Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Feliz Natal aos Atleticanos e não-Atleticanos

FB_IMG_1481645768353

Quero aproveitar este dia de Natal, o primeiro que passamos juntos – blogueiro e Atleticanos – para registrar e reiterar o espírito e objetivo deste blog para com o Torcedor e o nosso time do coração. Valho-me até mesmo do “hino à alegria”, encarnada na música “Jingle Bells”, que é a mais pura expressão e manifestação do período natalino, para a postagem deste dia 25 de dezembro de 2016.

Digo isso exclusivamente para renovar o compromisso deste nosso cantinho desde o seu primeiro dia de publicação aqui no UAI/Superesportes. É um espaço dedicado ao Torcedor para “defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano”. E tem sido assim desde aquele 24 de março passado, abrindo espaço para nossas comemorações e até mesmo queixas relacionadas aos jogadores, dirigentes, treinadores e organização das competições.

Em alguns momentos o blogueiro já foi chamado de “pessimista” e que estaria investindo contra o nosso patrimônio Galo. Noutras ocasiões, diferentemente, taxado de “chapa branca”, por defender e acreditar em reações improváveis do nosso time em campo. Enfim, tenho o compromisso e – enquanto assinar este espaço – continuarei sugerindo o bom debate em torno de nossas aflições e alegrias.

torcida do galo no clássico 18-09-16
Fotos: Arquivo pessoal e Bruno Cantini/Atlético

Nunca tive a intenção de ter opinião absoluta sobre quaisquer temas que aqui debatemos, sem jamais, entretanto, esconder minha opinião. Ontem, por exemplo, ao manifestar que defendo a permanência do Leandro Donizete, li e aprovei os comentários dos leitores, concordando ou não com a posição do blogueiro. O blog não tem preferência, uma vez que ele tem a intenção de dar voz a todos os Atleticanos com as mais diferentes opiniões. Sei que a diretoria sempre está atenta ao que pensa a massa.

E, curiosamente, depois desses mais de nove meses de contato diário, percebemos o quanto o “Canto do Galo” é bem aceito. Até mesmo entre muitos não-Atleticanos. Alguns. para protestar contra este nosso conhecido e invejável “estado de espírito” diferenciado que nos distingue de outras torcidas mineiras e brasileiras; outros – e não são poucos –, por serem adeptos de um bom debate em torno do futebol.

Em vários momentos, aqui entre os comentários, o blogueiro se sentiu sensibilizado com manifestações espontâneas de torcedores de outros clubes, interagindo com os temas propostos. É esta a razão da boa aceitação deste nosso – do Atleticano e de todos os torcedores – espaço aqui no UAI/Superesportes. Agradeço a todos, Atleticanos e não-Atleticanos, desejando indistintamente um ótimo Natal e que os nossos clubes – especialmente o Galo, claro – se organizem e reforcem para a próxima temporada.

Com ou sem Donizete, contratando ou não os jogadores preferidos pelo Torcedor, nenhum de nós será mais ou menos Atleticano como sempre nos revelamos e fazemos acontecer em apoio ao nosso Galo.

Feliz Natal!

Em tempo: este Papai Noel aqui é só Galo!

8 thoughts to “Feliz Natal aos Atleticanos e não-Atleticanos”

  1. Otimo comentario meu Caro Eduardo.sobre a renovacao ou nao de Leandro donizete acho que ja passou o tempo dele no halo ainda mais pelo tempo de contrato que este mesmo exige.e estou esperando muito mesmo o presidente anunciar o diego tardelli.teriamos um ataque de respeito.

  2. muito bom amigo : em uma passagem deste texto ou de outro, não me recordo bem, voce desejou feliz natal, INDISTINTAMENTE a Atleticanos e não Atleticanos. Gostei muito disto, porque acima de tudo somos seres humanos que precisam cada vez mais se dar as mãos. Que o futebol não seja jamais um motivo de separação de pessoas. Que seja apenas uma brincadeira de gente grande para adoçar a vida, nada mais que isto. Abração juntamente meu respeito e admiração.

    Castor (hoje não magic).

  3. Retribuindo e agradecendo. Espero, mesmo reconhecendo que o contraditório, também faz parte do futebol, um 2017 muito, mais muito melhor mesmo do 2016. Que o Presidente do CAM faça as contratações, não apenas dos jogadores que os torcedores pedem (Tardeli, por exemplo), mais de jogadores que o clube necessita (outro zagueiro por exemplo). A renovação do “General” me agrada, desde que a contratação do Rithiele seja apenas blá, blá, blá, da imprensa.

  4. Primeiramente, feliz natal a todos aqui e que nosso ano novo seja repleto de conquistas, tanto no campo pessoal e familiar quanto ao nosso querido Galo. Para essa questão do Donizete sempre vai haver discussão. Antes do Pierre ir embora, o Donizete era o Clássico e o Pierre o batedor…. Para mim o Donizete é um bom jogador. O problema é que os “treineiros” que passaram pelo Galo depois do Cuca não deram tanto valor ao jogador. Quando foi valorizado fez partidas excepcionais pelo Galo. Quando o time era equilibrado ele se destacava. Quem não se lembra esse ano o 1X0 contra o Palmeiras?
    Não acho nenhum jogador insubstituível no Galo, mas sempre tenho dito: enquanto tivermos jogadores como Robinho, Cazares, Fred e o craque Marcos Rocha eu acharei o Donizete o jogador fundamental para o time. Quanto tivermos um time mais equilibrado na defesa e laterais que se não se intitulam como craques (que se dão ao luxo de não voltar para marcar), aí sim, poderemos falar em renovar e contratar volantes mais “leves” como os “modinhas” estão gostando de defender aqui. É apenas minha opinião. Abraços.

  5. Senhor Eduardo de Ávila, tenho que reconhecer sua capacidade como blogueiro e torcedor do seu time. Agradeço pela parte que me toca (não atleticano) e desejo sucesso para você em 2016. Acho que a vida vai muito além do futebol, e digo que vou continuar dando meus pitacos por aqui, ainda que estes possam ir diretamente para a lixeira. Tudo de Bom!

  6. Faço votos que as correções devidas sejam feitas. Principalmente naquele conselho de anciãos. É inadmissível um clube não ganhar nenhum campeonato brasileiro desde 1971. Tinha esperança de poder comemorar com meu filho esse título um dia. Meu filho completou 45 anos. Começo a duvidar se isso vai acontecer.

    1. Também tenho minhas dúvidas, mas, também tenho esperança (?) E como você tenho filhos atleticanos que me deram netos atleticanos e esperam um dia comemorar comigo um Galo campeão brasileiro. Conto sempre para eles como foi emocionante estar no Maracanã naquele dia. Para eles soa como lenda.

  7. Bom dia, Eduardo e demais atleticanos que tornam esse mundo um lugar melhor. Muito bom comentário, Eduardo. espírito aberto como o modo atleticano de ser. Ninguém entende e muito menos compreende como somos capazes de ser tão apaixonados pelo Galo e ligados entre nós. “Pessimista”, “Otimista” “Chapa Branca” ou qualquer outra alcunha que te apliquem não importa, você é sempre dez. As divergências em torno do “General” fazem parte do espírito humano. Somos assim diversos e essa diversidade é que faz o “Ser Humano” essa coisa maravilhosa também chamada de obra prima de Deus. Eu torço para que a diretoria do Galo consiga trazer o Rithely. Este sim é um reforço de peso. tem raça e não é violento. Tem bom passe e chega fácil ao gol, embora seja mais de servir do que de marcar. Lembra alguns grandes volantes que já tivemos. QUE SEJA UM BOM PRESENTE DE NATAL PARA TODOS NÓS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *