Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Reapresentação e faxina

https://www.mg.superesportes.com.br

Finalmente, se nada mudar, a partir de segunda-feira vamos reiniciar a temporada de 2020. E, pela informação, finalmente a Torcida foi ouvida. Ou melhor, diria diferente: o Departamento de Futebol mostra compromisso por resultados e busca por vitórias e títulos.

A lista, por demais debatida desde a tarde de ontem, tem dois centroavantes que não marcam gols. Ricardo Oliveira e Di Santo. Dois volantes que não mostraram absolutamente nada no Galo: Zé Welison e Martínez (este sempre convocado para a seleção paraguaia).

Ainda dois outros atacantes que jogaram no ralo tantas e tantas oportunidades: Edinho e Clayton (até tentaria uma última cartada com ele) e aquele que – seguramente – foi a maior queima de dinheiro do Galo na gestão Sette Câmara. Hernández. Esse uruguaio, sei não, merecia uma auditoria pelo seu fraco futebol.

Cabe agora o acerto ou tentar passar para frente. Mercado, só mesmo para Edinho, que interessa ao Fortaleza. Se o time cearense pagasse o que recebeu ou esse valor fosse descontado na economia de seus próximos salários, já seria lucrativo.

Clayton, que custou caro e até avião fretado do então presidente pra fechar o negócio, não repetiu aqui o futebol que motivou sua disputa na ocasião da contratação. Esteve emprestado para três equipes, Corinthians, Vasco e Bahia, e em nenhum deles mostrou qualidades. Que será isso?

Ricardo Oliveira e Di Santo perderam tantos gols quanto fomos perdendo posições na tabela do último Brasileiro e do Mineiro em andamento. O primeiro, creio, a idade pesou. O argentino é por falta de qualidade mesmo. Assim como o lateral esquerdo que sequer merece considerações. Ruim demais!

Já os dois volantes, em que pese o paraguaio não ter merecido tantas oportunidades quanto o potiguar – que veio do Vitória da Bahia – não mostrou nada que justificasse aquele alto investimento.

Já ZW, além de ter sido o responsável direto por duas das nossas três últimas eliminações em mata-mata, jamais mostrou qualidade para uma equipe de série A.

Enfim, salvo alguma possibilidade de retrocesso, sinto a que vieram a dupla Sampaoli e Mattos. Como bem o disse o treinador sobre a necessidade de o time readquirir a confiança do Torcedor. Chegou a hora dos jogadores inflamarem as arquibancadas e não – como sempre foi a nossa máxima – o Atleticano entrar em campo e virar o jogo.

Foto: https://www.flickr.com/photos/clubeatleticomineiro/49544845798/ Flickr Atlético

Se o elenco fizer a parte deles, o Torcedor nunca faltou com o Galo. Desse casamento perfeito, conquistamos títulos ao longo da nossa história. Os exemplos mais recentes são dos anos 2012 a 2014. Nestas três temporadas foram dois títulos internacionais, um nacional e dois estaduais.

Era maravilhoso ir ao estádio, participar e presenciar a simbiose entre time e arquibancada. Quem viveu isso é um privilegiado. Eu me orgulho de ter ido a todos os jogos em casa e alguns muitos fora de Belo Horizonte.

Ao encerrar a prosa de hoje, se faz inevitável dizer que os responsáveis pelas contratações desses atletas que estão sendo dispensados deveriam vir a público se explicar.

Clayton veio da gestão passada, mas os outros seis são meio a meio de Alexandre Tadeu e Rui Costa. Apesar de fora dessa lista, Marques também deve explicações sobre Bolt e aquele incrível salário a um atacante que não fez jus ao apelido. Sette também deve explicações!

*fotos: 1) UAI/EM; 2 e 3) Bruno Cantini/Atlético

14 thoughts to “Reapresentação e faxina”

  1. Barca-faxina antiviral de largo espectro

    (a)Vic(ul)tor (ex-goleiro a partir de 2015)(*)
    Patric
    Maidana
    Réver (*)
    Lucas Hernández
    Zé Welison
    Ramón Martínez
    Fábio Santos (*)
    Edinho
    Nathan (*)
    Hyoran (*)
    Clayton
    Di Santo
    Ricardo Oliveira
    Lucas Cândido
    Mansur

    (*): Largo espectro: elimina +5 vírus além de 11 prescritos

    1. Caro Xará, essa matéria foi postada antes da relação mencionada. Observe, essa do link foi de 4hs de ontem, já a que trata da apresentação – no mesmo site UOL – é também de ontem 8 de maio (sexta-feira), porém às 15h12m.

  2. Eu daria mais uma chance ao volante paraguaio, que está sempre na lista da seleção do seu país.
    O resto já vai tarde. Queria muito saber quanto irá custar ao Galo essas rescisões contratuais. Queria saber também por que esses e outras porcarias vieram parar aqui, quem indicou, se houve avaliação criteriosa, quem ganhou com essas negociações e contratos longos…. estão aí as respostas da quebradeira dos clubes de futebol, enquanto empresários e investidores ficam cada vez mais milionários.

  3. É impressionante a eterna insatisfação do torcedor: se o cara contrata, crítica. Se manda embora, tentando minimizar o erro, também crítica… Pelamordedeus!!! Fechado com o Galo, turma! Na vida (pessoal e profissional) existem erros e acertos. Ninguém pretende errar de propósito, nem o 7Câmara.
    Não estou te criticando, Eduardo…
    Apenas faço um desabafo, lendo tantas críticas e nenhum elogio a essa tentativa do clube corrigir a rota do nosso barco chamado “Clube Atlético Mineiro”. Mais otimismo, turma!

  4. Boa dia,

    Quem disse que só tinha notícia ruim, está dos não convocados a reapresentação é ótima.
    Após tudo dito no texto, fico ainda pensando no Hernandez e alguns fatos são muito relevantes para nos deixar ainda mais com a pulga atras da orelha, Felipe Jonathan, jogador que o Galo deixou de comprar por 6 milhões de reais ao Ceará, para comprar este jogador a 3 milhões de dólares, ou seja pagou exatos o dobro.
    Felipe Jonathan é um baita jogador que colocou o Jorge que é outro baita jogador na reserva do Santos, mais jovem do que o Hernandez e mais promissor.
    Para mim, na disputa pela compra deste jogador foi que começou a treta entre Atlético x Santos, com ganho do Santos neste batalha, e outra percas financeiras nas últimas investidas do Galo.
    Minha impressão é que enquanto estas diretorias estiverem nestas equipes vamos ver isto acontecer sempre.
    Ontem foi dito que o Sampaoli havia reintegrado algum jogador que seria dispensado, devido a pandemia, fiquei com medo de ser algum destes da lista, mas, tenho a certeza que tem mais alguns que faziam parte desta lista, como: Cazares, Nathan, e Otero.
    Muito emocionante a História desta devoção do Sr Laerte ao nosso Galo, obrigado Lucy.

    Bom Sábado a todos!

  5. Bom dia Massa e Guru

    Sampaoli é um cara diferenciado, e prova disto é que simplesmente fez o que vários entregadores de camisa covardes anteriores não tiveram a coragem de fazer : limpeza do elenco e só por isto já me convenceu que o custo de sua contratação valeu a pena. Agora só falta o Alexandre Mattos encontrar um 10 para o lugar do descabeçado Cazares, que para mim seria mais um passageiro desta barca. Aliás, acho que ele com certeza já acertou com outro clube e está só esperando a oportunidade de fazer um pré-contrato. Que vá para o raio que o parta!!!

    É fato que 7C fez muita merda, principalmente ao entregar a diretoria do Galo a incompetentes como Alexandre Tadeu, Marques e Ruim Costa, mas agora finalmente após levar tanta pancada, parece que aprendeu. Para mim, o clube está no rumo certo, faltando somente a melhoria no setor de comunicação e a parte disciplinar, porque a imagem hoje é que jogadores estão mandando no clube, queimando técnicos e cometendo indisciplina sem serem punidos e com certeza a chegada de Sampaoli e Alexandre Mattos vai corrigir inclusive esta deficiência.

  6. Entendi ao ler a nota divulgada pelo CAM sobre assunto, que o mesmo aponta não haver sinalização oficial do Clube a respeito dessa “possível” dispensa e sim testar todos os profissionais envolvidos,para daí traçar uma meta de qdo e como será a volta de fato aos treinamentos . Pela reação de um dos nomes citados em um vídeo q vem circulando na grande rede, em q o mesmo demonstra surpresa com o fato, põe por terra a informação de q os “dispensáveis” foram avisados da decisão tomada da não necessidade de reapresentarem p a testagem e exames juntamente com os “aproveitáveis”.
    Vou fingir q não estou vendo esta diretoria “pika das galáxias” fazendo a mesma me#∆@ q foi feita a 18 anos atrás,qdo um certo treinador insinuou q um certo jogador era QI de alface,colocando-o p treinar em separado dos demais. Isto custou aos cofres do Clube 50M pratas e um processo trabalhista fuderoso na carcunda. Preciso ir longe não,olha a bagatela q UM,apenas UM jogador,está pleiteando fazem nem dois meses.
    A tal “austeridade” indo para o ralo num estalar de dedos e nego ainda cogita reeleição, é isso! E eu pensando q o X9 havia sido descoberto, tsc tsc tsc…!!!Como q uma decisão desta importância VAZA deste jeito?
    *O tempo passa,o tempo voa e as coisas continuam VAZANDO numa boa…errrrrrr… SAN

  7. bom dia Eduardo e massa. grande texto Eduardo. enfim precisou o 7 câmera enxergar e contratar um treinador e diretor de verdade futebol para dispensar estes peladeiros
    e aposentados. pastor pipoqueiro enganou com seu futebol o 7 câmera e ficou quase 3 anos a mamar no galo. Jose welison simplesmente amador. d funto fraco e peladeiro. Cleiton 3.5 milhões de euros jogado fora o problema que na época que o galo contratou vários clubes queria contratar. os gringos simplesmente fracos e peladeiros milhões de dólares para o lixo o Rui Costa deveria pagar estes prejuízos. mas ainda falta liberar mas alguns ex jogadores. exemplo. Victor ja passou a hora de aposentar. rever muito lento. Denilson e trerans fracos e medianos. bom final de semana a todos amigalos e cuida-se do vírus. volta galo estamos com saudades. vai galooooooooo.

  8. Exatamente, Senhor Barbudo, mais importante que as dispensas, é saber o porquê vieram. O verdadeiro responsável pelas vindas, é o presidente incompetente, que, infelizmente, será reeleito.
    Dos que 7 deu canetada final, à exceção do Pastor, que o problema não foi a contratação, e, sim, a renovação. PIOR agora foi a dispensa via impressa, RO disse ter sido surpreendido; os outros não deveriam nem ter pisado na Cidade do Galo. Juntos oneram a folha em 1,5 milhão/mês,1 sem contar o descalabro que foi pagar 3 milhões de DÓLARES pelo Hernandez.
    Quais foram os critérios para contratá-los? A quais empresários pertencem?
    Pastor e Di Funto têm contratos até dezembro, os demais possuem vinculo até 2022, 2023. Duvido que algum Clube pague os mesmos valores por e para esses peladeiros. Ainda há o risco de repetir o caso Bolt.
    Enfim, que 7 pare de se esconder em um ou outro acerto, tenha culhões pra assumir (e sumir) seus vários erros.
    Erros gravíssimos, pois NADA justifica tantas contratações ruins. Hernandez tem dificuldade até pra correr (por pouco seria responsável por um infarto ao vivo do Mario Caixa). Martinez parece jogador de rugby, grande e desajeitado. Pai Vei mal sabe dominar a bola. Di Santo, ah, Di Santo e seu currículo “invejável”. Esse quase que tem mais idade que gols marcados.
    Ainda tem o Terans, Denílson e outros… e as dispensas que Mattos vem fazendo nas “joias” que Chavare trouxe.
    O que há por trás de tantas contratações medonhas? Não pode ter sido só falta de “sorte” e competência. Não mesmo!
    Mais uma vez lembrando do Mestre Roberto Drummond; como eu queria ter a bola de cristal da Madame Janete, pra saber o quê acontecerá no futebol e no Galo à partir de segunda…
    Como não tenho, Torcedora da minha Torcida que também sou:
    Semana passada li e assisti uma reportagem que o Henrique André – com sua sensibilidade habitual – fez com o querido Seu Laerte. Fiquei com o coração apertado pensando nesse Torcedor que é tão dedicado ao Galo, como está tristinho.
    https://www.hojeemdia.com.br/esportes/presente-no-dia-a-dia-do-atl%C3%A9tico-sr-laerte-vive-momentos-de-tristeza-durante-a-quarentena-1.785013
    Agora tô com medo de ele ir ao CT na segunda, como gosta de fazer, recepcionar os jogadores. Alguém segura ele em casa, pelo amor de Deus. 80 anos é grupo de risco!
    Logo o Galo volta, Seu Laerte, seu lindo. Enquanto isso, use a máscara direito, tem que tapar o nariz…

    1. Prezada Lucy,

      Texto perfeito. Essas contratações absurdas sempre fizeram parte da cultura das diretorias atleticanas, não é de hoje que o clube rasga milhões em contratações terríveis e em seguida gasta outros zilhões em ações trabalhistas que são impetradas pelos mesmos.

      Eu costumo falar que o CAM em 112 anos de existência nunca teve uma diretoria descente, a história é sempre a mesma: Eles fazem as “cacas” e passam para a diretoria seguinte o abacaxi, e assim sucessivamente, parece que isto está no DNA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *