Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Não foi o desejado, mas valeu pelas circunstâncias

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Apesar da vontade do Torcedor de ganhar e da necessidade da vitória para sonhar com a zona de classificação, empatar com o Sport – em Recife – não é um mau resultado. Irritantes, sim, foram as inúmeras oportunidades de virar o jogo desperdiçadas e a apatia nos minutos finais em busca de um eventual gol. Na última volta do ponteiro, ao invés de entrar de maneira aguda na defesa adversária, o que vimos foi uma troca de passes esperando o tempo passar.

De qualquer maneira, apesar do primeiro gol sofrido na era Oswaldo de Oliveira, o time segue invicto com o novo treinador. Só no Brasileiro foram sete pontos em nove possíveis. A mim, aquela opção de deixar Roger Bernardo de fora, não agradou. Ele, depois que entrou no lugar de Adilson, mostrou que pede passagem. Já o nosso volante fixo, de quem também gosto do futebol, precisa ser menos afoito. Seu cartão, bem como o de Fred, foram gratuitos. Adilson abusa em determinados lances de uma eventual passividade da arbitragem. Já Fred, pede a advertência.

O Galo teve chance de vencer a partida, mas o empate não pode e tampouco deve ser desprezado pelo Atleticano. O time pernambucano vive um momento de pressão e sua torcida – a exemplo da nossa – abraçou a equipe. Conseguimos um ponto fora e agora é vencer na quarta-feira e seguir em busca dos objetivos da temporada. Apesar de algumas críticas ao Fred, por postura e até posicionamento em campo, o seu gol mostrou que o grupo tem nele um líder. Mesmo que a jogada tenha sido toda do Otero, a comemoração foi em homenagem ao centroavante. Ficou visível.

Quanto a nós, os Torcedores Atleticanos, sinto que estamos superando aquele momento de muita descrença que dá lugar à esperança. Ainda não diria confiança, mas a insegurança recente parece dar lugar a uma nova realidade. Nesta altura, com segurança, o risco da parte de baixo vai ficando mais distante e o sonho com outra participação na Libertadores parece estar ganhando corpo e alma entre a Massa.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Sobre o time em campo, diria que Victor permanece dando segurança aos companheiros e também a nós. A defesa, em que pese alguns pânicos – especialmente no gol sofrido – esteve bem. Os laterais são os que temos. Gabriel foi preciso e salvou situação pior na partida. Já Felipe Santana, se não foi tão brilhante quanto na última, com a exceção de uma única jogada bisonha no primeiro tempo (a bola passou por ele e foi para a lateral passivamente), deu conta do recado.

Dali pra frente, diria que o meio de campo demorou a engatar e Elias foi o vilão do gol sofrido (em parceria com Rocha que foi obrigado a deixar sua posição para socorrer o miolo da zaga), mas depois o meio campista esteve bem no jogo. Valdívia, com todo respeito e até sentindo sua importância, precisa desamarrar o barbantinho. Até Clayton, que tanto mereceu críticas, já no meio da semana – frente ao São Paulo – cumpriu bem o papel de fechar o lado esquerdo e ajudar Fábio Santos.

Outro dado que considero significativo para aceitar o resultado, sem receio de polemizar, foi o forte calor. Nossos jogadores, quase todos na “melhor idade” – e o treinador já deixou clara a razão dessa opção -, suportaram a juventude do adversário que jogava em casa. Aquele Juninho, que substituiu André, ao lado de outros jovens que estamos vendo por aí, merecia ser observado para o próximo ano. Se ainda não temos diretoria e comissão técnica, alguém poderia antecipar neste “olhômetro”, pois no passado recente perdemos boas revelações.

Por fim, ontem optei por sofrer com o delay da imagem e rádio, para não ter de ouvir comentarista de arbitragem, que ao meu sentir, raciocina contra o Galo. Não adiantou, um amigo me encontra depois do jogo num shopping e – irritado – contou que o ex-árbitro (que nos tirou o título de 1999, por erro imperdoável) já queria cartão para o Adilson antes dos cinco minutos. Interessante, até Adilson cometer a mencionada falta, jogadores do Sport vinham segurando a partida no anti-jogo. Rithely, então… Não mereceram a mesma observação do algoz daquela decisão?

75 thoughts to “Não foi o desejado, mas valeu pelas circunstâncias”

  1. Caros,
    Sobre técnicos: OO veio prá injetar ânimo, tentar empolgar os come quieto na base da experiente eloquência. A dúvida dúvida q fica é justo naquele momento em q sobe a placa de substituição e vc vê Yago e Clayton, fazendo dupla. Qual era a de OO ali? Me lembra o Burro com sorte e se ele, OO, já demonstrou q conhece a Massa, deve saber q sempre teve um coro especial pro burrinho, desde os 90… Cuca tem contra si a marchinha carnavalesca “ah, sai prá lá, lá lá lá, ele nos abandonou no Mundial, tralálálátrá”, um hit dissonante da turma do portão 7, no antigo Mineirão, misturado com a turma da Isménia no 7. E falar q o cara ñ sabe armar um time ñ tem nem a ver com amnésia, mas com cegueira ou má-fé. Tem uns 10 anos q o cara só faz montar bons times, inclusive um Libertador. Digo montar times, e ñ pegar times já montados. Ñ vejo outros, senão entre esses três aí. Prá mim, o mais competente prá montar um time do zero é o mestre Cuca. Levir, e ñ seja por isso, tb debandou pro Japão e prá ele ñ tem marchinha, Levir ñ sabe fazer isso, montar um time, o q sabe melhor é confrontar torcida 3 a 4, no máximo 6 meses, depois de assinar. Se todos os jgs fossem contras as marias, Levir seria eterno. Levir foi o entregador de camisas da CB14. Levir é eterno.

  2. Gente, gente! Vi com muita preocupação a notícia de que o Atlético não enviará representante à audiência na Câmara Municipal para discutir o projeto da construção da Arena MRV. Parece que o clube afirma que ainda não tem um projeto pronto. Não tem? Então como foi essa aprovação no conselho? Esse negócio não pode começar a ficar obscuro. É preciso muita transparência na condução desse empreendimento. Parece que o Nepomuceno está com medo de debater sobre o assunto. Ele deveria ser o primeiro a querer participar. E parece estranho que sendo convidado como secretário, Presidente do Atlético e mais ainda como aquele que vai estar à frente do projeto, ele não queira participar… Olho aberto moçada

  3. Dormi em vários instantes do jogo no primeiro tempo. Para não aguentar o blá, blá, blá global do intervalo assisti 15 minutos iniciais do segundo tempo de Milan X Inter. Foram 15 minutos de jogadas em vertical, chances de ambos os lados, gol anulado e um gol válido.
    Voltei para o jogo do galo. Um campo cheio de remendos, o Galo perdido em jogadas laterais, um bate-rebate medonho no meio de campo, chutões ao leo para o atacante de costas pro gol tentar ganhar na dividida pelo alto e nenhuma tática em prática, nem a do técnico Oswaldo e nem a de nenhum técnico anterior. Parecia um tremendo junta, junta e essa não é só uma característica atleticana, pode-se dizer que é a normalidade no futebol brasileiro.

  4. Salve Eduardo e demais amiGalos!

    Acho que um empate foi um ótimo resultado. Frustrante, é verdade, pelas chances que foram criadas. Mas seguimos com quatro partidas de invencibilidade desde que OO assumiu o comando, e com apenas um gol sofrido. É inegável que o time está progredindo.
    Ontem só não vencemos por um deslize na defesa – que esteve apática em boa parte do primeiro tempo, mas depois se recuperou – e por perdermos oportunidades de virar o placar. Ao menos o Galo tem criado essas oportunidades, e não é mais aquele time morto em campo.
    Aleluia! Fred finalmente marcou. Espero que continue marcando gols, pois vamos precisar fazer o máximo de gols possível para terminar bem essas últimas dez rodadas.

    Ontem foi falado na transmissão que o Cazares seria o cara capaz de mudar o rumo do nosso time, e que por isso estava devendo muito. Discordo. Cazares não é nem nunca foi esse cara, e eu já parei de contar com esse jogador há muito tempo. O gol que ele perdeu ontem é a prova disso. Precisamos de um craque de verdade, e não de um que viva de lampejos. Lampejos não são suficientes.
    Nesse sentido, gostei muito do Otero no jogo de ontem. Não é nenhum gênio, mas chamou a responsabilidade, jogou com raça e não foi omisso, coisa que o seu companheiro equatoriano nunca fez enquanto esteve no Galo. Também não acho que Otero seja “o cara”, mas ele certamente será muito útil para nós nessa última sequência do brasileiro e no ano que vem.

    Enfim, que venham logo os 45 pontos! Acredito que libertadores seja possível, mas o time precisa de uma reação imediata se quiser disputar o torneio continental.

    Saudações alvinegras!

  5. O Pinduk Cassino é mediador e árbitro dos comentários por aqui, tudo ele analisa e dá seu veredicto, incrível! Ele sabe e comenta de tudo que diz respeito ao comentário dos outros. O atleticano não se entende de jeito nenhum, “reino dividido não prevalece”, está escrito. Ratifico: o Cuca já era para ter assinado com o Atlético.

  6. Nada a comemorar , a não ser as notícias mais consistentes vindas da cidade do Galo de que a chegada de cuca em 2018 ganha força com a nova diretoria e a grande maioria do conselho , amplamente favoráveis a sua contratação. Queira Deus, desde Levir , estamos órfãos de treinadores de verdade , que conhecem o métier.
    O jogo de ontem , na minha opinião , foi um péssimo resultado , mostrou o que vemos o ano todo: erros de finalização , erros de contraataques que poderiam ser fatais e que fred cazares e valdivia desperdiçaram , e o pior , muito pior foi ver no final da partida , cera para segurar empate , conformismo injustificado de um time que precisa pontuar , pontuar muito ; muitos times lutando para a libertadores , e o nosso, o vacilão de sempre.
    Esta nova diretoria , devia , antes de tomar posse , mostrar a estes descompromissados o peso de ficar fora de uma libertadores , o custo para o clube.

  7. Olha, em circunstâncias normais, empatar com o “Ispoti” dentro da Ilha não é mau resultado; ano passado foi muito pior, pois vencíamos de 4 a 2 e o time do Marcelo Oliveira tomou o empate e quase a virada no final! O problema é que em termos de tabela, foi péssimo, pois quem estava acima, com exceção do Curica, ganhou e quem estava abaixo, com exceção dos componentes da zona, ganharam tb, apenas Chape e Ponte perderam. Com isso, se estamos a seis pontos da temida zona, estamos tb a cinco do G7 e só faltam dez rodadas. Se na quarta, jogarmos sério e não acharmos que vamos golear a Chape ou ganhar na hora que quisermos, provavelmente somaremos mais três pontos e chegaremos – assim espero – com sangue nos olhos para fazer o lado de lá tremer mais uma vez no domingo! Que o time melhorou com Oswaldo de Oliveira até cego vê. Joga com mais vontade e tem mais cara de time e não de junta-junta de pelada, dos tempos dos dois RMs que foram tarde!!! Até o Fred saiu da inhaca e fez um gol, dos que não costuma perder, mas que sistematicamente estava perdendo todo jogo! Cazares é caso de psiquiatra, só pode! Robinho, quem diria, fez falta apesar do bom jogo do Otero! Valdívia e Elias, especialmente o primeiro, ainda não justificaram a contratação. Luan apesar de não ser o mesmo ainda faz falta e a defesa voltou a falhar depois de três jogos. Aquele gol dava pra ser evitado pela zaga, pelo Rocha e até pelo Victor, que pra variar, apesar dos milagres, está quase sempre mal-posicionado! Para 2018, treinador de goleiros tb precisa ser renovado! Dispensem o Uilson ou o emprestem e tragam o goleiro do Mequinha, muito bom ou o Douglas do Avaí para fazer sombra ao santo! Falta mais 8 pontos para pensarmos somente na Libertadores e mandar marias e outros secadores para a Tonga da Bironga!!!

  8. Ainda confio na vaga para a Libertadores. Seis vitórias nos levam à vaga no G7, com certeza. Um aproveitamento de 60% apenas. Até aqui o time com o Oswaldo está acima disso. Essa semana é muito importante. Agora, tem coisas que o treinador tem que fazer. O Cazares está precisando de um “chá de banco” tem muita qualidade, mas parece que não está nem aí… Otero no lugar dele. Robinho vai voltar com certeza é acho que o Roger Bernardo está pedindo uma vaga, né? E acho que o Elias precisa ser lembrado que o Galo é muito maior do que ele. Acho que ano que vem as coisas serão melhor conduzidas. Coisa legal é ler a coluna do Jaleco C, quando ele diz que o Nepomuceno não vai concorrer à reeleição, por um apelo da família. Ele não aguentou a pressão. O sucessor já vai entrar sabendo que a Massa não vai tolerar essa “passividade” novamente. Por isso acho que teremos uma temporada melhor. Vai Galooooo! ?

    1. Perfeito comentário!
      Precisamos de um presidente com personalidade ano que vem. Muitos dos dissabores que enfrentamos esse ano foram causados pela falta de atitude dessa diretoria, a começar pelo Nepomuceno.
      Pra cima deles, galooo!

  9. boa tarde Eduardo e massa,eu disse aqui varias vezes e repito,falta 8 pontos para nos livrar da degola,nao espero mais nada destes jogadores folgados,velhos e cansado,o Osvaldo pouco a pouco esta melhorando a equipe,que chega o fim do ano e fazer uma limpeza nesta equipe,vai galoooooooooooooooooooooooo.

  10. Boa tarde, Eduardo e amiGalos. Desde o jogo contra o São Paulo é perceptível o salto de qualidade do Galo em relação ao pífio resultado apresentado até então. Na verdade, desde a chegada do Oswaldo de Oliveira deu para perceber uma mudança positiva no comportamento da equipe mas na quarta-feira passada vimos, ou pelo menos só eu vi, uma real evolução do time. Ainda não acho que seja o ideal, mas estamos perto de alcançá-lo.

    Estou feliz por ver o Fred voltando a marcar mas, se os jogadores vêem nele um líder, ele precisa melhorar o comportamento em campo, mais uma vez tomou um cartão bobo que poderia ter sido evitado. Achei muito boas as atuações de Adilson, apesar do cartão que também dava para ter sido evitado, Otero e Felipe Santana, exceto por aquele lance estranho em que ele cedeu um lateral de graça em uma bola totalmente alcançável, Cazares mais uma vez alternando entre bons e péssimos momentos, Valdívia ainda devendo bastante, apesar de não ter feito uma partida ruim e, novamente, o time errando passes demais, principalmente naquele lance que o Fred errou o passe que deixaria o Rocha sozinho na grande área e poderia nos ter deixado com os 3 pontos na bagagem. Enfim, se não coube a vitória, não acho o empate um placar desastroso devido às circunstâncias da partida e a adaptação e evolução que o Galo está passando.

    Saudações alvinegras a todos.

  11. O que Gustavo Blanco vai render ao Galo? O tempo dirá! Mas o tempo está passando e nada de Gustavo! Meodeos! O que acontece no Galo?

  12. Não gostei do jogo e muito menos do resultado. O time mais uma vez foi mediano e errou muito, jogadores como Valdivia, Fred (apesar do gol), Elias e outros, muito abaixo da crítica. Discordo demais do título do post, se tem algum motivo por resultado não ter valido a pena, foi justamente pelas circunstâncias. Fazemos péssima campanha; jogávamos contra um dos piores times do campeonato; o adversário logo acima (urubu), venceu e se distanciou; o adversário logo abaixo (vasco) nos ultrapassou; ou seja, o resultado DEVIDO AS CIRCUNSTÂNCIAS, foi péssimo! Me chamou a atenção de forma negativa, o marasmo e a moleza com que os jogadores tocaram a bola de lado nos instantes finais do jogo, com o time precisando da vitória. Se eu estou dentro do campo, todos tinham tomado um grande esporro. Sangue nos olhos, moçada! SAN

  13. Valdívia não está dando conta do recado, talvez seria hora de acionar Otero ou Clayton e deixar o Poko no banco. Cazares muito displicente e afoito. Precisa de acompanhamento psicológico.

  14. Boa tarde Eduardo e massa atleticana!
    O melhor seria a vitória, mas o empate não foi ruim de tudo. Tivemos muitas chances para virar o jogo e sair de lá com os três pontos, mas por falta de capricho do ataque não tivemos êxito, principalmente o Cazares que só quer fazer gol de placa, onde poderia dar um pombo sem asa e marcar aquele gol, preferindo dar um totozinho por cima e perder. Até agora o técnico Oswaldo de Oliveira está fazendo um bom serviço, pois em 9 pontos possíveis ganhou 7, com dois jogos fora e um em casa. Vamos sempre empurrar o time daqui pra frente, conseguir os pontos possíveis e pensar sim na sexta vaga consecutiva à libertadores, pois é muito possível. Que na quarta venha mais 3 pontos com a torcida apoiando e ir batalhando cada vez mais rumo ao G-6 ou até mesmo ao G-4, pois não tem nada definido até aqui. Saudações atleticanas!

  15. Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!
    Concordo que o empate foi um bom resultado dentro das circunstâncias. Todavia, os reflexos na tabela de classificação foram desastrosos e continuamos amassando o barro sem sair do lugar. Está difícil de conseguir uma boa sequência de vitórias que possa dar credibilidade ao Galo nesta temporada.
    O Time ainda não me convence e não vejo evolução que possa trazer-me confiança. Acreditar em Libertadores é utopia, mas tenho a convicção que ficaremos longe da zona da degola. Tem outros times que estão doidinhos para disputar a Séria B em 2018.
    É irritante também ver a displicência dos jogadores de ataque ao desperdiçarem algumas oportunidades claras de gols. Voltou a síndrome de levar gols logo nos minutos iniciais de jogo.
    Ano perdido, que venha logo 2018.
    Eh Galo, que dureza!

  16. Por favor, me expliquem o posicionamento do Marcos Rocha no gol do Sport.

    O Fred é muito inútil.
    No segundo tempo, era só virar o jogo que o Marcos Rocha entrava livre.
    O Fred abaixou a cabeça, segurou a bola e deu passe errado.
    Sem contar os gols perdidos.

    Ficar atrás do Vasco é campanha ridícula.

    Marcio Resende de Freitas deu os Brasileiro 99 e 2005 para o Corinthians.
    Como prêmio, trabalha na Rede Globo.
    Sem contar, que já anulou 3 gols do Galo em um clássico. Depois arrumou desculpas esfarrapadas para anular os gols. Anulou um gol porque apitou 3 minutos antes do Renato Gaúcho sair da intermediária, invadir a área e fazer o gol.

    1. Facinho de explicar: É só o Elias perder a bola na saída dando ela de graça para um jogador adversário postado na meia lua da área do Victor. O resto é um monte de gente correndo para tudo que é lado tentando recuperar a bola e o goleiro não conseguindo fazer um milagre normal desta vez.

    2. Marcos; talvez você não tenha atentado para o ocorrido no lance; o Elias entregou a bola ao adversário na saída de bola, nossa linha defensiva estava saindo, o Diego Souza pegou, enxergou o atacante e enfiou a bola, este concluiu muito bem! Aliás, o Elias e o Valdivia não produzem hein!! Participam do jogo, mas não traduz em resultados esperados deles!

  17. Acho que esse projeto do Galo B vale a pena, desde que troquem a direção da base. Precisamos de ousadia. Contratar jogadores de base. Jogadores jovens que se destaquem em categorias inferiores. O investimento é baixo. Se conseguir firmar um jogador acima da média para o time principal, já paga todo o investimento da temporada. E ao menos reservas melhores e mais baratos, o time principal pode extrair do time B. Estamos fazendo o caminho inverso. O Flávio que foi o herói da Copa do Brasil Sub-20 escapou pelos dedos desses diretores incompetentes. Nesse aspecto as marias estão bem mais espertas. Contratam muito para a base. Agora com a possível criação do Brasileiro Sub-23, um time B precisa ser trabalhado com mais seriedade.

    1. Concordo Paulo, já comentei aqui que o Araxá faz bela campanha pelo sub20, 10 pontos a frente do Galo, com certeza tem bons jogadores no gansinho e aposto que nenhum vai vir para o Galo.
      Já comentei sobre o meia camisa 10 Renatinho do Paraná Clube joga muito, tem 25 anos 42 jogos e 17 gols em 2017, seu contrato acaba em Dez 2017 ou seja viria DE GRAÇA.
      O Keno que arrebentou no jogo do Palmeiras ontem, jogava no Santa Cruz e foi comprado por 3 milhões de reais.
      No Paraná clube ainda tem o Atacante Robson e o Zagueiro Eduardo Brock como bons jogadores promissores.
      Esses são só alguns exemplos mas agente não vê esse trabalho no Galo, muitos craques vieram de times pequenos como, Rivaldo jogava no Mogi Mirim, Roberto Carlos no União São João, o Fenômeno no São Cristóvão, etc
      Acho que enquanto o André Figueiredo estiver no Galo não vai mudar muita coisa não.

  18. Bom dia massa! Nos jogos sob o comando do Oswaldo de Oliveira, pelo menos o time tem cara de time. Criamos chances de gol nos dois jogos, mais do que em todo o resto do Brasileiro sob o comando do Roger e Micale, em que o time ficava tocando a bola, tocando a bola e nada de criar chances. Tirar o Yago do time foi a melhor coisa que fez. O time está jogando mais simples e objetivo, sem muitas firulas. Tá dando mais confiança! Concordo com o Jorge Chagas, time que toma pouco gol fica difícil de perder. Não acho que exista a perseguição que o Eduardo fala. Ruindade mesmo. Prova é, que o time que teve mais penaltis marcados foi o Galo. Para o ano que vem uma boa renovação e rejuvenescimento do time. Dá-lhe Galo!

  19. Lembrando que o Time B deu mais um vexame, no sábado tomou de 5×1 para o Ipatinga.
    O projeto desse time B é válido na minha opinião, desde que não fique perdendo tempo com jogadores que não tem a menor condição de jogar no Atlético.
    E esse time é muito ruim não aproveita quase ninguém é fazer uma limpa e trazer novos jogadores, tanto para o time B, quanto para o elenco principal, precisamos de contratações.

  20. Eduardo,faço corro a sua colocação com relação ao comentarista de arbitragem,que acompanha os jogos do GALO, melhor não o ter. Na verdade com isenção somente o Bob Faria é quem faz as devidas intervenções de resto os outros são sofríveis,mas realmente o de arbitragem se supera em má vontade e percepção para o fatos acontecidos contra e a favor do GALO, ele só não é pior, por não ter o apito em mãos como mo passado, pior será se ele vier a ser arbitro de video.

  21. Concordo muito com o que disse o Gustavo Almeida acima; nosso ataque é o responsável pela péssima campanha neste campeonato; temos o 13º pior ataque e a 7ª melhor defesa, não precisa dizer mais nada; quando digo ataque, não apenas o Robinho (pior do trio), Fred, Rafael Moura e até o Cazares; somente em penalidades, este quarteto errou 5, dos quais, deveríamos ter somado 5 ou 7 pontos; acrescento também os demais atletas; lamentável o que o Elias, Adilson e Valdívia fizeram ontem ao concluir jogadas de gol absolutamente fáceis para jogadores profissionais de ponta que são! Quanto ao título do post do blogueiro, questiono; como assim pelas circunstâncias foi bom resultado? Estávamos com o time completo, a exceção do Luan que talvez poderia contribuir com algo entrando num 2º tempo; não tivemos atleta expulso; enfrentamos um adversário em crise e pressionado; erramos uma “penca” de gols; nos distanciamos do tal G-7; sinceramente não entendi caro Eduardo! Mudando um pouco de assunto, e o planejamento para 2018 hein? Na europa, é fato normal antecipar ao fim da temporada e já traçar objetivos, mudanças, estrutura e metas para o ano seguinte; como vivemos numa ditadura “burra” e às vezes ignorante dentro do clube, onde tudo é gerido da forma que lhes convém pela turma do prefeito, e portanto já sabemos quem será o novo presidente, já deveriam estar se movimentando; em tempo; abaixo estádio de 41.800 lugares; ingressos à venda pra massa, 29.600! Abraços!

  22. Caríssimo Eduardo, no seu comentário me chamou atenção sua referência ao “olhômetro”, os olheiros do Atlético deixam muito a desejar, há muito tempo o nosso Galo não contrata ninguém que preencham a nossa espectativa, ou, revela alguém da base com acerto. Caras nova. Sem investimento caro, Deveríamos ter pessoas competentes nesta área, jogadores aposentados, técnicos de várzea capazes, recentemente tivemos um exemplo que deixamos escapar para o Santos, Bruno Henrique do Inconfidência da Concórdia e, muitos outros que são vistos por olheiros de outros Estados. Saudações á Nação Atleticana.

    1. Dilson, boa observação; apenas gostaria que nos atentássemos para a “profissão”, OLHEIRO; isto não existe mais, isto praticado naqueles tempos em que os clubes sentiam-se obrigados a dar emprego a ex-jogadores falidos e barrigudos; hoje em plena era digital, profissionais qualificados e atualizados saem da europa com todas as informações do lateral reserva do Peru num sulamericano sub-17; e por isto, levam Falcão Garcia, Soares, Deco, Huck, Cavani, James Rodrigues, Valencia, Icardi, Dybala, Douglas Costa, Maicossuel, Ederson goleiro da seleção, Firmino, etc.

      1. Otávio, boa tarde!
        Mesmo em plena era digital, os nossos “Olheiros” continuam míopes e não enxergam um palmo além do nariz. Este também é um quesito que deixam a desejar.
        Saudações

  23. Devo ter assistido outro jogo. O Sport, time limotado, também teve chances de fazer gols. Ao blogueiro, sugiro que procure um psicólogo para lhe livrar da “mania de perseguição” de árbitros e comentaristas. Otero e Luam são jogadores de um tempo só. O meio de campo deve ser formado por Bernard, Adílson e Elias. Cazares é banco. Yago, Clayton e Alex Silva, são para time de 2a divisão.

    1. Jogar com 3 volantes caro torcedor, aí é que não vamos fazer gols em ninguém. Mesmo jogando com dois volantes temos tomado poucos gols e tá jogando hoje no 4-2-3-1 tá sendo muito satisfatório até aqui, faltando o ataque caprichar mais, que vamos ter bons resultados daqui pra frente.

      1. Concordo. Também nunca gostei de três volantes. Só teve dois jogos esse ano que jogamos bem com essa formação: finais do mineiro contra as Marias.

  24. Caro colega jornalista Eduardo. Você que é tão crítico da Globo, o que achou da emissora colocar um áudio em MP3 da torcida do Atlético MG cantando no meio do jogo? Você achou isso certo? Responda como jornalista que é.

    1. Acho que houve um problema na transmissão do áudio da torcida no estádio, por isso puseram a gravação. Aí você vê o nível de qualidade nas transmissões da globo. Foi muito tosco.

  25. Em tempo. Depois da magra vitória sobre o SP, todos animados e eu postei aqui que não era motivo para ânimo algum. Como animar com um ataque desses? Contra o SP um gol de penalti. Contra o Sport, um custo para fazer um gol. E ainda o Burrosvaldo põe o Elias, que já manifestou o desejo de ir para outra equipe. Ou seja, compromisso zero com o Galo.

    1. Prezado,
      Discordo de você. O Problema do Galo foi o ano todo, com a falta de planejamento da Diretoria. O técnico atual não tem culpa, está tentando trocar os pneus com o carro andando. Além disto, ele não conhece a maioria dos jogadores do seu elenco e não se pode concluir que um jogador é melhor que o outro, apenas analisando uma partida. O erro Crucial deste fracasso é da nossa Diretoria, que não contratou um verdadeiro Diretor de futebol,para planejar o ano. Até uma criança sabe que trocar de técnico de três e três meses é pedir para cair para a 2a divisão, vejam o caso do Inter no ano passado. Veja também o problema que houve com a seleção da Argentina, que só não foi eliminada porque tem um Gênio em campo chamado ” Messi”, se não o tivesse estaria hoje fora da Copa do Mundo da Rússia 2018.

    2. Caro atleticano João Reis, respeito o seu comentário, mas qual será o técnico que vai te agradar? O Oswaldo chegou há pouco mais de 15 dias e está invicto, pontuando 7 de possíveis 9 pontos, em apenas três rodadas, sendo duas fora de casa. É muito cedo para criticar e pelo pouco tempo que veio, está fazendo muito mais que os dois estagiários que aqui passaram. O Elias não é jogador para ficar no banco para Roger Bernardo, tenha paciência caro torcedor! Jogar com 3 volantes contra um Sport que é fraco já é demais. Acho que pode até dar uma chance ao Roger Bernardo, mas não tirando o Elias e talvez o Adilson que tá muito afoito nas faltas e levando cartões bobos. Temos que prestigiar o Oswaldo, pois é ele o nosso técnico e até agora não decepcionou, fazendo o arroz com feijão e até aqui com uma pontuação excelente. Temos é que apoiar e não ficar desmerecendo o cara. Menos! Esquece o presidente e vamos apoiar o nosso Galo, pois ele vai passar e o clube continuará.

  26. Bom dia, Eduardo. O Roger Bernardo jogou muito bem contra o pequeno time azul. E o que ele ganhou com isso? Seu xará ,o Machado, o pôs no banco. Contra o São Paulo ele foi eleito o melhor em campo, e o que ele ganhou com isso? O Osvaldo o colocou no banco. Agora vocês estão vendo porque por onde passa ele tem o apelido de BurrosValdo, é a cara do aprendiz de presidente do Galo.

    E o ataque? É ataque de raiva, de irritação, ataque de nervos. Mas o aprendiz de presidente está feliz, já conseguiu uma empreiteira para financiar a campanha dele.

  27. Esse “Bom senso” é uma piada de mau gosto, mesmo. O Kalil tem toda razão. O calendário do futebol brasileiro precisa ser mudado, mas para se ajustar aos clubes. Jogadores ganham salários astronômicos e agem como se fossem explorados. Tenha dó. Alex, Paulo André e outros deveriam falar sobre o desrespeito que a maioria dos atletas tem pelos times que pagam seus salários. Pelas torcidas que choram quando eles são displicentes em campo e isso provoca a derrota ou mesmo a perda de títulos… Vão catar coquinho!

      1. Otávio, seu comentário foi irrelevante desta vez. Agressivo e sarcástico ao extremo. Seria melhor não ter comentado ou passar a respeitar o comentário dos outros.
        Eu mesmo acho que o Kalil tem razão, mas também acho que sua posição de ser contra é válida. Mas você perdeu a razão ao ser tão cínico.
        Aqui somos todos pelo Galo e não precisamos agredir-nos como fazem as enrustidas.

        1. Assumo a arrogância; a faço pelo fato de odiar toda e qualquer unanimidade e ou “beatificação” do ser; entendo que estamos, nós mineiros, nos adendo à ignorância e submissão a esta; não voto em BH, mas talvez tivesse votado na ignorância (da racionalidade) em objeção ao retorno do coronelismo burguês do príncipe; concordo novamente e o fiz intencionalmente pra provocar o debate e o questionamento; eu como cidadão comum não posso rejeitar a opinião do colega, mas o agora GESTOR público pode fazê-lo e sempre o fez em toda sua vida de forma desrespeitosa e ainda recebe como punição, a idolatria e glorificação deste povo; somente isto! Obrigado pela “deixa”!

  28. Bom dia…Eduardo, acho que a maior mudança é que o time deu uma encorpada, não tá fácil tomar gol, e time que não toma gol fácil, não perde fácil. Poderíamos ter ganhado o jogo, mas é vida que segue. As próximas duas rodadas serão cruciais para as pretensões de libertadores. Espero os 6 pontos e praticamente deixamos de pensar embaixo e olhamos apenas para cima da tabela.
    Saudações…

  29. Salve Massa!!!
    O banco de reservas está implorando pelo Sr. Juan Cazares. Disparado o pior em campo nos últimos jogos. Sonolento e preguiçoso demais, não dá pra ficar esperando uma jogada individual do cara o jogo todo e quando teve a oportunidade de matar o jogo, quis enfeitar e perdeu um gol claro.
    Valeu Cazares, volta pro Equador e leva o Erazo contigo!

  30. Essa preocupação sobre o cansaço do time não pode existir, essa semana. Nosso elenco não é feito de garotos, na maioria, no entanto, viemos de duas semanas cheias e nesses próximos jogos o time não vai viajar. São atletas, ganham uma fortuna e tem todo o departamento de preparação física ao seu dispor. Na outra semana teremos folga a semana toda. Somente no domingo, vamos receber o Botafogo. Então essa não pode ser uma desculpa para maus resultados. Vamos dar sangue… Queremos raça! Vai Galooooo! ?

  31. Bom dia
    Resultado bom (sport na ilha, jogo fora de casa), mas poderia e deveria ter sido bem melhor. Fred até que enfim fez gol. Mas até se quisesse errar aquele gol ontem, ele faria. É a função dele, como alguns dizem: o “especialista”. Mas errar aquele gol que o Cazares deu pra ele e desperdiçar um contra-ataque com passe bisonho, são coisas normais pra esse jogador supervalorizado pela mídia mineira e por alguns torcedores. Infelizmente, Libertadores ano que vem acho bem difícil. Precisamos de 7 vitórias em 10 jogos. Só nos resta torcer pro G-7 virar G-8 ou G-9, assim sim. Mas também acho muito pouco provável. Enfim, temos que planejar 2018. Se OO terminar o ano nessa pegada, mantem ele pro ano que vem. Se não, arrumar um bom técnico (Abel, Jair Venturar) e não contar com sorte/preces como Cuca (a não ser, que venham de volta R10, Tardelli, Jo, e Bernard)

    1. Jair Ventura e Roger Machado são o mesmo do mesmo. Abel até é um pouco melhor que o Oswaldo mas também é o mesmo do mesmo.
      Se não gosta do Cuca, na minha opinião, sobrou só o Marcelo Gallardo do River Plate.

      1. Caro amigo atleticano,

        Jair Ventura PODE ser um “Roger Machado”, sim. É uma aposta, também. Mas não tem como negar o excelente trabalho que vem fazendo com o botafogo. Gallardo bom nome, mas PODE ser o mesmo do mesmo D. Aguirre, não? Não apostaria em técnico estrangeiro. Além disso, Gallardo, assim como RM e JV, vem fazendo 01 único grande trabalho em um clube que conhece bem. Quanto ao Cuca, agradeço pelos trabalhos prestados, mas tenho 02 ressalvas:
        1. não tem outro estilo de jogo, somente o Cucabol. Chutão pra frente pro centroavante desfiar p/ os pontas
        2. se apega demais, em excesso, a superstição e crendice. Sem trabalho, isso não dá resultado.
        Por fim, se no fim do ano, o time mantiver o padrão que vem mostrando com OO, prefiro que mantenha ele p/ ano que vem

        1. Vai me desculpar Danilo, mas comparar o Gallardo com o Aguirre é triste. Um foi treinador do Nacional do uruguai (campeão uruguaio) e campeão libertadores, copa sul-americana, Recopa, Supercopa euroamericana e o outro só foi vice da liberta.
          O Roger também fazia um excelente trabalho com o Grêmio e o Abel ta fazendo um excelente trabalho no FLUC (se não me engano tá no Z4).
          Até concordo em não trazer o CUCA pois ele nos deixou na mão no mundial, mas Roths e Luxas não dá mais para engolir.
          Não seja xenófobo. Do jeito que fala só existe o Levice para nos salvar.

          1. Xenófobo??? Tá de brincadeira, né. Acho que os exemplos de técnicos estrangeiros no Brasil nos mostrou que nenhum deu certo ate agora. Acho técnicos estrangeiros até mais capacitados que os nacionais.
            Não comparei Gallardo com Aguirre, quanto a capacidade de cada um. Mas do mesmo jeito que vc afirma que o Jair Ventura não daria certo pq tem carreira semelhante a do RM, podemos dizer que o Gallardo e Aguirre são a mesma coisa por serem estrangeiros.
            Não quero o Cuca pelas razões elencadas. Quanto a proposta da China, apesar de achar que foi trairagem dele, não o culpo, já que é profissional, a proposta era irrecusável. Amor ao time quem tem é torcedor e só.
            Não quero ser dono da verdade, nem te convencer sobre meu ponto de vista. Do jeito que fala só existe sua opinião como certa.
            Abraços

  32. Eduardo,

    O ataque do Galo ta sendo o ponto negativo do ano. Um ataque tão caro, para ser tão ineficiente.
    Por isso, para mim já deu Robinho e Fred….É o que temos para o ano, mas temos que já avaliar outras alternativas para ano que vem, ja!

    1. Concordo Gustavo!

      O que faz nosso time parecer pequeno para alguns (principalmente os de fora) é justamente esse comodismo de que “não foi o desejado mas valeu pelas circunstâncias”.

      Hoje acessei o jornal Hoje em Dia e li na capa: Fred marca e se aproxima da marca de Romário.

      Só pode ser brincadeira. E é justamente esse desvio de foco, como o título da matéria que faz o Galo ser menor do que deveria e poderia ser.

      A torcida apoiar é uma coisa, agora usar desse velho argumento de que a torcida do galo apoia o time em qualquer circunstância, para botar “panos quentes” nas atitudes e na conduta preguiçosa dos jogadores é fazer o torcedor atleticano de palhaço.

      Eu apoio sim! mas o time do galo gastar o que gastou esse ano, o mínimo que eu espero é um comprometimento absurdo dentro de campo, e uma colocação entre os 4 primeiros. MÍNIMO!!!

      Se vc é atleticano e acha que está “valendo pelas circunstâncias”, não reclame então de resultados medíocres, esqueça o que vivemos em 2013 e acostume-se com o passado, porque ele será nossa realidade.

      1. Carlão, concordo com você. Já disse aqui outras vezes: a imprensa mineira defende e supervaloriza o Fred. Teve 2 oportunidades para nos dar a vitória: jogada do Cazares que ele furou na conclusão e ao matar um contra-ataque com um passe bisonho. Um “especialista” não pode errar dessa forma.
        Gustavo, o nosso ataque está decepcionando mesmo. Só ficou com uma pequena dúvida quanto a abrir mão do Robinho. Com OO ele vem mostrando sinais de recuperação. É um jogador diferenciado, sim. Talvez dependendo do seu rendimento até o fim do ano, possamos contar com ele pro ano que vem. Quem sabe, renovar com um contrato por produtividade.

  33. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. Em vista do que o Atleticano vinha assistindo e todo o desprazer que este time estava nos provocando. O resultado e a postura do time foram sim de esperanças e até alegria. Ontem quando cheguei à casa do meu pai, já estavam lá 3 tios meus. Que a muito eu não via. Sabe porque? Porque o Galo melhorou a olhos vistos, assim disseram. E o jogo comprovou isto. Time bem montado, bem definido em campo as tarefas de cada um. E os jogadores com raça com gana e vontade de ganhar. Isso que está fazendo a diferença. Apesar do empate saímos todos satisfeitos, e com esperança de que novos dias virão. Pois o pesadelo do descenso vai ficando cada vez mais distante e esquecido por nos. Todos em busca da semana perfeita. Vitória contra a Chape e encerrando com um empate contra as meninas ou quiça vitória. Bica Bicudo.

  34. Bom dia, Massa!
    Baita resultado, embora frustrante, pois se a pegada fosse a mesma do jogo contra o São Paulo, com certeza sairíamos com a vitória.
    Comparando a partida de ontem com as outras últimas 1000, o cone ontem foi um gênio. Dominou bem a pelota, trabalhou bem de pivô e ainda fez o que se espera dele, o gol.
    OO que vem surpreendendo positivamente, falhou ao escalar o time sem o Roger Bernardo. Ao meu ver, o volante já tinha se escalado pela partida que fez contra os bambis. Era pra entrar com ele, Adilson e Elias, deixando Cazares, Otero ou Valdívia pra entrar no segundo tempo, mas…vida que segue.
    Só vou pensar em G 7 se porventura conseguirmos entrar lá. Faltam 8 pontos pra afastarmos o fantasma.

  35. Bom dia, Eduardo, AmiGalos e infiltrados. No time, vejo o quanto faz falta as atitudes do Luan e do Otero. Com eles não tem esta de se omitir, dar um passe previsível e seguro para o companheiro próximo, este muitas vezes bem marcado. Vão para cima! Perdem a bola muitas vezes, mas criam oportunidades, ao invés de rolar a bola até esta chegar na defesa no sufoco e sair chutão para a frente. A troca de passes é necessária, mas deve ser objetiva, e não uma desculpa que usam os medrosos e descompromissados para não assumirem responsabilidade de criar jogadas. Vamos nos recuperar contra a Chape. Faltam 10 rodadas, 30 pontos a disputar. Com 7 vitórias chegamos na Liberta de novo. Não é impossível.

  36. Que termine 2017 e venha logo 2018 para o nosso Galo, com outro presidente, outro técnico, outros jogadores e outra mentalidade da nossa torcida.

    O time do Sport Recife é o 19o colocado do returno do Brasileirão. Isso mesmo: penúltimo colocado, em franca descendência, como é habitual nas atuais equipes do Luxemburgo.

    Nesse contexo, e considerando a disparidade técnica e salarial entre as equipes, e o grande número de pontos perdidos em casa no campeonato, era fundamental essa vitória fora. Isso independentemente de qualquer circunstância, aspecto em que discordo totalmente do prezado colunista.

    Vale lembrar que até mesmo a medíocre 7a colocação (que leva só para a pré-Libertadores, e não para a Libertadores) ficou distante com o péssimo resultado de ontem. Sem uma arrancada de três, quatro vitórias seguidas, será impossível chegar a esse prêmio de consolação meia-boca que é a inchada pré-Libertadores.

    É muito pouco para o terceiro elenco mais caro do Brasil, que tanto prometeu, mas tão pouco nos entregou neste ano.

  37. Bom dia a todos. Mais uma vez de acordo com as considerações do xará, realmente me parece que o time tomou corpo, melhor distribuído em campo e mais organizado agora o Casares perder aquele gol foi terrível não pode acontecer ainda mais jogando fora de casa e contra um time perigoso e rápido. Ganhando da Chape na quarta aí sim esse resultado de ontem pode ser considerado satisfatório. Então quarta é vencer, vencer, vencer. Saudações atleticanas.

  38. Bom dia Eduardo e Massa! O Osvaldo de Oliveira, felizmente, está cumprindo a missão que lhe foi dada. O empate contra o Sport não é um mau resultado, pelas circunstâncias do jogo, como você bem disse. Mas, mas… Além de nos aliviar, os resultados recentes nos autorizam a pensar seriamente em 2018. Não dá para pensar em um novo ano de retomada das conquistas com alguns erros recorrentes… Plantel envelhecido, carências de jogadores em todos os setores, má preparação técnica e física, falta de diretor de futebol, entre outros. Por isso, entendo que o Sette Câmara precisa urgentemente a iniciar o planejamento do futebol do Galo, tão negligenciado neste ano. Há que se tomar medidas do goleiro ao ponta esquerda. Definir um bom reserva ao Vitor, capaz de realmente fazer sombra e tirá-lo de um certo comodismo pelas tantas reverências que lhe rendemos, um lateral direito (o ciclo do M. Rocha já se encerrou), contratação de dois zagueiros de qualidade (não dá, sendo ambicioso para esperar muito de Gabriel), contratar o Blanco e manter o Elias, emprestar Yago, contratar um meia de qualidade, um atacante de velocidade e um de área para fazer sombra ao Fred, rescindir com Robinho. Enfim, não penso em mudança radical porque acho que a manutenção de jogadores que exercem liderança é fundamental para a construção da identidade de um time. Abraços

  39. Caros Eduardo e Atleticanos, estamos praticamente na últimas etapa do campeonato e ainda restam 9 pontos para sacramentar de vez o risco de queda para segunda divisão. Infelizmente o que muitos de nosso colegas acreditavam na expectativa de o time engrenar não se concretizou. As velhas falhas apareceram novamente: gol que sofremos revela a precariedade de nosso sistema defensivo e o restante do time manteve seu padrão digno de não ser comentado.
    estive sondando os jogos que nos restam e os adversários em sua esmagadora maioria estão melhores que nós na tabela: Vasco (fora), Botafogo (casa), Corinthians (fora) , Santos (fora), Grêmio (casa), Cruzeiro (neutro). Então, o risco de queda permanece e, pelo futebolzinho do time, vai ser uma novela escapar.
    Creio que conseguiremos escapar, mas será dolorido e às duras penas. Isto impõe a necessidade urgente de já começar o planejamento da reformulação desse elenco que, como já disse antes aqui neste espaço, não conseguirá dar melhores resultados do que essa campanha medíocre que estamos presenciando.
    Vejam desde os últimos dois anos: quantos técnicos tivemos e com qual deles tivemos uma equipe equilibrada e forte para ganhar campeonato? Respondo: que, em nenhum momento desses dois últimos anos, tivemos um time equilibrado. Se tínhamos, no ano passado, um bom ataque; a defesa era uma vergonha. Este ano, a defesa continuou com seu pífio padrão, o ataque entrou em queda vertiginosa de qualidade e o meio campo se esfacelou com as mudanças de peças promovidas pela Diretoria.
    Saudações Atleticanas

      1. Caro Colega Luciano, concordo que meu olhar seja pessimista sim, mas é que vislumbro dentro da realidade do futebol que o time atual tem apresentado.
        Não me esqueci dos confrontos contra Atlético Goianiense, Chapeconse, Coritiba e Bahia, pois a ideia do parágrafo era apenas apontar os adversários que estão atualmente na frente do Galo e o quanto será duro obter pontos nesses confrontos.
        Como disse no texto creio que escaparemos da queda, mas vejo que será com pouca folga de pontos e com o nível decepcionante de futebol até aqui jogado por esse elenco.
        Gostaria de disser que: de agora em diante a esperança está em uma franca campanha de recuperação, mas estaria indo contra minhas próprias convicções, as quais desejo estar errado.
        Por outro lado, agradeço sua posição critica, pois elas são sempre bem vindas e nos ajudam a melhorar sempre . Saudações Atleticanas

  40. Bom dia Eduardo e amiGalos do blog!
    Já foi tudo bem relatado por nosso escriba, agora é respeitar e vencer a Chape, ganhar moral e ir com tudo pra cima das marias.
    Essa sequência quarta e domingo preocupa demais.
    Mais uma vez não vencemos o jogo do meio de semana quando jogamos domingo.
    Tenho até pesadelo quando lembro do Roger e do time perdido e cansado nessa sequência.
    Tomara que o pedalada que descansou esteja inspirado e resolva, precisamos da vitória.
    Saudações!

  41. Bom dia Eduardo, amigos atleticanos e espiões do outro lado. Foi um bom resultado em que pese ter tomado um gol muito cedo, em uma saida de bola bisonha do Elias. Ainda tentaram colocar culpa no Marcos Rocha, o time estava saindo para o ataque e a roubada de bola e a rapida conclusão não deu tempo de cobertura. Também achei a bola defensavel ja que entrou quase no centro do gol e aquela saida do vitor também junto a Gabriel, que foi aquilo? Mas contudo, gostei do jogo do Fred, a bola não bateu e voltou, Adilson seguro como sempre, Cazares vagalume assim como Otero e para ano que vem, torço para que Adilson, Roger Bernardo, Elias e Blanco continuem no elenco pois acredito que ainda vão ser muito util ao time. Agora é fazer quarta o mesmo empenho e futebol apresentado contra o São Paulo, porque a retranca vai ser enjoada.

  42. Bom dia MASSA! Bom dia Eduardo! Também acho o aproveitamento do time com o Oswaldo muito bom. Foi realmente um pouco frustrante porque tivemos as chances da virada. Mas bola pra frente. Essa será uma semana decisiva. Temos tudo para arrancar ainda mais. Deixar para trás a degola e quem sabe beliscar um G7. Cuidado com a “Chape”. E uma coisa bem levantada no posto do blogueiro, foi essa mudança nos ares pelas nossas bandas… Ainda não temos nada a comemorar, mas já estamos respirando um pouco aliviados. Vai Galooooo! ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *