Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Sentimento de Atleticano

 

Foto: Divulgação | Trivela

Cada um de nós, indistintamente, temos nossas crenças e convicções e – evidentemente – queremos e sonhamos com melhores dias para o nosso Galo.

Para tanto, passa por nossas preferências desde dirigentes, treinadores e – claro e até especialmente – por jogadores.

Minha relação com dirigentes, entre os quais elejo sempre pela conquista de títulos, encabeça a lista Alexandre Kalil, seguido por Nélson Campos, depois os outros são os outros e nada mais.

O pai do Alexandre, Elias, foi um grande presidente e fez contratações interessantes. Vivemos o êxtase de um dos melhores times do Brasil e do mundo.

Kalil, pai, pegou uma base excelente deixada por seu antecessor Walmir Pereira e trouxe reforços pontuais, mas – ainda que pela ação nefasta da CBF, STJD e arbitragem, não conquistamos títulos. Então não tem lugar no pódio.

Entre os treinadores, destaco dois especiais, Cuca e Telê. O primeiro por nossa maior conquista e o outro por tanto pela conquista do Brasileiro quanto por sua estreita afinidade com o nosso time.

Tivemos outros extraordinários profissionais, alguns, infelizmente, que não repetiram aqui o sucesso que motivou sua contratação.

Já entre os profissionais dentro de campo, são dezenas de ídolos que pude ver jogar. Alguns, que não vi e trago igualmente a mesma admiração por sua história vestindo a camisa do Galo. Kafunga, Zé do Monte, Mexicano, Guará, Mário de Castro e tantos outros.

Mas, tive o privilégio de ver Reinaldo ser lançado (lentamente aos 16 anos) e posso afirmar: “nunca vi nada igual“.

E vi Pelé, ao vivo no Maracanã pela Seleção Brasileira e toda a Copa do Mundo de 1970. Além do Rei, dois outros têm lugar na minha galeria de ídolos. Ronaldinho Gaúcho e Victor.

Bruno Cantini/Atlético

Sobre R10 nem preciso dizer nada, apenas registrar que na primeira metade do dia de sua contratação, fui um – entre muitos – que questionou sua vinda.

Ainda naquele final de manhã, felizmente, mudei minha opinião e pude viver momentos mágicos. Foi assim também com Victor, responsável número 1 (sem trocadilho) pela conquista daquela Libertadores.

Tantos outros existiram nesses mais de 50 anos acompanhando do Galo, vou citar alguns e seguro que vou esquecer-me de mencionar outros tantos.

Renato, Wanderley, Oldair, Spencer e Dario, todos do time de 1971. Antes deles, Laci. E ainda, já seguinte do time de 71, Marcelo, Paulo Isidoro, Cerezzo, João Leite, Heleno, Gilberto Silva (em duas ocasiões), Palhinha, Éder Aleixo, Marques, Guilherme e dezenas de outros que “gritei” (ovacionei mesmo) com minha garganta rouca.

Sei que jogar no Galo, treinar esse time e dirigir esse clube é missão pra poucos. Somos exigentes, chatos mesmos, justificado por uma louca e alucinada paixão.

Se hoje estou odiando e jurando nunca mais voltar aos jogos, amanhã – como ontem e sempre – volto a amar essa camisa preta e branca.

Então, se atualmente me ocupo em xingar dirigentes, treinadores e jogadores, saibam que no futuro – conquistando títulos – não terei constrangimento em gritar junto com a Massa seus nomes para o mundo inteiro ouvir.

Aqui é Galo, p*##@!

Em tempo: Passei pela sede do Galo na segunda-feira. A manifestação pacífica da “Renova Galo” estava presente.

Embora ignorada pela cobertura esportiva, deixaram sua mensagem. Lamento que o movimento tenha sido abaixo daquilo que podia imaginar.

Será que temos mais Atleticanos de protestos nas redes sociais que aqueles que pegam no batente. Tuitar apenas é muito comodo, tem de ir para o front.

34 thoughts to “Sentimento de Atleticano”

  1. GALO ROBERTO , atualizando …

    Ótima lembrança ao citar Barbatana .
    Um treinador que lapidou UM TIME INTEIRO ,
    que fez o Atlético jogar um futebol mágico , o
    mais revolucionário da época .

    Após a surpresa com o time da Holanda em 74
    a magia do time do Barbatana nos fez sonhar
    acordados em cada jogo do Atlético

  2. Cadê o técnico do Atlético?
    Cadê as contratações?
    Cadê o presidente?
    Cadê o diretor de futebol?
    Cadê a diretoria?
    Cadê o futebol do clube?

    O presidente fictício do Atlético estava em Brasília bajulando o federal em busca de apoio para o seu filho F2.

    Até agora não houve um treinador que se encorajasse a vir para esse Ca$$ino (e$pelunca) – de fanta$ma$, patife$ e mercenário$ – da Au$teridade Mentiro$a, ex-CAM corrompido pelo 7 CAMorra, RuimLando Co$ta Lero e $eus compar$a$.

  3. Com esse senhor e seu capacho tomando frente não me admira ver o lado de lá dando a volta por cima antes do Galo ganhar alguma coisa, pois mesmo na merda as coisas lá estão em ritmo de mudança. Pronto falei.

  4. Com esse senhor e seu capacho tomando frente não me admira ver o lado de lá dando a volta por cima antes do Galo ganhar alguma coisa, pronto falei.

  5. Rapidamente quero dizer:

    Fora diretoria incompetente – Vamos copiar as marias que estão exigindo a renúncia completa da diretoria, vamos copiar o flamerda que teve a gestão competente de Bandeira de Melo e colocou no caminho para títulos (infelizmente para nós torcedores do CAM), mas o modelo de gestão correto tem que ser copiado.
    Esta diretoria que esta ai, tende a levar o time para a série b em 2020.

  6. Caro Eduardo , sou fã do espaço e do nobre colunista , mas vou discordar da coluna de hoje.
    Não é hora de falar do passado , já que a nossa situação é gravíssima. Mais de seis meses sem ter um técnico , só trabalhando com interinos. Essa diretoria já é caso de irresponsabilidade e danos ao patrimônio do clube.
    Uma falta de pulso e bagunça dessa é inadmissível.
    COMO PODE UMA DIRETORIA NÃO CONSEGUIR CONTRATAR UM TÉCNICO.??
    Nós , a torcida , toda a imprensa mineira , somos também responsáveis por esse CAOS ATLETICANO.
    NÃO HÁ COBRANÇA , A DIRETORIA NADA FAZ E A IMPRENSA E TORCIDA SE CALAM.
    PORTANTO , TODOS NÓS , IMPRENSA , TORCIDA, CONSELHO ,
    TAMBÉM SOMOS CULPADOS POR OMISSÃO E ACOMODAÇÃO FRENTE A ESSA GRAVÍSSIMA SITUAÇÃO QUE ATRAVESSA O NOSSO GALO.
    Estamos anestesiados e acomodados com a mediocridade .

    1. Corretíssimo meu caro Paulo Roberto! Tanto quanto aos responsáveis pelo caos como o descabido tema de hoje! Não conhecesse tão bem nosso blogueiro, diria que seria uma “tirada’ de foco a mando de alguém, mas não é o caso. Meu temor se confirma a cada ciclo concluído dos ponteiro dos relógios; a bengala, as muletas, o encosto no fracasso do rival tem sido o modus operandi desta administração caótica, amadora e incompetente deste afilhado do kalil, aliás, mais uma draga que o prefeito deixou de herança no CAM, além dos inúmeros calotes e entrega do nosso maior patrimônio pra seus comparsas sob o argumento de estar construindo um estádio minúsculo, 2/3 do Arrudão do santinha em PE. Quanto a imprensa, é vergonhoso, é vexatório, é piada pronta, bando de frouxos e fracos, principalmente aqueles da rádia de Minas, integrante da quadrilha que todos sabemos.

  7. Prezado, concordo. Somos muito menos exigentes que a torcida rival. Não há dúvida disso. Mas isso explica nossa paixão. Somos muito mais apaixonados que a torcida rival. Não há dúvida disso. Em que pese concordar plenamente com você (e concordo mesmo, em tudo que disse), eu mesmo sou um exemplo de baixa exigência e sou Galo porque sou Galo, só por isso, inexplicavelmente. Um Patrick, por exemplo, não consegue me fazer raiva, simplesmente porque com toda sua dificuldade técnica, ele corre, tenta, honra, já um Cazares, ah esse sim, pode fazer centenas de gols e dar centenas de assistências, mas não dá pra aceitar o descaso, desrespeito com o clube e a preguiça dentro de campo. O Galo poderia ser uma Ponte Preta que com 120 anos de história não tem sequer um título, não importa, eu seria Galo e pronto. E assim a maioria dos atleticanos é, o que pode explicar também nossa pouca exigência e consequentemente o número menor de títulos.

  8. CADÊ O TREINADOR?????
    Esta Diretoria é uma comédia… Há mais de 2 meses já se sabia que mancini não continuaria, o campeonato terminou há quanto tempo … e o Galo ainda não contratou… Eta incompetência! E lembro que isto é comum nesta gestão, quando Osvaldo Oliveira foi demitido ficaram meses a procura de técnico até que deixaram o interino Larghi, fato que se repetiu ano seguinte com Rodrigo. É uma sucessão de erros, e pior, erros que se repetem.
    A Torcida precisa cobrar um técnico vencedor! Já chega de estágios, despreparados, ultrapassados e fracassados. Queremos mentalidade vencedora. VAMOS ACORDAR GALOUCURA… vamos acordar torcida do Galo… E comodismo é o que nos trouxe a este momento lastimável. Onde está aquela torcida exigente de outros tempos ? 2020 repetirá 17, 18 e 19?
    Precisamos de 5 reforços URGENTE: um lateral esquerdo, um lateral direito, um meia de criação, um atacante de lado e um centroavante. TODOS QUE VENHAM PARA SER TITULARES! E contratem um 9 matador, chega de boi cansado.

  9. Bom dia a todos. Esperamos títulos em 2020,todos que nunca vieram e os que estão sumidos. Desejos a todos companheiros atleticanos, um Feliz Natal e um 2020 cheios de vitórias e conquistas pessoais e do nosso GALO.Aqui é GALO…

    1. Obrigado Luiz, igual pra você e família… muita luz, paz e saúde!!!!!!

      Quanto aos títulos em 2020, com essa Diretoria amadora e despreparada, só se os Deuses do futebol forem muito bonzinhos com o nosso amado CAM… do jeito que caminham as coisas, será mais do mesmo, infelizmente!!!!!!

  10. Bela resenha. Realmente esse é também o meu sentimento. Há mais de cinquenta anos que acompanho tudo do Galo. Não sei explicar tamanha paixão.
    Mas a cada ano fica mais difícil de entender o que os Comandantes atuais desejam para o Galo.
    Faltam vinte e um dias para início da próxima temporada e continuamos órfãos de treinador e reforços.
    Dizem que a dificuldade de encontrar um novo técnico, é que o mesmo terá que se adaptar ao elenco e não o elenco ao treinador.
    Vai ser muito difícil alguém topar se adaptar a esse elenco medíocre, composto por refugos e apostas.
    Saudações Atleticanas,

  11. Dois bandidos desagreador e derrubador de treinadores já vazaram,falta o Cazares e os pé frios Eder,Marques e os Sapos como o Rei da capa da matéria, o Presidente é igual ………..tem que vazar também

    1. “Quem souber dizer a exata explicação
      Me diz como pode acontecer
      UM SIMPLES CANALHA MATA UM REI
      Em menos de um segundo”

      Para Leonardo, verso retirado da música “Canção do Novo Mundo”, de Beto Guedes e Ronaldo Bastos

  12. Olá amigos da bola!

    Róger Machado já passou por aqui
    Essa torcida esquece rápido demais
    Róger Machado é mesmo do mesmo, mais um retranqueiro! Não deu certo e se vier não dará.

    Meu medo é esse presida e trupe mequetrefes, sanguessugas, continuarem por mais três anos, se reelegerem. Tudo indica que vão.

    A continuar assim, ano que vem, nosso primeiro grande vexame já se definiu. Unión vem aí, e deve nos eliminar.

    Alguém avisa a esses incompetentes, que na Argentina exitem diversos treinadores bons, ofensivos. Relativamente muito mais em conta do que os péssimos retranqueiros, medrosos daqui.

    Meu Deus!

  13. Bom dia xará e amigalos decepcionados!!!!!!!!
    O verdadeiro atleticano já está cansado de APANHAR….APANHAR….E……..APANHAR…..
    ESSA É A REALIDADE!!!! TODO ANO É A MESMA COISA!!!!!!!!!! LEVAR 49 OU 50 GOLS NO BRASILEIRÃO VIROU ROTINA!!!!
    FORA SERRE CÂMARA!!!!!!!! FORA RUIM COSTA!!!!!!!!!!!!!!!! FORA INCOMPETÊNCIA!!!!!!!!!!!!!!

  14. Prezados Atleticanos,
    Pelo andar da carruagem, haverá repeteco em 2020. Teremos no comando, técnico do sub-20. alçado como treinador do time principal. Filme de terror!. Esses treinadores que vieram da base, que seriam responsáveis por dar espaço para jogadores da base, simplesmente se omitiram dessa responsabilidade, privilegiando os comem-e-dormem.
    O tempo se esgotou e não vejo treinador de expressão, disponível no mercado.Diretoria incompetente e inconsequente só poderia dar no que deu. Se bobear, no retorno dos jogadores das férias, ainda não teremos treinador. Haja incompetência e irresponsabilidade. Vamos nos preparar para mais um ano de angústia e decepção.
    Com relação aos jogadores citados pelo Ávila, todos merecedores de registro, lamento que o jovem blogueiro tenha se esquecido de um dos melhores quarto-zagueiros do mundo: LUIZINHO. Um monstro que merece a nossa reverência;
    HOJE E SEMPRE GALO.

    1. Concordo, com o comentário sobre Luizinho, mas o que ele,João Leite, Orlando, Osmar Guarnelli, Jorge Valença, Chicão (contratado um ano depois de quebrar a perna do Ângelo…coisas do Galo) Cerezo, Palhinha,Serginho,Reinaldo (cracaço, sem dúvida) e Éder deram ao Galo ?
      E depois deles Marques pipoqueiro e outros mais…
      Nada, a não ser campeonatos mineiros (seis seguidos).
      Ídolos pra mim são aqueles que nos deram TÍTULOS, entre os quais está o nosso imortal Dario Peito de Aço, Ronaldinho, Jô, Tardelli e outros numa história recente (2013 e 2014).
      Kd o treinador ? Vocês viram ele por aí ?

  15. Passado que ainda vem de dentro pra fora, lembrar do balança Mineirão com a massa cantando, é covardia Toninho Cerezzo, Reinado e Cia, depois foi olê Marques, e caiu no Horto tá morto, vai pra cima deles galoooo. aqui é galo

  16. Acho que a grande maioria dos Atleticanos gostaria de saber:

    – Quais os critérios usados por essa Diretoria para escolher um treinador de futebol?????

    Sabemos que a grana é curta porém depois de ver o Conselho aprovar as contas para 2020, com certeza algum $$$$$ pra investir num bom treinador vai ter… então porquê tanta demora?????

    Não têm nenhum disponível no perfil desejado ou todos convidados recusaram?????

    Com a palavra o Sr 7C!!!!!!

    1. E, principalmente, cadê os números da austeridade Sette?
      O time piorou consideravelmente desde a entrada desse vagabundo na presidência, então suponhamos que as dívidas tenham diminuído de maneira proporcional!!

      CADÊ OS NÚMEROS DA AUSTERIDADE SETTE CÂMARA?

      1. Prezado Pedro, essa AUSTERIDADE FINANCEIRA do 7C e sua trupe é uma FRAUDE… os gastos nas contratações e os altos salários desses perebas que vestem nossa camisa mostram o quanto é falha a tal austeridade, uma vergonha pra não dizer mais nada!!!!!

        O ano de 2018 foi fechado no VERMELHO… o ano de 2019 também será fechado no VERMELHO… e em 2020 será mais do mesmo pois do jeito que estamos vendo, o que será feito de diferente por essa Diretoria?????

  17. Bom dia a todos os atleticanos e atleticanas de todos os matizes!
    “Somos exigentes, chatos mesmos, ” É mesmo??? 50 anos na fila por um título brasileiro!
    Terans, di Santo, Hernandez, Edinho, Patrick, Hulk, Iuri, Denilson, Vina, Wilson, Pastor, Zé Welisson, Oswaldo de Oliveira, Rodrigo Santana, Rui Costa, dentre outros!
    Assim demonstramos como somos exigentes!
    Tem uma frase do Nelson Rodrigues, grande dramaturgo brasileiro, que eu entendo que tem aplicação na vida atual do atleticano:” mintam por misericórdia.” Nós atleticanos estamos sofrendo demais com a verdade.
    TORCER SEMPRE SEM NUNCA PERDER A CAPACIDADE DE JULGAR!

  18. Bom dia!
    Gostei muito do texto, caro escriba! Não li o nome que vou citar, mas eu tenho saudades de Barbatana!
    Sem dúvidas eu também não vi nada igual a Reinaldo. Ele era mágico! Um dos grandes responsáveis por minha contínua paixão atleticana.
    Tenho apreço por João Leite, Renato, Ortiz, Marzukievsk (nem sei se é assim que se escreve), Careca…mas com certeza Victor é o cara!! Fizeste muito bem em mencionar o santo.
    Ah…o Galo!! Forte, vingador!!
    Obrigado Luan! Você honrou a camisa alvinegra! Está pra sempre na galeria dos heróis!!

  19. Nedo Xavier, Osvaldo Oliveira, Wagner Mancini, Lori Sandri, os estagiários Rodrigo Santana e Thiago Larghi( tecnicos). Catanha, Emerson Conceição, Felipe Santana, Roger Machado, Patrick, Di Santo, Ze Wellisson etc….seriam fruto da nossa exigência? Respeitosamente, ouso discordar: Fossemos exigentes um indolente e descompromissado como Cazares nao estaria por aqui e o Patrick jamais completaria 09 anos de clube. E por fim, o Diretor de Futebol nao ousaria contratar um centroavante de mais de 30 anos que marcou apenas 30 gols na carreira. Exigentes seriamos se fizessemos com o Sete Câmara e seu Diretor de Futebol o que os rivais estao fazendo( exigindo a renuncia). A diretoria do galo sabe que a nossa exigência é inversamente proporcional a paixao. Por isso, continuaremos com esse Rui Costa e suas contratações no minimo duvidosas. Chego a concordar com Fred Melo quando ele diz que o atleticano torce para a torcida do atlético. Ser atleticano já basta. Como doutrina Lugalo: Gostamos de sofrer e torcer.

  20. Bom dia!

    Muito bacana ler suas manifestações, sinceras, reais e muito pertinentes. Uma pena existir uma censura tão grande às pessoas que não apoiam essa diretoria medíocre, mas seu apelo é o de muitos de nós atleticanos, e creio que um dia nossa voz será ouvida. Esperança de renovação pro ano que vem, sem Sampaolli, não temos dinheiro pra isso, mas que traga um técnico decente e mande uma “barca” de mercenários preguiçosos pra bem longe do Galo.

    Um abraço.

  21. O UOL esportes disse que que a Diretoria do Atlético não se cansa de errar e não aprende nada com os erros anteriores.
    Vagner Mancini , veio como tampão , já se sabia que não ia ficar. PORTANTO A DIRETORIA ESTÁ A DOIS MESES PROCURANDO TÉCNICO E ATÉ HOJE NÃO CONSEGUIU NENHUM.
    A FALTA DE PLANEJAMENTO E A INCOMPETÊNCIA É IMPRESSIONANTE , FORA DO COMUM.
    OS TÉCNICOS CIENTES DESSA BAGUNÇA E FALTA DE COMANDO NÃO QUEREM TREINAR O ATLÉTICO.
    UMA VERGONHA E HUMILHAÇÃO QUE ESSA DIRETORIA ESTÁ CAUSANDO AO GALO.
    Na verdade o Atlético está precisando mais em primeiro lugar é de uma Diretoria.
    Já torço para a contratação de ROGER MACHADO , antes que o pior aconteça.
    PORTANTO QUE VENHA ROGER MACHADO OU ANGEL RAMÍREZ , SÃO OS QUE SOBRARAM NO MERCADO.
    O pior é se nenhum dos dois aceitarem enfrentar essa BADERNA , FALTA DE PULSO E DESORGANIZAÇÃO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *