Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Resenhando na intertemporada

Tempo de mineiramente deliciar um delicioso pão de queijo acompanhado de um cafezinho e falar sobre o Galo e nossa paixão Atleticana. Com esse calendário maluco e insano, existem “iluminados” na contra mão que conseguem complicar ainda mais a agenda dos clubes. Enquanto em São Paulo e Rio de Janeiro, dois estados que interessam ao mercado publicitário da madrasta adotiva (rede esgoto) do futebol brasileiro – com a conivência das mães desnaturadas (cbf e federações) -, têm jogos programados durante o carnaval outros ficam em recesso.

É o caso de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, onde estão – inegavelmente – clubes que ameaçam a hegemonia que essa mesma tv bobo impôs a todo o Brasil. Simplesmente acatam o calendário de intere$$e do faturamento comercial e deixam seus filhos (clubes filiados) engessados ao seu melhor e conveniente ajuste das grades de transmissão. Business. Por essas e outras (maracutaias) cariocas e paulistas são mais populares. Com isso, vamos viver uma intertemporada forçada. Tem time mineiro que vai amargar um mês inteiro sem atividade de competição.

Iniciaram o campeonato cedo e agora provocam esse vácuo. Além de Galo e América, que decidem o estadual, apenas Athletic e Uberlândia – decidindo o Troféu Inconfidência – terão jogos valendo título até o início do Brasileirão. Ainda, pela Copa do Brasil, hoje – Athletic e Pouso Alegre – amanhã – Tombense e América – jogam contra adversários de outros estados buscando seguir na competição. Quem avançar ainda terá jogos nos dias 5 e 12 de março, assim como o Galo que assegurou a classificação frente ao Tocantinópolis.

 

Os demais, todos, inativos até o início das séries A, B, C e D de 2025. Na primeira Galo e o CSA/MG; na segundona América e Athletic; na terceira apenas Tombense e na quarta divisão teremos Uberlândia, Pouso Alegre e Itabirito. Será no dia 29 de março o início da série A, as demais ainda depois dessa data. Mais de um mês sem bola rolando valendo ponto e buscando títulos. Some-se a isso a paralização no meio do ano para o primeiro mundial inter clubes no novo formato a ser disputado.

Eita Milito, não fosse aquela sua covardia, o Galo estaria nessa. Mas, aliado a má vontade de alguns jogadores, estamos condenados a essa segunda intertemporada no meio do ano. Além desses oito clubes mineiros, nenhuma outra equipe da primeira divisão estará em atividade. Exceto no módulo II e segunda divisão, com times quase que semi amadores. É a dura e triste realidade que vivemos. Futebol raiz já era. Agora é o mundo dos negócios que comanda essa outrora paixão nacional.

Pois bem, enquanto esperamos o América na primeira partida da decisão vamos proseando sobre as perspectivas de futuro. A possibilidade de um novo (segundo) hexa, façanha que só o adversário desta final teve – quando conquistou o deca seu único orgulho – em terras de Minas Gerais. Vamos disputar, aqui em BH, o jogo com o Manaus pela Copa do Brasil, numa das datas previstas e mencionadas acima, que será ainda programada pela cbf. Não sem antes ouvir e cumprir o interesse da televisão. É aguardar e disputar esses três jogos importantes e decisivos na primeira metade de março. Depois será Brasileirão, Copa do Brasil (no caso de passar na segunda partida, eu acredito) e a Sul-Americana. Que cheguem os reforços esperados e o time tenha um bom final de temporada. Diferente do ano passado. Caneco na sala de troféus da nova sede e memórias para o museu em avançada estruturação sob a batuta do Emmerson Maurílio. O herói do reconhecimento do título de 1937.

*imagens do arquivo do blog

9 thoughts to “Resenhando na intertemporada”

  1. Na minha humilde opinião, o nosso CAM deve se concentrar e dar total atenção ao Brasileirão 2025, nada de priorizar mas fazer a diferença desde o começo com uma arrancada de vitórias e se manter sempre entre os primeiros.

    É a maior competição que vamos disputar, os outros grandes vão estar dividindo espaço com a Libertadores, têm o tal mundial e nessa toada, Cuca e seus comandados podem fazer a diferença a nosso favor.

    OBS.: no Brasil é assim, a máfia instalada na cidade do Rio de Janeiro comanda e dita suas regras e os clubes que não têm para onde correr, abaixam a cabeça e acatam… o nosso CAM sabe muito bem como funciona pois já foi vítima das maracutaias dessa máfia nojenta e bairrista!!!

  2. Bom dia Prezado Eduardo e Massa Atleticana.

    É isso, já disse aqui algumas vezes, a Diretoria do nosso CAM dá muito mole para a CBFLUFLABOBO. Tem que ir para reuniões e dá porrada na mesa e não aceitar tudo igual cordeirinho de presépio, balançando a cabeça, aceitando tudo. Eles, CBFLUFLA e emissora lixo (está caindo no Brasil ) tem que ter mais respeito com o Clube Atlético Mineiro, o Galo Forte e Vingador.

    Aqui é Galooo.

    1. Na verdade Magno, a Diretoria tem uma dívida de gratidão com o Ednaldo: reconhecimento do titulo de 37 como Brasileiro. Então não se briga com quem te presenteou…

  3. Saudações Alvinegras!!!

    Falando na madastra (cbf), o Ronaldo Fenômeno, o ex-dono do Real Madrid de Minas, está em campanha para assumir a presidência da casa da mamãe e se isso se concretizar teremos um padrasto em breve, o Ronaldo…

    Uiuiui….

    Ocorre que as eleições previstas para março, que está aí, está pegando fogo, com o papai Ronaldo colocando a boca no trombone para denunciar manobras que podem minar sua candidatura e fazer permanecer casado com a mamãe o Ednaldo pelo efeito continuísmo…

    O Ronaldo está dizendo que anda preocupado pela “pela falta de transparência e segurança jurídica no processo eleitoral, que pode comprometer a imparcialidade e a legitimidade das eleições”…

    E está pedindo mais: “que o pleito seja supervisionado presencialmente pela FIFA e pela CONMEBOL, para dar mais transparência e segurança jurídica ao processo eleitoral, bem como alinhamento aos princípios internacionais de governança no futebol.”…

    E termina o papai Ronaldo dizendo que agora o pleito está nas mãos do Colégio Eleitoral…

    Por outro lado a madrasta soltou uma Nota Oficial para responder o Ronaldo e entre blá-blá-blás, patatis e patatás, disse que o Estatuto atual da entidade foi revisado pela vovó (FIFA), “que a organização das eleições da CBF é responsabilidade de Comissão Eleitoral independente, cuja atribuição é justamente assegurar o cumprimento das normas estatutárias eleitorais e a lisura do processo eleitoral”, que a entidade “sempre esteve aberta ao diálogo” e o processo eleitoral está aberto para qualquer pessoa se candidatar…

    Ok, ok, ok…

    A propósito, bom lembrar que o Colégio Eleitoral da madrasta é composto por 27 federações estaduais, os 20 clubes da Série A e 20 da B. As eleições acontecem de 4 em 4 anos, o voto é secreto, o candidato precisa de ao menos 8 votos dos membros do Colégio Eleitoral e existe peso nos votos. Na revisão do Estatuto em 2022 houve uma mudança no peso para o voto das federações que tiveram valor triplicado.

    Quanto equilíbrio, hein?!!

    Uma dúvida minha em relação a eleição na casa da mamãe é sobre o voto do Clube Sociedade Anônima. Vota o presidente da Associação (Sérgio Coelho) ou o Menin (pela SAF)? Outra dúvida: o voto atleticano estará alinhado com o Ednaldo ou o Ronaldo?!!

    Queiramos ou não e estaremos diante de uma escolha de Sofia…

    E tudo segue dantes no quartel de Abrantes, dirá o Padre Torga…

    Ou seja, para o Atlético a coisa não muda. Ou pode até mudar. É que além de uma madrasta o GALO, tão historicamente maltratado na casa de mamãe, pode ter também agora um padrasto…

    Mamãe me acode!!!

    A ver…

    1. Ernest pemita-me comentar

      Tanto quanto o atual, todos os ex presidentes desta casa bandida CBF, foram ou são alvo de denúncias é certo.
      Agora surge o cavaleiro do apocalipse, que gosta de companhias estranhas, para moralizar o futebol.
      Pergunta ao pessoal do Valladolid sobre a administração deste sujeito? E o caus técnico que ele deixou no ex rival?
      A coisa tá tão feia, que lá no time dele os torcedores estão pedindo ressarcimento de ingresso, depois da vexatória 7 x 1 goleada que sofreram.
      Este cara não entra em nada que não seja para ganhar dinheiro, e prova disto foi comprar o CSA por 50 picanhas e vender por 400 picanhas.
      Pior é que ele é um cara midiático e parceiro da TV e de jogadores. A pressão será grande.
      A vitória deste cara será a raposa(literalmente falando já que com certeza ele vai administrar com a camisa do ex rival por debaixo), tomando conta do rebanho. ou seja, mudará os mosquitos mas a merda continuará a mesma…

  4. Salve Massa e Guru

    “Nada com um dia após o outro, tenho esta virtude de esperar…”
    Esta frase tirada de uma música de Alcione reflete bem o estado de espírito do torcedor atleticano, que não sem razão, há dois meses atrás estava aqui aos berros cobrando a diretoria. Inclusive este aqui, que vos escreve.
    Mas muita coisa mudou de lá pra cá.
    Contratações chegaram, se bem que ainda faltam uns 3 jogadores, chegou um cara que realmente entende de comunicação (Domênico Behring), chegou um diretor de futebol, Cuca montando o time, uma barca com 12 jogadores que a torcida queria ver fora do clube (exceção talvez para Paulinho e Bataglia) e principalmente nos livramos da presença e das declarações infelizes dos donos da SAF.
    Ufa é muita notícia boa para acreditar.
    O torcedor que havia jogado a toalha com a vergonha do fim de ano de 2024, mesmo que timidamente, tem ido lá busca-la novamente.
    Diante disto tudo, vendo a imagem e o conteúdo da postagem de hoje, só resta terminar este comentário com uma outra frase de uma música de Benito de Paula:
    “tudo está no seu lugar, graças a Deus, graças a Deus…”

  5. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Na minha visão o Galo precisa focar no Brasileiro. Esses times que estarão disputando Libertadores, Mundial, Copa do Brasil e Brasileiro terão um desgaste enorme. O Cuca sabe mexer o doce no Brasileiro: é jogo a jogo, com faca nos dentes. Não pode perder pontos para os times manquebas, tais como Novohorizontino. Desses aí tem de conquistar seis pontos. Em casa é.vencer todas e buscar empates fora de casa. Que venha o tetracampeonato Brasileiro e o Hexamineiro. As Copas? O que vier é lucro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading