Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Time do Rio copia projeto de Atleticanos

consulados do galo

Já tivemos oportunidade aqui de dizer e comprovar o quanto o Galo é um time de vanguarda. São inúmeros exemplos e agora surge outra situação que é copiada, oficialmente, pelo Flamengo. E observem que, no caso, a iniciativa partiu da torcida e não do próprio clube. Refiro-me à formação, por Atleticanos que residem fora de Belo Horizonte, dos “Consulados do Galo”.

São grupos de pessoas que, num determinado ponto de encontro, geralmente em bares, reúnem crianças, jovens e adultos – em clima familiar e de amizade – para comemorar e assistir aos jogos do Galo pelo mundo afora. Utilizam as redes socais e os próprios canais de contato dos “Consulados” indicando os locais destes encontros.

Assim funcionam com a GaloSampa, a CarioGalo e tantas outras espalhadas por todo o Globo, inclusive em outros países, como nos Estados Unidos e por toda a Europa. No Brasil, já são dezenas, beirando a primeira centena de “Consulados” cadastrados pelos organizadores. Pelo mundo são cerca de duas dezenas, mas a tendência é de consolidação em outros países onde Atleticanos mantêm contatos com os organizadores por meio deste site.

20161225_193801
Imagens: Consulados e Jornal Lance

Pois bem, agora lendo um jornal carioca, vejo a notícia de que o Flamengo – oficialmente – lançou o seu consulado como parte de um projeto de embaixadas para o fortalecimento do clube pelo território nacional. “Nada se cria, tudo se copia.” Fica evidente que o crescimento do Galo, por todo o país e pelo mundo, vem preocupando o clube carioca, que sempre se vangloriou de ter a maior torcida do Brasil. E, com a TV ajudando, então o “Consulados do Galo”, além de preocupar, foi copiado pelos cariocas.

Além desse projeto pioneiro, o Atleticano se orgulha de várias outras marcas de sua sanha de vanguarda. O primeiro título interestadual, em 1936, foi vencido pelo Galo. Igualmente, em 1971, levantou o primeiro título brasileiro. No campo, não por “fax” enviaado décadas depois. Maratona de Berlin, em 1936, teve atleta do Galo. No vôlei e no futsal também fomos pioneiros. Consquistamos, ainda, a São Silvestre de 1983.

No futebol, carro chefe do nosso clube, além dos títulos acima, some-se o fato de ter sido o primeiro time brasileiro a fazer uma excursão pelo território europeu. E foi numa missão de paz e de reconstrução de uma Europa destruída pela guerra, especialmente a Alemanha. Foram dez jogos, somando seis vitórias, dois empates e apenas duas derrotas. Considerado um título mundial para aquela ocasião e circunstância.

E agora, com mais este exemplo dado por abnegados e anônimos Torcedores, sugere a primeira cópia da ideia pioneira do Clube Atlético Mineiro.

20 thoughts to “Time do Rio copia projeto de Atleticanos”

  1. Olá, Eduardo!
    Essa lista de consulados está incompleta. Desde o início de 2016 existe o Consulado TrileGalo, aqui no Rio Grande do Sul. Somos uma turma com mais de 50 atleticanos e em franca expansão.

    Estivemos com o Atlético nas fases finais da Copa do Brasil, inclusive com a viagem debaixo de muita chuva na subida para Caxias do Sul. O destaque maior ficou para a final da Copa do Brasil, onde fizemos uma grande concentração no nosso QG. Presença maciça de praticamente 300 atleticanos, que compraram canecas de chopp e camisas do nosso consulado.

    Para 2017 o consulado estará mais fortalecido.
    Conte com a gente!

  2. Engraçado como tem …… que dá valor a pesquisa de torcida…. Isso no máximo é pesquisa de simpatizantes ou de “antis”…. Quem sabe a força que tem não precisa de pesquisa…..

  3. Já notaram que todo fim de ano tem uma pesquisa de torcida? Na falta do futebol criam-se pesquisas de torcida, contratações, dívidas, discuti-se tudo para atrair discussão e novidades no lugar do futebol e tem trouxa que acredita nessas pesquisas kkkkkkkk. Pesquisa de torcida só se fosse ser feita pelo censo mas censo não pesquisa torcida e mesmo assim haveria polemicas. Deixe elas acreditando em pesquisa, aliás a única torcida virtual que só aparece em pesquisa. Saudações Alvinegras. Aqui é GALO e não precisa de pesquisa pra mostrar que é a maior de minas.

  4. Faltou a TrileGalo, do Rio Grande do Sul, que empurrou o Galo nesses jogos da copa do Brasil desse ano e que se o time pegar algum uruguaio na Libertadores, estaremos lá também.

  5. Pra quem acha que a História cultural do Brasil só é contada por Rio e São Paulo , o texto do nosso de Ávila é uma excelente indicação . A torcida atleticana , além de muito calorosa e apaixonada, é bastante criativa .
    É por isso que, seja nos campos ,na arquibancada ou nas ruas em todo o cotidiano ou nas redes sociais , como sugere o nosso hino, ” honramos o nome de Minas no cenário esportivo mundial ” .

  6. Caro Eduardo e galera atleticana, você está correto sobre a vanguarda do Galo e esses torcedores dos consulados atleticanos de parabéns! Porém, note que (até onde eu sei) esta é uma iniciativa exclusiva e isolada da torcida, sem o apoio do clube. Quero chegar na falta de profissionalismo e dedicação na área de MARKETING do Galo. Outros clubes exploram a marca de maneira planejada, estruturada e profissional, mesmo “copiando” nossas ideias. O que, diga-se de passagem, faz parte do processo. Desde de que Kalil acabou com um departamento especializado de marketing (um dos seus poucos erros), ficamos pra trás em muitas coisas dessa área e deixamos de explorar o crescimento que tivemos desde então. Fica a sugestão pra diretoria de novamente estruturar este departamento, com profissionais de ponta. Não é caro, poucas pessoas, que dão um grande retorno. Grande abraço

    1. O problema das pessoas que possuem temperamento colérico, como é o caso do Kalil, é que tudo para eles é 8 ou 80. Ele encontrou um departamento de marketing inchado de gente, dispendioso e improdutivo porque não eram profissionais capacitados. Acabou com tudo em vez de sanar e organizar. Firmou-se na ideia de que marketing é bola na rede. Realmente isso ajuda, mas, não é suficiente. Lembro-me de que quando criança o Galo tinha uma jogada de marketing extremamente simples e que alcançava milhares de crianças, das quais muitas com certeza hoje são atleticanos. Consistia simplesmente em distribuir material escolar nas escolas contando com a participação de atletas do clube. Eram cadernos, livros, lápis, etc., confeccionados para o clube e com o logotipo do Galo. E não é só em favela que eles iam. No interior de Minas tem gente que guarda o caderninho até hoje. Com a tecnologia atual isso pode ser feito com muito mais facilidade e muito mais barato. Mas, para fazer uma coisa tão simples e objetiva, primeiro precisamos de uma diretoria desperta e atuante.

  7. Quando digo que o marketing do Galo fica jogado às traças … num dá outra … anos e anos de praticamente “nada” … e ainda ganham alguma notoriedade. Quase sempre “bola fora”.
    Vi “in loco” com se tratam as marcas “Boca Juniors” … “Barcelona” … “Real Madri” … e tenho certeza absoluta que tudo aquilo não é somente titulos. Tem muito trabalho de divulgação e manutenção da marca … o tempo todo.
    Espero sempre que o Galo se entenda como “gigante que é” e se promova à exaustão.

  8. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. QUERO SOMENTE AGRADECER AO SR. EDUARDO E AO SUPERESPORTES POR TER NOS PRESENTEANDO COM ESSE BLOG DE ALTA QUALIDADE E EMOÇÃO. COMO É BOM DIARIAMENTE TERMOS ASSUNTOS PERTINENTES À NOSSA MAIOR PAIXÃO. CAM. NOSSO GALÃO DA MASSA. QUE EM 2017 POSSAMOS COMEMORAMOS JUNTOS AQUI VÁRIAS CONQUISTAS E VITÓRIAS ÉPICAS. VAMOS COM TUDO GALÃO. EDUARDO MAIS UMA VEZ PARABÉNS NESSA GRANDE RESPONSABILIDADE QUE TANGE TUDO QUE CERCA O NOSSO AMADO CLUBE ATLÉTICO MINEIRO. BICA BICUDO. 2017 CONTINUAREMOS NA VANGUARDA E NO PIONEIRISMO. AQUI É SÓ GALO P@##@.

  9. O negócio é que a marca”Galo” é muito forte. Atrai a curiosidadede muitos: A torcida sofrida, as injustiças cometidas contra o clube no passado entre coisas fazem que o Atlético se torne não linha de frente mas guerrilheiro. Mais ou menos como o aguerrido povo irlandês.

  10. Para tristeza de uns e espero para satisfação de outros aqui vai mais um textão. Bom dia Eduardo e demais atleticanos pelo mundo. Meu avô, sem dentes, mergulhava o pão na caneca esperava um pouquinho para amolecer levava à boca mordia e mastigava com a gengiva e engolia. Um dia meu irmão me perguntou: “Como o vovô morde e mastiga?” Respondi: “É com a gengiva, uai, você não está vendo?” “Mas, para morder e mastigar não precisa de dente?” “Precisa, mas ele faz com a gengiva” ”Uai, não pode, gengiva não é dente.” A mente infantil só assimila o que é lógico. Como eu não entendo nada de lógica fiquei calado. Mas penso na pergunta até hoje. LÓGICA. Em conceito simples pode-se dizer que é uma ciência que trata de coisas que se inserem no campo das possibilidades. Por exemplo: É como dizer que duas linhas paralelas podem se cruzar em algum ponto mesmo que no infinito. Não podem, logo não é lógico. O Galvão pergunta: O Atlético pode vencer o campeonato brasileiro, Arnaldo? O Arnaldo responde: “Pode, se reunir todas as condicionantes para tal”. Pronto. O Arnaldo disse que pode, apesar da condicionante, então é algo lógico. Simples assim: Se pode é lógico se não pode não tem lógica. Mas, no campo das realidades atuais a lógica mostra que embora possível, o Atlético vencer o campeonato nacional é de difícil ocorrência. Por que é de difícil ocorrência? Aí a lógica mostra que o possível reúne todas as qualidades necessárias para a sua realização. O possível só se realiza se tudo que o compõe estiver em perfeita harmonia. Quando falta qualquer elemento, por menor que seja, o que seria possível torna-se impossível. Para ser lógico tem que ser completo. O Atlético reúne quase tudo que é essencial para a conquista do Brasileiro. Tem um corpo diretivo, tem incomparável infraestrutura, tem uma retaguarda provida de médicos, fisiologistas, fisioterapeutas e todo tipo de profissional e serviço capaz de garantir a integridade física e a saúde de seus jogadores durante toda a disputa. Só precisa de um psiquiatra para alguns casos específicos. Futebol não é só aquilo que vemos dentro do campo. É aquilo e tudo o mais que contribui de modo indissolúvel para que os atletas estejam no campo. Quando os vemos jogando muita gente já trabalhou exaustivamente para isso. O Atlético tem uma comissão técnica específica para os treinamentos e instruções táticas concernentes ao jogo. TÁTICA É SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA. Como no jogo de xadrez quando o jogador é capaz de prever a jogada do adversário e antecipa o seu movimento obstruindo as alternativas de jogo. ISTO É TÁTICA. Uma emboscada num ambiente de guerra é uma tática por que reduz as chances de defesa do inimigo mesmo se ele for militarmente superior. Foi assim que os americanos perderam a guerra no Vietnam. É necessário inteligência para elaborar uma tática. No jogo de futebol ocorre o mesmo. Como dizem alguns simplistas, são onze contra onze. Mas não é bem assim. Onze bem treinados e entendendo taticamente sua função em campo, mesmo que sejam inferiores tecnicamente, vencem onze considerados craques individualmente, mas, que não têm organização em campo. Nós atleticanos sabemos disso muito bem. Por isso o tão falado treinamento tático só dá resultado em campo quando os jogadores entendem, depois de muito bem instruídos, o que têm que fazer durante o jogo e o fazem corretamente. Tática de jogo exige inteligência para a sua elaboração e inteligência para a sua absorção. Como a lógica diz que futebol é um jogo coletivo é impossível que se obtenha resultado sem unidade coletiva. E o treinamento, tático ou não, tem que preparar o jogador para as circunstâncias do jogo. Inclusive a percepção de que ninguém resolve nada sozinho em campo. Alguém dirá: “O Atlético tem tudo isso e do melhor que existe.” E a lógica responde: “FALTA UM ELEMENTO ESSENCIAL. Na química chamam de q.s.p. (quantidade suficiente para) o elemento essencial para ligar todos os ingredientes e obter o resultado final.” Na química usa-se a água em estado de absoluta pureza ou outro elemento sólido, mas igualmente puro. No Atlético o que não existe para a consecução do objetivo dentro de um conceito logico é a VONTADE DETERMINANTE. Essa vontade é o q.s.p que liga de forma indissolúvel todos os elementos envolvidos na busca do resultado, no caso os profissionais citados acima, da diretoria ao banco de reservas, conectando-os num único propósito. A falta dessa vontade determinante, a começar da diretoria ausente e dispersa, passando pelos departamentos auxiliares que não souberam exercer com qualidade o seu trabalho, aliados ao corpo técnico incluindo os atletas, que não demonstraram real interesse na conquista, haja vista a apatia e displicência com que atuaram, foi, LOGICAMENTE, a causa do fracasso do Galo nesse ano de 2016. Vontade determinante por outro lado foi vista com sobra no inferior time do Palmeiras. A lógica não perdoa. Se faltar um elemento, por menor que seja a sua importância no conjunto, não é possível se inserir no campo das possibilidades. Pode ser outra coisa, mas lógica não é. É COMO MASTIGAR SEM DENTES. NÃO TEM LÓGICA. E SEM LÓGICA NÃO É POSSÍVEL.

    1. Um excelente texto ,Paulo Silva. Você conseguiu produzir excelentes analogias tanto com conhecimento erudito e Histórias repletas de empirismo e que explicaram bem demais o que foi o Atlético em 2016 .
      Vamos torcer muito para que não falte o tão necessário q.s.p neste próximo ano .

      1. Obrigado xará. A gente faz o possível para explicar e entender esse nosso Galo doido. As coisas no Galo parecem com as do Brasil. Somos um povo de boa índole, trabalhadores, gentis e generosos que faz de tudo para o Brasil dar certo, mas, somos governados por bandidos, E nós atleticanos somos apaixonados e amantes ardorosos do nosso Galo e fazemos de tudo para o Galo ser grande e forte. Estão aí as torcidas do Galo espalhadas pelo mundo divulgando o nosso amor. Pena que somos solistas. Porque o Galo é dirigido por um bando de incapazes. Sofremos em dobro.

  11. Se depender do horóscopo chinês teremos muitas alegrias ano que vem pois será o ano do Galo. Faltam só um presidente, garra dos jogadores, departamento médico, preparação física e montar um grupo coeso e forte. Sera???

  12. A torcida do Galo realmente ė especial. E quero dizer que absolutamente não aceito esta pesquisa que está publicada aqui no Superesportes informando que o cruzeiro tem a sexta maior torcida do brasil, com 8 milhões de torecedores. Eu só acredito nos dados do censo. E o censo não pesquisa sobre torcidas de time de futebol. Aqui é Galo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *