Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Tentando confiar no time e na cbf

Seguramente a partida de amanhã será o grande desafio do Galo sob o comando de Mohamed. Sem deixar de considerar os jogos decisivos pela Supercopa e até mesmo do Mineiro, apesar de que no regional os adversários eram todos muito abaixo do nível atual do nosso Clube Atlético Mineiro. Nessas duas competições, que asseguramos os títulos, o treinador teve um alívio das cobranças do Torcedor.

No caso da Supercopa, que só teve valor, como sempre repito, pela expectativa frustrada da cbf/tv, o empate levou a decisão para uma sequência de penalidades que não me recordo de algo similar. Ao final, quase com duas penalidades para cada jogador, o Galo levantou o troféu que era o tira teima entre os campeões do Brasil e do Brasileiro. Como ganhamos ambos, pelo regulamento, o vice do BR – no caso o Flamidia – provocou toda essa comoção oficial. Fomos lá e abafamos a pretensão.

Já no mineiro, depois de 11 rodadas – com altos e baixos – avançamos à fase decisiva superando aos concorrentes com nove vitórias, um empate (Vila Nova) e uma derrota (URT). Durante a fase classificatória, El Turco, pôde experimentar várias formações e utilizou todo o elenco. Nas semifinais superamos a Caldense, em dois jogos; e o CSA/MG (3 a 1), em partida única, conforme opção feira pelas equipes menores de Minas Gerais.

Agora, valendo pela nona rodada do Brasileiro de 2022, vamos encarar – na casa deles – o Palmeiras, que supera o Galo pelo critério de saldo de gols na primeira colocação. Temos os mesmos número de jogos (oito), vitórias (quatro), empates (três) é uma derrota cada. Até no número de gols (13) Galo e porcos se igualam, mas nossa defesa – diferente do ano passado, já sofreu oito gols contra apenas cinco do concorrente. Com isso, o saldo de gols decide a primeira colocação, invertendo para oito e cinco, respectivamente.

Até o Corinthians, terceiro colocado, também tem a mesma pontuação, vitórias, empates e derrotas, mas saldo de apenas quatro tentos (12 marcados e oito sofridos). A bem da verdade e até para desenhar nossas expectativas, o Brasileiro está muito equilibrado, neste início. Quarto e quinto colocados, têm 13 pontos; do sexto ao oitavo, 12; nono ao décimo segundo, 11; décimo terceiro e décimo quarto, dez cada.

Um bom resultado amanhã, além de ser sempre de bom grado – especialmente na casa do adversário – pode distanciar o nosso time dos concorrentes. Entretanto, até mesmo um empate não pode ser considerado de todo ruim. Claro que vai depender dos demais resultados, especialmente do Corinthians. Ano passado, em 38 jogos, perdemos e empatamos seis vezes cada.

Digo isso, pois se o resultado não for o melhor ou até mesmo o aceitável – no caso de uma derrota – não haverá motivos para desencanto ou desespero. Desde que, evidentemente, o time mostre evolução e comprometimento. Foi assim que conquistamos os títulos de 2021. Nesse início de competição, a derrota para o América e os empates com Coritiba, Goiás e Bragantino – notadamente os dois primeiros – não estavam na nossa expectativa. Isso faz parte, ou em 2021, a derrota para o Fortaleza – no Mineirão e na primeira rodada – foi bem digerida e aceita? Claro que não!

Sob o comando e a batuta do Cuca, num ano inesquecível para todo Atleticano, tivemos muitos vacilos nos primeiros jogos. O então treinador conseguiu dar a volta por cima e os resultados foram aparecendo. E é assim que, como Atleticanos, esperamos que ocorra com El Turco. Esse confronto de amanhã, depois de uma semana de treinamentos e algumas liberações do DM, será sinalizador ao nosso humor, expectativas e esperanças para 2022.

Em tempo: Tive uma semana bastante atribulada com questões pessoais e, ainda assim, não me passou batido algo que me incomoda ainda na cbf. Qual a razão de até ontem à tarde, talvez ainda até hoje, não ter sido liberado o áudio do jogo de domingo passado entre Galo e Avaí? Tenho muita curiosidade, chegando até mesmo a desconfiar e suspeitar, por exemplo daquele lance que o goiano Jefferson Ferreira de Morais não expulsou o jogador adversário que agrediu Jair. E, ainda referente ao mesmo apito palhaço, que terminou o primeiro tempo sem permitir a batida de um escanteio.

Mais ainda pelo fato, deste mesmo árbitro, em lance similar e no mesmo estádio ter dado vermelho para jogador do Sampaio Corrêa. Muito estranho, como sempre em terras brasilianas sob o comando da mesma cbf de triste memória, seus sopradores de apito e ainda os caras que vestem toga e julgam disciplinarmente atletas e clubes. Dá pra acreditar e confiar? Eu carrego essas dúvidas tem 50 anos. Libera o áudio, Seneme! Ou tem coisa que não pode ser do conhecimento? E outra, depois de tanto tempo, quem me garante que não pode ser editado? Ou tem maracutaia no caso?

*fotos: Pedro Souza/Atlético

14 thoughts to “Tentando confiar no time e na cbf”

  1. Boa tarde. Eu acho que 03 zagueiros torna a saída de bola inoperante. Congestiona o meio e deixa os volantes perdidos na cobertura. Vira um deixa que eu deixo. Nacho precisa ser decisivo e parar de errar tanto. Está fraco e lento na recomposição defensiva e transição pro ataque. Zaracho está fazendo muita falta ao nosso meio campo, tanto defensiva, quanto ofensivamente. Ademir e Hulk precisam ser menos barbantinhos. Toques rápidos no ataque poderão fazer a diferença no placar. Ou entram com a faca nos dentes, caso contrário virão com o balaio cheio. Tem que acabar essa arrogância de que podem cozinhar qualquer jogo e ganhar a hora que bem entenderem. Prudência e raça no jogo, joelho de porco deve ser bem cozido.

  2. boa tarde Eduardo e massa. que o deuses do futebol tenha do galo amanhã contra os porcos. se o galo empatar já é um milagre não acredito nesse galo comandado por este péssimo treinador quero muito queimar minha língua. rsrs.se nacho preguiça jogar ok não jogou até hoje se Ademir mediano não para de perder gols e se a zaga não entregar pode acontecer um milagre. a imprensa põe os porcos favorito para vencer e eu também. e Dodô. Vargas e keno voltam jogar ainda este ano espero que sim. vai galooo.

  3. Jogo é jogado , lambari é pescado .

    Eu ainda sou e serei sempre adepto das velhas máximas , das lendas e tradições , das superstições , e SE divirto com as AÇÕES COM BOLA no TERÇO FINAL do campo como querem os atuais “especialistas” .

    Para mim , para um jogo importante como o de amanhã , fico na expectativa de que a preparação de nossos caras se concentre em duas atitudes que dois verdadeiros MONSTROS do futebol tomavam à véspera de jogos importantes :

    – um deles , dormia abraçado com uma bola ;
    – o outro deixava-se embalar imaginando que tipo de jogada faria para balançar as redes do adversário.

    Não , isto não é lenda : os próprios gênios da bola já nos contaram essas histórias .

    Enquanto isso , os “estatísticos” estão prontos para nos dizer que tal fulano dará 927 toques na bola , levantará os braços 519 vezes nos escanteios ( tem um outro que assim que dá um passe lateral corre desesperadamente com os braços levantados a pedir a bola de volta ) e que isso nos levará ao êxtase como torcedor .

    Cada qual com seu cada qual , já dizia o poeta da bola !

  4. Perfeita avaliação. Não é um eventual resultado ruim o motivo de desencanto ou desespero. Se o desempenho for compatível com o potencial da equipe, teremos feito a nossa parte e o resultado dependerá de inúmeros fatores que fogem do controle e fazem a beleza do futebol. O que pode causar desencanto ou desespero é um desempenho pífio, um time desorganizado, a incapacidade de se livrar dd um ‘nó tático’.

    Enfim, será um ótimo teste para avaliar o futuro do Galo na temporada. Tomara que o Turco comece a mostrar o que se espera dele e que o Galo retome sua trajetória vencedora que faziam os adversários nos temer, como foi no ano passado.

  5. Caros amigalos em especial o Barata, bom dia. Acho você Barata um sujeito inteligente e conhecedor de futebol, mas vejo neste comentário uma intolerância e torcida contra o nacho e por tabela o galo, não esqueça que o gol do sasha na virada foi escanteio cobrado por ele. Lembro me muito do Danival e o Ângelo jogavam muito pelo time e pra torcida nada. O que você acha?
    Ótimo dia a todos.

  6. Bom Dia! No dia que esquecer o problema “arbitragem” e preocupar com os ERROS, que a diretoria – incluindo o diretor de futebol – vêm cometendo desde o início de 2022, quer pela contratação de um desconhecido treinador (sistematicante), defendido pelo Sr. R. Caetano, além do empréstimo de alguns jogadores (Yoran, Natan. Haja vista que Nacho está debilitado – se arrastando em campo -, sem ter um reserva. Afora a venda de outros, que embora reservas (Savarino, Dilan), que quando chamados davam conta do recado. Confesso, alguns, deles criticados por mim. Quanto ao jogo de amanhã, se a diretoria tem pretensão de algum titulo em 2022,está na condição de “ou vai ou racha, ou estoura a tampa da caixa.

  7. Mal posso esperar amanhã para ver as AÇÕES COM BOLA e OS PASSES NO TERÇO FINAL do campo do maestro NACHO !!!

    Quero muito também ver suas cobranças de lateral e escanteio , jogadas mortais em seu repertório .

    1. Você torce contra o Galo. Impressionante. Não devia ser permitido seu trânsito por aqui. Inseto. Vc não tem respeito por ninguém. Chama Manso, apelido no mínimo desrespeitoso, a quem devemos muito… Te chamo Inseto. Se o blogueiro, dono daqui não quiser publicar minha manifestação, paciência… Inseto.

  8. Bom dia!
    Com certeza, amanhã o time do Galo não pode ser cobrado pelo resultado, mas sim pelo desempenho dos jogadores em campo e pela leitura que o treinador fizer da partida. Espero que El Turco tenha acertado o sistema defensivo e que nossos atacantes não percam as oportunidades que surgirem.
    O Galo tem que jogar muita bola pra superar as maracutaias dessa organização criminosa que comanda o futebol, incluindo a imprensa.

  9. Bom dia, todos! Jogo dificílimo para o Galo. Sou daqueles que não gostaram da chegada do Turco e não estão gostando do trabalho, porém acho que temos que ter fé e foco neste momento. Acho que o ideal era ele não ter vindo, mas já que veio que fique até o final do ano, pois com o nosso individual dá para fazermos uma boa campanha no brasileirão, mesmo sem o título. Para este jogo ele deve ir com três zagueiros, Nathan, Rever e Alonso fechando o lado esquerdo. Mariano na lateral direita e Rubens de ala esquerda. Allan, Jair e Nacho no meio e Huck e Ademir no ataque. Dá para encarar o Porco e fazer um bom jogo. Por falar em CBF, como que marcam um jogo desses dentro de uma data FIFA? É muita incompetência!

  10. Bom dia a todos. Hr da verdade. Jogo p mostrar a que viemos nesse campeonato e ano. Aqui a gente não treme, como do outro lado da lagoa, mas quero sangue nosoio. Garra, coragem p buscar 3 pontos. Quanto ao Diego: Vai se f#d3r.
    Quanto a arbitragem, já disse aqui: colocar um ranking de série A e série B com a devida pontuação. Fez merda, perde ponto e ao final poderá ser rebaixado tb.
    Como arbitragem e jogadores europeus são diferentes dos daqui. Tem hr que a gente até esquece que lá tem VAR.
    VAMOS GALO. FOCO E GARRA.

  11. Bom dia Massa e Guru

    Espero que a parada no brasileirão tenha possibilitado ao Turco Mohamed treinar o time, de conseguir finalmente meter o ferrolho na porta de entrada de nossa defesa, pois precisaremos muito diante do próximo adversário.
    Paralelo a isto, espero tb que o Sr. Ademir tenha treinado exaustivamente (manhã, tarde e até noite), as finalizações. Aliás só ele não, todos os jogadores do ataque.
    No mais, é partir para São Paulo confiantes e principalmente focados, porque não podemos mais entregar gols como temos entregados nos últimos jogos.
    Se entrarmos com este foco, já eremos meio caminho andado para uma ótima partida e um recado aos jogadores: cuidado com a arbitragem não entrem na pilha do apitador de latinha!

  12. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Na minha opinião, este é um jogo para três zagueiros: Everson, Mariano, Nathan, Rever, Alonso e Rubens, Alan, Jair, Nascho, Ademir e Hulck. Primeiro é nao tomar gol. Otima chance para o Ademir deitar nas costas do Jorge. No segundo tempo taca no Keno nas costas do Marcos Rocha.

  13. Bom dia!!!

    Mesmo com desfalques importantes, o Palmeiras vai muito forte no Allianz a partir de um meio-campo poderoso (Gabriel Menino, Zé Rafael e Raphael Veiga) e um ataque muito veloz (Dudu, Rone e Scarpa).

    Abel, o estrategista, deve armar o jogo palmeirense por aí, com exploração da lateral esquerda atleticana em razão da ausência de Arana e a presença de Rubens, um jovem da Base que, em não sendo um lateral de ofício e estando improvisado naquele setor, pode sentir a pressão da partida.

    O Turco, que sabe disso e teve uma semana cheia para preparar a equipe, disse que iria privilegiar na folga semanal o treinamento do sistema defensivo, o ponto mais vulnerável da equipe neste início de Brasileirão.

    Sabe-se que Mohamed gosta do 4-4-2 para iniciar as partidas. Porém, diante das circunstâncias, não será surpresa se o argentino entrar com três zagueiros para tentar anular a estratégia ofensiva palmeirense a priori traçada para vencer o Alvinegro.

    A tendência é do Porco ser mais agressivo e propositivo e o Galo mais cauteloso e conservador.

    O jogo é duro. O Palmeiras é favorito. O Atlético pode surpreender e vencer. E qualquer resultado é possível.

    A conferir…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *