Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Sonhando com a volta do meu Galo, Forte, Vingador

Foto: Bruno Cantini/Atlético

Mais uma semana se passou e eu não tiro o pensamento de você, meu Galo querido! Faltam exatos onze dias pra te ter de volta, ainda que seja tão distante da Cidade do Galo, que atende pela alcunha de Belo Horizonte. Aqui, só mesmo no dia 25 ainda, mas juro que saberei esperar o momento do nosso reencontro.

Durante esse período de paralisação, ficamos daqui te acompanhando à meia distância. Nos primeiros dias, apenas com especulações de gente que chega e de gente que vai. Saíram mais alguns, que num primeiro momento não farão falta e caso apresentem evolução pra onde foram que sejam bem-vindos em eventual retorno.

Entre os que chegaram e ainda podem chegar, ao que sinto, boas e interessantes opções para a sequência da temporada. Chará, seguramente deposita as maiores esperanças, tanto pelo seu histórico quanto ao que vem demonstrando nos treinamentos. Outros, embora ainda não sendo utilizados na equipe principal, se tornam de fato alternativas que o treinador até então não dispunha na suplência.

Acredito que ao olhar para o banco de reservas há esperança. Temos José Welison, Denílson, Terans, Edinho, quem sabe até o Leandrinho vindo do Napoli. Interessante também que cada um tem características distintas, que podem dar ao treinador possibilidades de mudar esquema durante as partidas.

Outro fato que não pode passar despercebido é Elias. Nem vou entrar no mérito se ele será ou não a opção ao lugar de Gustavo Blanco. A verdade é que se recuperar a confiança e, consequentemente o futebol que já mostrou, claro que será muito útil na caminhada rumo ao pódio. O fato de ele reconhecer as criticas que vinha recebendo e trabalhar para virar essa página é estimulante. Elias na plenitude, não duvidem, será importantíssimo aos nossos sonhos.

Foto: Bruno Cantini/Atlético

Sobre o treinador, agora finalmente efetivado, carrego boas expectativas. Ao contrário de recentes revelações, notadamente no eixo, Thiago Larghi não se deixou levar pela onda do sucesso repentino. Seguro, com os pés no chão, embora já chamando a atenção da imprensa nacional e até internacional, o jovem técnico se mantém com a mesma postura de quando assumiu o comando do Galo.

Recentemente, endossando o que disse acima, já esteve participando de programas nacionais ao lado de malas como Luxa e Abel, sem permitir que mosca lhe picasse. Lembro-me que Telê Santana, no distante 1971, era assim como Larghi neste momento. Praticamente desconhecido, foi costurando a competição, até conquistar o título e se consagrar como um dos melhores treinadores de todos os tempos.

Outro fator interessante, observado por nós daqui do lado de fora, é a mudança de postura do comando Atleticano. Seja na direção administrativa e financeira e até mesmo no de futebol. Sem aqueles arroubos, que incomodavam ao modesto Torcedor Atleticano – somos uma torcida de Massa e de baixa renda – presidente e diretor de futebol começaram a mostrar trabalho e a falar menos.

Tanto Sérgio Sette Câmara quanto Alexandre Gallo, começam a recuperar o prestígio e a confiança que quem comanda o Galo merece e precisa ter para alcançar resultados e conquistas. Kalil que o diga!

25 thoughts to “Sonhando com a volta do meu Galo, Forte, Vingador”

  1. Boa tarde, Eduardo. É só o que podemos fazer, sonhar que um dia o Galo ganhe um segundo campeonato. Acabo de ler na página do Uol esportes que a negociação da venda do Bremer para o Torino está bem adiantada. Por que o Galo não ganha nada? Todo atleticano sabe. Por que não tem zaga. Tem dois entregas paçocas, Gabriel e Léo Silva, e o principal entrega paçoca do time, o Patrick. Agora sai o melhor zagueiro, que estranhamente é reserva. Então, vamos continuar com a defesa mais vazada, como é todo ano. E o que acontece com time que tem a defesa mais vazada? Não ganha nada, joga para não cair. Então, como você, vou continuar sonhando.

  2. De acordo com o portal Uol, negociações de Galo e Torino, envolvendo Bremer avançam e o nosso melhor zagueiro pode sair pela bagatela de 5 milhões de euros, aproximadamente 22 milhões de reais. Espero que o Galo não cometa essa sandice. Por que não aparece uma proposta dessa pra levar Gabriel? E ainda pode levar Patric e Fábio Santos de brinde!

  3. Ouço com muita preocupação os comentários a respeito de uma possível saída do Cazares.
    Sempre tive um medo danado de vê-lo sair e brilhar intensamente lá fora, a gente ficar por conseguinte ainda mais contrariado por não ter conseguido acerto com este menino. Inquestionavelmente ele é uma mala de papelão sem alça em noite de tempestade, mas é bom de bola demais… Eu vou morrer com a ideia que o problema foi nosso até agora, será nosso até o fim, que nós tínhamos que ter conseguido domá-lo, colocá-lo nos trilhos. E me parece um menino bom. Teoricamente a questão se põe assim, fácil, simplória: Cazares, isto aqui que você está vendo é perna de moça. Muito em, já este outro troféu, isso é a Camisa do Galo. De jeito nenhum são incompatíveis, excludentes. Mas cada qual tem seu momento exato de uso e usufruto. Uma vez na posse de uma, pensar na outra não faz sentido… Simples assim, menino! Seria?… Não sei. Certeza não tenho. O que não me sai da consciência é que perder este diamante ainda bruto assim sem mais nem menos, ele não nos tendo deixado em mãos algumas taças e aí sim saído por cima nos rendendo de quebra rios de dinheiro em moeda cara, esta inteira má nota deve ser debitada a nós todos, torcedores, diretoria… Em especial à diretoria. Eh Galo!

  4. Ontem vimos um Fernandinho fazer uma péssima partida, fazendo gol contra, marcando o Lukaku igual uma moça, errando passes enfim péssimo assim como foi péssimo nos 7×1.
    Isso me faz refletir sobre a importância de um volante marcador, enquanto o Oswaldo de Oliveira estava escalando Auroca e Elias o time sofria pois não marcava ninguém, assim que o Adilson entrou melhorou muito, com o Blanco melhorou mais ainda.
    Esse tipo de jogador faz muita falta Pierre e Donizete nos deixaram saudade o Atlético não pode abrir mão de volantes com essas características tomara que o Zé Welison seja uma grata surpresa e seja um volante marcador, tomara que o Elias que tem qualidade tenha melhorado nesse quesito, esse Galdezani não sei a que veio.
    O Coração do time nesse futebol moderno continuam sendo os volantes o meio campo, e nossa diretoria tem que ficar ligada, cadê o camisa 10?? cadê o reserva do Adilson?? cadê o reserva do Fábio Santos?? Cadê um zagueiro xerifão para entrar no lugar do Leo Silva ajudando nossos jovens e promissores zagueiros.
    Nossa defesa é a preocupação, tomara que o Thiago Larghi encontre as soluções mesmo sem os reforços, esses jogos contra Grêmio e Plameiras vão nos dizer muito.
    Saudações!!!

    1. Pablo,
      O negócio é jogar com duas linhas de 4 e sair rápido nos contra ataques. Principalmente quando jogar fora de casa.
      Se não arrumar a “cozinha”, é mais um ano de bico seco.
      Saudações,

  5. Alguns comentários. Atual diretoria: a mais profissional que o Galo já teve. Léo Silva: ajudou muito,mas o tempo dele passou. Elias: qualquer substituto vale mais do que ele; sem raça e sem futebol. Pastor: nem para ficar na reserva do Alerrandro ele serve; foi um bom jogador do PASSADO.
    Kalil: foi um bom presidente futebolisticamente e iniciou o afundamento financeiro do Galo. Daniel Nepomuceno: fez o que o Kalil pediu, acabar de afundar o Galo financeiramente. Novo estádio: acabar com a mentirada e dizer qual a data VERDADEIRA do início da construção; ou dizer que não vai haver construção nenhuma. Thiago Larghi: mantê-lo como técnico por no mínimo 10 anos; chega de mudar de treinador 3 vezes a cada ano; imitar a seleção alemã, cujo técnico está lá há anos.

    1. TTF, parabéns pelas lúcidas e analisadas explanações. Entre todas, a que mais concôrdo é no CAM continuar sendo uma Filial das Emprêsa do Kalil, onde tenho certeza dele ter usado nosso Galo para fins Políticos e juntamente com o Nepomuceno, deve ter deixado um déficit ASTRONÔMICO, e a venda de mais de 50% do Shopping Diamond (na minha opinião), foi pra cobrir parte desse rombo financeiro. O Estádio foi usado de fachada e com boa gestão, vai ser construído com parcerias, encobrindo a irresponsabilidade da venda do Shopoing, por prêço abaixo da avaliação. Estádio vai sair, mas nunca no prazo divulgado inicialmente.

    2. Amigalo JTF
      Acho que através do blog deveríamos cobrar com ênfase um posicionamento da nossa Diretoria sobre o estádio.Ja começa a preocupar esta demora. Será que existe problema na Câmara Municipal? Estamos em BH onde paixões futebolísticas – lembram do juiz cruzeirense?- e também político partidárias podem prejudicar o avanço nas autorizações requeridas.
      Será que a Multiplan está desistindo do negócio? Será que a construção foi sub avaliada e agora estão com a batata quente nas mãos? São muitas questões que a torcida quer que sejam explicadas.
      No mais um abraço a todos e vamos continuar torcendo por céu de brigadeiro no Brasileirão.

  6. Bom dia Eduardo e massa. Enfim a seleção da cbf veio para casa mais cedo,também ter um cai.cai e um centravante que não fez um gol.sou mais galo que cbflixo.enfim a diretoria acertou em fazer contratações no meio para frente. Mas ea defesa vai ser a mesma?não veio um zagueiro,lateral esquerdo,direito e se o cazares sair quem vai ser o 10.espero que o Thiago não inventa de por o Luan de armador,a saudades do galo,Vai galooooooooooo.

  7. Bom dia, Guru!
    Assino com quase tudo o que você disse. Fico temeroso quanto a Elias. Mas…que assim seja, a respeito de tua esperança!

    O que a globo vai fazer com tanta gente que ela levou pra Rússia? kkkkk

  8. Bom dia atleticanos e atleticanas de todas as matizes inclusive para os que se intitulam atleticanos de verdade. Estou com Paulo Silva não consigo torcer pelo sucesso da seleção da corrupta CBF. Aquilo ali é um antro de corrupção e deixaram um legado cruel em 2014 aqui no Brasil. Em relação ao nosso galo eu penso que o resultado dos dois próximos jogos irão nos permitir verificar as reais condições de disputar o título. Precisamos de ganhar pelo menos um desses jogos

    1. Bom dia Eduardo de aos atleticanos e atleticanas de todas as matizes.
      Concordo com o Domingos. Os dois próximos compromissos do GALO serão cruciais para as intenções quanto à possibilidade de título.
      Infelizmente as contratações são promessas, não sabemos o que acontecerá! Espero que deem certo!
      Sobre a seleção da corrupta CBF, que durante a fase preparatória não enfrentou adversários de peso, que sofreu para ganhar da Costa Rica, teve o destino que mereceu!
      Bom dia a todos os atleticanos e atleticanas de todas as matizes!

  9. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Agora é ficar na contagem regressiva até o jogo contra o Grêmio.
    Espero que até lá, Thiago Larghi consiga entrosar ainda mais o time, principalmente no aspecto defensivo.
    A defesa continua nos dando calafrios.
    Quanto à Diretoria, dou o meu braço a torcer, pois agora parece estar falando a mesma linguagem da Torcida.
    Saudações Alvinegras,

  10. Acho que estamos eufóricos ainda se total motivo. Falta ainda que as contratações se encaixem. Eu acredito que irão, mais faço isso ainda com o pé atrás. Nosso treinador é esperto e está treinando o time para se fechar e sair no contra-ataque, será bem vindo nos dois próximos jogos. Agora contra o Paraná terá que ter jogadas de infiltração ensaiadas. Quando assumirmos a ponta do brasileiro todos vão se fechar e aí tem que destravar na bola parada e com jogadas ensaiadas. Espero que nosso treinador esteja atento. Tenho visto muita crítica a Patrick e Gabriel, mais o que me preocupa mesmo é o Elias. Esse pago para ver…

  11. 11 dias para o Galão pisar em campo então.
    Contagem regressiva.
    7C e e Alexandre G. estão realizando excelente trabalho.
    Foram muito criticados no início porque mexeram muito com a mesmice que vinha existindo.
    Me incluo entre os que criticaram e peço desculpas.
    A única bola fora foram as entrevistas infelizes do 7C.
    Nota 10 para os dois com louvor.

    1. Rogério você criticou quando tinha que criticar e tá dando agora o crédito que por enquanto só vamos poder ratificar depois do retorno aos jogos. São contratos longos e que se derem certo serão uma aula de gestão. A resposta virá dentro de campo, com jogadores lutando com raça por cada jogada. Lembrando, todos os times que pararam e esperam voltar melhor que os demais, a esperança não é só nossa. Espero que o time jogue muito melhor do que vinha jogando, porque não estava mal.

      1. Helio é verdade.
        Talvez meu eterno otimismo com o Galo tenha sido exagerado ao avaliar a diretoria.
        Mas eles estão no caminho certo e administrando como se deve, diminuindo nosso passivo e montando um elenco que me faz pensar no título.
        Seremos campeões.
        Quanto à seleção sei que o Tite morreu abraçado com o Gabriel Jesus só pra não dar o braço a torcer. Também não soube enxergar que a Belgica aniquilou o japão e iria fazer o mesmo com a gente se não reforçasse a defesa.
        Tite rebaixou o Galo e agora estamos fora do mundial. Fora Tite. Fora Neymar.
        Aqui é Galoooooo.

          1. Concordo : para colher é preciso plantar.
            Mais que isso, é preciso irrigar todo dia.
            E rezar muito para não dar praga.
            Vamos Galopsita fazer o Galo campeão.

  12. Bom dia Eduardo, Atleticanas e Atleticanos felizes com a derrota da seleção canalhinha. Apesar do “Rolling Stone” no rim eu tô rindo à toa e junto que minha Stella querida, que por sinal é belga, já comemorei até esquecer da dor. Agora é só a saudade do Galo em campo que continua a me torturar, mas, a certeza de que o meu Galo reaparecerá forte e vingador me ajuda a superar qualquer entrevero. Um abraço amigos.

    1. Ainda não consigo torcer contra nossa seleção, mas consigo digerir melhor essa derrota do que se fosse a do meu Galo. Precisamos estar atentos às laterais, Emerson depois do primeiro gol feito pelo Galo com a patricada dele, talvez nem seja mais convocado, aquela matada no peito foi de doer.

    2. Bom dia Paulo, comungo da sua opinião!!!!! gostei demais da derrota da seleção da Globo e dos “bem amigos”….. Duro é ver a imprensa paulista e carioca blindar o pastor evangélico Demagotite como se tivesse dado tudo certo……

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *