Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O Galo é a melhor coisa do mundo!

Foto: Reprodução

Enquanto o mundo todo presta atenção no evento esportivo mais importante do planeta, o Atleticano segue em sua angústia. Se um fim de semana sem jogo do Galo já demora a passar, imagina três finais de semana seguidos. Imagina então ter que aguentar mais outros dois… Oh Meu Deus, é muito tempo sem Galo!

A Copa do Mundo é até legal e pode servir como placebo pra enfrentarmos essa síndrome de abstinência do Galo. Assistimos alguns jogos interessantes e outros que só não fazem dormir porque está de dia. Percebemos como o futebol evoluiu, esquemas táticos bem armados e muito esforço físico que conseguem até compensar a falta de talento. Apesar de que, certa hora o talento pesa, camisa não.

E esse negócio de que camisa pesa vai virando folclore. Ou vão me dizer que a Espanha, que antes de 2010 nunca havia chegado numa semifinal, tinha camisa? Mas será que depois que virou campeã em 2010 passou a ter camisa? Então como foram eliminadas tão cedo? E a Alemanha atual campeã, que não conseguiu nem passar da fase de grupos? Já a Argentina, passou vergonha e sufoco na primeira fase pra depois ser massacrada nas oitavas. Isso sem falar de Itália e Holanda, que nem foram pra Copa. Camisa já pesou sim, mas esse verbo está no passado.

Para aumentar o interesse na Copa do Mundo participamos até de bolão, mas não adianta tentar se enganar, como já disseram por aí: a gente não gosta de futebol, a gente gosta é do Atlético! E durante a Copa do Mundo, em tudo enxergamos o Galo. Basta ver uma bandeira num estádio que gritamos Galo. Ao ver o repórter Russo fazendo uma matéria usando o chapéu do Galo , o peito enche de orgulho. Aqui é Galo, piiiiii!

E segue a Copa do Mundo com seus momentos dramáticos. Tem gol que sai em jogada de lateral, plagiando Marcos Rocha na final da verdadeira Copa das Copas, a Copa do Brasil que ganhamos do freguesão cabuloso. Tem goleiro do time da casa se consagrando igual São Victor. Tem virada da Bélgica que fez três gols no Japão. Mas cá pra nós, nem de longe se compara ao Galo. Quando tinha que virar, a gente precisou fazer foi quatro gols, e foram duas vezes seguidas. Já a perna esquerda do Victor aconteceu no lance final da partida, não num jogo chato que foi pra disputa de pênaltis. E por aí vai. Exemplos são infindáveis.

O mundo todo maravilhado com a emoção da Copa e nós Atleticanos podemos dizer: Estão gostando dessa emoção? Que bom! Estão percebendo um pouquinho do que é torcer de verdade, pois estamos acostumados a isso desde sempre. A gente vive e respira emoção em quase todos os jogos. Vem cá gringo, vem cá você que nem acompanha futebol, mas vibra na Copa do Mundo, deixa eu te dar um conselho, vem torcer pro Galo e seja feliz! Porque o Galo é a melhor coisa do Mundo!

Foto: Uai/EM

E nesse jejum de Galo, analisamos até apresentação de jogador. Olha esse Edinho dizendo que veio para lutar por sua vaga, que não veio para ficar no banco. Já chegou encarnando o espírito alvinegro. Lutar, lutar, lutar, com muita raça.

Jogo treino então? Que treino o que? Pode ser treino pros jogadores, porque em plena quarta-feira às 15h00, a torcida cantou alto na Cidade do Galo. Outros mais de 15mil Atleticanos assistiram ao vivo pela TV Galo, que merece uma menção: que excelente trabalho vem fazendo, parabéns à equipe da TV Galo!

Sobre o jogo, mesmo que seja “treino”, em minha opinião serviu pra três coisas. Primeiro pra confirmar nossa arte em fazer gols. Como está calibrado nosso ataque e como dá gosto de ver o Pastor, com seus quase 40 anos, mostrando toda sua juventude, experiência e talento aos jovens de 20 anos. Serviu ainda como excelente cartão de visitas dos novos reforços. Pelo visto o Edinho estava mesmo falando sério, viu?! As boas atuações de Chará e José Welison e os gols de Denilson e Terans foram também uma boa dose de ânimo pro tédio do Atleticano nessas últimas semanas.

Mas como na vida do Galo nada é tranquilo, serviu pra mostrar que com essa defesa aí…não sei não, hein! Parece que até o Santo foi picado pelo mosquito da “paçoquice”. Tá certo que é jogo treino, mas levar três gols do Sub-20 da Selecinha? Deveriam ligar o alerta vermelho, pois time campeão precisa de defesa sólida e não fica entregando a paçoca desse jeito. Senão o dia que o ataque não funcionar, a gente perde o campeonato.

E hoje tem jogão entre Brasil e Bélgica. Vejam que interessante: o Brasil vai enfrentar o melhor ataque da Copa com 12 gols, mas que tem uma defesa frágil que já sofreu 4 gols. Quem vai levar a melhor, não sei, mas acho que vai sobrar emoção, ainda mais sendo mata-mata. Veremos…

Enquanto muitos se preparam pro jogo, eu me preparo pra festa (rsrsrs) e não consigo esquecer do Galo. É chato ser repetitivo, mas não aguento ver as mesmas falhas de sempre e nada de contratarem um novo xerife. Pra piorar, o Blanco, que é o maior ladrão de bolas do Brasileiro, machucou. E ao que tudo indica será Elias o titular, nosso Falso Volante que não rouba nem doce de criança.

Desse jeito vamos ter que torcer demais! Quando acabar a Copa, de cara enfrentaremos Grêmio e Palmeiras fora de casa. Haja coração e emoção! Ah Meu Deus! Mas parece que fazem isso de propósito, só pode! Porque se não for com emoção não é o Galo! Porque o Galo é a melhor coisa do mundo!

21 thoughts to “O Galo é a melhor coisa do mundo!”

  1. A selecinha da cbf , amigo Roberto, de volta pra casa , geração perdedora, jogadores milionarios , alienados, sem identificação com nosso patropi . Quando vejo este marcelo, tiago silva , sinto o cheiro da derrota, do fracasso. São muito bons fora de campo, com o auxilio da midia global, que nos fez engolir esta copa fraca tecnicamente , salvo dois ou tres bons jogos. Quando começo a torcer pela selecinha, me lembro desta maldita cbf, passo a torcer contra. A abstinencia do Galo tá nos consumindo , duas notícias que me encheram o saco : a contusão de Blanco e a noticia de que leleu aciona o Galo. Seria hora de algum advogado atleticano acionar o ministerio publico e auditar quem colocou este individuo no Galo,e que está prestes a lesar o clube, isto me cheira arranjo de empresário associado com advogado espertalhão para tirar dinheiro do clube. Acredito que nosso sisudo presidente não consentirá.

  2. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Caldeira,
    Você mandou bem, realmente o Galo é a melhor coisa do mundo.
    Mas ao mesmo tempo, é como um filho… preocupação eterna.
    Sem reforços para a defesa, sinto o título escapar pelos dedos. Continua parecendo aquele saboroso queijo suíço.
    Minha esperança é que o Thiago Larghi tire lições do que vem sendo apresentado nesta Copa. Mesmo não sendo um bom analista técnico, vejo que as seleções vem priorizando o sistema defensivo, às vezes com esquema no 4-4-2 e até mesmo no 5-4-1.
    Contra o Grêmio e Palmeiras é entrar em campo bem fechadinho, deixando que eles propõem o jogo e sairmos com velocidade nos contra ataques. Jogadores velocistas é que não nos faltam.
    Saudações Alvinegras,

  3. Enquanto isso, nos recônditos mais inconscientes da minha mente uma voz persistente e cada vez mais alta quase grita:”Eu quero é zaga!”

  4. Bom dia, Roberto Caldeira!
    Embora eu não esteja empolgado com a copa, creio que o Brasil traz mais esse caneco, justamente por ser um time equilibrado. Meio campo pegador, ataque que penetra bem na defesa adversária e uma defesa quase intransponível, que levou apenas um gol até aqui. Já o nosso Galão está muito desequilibrado. Tem um excelente ataque, o melhor do Brasil, um meio campo que ataca bem mas deixa buracos quando defende e uma defesa/peneira. Precisávamos de dois bons laterais, na direita e esquerda e um xerifão pra jogar com Bremer, mas o TL disse que não precisa…
    Ah…e sem essa de Elias como volante de contenção. Muito fraco. Se insistir nessa besteira, vai levar mais 30 gols nesse brasileirão.

  5. Prezados Eduardo e Atleticanos, o primeiro teste com os recentes reforços parece ter agradado à Comissão Técnica. Confesso que somente li sobre o teste, e considerando o adversário e o placar , não me atrevo a emitir ainda opinião sobre tais reforços. Espero que eles sejam bons e demonstrem isso em campo, pois o Atlético enfrentará dois dos candidatos ao título, logo no retorno do campeonato e fora de casa. Se o time conquistar pelo menos quatro pontos, o Atlético estará no caminho certo para disputa e sendo considerado um rela candidato ao título. por isso é fundamental que o time se prepare para conquista de vistorias nesses jogos e que o sistema defensivo não ofereça as dadivas (entregadas) que tem sido constantes para os adversários. saudações Atleticanas

  6. Essa história de zagueiro não resolve muita coisa não. Temos que ter um sistema defensivo eficiente.
    Sistema defensivo, começa com atacantes que marcam, meio campistas que marcam, zagueiros que marcam e goleiro que orienta todo o sistema.
    Se um desse sistema falha, pode ser Beckenbauer e Breitner na zaga que não dá jeito.

  7. Bom dia Roberto e amiGalos de plantão!!!
    É uma pena a diretoria e a comissão técnica não pensar como nós e não reforçar a defesa, temos uma chace incrível de sermos bi campeões Brasileiro esse ano e tudo pode ser jogado no ralo.
    Eu listei 8 zagueiros do Atlético a maioria jovens muito promissores mas que carecem de um zagueiro xerifão ao seu lado, o nosso professor da zaga Leo Silva está com 39 anos e já não é mais o mesmo, não da para ser titular.
    Na lateral direita nosso jovem promissor Emerson também não está maduro principalmente para defender, o Gabriel em péssima faze, e o Fábio Santos finge que marca é um cerca lourenço caminhando para trás em direção ao nosso gol um perigo danado, e ainda perdemos um grande roubador de bolas por tanto nosso calcanhar de aquiles e nossa grande preocupação continua sendo essa defesa.
    Sem contar nosso camisa 10, a anos agente pede um zagueirão bom de bola e um camisa 10 top, acho que o dia que a diretoria solucionar esses problemas nossas chances vão aumentar 50% até lá é sofrer e contar com a sorte para quem sabe levantar a taça.
    Saudações!!

    1. Pois eh Pablo de Oliveira!
      Se arrumar essa zaga o Galo tem grande chance de levantar a taça do BR.
      Mas pra isso tem que reforçar. 4 anos batendo cabeça pq não tem jogador.
      E pra piorar vão colocar de novo o Elias de falso segundo volante.
      Coitado do Adilson. Vai ter que correr dobrado.
      Coitado da gente, torcedor.
      Haja emoção!

      1. Se a zaga não vai ser reforçada, o jeito é jogar com dois volantes de mais marcação. Pena que o Blanco machucou. Pra mim, o substituto dele deveria ser o José Wellison que disse ser um primeiro volante mais marcador. Aí joga com dois pitbulls na frente da zaga, como foi em 2013 com General e Pierre. Eles cobriam os laterais e auxiliavam a defesa. Só que aí, do meio pra frente os reforços tem que funcionar e mostrar habilidade e criatividade e ainda terão mais apoio dos laterais e não dos volantes, que nem precisam passar do meio campo.

  8. Bom dia Eduardo e massa. Grande texto Roberto Caldeira. Mas sou mais galo que a seleção brasileira. Chega Janeiro mas não chega dia 18 dia do jogo com o grêmio. Sobre o amistoso contra a seleção sub 20.foi bom mas enquanto não mudar está zaga completa vai continuar uma peneira. Estou dizendo várias vezes. Victor,Gabriel,fabio Santos,patrick ê sofrer demais com está defesa. Aliás não só eu peço está mudanças são 99 por cento dos amigalos pedem está mudanças. Ok vejo que vai ser a mesma,Aliás para piorar vai ter o Elias de novo. Vai galoooooooooo.

  9. Como atleticano nunca desliga do Galo vejam esse clipe que recebi de uma amiga de uma apresentação do Joe Walsh, considerado o 54º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone e do Daryl Hall….. Reparem na camisa do baterista….. Isso é camisa pesada… O Kiss no show em BH também usou…. Vai Galo, conquista o mundo!!!!!!!!

  10. E o time da cbf continua freguês do GALO. Em 69 foi o Dada …em 18 vi RO se consagrar… não adianta chorar…principal ou sub-20 … pato sempre será ….o ô o ô vai pra cima deles GALO…rsrs
    *Verdade Roberto ser GALO é “bão” demais. Saudações

  11. Bom dia Eduardo e atleticanos e atleticanas de verdade, concordo com você, esse negócio de camisa pesada, que “enverga varal”, é pra encher linguiça nesses insuportáveis e intermináveis programas esportivos dito nacionais mas que não passam de programas para paulistas e cariocas. Se existe uma camisa que, comprovadamente, “enverga o varal”, é a do Galo,. Ouvi essa história do irmão do saudoso Roberto Drummond, autor da pérola: O Galo treinava no antigo estádio de Lourdes onde hoje é o Diamond e ao lado do campo uma lavadeira lavava as camisas do time e ia colocando-as no varal. Como sempre, havia torcida na arquibancada…. Uma tempestade se formou, o treino foi paralisado e a senhora recolheu as camisas ficando apenas uma. A tempestade se acentuou e a ventania tentava a todo custo derrubar a camisa que ficou e ela teimava em não cair. Ao perceber isso, a torcida começou a vibrar a cada vez que o vento tentava derrubar a camisa e ela resistia, daí nasceu a famosa frase: “Se houver uma camisa preta e branca pendurada no varal durante uma tempestade,o atleticano torce contra o vento.”. um ótimo fim de semana a todos . Volta logo Galo!!!!!!!!!!

  12. É isso ai Roberto.
    No mundo do futebol O Galo é a melhor coisa do mundo eu diria desta forma.
    É uma paixão e é meu amor como costumo dizer.
    Galoooo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *