Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Nunca foi tão fácil e tão complicado ir para a Libertadores

Imagem: Redes sociais

Não me lembro, nestes mais de 50 anos acompanhando o Galo – tendo vivido momentos de grandes comemorações e algumas frustrações -, uma possibilidade de classificação para a Libertadores tão fácil quanto esta de 2017. Durante muito tempo eram apenas duas vagas brasileiras e disputamos algumas vezes essa competição. Avançamos poucas vezes, sendo que numa delas o Galo foi impedido de subir ao pódio naquela famigerada e suspeita partida do Serra Dourada.

Depois, passaram a ser quatro vagas. Mais à frente, seis com essa tal pré-Libertadores, sempre aumentando e agora já é G-7, que pode virar 8 e até 9. Nem assim, com tanto facilidade, o Galo consegue alcançar a zona de classificação. Por mais que a Copa Libertadores acene para o nosso time, em campo os jogadores parecem não entender o flerte. Nunca passamos da oitava posição neste ano, sendo que agora estamos na 11ª colocação. Se virar G-11, o que não existe, parece que o time cai para 12º lugar. Que coisa difícil.

À nossa frente, em disputa direta pela condição de classificação, vemos Chapecoense, Bahia e Vasco. Fomos derrotados por eles em casa, pode uma coisa dessa? Na casa deles vencemos os catarinenses e empatamos com os outros dois. Inimaginável o que este time vem fazendo com a Torcida Atleticana. Antes deles, temos ainda Flamengo e Botafogo. Empatamos com ambos na casa deles, vencemos o rubro-negro aqui e também empatamos em Belo Horizonte com o outro carioca.

A rodada do meio de semana, embora as vitórias de Bahia e Chapecoense tenham nos empurrado na tabela, pode e deve ser considerada boa. Botafogo e Flamengo foram derrotados. Neste fim de semana, quando vamos receber o Coritiba, todos eles têm compromissos complicados pela frente. Vejamos. Pela ordem de classificação dos que temos que secar. Botafogo vai enfrentar o São Paulo na capital paulista. Flamengo, ainda que no Rio, recebe o Corinthians.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

E o trio que nos ferrou em casa joga fora de seus domínios. Todos saem. A Chapecoense vai a Goiânia pegar o Atlético Goianiense que, desesperado, busca se salvar do rebaixamento. Missão quase impossível, mas venceu o Botafogo no Rio na quinta-feira. O Bahia vai a Recife pegar outro time na zona da degola. O Sport, aflito – e não nos Aflitos – mas na Ilha do Retiro. Finalmente, em Curitiba, o Vasco pega o Atlético do Paraná que ainda sonha também com a Libertadores. E mais, o nosso jogo só vai acontecer depois de quase todos os outros encerrados. Apenas Atlético-PR e Vasco jogam no mesmo horário de 19h de domingo.

Quanto ao projeto de três vitórias, anunciado pelo treinador e seguido por jogadores – entre eles Elias -, vale uma reflexão. Em nenhuma sequência, durante as 35 rodadas anteriores, emplacamos três resultados seguidos. Seria agora? Tomara que sim. No primeiro turno, depois de vencer o Coritiba, na casa deles, perdemos para o Corinthians, aqui em BH, e também para o Grêmio, em Porto Alegre. Acredito que se fizer essa trinca de vitórias, combinado com escorregões dos concorrentes, podemos vislumbrar o que estão prometendo.

A questão é que toda vez que a Libertadores envia sinais de que está esperando pelo Galo, o time borra em campo. Tomara que nesta reta final o enredo seja diferente. Quero ver nossos jogadores comendo grama em busca dos resultados, afinal, Copa Libertadores sem o Galo não tem graça nenhuma. Pelo menos para nós, Atleticanos.

Enquanto os profissionais impõem essa dura realidade, os meninos da base, ao contrário, encantam. E olhe que sou crítico dessas divisões, pois não estamos vendo nada de revelação para o time de cima. Pois bem, às dez horas de hoje, na Cidade do Galo, o sub-14 decide – depois de vencer na casa do adversário por 3 a 0, o título da categoria. Se confirmando, faremos a quina do futebol mineiro. Vale dizer, campeões do sub-14, 15, 17, 20 e ainda nos profissionais. Aqui em Minas Gerais, quem sempre mandou e continua mandando é o Galo.

E no sub-20, às 21h45, a decisão entre os dois mineiros da vaga para a Copa Libertadores da categoria. Cada um venceu uma competição nacional recentemente, o vencedor destes dois confrontos (a outra partida será dia 23 próximo) vai direto para a competição da Conmebol.

56 thoughts to “Nunca foi tão fácil e tão complicado ir para a Libertadores”

  1. Boa noite Eduardo, perfeitas suas colocações. Se tiver G13 o Galo cai para G14. Realmente nunca foi tão fácil classificar para a Libertadores como está neste ano. Mas nunca foi tão difícil pro Galo. Um time em que um meio de campo não marca ninguém, veja o jogo contra o Vasco. Pra mim a maior decepção este ano foi a contratação do Elias. O cara se esconde no jogo, parece que tá jogando com má vontade. Estes jogadores pelo menos pra mim, conseguiram acabar com a esperança que sempre foi nossa marca. Eu não acredito em Libertadores há muito tempo. E talvez seja melhor mesmo, pra evitar de fazer feio na pré libertadores. Com este grupo não. E pra mim não será surpresa se não conseguirem ganhar do Coritiba. Como muitos comentaram, quem sabe é melhor nos focarmos mais no Brasileiro ano que vem, pois já faz tempo né. Este não é meu Galo, tomara que em 2018 o Galo doido volte a nos emocionar.

  2. Acho que o Galo está bem, já fora do perigo. Minha condição de atleticano me permite não me angustiar com disputa e conquista de títulos. Quem se descabela com isso são as marias. O atleticano é mais Galo e ponto.

  3. Boa tarde xará e amigalos. Às “viúvas” de Marcos Rocha digo o seguinte: Não é possível que não enxergam que 90% dos gols que tomamos nos últimos anos vem do seu lado. Este jogador não marca nem uma tartaruga. Que o GALO se cuide amanhã porque o treinador deles conhece e muito os defeitos do adversário. É só colocar um jogador rápido pelos lados do Marcos Rocha e o caminho das pedras fica bem visível. Outra coisa é bola aérea em nossa defesa. Que Deus nos ilumine nestes 3 últimos e derradeiros jogos. Quanto a Oswaldo de Oliveira penso que está fazendo um ótimo trabalho, tendo em vista jogadores descompromissados e que entram em campo para jogar bola com o estômago cheio de feijoada. Não temo ficar fora da Libertadores 2018. O que temo é a inércia da Diretoria em novas contratações. Para o nosso desespero aumentar Yuri, Patric e Carlos vem aí……..

  4. Analisar o quê? Nem tentativas de projeções pro ano que vem temos. Isso é a herança que um político alçado à condição de presidente de uma instituição esportiva deixa. Focou não sei em que e deixou o futebol do clube entregue a si próprio. O resultado é essa lástima que apresentamos em 2017. Queria ele aparecer para a massa, com planos de estádio e lançamento de candidatura futura, apoiada pela massa? Caso um dia se lance candidato até a presidente da FMF, farei política contra. E esperar o quê do time em 2018, ou não esperar? Que ponto de mutação pode ser o cerne da reviravolta na mentalidade dessas pessoas? Muito decepcionante.

  5. incalculável será o prejuízo que este monte de amebas , com elias , fred e caterva , estão encaminhando para nosso clube. Além de não beliscarem nada da premiação melhorada da cbf, via brasileirão, ficar fora da libertadores será o início de um apequenamento do clube, graças ao incompetente e despreparado nepomusono , colocado lá por kalil , que ve seu belo trabalho destruído e não diz nada, em cima do muro, como se não tivesse responsabilidade pelo estrago que este sombrio indivíduo causou e causa ao Galo. Nada no mundo funciona sem oposição , no nosso Galo, ela não existe , não tem credibilidade.
    Ontem, li que mala menezes , estava contrariado com a marcação do clássico às vesperas da estréia das marias na libertas , vejam só. Este é o cenário que este traste nepomusono nos colocou: a gente ás voltas com o mineiro e do lado de lá, preocupação com libertadores. Isto sim, é retrocesso , impensável tempos atrás.
    O candidato virtualmente eleito não se manifesta , não diz o que a torcida quer e precisa ouvir: mudança radical , dispensa dos pilantras medalhóes , foco no futebol, judiado e arrebentado nesta tenebrosa gestão.

  6. Boa tarde a todos.É, temos que jogar o que não fizemos o ano todo, ainda acredito em um milagre. Vamos para o ano que vem precisando de planejamento, arrumando a casa e trazer profissionais competentes para conquistarem os campeonatos. Aqui é GALO…

  7. Caro Eduardo e atletican@s de plantão:

    Um ano horrível como esse é um verdadeiro balde de água fria na alma atleticana, acostumada a grandes campanhas e conquistas épicas. Ainda mais quando estávamos com a faca e o queijo na mão para ganharmos todas as competições. TODAS!

    Vejamos: esse brasileiro foi, sem dúvida, um dos mais fracos da história recente do futebol, com todos os times (todos mesmo!) derrapando e dando chances ao azar. Se tivéssemos um aproveitamento minimamente decente em casa, estamos disputando o título até a última rodada com os gambás, e com a vaga garantida na LA 2018. Na própria competição sulamericana, caímos no grupo mais fácil, e pegamos um adversário mais fácil ainda nas oitavas, ainda por cima com a melhor campanha, mesmo com um desempenho longe do ideal. Na copa do Brasil, nem se fala, basta ver quem foram os finalistas. O bi em cima do time azul piscina já estava garantido, era só fazer a nossa parte.

    Enfim, não adianta lamentações nesse momento. Mesmo com essa campanha ridícula que acompanhamos, ainda temos chances de nos classificarmos. Eu não acredito. Os motivos, eu já citei aqui inúmeras vezes. E acho que faço bem em não acreditar. Prefiro me manter cético e ser surpreendido com uma vaga inesperada, do que por toda a minha esperança em um time que não convence e ser novamente decepcionado. Vamos ver o que nos aguarda nesse fim de campeonato.

    Bom fim de semana a todos!

  8. É muita bobagem junta. Tem gente afirmando que prefere o Galo fora da Libertadores, sob a ótica de que devemos priorizar o Brasileirão. Será que imaginam a nossa “seca” como falta de prioridade? Dedicar exclusivamente ao campeonato nacional é garantia de vitória? Têm noção de quantos milhões o Galo deixará de faturar por ficar de fora da competição continental? Isso sem falar na visibilidade… ?

    1. É trocar a pré-libertadores pela pré-copa do Brasil. Aos que desdenham enfrentar bolivianos e venezuelanos na pré-libertadores devem querer que enfrentemos volta redonda, o moto clube ou o salgueiro na pré-copa do Brasil que entraríamos direto nas oitavas caso joguemos a Libertadores. Vai entender!

  9. Pqp tbm tô puto com a campanha do Galo, mas esse blog tá um muro de lamentações e lamúrias digno das marias. Tem Atleticano (?) dizendo que vai torcer contra!?!? Ano que vem quero meu time e também minha torcida de volta! Vergonha alheia!

    1. Assino junto. Chega de torcedor mimimi. Chega de torcedor-consumidor. Chega de torcedor-espetáculo. Ganhar e perder faz parte da vida. O Galo nos últimos cinco anos esteve na prateleira de cima do futebol brasileiro. Esse ano, apesar do esforço para se criar um bom elenco (aplaudido pela torcida na chegada e esculachado quando a coisa desandou) não conseguimos bons resultados. É parar com o mimimi e tentar fazer melhor no ano que vem. Nesse ano atípico, elencos festejados no começo (Atlético, palmeiras, flamengo) decepcionaram e a ‘quarta força’ do campeonato paulista venceu com um pé nas costas. Coisas do futebol. Que nenhum engenheiro de obra pronta previu no começo do ano. É o que faz o futebol ser tão apaixonante, tão instigante. Agora ficar nesse chororô é perda de tempo. Coisa de torcedor estagiário. Torcedor toddynho. O Galo é muito maior que uma temporada ruim. É levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima. Chega de lamentações e lamúrias, coisa de maria vaidosa. Que tenhamos um pouco mais de virilidade para fazer 2018 melhor que 2017. Futebol não é para fracos e nem para modinhas!

  10. Esse atual plantel de jogadores do Galo não merece a vaga na Libertadores. Essa é a grande verdade! Já foram várias as chances de entrar no inchado G7, todas desperdiçadas. Além disso, ganhar uma vaga no torneio internacional premiaria o péssimo trabalho da diretoria, dos treinadores e dos jogadores.

    Prefiro que nos dediquemos totalmente ao Brasileirão 2018. 47 anos de fila deve ser um dos maiores jejuns de time grande em todo o planeta. Devia ser prioridade máxima de todos (nono presidente, novo técnico, novos jogadores) o encerramento do jejum.

    Quanto ao Marcos Rocha, entendo que deve permanecer. É um dos melhores e o mais vitorioso lateral de toda a história do clube. E é uma posição em que é complicada a reposição. Ou alguém tem saudade de Alcir, Luisinho Neto, Rafael Cruz, César Prates e companhia?

  11. Eduardo e AmiGalos,
    Sabem aquela de “queria ser um mosquitinho…”.
    Pois é, queria ser um mosquitinho para estar dentro do vestiário do Galo e nas reuniões com a diretoria para ver e ouvir o que os dirigentes dizem (se é que dizem) aos jogadores (e o que eles respondem) sobre não se esforçarem para ganhar uma bola, para ocupar o espaço do adversário, marcam com o olho, em resumo, nitidamente não se entregam e não é de hoje, gente!!!
    São vários momentos desses a cada jogo. Não há entrega, aquela entrega de quem precisa vencer.

    Só pra exemplificar um jogo: No gol que tomamos do Vasco (vejam o replay) quando o escanteio foi batido tínhamos os 11 recuados, sendo 8 dentro da área marcando 4; na pequena área tínhamos 5 marcando 3 e mesmo assim tomamos um gol em que o centroavante sequer tirou os pés do chão, sequer se moveu, a não ser o tronco, pra testar na cara do Victor.
    E os 3 gols contra o Santos? E o 2º o gol contra o Bahia?

    Vi uns lances do Bahia x Santos, jogando em casa os caras ganhando de 3×1 e sufocando o Santos, tirando espaços e minimizando qualquer possibilidade de reação do adversário… Não deixavam o Santos pensar… praticamente avançavam nas bolas e ganhavam todas. Atacante voltando feito doido acompanhando os meias do Santos… laterais chegando em cima sem dar 1cm de espaço.
    E nossos jogadores, como têm se comportado?

    O que acham disso, Eduardo e Amigalos? Será que falei bobagem?
    Vamos Galo!

  12. No inicio de 2017 avisei que este lixo de jogadores perderiam a copa do Brasil, a libertadores, o campeonato brasileiro, e ficaria por 1 ponto do rebaixamento. Como a linha de corte do rebaixamento ainda não foi definida não é possível verificar o que acontecerá, mas certamente equipes com 45 até 47 pontos correm risco direto de descer para o rebaixamento.
    O principal culpado deste desastre é o Nepomuceno que simplesmente contratou jogadores sem nenhum compromisso com o clube, e nome não ganha jogo. O Nepomuceno deveria ser honesto e fechar o departamento do futebol profissional pois a torcida não suporta mais tanta desonra, baixaria, e servir de risos para o país inteiro, ao perder um titulo para o Londrina da segunda divisão, e todas as demais equipes que se encontram na zona de rebaixamento.
    Não é possível permanecer torcendo e alimentando falsas esperanças de títulos que nunca virão e classificações de libertadores que também não acontecerá, pois ninguém vive de ilusão, principalmente o que sobrou de torcida.
    O correto a fazer neste momento é fechar o departamento de futebol e encerrar a vida profissional destes figurões de jogadores, que a partir do próximo ano deverão engrossar a lista de desempregados deste país…

  13. O Palmeiras e o Flamengo vão promover desmanches. Eu no Atlético iria atrás de Conca e Guerra.
    Por outro lado o time verde de São Paulo está apregoando que pensa em MR. De novo eu na Cidade do Galo, venderia sim, mas aquele Alexandre Matos só levaria o nosso lateral deixando aqui dinheiro bastante. Muito dinheiro mesmo. Sem dó nem piedade. O jurídico haveria de promover uma jogada que nos permitisse legalmente exigir tubos de dinheiro. Se quisesse, ótimo, se não continuaríamos com o melhor lateral direito do país com a bola nos pés. E, vendendo ou não, precisamos sair em busca de um bom lateral que seja um carrapato e saiba conduzir a bola até a metade do campo e passá-la a um companheiro de meio campo. Quem seria este? Me lembrei que não estou na Cidade e portanto sem receber para pensar no caso…
    A torcida do Botafogo invadiu o campo de treinamentos. Muitos que frequentam aqui devem estar maravilhados, preparados para exigir o mesmo da nossa torcida esta coisa feia, própria de quem não tem serviço e imprópria de uma torcida na acepção exata do termo. Torcida torce. Me lembrei: estou dizendo isto porque sou jabazeiro, pipoqueiro, o torcedor de verdade propõe o desmanche, a luta armada… Não é exatamente assim, meu ídolo?
    É isto mesmo que ouviram: me sinto especialmente animado neste fim de semana e tudo devo a ele, meu novo ídolo, ao Viana __ Eh cara! __, AmiGalo que numa palavra ergueu a alturas inimagináveis por mim o meu ego, a minha auto estima que, digo com sinceridade, andava baixa, eu me imaginando e vendo como velho esclerosado, caduco, distraído, incoerente, maria-vai-com-as-outras, incapaz de enxergar muito além do meu feio nariz… Eis que surge o Viana, imbatível, e proclama com faca nos dentes: “O jabazeiro é uma praga!” … Sou, mesmo ainda não conhecendo o exato significado do termo, um. Fiquei exultante. Então eu sou uma praga! Que beleza!… Eu que pensava que tinha acabado para o mundo atuante, sou exatamente o contrário, algo devastador, que produz efeitos, que causa furor, que promove r3ebuliço… Eta eu!… Minha mulher percebeu meu entusiasmo: “Você está impossível hoje!” “É o Viana!”, eu expliquei. “Quem é Viana?” “Não importa!”, eu repliquei, seguro e entusiasmado… Eh, Viana, ocê é o cara!… No mais, Saudações Atleticanas e vamos subir, Galô, como diz nosso Jandir.

    1. Caro Bispo, boa tarde!
      Você acredita que também cheguei a pensar no Conca?
      Imaginei que por ser um Camisa 10 de ofício, ele poderia reeditar com o Fred a dupla que fez tanto sucesso.
      Mas, recuei temendo levar pedradas dos AmiGalos e depois de saber que ele já tem 34 anos. Além, é claro, de suas condições físicas.
      Acho que falei besteira.
      Abraços

  14. Boa tarde!
    “Quanto ao projeto de três vitórias, anunciado pelo treinador e seguido por jogadores – entre eles Elias -, vale uma reflexão.” Meu caro, o que vai acontecer amanhã é o seguinte, esse burro treinador vai insistir com esse inútil Elias e consequentemente as laterais ficarão desprotegidas, aí vamos continuar tomando gols nascidos nas avenidas. Então, como sonhar com 3 vitórias se corremos sérios riscos de perdermos amanhã por causa dessa formação? Libertadores? Aff

  15. Vergonha isto G7 porque o cruzeiro sem jogar nada esta em quinto lugar, g8 se o flatinga pior ainda ganhar a sula, g9 se o gremio for campeao da libertadores, na verdade ninguem quiz ser campeao da libertadores, olha que final LANUS, sinceramente libertadores nivelada por baixo. Agora depender do cruzeiro ficar entre os 6 pra conquistar vaga e a triste vergonha.

  16. Caro Guilherme,
    Se você falar nos últimos dez anos ainda concordo mas nos últimos 30? Talvez não viu jogar Nelinho.
    Marcos Rocha já deu, Teve um bom retorno quando voltou do Mequinha, e quando o Luan estava em grande fase, era seu fiel escudeiro, pois só consegue uma jogar uma boa partida se tiver alguém para ajuda-lo, não marca ninguém. Se olhar para traz, pode ver porque perdemos vários jogos depois que o adversários começaram a fazer suas jogadas pelo lado dele, um verdadeira avenida.
    Se for por um bom negocio que acho difícil pois esta diretoria não negocia bem , agrademos seus préstimos e boa. Tem que trazer outro lateral tem gente boa neste Brasil.
    Veja o caso do timeco do outro lado da lagoa, trouxe um jogador desconhecido lateral esquerdo e o cara deu retorno e agora vende. Tem que procurar, não é possível que a base não tenha jogador a altura. Marcos veio da Base!

    1. Prezado. Os últimos 30 anos coincidem exatamente com o período em que Nelinho (grande craque) parou de jogar no Galo, fato que ocorreu no início de 1987.
      Não obstante, muitos amigos Atleticanos consideram Marcos Rocha o melhor lateral direito da história do Atlético. Não só pelo bom futebol, mas também pelos vários títulos, pelos recordes pessoais, por ser originário da base e por nunca perder a oportunidade de sacanear a raposinha.
      Ele tem deficiências? Sim, principalmente na parte defensiva. Mas qual atleta da posição dele é completo?
      Penso que ele tem muito mais virtudes do que falhas. Caso saia, vamos penar pra achar alguém. Pode escrever.

  17. Quero o Galooooooo na Libertadores por causa do recorde de sete seguidas, se não for agora não será nunca mais. Mas o Galooooooo pode até vencer as três partidas, mas não me animo, pois nosso rival pega Botafogo e Vasco nas duas últimas rodadas e não vai se esforçar pra nos ajudar, como não se esforçou contra o framengo. Está difícil, a única coisa que anima é a necessidade deles de mais dinheiro nas melhores colocações do campeonato. Vamos acreditar

  18. Priorizar o Brasileiro é ser redundante! Será, pelo jeito, a única e maior competição que oremos participar. Porém, a mais importante do continente, que dá ampla visibilidade e que todo jogador quer participar, chama-se: LIBERTADORES! Só um milagre permitirá nossa participação, mesmo com tantas vagas, vomo esse ano. É um atestado de incopetência pouco visto. Não dá para ficar apenas culpando os jogadores: técnos (passados e o atual) horríveis; preparação física “fraquíssima”, ausência de ima diretoria de futebol atuante; convivência com indisciplinas de atletas, cartões desnecessários, atrasos, falta de empenho, entre outros, sem qualquer tipo de consequência por quem as cometeu. Foram muitos os erros cometidos. Para mim, o ano que vêm, o maior objetivo é “garantir vaga na libertadores”. O brasileiro é uma maratona interminável. Uma competição que dura quase uma temporada inteira, precisa da montagem de dois times para dele participar. Públicos cada vêz menores. Esse torneio está levando para somente poucos clubes, a condição de verdadeiros protagonistas. Os demais, serão como estão sendo, atores de vagas na libertadores, sul america, permanência na primeira divisão ou queda para a segunda. E só. Quem prioriza uma competição, passa batido nas outras…é só conferir.

    1. Com este tipo de pensamento, vamos ficar mais 47 anos sem ganhar o campeonato brasileiro e a torcida parece muito conformada com a posição do Galo de mero coadjuvante. Se o galo conseguir alguns jovens jogadores que tenham vontade de vencer, porque não podemos dar fim ao tabu de quase 50 anos? Diga -me então: que craques ou que super time tem o corinthians, campeão brasileiro de 2017? Com o atacante jo, com o rodriguinho e outros jogadores medianos foram campeões. Qual é o craque do corinthians? O Giovanni Augusto?? Brincadeira, né……. O que falta no galo é foco no objetivo. Não precisa montar elenco caro. Precisa montar elenco com vontade de vencer. Mobilização já, queremos o galo campeão brasileiro de 2018!! Chega de comodismo!

  19. Bom dia a todos. O Corinthians jogou com raça e determinação o campeonato todo, teve algumas oscilações e qual time não as teve. Rodriguinho me parece que tem 31/32 anos, Jadson 32/33 anos e vejam como jogaram com raça, saíam de campo totalmente extenuados, ou não?? E os nossos jogadores Elias, Robinho e Fred na mesma faixa etária parece brincadeira comparando os desempenhos e a nossa preparação física, tá em que nível?? Então temos que equacionar todos esses fatores. Esses três eu venderia, trocaria junto também com Casares e Felipe Santana, devolveria Valdívia e Marlone, esse então nem deveria ter vindo. Dizem que o Palmeiras está interessado em Marcos Rocha, ótima oportunidade para ganharmos algum dinheiro e talvez entrar alguns jogadores nas tratativas, pra mim o MR já deu tá na hora também de ir embora. Saudações atleticanas.

  20. Bom dia galera !!!!
    Gostei da ideia do Rogério, ou seja priorizar o Brasileirão 2018, não dá mais ficar sem este título, quase 50 anos; é muita gozação da torcida do outro lado da lagoa.
    Vamos lá galão da massa.

  21. Prezados,
    Esse time do Galo está exatamente onde merece. Ver Chapecoense na nossa frente, um time montado às pressas, é lamentável. O Santos, depois de passar pelo Galo, só coleciona derrotas. Falando em Santos, o Fábio Santos, embora decisivo em penaltis (cadê o centroavante?), na marcação é uma mãe. Marca à distância, permite cruzamentos, e todos que tentam passam por ele conseguem. No jogo aéreo é uma piada. Desloca ele para outro lugar do campo. Na lateral, em função defensiva não dá. A venda do Douglas Santos desestabilizou o setor. Ele era um ótimo marcador.
    O Adilson é um Donizette piorado. Erra muitos passes, só toca para trás, não tem criatividade. Brucutu. Por mim, coloca ele mais recuado, e o Blanco ali atrás do ataque. Se forem dois volantes, Elias e Blanco, sendo o Blanco partindo para o ataque. O Adilson não tem competência para esta função e o Elias para mim cansou ou se desmotivou ao não ser convocado.
    Até seria melhor se dedicar só para o Brasileiro mesmo, para não atrair estes urubus de libertadores que vem para o time e não jogam nada. O time do Galo faz um gol e acha que está bom. É revoltante. E com o time atual, pré libertadores é pedreira… Não sei se passamos… Uma reformulação é muito necessária.

  22. Temos que parar com essa ideia de apenas participar da libertadores, lá se vão cinco anos de liberta com apenas uma conquista, e outros quatro fracasso, essa competição nos deixa cegos, e esquecemos do brasileirão e CB, no qual perdemos a chance de ganhar, o atual campeão Corinthians fracassou ano passado ficou fora da Liberta e teve que priorizar o brasileiro, a mesma coisa terá que acontecer com o GALO, priorizar brasileiro e CB, sair dessa fila chata e voltar com tudo na Liberta de 2019. Só uma dica para atacante, Bérgson Paysandu, joga muito bem pelo meio e finaliza bem.

  23. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Libertadores já era. O Galo não emplaca essa sequência de vitórias.
    É a VAGA correndo atrás do Galo e o Galo correndo da VAGA.
    Aliás, esse assunto já encheu o saco.
    É um time muito sem vergonha.
    Saudações

  24. Bom dia massa! Pois é meu guru, só estamos aqui fazendo contas e com o secador quase estourando de tanto trabalhar, porque os incompetentes da diretoria, equipe técnica e principalmente jogadores, nos colocaram nesta situação. Eu gostaria de resgatar o “YES WE CAM” mas, sinceramente não vejo nenhuma, mas nenhuma mesmo chance destes jogadores ai, fazerem alguma coisa que não seja vexame. Em outras situações estaríamos lutando pelo título e agora chegamos ao ridículo de torcer contra Chapecoense, Vasco, Bahia. Vala me Deus!

    Quanto às categorias inferiores, tenho minha opinião. Título é bom em qualquer circunstância, mas a essência do trabalho, não é alcançada, que é revelar jogadores. Aliás estes títulos mascaram a verdade que é a incompetência de nossa direção (que se Deus quiser vai embora), e seus asseclas, têm feito o clube gastar os tubos com recursos, e em contrapartida não revelam ninguém. Até hoje Marcos Rocha é o símbolo da base. O cara tá quase aposentando. Acorda gente!!!!

  25. bom dia Eduardo e massa,nao acredito em g7,g8 a muito tempo,o horto que colocava respeitos nos adversários,hoje simplesmente viramos um saco de pancadas,derrotas para todo poderoso,bahia,chapeco,vasco,santos,gambas,etc,ok mais me preocupo que o 2017 esta acabando e não vejo planejamento , nem sabemos que vai ser o presidente,diretor de futebol para 2018,na minha opinião já vai começar errado,precisam fazer um reformulação profunda,dm,base,diretor de futebol,e jogadores velhos e cansados,enquanto isto vejo outras equipes já se preparando a reformulação,vai galooooooooooooooooooooooo.

  26. Bom dia caro Eduardo e massa atleticana!
    O seu comentário de hoje é a pura realidade que tá acontecendo com.o nosso Galo. Nunca fizemos uma campanha tão ruim dentro de casa e ao mesmo tempo tão boa fora. É de enlouquecer qualquer atleticano, que nos últimos 5 anos vimos um time aguerrido, voluntarioso e raçudo, disputando ponto a ponto as primeiras colocações e agora deparamos com este time ridículo, cheio de jogadores abaixo da crítica e com a idade avançada. Caro Eduardo! Do sexto colocado, o Botafogo, até o décimo primeiro, o Galo, somente o Flamengo e o Galo fazem dois jogos em casa das três últimas rodadas. Até nisto estamos sendo a essa altura da competição, sendo privilegiados e que se fizer o dever de casa e ir pra cima do Corinthians com tudo, uma vez que eles estarão comemorando e recebendo a taça de campeão, jogando a última cartada, tem esses jogadores o dever de colocar água no chope do timão e sair de lá com os 3 pontos. Vejo os outros times com jogos bem mais difíceis que do Galo, pois além de fazerem dois jogos fora, vão jogar com adversários com a corda do pescoço ou também disputando vaga na libertadores. A única maneira de classificar a essa vaga, é vencendo ou vencendo e fazer os 9 pontos que ainda temos a disputar. Se isto acontecer provavelmente vamos herdar uma dessas vagas. Espero que o time não decepcione mais a nossa torcida e que pelo menos conquiste essa vaga, pois é o mínimo que podem fazer, para apagar este ano horroroso, onde acostumamos nestes últimos anos, vendo o time sempre na parte de cima da tabela. Acorda Galo, pois o ano ainda não acabou e a esperança do atleticano é a última que morre. Saudações atleticanas e bom final de semana para todos e principalmente ao nosso Galo.

  27. Bom dia Eduardo e amigos ATLETICANOS. Falou tudo sobre a classificação para a liberta nunca esteve tão fácil e difícil ao mesmo tempo mas acredito que vamos conseguir a vaga na pré libertadores e conseguindo torcer para que no sorteio possamos cair no grupo das smufert pois serao duas vitórias garantidas. Abraços e AQUI É SÓ GALO.

  28. Bom dia MASSA! Bom dia Eduardo! Tudo que você disse é a mais pura verdade, caro blogueiro. Não vou dizer nada sobre Libertadores, já me cansei e espero sinceramente que dê tudo certo. Mas por tudo que esse time “não fez”, no momento os mais céticos estão com a razão. Quero levantar uma questão. Se a base do Galo ganha tudo. Os garotos se mostram bons de bola nas suas categorias e na hora de subir, negam fogo e, com raras exceções, acabam em nada. Vocês não acham estranho que eles fracassem aos montes? Não seria a forma que é feita essa transição que está completamente equivocada? Vejam bem, não estou falando sobre mudar a forma de captar talentos, e sim, da maneira como são aproveitados. No Vasco, Santos, Flamengo e outras equipes, a gente vê garotos vestindo a camisa profissional e resolvendo. Será que aqui todos os garotos são amarelões? Vai Galooooo! ?

  29. Prezado Eduardo, estou torcendo contra…. infelizmente. Esse time do galo é horripilante. É um time covarde…. medroso. O Curintias, foi campeão colocando a alma no bico da chuteira e tomando até o ar que o adversário respira. E esse nosso time?…. bando de folgados. Nada, de libertas, copa florida, mineiro ou sul americana….. o galo tem que se concentrar em ser campeão brasileiro. Não tem tempo, não tem time, e não gente capaz de fazer qualquer coisa na próxima libertadores. Essa é a verdade…… temos um time sem vergonha de ser medíocre…. temos que resgatar nosso ORGULHO de ser ATLETICANO…. Para que servem jogadores como Fred, Elias, Robinho, Marlone, Valdívia e etc…. para nada…. servem apenas para gastos desnecessários sem nada em troca…..
    Eu não quero libertadores….. quero o galo de volta disputando o campeonato brasileiro e impondo respeito em nosso território…. fora essa sem-vergonhice atual….

    1. Caro Fernando.
      Faço minhas as suas palavras no texto acima. Quando vi o Galo ser campeão do brasileirão, tinha 25 anos. Hoje tenho 71. Confesso, com muita tristeza, que perdi a esperança de vê-lo campeão novamente. O time da temporada de 2017 não tem garra, compromisso e vergonha na cara. É um bando de amigos peladeiros em fim de semana. Entendo que a diretoria e comissão técnica são partes do grande problema do Galo. Não há cobrança por resultados. A cada rodada, os mesmos dissabores. Não me causará nenhuma estranheza se perder para o Coritiba amanhã.

    2. Também penso da mesma forma amigo… Pode ser até melhor o time não classificar para libertadores, infelizmente não temos condições de disputar vários torneios… Na minha opinião devemos focar no brasileirão e na Copa do Brasil vamos ver no que dá. Time está péssimo dos péssimos, não vamos corrigir com tão pouco tempo assim! JÁ ESTAMOS EM NOVEMBRO, QUAL PLANEJAMENTO PARA 2018? ÚNICA CERTEZA NO GALO É QUE BELMIRO FICA!!! POIS DO JOGADOR AO TREINADOR TUDO INSERTO… INFELIZMENTE… #AQUIÉGALO

    3. De fato. Esse time não dá orgulho a ninguém. Lamento pelos jogadores sérios que ainda lá estão e passam por esse constrangimento. Se existisse mesmo a expressão “constrangimento alheio” (mais uma tolice linguística inventada, que pegou na web, pois constrangimento é sempre uma sensação íntima – o nome para o que se quer dizer é empatia), ela é o rótulo desse time. Não me iludo com expectativas. Essa árvore não dá frutos. As entradas de Luan no jogo lembram a entrada de Edmundo contra a França na Copa de 98. Não convocaram Romário por causa da ciumeira de Z.i.c.a, hoje um sujeito envelhecido pelo segredo. Romário não ia compactuar de modo algum com aquela farofada. Alimentaram a ideia de que era indisciplinado porque se ele estivesse lá as chances do Brasil seriam outras, mas atrapalhariam o projeto de a França ser campeã ainda naquele milênio. A toda essa canalhice de Fifas e CBFs, coloco em sua homenagem, srs. dirigentes, o meu nariz de palhaço. Pão e Circo para a massa ignorante (Roma Antiga ainda existe). É o que pensam. Por razões de projetos políticos amadores, hoje o Galo não tem time. Tem uma colcha de retalhos (remendos) que a toda hora rasga de um lado. O primeiro sintoma dessa doença surgiu quando Pratto pediu para sair, para não ter de disputar banco com Fred. Ou para não passar pelo constrangimento de naufragar com essa barca furada. Homem de caráter. Argentino. Ainda não me convenci de que a barbeiragem começou com Roger Machado, mas sim com a troca de Pratto por Fred. Pratto está lá jogando e salvando o SP. Se não fosse por ele, o time poderia ter sido despachado para a série B este ano. Enquanto isso, Fred caminha em campo, como um idoso na praça, e coleciona cartões, como se a briga justificasse seus erros. Sinceramente, não dá para entender a mente dessa administração atual, sem levar a sério as advertências de certo jornalista quando disse que projetos de candidatura para 2018 estavam ocupando exageradamente a cabeça do cabeça.

      1. E já ia me esquecendo. Jamais, em hipótese alguma, contratar jogadores que foram Marias. Uma vez vestindo a calcinha azul, estão contaminados para sempre. O Galo não precisa de rebotalhos vindos de um time medíocre. “Atura ou surta” – frase bobinha, adolescente, que retrata bem a candura dos vizinhos do lado pobre da lagoa. Que meda! Enquanto trocavam de nome porque nem sabiam que nome dar ao clube, o Galo já era una instituição mineira. E é justamente porque o Galo está mal, que o programa Donos da Bola em Minas, apresentado pelo cruzeirense He.ver.ton Guima.raes, despencou ladeira abaixo em audiência e virou um boletim de 10 minutos. O Cru-zero por si só não dá audiência.

  30. Também acho que nunca teve tanta vaga assim para a Libertadores.
    Mas eu ainda acredito.
    Lancei a ideia do Galo se dedicar excusivamente ao brasileirão 2018.
    Muita gente comprou a ideia.
    Proponho continuar o debate.

    1. Libertadores é um torneio mata-mata em que um jogo mal jogado compromete tudo. Barcelona e Bayern que o digam. O Galo ao lançar-se na “carreira” internacional nos últimos anos, apostando na conquista do Bi da Liberta perdeu chances de conquistar um brasileirão. Investiu muito dinheiro em medalhões e não ganhou nada. Tá na hora de buscarmos um brasileiro. Foco nisso e a Liberta será consequência. Foi assim em 2012 para 2013.

    2. Caro Rogério, boa tarde!
      Já larguei mão da Libertadores; não serão esses veteranos jogadores que levarão o Galo nessa competição.
      Para 2018, concordo que o foco deverá ser o Brasileirão. Já são quase 50 anos na fila de espera. É inadmissível para um Time da grandeza do Galo.
      Saudações

  31. Enquanto isso, o Palmeiras tenta levar o melhor lateral direito do Galo nos últimos 30 anos.
    Marcos Rocha não pode sair! Não é possível que a torcida vai concordar com a venda.

    Carlos César e Alex Silva são limitadíssimos. Vamos voltar ao tempo que pedíamos “pelo amor de Deus” pra achar um lateral direito.

    1. Caro Guilherme! Até entendo a sua preocupação, mas o Marcos Rocha de dois anos pra cá caiu muito de produção e ficou mais no chinelinho ou seja no DM, que jogando. É um bom jogador, mas peca muito na marcação e parece que tá jogando com má vontade. Acho que já deu o que tinha de dar e ele passou a ser uma grande moeda de troca com o Palmeiras. Como o galo no próximo ano as finanças serão curtas e a grana escassa, vai ter a nova diretoria reinventar e usar o que a maioria dos times irão fazer, que é a moeda de troca. A reformulação terá que ser feita e no Galo tem certos jogadores que pode a diretoria usar deste método e trazer bons jogadores, que com certeza estarão a fim de jogar e aparecer no mercado. Com exceção do Palmeiras e do Flamengo, que terão bala na agulha para contratar, o restante dos clubes vão ter que usar dessa forma para encorpar o seu elenco. Se sair o Rocha, com certeza a diretoria vai trazer outro que pode render muito mais, pois o lado dele virou uma avenida Brasil, onde os adversários já vem com a orientação de aproveitar aquele lado, que é a marcação deficitária e ineficiente e com uma preguiça desgraçada de correr quando ta mano a mano. Tudo tem a sua hora e a dele já chegou, pois jogadores passam e o time continua. Saudações atleticanas!

    2. Concordo com você. Acho o Marcos Rocha excelente lateral. Embora comprometa defensivamente em alguns jogos, no apoio ele é muito efetivo. Mas o comprometimento defensivo é por culpa dos péssimos volantes que temos hoje. Enquanto tínhamos Leandro Donizete e Pierre isso não acontecia. Mas quanto a sua saída, se for por troca, tem que pesar a contraproposta. No Palmeiras tem bons jogadores que não vão ter espaço. As Marias se deram muito bem quando trocaram o lateral Serginho por uma barca do São Paulo. Mas o problema maior do Galo é que a montagem do elenco e da estrutura tática do time tem que ser em função do “cone”. E isso é o que mata os treinadores e o elenco. Acho que a maioria da torcida já percebeu isso. O Galo até poderia trocar o MR mas condicionando o Palmeiras na troca do Fred também.

    3. Concordo plenamente!!! As marias já reforçaram o porco com o Diogo Barbosa… Não podemos fazer o mesmo!!! MR o melhor lateral direito do Brasil por anos… Não faça isso diretoria atleticana… Por favor!!! Vaamuuu Gaalooooo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *