Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Time mostrou um pouquinho mais de vontade

Foi um jogo digno daquilo que se poderia esperar. O América, muito bem treinado e com seus talvez 400 torcedores com quase 2 mil ingressos colocados à disposição, frente a um time alternativo do Galo. Com apenas três entre os que tem sido utilizados, mas com o apoio de mais de 35 mil Atleticanos, tivemos no Mineirão o maior público da atual temporada.

Com cinco minutos, dois escanteios e quatro intervenções do Everson – duas complicadas – sem que o nosso time ameaçasse o adversário. Aos 10, outra defesa arrojada do nosso goleiro. Até que aos 22, numa cobrança de falta do Hulk – que pegou no travessão – Patrick fez o gol Atleticano. Nossos jogadores acordaram e tiveram até chance de ampliar, fazendo o arqueiro do América trabalhar, já que assistiu a maior parte dessa etapa inicial de camarote. Ao final dessa primeira etapa, mais uma vez, a defesa do Galo – que entra ano e sai ano segue uma peneira – deixou jogador subir sozinho e empatar o jogo.

No segundo tempo, com apenas a entrada do Edenilson – que esteve mais solto que em jogos anteriores – o Galo teve chance de marcar e vencer o jogo. Mas a ineficiência nas conclusões e, sem querer pegar no pé, a improdutividade do Hyoran impediram. Ao meu modesto entendimento, Nathan Pescador está muito à frente dele, mas treinador e diretoria não pensam como eu e boa parte da torcida. Hyoran foi vaiado, sob o protesto explícito do treinador, que acabou sacando o jogador com a nítida intenção de ser preservado.

Gostei mais dos reservas ontem, frente a um time melhor qualificado, que os titulares contra o fraco Carabobo. Tomara que seja o início de uma reação e evolução, pois até agora o time está devendo. Confio e quero acreditar que as coisas irão se ajustar. Gostei da ousadia do Coudet em mostrar as caras dos seus indicados. E posso dizer que Saravia me agradou bastante. Maurício Lemos também. Ambos ainda deverão render muito mais, uma vez que chegaram agora e nem fizeram pré-temporada. Everson, mais uma vez, nosso melhor em campo. Preocupante? Talvez!

Da mesma maneira, também me agradou o jeito e a confiança que o Zaracho entrou na partida. Nem parecia que estava por meses sem atuar. São opções que não vínhamos tendo, que sugerem ao Torcedor dar voto de confiança numa reação que todos queremos e desejamos. Não entendi, entretanto, algumas ausências na escalação e no banco de reservas.

Fuchs, soube que está em tratamento, puxa vida, quando o DM começa a esvaziar vai outro para a enfermaria. Mas Nathan Pescador, que fez uma boa temporada em 2021, parece não fazer mesmo parte do planejamento da diretoria de futebol. É muito mais produtivo que, como já disse, Hyoran. Sempre foi. E Pavón? Chegou com toda pompa de jogador raçudo, mas jamais teve boa performance. Quando se acha que vai ter chance, nem no banco está relacionado. Surgiu, já ao final da partida, especulação sobre uma possível saída do atacante argentino.

Pra fechar esse empate que não alterou nada na vida do Galo na tabela, o terceiro nas quatro últimas partidas, faria considerações curtas e finais. Gosto mais da camisa preta para o Everson que as opções coloridas, equilibramos o jogo mais pela força da camisa do Galo que pela disposição dos jogadores – mesmo considerando que foi bem acima do que vinham apresentando -, enfim um trio de arbitragem que se ocupou em mediar a partida. Diferente de alguns recentes, que tentaram assumir o protagonismo que deve ser das equipes no gramado. E os jogadores do América, notaram? Ao final do jogo festejaram o resultado. Eu hein, que deixou o Galo ainda na frente.

Em tempo: amanhã, segundona, vou trazer um texto que me comoveu profundamente. Nosso leitor comentarista, Ângelo Lages, mineiro radicado em Brasília enviou na sexta-feira algo muito pessoal. Pedi autorização para guardar e dividir com os amiGalos amanhã aqui neste espaço. É um amigo que essa convivência me brindou, assim como outros que temos mantido contato. Ângelo ainda não tive o prazer de uma prosa pessoal, mas será muito próximo. Ah! E na terça, se nada obrigar a alterar, pretendo retomar nossa prosa sobre essas questões que tem nos incomodado. Arena, shopping, salários, manto da massa. Até amanhã!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

33 thoughts to “Time mostrou um pouquinho mais de vontade”

  1. Boa tarde Amigalos.
    Vou falar só de 2 jogadores. Hyoran, falar o quê deste “craque” kkkkkkkkkkkkk.
    Rubens foguete molhado, alguém me fala qual diferença deste para o Dodô? Mesma coisa, bola pra trás. E no mais, mesmo futebolzinho medíocre.

  2. Digo mais, prefiro muito mais Igor Gomes e Hyoran a Nacho decepção Hernandes, de péssimas lembranças. Escanteio pro Galo, ia ele lá pra cobrar. Levantava os braços e…nada, nada, nada. Nas faltas o mesmo ritual inútil. Não sabia driblar, no tal um contra um, sempre perdia. Ou seja, ainda bem que estamos livres desse jogador cansado.

    1. Resumo repetido time velho. Foram fraquíssimo, Natan enrolador fraco,fumaça fraco, badalado quebra bebedouro muita força pouca técnica não aceita um chute a gol. No mais acertar com os que aí sobram. Boa noite a todos do galão.

  3. Vejo aqui umas viúvas do Nacho, mas se esquecem que quando o time do Galo deslanchou em 2021, rumo ao título do Brasileirão, ele tinha sido sacado do time principal dando, enfim o lugar com justiça pra ZARACHO.
    Eu, particularmente tinha birra desse péssimo cobrador se faltas e de escanteios. Ele até ajudava um pouco quando entrava descansado, faltando uns quinze minutos pra acabar o jogo. Não tenho nenhuma saudade de mais essa decepção argentina.

  4. Boa tarde!
    Para aqueles torcedores que criticavam o Nacho, agora estão felizes com Hyoran, Igor Gomes e o Pedrinho?
    Acho que já deu essa de técnico argentino, se o Coudet sair, tragam o Dorival Júnior!

    1. Correto Marcus. Esses jogadores que você citou ainda estão devendo, mas o técnico é quem deve mais. Time muito apático. Tomara que melhore muito se não outro ano perdido.

  5. Não li os comentários ainda para não ser influenciado por nenhum.
    Hyorran Cruyff ( o do Galo) se for solteiro não joga nem do lado dos solteiros em pelada de fim de semana, se for casado também não joga no lado dos casados também não.
    Resumo: nem pra pelada venezuelana esse cara serve.

  6. Éverson estava em seu dia de graça. Senão o GALO teria saído de asas arriadas. Se pleiteia ser campeão de alguma coisa, há muito a melhorar. Com esse joguinho medíocre, não chegará a lugar algum.

  7. Concordo que o time mostrou mais vontade, porém, mais futebol ainda não, aliás, tá longe de ser o time ideal que a torcida sonha para 2023.

    Levando em consideração que o time era o reserva, o jogo valia quase nada e o Coudet continua fazendo suas experiências, vamos em frente.

    No dia que ele pelo menos testar o time com 3 atacantes, solto foguete pra comemorar… pode ser que não dê certo mas é preciso fazer variações e testar, não custa nada.

  8. Bom dia, Eduardo e Massa.
    Minha opinião se iguala aos demais comentários.
    Discordo, entretanto, sobre o “juiz”. Administrar o jogo prejudicando um dos times não é o ideal. Para mim, esse juiz deixou de marcar falta clara sobre o Hulk, na entrada da área, aliviou faltas dos adversários e deixou de aplicar cartão no tal “boi bandido” e no Nino Paraíba., por entrada violenta no Zaracho. Ainda bem que o Hulk estava em dia de calmaria e não chiou com o apitador, pois tomaria um cartão amarelo.
    No mais, o caso Pavou gera dúvidas, o Hyohan só joga alguma coisa na esquerda (ontem estava totalmente vendido na direita), o Nathan Pescador tinha que ser melhor aproveitado e o Nathan beque já passou o tempo na zaga. Ele até sai jogando, mas na defesa está uma “graça”…
    O tal de Paulinho não se sabe pra que foi contratado. Só pra fazer declaração política?
    O Pedrinho também não diz a que veio. E os dois indicados ex-inter precisam jogar mais. ]
    Achei boa a estreia dos dois gringos. Maurício Lemos e Saravia.

      1. Bom dia, Eduardo, Ricardo Divinópolis e Massa.
        Obrigado, Ricardo, pelo posicionamento ao meu comentário.
        Parece que tem outros membros falando sobre as características do Yyohan.
        Realmente, foi “queimado” na direita. O Coudet errou feio na experiência.]
        Infelizmente é o nosso técnico. E o melhor é torcer para que o trabalho dele dê certo.
        Abraço.

  9. Alan Kardec. Isso é uma afronta aos cofres e à torcida do Galo. Alguém tem que responder criminalmente por isso. Impressionante como os crimes de corrupção rolam soltos no mundo do futebol e ninguém é punido. Teve um caboclo aí que destruiu o time de Ipatinga e depois destruiu o cruzeiro e o cara tá solto por aí.

  10. É , HYORAN , pode procurar time , porque aqui não vão permitir a você uma má jornada .

    Você tropeçou na bola ?
    Jogadorzinho de várzea .

    Interessante que aconteceu com o HULK a mesma jogada , no mesmo espaço do campo , quando saiu com bola e tudo pra linha de fundo .

    NÃO , não estou a comparar um e outro ; foi só uma observação .

    E o que dizer do ALLAN , um dos mais IMPRODUTIVOS jogadores que já vi com a camisa 5 , com aquelas corridinhas de sabiá , pra lá e pra cá?

    Você já reparou , HYORAN , que o time sem esse PELADEIRO tem MUITO mais liberdade em campo ?

    E ele é escalado por 90% dos que entendem TUDO de futebol , apesar de ser um freio de mão constantemente puxado .

    Pois é isso , HYORAN : vá cuidar de sua vida , porque aqui você JAMAIS terá chance de se firmar .

    Ah , uma última observação : procure, com urgência , um marqueteiro pra tomar conta de sua imagem .

    Talvez o que cuidou do GUGA , que passou 3 anos por aqui a prometer uma evolução que NUNCA veio , mas não impediu que fosse titular por tanto tempo .

    1. Bom dia, caro JOSÉ EDUARDO BARATA!
      Também não entendo essa pegação no pé de Hyoran. Nacho tinha que aprender com ele como se cobra escanteio. Ele joga muito bem quando cai pela esquerda e professor pardal, o queima jogador, colocou o cara de ponta direita. Tá difícil suportar as invencionices desse treinador.
      Espero que ele e parte da torcida não destruam o bom Hyoran.

      1. Pois é , GALO ROBERTO , sábado passado ele esteve por ali (meia) esquerda e enfiou bola pro Pavon , para o Rubens , pro Igor Gomes , infiltrou , bateu pro gol , trocou figurinhas com Natan , enfim , foi o mais lúcido jogador no primeiro tempo .

        No segundo vieram as “experiências” e a boa jornada dele ( Hyoran ) foi desconsiderada .

        Ontem esteve mal , sem dúvida , além de estar em uma posição desconfortável para ele .

        Então , tome vaias e esculacho da torcida , a mesma que ADORA o Allan , o Freio de Mão .

  11. Bom dia. Para um jogo q não valia muito, teve bão. Mas achei temerário o coudet ter colocado o saraiva e o lemos logo de cara pra jogar, os caras chegaram essa semana, nem treinaram direito…depois machuca e fica 8 meses de chinelinho no clube…pelo menos ocorreu tudo bem neste sentido, não machucaram neste jogo, espero q não aconteça. E jogaram até bem, quando tiverem condicionamento e ritmo de bola poderão contribuir mais. Q venha logo as finais do mineiro e a fase de grupo da liberta. Saudações.

  12. Bom dia amigos do Galo. NOSSO GALO estava no melhor momento do jogo, perto de fazer o segundo gol, aí o treinador resolve sacar o Patric, que estava muito bem no jogo e colocar Pedrinho, Paulinho e Edenilson. Não sou de passar pano, Cudet ainda não conhece o elenco do Galo, treina mal, escala pior ainda e não é técnico para o NOSSO GALO. Nunca vi um treinador queimar tantos jogadores em tão pouco tempo de trabalho, escala jogadores fora de suas posições de origem e depois nem os relaciona mais.

  13. ¡Volvió Mathi! ✓
    Defendeuuu Eversonnn ✓
    Melecudo benitez colocou o apitador no bolso e bateu a vontade ✓
    Apitador fez vista grossa no pênalti sobre o Saravia. Se é contra o GALO era cal na certa ✓
    Nino paraíba deu no tornozelo do Zaracho e ficou por isso mesmo. Caldense teve jogador expulso por uma entrada semelhante ✓
    Esquema de jogo até o momento é tudo q treinadores adversários sonham ✓
    Looding….
    Saudações Atleticanas

  14. Bom dia!!!

    Jogo complicado!!! O empate até terminou de bom tamanho pelas circunstâncias da partida…

    No 1’T o Coelho foi melhor. Embora com menos posse de bola (45%), teve mais finalizações (11 contra 5 do Galo) e escanteios (6 contra nenhum do CAM). Se não fossem Everson e Hulk, o Atlético tinha saído perdendo no 1’T.

    Pode-se dizer, sem medo de errar, que o Atlético atual padece de duas dependências: a “HulkDependência” e a “EversonDependência”. Se esses caras não estão em campo, o time do Galo é do tipo comunzinho e vai perder. A ver…

    No 2’T o América cansou e o Atlético melhorou. Na virada do intervalo Igor Gomes cedeu lugar para Edenilson que ajudou a melhorar um pouco o meio campo. Igor Gomes não esteve bem…

    No curso da 2′ etapa entraram Rever (M. Lemos), Pedrinho (Patrick), Paulinho (Vargas) e Zaracho (Hyoran).

    Das estreias no Atlético, Maurício Lemos e Saravia foram até bem e há potencial de boa melhora nos dois jogadores. Zaracho voltou bem numa espécie de 2′ volante armando mais por trás e acelerando a transição que está muito lenta nesse time…

    Falando em volante, o time tem atuado com apenas um (ou Allan; ou Otávio), naquele esquema 4-1-3-2 de Coudet que ainda não se demonstrou efetivo.

    Estimo que em razão da debilidade defensiva do time, que tem jogado com a defesa sempre exposta, o melhor seja fixar Zaracho como um 2′ volante para melhorar a contenção, que está horrível, e a armação e a transição, que estão lentas…

    Outro defeito do time de Coudet tem sido a marcação: a marcação alta e a média são ruins e deixam espaços para os adversários avançarem e se infiltrar até com facilidade. A marcação baixa é ainda pior, eis que os homens da frente dela não participam. Com a marcação muito falha o time tem sofrido em todos os jogos, inclusive com equipes fracas. Se Coudet não acertar a marcação, nas principais competições esse time vai penar e muito…

    Para finalizar, uma observação sobre Pedrinho, Vargas e Paulinho: esses caras não estão jogando nada. Embora tenham futebol e sejam técnicos e habilidosos, a falta de vontade em jogar bola chama muito a atenção. Não consigo ver motivação nesses caras em campo…

    Por fim, dizer que ontem completaram-se oito jogos do time na temporada. Faltam mais dois jogos para completar a carga de dez que será a régua para antever no Atlético se o treinador vai ou não conseguir mexer o doce atleticano na temporada…

    Até aqui, com oito jogos, o angu, digo, doce atleticano, está encaroçado.

    Bamo, bamo, bamo, Coudet!!!

  15. Bom dia xará e amigalos!
    América só não goleou o GALO por pelo menos 3 x 0 nos primeiros 15 minutos de jogo por causa de São Everson que fez verdadeiros milagres. Continuo preocupado com o esquema de jogo adotado por COUDET. São seis jogadores, dois laterais e quatro meios de campo rolando a bola da esquerda pra direita, da direita pra esquerda e quando não conseguem ultrapassar a linha defensiva adversária tocam a bola pra trás. Aí os zagueiros dão um chutão pra frente para tentar alcançar os dois atacantes lá na frente isolados e bem marcados. Irritante isso só de ver!!! Não vi evolução nenhuma. Hulk mais uma vez salvou a equipe ao bater com maestria outra falta na trave e proporcionando o rebote de Patrick. Outro ponto negativo é o Hyoran ou Pyoran como queiram. Ele é muito limitado. De positivo concordo com o Gurú que Saravia e Lemos deixaram boa impressão, principalmente o lateral direito. Quanto a COUDET na coletiva, pero que si, pero que no…vamos que vamos…..(ficamos os torcedores com cara de bobo)…..

  16. Primeiro tempo horrível e preocupante, se entrar assim contra um Palmeiras, Flamengo, Corinthians, Fluminense, Grêmio, Boca, River toma taca.
    Gostei do segundo tempo e podemos tirar algumas conclusões:
    Saravia se não machucar vai ajudar muito, foi bem.
    Nathan Silva prazo de validade vencido no Galo já deveria ter saído.
    Rubens tem bola mas ainda tá muito tímido pode jogar bem mais que isso
    Otávio leão do meio campo
    Hyoram horrível o cara tropeça na bola, o Nathan pescador que é ativo do Galo muito melhor que ele.
    Patrick e Edenilson melhoraram estão em evolução.
    Pedrinho inútil, cisca, cisca e não arruma nada, não merece ficar até Dezembro.
    Kardec eterno DM que prejuízo só ficar pagando os salários desse chinelinho.
    Hulk nosso craque
    Vargas se tiver focado é titular joga fácil
    Everson meu goleirao melhor início de temporada dele tá salvando.
    Inexplicável não ter levado o Pavon que é ativo do Galo nem pro banco.
    Ademir e Sasha podem sair não vão fazer falta nenhuma.
    Maurício Lemos pensem que fosse pior fez até uma boa estréia, bem melhor que o Natan Silva.
    Coudet tem que arrumar a defesa e parar de tomar gol de bola aérea tá chato isso.
    E botar pilha nós jogadores para iniciar os jogos no 220 vamos precisar disso contra o Carabobo.
    E para encerrar os pitacos Zaracho é craque deu uma enfiada de bola para o Rubens coisa de louco.
    O segundo tempo me deixou com boa impressão com o Mineirão lotado espero passar o trator nesse Carabobo.
    Eu iria com Saravia, Rubens, Zaracho e Vargas desde do início para botar pressão logo de cara.
    Meu time Everson, Saravia, Jemerson, Rever, Rubens, Allan, Edenilson, Zaracho, Patrick, Hulk e Vargas.
    Segundo tempo coloca o Paulinho e o Igor Gomes para fechar o caixão.

  17. Bom dia Massa e Guru

    Se todo dia 30 de maio comemoramos o dia de São Victor do Galo, se continuarmos jogando esta bolinha, daqui a pouco estaremos comemorando o dia de São Everson tb.
    Chacho em entrevista ontem, novamente veio com a conversa de que está fazendo experiências, mas alguém precisa falar com ele que a liberta já começou e que o brasileirão já começa em abril.
    Posso estar errado, mas este esquema tático que ele quer impor, sem ninguém pelas pontas, um volante e um monte de meio campistas é puro suicídio.
    E mais uma vez o time jogou um primeiro tempo horroroso e apático, mesmo Chacho berrando com os jogadores à beira do gramado. Tem jogador dormindo em campo e minha sugestão é instalar um despertador no calção do Vargas.
    Vamos pra quarta feira, mas não bastará somente ganhar para amenizar a bronca da torcida, será preciso jogar bem e parece que com estes jogadores e este esquema tático, dificilmente vamos conseguir.

  18. bom dia Eduardo e massa. se não fosse Everson seria no primeiro tempo 5×1 para mequinnha. primeiro tempo levamos um banho de bola. gostei das estreias do saraiva e Lemos. no segundo tempo melhorou muito, não sei ok coudet ver neste péssimo Hyoran jogador de várzea de 5 divisão. Paulinho outro pé de chumbo. pedrinho fraco. Edenilson apagado. Patrick única coisa que fez foi o gol e mais nada. Em um ataque do galo o Rubens na cara do gol vez de tentar fazer o gol cruzou para harea estamos lixados de lateral esquerdo volta rápido arana. simplesmente tem que melhorar e muito para ganhar algum taças este ano começar com todo poderoso Rural. rsrs.vai galooo.

  19. Bom dia!
    Primeiramente achei que o zagueiro do América se apoiou nas costas do Nathan pra cabecear e fazer o gol. Pode ser apenas impressão minha pois nem o jogador reclamou disso.
    Gostei dos estreantes, principalmente de Saravia.
    Gostei muito do Rubens nas LE.
    Mas…o time está a pé de atacantes. Esse esquema sem pontas não vai vingar. Esse treinador está destruindo os caras. Pavon que nem foi relacionado, se destacou no Boca jogando bem aberto pela esquerda.
    Ou o Paulinho está sendo mal escalado ou na verdade ele não chega nem na sombra de Keno.
    De positivo foi que realmente Hulk aprendeu a cobrar faltas, os estreantes e a confirmação que temos um baita goleiro. Nem tão bom com os pés mas excelente com as mãos. Obrigado Sampaoli.

  20. Se tivéssemos um ponta ontem, no lugar do Hyoran o time estaria muito mais fluído. Só tivemos 3 adversários razoáveis na temporada, e não ganhamos de nenhum dos 3. Se esse 4-4-2 pelo menos deixasse nossa defesa forte, e invulnerável, mas o América chegava na nossa pequena área com extrema facilidade. Em relação ao Pavon, esse não era o grande craque do Boca? Que esperamos mais de 1 ano pra vir? Ele não serve nem para o lugar do Hyoran ou Ademir?

  21. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos.
    Saiu o santo Vitor entrou o santo Everson. Se não fosse Everson teríamos sidos derrotados pelo ameriquinha, time muito bem treinado. Mas no segundo tempo ascendeu as esperanças de dias melhores. Sigamos…
    Obrigado pela referência elogiosa a minha pessoa. O galo não foi a família que construí, mas foi a família que ganhei de presente. Grato pela sua amizade assim como de todos os atleticanos que habitam este blog. Bom fim de semana…
    Hoje e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *