Nem de longe, essa vaga na pré-Libertadores, será suficiente para acalentar o coração do sofrido Atleticano. Tampouco vencer o bom time corintiano, no campo do adversário, trará conforto a uma temporada muito aquém do que imaginávamos depois de ganhar quase tudo no ano passado.
Sobre o jogo, serei breve, pois o que vale agora é a resenha de final de temporada. Foi uma grande partida, com as duas equipes buscando a vitória o tempo todo, mas o no segundo tempo não tivemos o mesmo brilho da primeira metade. Embora, até reconheça, o grande destaque do confronto foi o goleiro Cássio com grandes defesas nesse tempo final.
O gol, conquistado numa penalidade – dessa vez a televisão deixou marcar -, era tudo que precisávamos para amarrar o jogo e assegurar os três pontos. No segundo tempo, nossa preocupação estava mais em Curitiba, até que o Paranaense fez o segundo tento e sinalizou que a vaga direta na fase de grupos não seria nossa para o próximo ano. Será, diga-se, nossa nona Libertadores nos 11 últimos anos. Apenas em 2018 e 2020, o Galo não esteve na competição.
Ainda que agora, como noutra ocasião dessa sequência (2019), vamos ter que enfrentar dois adversários em mata mata, para garantir passagem aos grupos da Libertadores. Time, temos e de sobra para isso, basta jogar. Porém, estou e venho repetindo, que será fundamental uma ampla reformulação no futebol Atleticano. Desde a gestão fora de campo até no elenco que ano passado nos levou ao delírio de comemorações. Envelhecimento ou acomodação, o que seja, sugere “mexer o doce”. Assim disse o Cuca durante nossas aflições.
Para a próxima temporada, com nosso Estádio do Galo aberto aos Atleticanos, o que esperamos é um time brioso e conquistando títulos. Nesse ano que as atividades encerraram ontem, em que pese a conquista do Mineiro e até daquela Supercopa da tv e da cbf, nossa expectativa era muito acima disso. Foi pouco, para um elenco com uma folha – em dia – beirando 20 milhões de reais. Lembrando ainda sobre a Libertadores, será nossa 13ª participação (13 é Galo) e a expectativa é repetir 2013 e reconquistar o título para a Massa.
Das vezes anteriores, 1972 (fase de grupos), 1978 (quartas), 1981 (eliminado num jogo extra, aquele do Wright), 2000 (quartas). Daí veio a sequência, que nos assegura dizer: Libertadores sem o Galo não existe, 2013 (CAMPEÃO), 2014 (oitavas), 2015 (oitavas), 2016 (quartas), 2017 (oitavas), 2019 (grupos) 2021 (semifinal) e 2022 (quartas). Tudo que o Atleticano sonha neste mês e meio que faltam para fechar o ano, é uma reorganização interna do futebol. Treinador? Fica ou vai? Jogadores emprestados que fizeram falta, eram muito mais úteis que as opções que chegaram, que retornam? Quem será liberado e quais caras novas? Pra entrar e disputar títulos, como a própria competição da Conmebol, a Copa do Brasil, o Brasileiro e até o Mineiro.
Ao fechar esse ano, notadamente com relação ao Brasileiro – que iniciamos na condição de favorito – ao que penso alguma coisa ainda virá à tona. Não é admissível essa campanha. Notadamente em casa. Como admitir que um time campeão recente, dentro de Belo Horizonte, em 19 jogos como mandante tenha feita apenas 29 pontos, num total de 57 possíveis. Pouquíssimo. Vencemos oito jogos apenas, tivemos cinco vergonhosos empates e seis vexatórias derrotas.
Vejamos: Vitórias: Internacional (2 a 0), Atlético GO (2 a 0), Avaí (2 a 1/sofrido), Flamengo (2 a 0), Fortaleza (3 a 2/pífia escalação e atuação, viramos nos minutos finais, perdíamos por dois a zero), Fluminense (2 a 0), Juventude (1 a 0/numa das piores partidas que já pude presenciar na vida), Cuiabá (3 a 0/talvez – pela fragilidade do adversário – o melhor desempenho sob o comando do Cuca nessa sua passagem).
Empates: Curitiba (2 a 2/depois de abrir dois gols de vantagem), Santos (1 a 1), São Paulo (0 a 0/Daronco foi o personagem da partida, no dia que deixou claro que são tendenciosos e o stjd aliviou aplicando uma multinha ao árbitro), Bragantino (1 a 1/no jogo que tirou Arana da copa do mundo e o juiz foi benevolente com o agressor, aplicando apenas o amarelo), Ceará (0 a 0).
Derrotas: América (1 a 2), Corinthians (1 a 2/de virada), Paranaense (2 a 3/ depois de ficar duas vezes à frente do placar outra virada), Goiás (0 a 1), Palmeiras (0 a 1), Botafogo (0 a 2/dia que parecia ter selado a sorte do ano). São 28 pontos atirados pelo ralo dentro de Belo Horizonte. Um vexame.
Atuando fora dos nossos domínios, nos mesmos 19 jogos e 57 pontos possíveis, conquistamos os mesmos 29, porém perdemos apenas em quatro oportunidades, chegando a oito empates e sete vitórias. Perdemos o título nos jogos aqui em Belo Horizonte. Ainda assim, essas derrotas foram fora de nossos domínios, foram desanimadoras.
As goleadas para Fluminense (3 a 5), Internacional (0 a 3), o rebaixado Avaí (0 a 1) e mesmo para o sub-20 do Flamengo (0 a 1). Some-se a isso, em menor grau, empates com Goiás (2 a 2/jogo que o VAR e árbitro afinaram para uma agressão do Danilo no Guga), Bragantino (1 a 1), Ceará (0 a 0), Cuiabá (1 a 1), América (1 a 1). Jogos que eram para o Galo pontuar, tivessem os jogadores com o mesmo espírito vencedor do ano passado.
Que venha logo esse 2023 e com ele mudanças e novidades. O Atleticano não vai admitir esse comodismo que assistimos durante todo o ano de 2022. Mudanças, já!
Em tempo: Aquela boçalidade e babaquice de sinalizadores nas arquibancadas, que já ocorreu aqui em duas ocasiões e ontem repetiu em São Paulo, em nada contribuem. Ao contrário, cria ambiente desfavorável ao Clube Atlético Mineiro.
*imagens: Pedro Souza/Atlético
Bom dia blogueiro. Não vi os dois comentários que fiz neste espaço democrático.. Ambos, falando do mesmo, ou seja, que está faltando competência na DIREÇÃO DO FUTEBOL além de, indiretamente, a falta de alguma transparência sobre a situação REAL do glorioso, em termos econômico-financeiros. Explico melhor: nada contra o pessoal da grana estar no comando. Muito pelo contrário, porque antes desta situação pública e notória de que talvez o CAM seja o MAIS endividado do país, os ditos mecenas já ostentavam independência econômica e são pessoas sobre as quais, até prova em contrário, gozam da presunção de que são honestas, como qualquer mortal. O problema é que precisam de colocar quem ENTENDE MESMO DE FUTEBOL (não pode ser pouca coisa não, principalmente diante da modernidade do futebol E SUAS MANHAS) para comandar o time principalmente. E como disse hoje, aqui numa das colunas, o excelente MANCINI, atribui a chegada do América até onde chegou neste ano, a uma perfeita conjugação de esforços entre DIREÇÃO, TÉCNICO E ATLETAS. Que falta isso no nosso Galo, EU NÃO TENHO DÚVIDA NENHUMA! PONTO FINAL. Ouvi falar em três nomes para técnicos. Desde logo digo, não aprovo nenhum deles, embora respeite muito o Diniz. Contudo É BRIGÃO e depende muito de com quem ele vai lidar. Qual é o perfil: entender de futebol, ser sereno, humilde no bom sentido, impor respeito, sem ser ditatorial, perante os atletas e saber ouviir. PONTO FINAL.
Sugiro conferir o envio, pois aqui tudo que chegou foi publicado.
boa tarde Eduardo e massa. a temporada acabou desde a contratação do pifio EL turco apesar de ter de deixado para trás várias viúvas. rsrs.e para piorar trouxe o cuca para afundar o resto. o galo conseguiu um mísero 7 lugar com este elenco velho e cansados e milionários. reformulação total começar com os 4RS. presidente. diretor de futebol. treinador e 90 por cento destes pipoqueiros e peladeiros. aliás não tem como demitir os donos do galo. aff.agora é pre libertadores só espero que não temos mais vexames. etc.vai galooo.
Boa tarde! 2022 foi decepcionante. Fico imaginando, com (praticamente) o mesmo plantel de 2021, o time nos deu essa decepção. Nesse aspecto, tenho como principal responsável o Sr. Rodrigo Caetano (em especial pela contratação do “El Turco” e demora em demitido-lo. Ainda teve a coragem, de não admitir o erro na contratação e, afirmar que “faltou paciência da torcida.” O Cuca também tem sua responsabilidade. Pergunto: qual é o resultado positivo que o Rubens e calebe dão ao time? Na minha opinião NENHUM. Devem ter empresários eficientes. Qualifico o Rubens, como Renan Oliveira, de promessa à decepção. Não acredito em mudança bruscas para 2023. Apenas à do Cuca.
Boa tarde para todos!
Espero que esse Caetano não tire férias agora, pois seria como um restaurante que fecha pro almoço.
Ao Nobre Guru desejo muita saúde e reflexões sobre essa que é a maior riqueza que o Criador nos legou.
Saudações atleticanas!
Acompanho o Atlético desde os anos 60 e nunca presenciei uma ofensividade tão horrorosa como a deste ano, porém com a chegada do Cuca ela melhorou e nossos atletas perderam vários gols feitos!!Nos anos passados quando jogávamos mal e nosso time era empurrado pela torcida jogávamos com muita raça, o que não ocorreu neste ano!!!! Gostaria que o Cuca continuasse porém caso não queira temos na minha opinião como opções: Fernando Diniz, Voyvoda, Eduardo Condé e o primeiro técnico responsável pela fase maravilhosa do Galo: Jorge Sampaoli!!!! Espero que nossa diretoria resolva a questão do treinador o mais urgente possível porque a Libertadores para nós será iniciada em fevereiro de 2023. Que tenhamos vários títulos no ano que está por vir!!!! Um grande abraço Eduardo Ávila!!!!!!
Minha conta é o seguinte:
dispensaria:
Ademir, Nathan Silva, Alsonso, Vargas, Pedrinho, Sasha, Guga, Allan, Jair, Zaracho, Nacho.
Por baixo economizaria uns 7 milhões por mês.
Ou seja da para contratar 7 jogadores TOP com salário de 1 milhão por mês.
Se esse Rodrigo Caetano é bom mesmo tá na hora dele provar reformulando o elenco sem aumentar a folha.
Na sua conta as dispensas não têm custos… assim fica fácil, amiGalo!!!
Liberar Nacho, Zaracho, Ademir e Vargas? Se o Galo abrir a boca todos serão de interesse de qualquer clube. Reforçaremos adversários e quem viria para o lugar deles? Essa sugestão me assusta.
BOM DIA A TODOS…………
SE QUISERMOS ALMEJAR ALGUM FUTURO O DIGNO , O PRIMEIRO PASSO É RESTABELECER A TRANSPARÊNCIA NESSAS ESCANDALOSAS DÍVIDAS DO GALO , QUE NINGUÉM SABE O REAL VALOR……….
SEM RESOLVER ESSES GRAVES IMPASSES ADMINISTRATIVOS O QUE NOS ESPERA É SÓ DECEPÇÃO E O MEIO DA TABELA , OU MESMO LUTANDO CONTRA O REBAIXAMENTO…..
“”TIME MAL ADMINISTRADO NÃO VAI A LUGAR NENHUM , NÃO TEM FUTURO””…………
VENDE , O SHOPPING , MAS O DINHEIRO SOME E A DÍVIDA AUMENTA ……. CARO BLOGUEIRO E NOBRES COLEGAS ATLETICANOS , ISSO NÃO PODE DAR CERTO EM LUGAR NENHUM DO MUNDO………….
NÃO É PESSIMISMO , É REALIDADE , ESSA OBSCURA DIRETORIA , SÓ VAI LEVAR O GALO PARA O BURACO………
OUTRO PROBLEMA GRAVÍSSIMO QUE PRECISA SER RESOLVIDO É ESSA “CATEGORIA DE BASE” , COMO PODE UMA BASE DESSA NÃO CONSEGUIR REVELAR UM ÚNICO , UM MÍSERO JOGADOR?????????
É CLARO QUE ISSO INTERFERE NO PROFISSIONAL……… O TIME FICA CONSTANTEMENTE SEM REPOSIÇÃO……….
OU ESSA ADMINISTRAÇÃO “MENTIROSA” E ENGANADORA DO GALO MUDA OU ESTAMOS FERRADOS NA MÃO DESSA GENTE IRRESPONSÁVEL…….
E NÃO ME VENHAM COM S.A.F. , PORQUE AÍ SIM , SERÁ O FIM ……
O GALO EM PRIMEIRO LUGAR.
Com relação a técnicos para o ano que vem acho que o CUCA deixou o nosso time mais ofensivo com ataques verticais porém nossos atletas perderam várias oportunidades claras de gol. Caso ele não fique no próximo ano temos aqui no Brasil na minha opinião os técnicos do Palmeiras, Internacional,Flamengo, Fluminense, Atlético PR, Fortaleza e o ex-técnico do Internacional Condé, que poderiam assumir a nossa equipe!!!!
Felipão.anunciou sua aposentadoria, agora sugerir Mano Menezes só pode ser piada né? Quer o Thiago Neves de reforćo? E o Abel Ferreira, é óbvio que só larga o Palmeiras para pegar a Seleção Brasileira.ou um grande da Europa.
Acompanho o Galo desde os anos 60 e nunca vi um futebol tão horroroso como o disputado neste ano de 2022. Quando o Atlético jogava mal nos anos passados e nós torcedores sempre incentivando no Mineirão ou no Independência o time jogava com muita raça, o que não aconteceu neste ano de 2022. Tenho muita fé que neste ano os resultados serão positivos!!!! Atualmente moro em Timóteo, Minas Gerais, porém acompanho o nosso time em jogos noutros estados, principalmente no nordeste para curtir as maravilhosas praias locais!!!!!
Fernando Diniz é o nome ideal. Chegou a vez dele.
Feliz 2023 pra quem estará de novo disputando grandes campeonatos. Somos o único time fora do eixo RJ-SP em condição de ganhar dos caras.
Para os outros, que serão meros coadjuvantes, apenas sequem o Galo e continuem dando audiência em blog Atleticano.
Depois de toda a expectativa criada em torno de 2022, no começo do ano até que deu pra ficar bem animados com as conquistas do Mineiro e SuperCopa mas com o passar do ano, as decepções foram tomando conta e o que temos pra comemorar neste momento é pouquíssimo.
Vaga na Pré Libertadores é um alento e melhor do que nada, porém, é preciso sem sombra de dúvidas, rejuvenescer esse elenco de jogadores e trazer um novo Treinador, aliás, fica a pergunta, já foram lá em Fortaleza fechar com o VOJVODA antes do Corinthians???
[•••]”Que venha logo esse 2023 e com ele mudanças e novidades. O Atleticano não vai admitir esse comodismo que assistimos durante todo o ano de 2022. Mudanças, já!”[•••]
Caro amigo temporão,22/02 e 01/03… 08/03 ida e 15/03 são as datas base da 2ª e 3ª fases da LA 23,ambas em meio aos estaduais.
Salvo melhor juízo serão 03 meses p fazerem as “mudanças e novidades” com bastante calma e a velha desculpa ‘ ainnn…! Faltou tempo e vamos ajustando durante a temporada, é preciso ver a oportunidade de mercado, pipí popó’ ñ vai colar a ñ ser q a “côrte” Alvinegra venha com o papinho costumas de quê por ser período do torneio caça níquel da fifa ñ tem como fazer negócio com ninguém e “vamos deixar p janeiro etc e tal.Ao q se sabe,o GALO se apresenta em 14/12 e o mínimo q se espera é que pelo ao menos o novo técnico seja apresentado no mesmo dia ou até antes,o q penso q ñ vá acontecer. Digo isto por perceber durante entrevista do Cuca q ele tem contrato até 31/12 e q até lá ESTARÁ ajudando no planejamento da próxima temporada.Será q a “côrte” irá permitir q um treinador demissionário monte um plano do qual ele não irá fazer parte? Como se diz por aí,”a ver”.Vamos GALO! Vamos sempre por mais. E q o time da cbf no torneio caça níquel se “estrumbique” todinho hj,sempre e em todo lugar.
Saudações Atleticanas
Bom dia xará e amigalos! Como eu previa nosso GALO ficou com prêmio de Consolação da Pré Libertadores. Foi um bom jogo o de ontem. Ninguém dormiu em campo e concordo com o amigalo Barata que o Vargas estava sendo escalado em posição errada. Culpa do Cuca Manso que enxergou isso nas últimas partidas. Obrigalo Cuca pelos serviços prestados em 2013 e 2021 mas seu tempo realmente acabou. Agora começa o campeonato de especulações. Será que os dirigentes irão sair de férias e esperar janeiro e fevereiro para reformular a comissão técnica e jogadores????? Saberemos na quarta-feira na entrevista do Caetano…..ou não…..
Dos males o menor!! ficar fora da Libertadores seria uma tragédia, nada a comemorar que venha 2023.
Só uma curiosidade será que o diretor Rodrigo Caetano ” que é considerado um dos melhores do Brasil” já arrumou um técnico top, ou vai esperar 31/12?????
Se cometer a mesma BURRICE que cometeu esse ano é pra fechar!!
Saudações!!
Ver o Ademir entrar no jogo ontem comprovou que o negócio está descontrolado, esse mulambo não deveria nem figurar como opção de banco. Veremos o que vem pela frente
Eu faria uma limpa nesse elenco com o Ademir puxando a fila, junto dele Vargas e seu salário astronômico, Sasha, Pedrinho que nem sei pra que veio, Guga, Allan, Jair, Nacho, Zaracho, Alonso que esqueceu seu futebol na Rússia, Nathan Silva, Sasha, precisamos oxigenar esse elenco e só com a saída desse jogadores podemos fazer boas contratações.
Mesmo saindo essa galera com salários astronômicos ficamos com:
Goleiros: Everson, Rafael
Laterais: Mariano, Dodo, Arana
Zagueiros: Jemerson, Réver, Igor Rabelo
Meias: Calebe, Rubens, Otavio, Neto
Atacantes: Huk, Keno, Alan Kardec, Pavon
Eu mexeria nesse elenco sem medo de ser feliz!!
Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
Espero que o jogo de ontem tenha sido o encerramento das “farcas” do ano 2022. Mas de qualquer forma, aos trancos e barrancos estamos na pre-libertadores. Vamos começar a projetar 2023 desde já, com a contratação de treinador!
Hoje e sempre, galo!!!
E pensar se não fosse graças a competência do rival Flamengo seria adeus Libertadores hein!
Mas aí seria competência do Athlético Paranaense ou do Corinthians!! Não concordo com seu argumento.
Pré-libertadores, CDQ! Agora é a hora dos gestores, dos consultores, dos cornetaristas, dos sabe-tudo, dos engenheiros de obras prontas… chega logo, 2023!!!!
Bom dia Avila. Bom dia a todos. Só espero que não contratem um novo Rafael Dudamel, ou um Turco Mohamed para substituir o Cuca. E que reforços não sejam do nível de Lucas Hernandes, Fábio Gomes e Godim.
Sigo o relator.
Bom dia massa e Guru
Ufa, finalmente minhas súplicas foram atendidas e já estamos em 2023, pelo menos no calendário futebolístico.
Não me importa se a vaga que veio foi da pré, o fato é que estamos lá e ponto final, chega de mimimi.
Agora é planejar e colocar em prática um novo Galo para 2023, pois já estamos atrasados. Precisamos já, encostar a barca na porta da cidade do Galo e convidar alguns passageiros desavisados para entrar.
Enquanto isto, vou fazer uma sugestão aqui ao nobre Guru: como não teremos futebol, que este espaço seja utilizado cada dia para um tema de debate e como sugestão:
– Novo técnico
– Enquete do elenco atual
– CIGA
– Categoria de Base
– Contratações
– SAF
– Desempenho da diretoria e do diretor de futebol
…Futebol é mesmo engraçado e pensar que a vaga, veio com Vargas, o meu malvado favorito.
Sugestões interessantes, mas preciso refletir melhor sobre esse nosso espaço. O ano foi muito pesado.
Entendo Guru
Apesar de suas recomendações e pedidos nós frequentadores ainda insistimos em falar de política, de não aceitar o contraditório e pior, de acharmos que somos mais atleticanos que outros.
Sugiro também que seja feita uma campanha para diminuir o tamanho dos textos, tanto das postagens como as que seu sucessor de espaço, que normalmente posta aqui às sextas feiras, quando dos comentários dos colegas de espaço.
Não, não é lacração, é somente para deixar mais espaço pras resenhas.
Sigo o relator. Tenho insistido nisso. Porém…taí!
Bom dia Eduardo atleticanos! Enfim acabou o péssimo ano de 2022. com uma campanha pífia em todos os sentidos para um elenco caríssimo que deixou uma enorme decepção ao torcedor. embora o desempenho dos jogadores tenha sido um horror não se pode deixar de citar os erros de planejamento da diretoria, a má sorte que acompanhou o time em vários jogos, e os erros de var e arbitragem. como é senso comum o elenco precisa de reformulação , mas sinceramente não estou vendo recursos disponíveis para fazer tal reformulação no nivele em que se espera> para mim, o Galo precisa urgentemente: renovar seu setor direito (lateral e setor ofensivo), contratar pelo menos um jogador de qualidade para armação de jogadas e um centro avante de verdade. que a diretoria repense em sua forma de contratar, pois, com exceção a Jemerson e Pavon, os demais não corresponderam.
Alias sobre o jogo de ontem, em que Cassio foi o melhor jogador do Corinthinas com quatro grandes defesas, faço referências a grande partida que fizeram: Everson, Jemerson (o melhor), Vargas, Jair e Nacho. Por que não jogaram nesse nível durante 2022? Saudações Atleticanas
Só pra fechar mesmo :
todos comentando que o Vargas tem jogando bem , daí fazendo seus golzinhos .
Não, não tem contrato para renovar por agora não .
Simplesmente tem jogado em sua posição de origem .
Como não é um jogador versátil , precisa estar onde possa fazer o trivial .
E só agora , no final do ano , o genial MANSO entendeu como escalar o jogador .
Eita , que esse Marqueteiro é uma FARSA absoluta !
Feliz Natal para todos !
Prezado amigalo José Eduardo Barata,
Simples assim.
Bom dia!
E não é que o cara escalou o ALLANpratrás e ainda colocou o fumaça no jogo? É burro e teimoso. Que saia e não volte nunca mais.
Vargas, nosso herói momentâneo, mostra que é jogador de final de temporada. Será assim ano que vem?
Ainda bem que Alonso está machucado, senão seria escalado e dificilmente nossa defesa não seria vazada ontem.
Ganhamos e continuamos estacionados na sétima posição. Vamos pra pré com um elenco caríssimo. Nada a comemorar.
Não foi o Caxias, foi o Cuiabá!!
Correto. Falha minha. Já editando.
Não tinha como alcançar ou querer mais do que isso. O Galo passou o segundo turno chumbado na sapata de cimento do sétimo lugar com seu futebol meia boca. Já o genérico paranaense não quis nem saber de botafogo em ascensão , passou a carreta por cima e ficou com a última vaga direta. Do saco a embira!