Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Tempos de recuperação

Nada como um início de semana, depois de um turno fora dos G4 e G6 do Brasileirão, voltando para a zona de classificação para a Libertadores. Na décima rodada, pós empate em casa com o Bragantino, caímos da terceira para a quarta colocação. Na sequência, exatamente na estreia do Felipão, novo empate frente ao Fluminense (11ª rodada), descemos outra posição. Quinto colocado, deixando o G4 e com a mesma pontuação do quarto colocado (Flamídia).

Daí veio exatamente o mesmo adversário de amanhã, Fortaleza (rodada 12), e a derrota (2 a 1), atirou o Galo para a décima posição na tabela. Fomos ultrapassados por quatro concorrentes (Paranaense, Bragantino, Internacional e o próprio Fortaleza). Depois disso, passamos pelo nosso pior momento na competição. Foram exatos oito jogos (somando com os três mencionados) sem vencer. Nesses 24 pontos disputados, somamos apenas quatro pontos em igual número de empates.

Ao final da rodada 17, a derrota de virada para o Flamídia – numa atuação escandalosa de um tal de Flávio Rodrigues de Souza, responsável pela vitória dos cariocas – atingimos nossa pior colocação na tabela. O 13º lugar colocava em xeque a liderança do Felipão. Pois que após uma até certo ponto surpreendente vitória sobre o São Paulo, no Morumbi, depois outra em cima do Bahia, no Mineirão, iniciamos a recuperação dessa instabilidade. Fomos para a 10ª posição e viramos o turno nessa condição.

Já no segundo turno, após exatas 11 partidas, o Galo ostenta a melhor campanha até o momento. São sete vitórias (Santos/c, Botafogo/c, Cuiabá/c, Internacional/f, Palmeiras/f, Bragantino/f e FluminenC/c), um empate (Paranaense/f) e três derrotas (Vasco/f, Coritiba/c e CSA-MG/c)). Esses 22 pontos, 67% de aproveitamento, são suficientes para devolver a esperança de mais uma Libertadores com a participação do Galo. Será, se confirmar, a décima vez em 12 temporadas nessa competição da Conmebol. Entre os brasileiros, seguramente, o melhor desempenho nesses últimos tempos.

Nossa atual pontuação, 49, um apenas atrás do quarto e quinto; três do terceiro; nos permite sonhar até mesmo em entrar no G4 na rodada deste meio de semana. Para o segundo colocado, são quatro pontos, se cuida porcos. Para o líder Botafogo, os dez pontos, não sugerem devanear ou delirar, mas se os outros – segundo a imprensa do eixo que colocam Palmeiras e Flamídia como candidatos -, ouso afirmar que esses dois estão mais ameaçados pelo Galo que essa vontade da mídia paulista e carioca.

Por fim, tomara que o Felipão, ao invés de brigar e questionar o Torcedor, aprenda a humildade de ouvir o clamor da Massa. Ele tem à sua disposição o elenco quase todo completo. Aqueles que ainda estão no DM, ao que ouço e até penso, não fazem diferença às nossas pretensões. Estão, na verdade, na mesma sacola de alguns que vem sendo utilizados para serem colocados em disponibilidade ao final do Brasileirão. Antes, porém, até para se valorizarem e sugerir interesse de outros clubes, é fundamental que mostrem futebol e comprometimento. Que venha o temido Fortaleza. O Galo voltou a vencer na nossa casa, depois de dois imperdoáveis e inaceitáveis tropeços. Aqui é e sempre será Gaaalooo!!!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

16 thoughts to “Tempos de recuperação”

  1. Prezados Eduardo e Atleticanos! Para mim, o mais importante, agora que não temos condições de ganhar o título, é liquidar as chances do asqueroso, dentro da casa deles, para atenuar a decepcionante e vexatória derrota para o rival azul beribéri. Ver o asqueroso carioca eliminado de qualquer pretensão é uma enorme satisfação para o Atleticano. Portanto, que esses jogadores se dediquem mais, aprimorem sua qualidade técnica nos próximos jogos para chegar em condições de fulminar o asqueroso. Quanto a libertadores, o Galo, se conseguir a vaga, não terá chances de brigar, em vista do que estão falando sobre reforços e reformulação do elenco. Saudações Atleticanas

  2. Boa tarde.

    Sábado passado, estava eu nos banheiros assépticos da arena MRV e me lembrei dos banheiros do Mineirão antigo, do futebol raiz, em que as pessoas urinavam nas paredes, nas portas, nas pias, e de vez em quando, dentro dos vasos sanitários. Em que ninguém ousava lavar as mãos, e que papel higiênico nunca existiu.
    Tínhamos que escolher em qual poça de xixi iríamos pisar, pois era impossível não molhar os pés.
    Bons tempos.
    Agora me aparece um procurador dizendo que a torcida mariätica, ficou em situação sub humana(só pode ser piada).
    Acho que esse sujeito deveria visitar o banheiro (caso exista), de milhões de pessoas que VIVEM em
    situação de pobreza e de miséria.
    Abraço.

  3. Quando um novo treinador (mesmo velho) chega no Galo, a gente pensa que o cara, que vive disso, chega com todas as informações possíveis sobre o plantel, sobre a torcida, sabe quais jogadores já foram rejeitados por não corresponder, etc. Mas não, o cara volta com as mesmas merdas de sempre. Merdas de grife, além de escantear os aprovados, caso Rubens. Aí, até o energúmeno entender que aquelas merdas de grife não vão ajudar em nada, muito pelo contrário, vão atrapalhar, o ano já passou e a gente tem que recriar expectativas pro ano que vem. Cansado dessas merdas de treinadores, diretores e donos do Galo que não entendem porcaria nenhuma.

  4. Bom dia Ávila e Massa,

    Esse Felipão tem que ir embora, agora a culpa é da torcida? Pra essa diretoria e treinador só servimos pra consumirmos produtos e ficarmos amansados na arquibancada batendo palmas. Nunca tinha visto um treinador que denigre a própria torcida e enaltecesse clubes adversários a patamares falsos.

    Pra não dizer que só reclamo dele, admito que a defesa foi melhorada, mas as custas dos atacantes virarem defensores, todos atrás do meio campo na covardia. Os jogos vencidos foram porque alguns tiveram o brio de atacar.

    O momento é propício para o lançamento gradativo dos jovens, o exemplo maior é Rubens, sempre pedido por muitos. Que Alison, Isepp, Cadu e companhia possam entrar aos poucos.

    Se precisam aliviar a folha salarial os bois cansados tem de sumir.

    Bora rejuvenescer Galo.

  5. O padre TORGA dizia que não acreditava em bruxas, porém afirmava que elas existem…

    Aliás, hoje é dia delas!!!

    Cêbesta!!!

    No ATLÉTICO, onde reinou o Bruxo, as bruxas estão soltas…

    Ora é o diretor de comunicações vomitando asneiras e estimulando violências e bizarrices…

    Ora é o colegiado ordenando de forma estúpida e autoritária a retirada absurda das portas de banheiros e rolos de papel higiênico no espaço visitante…

    Ora é o treinador, em dia de derrota para o rival, enaltecendo o próprio rival na entrevista pós-jogo…

    Ora pois…

    O que tá acontecendo no Clube Atlético Mineiro?!!!

    Claro que o que acontece no extra-campo acaba chegando no campo de jogo em forma de pressão no time e na torcida que andam batendo cabeças…

    O time ora não joga nada, ora joga mais ou menos, e dá-lhe gols contra, gols perdidos e derrotas inexplicáveis…

    O efeito caldeirão, que deveria acontecer na ARENA, não rolou…

    A Torcida anda perdida, estranha, cega, muda e hostil…

    Precisava agredir com ameaças, copadas, cervejadas e cusparadas a esposa de ARANA, Gabriela e dois filhinhos – Luigi, de cinco meses, e Guilherme, de dois anos de idade, naquele dia?!!

    E não ficou só com a família do Arana. Mais jogadores tiveram familiares hostilizados por parte da Torcida naquele jogo…

    FELIPÃO foi outro que recebeu copadas, cusparadas e cervejadas resultantes da ira de parte da Torcida ao final daquela partida. COUDET, antes, idem…

    Aliás, FELIPÃO defendeu JEMERSON e disse que a Torcida não deveria vaiar o jogador e pasmem, antes da bola rolar e quando seu nome foi anunciado entre os titulares contra o FLU…

    FELIPÃO, a quem já pedi aqui a sua saída e a de JEMERSON na BARCA 23, está certíssimo…

    Uma grande Torcida e uma TORCIDA DE RESPEITO não deveria vaiar antes nem durante o jogo o seu time e jogadores, nem agredir seu técnico e jogadores, tampouco os familiares destes com hostilidades por frustrações de resultados contra qualquer adversário, mesmo o rival tradicional…

    Ora bolas…

    Toda essa maluquice e bizarrice, decerto e a priori, acabam sendo reflexo de ações mal pensadas da direção que não deixam de contagiar com estupidez o ambiente que passa a responder de forma hostil…

    É a Lei Universal da Semeadura no famoso e inexorável colher o que plantou…

    Devemos concordar que não podemos admitir violências e agressões, tampouco ofensas verbais que são também violências…

    Então, já terá passado da hora de dar um basta nesse comportamento hostil que anda tomando conta do ATLÉTICO, seja no campo de jogo, na Arena MRV, seja pelas mídias sociais onde ofensas além da conta, principalmente em relação ao FELIPÃO, estão indo longe demais…

    Terá chegado a hora de dar um basta nisso…

    Ao ATLÉTICO o que é do ATLÉTICO. A Torcida não pode jogar contra nem ser fogo amigo que pode destruir um legado de grande riqueza histórica e cultural de Minas e do Brasil…

    Porém…

    “Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay”…

    1. Caro Ernest

      Concordo com tudo o que foi colocado e inclusive vou usar desta sua chamada no curé, para rever a maneira como vou expor minhas críticas ao técnico.
      Mas só um adendo, a torcida definitivamente, como vc mesmo disse não pode e nem deve, concorrer para destruição do legado do clube, todavia não podemos esquecer que quem dirige e é dono tb deveria também deveria ter esta preocupação e hoje o sentimento do torcedor é que eles não estão nem ai e prova disto é o tratamento que está sendo dispensado ao torcedor, que é a razão maior do clube.

    2. Boa tarde Ernest.

      No jogo contra o Coritiba, os familiares dos jogadores ficaram em um espaço em que eram separados dos torcedores apenas por um pano colocado nos corrimãos das escadas de acesso, e com um cartaz avisando
      ‘Espaço reservado para familiares dos jogadores ‘, sendo alvos então de qualquer tipo de manifestação.
      Creio que poderiam colocá-los em um lugar mais isolado, para evitar qualquer tipo de assédio.
      Não deveria ser assim, mas creio que é o que há para o momento.
      Abraço.

    3. Ótimas considerações.
      Se os que comandam a Arena MRV tivessem a dignidade de receber a torcida rival da melhor maneira possível e a mesma depredasse tudo, a história seria contada toda a nosso favor. Foram 3 besteiras na mesma semana: o “diretor” falante, a derrota e o pensamento pequeno de quem administra a Arena.
      Que venha a libertadores, para ano que vem quem sabe passarmos da água para o vinho.

  6. Bom dia Eduardo e massa. A saudades daquele Galo doido comando por cuca.R10 e companhia. 2012 e 2013 e 2014 comandado por Levir culpi.aquele ataque que deixava a zaga rival bater a cabeça. A saudades daquele Galo doido comando por cuca.o incrível Hulk e companhia de 2021.. Hoje temos no comando um 7×1 retranqueiro e dinossauro que joga pra trás . Amanhã será mais um jogo difícil que 7×1 e jogadores põe as barbas de molho. Rsrs. Para mim fortaleza e bragantino é que estão Jogando melhor o futebol brasileiro no momento mais sou mais Galo. Vá Galooooo.

  7. TEOBALDO , DOMINGOS SÁVIO ,

    quanto eu disse que “ninguém consegue explicar o 6 a 1” me referi
    aos mandatários e à direção técnica e jogadores .

    Porque , TEOBALDO , o que você ouviu e transcreveu foi abafado , mas muita gente sabe do acontecido.

    E não se pode dizer nada sobre , pois a “patrulha” é gigantesca .

    E você , DOMINGOS , ao se referir ao Capitão , entende , como eu , que ele e o treinador “comeram churrasco” demais durante a semana .

    Ali o declínio da instituição começava, desaguando nesse poço sem fundo atual .

    As conquistas nesses anos pós tragédia devem ser creditadas tão somente à hombridade de jogadores como RONALDINHO , DÁTOLO e HULK , que assumiram o time e fizeram valer as suas qualidades técnicas no comando dos grupos que lideraram .

    O resto é pipoca , balão , ufanismo , soberba , vaidade , tropeiro sem molho , uma descaracterização completa do outrora GLORIOSO e HONRADO CLUBE ATLETICO MINEIRO .

  8. Salve Massa e Guru

    Tem gente se esforçando em depositar na conta da torcida o momento de instabilidade do time, falando que nós não apoiamos mais, que não fazemos o efeito caldeirão na nova casa, que vaiamos (com razão) jogadores e técnico e que cobramos demais.
    Estes dissimulados não querem enxergar que o descontentamento da torcida, está justamente na maneira do time jogar, culpa única e exclusiva de seu técnico.
    Aqui mesmo neste espaço, pelo comentários que leio, praticamente é unânime a antipatia por este senhor 7×1 e todos o querem longe do nosso Galo.
    Mas como não vamos trocar de técnico até o final da temporada, o jeito vai ser carregar esta carroça.
    Que para amenizar este futebol covarde ele conquiste pelo menos a vaga à liberta e depois, vá curtir sua aposentadoria em outro lugar e se possível leve a barca cheia de jogadores que não nos fazem falta como o próprio Guru mencionou.

    1. Bom dia xará e amigalos!
      Felipão reclama tanto da MASSA DO GALO que ele deveria solicitar à CBF que sua equipe jogue a partir de agora com os portões fechados. Quem sabe assim acaba a implicância dele com o torcedor que paga caríssimo para assistir e apoiar a equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *