Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Resignação, euforia e resiliência do Atleticano por mais de um século


Entre tantas considerações que embalam a minha vida Atleticana, seguramente tem destaque nossa irreverência e sabedoria para conviver com dignidade e altivez em todas as situações que já experimentamos.

Como diria Roberto Carlos em sua composição “Emoções”, que embalou gerações: “se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi”.

Estou com 62 anos, idade que faculta aos eventuais agressores do blogueiro a utilizar o argumento de “velho”, como se isso me ofendesse.

Esse tempo de vida me permitiu viver toda espécie de emoção com o meu time do coração.

Não estive nos jogos do título de 1971, ainda era adolescente lá em Araxá. Mas no dia 19 de dezembro, no momento em que se casavam os amiGalos Heloísa e Armando, eu estava na porta da igreja Matriz e pude comemorar o gol de Dário e o primeiro título Brasileiro a um clube do futebol nacional.

Mais à frente, estava no Mineirão quando – injustamente – perdemos o título para o São Paulo.

Igualmente – noutra grande e maquiavélica ação da CBF – também estava no Maracanã quando a entidade assegurou o título para os cariocas.

Na armação do Serra Dourada, meu sofrimento foi na frente da televisão. Sobre mineiros, destacaria três decisões no apito amigo a favor do rival.

1977, quando um bandeirinha daqui de Minas anulou gol legítimo que daria o título. 2014 e 2019, quando o mesmo árbitro, na primeira sendo o principal e na outra de vídeo, prejudicou ao Galo. Eu estava no campo em todas elas.

Antes de festejar os melhores anos de nossas vidas, 2013 e 2014, vivi o desagradável e insuperável rebaixamento no Brasileirão.

Nas comemorações destas conquistas, Libertadores, Copa do Brasil e Recopa, presente em todos os jogos, presenciei uma festa incomparável e invejável dos Atleticanos.

Foram momentos felizes e a euforia das conquistas não serviram de álibi para eventuais excessos.

Registro, como já fiz anteriormente, o Galo me abriu o mundo. Minhas primeiras viagens ao exterior e a maioria das vezes que sai do território nacional foram para acompanhar o time do meu coração. Entre tantos momentos duros e difíceis, certamente o rebaixamento foi o mais dolorido.

Antes, em 2004, batemos à porta da queda para a série B. Fomos salvos ao vencer o São Caetano, dentro de Belo Horizonte, com a presença de mais de 50 mil Torcedores que levou o time a vitória e a escapar desse vexame.

Lotamos o Mineirão nesta partida – como sempre -, ao longo de décadas.

Já no ano seguinte (2005) os mais de 46 mil Atleticanos – pagantes e não pagantes – foram insuficientes para evitar o rebaixamento no empate com o Vasco.

Essa Torcida me dá orgulho de ser um entre milhões de Atleticanos. Em todas as oportunidades, vencendo ou perdendo, saímos do estádio com dignidade. No rebaixamento, conforme circula nas redes sociais, cantando o hino do nosso time.

A euforia das conquistas, aliada à resignação nos momentos de tristeza, sempre andaram juntas com nossa resiliência e facultaram viver momentos de grandes conquistas depois de frustrações.

Igualmente o América, que ano passado e no atual faltou um golzinho, no primeiro para se salvar e agora para subir, mas se manteve altivo não conseguindo o acesso sonhado à elite do futebol. Seu torcedor aplaudiu os jogadores ao final da última partida.

Creiam os americanos que o universo conspira a favor daqueles que sabem perder e ganhar, assim chegamos aos melhores momentos de nossas vidas com grandes conquistas.

É preciso saber ganhar para saber perder. E vice-versa.

Que assim seja!

Em tempo: Tendo em vista as considerações feitas nesta postagem, em que pesem as gozações viralizadas pelas redes sociais, entendo e respeito que o Torcedor possa extrapolar. Desde que, sem excessos, agressões e/ou provocações.

Entretanto, a meu juízo, essa regalia não se aplica aos profissionais e diretores de clubes profissionais.

Diante disso, não posso furtar em dizer que condeno a gravação dos jogadores no vestiário e também o foguetório na sede de Lourdes.

No primeiro caso, ficou evidente o constrangimento do Victor (forçado a puxar a brincadeira) e Leo Silva que estava logo na primeira fila de jogadores e foi nitidamente se afastando. Já os foguetes, pelas imagens recebidas, saíram do alto da sede do Galo.

Lamentável!

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

41 thoughts to “Resignação, euforia e resiliência do Atleticano por mais de um século”

  1. Penso que as comemorações do galo , são perfeitamente normais e sadias ,tanto as oficiais como dos jogadores …….Fomos durante muitos anos zoados , ´´pois time grande não cai ´´…Time grande cai sim e mostra toda sua força é na Queda …..como já mostramos a nossa …Vamos parar de mimi , futebol é uma brincadeira séria …. e como tal , gozações faz parte…. Se eles não fossem rebaixados ….os caras estariam em cima de nós …. . a zoação faz parte do futebol ..Por fim achei a reação do galo ..dos jogadores e os joguetes na sede..Muitos legais , sinceras e sem hipocrisia ….

  2. COLEGAS ATLETICANOS.
    PENSANDO BEM A NOSSA SITUAÇÃO É EXATAMENTE IGUAL AO TIME AZUL , COM UMA ÚNICA DIFERENÇA , POR POUCO NÃO FOMOS REBAIXADOS.
    DIRETORIA DESASTRADA.
    ELENCO FRACO.
    E , POR ENQUANTO SEM NENHUMA PERSPECTIVA PARA 2020.
    SEQUER TEMOS AINDA UM TÉCNICO.
    A REFORMULAÇÃO PARA O PRÓXIMO ANO METE MEDO , CASO SEJA FEITA PELO DESASTRADO E IMCOMPETENTE RUI COSTA.
    ESSE RUI COSTA JÁ DEU PROVAS DO SEU DESPREPARO.
    PORTANTO VAMOS BOTAR AS BARBAS DE MOLHO E FAZER O QUE NOS RESTA QUE É COBRAR E EXIGIR :
    TÉCNICO.
    TIME.
    TÍTULOS.
    ROGÉRIO CENI SERIA UM BOM TÉCNICO .

  3. Boa tarde amigos do Galo. A contratação de um TÉCNICO DE FUTEBOL para o NOSSO GALO, passa primeiro pela contratação de um DIRETOR DE FUTEBOL competente e com conhecimento do mercado nacional e internacional. Nos últimos anos anos foram contratados estagiários, interinos e até em vias de aposentar, muitos jogadores foram queimados em função destes “técnicos”.

    1. A contratação de um diretor competente passa por um presidente competente, q passa por um conselho…

      O q previa está acontecendo, discussões sérias e pesadas sobre o atual conselho, o estatuto e o q fazer com este para renovar aquele no rival e aqui a mesmice de sempre, a inércia apático rumo à série B, de quem já apanhou, sofreu, comeu o pão q a segundona amassou, mas continua tacanho no seu mundinho auto-elogioso de melhor torcida do mundo, onde é o “só o jogador vestir a camisa
      q vira torcedor”, torcedores provavelmente em coma nos idos de selegalo e afins.

      Estou desenvolvendo uma crônica ânsia de vômito quando me encontro em rodas debatendo qual deveria ser o perfil do técnico q tem o “dna” do Galo.

  4. Prezado Ávila e companheiros atleticanos.
    Belíssimo comentário de um atleticano apaixonado. Recordar é viver. Lembranças que jamais sairão das nossas mentes. Momentos bons e ruins aconteceram ao longo dessa jornada, mas como você bem disse, parafraseando Roberto Carlos: Emoções em vivi! Abro divergência, apenas, quanto à comemoração dos atletas do galo ao rebaixamento das marias. Estava entalado na garganta de cada atleticano, e a forma de extravasar o ódio de todos nós, pela forma desrespeitosa que sempre fomos tratados pelo plantel das marias, não poderia ter sido de outra forma, A oportunidade apareceu e o recado foi dado!. Não havendo violência, toda forma de extravasar alegrias e decepções são louváveis. No mais, irrepreensível o texto, deixando para todos nós, que acima de tudo está o amor ao GALO.
    HOJE E SEMPRE ATLÉTICO.

  5. Já se foram 2 anos de gestão 7C e o que vimos até agora?????

    Desde o primeiro dia de trabalho vimos um presidente que não entende de futebol… diretores fraquíssimos na função… comissões técnicas com treinadores ou em fim de carreira ou muito novos para assumir tamanha responsabilidade… plantel muito mal montado com vários jogadores sem o mínimo de compromisso, sem o mínimo de categoria, sem o mínimo de espírito pra jogar no nosso CAM, ou seja, colecionamos fracassos e mais fracassos!!!!!

    OBS.: parabéns 7C… dois anos jogados no lixo… que você faça algo de diferente em 2020 e pra melhor!!!!!!!!

  6. Caro Eduardo e Atleticano. Já começo pensar em 2.020 preocupado! Estou escutando a mesma lorota do final do ano passado. Vamos rejuvenescer o elenco, estamos a procura de técnico, vamos enxugar as despesas! Cadê este péssimo diretor que não chega e fala em português claríssimo: Agradecemos o Mancini e vamos procurar outro técnico. Tenho medo que daqui a pouco falem que vão manter este Oswaldo de Oliveira 2 por mais um tempo. Arrepio mais ainda quando falam em nomes como Mano Menezes, Marcelo Oliveira, Odair Hermann. Onde estão as dispensas em massa deste elenco horroroso? Até agora nada! Dispensa de um monte de assessores, auxiliares, olheiros, que só incham a folha, tirando do futebol valores que poderiam ser usados no futebol. Acorda 7C ou estes dois péssimos anos não serviram de alerta??????
    Quanto as gozações, como sou liberal, acho que tudo vale. Dentro do limite da não violência. Quando caímos ouvimos um monte de Marias, nos humilhando! O Zezé (hoje humilde) Perella, foi o que mais tirou sarro! Chupa Maria! Agora concordo com a Alberto quando devemos gozar o inimigo, mas não servir de consolo para nossa péssima administração! Quero que o Cruzeiro caia para série C mas quero ver meu Galo disputando os títulos!!!

  7. Bom dia, massa!

    No mundo chato e politicamente correto de hoje, não me surpreende que vários criticaram a atitude dos jogadores no vestiário, mas estes que criticam se esqueceram de alguns detalhes:
    • A manifestação foi um troco de manifestações dos jogadores rivais, quando ganharam o campeonato rural em cima do galo, e na época ninguém apareceu para criticar estas manifestações;

    • Os rivais possuem pelo menos 3 jogadores que constantemente usam as redes sociais, para zombar tanto do nosso clube quanto de outros e por isto, o rebaixamento deles foi comemorado não só por nossos torcedores, mas de outros clubes também. Hoje o rival é o time mais odiado do Brasil;

    • A maioria dos jogadores que participaram da gozação no vestiário do galo eram da categoria da base, onde hoje há um projeto de identificação com o clube, inclusive com o cântico do hino antes das partidas, e consequentemente há uma alimentação a rivalidade entre os clubes;

    • Citar o constrangimento de Victor e Leo Silva é bobagem, ou vcs esperavam que jogadores em fim de carreira e com idade avançada, ficariam confortáveis dando pulinhos na frente das câmeras com a garotada? Cada um no seu quadro meus caros!

    • Este mesmo Victor fez a dancinha quando eliminamos o curica na copa do Brasil, em resposta a dancinha do Mala Menezes em SP. Lembram?

    Portanto nobre escriba, não vejo a manifestação como algo digno de vergonha, e fiquem sabendo que se fosse o contrário com certeza estaríamos aqui putos de raiva, porque eles estariam nos zuando.

  8. Bom dia xará e amigalos decepcionados! Fiquei muito satisfeito com o rebaixamento das “Marias” do mesmo jeito que eles em 2005(Zezé Pórrella que o diga) mas que essa queda dos rivais sirva de exemplo ao Sr.Sette e seus incompetentes assessores ou “aspones”. Até o presente momento a CONGESTÃO de SETTE CÂMARA tem demonstrado uma total falta de conhecimento dos riscado. Tentam acertar e cometem erros em cima de erros. São amadores administrando um Clube de futebol da grandeza do GALO. Se Rui Costa não deixar o GALO não vislumbro nada de bom para 2020!!!! Não peço contratações de nome e fora dos padrões de finanças do GALO mas jogadores que tenham um MÍNIMO DE QUALIDADE, TÉCNICA, RAÇA, COMPROMETIMENTO. É isso que toda a torcida quer!!!!!!! Teremos um 2020 pior do que 2019??????????????????????????? Espero que não….

  9. Prezado Escriba,
    A muito tempo não escrevo neste espaço, mas hoje tenho que escrever.
    Estive em todas as situações citadas por vc, o sentimento é o mesmo.
    Só não concordo com sua manifestação sobre a comemoração dos jogadores, e tb sobre o foguetório. Em 2005 em BH aconteceu o mesmo, ou vc não estava aqui? Esqueceu de falar sobre a manifestação do Thiago Neves , Robinho Egídio, Rafinha e Edilson no final do mineiro foi exatamente desta forma. O esporte tem estes lados de zoação, sempre existiu quero mais é que o Cruzeiro caia para serie C.
    No mais um fraternal e tríplice abraço e um feliz Natal.

  10. Prezado Escriba,
    A muito tempo não escrevo neste espaço, mas hoje tenho que escrever.
    Estive em todas as situações citadas por vc, o sentimento é o mesmo.
    Só não concordo com sua manifestação sobre a comemoração dos jogadores, e tb sobre o foguetório. Em 2005 em BH aconteceu o mesmo, ou vc não estava aqui? Esqueceu de falar sobre a manifestação do Thiago Neves , Robinho Egídio, Rafinha e Edilson no final do mineiro foi exatamente desta forma. O esporte tem estes lados de zoação, sempre existiu quero mais é que o Cruzeiro caia para serie C.
    No mais um fraternal e tríplice abraço e um feliz Natal.

    1. Estava aqui em todos os momentos que mencionei, reafirmo que entre nós – torcedores – seria admissível de maneira equilibrada. Tiro sarro muito, mas entre pessoas que permito essa liberdade. Sou provocado sempre, não passo recibo.
      Já entre profissionais, acho recomendável cautela. Tenho um caso, que não tenho a permissão de torna-lo público, que evitei declaração de ex-presidente do Galo.
      Vida que segue!

  11. Bom dia Eduardo.

    Discordo de 80% do seu post, como sempre dIscordei da maioria dos seus comentários, apesar de segui-los, já que opiniões contrárias não devem ser ignoradas, é assim que crescemos.
    Todo profissional, quando veste a camisa, também é um torcedor do seu clube. Veja a euforia do Bruninho, cria da base, filho de jogador do Galo. Ele queria muitíssimo ver o Cruzeiro rebaixado, pois também é torcedor. E assim deve ser. Não enaltecendo clube rival, como fez Guga, jogadores também tem direito de se manifestarem. Ao longo da história tivemos vários jogadores que provocavam os rivais e eram exemples de atletas, multicampeões: Dadá, Vampeta, Romário, Edmundo, Edílson, por aí vai.
    Essa hipocrisia que pretende disseminar, com todo respeito, é a causadora da intolerância, da violência, pois tudo é proibido, e todos se acham no direito de justificar a violência por ser vítima de gozações.
    Liberdade de expressão meu amigo, todos tem, é direito constitucional. Jogador também é um cidadão, como você.

    Abraço!

    1. Respeito sua opinião, aproveitando para um quase desabafo pessoal.
      O espaço, desde seu primeiro post, mantém a intenção de um bom debate. Opiniões divergentes não podem motivar desavenças, interna ou fora do mesmo grupo, em qualquer situação. Seu comentário, portanto, me faz comemorar a intenção do blog.
      O quase desabafo se justifica por ontem, um leitor/comentarista aqui que me obrigou a jogar várias manifestações na lixeira, me acusar de promover e incitar essa idiotice do radicalismo entre torcedores.
      Acho que vou voltar pro divã.
      Brincadeiras à parte, rogo por suas saudáveis manifestações em contraponto ao blogueiro, isso é ótimo para nossa proposta.
      Galo Sempre!

  12. BOM DIA EDUARDO E ATLETICANOS.
    ACHO QUE A PARTIR DE AGORA DEVERÍAMOS PRIORIZAR O FOCO NA CONTRATAÇÃO DO NOVO TÉCNICO E NA REFORMULAÇÃO DO PLANTEL.
    O SR. RUI COSTA NÃO MERECE NENHUMA CONFIANÇA POIS JÁ DEMONSTROU O SEU MAIS COMPLETO DESPREPARO PARA COMANDAR UM TIME DA ENVERGADURA DO C.A.M.
    NÃO ENTENDO PORQUE ATÉ AGORA NÃO FOI DEMITIDO.
    COMO FAZER A REFORMULAÇÃO DO ELENCO SEM O NOVO TÉCNICO.??
    VAMOS PRESSIONAR PELA CONTRATAÇÃO IMEDIATA DO NOVO TÉCNICO.
    A MEU VER OS NOMES DE :
    BECCACCECCE.
    ARIEL HOLAN.
    MARCELLO GALLARDO E
    ROGÉRIO CENI ,
    SÃO OS MELHORES , PORTANTO JÁ PASSOU DA HORA DE ANUNCIAR O NOVO TREINADOR.
    NO ELENCO ACHO QUE :
    CLEITON.
    JAIR.
    GUSTAVO BLANCO.
    MARQUINHOS.
    SÃO NEGOCIÁVEIS , E O PLANTEL TEM QUE SER FORMADO EM TORNO DESSES NOMES.
    PORTANTO EDUARDO E ATLETICANOS , A HORA É AGORA , PORQUE SE DEIXAR PARA FORMAR TIME EM MEIO DE TEMPORADA NÃO FUNCIONA E NUNCA FUNCIONOU.
    CADÊ O PROPALADO PLANEJAMENTO.???
    ATÉ O MOMENTO PARECE QUE NÃO EXISTE NENHUM.
    QUEREMOS TÉCNICO .
    QUEREMOS TIME.
    QUEREMOS TÍTULOS.

    1. DESCULPE O ERRO.
      QUIZ DIZER “”INEGOCIÁVEIS”
      MARQUINHOS .
      CLEITON.
      JAIR.
      GUSTAVO BLANCO
      SÃO “”INEGOCIÁVEIS “”.
      NÃO PODEMOS VENDER DE JEITO NENHUM.

    2. Boa tarde !
      Quanto ao Rogério Ceni fico reticente. Aceitou assinar um contrato com Itair Machado . Aquele papo que estava vindo para uma “grande Instituição”, puro papo furado- achou que tinha um caminho curto para ganhar a Copa do Brasil. Largou um trabalho estável , num clube em que estava com moral , para entrar em uma barca que estava afundando.
      Quem aceita negociar com Itair, sabendo de sua conduta e história no futebol, é bom ficar com pé atrás.

  13. Bom Dia! Vou iniciar pelo último parágrafo do comentário – por sinal falei sobre isto na segunda-feira. Mesmo com toda a rivalidade, faltou ÉTICA a quem tomou/permitiu tal manifestação. Quanto à nós torcedores: tudo bem! Estávamos engasgados desde 2005. Fora da pauta, desejo comentar sobre “esquema de jogo.” Desde 2017, estamos adotando: 4-5-1 -. No meu entendimento pura “RETRANCA.” Mesmo assim tomamos muitos gols. Lógico, fizemos poucos. Vejam Fla/Santos jogaram 4 – 3 – 3
    (Everton/Gabriel/Bruno) e
    (Marinho/Sacha/Soteldo.) Por sinal 2 Técnicos estrangeiros. Leio que um dos nomes no “radar”, para Técnico em 2020 é Espanhou, que está no Del Valle. Tomará – se contratarem -, que venha com a mesma filosofia de jogo do J. Jesus Sampaori.

  14. Concordo plenamente que foi lamentável aquele vídeo, pois este time fez um péssimo campeonato e não tinha o que comemorar. Ao fazer isso eles se igualaram a Thiago Neves e Egídio. Na verdade eles deviriam ter levado é um puxão de orelha porque tomaram a virada para o Inter no último lance do jogo, fato que custou 2 colocações na tabela e perda de 2 milhões em premiação.

  15. O que mais me chama a atenção nessa história
    de ser torcedor do Atlético é o “molde” que alguns
    teimam em engessar a paixão de cada um , e o que
    se deve “considerar” como autêntico para se ganhar
    o “selo” de se pertencer à MASSA .

    Que cada um viva a sua própria torcida , o seu amor
    ao clube , com a intensidade que quiser .

    O ÁVILA , por exemplo , nos mostra como foi que um
    dia se viu arrebatado .

    Eu vi nascer em mim a minha história preta e branca
    debruçado no alambrado do Antônio Carlos , aos 09,
    10 anos .

    Cada uma aqui teve a sua própria descoberta .
    Que a viva e expresse a sua paixão da maneira que
    lhe convier .

    E deixe que os outros lhe cobrem , que tentem lhe
    mostrar como “devem torcer” .

    Que seja com o radinho de pilha no ouvido , ou no
    silêncio de seu quarto , ou na arquibancada , ou na
    geral ( ah! , essa acabou ) ou na frente da TV .

    O atleticano É ! E isto lhe basta !

  16. Nunca vi tanta incompetência até agora nada de técnico!!! daqui a pouco o técnico do sub20 assume interinamente, é muita incompetência, acreditar que vamos colher alguma coisa nessa gestão Sette Camara é o mesmo que acreditar que um elefante possa voar.
    Tiveram 3 meses para correr atrás de técnico e estão fazendo isso só agora??? o plano A com certeza era o Vagner Mancine mas como o aproveitamento foi abaixo de 50% ele mesmo não se sustentou e essa diretoria incompetente ta aí sem saber o que fazer.

  17. QUE BOBAGEM! COM ASSIM NAO PODEM FAZER GOZAÇÃO EM CIMA DELES!? ESTO DE SACANAGEM!?OS CARAS DO OUTRO LADO FIZERAM CHACOTAS E ATE HOJE FAZEM E VOCES FICAM DEFENDENDO. DEFENDER O QUE?? DEFENDAM APENAS A NOSSA BANDEIRA.. QUE ELES VAO PQP…..

  18. Bom dia, amiGalo Eduardo.
    Algumas considerações. Não foi o empate do Ceará que rebaixou o pequeno time azul. E nem muito menos a derrota para o Palmeiras. O que rebaixou o pequeno time azul foi não ter ganho vários outros jogos.
    Dito isso, aplico o mesmo raciocínio ao Galo. Não foi um bandeirinha, um juiz , a CBfF, que tirou um título do Galo. Também não foi o empate com o Vasco que o rebaixou.
    As derrotas do Galo, a falta de títulos, o rebaixamento, etc, etc, é tudo fruto dos presidentes que por lá passaram. Contratam mal, indicam mal, pagaram caro por jogadores meia-boca e, estranhamente, saem ricos do clube. Bom, nem tão estranho isso é, pois por que alguém quer ser presidente de um time se não tem salário?
    Como pode ver, é tudo furto de uma má administração.
    E o pequeno time azul resolveu copiar o Galo, e olha no que deu.
    Acho que deveríamos por menos a culpa nos outros e mirarmos as críticas para o verdadeiros responsáveis. Quem vendeu 51% de um shopping que poderia vir a ser o sustentáculo de um bom plantel? Nepolino. E quem pôs o Nepolino lá? Kalil. Quem quer vender o restante dos shopping? 7C. E quem pôs o 7C lá? Kalil, que agora, dizem, estão rompidos. E quem vendeu Jemerson e Bremer para pagar 52 milhões em salários para ex jogadores (Bobinho e Cone)? Mais uma vez o Nepolino. E bem sabemos que Bobinho e Cone era um desejo antigo do Kalil.
    E por aí vai. Então, se o Galo é, o que é hoje, é por que o inimigo está lá dentro da casa dele, e não fora. Queria ver o Galo ser rebaixado no último jogo chegando com 90 pontos, como o Flamengo, por perder para o vice colocado com 15 pontos a menos. Aí nem bandeirinha, nem juiz e nem CBF tirariam o título.
    O pior de tudo é saber que ano que vem será igual a esse ano e aos anteriores. Jogar para não ser rebaixado. E como sei disso? Por que a mentalidade tacanha, predatória, limitada, continua no comando, que um dia sairá e dará lugar a outra que irá fazer as mesmas coisas.
    Saudações alvinegras.
    Ps. daqui a pouco vão falar que sou maria, pois nãos se pode criticar a administração.

  19. Entendo a euforia e comemoração pela derrocada do rival, porém tenho certeza que nossa diretoria tem coisas mais importantes a fazer:
    – Avaliar o custo de tanta gente de bastidores e suas funções no clube. Será que existe uma relação custo-benefício nisso, ou somos um grande cabide de emprego;
    – Auditar de forma independente nossos processos, sejam eles financeiros ou até de avaliação técnica das categorias de base;
    – Enxugar a folha do departamento de futebol e seus estorvos, buscando o menos e melhor, tão falado aqui por diversas vezes.
    Enfim, nosso dever de casa é imenso, precisamos agora nos ater a nossos próprios problemas. Temos muito a melhorar…

  20. Bom dia prezados,

    Também vivi essas suas experiências D”Ávila, por isso entendo perfeitamente, o sentimento de verdadeiro Atleticano.
    Condeno tal como você as manifestações dos profissionais. Contudo, ela pode ser explicada pela frase dita por um deles:
    “Aqui no Galo, a gente entra funcionário e sai torcedor”.

    Saudações.

    “Somente sendo um pra saber”.

  21. Bom dia Eduardo e amigos do Galo. Infelizmente, ao que tudo indica, 2020 será mais um ano de “austeridade” para nós torcedores do CAM. Austeridade de títulos, austeridade de jogadores, austeridade de competência e de respeito ao torcedor.
    P.S. O que os diretores do Galo estão esperando para pagar os R$400.000,00 pelo zagueiro Vitor Mendes? Ou será que vão preferir comprar o Maidana?

    1. Vão alegar que não tem dinheiro e que precisam pagar dívidas, afinal até o piadista (Levice Culpi) entrou na justiça querendo sua parte! Afinal, ele é um cara bem “legal” né? Por falar em dívidas e no dinheiro do Mendes, a grana poderia ter vindo no domingo, mas preferiram fazer palhaçada e tomar virada das moranguetes! Foram a POA fazer turismo com time alternativo, já que os cansados Luan, Cazares e Cia já estavam de férias! Se tivessem pelo menos segurado o empate, com o dinheiro daria pra comprar Victor Mendes, mas nem isso a trupe de Rui C(B)osta e Mancini foi capaz…

  22. O que fizeram foi simplesmente devolver a gozação do TN.. simples assim !

    O problema é que em 2005 não havia redes sociais como hoje !!

    Por isso este mimimi ! Toda arrogância será castigada !!! e foi !!!!

    1. Bom dia, Augusto! O comentário mais lúcido incluindo o do post! Cansamos de ver Thiago Fezes e outros malas como Egídio, Edilson e outros jogadores do lado de lá humilhando os nossos profissionais, principalmente por ocasião dos títulos rurais de 2018 e deste ano, diga-se passagem com enorme ajuda do apito amigo (Alô, Benecy!) Por tanto, com toda a vênia ao vivido Eduardo, sigo não o relator, mas você, o revisor! O mundo é esférico como a bola e assim como a vida, o futebol dá voltas! Neves sequer respeitou as vítimas de Brumadinho em Janeiro último, ao fazer chacota com a tragédia e relacionando-a com o Galo! Quem com ferro fere, com ferro será ferido! Portanto, legítima e justa manifestação dos jogadores do Galo em Porto Alegre! Se Victor e Léo Silva não gostaram, problema particular deles! Não foram obrigados a fazer o vídeo e se Victor gravou, o fez porque quis e constrangido ou não, que seja homem e assuma os seus atos! Eu achei bom e ri demais! Quanto aos foguetes na sede, se veio da diretoria, aí sim concordo com o blogueiro! Atitude patética e lamentável de uma diretoria que em dois anos brincou de fazer futebol, arrotando soberba e sequer conseguiu um mísero título, nem mesmo estadual! Então, realmente em Lourdes o telhado é de vidro! Deveriam é acender todas as luzes laranjas e vermelhas e acionar o alarme da vergonha e da renovação! Precisamos de técnico novo, time novo e pelo menos diretor novo, já que o homem da cadeira não quer nem vai sair!

  23. Bom dia a todos os atleticanos e atleticanas de todos os matizes!
    ” Diante disso, não posso furtar em dizer que condeno a gravação dos jogadores no vestiário e também o foguetório na sede de Lourdes.”
    O que esses valorosos guerreiros, aliados com a nossa portentosa diretoria conquistaram ultimamente?
    Essa postura e para nós torcedores.
    7c poderia reunir a diretoria e o conselho para gravar um vídeo semelhante. Seria lindo! Já imaginou os ” Walking dead” pulando e cantando?
    O problema é que o nosso provincianismo nos leva a nós satisfazer com a derrocada do vizinho. Foi o que sobrou para nós. Migalhas. Falta profissionalismo. Aliás, falta tudo no Galo atualmente.
    Estamos no mesmo caminho. Décimo terceiro colocado, atrás do Fortaleza, Bahia, Goiás. Parece que tudo está bem.
    A filosofia provinciana mineira indica que: estou bem se o vizinho está mal.
    Pobre de nós atleticanos, sem presente e sem esperança.
    Torcer sempre sem nunca perder a capacidade de julgar!

    1. Se nós pobres Atleticanos não temos presente e esperança o que dizer de quem não tem time, não tem dinheiro, não tem torcida que preste e muito menos dignidade?

  24. Bom dia. Prezado Eduardo parabéns pela atleticaniedade, sabedoria e irreverência. Eu concordo plenamente em relação aquele video dos jogadores. Totalmente dispensável pois ali sao profissionais. Como muito bem observado o Leo Silva tem inclusive parte da carreira no rival. E o constrangimento do Vitor é visivel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *