Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Contagem regressiva: faltam dez dias para ter o Galo de volta

Foto: Bruno Cantini/Atlético

O fim da Copa do Mundo para o Brasil sugere agora a atenção e o olhar definitivo para o futebol nacional e o Campeonato Brasileiro. Que os dirigentes da CBF – responsáveis pela seleção – saibam fazer a leitura do novo vexame brasileiro, aproveitando a situação para refletir sobre questões e problemas internos que culminaram nessa eliminação precoce.

Nem vou entrar no mérito das causas disso, afinal, todos sabemos que a entidade, ao longo dos tempos, demonstra falta de compromisso com o futebol fora de Rio de Janeiro e São Paulo. Os clubes cariocas e paulistas, sempre mereceram melhor atenção e benefícios por parte da CBF, até mesmo com reflexos administrativos e de arbitragem.

E o Galo, entre outros clubes fora do eixo, sempre sofreu com esse desmando oficial. Enumerar as temporadas e acontecimentos passa a ser desnecessário. Uma vez que sabedores deste comportamento oficial, temos é de enfrentar a situação com os recursos que dispomos. No caso, jogando futebol e conquistando vitórias. Foi assim que construímos nossa história vencedora.

Ao que percebo, seja pelos comentários dos amiGalos aqui no nosso espaço ou até mesmo nas resenhas pelas ruas da cidade, a expectativa do Atleticano é a melhor dos últimos tempos. Depois das conquistas na era Kalil, vivemos um período de grande depressão. Sem títulos de peso e com contratações de profissionais completamente descompromissados com as cores do Galo, conquistamos apenas títulos regionais.

Foto: Bruno Cantini/Atlético

Começamos essa temporada, com o olhar desconfiado e depositando esperanças na nova gestão, mas a manutenção do Osvaldo de Oliveira e as contratações decorrentes dessa permanência comprometeram o início da era Sette/Lásaro. Para complicar ainda mais, foi difícil para o presidente e diretor de futebol entenderem a linguagem do Torcedor.

Essa paralização, por mais angustiante que esteja sendo à nossa ávida vontade de ver o Galo em campo, tem – aparentemente – colocado as coisas em ordem. Apesar da cobrança, que me associo à falta de contratações para a zaga, as novas caras para o meio de campo e ataque renovam as esperanças do Torcedor.

Com um time oscilante, é verdade, conseguimos chegar à 12ª rodada na segunda colocação. Não fossem os pontos no ralo para times como Chapecoense, Sport, Vasco, São Paulo e até mesmo o líder Flamengo, qualquer delas a liderança seria nossa. Passou, agora é olhar para frente e não deixar isso se repetir.

Que venha logo de cara dois concorrentes ao título e fora de nossos domínios, como o Grêmio e Palmeiras. Dois, três, quatro ou seis pontos seriam em ordem crescente – claro – o ideal aos nossos desejos e sonho de buscar o título na temporada. Reitero o que disse em resenhas anteriores e durante a parada da Copa, o treinador a partir de agora poderá olhar para o banco e enxergar alternativas para mudar o jogo. Características distintas e opções agora passam a existir.

A única preocupação, no sistema defensivo, ao que o treinador vem afirmando e demonstrando será corrigida. Confiar no que tem, é responsabilidade do jovem e promissor Thiago Larghi. Não creio que ele seja um Tite, Levir e outros similares que insistem em determinadas teimosias. Se fechar a casinha, a Torcida pode esperar grandes resultados e – inevitavelmente – conquistas na atual gestão dentro e fora do campo.

20 thoughts to “Contagem regressiva: faltam dez dias para ter o Galo de volta”

  1. Boa noite xará e amigalos. E lá se vai mais um bom jogador da base e ZAGUEIRO! Para o Thiago Larghi estamos RECHEADOS de bons jogadores para defesa. É esperar pra ver…..

  2. Amigalos, boa tarde.
    Seleção brasileira, para fechar o assunto…
    1- 1982- Cerezo e Luizinho foram os culpados pq atravessaram um bola no primeiro tempo do jogo que se transformou em gol da Itália. Ninguém se lembra que Cerezo foi o autor intelectual do gol de empate no 2×2 do Brasil naquele jogo e que o Júnior também estava na jogada do gol italiano.
    2- 1986 – Zico errou um pênalti na prorrogação do jogo contra a França e não foi ele o culpado da eliminação.
    3-2014- Tomamos de 7 x 1 da Alemanha.e os culpados foram Felipão, Fredcone e Bernard, ou seja, mineiros e gauchos. .E o Marcelo? E Fernandinho? Júlio César? Não jogaram?
    Por essas e outras, quando o assunto é seleção brasileira, não consigo torcer a favor. O objetivo é encontrar culpados das eliminacões desde que sejam mineiros ou gaúchos.
    Meu time é o Galo, e assim será.

  3. Boa tarde Eduardo e amigos do Galo. Depois do Marco Tulio, parece que agora é a vez do Bemer ir embora. A notícia é que ele já está acertando sua saída, e que o acerto depende apenas de exames médicos. Mais uma informação divulgada é que o NOSSO GALO detém apenas 60% dos direitos sobre este jogador. Pergunto: tem algum jogador da base do CAM sobre o qual o NOSSO GALO detém 100% dos direitos Federativos? Estamos precisando contratar zagueiros e vamos vender? Não nos iludamos, nada mudou.

  4. Boa Tarde,

    Agora sem os jogos da seleção aumenta mais a vontade desta Copa acabar.
    A seleção infelizmente perdeu um jogo, e por isto como sempre estão tratando o assunto como terra arrasada e incompetência total, esquecendo que futebol esta classificado como esporte, e o mata mata tem necessariamente de ter um ganhador, então, alguém também tem que perder.
    E que ganhou aquele que jogou melhor. Não cabe questionar o trabalho do técnico e nem do time.
    Quanto a venda do Bremer, gostaria de lembrar que o Lucas Veríssimo esta vendido por 10 milhões de Euros e o Bremer é muito mais promissor além de melhor zagueiro.
    Mas, poderá gerar aquela grana necessária para a contratação daquele cherifão tão pedido e necessário.
    Eu sei que o tempo esta passando e o Adilson também não dá as caras, preocupante a situação atual do sistema defensivo.
    Espero que não percamos mais uma vez pelos não investimentos na defesa.
    Continuarei torcendo pelo sucesso e clareza do diretor em ser rápido na reposição da nossa zaga.

  5. Boa tarde Amigos ! O Brenner está sendo vendido para o Torino por 6 milhões de euros onde o Galo só tem 60 por cento deste valor . Agora me pergunto , teremos que tolerar o pior zagueiro da Série A por quanto tempo ? Sinceramente se o pior Zagueiro da Série A fosse tão bom como a diretoria acredita já não estaria mais no Galo ? Já que se contentam com 6 milhões de Euros por um Zagueiro de 21 anos . Já disse aqui e vou repetir . Caso esteja errado podem me cobrar posteriormente . Se este pseudo jogador de nome Gabriel jogar contra Grêmio e Palmeiras serão duas derrotas . A minha paciência já se esgotou . Se não fossem suas péssimas atuações provavelmente hoje seríamos líder do campeonato .

  6. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Parece que Bremer é algo do passado. Hoje, ele já embarca para a Itália a fim de realizar exames médicos e assinar o contrato com o Torino.
    Sem ele, o que era ruim, ficou pior. Mas Thiago Larghi garante que tem bons zagueiros e não precisa de reforços.
    Porém, não vejo isso, basta olhar a tabela e verificar que entre os dez primeiros colocados, temos a defesa mais vazada.
    Thiago Larghi, com essa decisão e ainda de manter Luan como armador, assina o seu atestado de teimosia. Se persistir em sua teimosia e consequentemente com a perda do título, podemos debitar mais esse fracasso em sua conta.
    Porém, como Torcedor apaixonado, continuarei firme e sonhando com o título que há 47 anos não sabemos o seu sabor.
    Saudações Alvinegras e um ótimo domingo a todos AmiGalos,

  7. E lá se vai mais um zagueiro promissor embora… Já não temos muito e o melhor viajou pra assinar com o Torino… Boa sorte ao Bremmer e que os deuses do futebol nos ajude aqui!!!!

  8. Bom dia!
    Reinaldo, o melhor centroavante que eu vi jogar, na copa de 78, na Argentina, fez um gol no primeiro jogo da seleção na copa. No segundo jogo já foi substituído pelo Roberto Dinamite, queridinho da cbflixo. Agora, um centroavante mequetrefe que não fez nenhum gol, foi bancado pelo Tite a copa inteira e morreu abraçado com ele.

    Quanto ao Galo, que é o que realmente nos interessa, estou preocupado com a saída do Bremer por míseros 6 milhões de euros. Vamos continuar com Gabriel? Me ajuda aí, diretoria!

  9. Este jornaleco comprado em cujo terreno somos obrigados a entrar para interagir em Nome do Galo, este jornaleco filhote da máfia da lama preta, que teve o desplante de noticiar que Arrascaeta, com sua magia (A magia de Arrascaeta! Preciso rir. Tão sutil que ninguém mais no mundo a percebe) era destaque na Copa. Um destaque reserva. Se eu conseguisse rir do bizarro eu com certeza teria rido muito… Pois bem, este jornaleco de nome que não condiz com sua postura de comprado (o nosso Uai não tem preço) está se tornando mais empobrecido… Ao que tudo indica nosso Fred Melo Paiva não escreve mais aqui…
    Vítor, Emerson, Bremer, Juninho e Fábio Santos (vamos, meu ex-ídolo!); Adilson, Elias, Luan e Chara; Roger Guedes (Thomas Andrade) e Ricardo Oliveira.
    Um plantel bem mais equilibrado, peças de reposição de diferentes estilos. Parabéns, Gallo!
    Não gostei da saída do Giovani. Não. Ele não. Continuamos precisando de uma sombra confiável.
    Thiago Larghi, meu filho, dê conta do Mateus Mancini: nós não podemos nos dar ao luxo de consumir com um zagueiro. Reaproveite-o. Enxergue-o com outros olhos. Você disse que nós não precisamos de reforço na defesa. Pense bem. Quase todo mundo pensa que sim. Você entra na contra-mão dizendo que não. Agora quer seguir na contra-mão tornando mais pobre uma defesa que tem os seus naturais defeitos… Nós estamos sempre ligados em você… Ligue-se de vez em quando em nós…
    Saudações Atleticanas

  10. Bom dia Eduardo! Uma das grandes alegrias que tenho em ser Atleticano é poder conviver com as emoções, inúmeras e fortes, que o time nos proporciona. Somos privilegiados pela ausência de campanhas apáticas, burocráticas e sem empolgação, para o bem ou para o mal. Podemos não ter tantos títulos quanto alguns times gostam de propagandear, mas tenho certeza que cada um que conquistamos foi de forma emocionante e única. Como canta Ana Vilela, em sua música Trem Bala: “A gente não pode ter tudo, qual seria a graça do mundo se fosse assim?”. Já vi o Galo perder campeonatos invicto, tendo mais pontos que o campeão e ainda melhor defesa. Assim sendo, no que pese a preocupação da maioria de nós com o setor defensivo, deixo uma pergunta: O que aconteceria se ganhássemos todos os jogos restantes por 3×2, 4×3 ou até mesmo 5×4? Não me importa ter a defesa mais vazada, desde que sejamos campeões. Vamos fazer história novamente. Grande abraço.

  11. Uma coisa que precisa ser olhada é o DM. É um absurdo ter que aguardar a volta do médico que estava na Rússia para fazer a cirurgia de um tendão lesado. O DM do Galo é composto de um só médico ou os demais são só coadjuvantes incompetentes?

    1. Pelas matérias que li, me pareceu ser o mais sensato a espera pelo Dr Rodrigo Lasmar, uma vez que ele é especialista em joelhos. Com certeza no nosso DM tem outros médicos, mas disseram que o Dr Rodrigo é o que há de melhor no Brasil na especialidade de joelhos. Espero que o Blanco se recupere bem e possa voltar com tudo no próximo ano.
      Quanto as negociações de venda de nossos jogadores, acho que deveriam segurar o Bremmer e o Cazares até o final do ano. Apesar de também achar o Cazares um vagalume, os contratados são incógnitas e ele agora terá sombras que nunca teve, podendo melhorar seu futebol, tendo mais responsabilidade. Já o Bremmer é o nosso melhor zagueiro. Na minha opinião, a única venda que poderia ser feita é a do Gabriel, mas mesmo assim, ainda acho que no final do ano, com o time jogando bem até lá, será mais valorizado.
      Pra vender, tem que rever esses valores. O Bremmer e o Cazares valem muito mais que 5 milhões de euros. Já achei o Jemerson barato quando foi vendido. É preciso saber valorizar mais nossos jogadores e se não quiserem pagar, eles continuam aqui, simples assim.

    2. Prezado JTF, tive que fazer uma cirurgia igual a do Blanco, tive que esperar 15 dias para ser operado, pois o joelho estava inchado e o médico que me operou falou que enquanto o joelho estiver inchado a cirurgia não é recomendada, pode ser o caso do Blanco e não necessariamente estarem esperando o Dr. Rodrigo Lasmar chegar.

  12. Bom Dia,Eduardo e demais Amigos!Realmente já está ficando chato e monótono a falta de jogos do nosso amado Galo.Sinceramente estou me lixando para a seleção(quase acertei o bolão).a minha expectativa é ver este uruguaio,Terans,centralizado ao lado do Tomás Andrade(voltei a acreditar nele),Chara,Gu edes e um centroavante,Ricardo ou Denilson-minha aposta.Aposto no Denilson pois gostava de um centroavante do Galo,brigador,Toninho Catimba.MAS TEMOS QUE JOGAR COM DOIS VOLANTES PROTEGENDO AS LATERAIS E O CENTRO DA ZAGA.fiquei surpreso com uma pesquisa que mostrava que o Elias era o preferido da torcida para jogar com o Adilson.só pode ser coisa de empresário ou maria infiltrada.E PELO AMOR DE DEUS,TIRA O PATRICK E COLOQUE O JUNINHO NA ZAGA COM O BREMER.na lateral esquerda desisti de criticar.Tenham um belo domingo!

    1. Não podemos mais contar com o Bremer Rogério,foi vendido ao Torino por € 6 milhões. Se apresenta em Turim amanhã p exames médicos. GALO detém 60% dos direitos federativos dele. Agora o GaLLo terá de ir ao mercado buscar reposição e caso o Cazares tbm saia terão de buscar reposição tbm. A meu ver valor muito baixo tendo em vista q a primeira opção era um zagueiro das sardinhas,como esbarraram num alto valor da multa rescisória,vieram atrás do Bremer. Saudações.

  13. Bom dia Eduardo e massa. Grande texto Eduardo. Sou brasileiro mas estou pouco lixando para cbflixo que nos prejudica a décadas,vergonha e vexame está seleção do Tite nos mostrou também ter na equipe um cai.cai e um centravante que se quer fez um gol,Sou mais galo que a seleção do Tite. Sobre o galo estou cada vez preocupado se for verdade que o bremer está quase vendido por 5 milhões de euros,qualquer zagueiro meia boca aqui na Europa vale 20 milhões de euros. O problema que vamos ter que aturar Gabriel na zaga. Nunca mais chega dia 18.vai galooooooo.

    1. Joaquim,
      Concordo que o valor do passe de Bremer deveria ser maior em virtude de seu perfil.
      Contudo, ainda não temos detalhes da negociação. Espero que o Galo, fique ainda com um percentual de seu passe.
      Abraços,

  14. Bom dia Eduardo! Bom dia Massa!

    Estive afastado do blog, mas estou, assim como você e os demais amiGalos, aguardando ansiosamente o retorno do nosso Glorioso. Minha expectativa é boa para a continuação da temporada, mas acho que a diretoria não pode prescindir da contratação de um bom zagueiro, ainda mais com a possibilidade da venda do Bremer, nosso melhor homem na posição. Caso o negócio se concretize, é preciso repor a altura.

    Quanto à venda do Cazares, acho sim um bom negócio, desde que paguem um preço justo. Chega de doar jogadores, o Atlético é um clube, não uma instituição de caridade! No lugar dele eu escalaria o Tomás Andrade. Quando jogou mais centralizado rendeu bem. Terans e Edinho também podem ser testados em algum momento. Só não inventem de escalar Luan como armador, já vimos que ele não joga nada nessa posição.

    Não sei vocês, mas eu acho que esse Leandrinho veio como uma possível reposição ao Roger Guedes, ainda mais agora que vários times europeus estão de olho nele. O que vocês acham?

    Acaba logo, copa! Eu quero ver o Galo!
    Saudações Atleticanas, e um ótimo domingo a tod@s!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *