Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Sobressaltos na vida do Atleticano

Nem bem o ano começou, jogos só na segunda quinzena de janeiro, mas as coisas no Galo seguem em permanente ebulição. Sou o tipo de Torcedor que não me meto em assuntos internos – especialmente administrativos\financeiros -, porém o espaço não tem como evitar essa turbulência permanente no noticiário Atleticano.

Já passamos por momentos muito mais turbulentos, como penhora da sede e de troféus, essa questão de endividamento passa de gestão por gestão, sempre a seguinte responsabilizando a anterior pela dificuldade financeira. Nem mesmo isso, tampouco a falta de conquistas de expressão, abalaram a fé e a força da Massa. Não será agora, com perspectivas que sinalizam animar ao Atleticano que iríamos sucumbir.

Pois bem, ontem à noite os empresários que estavam quiabando com a aquisição negociada do shopping, parece – segundo informado por parte da imprensa – que acertaram metade do acordado. Vale dizer, dos 340 milhões de reais, irão pagar ao Galo 170 milhões de reais. Abre se nova discussão, que imagino vai dominar a roda dos especialistas financeiros e imobiliários. Os recursos seriam destinados ao pagamento do passivo, mas parece que já tem comprometimento imediato de custeio.

Seja qual for a realidade, fato é que o futebol precisa sossego e – queiramos ou não – essa paz passa pela saúde financeira. Se vem e quando irá acontecer a SAF, em que termos será esse acordo e todos os detalhes – com todo respeito aos gestores desde a diretoria até os benfeitores – embora a mim incomode, entendo que é objeto sim de satisfação ao Torcedor.

Claro que detalhes estratégicos da negociação, não são para serem expostos em prejuízo do Galo, mas com a transparência que o maior patrimônio do Galo merece. Falo dos 10 milhões de Atleticanos, esses apaixonados que não se abalaram com meio século sem Brasileiro, e – desde 2012\13 – acostumaram com ótimos jogadores e equipes defendendo as cores do Clube Atlético Mineiro.

Tenho boa expectativa nessa temporada, que está para se iniciar, confiando nos novos contratados e em mais dois ou três que ainda possam chegar ao CT de Vespasiano. De olho na base, que – ao que vimos na primeira rodada da Copa São Paulo – nem de perto passa para uma Torcida que historicamente acostumou a grandes revelações. Aquilo que ganhou do inexpressivo Galvez do Acre não condiz com a tradição Atleticana. Ganhamos com um gol – posso dizer contra – numa infelicidade enorme do goleiro acreano.

Para fechar esse registro, sou dos anos 70 e 80, ocasião que o Galo disputava Campeonato Brasileiro – palmo a palmo – enfrentando os times cariocas e paulistas (via de regra reforçados pela arbitragem promíscua e que ainda tem algum legado), com formação quase que na totalidade de jogadores oriundos da base. Só para registro, na conquista do hexa mineiro – 1978\1983 – utilizamos João Leite, Alves, Geraldo, Heleno, Cerezo, Paulo Isidoro, Renato Queiroz, Reinaldo e Catatau. Todos da base.

Do time vice-campeão de 1977, aquele título que a cbf ajustou para o São Paulo (suspensão do Rei) até o de 1980 faturado pelo Flamengo também com o apoio da entidade, nossa formação era de jogadores criados no Galo. Os treinadores, Barbatana e Procópio, igualmente da nossa mineiridade. Nos tempos atuais, com elenco e treinadores que não convencem, deixam a Massa em apuros. Tomara que esses garotos do sub-20 tenham uma reação espetacular em cima do Mixto e Água Santa, pois o que vimos deu calo nos óio.

*imagens: 1) montagem; 2) Bruno Sousa\Atlético

19 thoughts to “Sobressaltos na vida do Atleticano”

  1. Prezado Ávila
    Mais um ano que começa, e mais uma vez estão bloqueando meus comentários. Se tivesse teor agressivo ou ofensivo, concordo. Mas comentário leve, dando as boas vindas a você…
    É para eu parar de ler suas crônicas? Pode me responder no particular Sem problemas.

    1. Caro Vicente, todos os comentários que chegaram foram aprovados. Antes de retornar, tive o cuidado de checar sobre tudo isso na TI, nada de anormal no funcionamento do blog. Tampouco, neste início de temporada, houve – como ocorre ocasionalmente – qualquer comentário que tenha sido atirado na lixeira. Diante disso, procure verificar a confirmação do envio.

  2. A volta, o guru voltou!
    Precisava ser com festas,
    trombetas ao alto brado a anunciar!
    Bem vindo querido virtual amigo!
    Que bom que suas energias se renovaram, as perdas vão se indo e a vida retorna!
    Bem vindo!
    Por acaso voltei aqui e tive essa felicidade de ve-lo de volta!
    Que o nosso Galo nos dê também a alegria de voltar como campeão!
    Ta meio enrolado, diretoria meio obscura, negócios estranhos, mas vamos lá!
    Bem vindo de volta!
    grande abraço

  3. Assisti os melhores momentos do jogo de hoje. Saímos em desvantagem/infelicidade do nosso zagueiro. Empatamos e mandamod três bolas na trave, mas antes do segundo eles tiveram chance de fazer o segundo não fosse a boa defesa do nosso goleiro. Marcamos o segundo já nos acréscimos. Realmente não podemos esperar muito desse time.

  4. E ainda me esqueci de mencionar nesse caminhão de jogadores, Sacha, Pedrinho e Pavon. É bem possível que eu esteja me esquecendo de algum.
    Isso é um absurdo!!!
    Fora Caetano!

  5. Allan, Jair, Zaracho, Rubens, Otávio, Edenilson, Igor Gomes, Calebe, Patrick…só no meio campo, além de Hulk, Ademir, Vargas, Paulinho, Kardec…como é que escala um time desse? Como é que se paga uma folha salarial dessa? Como é que revela alguém da base?
    Rodrigo Caetano entra pra galeria dos grandes diretores, do naipe de Alexandre Gallo e Marques.

  6. O PALMEIRAS VENDEU HENDRIC , JOGADOR DE 16 ANOS POR 430 MILHÕES.
    COMPAREM AGORA COM O VALOR DA VENDA DO SHOPPING………..
    NO BRASIL NÃO EXISTE UMA CATEGORIA DE BASE MAIS MAL ADMINISTRADA E PIOR QUE ESSA NOSSA DO GALO.
    HÁ ANOS DIGO ISSO , ESSA NOSSA BASE NÃO CONSEGUE REVELAR ABSOLUTAMENTE NINGUÉM.
    É DINHEIRO JOGADO NO LIXO.

  7. BOM DIA NOBRE BLOGUEIRO
    EDUARDO E ATLETICANOS. NÃO VAMOS FUGIR DA NOSSA TRISTE REALIDADE , NEM FINGIR QUE NÃO ESTAMOS VENDO.
    A VERDADE É QUE ESSA DIRETORIA E OS 4R LEVARAM O NOSSO GALO À COMPLETA FALÊNCIA.
    OU VENDER DESESPERADAMENTE A PREÇO DE BANANA UM SHOPPING PARA PAGAR SALÁRIOS ATRASADIS NÃO É O FUNDO DO POÇO ????
    NÃO É O CAOS ADMINISTRATIVO ???
    AGORA TENTAM DESESPERADAMENTE TRANSFORMAR O CLUBE EM SAF …. ISSO SERÁ O ÚLTIMO PREGO NA TAMPA DO CAIXÃO DO GALO.
    BAHIA , CRUZEIRO E BOTAFOGO VIRARAM SAF ANO PASSADO , E NESSE ANO VÃO LUTAR PARA NÃO CAIR PARA A SEGUNDONA.
    “”SAF É O MAIOR ENGÔDO DA HISTÓRIA DO FUTEBOL BRASILEIRO””.
    NÃO ACREDITO ABSOLUTAMENTE EM MAIS NADA DESSA DIRETORIA QUE ESTÁ DESTRUINDO O PATRIMÔNIO DO NOSSO GALO.
    ACORDA GENTE , ANTES QUE SEJA TARDE.

  8. Caro blogueiro. Muito preciso seu texto. Tomo a liberdade de, uma vez mais, resumi-lo numa palavra, no que falta para os milhões de atleticanos, por parte da direção: TRANSPARÊNCIA! Tem muito caroço embaixo deste angu!

  9. bom dia Eduardo e massa. depois de 2022 cheios de lambanças desta atual diretoria com pífias contratações e um mísero 7 lugar no brasileirão, não é que 2023 começa pior com salários atrasados etc.sobre esta base de várzea deveria ter fechado a muito tempo está cheio de peladeiros e afiliados de empresários.etc. o galo teve um diretor da base ja não lembro o nome quando chegou fez uma limpeza e fomos até campeão do sub 20, depois que demitiram simplesmente não ganharmos mas nada. a diretoria não aprende com erros do passado. vai galooo.

  10. Os anos passam e o Administrativo do nosso CAM continua o mesmo… amador!!!

    Portanto, essa notícia de salários atrasados em nada pode abalar o torcedor pois este já é acostumado a ver seu time do coração ser maltratado administrativamente, desde décadas!!!

    Vida que segue e nós aqui acreditando sempre em dias melhores em todos os setores do Clube!!!

    OBS.: e a tal BASE??? Aquilo ali são os nossos futuros craques??? Socorro papai!!!

  11. Excelente post, blogueiro! Permita-me um pequeno reparo (sem a menor importância, é preciso destacar): o Catatau não foi formado na nossa base. Ele veio do Guarani de Divinópolis. Abraços!

  12. Bom dia, Ávila!
    Turbulência no Galo…cresci vendo isso.
    O que não me acostumo nesses tempos modernos é com uma base tão infrutífera como a que temos já faz um bom tempo. E olha que temos O CT. Mas também com essa filosofia de sair contratando caminhão de jogadores, treinador nenhum dará oportunidades em sequência pra jogador de base. No passado, por não ter dinheiro pra contratar, os treinadores eram obrigados a lançar mão da molecada. Se o “Rei” surgisse hoje, seria sucateado ou mesmo vendido ainda na fralda.

  13. Bom Dia! Desconhecia a informação do valor da negociação de R$ 340 para R$ 170. No meu entender, só 49% do terreno deve valer mais. No entanto, estava disposto a comentar sobre a declaração do Sr. Rodrigo Caetano, sobre o atraso dos salários. Justificativa polêmica! Vender patrimônio, para pagar salários, é coisa da “idade da pedra.”

  14. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Por enquanto, nada a abalar a confiança nos gestores do galo! Acredito de seja apenas uma nuvem negra que logo, logo será superada e o galo volte a nos proporcionar, tanto no aspecto administrativo quanto no futebol, o que dele esperamos: sucesso! Não creio que esta nuvem escura transforme em tempestade!
    Vamos continuar acreditando, pois aqui é galo!
    Hoje e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *