Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Tomara encontrar o caminho

Confesso que me sinto como um Galo fora da rinha. Assim como pato fora da lagoa e outras sugestões desse mesmo gênero. Fato inquestionável, não sei se em outras agremiações futebolísticas, é que o Atleticano a cada novo impacto se sente mais distante daquele sentimento de pertencimento. O business, que veio para institucionalizar o calote nas dívidas com terceiros, no caso do Galo foi pelo ralo. O time do meu vizinho aqui do lado, esteve à beira da falência, mas dá sinais de reação graças ao fato de ter aderido essa facilidade – saf – e usufruindo das prerrogativas legais tendo planejamento de recuperação transparente. É bem verdade, em que pese para isso dar calote e ter suas dividas parceladas por duas décadas e ainda com o benefício da recuperação judicial.

Antes que algum açodado entenda diferente, o meu vizinho é mineiro, mas torce para time de outro estado. Respeito, mas não abro mão do meu Galo, ainda que – ao que parece – para alguns donos isso é absolutamente insignificante e sem importância. Nunca tive a pretensão do reconhecimento, até porque minha opção Atleticana data de mais tempos de arquibancada que alguns arrogantes de vida. Assim como eu e muitos, onde se incluem os respeitados Fred Melo Paiva e Guilherme Frossard, rejeitados por quem acha que comprou nosso sentimento. Pouca importância tem e continuará tendo direção, comando técnico e até jogadores. Torcemos pelo Galo e não para pessoas físicas.

Fato é que, com toda essa situação de incertezas, estamos sofrendo e muito. Ontem, como já era esperado, o sub-20 praticamente carimbou o passaporte para a queda na categoria. Também, convenhamos, um time ruim e mal conduzido – que recentemente conquistou um título nacional -, em 17 jogos venceu tão e somente duas vezes. Empatou oito e perdeu sete jogos. Vergonha! Marcou 21 gols e sofreu 30, saldo negativo de nove tentos. Para quem viveu os anos 70 e 80, assistir esses meninos que tem muito mais conforto e regalias que os daquela ocasião ter um desempenho desse é mais que frustrante. É brochante! As meninas, com brilhantismo, reagiram de situação similar e alcançaram a vaga do acesso. Os moleques envergonharam. Só tem uma salvação. Vencer o flamídia fora de casa e o Bragantino aqui em BH, lembrando que o time do interior paulista é vice líder da competição.

E já logo ali, depois de amanhã, os profissionais voltam as atividades. De cara o Bahia na Capital da Alegria. O time, dirigido por Rogério Ceni, está na quinta colocação e tem apenas um ponto a mais que o Galo. São 21 contra os 20 nossos, em caso de uma vitória Atleticana, além de superar o adversário vamos entrar no G6 e até talvez o G4. Se depender da Massa, vamos pra cima deles. Se depender do elenco, não sei, uma vez que o noticiário abastece de informações contraditórias e negativas. Salário atrasado, ao que li um diretor sinalizando que só será normalizado daqui alguns meses. Prometeram, parece, quitar a folha salarial (CLT) até dia 16 próximo e o tal direito de imagem no dia 25 também de julho. Só que nesta data já terá vencido essa parcela relativa ao mesmo mês. Enfim, algo que não estava na previsão de qualquer Atleticano, ainda que daqueles mais pessimistas.

Ontem teve treinamento com a presença de parte selecionada da imprensa. Apesar de previamente escolhidos, deu para ter alguma noção do que se passou no treinamento. Fosse pelo noticiário ou imagens que circularam nas redes sociais. O time titular, como percebemos e até foi dito aqui – pelo blogueiro e comentaristas – sem qualquer novidade. Com Éverson suspenso, o Galo vai de Gabriel Delfim no gol. Os demais serão Natanael, Lyanco, Alonso e Arana (sinal evidente desde o jogo treino, quando optou por Caio na lateral, caso contrário iria de Rubens). O meio de campo com Alan Franco, aí sim o Rubens (que Cuca assegura render mais como segundo volante), Gabriel Menino e Scarpa. Finalmente o ataque com Hulk e Dudu. Segundo o Breno Galante, que esteve lá, o treino deixou boa impressão com os jogadores de frente ajudando na marcação e quando atacava os meio campistas e até zagueiro apareciam lá na frente.

Tomara, meu Deus tomara, que as coisas reordenem em campo. Tomara sim que cumpram essa promessa de colocar o salário em dia. Quem sabe, deixando de lado essa mão de vaca, abram realmente novos aportes – sem alterar a participação de 25% da associação – colocando as contas em dia (compra de jogadores, fornecedores e jogadores). Com isso, tomara também que façam contratações pontuais para resolver nosso maior problema de elenco curto. Temos um bom time, mas falta melhor equilíbrio nas peças de reposição. Veja o caso mencionado acima, se Arana não joga, o Rubens tem de fazer aquela posição. Essa do Caio pelo Fuchs…, entre outras ainda não digeridas. Enfim, como torço é pelo Galo, tomara (de novo) que as coisas tomem novos rumos na sequência da temporada e da nossa vida Atleticana. Assim seja!

Anote: hoje e nos dias seguintes vamos acompanhar a “imprensa isenta” carioca falando da final moral do mundial. O bota x flamídia, afinal venceram PSG e Chelsea. É assim que funciona.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

21 thoughts to “Tomara encontrar o caminho”

  1. ÁVILA e AMIGALOS,

    O CARLOS BRAGA, o autor da matéria de ontem aqui no CANTO DO GALO, solicitou-me a postagem que se lhes seguem para responder um a um a quem interagiu com ele no texto “Ser Atleticano: Meu Maior Inimigo”…

    Missão dada é missão cumprida:

    “(…)

    Meu Caro Ângelo, somos, não estamos, não somos moda, somos GALO. Abraços.

    Jorge Luiz a minha essência é Geraldina, nos ombros do meu tio Wagner e não numa cadeira de teatro, assim, como você, nos reconhecemos pelo mascote e não pela marca. Abraços

    Meu Amigo Nenet, intermediário junto ao ÁVILA, que conheci no voo para Guadalajara, em 2015, quando no saguão do aeroporto de Confins, partiu Riascos. Só quem vive sabe o que é Galo. Obrigado Ernest, pela oportunidade de conviver com o ÁVILA e com os demais frequentadores desse espaço virtual. Aqui em Braga é BRAGALO.

    José Wilson, EU ACREDITO que é assim, um mantra, gritamos “GALO” e não Atlético. Abraços

    Meu Caro Domingos Sávio, um ser antológico, tal qual Maurício – icônico. E sinônimo de icônico é ser GALO, paixão sem limites, onde sofrer é regra e não exceção, raiva, dor e no fim amor pela convicção de ser GALO. Abraço

    Marcos, não pode ser de outra forma. O problema da gestão do CAM é da SAF, o meu é a paixão em preta e branca, é o GALÃO DA MASSA. Abraço

    Hendel, ser GALO é servir-se de princípios, não se negocia, não me interessa a SAF, o que interessa é o sentimento e a massa. Obrigado

    Miguel Schettini, já perdi as vezes que fiz isso e os prejuízos acumulado. Mas como o nosso amor pelo GALO é como o amor do pai pelos filhos, sempre se releva. Abraços”…

    VALEU, CARLOS BRAGA!!!

    1. Poxa Carlos, ontem estive com o filho do Maurício. Favor autorizar o bebedor de chá de camomila a me passar seu número de telefone. Abraço. Você é um grande amigo

  2. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Apenas para reflexão: o campeonato mundial de clubes não trouxe dificuldades financeiras para os clubes que não participaram do dito campeonato? Os times brasileiros que participaram, só pelas participações, cada um recebeu a bagatela de 85 milhões de reais. E os times brasileiros não participantes? Ficaram sem jogar, portanto sem receitas decorrentes do futebol, o que pode ter contribuído, em parte, pelo atraso dos salários dos jogadores. Esta situação atual de atraso de pagamento salarial é recorrente e foi um ponto fora da curva? A situação financeira, já péssima, pode ter sido agravada por falta de receita de jogos no periodo do mundial de clubes. Deveria haver ressarcimento aos clubes não participantes do mundial, pelos dias paralisados. É como vejo.

  3. Saudações alvinegras
    Sobre o sub 20, a minha opinião- que não vale muito – é que todos os jogadores ( do goleiro ao ponta esquerda – incluindo os que jogaram em seleções brasileiras de base e Mineiro 2025 ) deveriam ser dispensados após o jogo com o Bragantino e que buscassem jogar futebol em outros clubes – se é que tem algum.
    Isso seria um grande lição para o Sub 17 e lembrança da importância de honrar sempre o Manto.

    Abs

  4. Bom dia xará e amigalos. É Guru….salários atrasados, Sub-20 na segundona, SAF para o GALO significando SEM ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Tomara que nosso GALÃO vença o Baêa no próximo sábado. A MASSA não aguenta mais ser tão maltratada. E o Fucks heim(vai acabar sendo vendo vendido ao milionário Palmeiras em suaves prestações(lembrando que a dívida do GALO com o Paulinho deverá entrar nessa conta). Toma jeito GALO……

  5. Bom dia! Uma constatação
    ASSOCIAÇÃO: Dívida de 900 milhões
    Jogava no Mineirão
    Salários atrasados
    Contas atrasadas
    Sem dinheiro
    Sub20 apesar de tudo, disputava de igual os torneios.
    SAF: Dívida de 1,4 bi
    Estádio próprio
    Salários atrasados
    Contas atrasadas
    Sem dinheiro
    Sub 20 rebaixado.
    VALEU A PENA?????

  6. Além de aderir ao texto de hoje integralmente (discordei em parte raras vezes), fico aqui a pensar neste fato dos salários atrasados. Ora, com os altíssimos salários que os atletas ganham, alguns milionários, e em pleno absurdo dos juros altíssimos no país, propiciando que as aplicações rendam um bom dinheiro (acima da inflação), reclamar tanto de quê? Será que, com o que têm no bolso, aplicado com certeza, os caras estariam passando por necessidades? Claro, óbvio, que direito é direito e qualquer um pode reclamar o que está escrito no contrato, principalmente “salários”. Porém, convenhamos, isso não seria motivo – ainda mais com os atletas convictos de que eventual calote seria exequível lá na frente, com juros e correção – para justificar falta de empenho dentro das quatro linhas, o único local que me interessa mesmo, como Atleticano até morrer!!! Torço e rezo para que tudo se acalme, o time volte a brilhar e seja vencedor de, pelo menos, mais um título relevante, além do HEXA, neste 2025.

  7. Off: Prezado Amigo temporão uma correção se me permite. Ao invés de Gustavo seria Guilherme Frossard,de resto assino, dou fé e digo mais; o GALO continua sendo o Gigantesco das Alterosas e do Planeta mesmo tendo sua imagem arranhada por aqueles q deveriam cuidar dele como se fosse um filho, dia sim dia tbm. Sigamos!
    Forte abraço

  8. O torcedor Atleticano faz de tudo para esquecer e deixar de lado essa SAF do futebol, mas é impressionante como os investidores puxam de volta a todos nós para comentar e criticar o modo operante… de novo com atrasos em obrigações salariais… que vergonha para aquela que foi propagada a melhor SAF do país.

    Fora isso, muito em breve iremos ver até onde o time do nosso GALO pode ir no segundo semestre… apesar de atraso em salários etc, que uma hora vão ser colocados em dia, quero acreditar que Cuca e seus comandados têm condições de disputar e brigar por vitórias e conquistas.

    Mesmo sem os reforços, com esse elenco dá pra montar um time titular e ainda sobra alguns reservas de qualidade para enfrentar a maratona de jogos que vêm por aí.

    1. Bom dia Hendel. O que estamos vivenciando é apenas uma repetição de uma estratégia êxitosa. Você cria o problema e quando resolve é aclamado. Estratégia do Bode na sala. O pagamento da dívida onerosa foi a justificativa para venda do restante do Shopping. Agora é a mesma justificativa para a aquisição de mais quinze por cento da propriedade da SAF por aqueles que já são os donos das maiores cotas. E a ladainha será a mesma: não apareceu ninguém interessado. Lá de onde eu venho, eles dizem que isto é jogar o sujeito na água e depois mandar uma boia para ele se salvar. Tudo isto foi meticulosamente pensado. Não duvide da capacidade de planejamento da família Menim. Eles conseguem enxergar oportunidades. Não ficaram bilionários a toa. Daqui a dois meses estarão sendo elogiados por salvarem o Galo das agruras da dívida onerosa. Sigamos

  9. Então, quer dizer que a tal LEI DA SAF legalizou o calote? É isso mesmo? Tudo bem, mas não nos esqueçamos: quem prega a necessidade de adesão à Recuperação Fiscal são os mesmos que pregam “transparência e moralidade”, “salários em dia” e “quitação dos débitos com contratações”, etc.. Ah, as contradições…

    Por fim, “institucionalizar” segundo definição do Dicionário Oxford: “verbo transitivo direto e pronominal; dar ou adquirir caráter de instituição; tornar(-se) institucional; oficializar(-se); arraigar (-se), estabelecer(-se)”.

    Sigamos…

      1. Sorte sua ter o privilégio de, em tempos tão sombrios que podem, inclusive, piorar, conviver com um professor. Ainda mais sendo o tal mestre digno de sua confiança. Tenho inveja (positiva, bem entendido) desse cara e fico a ruminar: tivesse ele convivido com Padre Torga certamente não navegaríamos em “vãs filosofias”. Pois é….

  10. Salve Massa e Guru

    Gostaria de estar hoje aqui falando somente do próximo jogo e vou falar, mas não tem como ignorar o atraso nos salários, direito de imagem e premiações.
    Vampeta um dia jogando no classificadasso, soltou uma pérola: “eles fingem que me pagam e eu finjo que jogo”
    Não interessa se são super salários, até porque foi o clube que foi atrás de contratá-los, os salários precisam urgentemente serem pagos, para amanhã não sermos vítimas da lei Vampeta.
    E ai volto ao próximo jogo: se o resultado não for o esperado, como vamos cobrar dos caras, se eles não estão recebendo?
    E torcedor, não me venham mais com o tal “vestir a camisa”, pois o futebol mudou e não existe mais aquele jogador que outrora jogava por paixão ao clube.
    O pior é o efeito cascata, ou seja: salários não pagos, time não joga, time não joga, resultados ruins, resultados ruins não classificação nos campeonatos, não classificação nos campeonatos, perda de faturamento, perda de faturamento, risco de cair.
    Quando vejo este efeito dominó me lembro de um ditado: ” na briga entre o mar e as pedras que leva tinta é o marisco”. E adivinhem quem é o marisco nesta história?
    Tá osso. Que fase!!!!

  11. Bom dia Ávila. Bom dia a todos. Esse Sub20 merece cair ponto! Ao que li, convocaram 04 jogadores do sub17 para a seleção brasileira. Isto é uma boa notícia. Limpeza no sub20 e investir no sub17. Esse sub 20 do Galo é uma barrigada perdida. Situação financeira: Aí é entre patrão e empregados e ao que o Hulk disse em entrevista os jogadores já houve uma reunião com os jogadores para tratar do tema. Tá na hora do Arana, Hulk, Alonso, Scarpa, Dudu, Lianco, Bernard fazerem jus aos salários que recebem e entregar desempenho. Se o Galo está com salários atrasados ele também tem parte de responsabilidade pois ” borraram” na final da Libertadores. Né Arana? N̈é Hulk? Né Lianco? Né Alonso? E vocês jogadores além de jogarem no lixo, a premiação de vitórias contra Iquiqui e Cienciano, ainda conseguiram arrumar dois jogos a mais na temporada contra o Bucaramanga. Então depois de férias em ilhas paradisicas, tá n hora de jogar bola né. Inclusive o Hulk que esse ano só jogou bola na Campeonato Mineiro. E esse Bernard até quando vai ficar vivendo de 2013 e mamando um milhão e cem por mês entre luvas e salários? Há mas tá atrasados salários? Quantos meses mesmo? Nem 10 dias. E com previsão de pagamento já informado. Então, chega de passar pano para esses milionários que estão no Galo. O Ademar é titular do Bahia. Plenas condições de vencer. Basta querer!

    1. DOMINGOS SÁVIO,

      O SUB-20 vai ser rebaixado, o que aumenta a carga de erros e varadas n’água dessa SAF errática, convenhamos…

      Mas indo diretamente ao ponto, numa pergunta direta, quem será o responsável maior por esse desastre na BASE ATLETICANA?!!

      A pergunta foca na Direção de Futebol. Digamos que o Paulo Bracks, que chegou recentemente, esteja fora dessa cobrança, o que será lógico…

      E o foco da pergunta recai no Victor Baggi, que foi rebaixado a gerente de futebol, e em Leonardo Silva, que terá subido pra treinador na Base, se é que ainda esteja lá..

      Esses dois, que estarão nos rol dos maiores ídolos atleticanos, e no hall da fama no Atlético de todos os tempos, deveriam ser poupados de críticas ou serão também os principais responsáveis ao lado de Rafael Menin, o Primeiro Ministro Safista?!!

      Responda aí, Domingos Sávio, eis que eu estou na dúvida sobre quem serão, afinal, os principais responsáveis desse fiasco da BASE CAM?!!

      1. Boa tarde Ernest: Na boa, o Vitor, o Léo Silva e o Eder, apenas emprestam seu passado de ídolos para continuarem faturando uma boa grana pela memória afetiva da torcida: não apitam nada dentro do Galo. Responsabilidade total dos donos do Galo. Esse povo está há cinco anos ali dentro. Eles têm um tal de CIGA, que tem a ficha de cada jogador desse SuB 20. De onde vieram, quem os trouxeram para o Galo, qual o desempenho deles nas categorias inferiores, porque ainda estão no Galo? Há quanto tempo estão no Galo? Porque permaneceram no Galo, se não tem habilidades para o jogo de bola. Poxa será que o bomba ao ver dois treinos de um jovem não consegue ver se o cara leva jeito ou não para a coisa. Mas quem tem peito de dispensar um jogador do André Curi? Esse Isaac tem contrato de cinco anos com o Galo, ganhando 90 mil por mês. Eu sou um idiota, mas pelo que vi desse cara, ele nunca estaria no elenco de profissionais de qualquer time da primeira divisão. E o que dizer de Kadu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading