Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Resignação e solidariedade assinam Galo

Se tem algo que caracteriza a Massa e difere de outras torcidas – de Minas, do Brasil e do mundo – são as reações em momentos de alegria e mesmo na tristeza. Essa grandeza do Torcedor do Galo pode ser observada por onde passamos. Em viagem, ao encontrar longe de casa com um amiGalo – ainda que até então desconhecido -, registramos entre os demais. E, particularmente, na ação em ajudar e amenizar o sofrimento do outro.

Vejamos! Inicialmente quanto a aceitação, sem deixar de registrar e esbravejar das tramoias que a dupla cbf/tv vem nos impondo já por décadas. Nem vou relembrar aqui os títulos – nacionais e internacionais – que essa ação inescrupulosa nos impediu de conquistar. Juízes, stjd e medidas administrativas – daquela entidade contra o Galo – jamais serão esquecidas. Por quem viveu e não por ouvir contar. Nem assim, por mais que tenham investido, conseguiram destruir a força e a raça Atleticana.

Digo isso, pois ontem à noite – embora até ontem tenha levantado parcialmente sobre os próximos três jogos do Galo, todos sábados 21 horas – alertado pelo bom amigo Breno Galante, fiquei estarrecido com os números que ele me apresentou. Até o momento foram 22 rodadas, acreditem, jogamos 11 vezes em sábados. Os próximos quatro compromissos, todos, serão também nesse dia da semana.

Das 11 partidas já realizadas, cinco delas foram nesse horário noturno de 21 horas, outras cinco às 18h30, e uma única aconteceu 16 horas. Nas próximas rodadas, três jogos em casa e um fora, serão os dois primeiros – Botafogo e Cuiabá – e a partida fora com o Internacional, todos nesse horário de 21 horas. E a última delas, com o Coritiba, aqui em BH, acontecerá às 16 horas. Um escárnio!

O Galante tem sua teoria, que acho muito válida. O Galo figura entre os times que mais vende assinatura por seus jogos na grade da emissora que manda na cbf. Colocasse outros times, com torcedores sem a fidelidade e paixão do Atleticano, essas partidas seriam de baixo interesse. Agrego a isso, que – já manifestei inúmeras vezes – o interesse comercial da televisão é pelos clubes do eixo. Então, tudo aquilo que registro e mencionei acima, arbitragem, justiça desportiva e gestão de tabela, priorizam e conspiram nessa direção. Nem assim, essa gente consegue abalar nossa devoção com o nosso time do coração. Danem-se!

Antes de entrar na questão da solidariedade, outro ponto que abordamos ontem na live do Galante foi sobre a ausência do Hulk no próximo jogo. Foram cinco partidas apenas na temporada sem a presença dele em campo. O aproveitamento é de apenas 33%. Uma mísera vitória, aquela pelo mineiro em cima do Ipatinga com um gol do Rubens nos acréscimos, dois empates e igual número de derrotas. Tenso e preocupante. Afinal, vamos encarar o líder disparado da competição.

O Botafogo, que ontem sem assunto e para tentar tumultuar a partida, reclamou da carga de ingresso. Foi medida adotada pela segurança dos torcedores, recomendado por órgãos da segurança de Minas Gerais. Assim como, em 2014, por razões similares colocaram apenas 1.800 ingressos para o Atleticano comemorar a Copa do Brasil conquistada no Mineirão. Acho que estão preocupados é com a ausência de certo juiz que apitou jogo entre o Galo e esse time carioca na Copa do Brasil tem quase 20 anos.

Por fim, para fechar a resenha de hoje, a Massa – como sempre e através do Instituto Galo – brilhou na campanha em favor do Wanderley Paiva. Como sabemos, o volante campeão de 1971 e era considerado um carregador de piano daquele time está adoentado. Oficiosamente fui informado ontem no início da noite que os números desejados ao tratamento do ex-jogador foram alcançados pela ação capitaneada pelo presidente Sérgio Coelho e sua esposa – que dirige o Instituto – proporcionado tranquilidade ao Wanderley e sua família. Isso aqui é Gaaalooo!

*imagens:  1 e 2) Daniela Veiga/Atlético; 3) redes sociais

23 thoughts to “Resignação e solidariedade assinam Galo”

  1. Boa tarde!
    Que boa notícia sobre o Vanderlei Paiva. Que Deus o abençoe e lhe dê saúde e muitos anos de vida.
    Domingos Sávio, só ontem vi a sua mensagem, a mim dirigida, ontionti.
    Esse “focado” Vargas, não existem palavras que o definem, talvez por isso o Rodrigo Caetano lero lero,use essa ,para tentar enganar algum cartola desses que querem sempre levar uma grana com essas contratações e renovações pornográficas.( ou iguais a ele próprio)
    Abraços!

  2. Bom dia.
    Vejo a insatisfação, e até certa perplexidade, de vários torcedores do nosso Galo pela falta de aproveitamento e oportunidade a jovens jogadores das nossas categorias de base, notadamente Matheus Iseppe, Isaac e Cadu, sempre os mais citados, cujos setores carecem
    de reposições à altura ou deficiência técnica. Alguns torcedores, inclusive, atribuem falta de competência da própria administração do clube em revelar estes, e outros possíveis bons atletas.
    Sem qualquer base fática, ou seja, apenas especulando, penso que esta situação possa ser fruto de algum “acordo” ou jogada, dentro do próprio CAM. Como a SAF “ainda” não se concretizou, formalmente, qualquer talento (patrimônio) do clube lançado, sem a devida aquisição por parte dos empreendedores, pertenceria, ainda, ao Galo, sendo que a possível venda de algum destes jogadores que se destacasse, mudaria, sobremaneira, o cenário da transação relacionada à SAF do Galo!! Vide o caso Vítor Roque…
    Enfim, como disse, trata-se apenas de um pensamento (especulação) da minha parte, mas, como no futebol, hodiernamente, o que se vislumbra é negócio e dinheiro….vamos ver quando estes “meninos” serão lançados e melhor aproveitados. A confirmar…
    Sds.

  3. 7º parágrafo. )))Observação(((
    Botafogo x GALO _ Domingo- 07/05/2023-18:30hr
    4ª rodada _ Estádio Nilton Santos
    Ingressos totais disponíveis : 21.207
    Devolvidos: 2.989
    Utilizados: 18.218
    Setor Sul visitante: 173
    Setor Sul visitante meia: 567
    Visitante total: 740 ingressos
    Créditos:: Os números são do borderô da CBF.
    Portanto, os “”e ninguém cala esse chororô,chora o presidente ,chora o time inteiro,chora o torcedor””, têm de agradecer aos donos do Atlético,afinal eles estão sendo muito camaradas cedendo 260 ingressos a mais do que foi disponibilizado por eles aos visitantes no jogo de ida. Reciprocidade q chama , só que não!
    Qtº as märïäs , é só lembrar do valor que colocaram para a torcida do GALO no jogo de volta da conquista mais fácil de uma CB em 2014; 1.000,00 menins a inteira e 500 menin a meia entrada. Que haja reciprocidade na 2ª partida pelo br23 e cobrem 2.000,00 menins a meia entrada, para quê essa gente mal comportada passe bem longe do campo deles.A menos que eles sejam masoquistas, aí ñ há reciprocidade que dê jeito.

  4. Amigalo Domingos Savio

    Pertinente sua observação sobre o outro lado da moeda, principalmente em relação ao manto da Massa, mas permita-me divergir sobre duas citações:
    – O preço dos ingressos infelizmente traduzem a nova ordem de goumertizaçao do futebol, mesmo que o espetáculo não seja proporcional ao que se paga. Vc tem acompanhado os preços dos ingressos das finais da copa do Brasil?
    – Com relação a Allan, depois de ouvir a entrevista de Daniel Neponucemo na própria live do Breno e depois a entrevista de Rodrigo Caetano expondo os bastidores da negociação deste jogador, mudei totalmente de ideia.
    O Jogador exigiu a sua saída e não aceitou proposta do clube de aumento de salário. Segundo RC o jogador disse que, seu ciclo tinha acabado. Ingrato e vagabundo já que tinha um contrato vigente.
    Como disse Neponucemo: quando o jogador quer ir embora não há clube que consiga segurá-lo.
    Sinceramente, pra mim já foi tarde. Que seja feliz comendo reserva lá nos mulambos!

  5. Bom dia Amigos Atleticamos.

    Eduardo apoio sempre seus comentários sempre cirúrgicos. Este de hoje não foi diferente. O que falta no nosso CAM é uma diretoria que dê um soco na mesa da CBFluFla e desta emissora horrível do Brasil. Não pode aceitar tudo caladinhos, tem que partir para cima e impor nossas vontades. Porque aqui é Galooo p****

    1. Prezados Amigalos
      Continuo batendo na mesma tecla: com a CNN, concorrente da Globolixo e entrando na área esportiva, que é ligada ao Galo pelo Rubens Menin, vamos sempre sofrer sanções dos cães do eixo. Se vocês acompanham o GE devem ter notado a má vontade com o Galo. Sempre que podem enfatizam o lado negativo ou alfinetam nossos atletas. Na verdade estou com nojo dessa turma.
      Outro assunto: Vargas de centro avante? Tão de brincadeira com a torcida, logo agora que precisamos encher estádio.
      Um abraço a todos

  6. Parabéns, ÁVILA…

    Tomei ciência da chamada de ajuda ao VANDERLEI PAIVA, volantão dos bons que jogou com a camisa do GALO quase uma década (1966 a 1975), e até chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira, pelo CANTO DO GALO…

    VANDERLEI PAIVA foi campeão no ATLÉTICO em 1971. E era natural de Três Corações, DOMINGOS SÁVIO, o XISTA lá do Engenho do Ribeiro, para seu registro da naturalidade dos jogadores atleticanos que a cada dia são mais “aratacas” do que mineiros…

    Parabéns ao ATLÉTICO, INSTITUTO GALO e presidente SÉRGIO COELHO pela ação social de ajuda a quem precisa…

    E vida longa com felicidade e paz ao VANDERLEI PAIVA!!!

    Alô, BARATA!!!

    Falando da posição de volante, olha essa pérola citada pelo PAULO CÉSAR CAJU, claro, a título de zombaria do futebolês…

    “(…) O volante central mantém a bola viva para encaixar a ligação direta durante a recomposição e isso proporciona uma intensidade aguda no adversário descompactado”…
    “Para direcionar o time e centralizar as jogadas com contundência no losango, o treinador joga pela primeira bola e machuca o adversário através dos tapas em diagonal dados pelo ala na beirinha”…
    Ô lôco!!!
    Imagina, BARATA, o time do GALO recebendo essa preleção antes de entrar em campo contra o líder BOTAFOGO?!!
    GALO 5 x 0 FOGÃO…
    E o ATLÉTICO rumo ao G4…
    Agora vai!!!

    1. ERNEST ,

      rachei !

      Ontem eu vi no X ( mas perdi em seguida a postagem , mas pensei em você de imediato ) uma fala do KLOOP sobre o FIRMINO .

      Uma coisa maluca sobre o tal “falso 9” .
      Bastava ele ter dito que o FIRMINO fez lá no time dele o que EVALDO fez em toda sua carreira .

      Vou ver se acho pra te mandar .
      É surreal !

  7. Prezado Eduardo de Ávila,

    Ontem eu assisti a live e em referencia ao tema sobre o clássico ser jogado na ARENA MRV, registro meu ponto de vista que esse jogo deveria ser realizado no mineirão, explico: o GALO não deveria nunca permitir a entrada desse lixo série B em nosso campo.

    1. Carimbado e assinado, Leonardo Mello, meu carrasco! A ARENA MRV deveria, para sempre, ser preservada da presença daquela gente, reconhecidamente pequena e invejosa. Aliás, fariam-me enorme favor esquecer a ARENA MRV aqueles que a desprezam, mesmo que de forma dissimulada. Abraços, amiGalo!

      1. Oh Teobaldo, aí você foi no meio da Canela do Barata, que deve estar rindo até 2050 dos raiva da torcida do Flamengo com o Alan. Tem um tik-tok sensacional. VEJA BARATA.

        1. Eu jamais faria isso com o meu amiGalo Barata! Aliás, tem um tal de café que nunca sai (pelo menos eu não sou convidado) e isso, sim, merece um pontapé na canela. Pontapé com chuteira de pregos iguais aquelas que usávamos na década de 1970… pois sim!!!

          1. TEOBALDO ,

            o tal café ainda ‘tá torrando o pó .

            Mas , é só pegar meu contato com o ÁVILA pra gente marcar .

            Vai ter porrada pra todo lado .

  8. Bom dia Avila. Bom dia a todos. O outro lado da moeda dessa caracteristica da massa, bastante cruel, na minha opinião ( que não significa nada), é que a Diretoria do próprio clube, aproveitando da resiliencia da torcida, as ” sacanagens” da TV, da CBF , dos Juizes, também trata a massa da mesma forma: preço dos ingressos, atrasos de entrega em manto da massa, caso Vargas, venda do Alan para o Flamengo e aceitaçao da venda do Clube para quem o jogou na Segunda divisão. Existe sim, abuso da nossa devoçao, praticado descaradamente, por aproveitadores da nossa paixao pelo Clube.

  9. Desejo tudo de bom ao grande Wanderley Paiva. Foi meu herói de infância quando, num campeonato mineiro que o Galo não ganhou, acertou um tirambaço quase do meio de campo num golaço inesquecível. Quanto ás armações da tabela contra o Atlético, cito um ditado da minha avó: só fazem com a gente o que a gente deixa. Basta olhar a lista de presidentes que o Atlético teve desde a malfadada “selegalo” para agradecer a Deus o clube ainda existir.

      1. O gol foi contra o falecido Cruzeiro, que fez dois: Vanderlei (ex-lateral esquerdo) e Joãozinho, salvo engano, na decisão do Campeonato Mineiro (o futebol daquela época merecia a deferência “Mineiro”) de 1974. Eu também estava lá!

        1. ERNEST ,

          rachei !

          Ontem eu vi no X ( mas perdi em seguida a postagem , mas pensei em você de imediato ) uma fala do KLOOP sobre o FIRMINO .

          Uma coisa maluca sobre o tal “falso 9” .
          Bastava ele ter dito que o FIRMINO fez lá no time dele o que EVALDO fez em toda sua carreira .

          Vou ver se acho pra te mandar .
          É surreal !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *