ao ler a escalação, depois dois ou três durante as partidas, daí fechando a conta de antecipação da minha passagem pela vida corpórea. Por jogo, agora some-se a isso a quantidade de partidas do Galo nos últimos tempos protagonizadas pelo nosso treinador. Para amanhã, espero não ter de coçar a cabeça ao anúncio do time principal e – muito mais – durante os 90 ou mais minutos do confronto.

Ao que temos e até pelo que ouço – então vai um misto de preferência pessoal e atento às vozes das ruas -, qualquer coisa diferente do que vou colocar aqui seria afrontar a nossa desejada e esperada tranquilidade Atleticana. Ao leitor, cabe sim e muito, questionar a visão do blogueiro. Ao treinador nem tanto, sobretudo se for muito diferente da minha intromissão. Vamos lá! Éverson; Saravia, Rua Tressoldi, Vitor Hugo, Alonso e Arana; Alan Franco, Alexsander e Bernard; Hulk e Dudu. Esclarecendo. Scarpa fora pelo terceiro amarelo. Três zagueiros não é minha preferência, mas Sampa não abre mão disso e na falta do jogador suspenso prefiro assim. Bernard faz bem a função de meio campista avançado. Acredito ser a melhor formação, tanto pelo meu pensar quanto por tudo que ouço de Atleticanos, para buscar a vitória e classificação no tempo normal de jogo. Que assim seja!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

17 thoughts to “Um salto considerável na autoestima”

  1. Boa tarde!
    Ontem vi um rapaz desses de Instagram, mostrar o gráfico de participações dessa joia ultra preciosa, que atende por nome Biel.
    Segundo esse rapaz o magnífico atacante que veste nossas cores, tem 26% de participações em jogos do Atlético. Se o tal alcançar a marca de 33% durante o tempo de seu imprestável empréstimo,reza no contrato que o CAM terá obrigação de adquirir o preciso passe de
    fenomenal jogador, pela bagatela de mais de 40 milhões.
    Sinceramente,SAF ,Menins e afins!

  2. Assino embaixo ao texto, com toda minha “ignorância”, longe das sábias análises do blogueiro. A mim, neste momento, só cabe torcer muito para que tudo aconteça, de forma presencial. Ingresso comprado pra amanhã e, se Deus quiser vencermos, na quarta cedo já estarei providenciando tudo para ida ao Paraguai, dia 22.11. Aqui, como sempre, é Galo enquanto vivermos!!!

  3. Hulk de titular? Não dá!
    Entrar em campo com 10 em jogo decisivo é brincar com a sorte!
    Infelizmente ele não joga mais!
    É obrigado e banco!!

  4. Bom dia a todos! No campo sábado, não senti o temor de uma derrota! Achei o jogo controlado, apesar das duas chances do Ceará. Quando o Sampaoli chegou time estava todo bagunçado e a defesa uma peneira só. Gol por cima por baixo, bola na área do Galo era um desespero só. Então seguindo o script de treinadores experientes, o que fez o Argentino? Arrumou primeiro a cozinha. Agora querer que um ataque funcione bem, com Rony, Biel, Bernard, Renier, aí não tem como! Quero muito a Sul-americana mas o objetivo um é não cair. Sobre isso, nestes dois últimos volto a falar sore departamento de futebol do Galo, especificamente o fraquíssimo e inoperante Vítor, e o Paulo Bracks. Fica igual o ano passado. Começa o campeonato, perde para o Vitória empata com o Juventude, perde para o Grêmio após abrir o placar, empata com o Santos com um a mais, e vida que segue. Aí na hora que o campeonato foi para o brejo, toma uma lapada do Fluminense, vem falar grosso. Tem que ter mobilização desde o inicio e cobrança firme a cada rodada. Se estivéssemos numa posição mais confortável no Brasileiro, tenho certeza que jogaríamos a Sul-americana com mais tranquilidade. Agora tendo a obrigação de ganhar com o grupo fraco que temos pode complicar tudo. Minha esperança é que o Sampaoli permaneça no ano que vem e monte um elenco como em 2.020, e faça a limpeza necessária neste elenco. VAI GALÔ!

  5. Entendo que nossa preocupação deve ser “onde queremos chegar” com o que temos. Falar de elenco em outubro beira a sandice e discutir, nesse momento, porque estamos nessa situação é totalmente inócuo. A meu pensar, o que não tem a menor importância, devemos priorizar a Sulamericana e, no Brasileirão, utilizar força máxima (qualquer que seja essa tal “força máxima) contra aqueles que são, de fato, os nossos adversários na luta para permanecermos na Série A. Isto posto acho que devemos ser inteligentes e centrar forças nos confrontos contra Fortaleza (C); Vasco (C); Bahia (C) Sport já rebaixado F) e Red Bull Bragantino (F). Brigar contra Inter (F); Fortaleza (F), Palmeiras (C) e Flamengo (C) é perda de tempo. Abraços!

  6. No jogo da Sulamericana, acho melhor o Hulk entrar apenas no segundo tempo com todo o gás. Deixa o Rony cumprir a função tática de pressionar a saída de bola deles.
    Alexander dificilmente irá para o jogo. Estou cansado do Igor Gomes, embora o Sampaoli parece gostar dele. Prefiro o Fausto Vera no meio.
    Saravia em boas condições tem de ser o titular. Natanael ainda precisa evoluir muito. Tem potencial, mas precisa amadurecer. Que a torcida não seja precipitada com ele como tem sido com vários que passam aqui e vão ‘virar’ depois que saem do Galo.
    Com relação ao campeonato brasileiro, o oitavo lugar é logo ali. Só depende de nós. E eu acho que vamos conseguir!
    Acreditar sempre! Desistir, nunca! Vamos Galo!!!!

  7. Bom dia…..Vivi até hj para ver essa escalação do grande DS…”Minha opinião: Everson, Saravia, Tressold, Vitor Hugo, Arana, Fausto Vera, Alan Franco, Igor Gomes e Bernard, Hulk e Dudu” ou seja, agonia nas pernas de titular…MEODEUS…..KKKKK

  8. UFAAAAA!!!

    A Rodada 30 foi generosa com o CAM que subiu bem na Tabela (13’/36P) e escapou momentaneamente da “zona incômoda”, como dirá Sampaoli…

    Olhando os 9 jogos restantes, conforme bem pontuou o ÁVILA, percebe-se que serão confrontos encardidos, perigosos e todo cuidado é pouco…

    Se o ÁVILA, no seu otimismo otimista, vê o Atlético dentro do G8, eu sou mais cético e não consigo enxergar a menor possibilidade disso acontecer, seja pela bolinha muito murcha do Time, seja pelos jogos muito encardidos que restam…

    O pior será se o Atlético não conquistar a SULA e tudo pode pode acontecer, inclusive nada, senão vejamos:

    (CAM X IDV – 28/10/Ter – SULA)

    INT X CAM – 02/11/ Sáb – BR25
    CAM X BAH – 05/11/ Qua
    SPO X CAM – 08/11/ Sáb
    CAM X PAL – 19/11/ Qua

    ( FINAL DA SULA – 22/11/ Sáb)

    FOR X CAM – 23/11/ Dom
    CAM X FLA – 30/11/ Dom
    RBB X CAM – 03/12/ Qua
    CAM X VAS – 07/12/ Dom

    Ps:

    Precisa acrescentar aquela partida adiada contra o Fortaleza (CAM X FOR). Já foi marcada?!!

    O jogo FOR X CAM pelo Returno em 23/11 – Dom está agendado para acontecer um dia após a partida Final da Sula em 22/11 – Sáb. Se o Galo passar pelo IDV amanhã, e for pra Final, a CBF vai precisar reprogramar a Tabela. Será que vai?!!

    Vamo que vamo…

    1. Ernesto, bom dia! Ela é obrigada a remarcar. Está no regulamento da FIFA, inclusive: uma partida de futebol não pode ser realizada menos de 66 horas após a outra. Então, se passarmos para a final, o confronto contra o Fortaleza será adiado.

  9. Salve Massa e Guru

    “Me ajuda ai Sampaoli”!!!
    Esta é a minha frase preferida desta semana, e porquê?
    É uma súplica ao argentino para amanhã, o Sampoli não ser Sampaoli.
    Amanhã, precisamos que Sampoli deixe sua bipolaridade em escalar o time e seja mais conservador.
    Chega de Biel, Renier, Gabriel Menino, Caio Paulista e Natanael ( um absurdo escalar o cara no meio campo, se ele não consegue jogar nem na sua posição original).
    O time é este escalado pelo Ávila e ponto final, só achando que infelizmente vamos ter que aguentar o medíocre Igor Gomes no lugar de Alexsandro, que segundo Sampaoli ainda está inseguro.
    Chega de pardalices Sampaoli!!!!
    Menos é mais!!!!!

    1. Prezado JBHGalo, estava relendo os comentários de ontem e vi que o Barros fez a seguinte pergunta a um amigalo que adjetivou o Sampaoli de burro. ” você só disse que ele é burro, mas não explicou porque vc é mais inteligente. O que vc faria diferente, só para ter certeza sobre quem é realmente burro”. Rindo até 2050, o Barros é brabo! Muito brabo! Kkkkkkkkkk

  10. Celebremos o gol mais rápido do brasileirão e a posição 13, porque 13 é Galo. Hoje o melhor do futebol será o Programa Prateleira de Cima, logo depois do almoço, que terá a resenha entre Chico Maia e o nosso D’Ávila. Amanhã preparemos para uma bela vitória na Arena sobre o Dell Valle. Sigamos com positividade e acreditando

  11. Bom dia Ávila. Bom dia a todos. Segundo disse o Sampaoli na entrevista pós jogo,o Alexander, nos treinos, está demonstrando falta de confiança. Voltando de contusão no joelho, sem um minuto de jogo após essa lesão e diante da afirmação do Sampaoli, penso que nesse jogo decisivo não irá ser escalado. Na minha Jumentisse, penso que Fausto Vera ou Igor Gomes estará nesse meio campo. E o Hulk, pelo que observo irá para o banco. No ataque Sampaoli prefere o Roni, em face da capacidade física e da pressão que ele faz nos defensores na saída de bola. É confiar nos zagueiros para fazer gols em escanteio. Outra situação: O Sampaoli com três Zagueiros, precisa de dois jogadores abertos pelas pontas. Na esquerda ok, Dudu com Arana de ala. E na direita, na sua escalacao quem jogaria ali? Roni? Saravia? Não me assusta se o Natanael for escalado, pois parece que o Sampaoli entende que ele é melhor no jogo ofensivo que o Saravia.E o Igor Gomes? Nas minhas observações, com o Sampaoli ele não fica fora do time. A conferir.

    1. DOMINGOS SÁVIO,

      Comungo com a sua linha de pensamento sampaolística de tentar antever a tática e estratégia do treinador para um jogo difícil e perigoso…

      3 zagueiros; Igor Gomes (e não Alexsander); Rony (e não Hulk)…

      Sobre Saravia e Natanael, Sampaoli deve preferir um sobre o outro, talvez Saravia, tanto melhor…

      Só não gostaria de ver por ali na direita o Gabriel Menino; essa dele na lateral direita também não dá, numa solução muito Tabarajara F.C. de tentar resolver o problema. O cara não consegue jogar na meia, quanto mais jogar de lateral- ala naquela tiriça de dar dó…

      Mamãe me acode…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading