Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Momento de recolhimento e reflexão

A falta de títulos, a gozação no rival, especulações quanto ao futuro – desde contratação de técnico, jogadores chegando e saindo -, faz o nosso dia-a-dia Atleticano.

Não existe um, entre nós, que não ocupe boa parte do tempo se dedicando a tudo isso que estou afirmando.

Uns mais exaltados, outros contidos (onde imagino que me encontro), mas, assim, estamos levando esse período de recesso sem Galo.

O rebaixamento do vizinho, pelas circunstâncias e até mesmo o engasgo que cada um de nós tínhamos ao longo dos tempos, foi um bálsamo à nossa falta de melhor desempenho.

Conheço muito torcedor rival que me são bastante estimados, porém – ainda que em menor número – outros que merecem passar por isso.

Sua soberba e arrogância sugerem viver e passar por esses momentos, assim como nós já conhecemos e sobrevivemos. A nossa foi rápida, vamos ver a dessa gente.

Claro que tirei sarro em alguns, mas entre aqueles que sempre tiveram a mesma liberdade comigo, onde não estão incluídos esses da segunda classificação.

Até porque, sei que sofrem muito mais com meu silêncio. Conheceram, finalmente, “o pão que o diabo amassou”. Coisa boa, bem feito!

Pois bem, como o que nos interessa é sair da entressafra com a falta de títulos, já que completamos dois anos sem o grito de “é campeão”, vamos ao que nos interessa.

Para sair dessa seca, fundamental é que esse período de “austeridade” comece a dar resultados efetivos no gramado.

Mineiro é imperativo, mas conquistas nacionais e internacionais não podem ficar à margem. Temos Brasileiro, Copa do Brasil e Sul-Americana. Pelo menos duas, além – claro – do regional para devolver a alegria e nosso estado de espírito.

Pedro Souza/ Atlético

Sou, como o leitor muito bem sabe, crítico da atual gestão. Tenho cá meus motivos de Atleticano, e isso tem origem na falta de títulos, passa ainda pelas péssimas contratações que justificam a nossa angustia e termina na falta de transparência dessa “austeridade” aliada a certo pedantismo.

Deixando tudo isso de lado, quero – evidentemente – que as coisas melhor se encaminhem. Se isso ocorrer, não terei o menor constrangimento em participar do coro que o presidente tanto deseja. Ovacionar seu nome das arquibancadas.

Em que pese tudo isso, cá entre nós, ser presidente do Galo é mais difícil que governar um país em crise ou um estado falido.

Nunca me passou pela cabeça qualquer dessas três condições. Agradar a diferentes pensamentos e tentar convergir na melhor direção, não é missão para normais.

Vejamos: na lista de treinadores disponíveis temos Sampaolli, Ceni, Luxemburgo (esse foi pro porco), Carille, Mano, Cuca, entre outros.

Ficando apenas nestes, vamos pela ordem, o que será dito pelo Atleticano. Caro, desprezou o Galo, ultrapassado, retranqueiro, mala (nessa me incluo) e traidor. É mole?

Nem me atrevo a entrar na lista de eventuais e sonhados reforços. Confesso que as dispensas anunciadas já me agradam, tanto pelo alívio na folha de pagamento quanto – e principalmente – pelo que vinham produzindo em campo.

Ainda faltam algumas liberações, mas como os contratos estão em vigência, coloca para jogar na equipe de transição.

Os que estão chegando, com sinceridade, não me acho apto a julgar. Não conhecia Emerson e deu certo, até foi vendido. E mais, quando R10 chegou aqui, fiquei por horas questionando sua contratação. E deu no que deu.

Sigo Atleticano, não torço por jogadores e eventuais presidentes!

Em tempo: Hoje, dia 16 de dezembro, 18hs, acompanho o “protesto pacífico” da RENOVA GALO! Presente!

*fotos: capa, 1) Bruno Cantini/Atlético; 2) Pedro Souza/Atlético; 3) Divulgação

 

21 thoughts to “Momento de recolhimento e reflexão”

  1. Gostaria de saber o que os amigalos sabem sobre esta questão do Botafogo SA e pq o galo não está nesse caminho de se transformar empresa. Será que não vale a pena? Se alguém tiver alguma opinião, gostaria de saber, inclusive o blogueiro.abracos

  2. Boa tarde amigos do Galo. Antes de contratar técnico tem que contratar um Diretor de Futebol, alguém conceituado no meio futebolístico, só assim sairemos deste marasmo que não tem fim. INFELIZMENTE , o atual momento da diretoria atleticana não faz do Galo um clube atrativo para grandes profissionais, sejam eles técnicos ou jogadores é preciso mudar urgente, precisamos de um diretor de futebol, preferencialmente ex jogador com passagem por grandes clubes.

  3. Boa tarde xará e amigalos sem esperança!
    A Presidência e Diretoria do GALO são amadores em todos os aspectos e vão continuar assim em 2020! Eu não me iludo! Não sabem contratar! Esse Rui Costa além de péssimo é um pé frio!!! O elenco tá cheio de COME E DORME!!! As decisões desses dirigentes amadores são em passo de tartaruga! Enquanto isso os adversários vão anunciando seus técnicos e se reforçando….ESSE É O GALO!!!!!!!!!!!!!

  4. Vou escrever uma blasfemia aqui, mas enfim…
    Se for pro COVARDE FROUXO FRACASSADO sair ao fim de 2020, prefiro que percamos mais um título de Mineiro. Só não quero perder pra Marias, se for pro America, não estarei nem aí.
    Se não for pra ganhar algo grande, que o 7C saia com a pecha que lhe cabe: de FRACASSADO, de primeiro presidente em 50 anos a não ganhar porcaria nenhuma. Que esse imundo carregue essa mácula pelo resto de seus dias. FRACASSADO que é, até a Petrobras cortou o patrocínio da Mclaren, botando a carreira do filho desse PATETA no mesmo ostracismo.
    É preciso fazer de tudo pra expulsar esse LIXO da presidencia antes que tente a reeleicao

  5. Tanta demora para contratar um novo técnico, tem apenas uma explicação:
    – Sette Câmara vai dar de presente para a Massa o treinador Sampaoli. O anúncio será na véspera do Natal.
    Vamos acreditar em Papai Noel.
    Saudações Atleticanas,

  6. Bom dia a todos.Tem certas palavras que não tem significado no meio f do futebol e da política. Austeridade e transparência não funcionam neste meio. Vamos esperar que 2020 as coisas melhore, começando com o campeonato mineiro.Aqui é GALO…

  7. Muito bem colocado Eduardo. O Atlético tem que cortar relacionamento com esses empresários de jogadores de 3° categoria.
    Continuo insistindo nós não precisamos de estádio. Tem o Mineirão. Não desfazer do Shopping. Precisamos de jogadores para ganharmos títulos Nacional e Internacional.
    Aqui é Galooooo p****

  8. Prezados Atleticanos, vou ser breve em meu comentário: Enquanto o pagamento estiver atrasado não contém com nada, é simples assim, nenhum time com atraso salariais vence nada.
    Ou aprendem a fazer gestão ou ficaremos nesta situação. Querem um exemplo o flamerda, ajustou as contas e tai.

  9. A austeridade honesta mas pra lá de incompetente aqui no Galo ficou a 3 pontos da sem vergonhice inconsequente e gastadora do rival rebaixado nas últimas rodadas.

    Pra se ter uma noção do mal que é o amadorismo, chegando próximo das consequências da pilantragem descarada.

    Sorte a nossa q saímos na primeira fase da libertas e tivemos um lampejo de vergonha na cara do elenco pra fazer a gordurinha q nos salvou.

    Galo há 5 anos em rumo descendente, e ainda se vende a mesma solução de sempre,um técnico renomado, um perfeito para-raio de críticas para preservar a diretora. Vamos lá queimar mais um nome sujeitando-o a um amontoado descomprometido, liderados por amadores notórios.

  10. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. Pelo andar da carruagem, posso desistir de ver o Sampaoli treinar o Galo. Na minha concepção ele seria a tábua de salvação para o ano de 2020. Os salários do Pastor Aposentado, Bunda de Tanajura, Bolt que não corre, lucas hernades (horroroso) e mais algum pagaria tranquilamente o Sampaoli. Mas alguém em sã consciência, acha que o Sete Erros vai deixar sua prepotência de lado e contratar um cara que irá colocar ordem na casa. Só por um milagre.
    Temos a chance de ouro, um treinador top de linha liberado no mercado brasileiro e esse lixo de diretor e este presidente omisso não tem peito para isso. Infelizmente ano que vem será mais do mesmo. Com risco de rebaixamento e tudo mais com o andar da carruagem.
    E não se iludam, a derrocada da turma do barro preto irá fazer esse diretoria lixo ficar mais frouxa ainda, tenho certeza disto.
    Que Deus tenha misericórdia e opere um milagre, porque se depender dessa turma que está dirigindo o Galo 2020 será mais uma vez um ano longo e sofrido.
    Que eu esteja errado.
    Bica Bicudo.

  11. Muitos infelizmente não conhecem a verdadeira história do Galo,passou por momentos difíceis como qualquer outro clube.Mas tem quem pega como base somente os anos de 2001 a 2011 quando o time não classificava pra libertadores e pelo rebaixamento, o seu pior momento da história.Mas ninguém fala que mesmo com as dificuldades e menos títulos, se manteve em boa parte de sua história na primeira divisão, várias vezes brigando por conquistas,vários jogadores de nome com passagem pelo time, sem falar da grande torcida fanática que sempre acompanhou e nunca deixou o time diminuir.Antes de falarem besteira, me digam só UM time prejudicado como o Atlético e com a mesma quantidade de títulos,como já disse o presidente mais vencedor da história do clube” pra estar aqui tem que saber o seu tamanho”,disse isso bem antes de ser campeão aqui.E a melhor oportunidade pra quebrar o jejum do brasileiro será ano que vem, também pelo rebaixamento do rival,não merecemos 50 anos sem brasileiro, por tudo que o atleticano já passou. Claro que já fomos incompetentes, como na final contra o Grêmio, mas roubo ninguém tem que aceitar.. Assalto em qualquer lugar é um escândalo, mas no futebol sempre foi “choro” e passavam pano, em 1987 contra o Sport, dizia que o Flamengo não cumpriu o regulamento e perdeu o campeonato, mas não sei em qual parte estava mencionando um juiz poder decidir a taça, com esse pensamento podia dar a conquista de 1980 pro Atlético Mineiro, e no escândalo da libertadores no mínimo excluírem a libertadores do clube carioca, porque não foi final. Queremos a nossa equipe com o respeito que sempre mereceu!

  12. Cadê o treinador?
    Todo mundo se organizando, se planejando, definindo comando e o Galo, mais uma vez, sem técnico.
    Sempre é a mesma coisa, uma dificuldade gigante em definir o técnico e fechar logo. Quando não houver mais opções, deixarão o auxiliar leandro zago para iniciar o ano, aí ganha alguns jogos, efetiva, depois demite no meio da temporada e contrata um técnico tampão até o final. Não aprende e parece não querer aprender. LAMENTÁVEL! QUE SEJA O ÚLTIMO ANO DO SETTE CÂMARA. ESTAMOS DE OLHO, NÃO SEJA OMISSO E COVARDE, NOBRE CONSELHO. TENHAM AUTONOMIA! TENHAM VOZ, REPRESENTEM A MASSA, COBREM. CHEGA DE BRIGAR PRA NÃO CAIR.
    Manda o Ricardo Oliveira e o Bolt embora, sobra caixa para investir. Sem um treinador de verdade é IMPOSSÍVEL…

  13. Eu também gostaria muito de ovacionar o Presidente 7C e toda sua trupe… o problema é que ao que vimos em dois anos de um mandato medíocre em todos os sentidos, eles mesmos não fizeram muita questão dessa situação pois foram de infelicidades absurdas na montagem principalmente do elenco… daí soma-se os treinadores desqualificados, interinos despreparados e deu no que deu… fracassos em todos os torneios e zero conquistas!!!!!!!

    Obs.: que o novo treinador (moderno e atualizado) já seja anunciado esta semana pois daqui a pouco só vai sobrar mais dos mesmos (arcaicos e desatualizados)!!!!!!!

  14. Time bom e barato,aliado a incompetência austera não se cria,fato! O balanço financeiro,caso não haja “cortina de fumaça” irá comprovar o tamanho do “prejú” q esta falsa austeridade ””entubou”” na Instituição,o q nós leva a crer q contar piadas dá mais lucro! SAN

  15. BOM DIA EDUARDO E ATLETICANOS.
    TODAS AS CONTRATAÇÕES DESSA DIRETORIA DE TÉCNICOS E JOGADORES À EXCESSÃO DE JAIR , FORAM DESASTRADAS , GROTESCAS E CAUSARAM ENORME PREJUÍZO TÉCNICO E FINANCEIRO AO GALO.
    UMA DIRETORIA QUE CONTRATA PEREBAS TIPO
    BOLT.
    TERANZ.
    HERNANDES.
    MARTÍNEZ. E MUITOS OUTROS , DEVERIA ARCAR COM O PREJUÍZO POR ADMINISTRAÇÃO TEMERÁRIA.
    PORTANTO ESSA DIRETORIA NÃO TEM MAIS A MÍNIMA MARGEM PARA ERROS .
    QUASE TODOS OS TÉCNICOS ESPECULADOS NO GALO JÁ FORAM CONTRATADOS POR OUTROS CLUBES QUE NÃO PERDERAM TEMPO.
    ACHO QUE A DIRETORIA NÃO PODE COMETER MAIS UM ERRO DE CONTRATAR CUCA.
    CUCA É TÉCNICO LIMITADO , DE POUCAS ALTERNATIVAS.
    TIME DE CUCA É NA BASE DO CHUTÃO E CRUZAMENTO NA ÁREA.
    MAS , CUCA , GANHOU TÍTULOS NO GALO.
    COMO NÃO GANHAR TÍTULOS COM UMA VERDADEIRA MÁQUINA DE CRAQUES??
    RONALDINHO GAÚCHO , O MELHOR JOGADOR DO MUNDO , TARDELI , JÔ , BERNARD , RÉVER , LEONARDO SILVA , TODOS EM PLENA FORMA.
    PORTANTO , A MEU VER , , SERÁ UM ERRO CASO CONTRATE CUCA.
    O QUE RESTA :
    MIGUEL ANGEL RAMIRES.
    FÁBIO CARILLI.
    A DECISÃO PRECISA SER RÁPIDA. JÁ PASSOU DA HORA.

  16. bom dia Eduardo e massa. grande texto Eduardo. espero que as Marias caloteiras e freguesas ficam na 2 divisão pelo menos 5 anos para nos zuar .kkkk.bom neste treinadores citados o ceni ja renovou com fortaleza. o Jorge sampaoli é caro e não acredito que venha. ok sobrou foi o cuca então o treinador espanhol que ganhou a sulamericana. mas está diretoria é tão amadora que capaz de contratar um treinador ultrapassado. sobre as barcas falta fazer uma varredura com.patrick.Otero. Nathan. pastor pipoqueiro. Fábio Santos. therans. bolt.rever. Victor frangueiro. etc. mas não acredito que venha acontecer. 2020 pelo jeito vai ser sofrido.vai galoooooooo.

  17. Bom dia Eduardo, atleticanos e atleticanas,
    pelo que tenho visto até agora, o Galo em 2020 vai ter como único objetivo não ser rebaixado, sonhar com títulos nacionais é viver fora da realidade e não enxergar o universo ao nosso redor… Existem , pelo menos, oito times à nossa frente em todos os quesitos para conquistar os títulos nacionais e internacionais. Quanto ao mineiro, é um campeonato que se decide em um jogo apenas então tudo pode acontecer.
    Rogéiro Ceni, já acertou a permanência no Fortaleza…
    Estranho é o Galo , mesmo sabendo a meses que o tal Mancini não iria ficar, não ter já se acertado com alguém…. Parece que o ano vai começar como esse terminou….
    Uma ótima semana a todos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.