Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Sonhando e planejando o futuro

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Agora é aquela situação. Atenções divididas até o encerramento da temporada. Concomitante com buscar resultados (hoje é fundamental pontuar, melhor ainda com vitória), temos que projetar e arquitetar o próximo ano. Se no que está dando certo não pode ser mudado, sendo o contrário deve, sim, ser modificado. E as mudanças no Galo têm que ser drásticas. Como diria, de mamando a caducando.

Mas, antes de fomentar essa discussão, vamos ao presente. Hoje, em Santos, mesmo considerando ser a equipe praiana um adversário difícil em seus domínios, o Galo nem pode pensar em deixar de pontuar. Um ponto que seja será interessante, mas considerando o desarranjo até o momento, o ideal mesmo é trazer os três pontos. Se Robinho vem crescendo, deixando até dúvida entre os Atleticanos sobre seu comprometimento, agora é a hora de mostrar evolução e mudança de comportamento.

Ele, a exemplo de Fred, sempre capitularam diante de suas equipes anteriores. A propósito, o Fluminense do centroavante venceu o Galo nos dois turnos, aqui e no Rio de Janeiro. O camisa nove ficou devendo. Agora é a vez de Robinho desmentir essa máxima, ou superstição, levando o Galo a uma grande partida frente ao time que o projetou para o futebol mundial. No primeiro turno, ainda sob o comando de Levir Culpi, o peixe derrotou o Galo no Horto.

Está na hora de mudar o jogo. Nada melhor que este desafio de hoje à tarde, na Vila Belmiro, para embalar o sonho da fiel Torcida. Esse time, responsável pela nossa bipolaridade, numa rodada faz o Atleticano sonhar e na outra provoca o desânimo. Tempos atrás, me incluo sem receio, fazíamos contas e projeções otimistas para a sexta participação consecutiva na Copa Libertadores. Agora, constato, com tristeza, que a insegurança é perceptível entre os Torcedores.

Alguns chegam até a abrir mão do sonho em troca de um melhor planejamento para o futuro. Sobre isso, embora com algum tempo de atraso e timidamente, percebo a virtual diretoria a ser eleita ainda se movimentando. Digo assim, pois enquanto outros clubes estão tratando de contratações, no Galo ainda fica a definição do nome para a diretoria de futebol. Exatamente o lugar que ficou acéfalo na gestão que está por terminar. Alexandre Gallo deverá ser confirmado com a eleição da chapa da situação: Sette Câmara e Lásaro Cândido.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Sobre isso, não é opinião isolada do blogueiro, basta reler a quantidade de comentários aqui contidos, bem como e até uma extensa lista de sugestões, minuciosamente declarada por quem tem amor e paixão pelo Clube Atlético Mineiro. Sigamos. Nas laterais, temos dois bons jogadores, mas precisamos de reposição dos dois lados e até quem provoque uma boa disputa por vaga com os dois titulares. Na zaga, seguramente, está nosso maior problema. Léo Silva, capitão e que tem história, não aguenta a sequência desgastante da temporada. Gabriel, que se firmou, sempre é cantado como possibilidade de transferência. E o pior, tirando os dois, não vejo nenhum preparado para assumir a titularidade. Bremer e Matheus Mancini são boas promessas, mas ainda imaturos para tanta responsabilidade.

Para volantes, vejo dois bons nomes para continuar. Adilson e Gustavo Blanco, este desde que se livre definitivamente do DM. Fora eles, os demais são instáveis. A começar pelo comemorado Elias. Roger Bernardo, a exemplo do Felipe Santana, joga uma ou duas boas partidas, depois desce a ladeira. Então, é necessário pensar em nomes para compor o elenco. Ainda acredito no Ralph e um pouco no Yago. Merece uma reoportunização depois do clássico. Lucas Cândido…

Um pouco mais à frente, vamos lá. Cazares, desde que tome juízo. Seja trazendo papai e mamãe para cuidar do bebezinho ou mesmo uma babá. Otero, sim, apesar de ser de lampejos. Valdívia, se voltasse a ser aquele dos primeiros tempos do Internacional, claro, mas o que vi diante do Botafogo, prefiro o Carlos de volta.

E lá na frente. Que situação! Seria, pelos nomes, seguramente o setor mais qualificado. Mas, para nosso desespero, apenas Luan – atuando pouco – tem mostrado amor, raça, garra e compromisso com a camisa e história do Galo. Clayton, talvez – como salientou um leitor – se voltasse a atuar como no Figueirense, pudesse dar a volta por cima. Os outros são os outros e só! Que nos façam calar! Hoje, lá em Santos, terão outra oportunidade.

29 thoughts to “Sonhando e planejando o futuro”

  1. Comentário “duro”, porém objetivo e certeiro.
    Será que ninguém do Galo lê esse Blog e as opiniões dos torcedores?
    Saber administrar é saber ouvir a voz que vem do povo.
    Sds sofridas e lúcidas.

  2. Esse técnico é outro burro, teimoso fdp. As melhores partidas do Galo no ano foram com Roger Bernardo e Adílson na contenção e proteção da zaga e das laterais, mas a desgraça desse treinador de merda insiste com esse Elias fdp. Aí, haja bola nas costas de Rocha e F Santos.
    Otero. Quem disse que essa merda joga bola?
    Fred e Robinho. Que vergonha!
    Valdívia de novo? Você não consegue pensar em outra solução, lixo de treinador?
    Cazares. Acho que sou ou fui um dos últimos dos seus defensores…você tá de sacanagem. Cara novo, habilidoso, acima da média, mas não tem vontade nenhuma, vai pra merda, seu cachaceiro! Some do meu Galo e leva esse tampinha ridículo desse Otero com você. Mulambos!

  3. Hoje, com este time apático e com treinador insistindo em recuperar ´´irrecuperáveis´´, demos adeus à libertadores.
    E o planejamento para 2018 ? O futuro presidente disse que vai ser um ano díficil, contratou o Gallo, vai chamar o Autuori e manter o O. Oliveira. Assim, não precisava nem ele falar que seria difícil.
    O técnico que recuperar Fred e Robinho, manter Léo Silva, Marlone, etc.
    Sei não, pessoal, acho que ainda teremos saudades do Nepomuceno e do Róger, será ??

  4. Enquanto isso, o São Paulo marca gol com assistência do Pratto. Alguém disse aqui que a aquisição do Fred foi um sonho antigo do presidente. Lamentável. O padrão se repete: André, depois Jô e agora Fred. Os dois que se movimentavam melhor, foram vendidos: Tardelli e Pratto. Outra coisa que chama a atenção. Quando o Elias joga o time vai mal. Deve estar sendo escalado para não desvalorizar na venda. Porque futebol não há. O time piora consideravelmente com ele. Marcos Rocha não é Roberto Carlos e jamais será Cafu. O padrão se repete em todo jogo. O lado de MR é sempre o mais fraco. O Galo precisa de novo treinador de goleiros. Se o São Paulo mantiver a vitória ele nos passa. O Santos tinha motivos de sobra para ganhar essa partida, pois é concorrente direto do título. O pior é ouvir jornalistas mineiros dizendo que o Galo ia vencer fora de casa, como s não houvesse um time do outro lado. Estatísticas não ganham jogo, nem títulos. Planejamento sim.

  5. Como que o time leva 2 gols de bola aérea?
    Era só o Fábio Santos trombar no Ricardo Oliveira e o Adilson no David Braz.

    2 gols ridículos.

    Victor é pegador de pênalti mas não sabe sair do gol, se posicionar em falta e nem sair jogando.
    Alguém tem de ensina-lo.

    Pênalti do Santos foi muito mais mão na bola que a falta que o Wilton Sampaio Pereira marcou no primeiro tempo do Fábio Santos. O defensor santista foi de braço aberto na bola enquanto que o Fábio Santos estava com o braço junto ao corpo. Árbitro atrás do gol só serve para ganhar dinheiro sem trabalhar.

  6. Uma pena as condições físicas do Luan serem ruins, o pouco q ele joga, joga muito mais que os horrorosos Valdivia, Otero e Cazares,. Uma pena!

    1. Não queria comentar hoje, mas o que o Barros disse é tanta verdade que não posso me calar. O Luan com duas pernas amarradas, sem ritmo e perdido como uma barata tonta, é melhor que todo mundo do ataque. Meu Deus! Alguém precisa falar algo mais?

  7. A marcação do Galo é só olhando.

    Vergonha até hoje o Victor não sabe bater um tiro de meta.
    Erra todas!

    Como sempre, gol em cima do Marcos Rocha.
    Todos os times já aprenderam que bola cruzada nele é a mina.
    Me lembrou o gol do NenC.

  8. Salve Eduardo e atletican@s do mundo afora!
    É triste ver o Galo nessa posição vexatória em que nos encontramos. Vexatória sim, pois esse é o Brasileirão mais fraco dos últimos anos. É inadmissível um time como nosso ficar no meio da tabela de um campeonato onde, do líder ao lanterna, todos jogam um futebol medíocre.

    Só podemos sonhar com Libertadores hoje graças às marias (quem diria!), Grêmio e flamídia. Se vier a classificação, não será por mérito nosso, mas sim por incompetência dos adversários, até porque um futebol como esse jogado pelo Galo atualmente não merece de forma alguma ser premiado.
    Se vencermos hoje, ainda há esperança. Se perdermos, só confirma o que já sabemos sobre esse time. Eu já não me iludo mais, se nos classificarmos via g8 ou g9 já é muito lucro. Torço mesmo é pelo sucesso do Sette Câmara e do Gallo, que eles planejem melhor o ano de 2018, e que contratem jogadores sérios e dedicados, ao invés desses medalhões decorativos que aí estão. Aliás, seria ótimo se alguns deles vazassem logo do Galo, a começar pelos parasitas Elias Mulambo e Fred Cone.

    Saudações!

  9. Se há dois caras que eu jamais venderia, nesse momento, seriam Pratto e Maicosuel. A menos que uma capitalização fosse urgente. Pratto, por razões óbvias. Maicosuel, porque é um tipo de jogador de repertório interessante e difícil de ser lido pelos adversários. Tem hora que ele é essencial para segurar a ansiedade do grupo. Segura bem a bola. E tem hora que sua arrancada e passes são definidores. Além disso, quando está inspirado, marca gols e chuta de fora da área. Se eu fosse Diretor, teria segurado Maicosuel em lugar de Clayton, sem tirar o crédito desse último, ainda que variável. Maicosuel poderia muito bem ser aproveitado na montagem de um elenco mais promissor.

  10. boa tarde Eduardo e massa,sonhar ok nos resta e mais nada,o santos um pedreira,equipe certinha com poucos velhos e joga muito no contra ataque,se nos ganhar podemos sonhar,se perder esquece g7,g8,etc,e galo deixa a massa feliz,reage galo,vai galooooooooooooooooooooooooooooooo.

  11. Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!
    Quanto ao jogo de hoje, é torcer, torcer e torcer. É vencer ou vencer. Não temos outra alternativa depois de tantas vacilações.
    Sei que é um jogo muito difícil, até porque o Galo não joga bem na Baixada.
    Mas me apego no excelente desempenho fora de casa.
    Quem sabe, para Deus nada é impossível.
    Vamos subir, GAAALOOO!

  12. Ao tomar conhecimento da escalação do meio de campo, para o jogo de hoje, fico com a certeza que o técnico encorre nos mesmos erros dos anteriores. Só com muita sorte ganharemos. Otero é fraco no combate, Elias, Robinho e Cazares jogam avançados e não marcam bem. Esperar o que? Pegada nesse time, não vai existir. Temos que pensar em outro nome para técnico em 2018.

    1. Ninguém aqui é dono da verdade. O Alexandre Gallo, até aqui, não conseguiu se firmar como treinador e tampouco no seu trabalho nas divisões de base da CBF. Mas, a gente não pode predizer que não vai dar certo como Diretor de Futebol do Galo. Na CBF tem muitas “forças ocultas” que conspirando,, acima de tudo, contra quem tem honestidade. Tudo depende de muitos fatores. Ele foi um líder, enquanto jogador e acho que pode contribuir muito nesse esquema de qualificação da nossa base. Não digo isso em relação a resultados, pois títulos nossa base tem conquistado. E muitos. Resultados em revelações promissoras é o que nos falta. Um cara pode não se dar bem numa função e exercer outra com maestria. Treinar um time é uma coisa. Gerir é outra bem diferente. Acredito no Gallo e mais ainda no Galo.

    2. Primeira vez como diretor técnico de futebol. Vamos torcer para que dê certo. Maluf foi apenas goleiro do Valério e arrebentou na carreira de diretor de futebol. Vamos torcer para que o Gallo, que já tem a força do nome, inicie uma carreira vitoriosa com a gente.

  13. Meu GALO está cheio de carniças. Fred, suma do galo !!! Voce não joga nem no meu time do clube(de veteranos). Suma do galo pelo amor de Deus.. e leva com vc Robinho, Luan, Marcos Rocha, Valdivia, Adilson, Elias…. muita carniça num time só…

  14. FORA CARNIÇAS DO GALO !!!! Fred, suma do galo pelo amor de Deus.. e leva com vc Robinho, Luan, Marcos Rocha, Valdivia, Adilson, Elias…. muita carniça num time só…

  15. O Galo precisa estabelecer concorrência entre setores. Em 2015 o time vinha bem no BR, quando tinha Maicosuel, Guilherme, Dátolo, Luan, Giovani Augusto e Dodô alternando a titularidade no meio-campo. Quem estava em melhor condição naquele momento era escalado como titular. Depois abriram mão de Maicosuel e Guilherme e aí o setor piorou e perdemos o BR. No momento em que a diretoria se desfez daqueles jogadores o comodismo tomou conta dos demais pois sabiam que a titularidade estava garantida e nem a queda de produção os afastaria do time. Dizer que o elenco do “Galo” desse ano é melhor do que o de 2015 é uma falácia dessa diretoria “amadora e “perdulária”. O “Galo” de hoje tem um elenco caríssimo, sem concorrência nos setores, nos quais os atletas jogam apenas com o nome. Qualidade o time possui. Está precisando apenas se livrar de jogadores que comprometem o esquema tático e equilibrar os setores com contratações de jovens ou atletas comprometidos. Como exemplo vou citar “o lado de lá” em 2013 Não contrataram medalhões e sim atletas medianos. Contrataram uma infinidade de jogadores medianos, mas experientes e MO não garantia titularidade a ninguém. Ou seja, criaram a concorrência no elenco. Quem estava melhor jogava. Inclusive o jogador mais caro “delas”, o Júlio Baptista, não era titular. No Galo de hoje é inconcebível ter um jogador como o Fred que não vem jogando “nada” desde o campeonato mineiro e que tem a condição de intocável, de absoluto e que faz com que o time tenha um esquema tático voltado para ele. E isso compromete o futebol de vários outros jogadores, principalmente Robinho, que é um jogador que necessita de um companheiro com rapidez para triangulações. Compromete os laterais que a todo momento buscam jogadas áreas, compromete todo contra-ataque do time, pois mata todas a jogadas quando o time desce em velocidade. E é impressionante a hierarquia que esse jogador consegue ter sobre diretoria e treinadores. Foi assim no Fluminense, que durante anos se desfez de jogadores e técnicos que não se “harmonizavam” com o atacante. E assim está sendo no Galo. Desfazendo-se dele, principalmente, ainda acho o elenco do Galo acima da média. No Gol Victor; excelentes laterais: MR e Fábio Santos; bons volantes: Adilson e Elias (se tiver interesse em jogar), Otero (pela raça), Luan (pela raça e técnica), Cazares (pela técnica) e Robinho (pela técnica e somente no caso do salário ter um bom custo benefício). O problema são as incógnitas e invenções dessa diretoria com a contratação de jogadores caros, desconhecidos, velhos e com contratos longos que comprometem a folha de pagamento: Roger Bernardo, Felipe Santana, o péssimo Erazo, etc… Tenho assistido vários jogos de Série B onde os jogadores não são, técnicamente, tão inferiores aos “craques” caros e badalados da “Série A”. Com a base do nosso elenco, com a troca ou empréstimo de algumas peças e contratações de jogadores menos badalados, mas com disposição, creio que esse time pode render muito mais. É fácil de perceber que o Campeão da Copa do Brasil de 2017 não foi páreo para o nosso time principal quando este mostrou vontade dentro de campo. Uma “limpa” e começar do “zero” creio que não seja a melhor das opções. A renovação tem que ser feita de forma “mesclada”, mantendo-se uma base. O problema é que essa diretoria “amadora e perdulária” apostou na contratação de jogadores com mais de trinta anos e com contratos longos… E quem paga é o torcedor.

  16. Centroavante perna de pau tivemos um, mas que saudade! Dario. Fred! Na verdade o Galo começou sua derrocada com a contratação dele: Pratto foi colocado para escanteio, ficou desgostoso e pediu para sair. Veja só, trocar Pratto por Fred! Com este perdeu-se velocidade; portanto, que seja o Clayton ou Rafael Moura, pelo menos correm e brigam pela bola; deixem Cazares em paz, o cara entende e sabe jogar, mas trabalhar para o Fred também é pedir demais.

  17. Bom dia!
    Hoje o Galo desce a ladeira, digo, a serra. Espero que suba com 3 pontos, embora seja muito difícil.
    Confesso já estar aliviado por não estar mais naquele sufoco de fugir da zona da degola, embora ainda não estejamos totalmente livres matematicamente falando.
    Esses “merdalhões” fizeram tão mal à torcida mais fanática do Brasil, que essa possível nova diretoria já devia estar trabalhando noite e dia em um projeto de limpar a honra da MASSA, se esforçando para se livrar desses imundos já no início do ano. Começar o ano sem Fred, Robinho, Rafael Moura, Clayton, Elias e Valdívia (me fez ter muita, mas muita saudade do Carlos), já será título pra mim.

  18. Bom dia MASSA! Bom dia Eduardo! Hoje é dia de Galo! Dia de jogo, pois todos os dias são do Galo. Você disse bem, alvinegro blogueiro. Na Vila Belmiro a coisa não é fácil. O que nos deixa com certa expectativa é que fora de casa o time vai bem. Você levantou uma bola interessante e que faz pensar: por que cargas d’água o Ralf não teve as mesmas chances do Yago? Ele teve boas atuações no Campeonato Mineiro. Precisamos dessa vitória para manter a chance de G7 e um empate para terminarmos com dignidade, se é que essa possibilidade existe. Fico desanimado com a insistência com o Fred. Mas… Substituir o “especialista” por quem? Rafael Moura? Adiantar o Robinho? O centroavante tem reclamado que a bola não chega, mas e se o time jogar em função dele e perder o equilíbrio na defesa? Parece que é aquela “parada”: SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO COME. Vai Galooooo! ?

    1. Bom dia Ávila e massa Atleticana,
      Meu caro amigalo Eduardo e demais amigalos e amigalas, dessa nossa blogosfera alvinegra, saudações alvinegras.
      Como é bom dia de jogo do galo, pode ser meio de semana, feriado, enfim, numa situação hipotética, daquelas difíceis de acreditar, a partida se for marcada no Natal ou ano novo, o atleticano estará lá, já começa o dia naquela ansiedade sobre o jogo, faz aqueeela resenha com os amigos e assim se prepara para a “guerra”.
      Ao P.H.Clemente, concordo com as considerações feitas, como as do nosso patrono de blog, acrescento somente que o Moura no lugar do Fred, pode funcionar melhor, pois pelo que fez no jogo contra o Bostafogo, demonstra mais entrega, vontade, força e raça, além de estar com preparo físico melhor, o Fred está muito parado e não tem conseguido dominar uma bola.
      Hoje arrisco dois placares, 2×1 ou 2×0 para o galão e vamos juntos com o time, pela epopéia da busca de uma vaga na libertas 2018.
      #Vamoscomerpeixeoooô!!!.

  19. Bom dia massa! Meu caro Guru, veja em que situação chegamos, o time tem um jogo difícil hoje, mas as atenções estão voltadas para a renovação do elenco para o próximo ano. E não é à toa que isto ocorre, a decepção com 2017 foi muito grande, e inaceitável. Você não disse, mas para quem ler seu post vai entenderque precisaremos de aproximadamente contratar uns 15 jogadores entre titulares e resrvas, e isto por si só já demonstra o fracasso de nossa equipe.
    E é isso mesmo, chega de esperar por recuperação de Fred, Elias,Valdivia, Robinho e Marrone. Chega de esperar evolução de Roger Bernardo, Felipe Santana, Rafael Moura e Clayton. Chega de apostar em Yago, Ralf, Alex Silva. Chega de esperar que Leo Silva e Luan passem a atuar em mais jogos. Chega de ter paciência com Otero e Cazares. Então sobraram Victor, que para mim teve mais falhas do que salvamentos neste ano; Marcos Rocha, que se reveza em partidas espetaculares e ridículas, Gabriel, que ainda é contestado por grande parte da torcida e Fábio Santos, talvez o mais regular do time.n Adilson e Blanco, parece são os únicos que ainda tem crédito. E como não falar de barca depois disto?

    Sobre Robinho penso que todo time deve ter uma estrela ou alguém que chame a responsabilidade, e ele para mim poderia ser este jogador, desde que volte a jogar em alto nível e tenha outros companheiros de ataque, porque os que hoje estão lá, Deus que me livre.

    1. Certa a sua visão, JBHGALO. Concordo principalmente sobre o Robinho. Agora essa “sonhada barca” não vai passar disso. Elias talvez queira uma recisão contratual. Ele claramente não gosta de jogar no Galo. Tentou corrigir o mal estar, porque pegou muito mal. Fred eu duvido que saia. Esse “Poste de Encosto” atrapalhou o Robinho e não vai abrir mão da bocada. Mercado pra ele só se for o Chinês e acho que deveríamos torcer para que fosse de graça. Já seria bem pago. Outros como F. Santana, Erazo e Roger vão ficar, a não ser que algum time por aí tenha um protótipo de Nepomuceno como presidente é nós livre o fardo. Não acredito em mais de uma meia dúzia de saídas e contratações, embora comungue contigo quanto a uma barca, de preferência a remo pra não dar muita moleza a esses safados, seria o melhor. Por outro lado uma barca a jato os levaria embora mais depressa…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *