Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A quem interessa a dança dos técnicos?

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Hoje é dia de jogo importante para nossas pretensões e deveríamos estar aqui debatendo exclusivamente sobre a necessidade de pontuar e buscar melhor lugar na classificação. Ontem até evitei falar sobre o tema treinador, que domina as redes sociais e esquentou ainda mais com a saída do Cuca lá do Palmeiras. Farei considerações, tentando ser sucinto, para focar no momento atual que julgo mais relevante.

Acho uma crueldade, não com o Oswaldo de Oliveira (que é um profissional experiente) e, sim, com o Galo em meio à recuperação na competição, projetar uma eventual alteração no comando técnico para 2018. Isso não impede que a diretoria se movimente, discretamente, com o planejamento para a próxima temporada.

Outra. Gosto do Cuca, assim como do Kalil, e reputo-os como os melhores treinador e presidente que já tivemos. Afinal, foram eles os comandantes do momento mais elevado de nossa rica história. Entretanto, aquela sua saída gera especulações, tanto favoráveis quanto de condenação. Afinal, pensemos. Ao receber uma proposta “N” vezes melhor que o salário atual, quem não fica atordoado? Imaginem!

Seguindo. Sempre critico aqui o atual presidente, especialmente pela sua constante troca de treinadores, sendo que a mais reclamada por nós foi a de Levir Culpi. Pois bem, ao que sei, ele paga sozinho pela decisão, que nada tem a ver com a pressão do Torcedor, conforme vem sempre sendo afirmado. “Forças ocultas”, nem tanto assim, teriam conduzido Nepomuceno a demitir Levir. Isso é outro tema, vamos ao jogo de hoje. Enquanto isso, sugiro que deixemos o homem (Oswaldo de Oliveira) trabalhar. Salvo melhor juízo, ele está colocando as coisas no devido lugar.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Quanto ao time para hoje, no momento que redigia nossa resenha para este domingo, persistia a dúvida em relação ao substituto do suspenso Robinho. Logo agora que o “pedalada” vem mostrando o futebol que justificou tanta festa quando chegou ao Galo. Afirmei aqui na quinta-feira minha preferência pela manutenção do Roger Bernardo, já que o Elias deve retornar à equipe. Alguns amiGalos manifestaram preferir o Otero, que vem readquirindo aquela forma que justificou sua compra.

Minha opção pelo Elias, com respeito aos que pensam diferente, seria para fechar aquela região de contenção e proteção aos zagueiros. Até porque ele sempre foi um volante de apoio ao ataque, isso lhe daria essa flexibilidade e a dupla Adilson e Roger Bernardo – acredito – aliviariam o sufoco sobre Felipe Santana e Gabriel, liberando ainda Marcos Rocha e Fábio Santos para descidas pelos lados do campo.

Quanto ao Otero, em que pese eu ser um grande admirador do futebol do Cazares, se fosse o caso, promoveria essa alteração. O equatoriano, que sempre encanta (notadamente por fazer a bola colar no seu pé quando recebe lançamentos longos) vem oscilando muito. Desde que aqui chegou, Cazares alterna grandes partidas com jogos onde some em campo e acaba comprometendo o time do Galo. Assim, se fosse para minha escolha, faria dessa maneira.

Como a decisão é de quem recebe para isso, acredito que muito bem remunerado, seja qual for a escolha do Oswaldo de Oliveira, estarei cumprindo o meu papel de Torcedor. Enviar boas energias em busca de mais uma vitória, quem sabe até mesmo mantendo o zero em gols sofridos. Quanto tempo não vivíamos uma situação dessa! De resto, o time não tem segredo mesmo.

42 thoughts to “A quem interessa a dança dos técnicos?”

  1. Caros,
    Foram bons 2 pts jogados fora. O time atual do Galo ñ tem vocação prá marcar gols (a cara do fat Fred), decidir os jgs, vencer. Se tivesse vencido…nem tamos mais discutindo a duvidosa capacidade técnica do time, nem exigindo/cobrando nada, empate tá bom demais, fora de casa, mas ainda assim é o tipo de jg prá vencer, sem piedade. Sobre o time, Roger Bernado deve ter alguma broca, o cara pode ser até o blackenbauer do jg, mas no próximo ele vai pro banco, é certo. Prá mim é ele e Adílson na cabeça de área e pronto, obg Elias. Cayton/Yago: qual a idéia de um treinador ao lançar os dois simultaneamente? O time ñ vai atacar e defender nem mais e muito menos melhor…Vc abre o olho OO, Cuca vai te pegar.

  2. Velho! pior do q o gramado da ilha do retiro_ entra ano sai ano aquilo lá não melhora em nada. Pior estádio em todos os sentidos em q já estive presente,os amiGalos locais(JampaGalo,Galodapeste etc) podem confirmar_ é perceber q poderíamos ter trago os três pts. Como desperdiçamos contra ataques,_putssssssss…!!!_ muito por conta da ” protuberância abdominal,vulgo pança”, q alguns jogadores estão acometidos e este Manto Branco é fatal,mostra mesmo! Muito pior q o piso da ilha do retiro, a perda de dois pts,os dois pts do G q agora viraram cinco, é perceber q nosso preparo físico não é lá estas coisas,estaria o CN surfando_ até hj, diga-se_ nas ondas de 2000eGALO? Valdívia arranca com a bola dominada e e e e… meu!!! o dom Fredon não chega inteiro,num lance q era p matar o jogo e garantir os três pts. Como estamos precisando pontuar,somamos + 1 ,nas ficou aqle gostinho de que os 3 eram possíveis,ahhhhh…se eram! Vamos meu GALO “quiiiriiiidooooo” ??? GALO

  3. Jogo de hoje idêntico ao que fizemos contra o Botafogo; ataca, ataca, erram 37 gols, 3153 contra ataques e mais dois pontos jogados no lixo; comemorar o quê MASSA? O déficit é absurdo, a conta vai chegar pesada, a dívida quadriplicada pelo Kali/Nepomucenol vai chegar aos 600MR; a torcida e sua cegueira vibrando com estádio minúsculo e perda de patrimônio, estamos embarcando em promessas,…

  4. Voltamos ao assunto de estádio. Então, apoio a todos que disseram que devemos fazer estádio para 50.000 pessoas, ou mais. Se vamos vender 50% do shopping, que vendamos 75% e ampliemos a capacidade de 40.000 para 55.000. Outra coisa, Cuca já!

  5. Saudações Alvinegras. Fim do jogo em recife. Galo em franca evolucao. Perdeu muitos gols mas demonstra que o time teve uma grafa melhora. Estou feliz. O Galo melhorou e muito. Bica Bicudo. Invicto a 4 jogos e com jogadores evoluindo.

  6. Ceará e Fortaleza não possuem estádio. O Castelão é mais barato de se jogar que o Mineirão, mas não pertence aos clubes citados.

  7. Não vou discutir aqui a escalação, pois não vai adiantar nada. O Osvaldo que se vire. Quero que os torcedores do Galo, como eu, façam um manifesto para que o futuro estádio do Galo seja , no mínimo, de 50 mil torcedores. O Galo é time de massa e não time médio, de torcida pequena. Pode ser construída uma ‘Geral’, com ingressos popular. Gente, não vamos permitir isso. O Galo é grande.
    Depois, não terá como concertar. A hora, é agora!

    1. É meu caro! Estou nesta “briga” a tempos viu! Vendo a Premier League, obtive mais um dado que impressiona; o Newcastle da cidade de mesmo nome ao norte da Inglaterra, possui um estádio para 52.450 lugares; advinhem qual a população da cidade! 256.000 habitantes; advinhem qual a média público deles! 51.000 torcedores; reforço pela 71a vez; vamos colocar 29 mil ingressos à venda para a massa; descontando aí as cativas, camarotes/áreas vips e 10% do adversário e ainda teremos o rótulo de 2o maior estádio de Minas; ou seria o Parque do Sabiá? Menor ainda que estádios do Santa Cruz, Fortaleza, Ceará, Operário-MT, paraguaiense e outros; temos que propagar esta campanha!! E que falácia tola esta de ingressos populares com esta ninharia a venda hein!!

    2. Depois ficam falando que não teve planejamento. A hora já passou meu camarada. Fazem mais de 4 anos que estão planejando a construção do estádio e você me vem com esta conversa de novo. Acha que é só resolver mudar o projeto para 55.000 pessoas? porque não 100.000 ou 200.000? É só fazer um “puxadim” no projeto e pronto, atende-se aos pedidos de todos e depois vem a turba reclamar que o preço final do estádio com “puxadim” ficou maior que o previsto e começa denovo o tal de “estagiário pra cá e pra lá”. Já escheu esta merda de ficar voltando sempre neste mesmo assunto ultrapassado.

  8. Não nos esqueçamos que Cuca avisou na véspera da estréia do mundial de clubes que iria para a China, ou seja abandonou o time. Nunca me esqueço disso.

  9. Robinho não joga por culpa exclusivamente dele.
    Tomou um cartão bobo ao chutar a bola para fora com a jogada parada.
    Fez de propósito.

    Botafogo perdeu do Vasco.
    Vitória do Galo hoje é importantíssima.
    Se vencermos, ainda teremos o confronto direto para ultrapassar o Botafogo.

    O que você sabe sobre o Cuca para 2018?

  10. Prezados,
    Por enquanto temos que pensar na prioridade. A prioridade hoje é campeonato brasileiro de 2017. Portanto, temos que ir uma coisa de cada vez. Não adianta tentarmos preocupar com 2018, sendo que o futuro ainda não existe. Pois não sabermos qual colocação iremos estar no final do campeonato brasileiro de 2017 e quais as competições teremos em 2018. Por enquanto, devemos esperar os resultados com este time do Téc. Oswaldo de Oliveira e apoiar para que este possa colocar o nosso Galo na melhor posição possível, desejável que seja na Libertadores de 2018. A partir, do resultado analisaremos e tiraremos as conclusões sobre a temporada de 2018. É como dizem por aí: Vamos por partes que nem Jack, o Estripador!! kkkkkkkkkkkkkkkk!!!!

  11. Eduardo e amigalos

    Hoje o Galo terá um páreo duro a tarde contra o Sport. Torcer para conseguir um bom resultado de Recife e que seja a vitória que trará mais confiança a nossos jogadores e comissão técnica.
    Quanto ao Cuca, ele é passado! Hoje estamos com o Oswaldo e portanto devemos respeitar e apoiar o trabalho deste profissional.
    Trocar de técnico novamente é muito amadorismo!
    Vamos Galo! Vai pra cima deles e faz a massa feliz!

  12. Elias não deveria voltar. Com Adilson e R Bernardo temos dois volantes que jogam duro e não dão moleza. O citme do Barro Preto, depois que seu treinaador disse : “não vamos mais tomar tres gols em um jogo”, colocou dois (às vezes tres volantes porradeiros e não levou mais gol e subiu incrivelmente na tabela. Vais ser o vice-campeão.
    ENtão nosso meio campo deve ser Adilson, Roger Bernardo e quem quiser. Menos Elias.

    Só inha opinião.

  13. Eduardo na minha opinião para o Otero entrar nessa escalação de hoje eu tiraria o Valdívia, ele é quem tem destoado do time mesmo na crescente pos osvaldo de oliveira, o Valdícia é muito estabanado e sempre erra no ultimo passe e nas finalizações, além de ser um Cai Cai danado….

  14. Os AmiGalos estão alucinados de raiva pelo Galo B ter levado de 5 do Ipatinga. Eu quanto a mim me encontro rindo à toa após o título do sub 15 vencido dentro do campo de treinamento da máfia com uma virada espetacular, 3×2, depois de um primeiro tempo adverso de 0x2. Os gols dos meninos da Base que domina Minas foram de Mateus e dois de Felipe… Galo B é um projeto pioneiro: não vale a pena enfiar a lenha quando perde: precisamos exaltar quando vence, dando força para o projeto… E ontem aconteceu mais um título para esta Base que é admirada na Europa… Sim. Vou perguntar apenas para fazer hora com vocês que só apontam o dedo na derrota: quantos títulos exatamente o Galinho tem acumulados após vitórias e vitórias em torneios disputados no Velho Mundo?… Não sabem não? Eu também não, só que por motivo diferente: os meus por serem demais as taças, os de vocês por não lhes interessar triunfos…
    Mas nós todos amamos o Galo com um amor incompreensível. Isto é fato. A propósito, ontem o grande Fred Melo Paiva fez uma crônica equiparando Galo e Argentina… Sei que não estou só: sempre nutri uma grande rivalidade com nossos vizinhos platenses, não exatamente por associação à Seleção Brasileira, mas por puro gosto de discordar daqueles caras. Minha antipatia da Argentina era tanta que eu terminei ficando com nojo daquele time racista do sul por eles imitarem em tudo o povo de Buenos Aires… Mas isto tudo foi antes de a Argentina ficar hospedada na Cidade do Galo. Exceto a antipatia pelo Grêmio. Após aquele evento, como num passe de mágica, passei a torcer pela Argentina, inconsciente, incontroladamente… Eh Galo!
    A propósito do nosso Fred Melo, não com uma semana de atraso, que não existe auferimento de tempo para a sadia reflexão, mas já passado o fervor dos comentários, quero, preciso me manifestar a respeito da sua colocação na crônica do sábado anterior… Pelo Amor de Deus, Fred, não!… Sei que você é um literato e que no terreno da literatura tudo é permitido… Eu disse tudo?… Quase tudo, Fred… E lhe digo depressa porque não é permitido tudo na literatura… Você, que se apregoa ateu, embora na verdade não o seja, que ateus não existem, trata-se curiosamente de uma coisa que existe apenas textualmente, de fato não é possível existir… Existe quem detesta as religiões: mas isto não é ateísmo, que Deus e religiões muitas vezes são como casamento e sexo: coisas excludentes… Deus, Primeira Causa, seja qual for o nome entendido por este ou aquele, o certo, indiscutível é que não pode existir efeito sem causa. E se existem causas, é porque existe Causa… Não existe quem possa negar isto: então não existem ateus, de fato…Muito bem, vou encerrar expressando minha opinião sobre o porque não se pode de jeito nenhum afirmar aquilo que você, Fred, grande, genial Fred, afirmou: porque o Atlético, imenso como ele só, pertence ao mesmo tempo a todos: pretos, branco, jovens, velhos, homens, mulheres, ricos, pobres, honestos, corruptos, católicos, protestantes, espíritas, politizados e apolíticos, do mesmo modo que àqueles que detestam as religiões e nesse valente e razoável ódio pensam que são ateus…
    O Atlético é de todos. De todos. E, portanto, daqueles que como eu e muitos outros, têm um medo danado do Desconhecido…
    Pelo Amor de Deus, Fred!…
    E para não permanecer no ar uma dupla possibilidade, aqui vai:
    Pelo Amor de Deus, Fred!… De hoje não pode passar: estufa as redes…
    Eh Galo!

      1. Como fui eu quem levantei esses questionamentos ao Fred Melo Paiva, preciso dizer, que justiça seja feita, ele é sim muito bom. Mas tem sido muito infeliz nos temas. Atleticano gosta da forma da Argentina jogar. Eu torço pelo Otamendi. Honrou nossa camisa, apesar do curto prazo que esteve aqui. Se ele é comunista, petista, ateu e torcedor da Argentina, diga isso na primeira pessoa. Somos religiosos, brasileiros e de bem. Pelo menos a maioria. Ele também é de bem, mas tem se perdido… E não é o maior cronista atual. Meu outro primo é muito melhor.

    1. Caro amigo Bispo, sem querer desmerecer o título do sub 15, até porque foi encima da Marias e na casa deles, mas mais importante do que títulos são os frutos que colhemos nas revelações, pois é para isto que existe base.

      1. Concordo, caro JBHGALO, que junto aos títulos a função da Base é revelar. Mas temos revelado, AmiGalo: Bernard, Jemerson, ótimas vendas… Gabriel, Rocha… Temos um time inteiro de jogadores vindos da Base: Cleiton(Uilson), Alex Silva, Bremer, Rodrigão e Leonan;
        Ralf, Yago, Marquinhos e Capichaba; Pablo e Carlos. Sei que não é nenhuma maravilha, mas isto somado aos títulos, significa que há trabalho… Pode-se melhorar? Claro, e muito!… Então vamos lá: mas sem fixação na parte do copo que está meio vazia… Um abraço, companheiro! Vamos pro jogo!

  15. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Jogo difícil. Ainda não adquiri confiança no Time. Mas a minha torcida é por mais uma vitória e continuar subindo na tabela.
    Manteria R Bernardo e colocaria Otero no lugar de Cazares. Este, juntamente com Fred tem sido as grandes decepções para mim.
    Vamos subir, GAAALOOO.

  16. esse time b atende a quais interesses ? fui ver um jogo aqui em divinopolis deste time , se e que pode chamar isto de time , e vi que se fizer uma seleçao aqui em divinopolis de equipes amadoras ganha deste time b do galo . e uma vergonha .

    1. Pelo que entendi é preparar o time sub 23 para dar experiência a estes jogadores para quando irem pro profissional já tenham experiência. Só que o time disputa jogos contra times profissionais. Acredito que seja esse o propósito do time B do Galo

  17. Bom dia a todos.Vamos vencer e começar a acertar o time para o terminar o campeonato com uma boa colocação.Aqui é GALO sempre.

  18. bom dia Eduardo e massa,que vergonha do time b do galo levar de 5 do Ipatinga,base do galo ea cara do presidente e do diretor da base,fracos e amadores,bom falar agora do profissional vai ser um jogo muito difícil contra o sporte de recife,mais eu acredito que vamos trazer 3 pontos de recife,reage galo,vai galoooooooooooooooooooooooo.

    1. Joaquim Portugal; sejamos mais ponderados nas análises e condenações; este projeto de um time B foi um dos poucos acertos desta diretoria; temos que apoiar, torcida e imprensa deveriam “assumir” melhor este início pra visar um seqüência; quanto ao jogo de ontem, tivemos um jogador expulso aos 30′ primeiro tempo e penalti contra, foram situações que dificultaram, cabe sim uma cobrança na comissão técnica que foi contratada, inclusive explicações; eu sinceramente não entendo porque o Leonan, o meia Marquinhos, goleiro Clayton e outros não estão neste time. Uma nota; vimos ontém os galácticos Fortaleza e CSA jogarem a final da série C para quase 50.000 torcedores; vamos mesmo aceitar a construção do estádio pra 40.000?

      1. Otávio
        Acredito que com trabalho este time sub 23 terá melhores resultados. Se tivesse aparecido um bom resultado, estaríamos aqui elogiando, mas o time é fraco e o Galo está fazendo o correto na minha opinião. Está dando experiência as jovens promessas do Galo. Concordo que está dando vexame atrás de vexame, mas isso poderia acontecer. Agora é avaliar o resultado e mudar para tentar concertar os erros. Acho que o sub 15 ou 17 ganhou do time azul lá na toca está semana e se consagrou campeão da categoria. É por aí! Eu acredito no trabalho! Foi vexatório, foi, mas tem que corrigir e manter o trabalho.

      2. Futuro estádio do Galo, no mínimo 50 mil torcedores com uma ‘Geral’ – para 20 mil torcedores- com ingressos popular. Vamos fazer um manifesto para a Diretoria.

      3. Futuro estádio do Galo, no mínimo 50 mil torcedores com uma ‘Geral’ – para 20 mil torcedores- com ingressos popular. Vamos fazer um manifesto para a Diretoria

      4. Futuro estádio do Galo, no mínimo 50 mil torcedores com uma ‘Geral’ – para 20 mil torcedores- com ingressos popular. Vamos fazer um manifesto para a Diretoria.

  19. A torcida do Galo precisa ser mais realista quanto à situação do time, como o Osvaldo de Oliveira falou o time que foi campeão da libertadores não existe mais, não adianta trazer Cuca porque ele também não vai resolver. O Osvaldo chegou e já deu outra cara ao time, temos que deixar o cara trabalhar!

  20. Bom dia! Temos um jogo importante hoje, mas me desculpem, porque tenho que postar outro assunto. Constantemente venho postando aqui críticas à nossa base, pois entendo que com os recursos e o dinheiro que temos, colhemos muito pouco ou quase nada do que é investido, ao contrário de times, que não tem nem onde treinar, e revelam mais. Prova disto é que os jogadores revelados no clube hoje no time principal, são raros e não a expiram confiança nem do treinador e nem da torcida. Pois bem, já não basta o profissional e agora temos que conviver com vexames do time B, que foi criado para abrir espaço para este pessoal. Até quando, vamos ter que aguentar esta situação? Até quando os incompetentes vão ocupar lugar em nossa base? Temos concentração com hotel 5 estrelas, 4 campos de futebol novíssimos, fisiologistas, médicos, nutricionistas e o diabo a quatro, pra ter este resultado? Hoje com vários jogadores medíocres valendo os tubos, a base seria uma alternativa, mas no galo só que não. E depois não venham reclamar que não se dá oportunidade pro pessoal de lá. Já falei, tanto no profissional quanto nas outras categorias, precisamos de gente com feeling, para descobrir novos talentos, seja onde for; do contrário, estaremos nos iludindo com promessas ridículas como temos hoje no clube.

    1. É, o Bernard, o Jémerson, muito recentemente o Gabriel, também não serviam e eram ridicularizados; o comportamento arrogante da torcida em abraçar somente medalhões, tem pra mim o mesmo grau de culpa de quem dirige as categorias de base do CAM; alguém vindo da base, jamais teria 10% da paciência que a torcida teve e ainda tem com Robinho e Elias por exemplo; jogadores menos badalados também sofrem do mesmo. Eduardo meu caro; Cuca? Vamos voltar a acreditar em benzedeira do mercenário? Somos muito coorporativistas com pseudo-mitos como este treinador e o péssimo humorista Levir, atletas como Pierre, Donizetti, etc.

      1. Caro Otávio, Bernardo, Gabriel e Jemerson são pontos fora da curva. Bernardo foi vendido há 4 anos atrás, ou seja de quatro anos em diante somente conseguimos relevar mais dois jogadores. E ai? Vc acha que o custo benefício é válido? Vá a cidade do Galo e veja nossa estrutura, e compare com os Fluminen C, Vitória e até mesmo o Santos, e veja quem foi mais competente nas revelações. Quanto a paciência, a torcida realmente não está tendo, mas a culpa é dos técnicos e diretoria, que formam times fracos, e no auge da crise colocam estes jogadores como salvadores da pátria. Por isto precisamos de uma reformulação geral e gente que tenha discernimento e competência, para descobri-los e depois lançá-los.

    2. Bom dia JBHGALO, concordo na íntegra com seu comentário, é na base que sempre se formaram os melhores jogadores do Galo, base bem comandada com pessoal que conheça a fundo de futebol e que busque jovens talentos no interior e em outros estados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *