Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Decepção, incertezas e retrocesso

Paulo Peixoto

Em 2020, escrevi neste Canto do Galo que o CAM, então sob o comando técnico de Jorge Sampaoli, havia subido de patamar e que isso não teria mais volta.

Naquele ano, o investimento milionário dos 4Rs, o cabresto administrativo que eles colocaram no comando do clube e o excelente trabalho de Sampaoli em campo criaram as condições para que o Galo brilhasse. Aquele ano mostrou um belo caminho a ser trilhado, mostrou que organização e investimento andam juntos e dão frutos.

Veio 2021 e todo o brilho do time de Cuca 2 ratificou o patamar elevado do CAM e a minha então certeza de que as tempestades insanáveis atleticanas tinham ficado para trás. Financeiramente, nunca o Galo tinha ganhado tanto dinheiro com o desempenho do seu time, seja em premiação e com arrecadação.

Veio 2022 e tudo o que eu havia pensado caiu por terra. Tecnicamente o Galo foi o que vimos, uma grande decepção. Isso mostrou para mim que mesmo um elenco de bons jogadores, como o nosso, precisa ser permanentemente cobrado, gostem ou não os nobres atletas. Se afrouxar a rédea, acontece o que vimos. E o CAM normalizou tudo isso. Tratou como sendo normal o relaxamento do grupo após as conquistas. Foi um erro enorme de toda a gestão do futebol do Galo.

Financeiramente, o fantasma da dívida bilionária voltou a assombrar em 2022, a ponto de o CAM ter vendido jogadores em plena temporada, como Savarino e Dylan Borrero, jovens e muito bons jogadores, para apenas ter fluxo de caixa, isto é, dinheiro para pagar despesas correntes. Uma lástima.

Sobre esse aspecto financeiro, digo que pobre é a instituição que está pendurada em dívidas bancárias milionárias em um país com taxa básica de juros de 13,75% ao ano. Ou seja, essa é a taxa mínima de referência. É daí pra cima que os bancos cobram. Não tem premiação com o futebol que consiga fechar esse ralo do endividamento. É preocupante. Outras soluções serão necessárias, isso é certo. Quem está no comando do CAM é que vai apresentar essas soluções.

Por tudo isso penso que foi errado achar que o CAM estava consolidado em um patamar elevado e sem rebaixamento. O ano nos mostrou que, apesar do elenco milionário, tudo pode ser um desastre se não existir organização, planejamento, equilíbrio, compromisso e entrega em campo.

Conquistamos no apagar das luzes deste ano ao menos a repescagem para a Libertadores-2023. Isso vai diminuir os dramas da comunidade atleticana e alimentar a esperança de um ano novo eficiente e contagiante. Afinal, a nossa história é vibrante, emocionante, vitoriosa e recheada de dramas. Como diria o poeta, os sonhos não envelhecem.

Mas apertem os cintos porque o ano será cheio de dúvidas, de incertezas. Cuca fica ou vai? Segundo ele disse na coletiva de domingo, a tendência é sair, por causa do ano desgastante e “mais ou menos”, segundo ele próprio. E afirmou que ele fez tudo o que estava ao seu alcance. Ou seja, deixou para mim a clara leitura de que com esse elenco ele não vai conseguir mais tirar leite de pedra. Acontece que Cuca afirmou que a decisão da eventual saída não será sua, será consensual com a diretoria. A ver o desfecho, então.

Eu não sou capaz de opinar se isso será ruim ou se será bom, sinceramente. Se eu avaliar pelo lado da capacidade técnica do treinador, vou lamentar a sua saída. Cuca é um dos melhores treinadores brasileiros da atualidade. Isso é indiscutível. Mas o meu desconhecimento sobre o que se passou internamente no CAM me impede de julgar a decisão sobre a saída dele, se isso de fato ocorrer.

A saída pode ser consensual entre a diretoria e Cuca, mas nunca será entre a comunidade atleticana. Muitos certamente vão querer a saída dele pela decepção do time de Cuca 3. Mas muitos desses que querem a saída vão criticar o treinador que for escolhido para sucedê-lo. E assim seguiremos na constante dúvida e incerteza.

Outros tantos vão querer que Cuca fique. Mas mesmos esses vão defender a permanência dele sem saber qual trabalho será realizado em 2023, se o vitorioso do ano passado ou o decepcionante deste ano. Novamente a incerteza, e talvez seja essa a dúvida da diretoria também.

Penso que a questão financeira terá bastante peso na possível saída de Cuca. É mais fácil trocar o treinador, mesmo sabendo que ele é um grande treinador, do que trocar o elenco. Não haverá dinheiro para contratações, a não ser uma ou outra pontuais. Mas e se vier a SAF, haverá dinheiro para investir, vão poder mudar o elenco…?

Independentemente de qual for a decisão, fato é que vejo o CAM no caminho de um retrocesso em relação ao que se conquistou em 2020. O retrocesso pode nem ser tão real assim, pode ser tão somente pelo o que eu idealizei. Mas é o sentimento que eu carrego.

 A solução financeira que derem para o CAM vai certamente contribuir para o rumo que esse clube de quase 115 anos terá. Se será bom ou ruim, o tempo mostrará. Torcida para as coisas acontecerem da melhor maneira não vai faltar. É a única certeza que eu tenho.

Neste momento só me resta desejar um feliz ano novo para toda a comunidade atleticana. E dizer que a fé não costuma falhar se andarmos com ela, como filosofou o poeta. Que assim seja!

Fotos: redes sociais do Atlético

 

14 thoughts to “Decepção, incertezas e retrocesso”

  1. RESUMINDO :……
    OS 4 R E ESSA DIRETORIA MENTIRAM E ENGANARAM 10 MILHÕES DE ATLETICANOS.
    VENDERAM O SHOPPING , O DINHEIRO SUMIU E A DÍVIDA AUMENTOU.

  2. Boa tarde amigos do Galo. Graças a Deus estamos de férias do Galo, eu já não aguentava mais ver este futebol horroroso do time do Galo, finalmente estamos de férias de um time que jogou em 2022 , como se estivesse de férias, totalmente relaxado e sem qualquer compromisso com nossa camisa.

  3. Prezados Ávila, atleticanas a atleticanos!
    O galo só mudou de patamar a passou a ser protagonista, a partir do Sampaoli. Treinador muito criticado mas que impôs à diretoria do galo nova visão, se quisesse tornar o atlético objeto de vitrine. Foi o Sampaoli que pavimentou a estrada que culminou com as conquistas de 2021. Apenas Como registro, porque não estávamos acostumados a ser protagonista e exigia todas as conquistas pelo galo. O MANSO surfrou no que Sampaoli deixou. Este é apenas o meu pensamento! Sem o Sampaoli estaríamos disputando para não cair. Agora sai o Cuca que não deveria ter voltado. As lembranças passadas serão ofuscadas pela lambança atual. Espero que agora traga um treinador que possa programar com antecedência 2023. É tudo que precisamos!
    Hoje e sempre, galo!!!

  4. Bom dia e ótimo feriado! Rodrigo Caetano quer garantias para continuar no Galo,kkkkk, ele e Sérgio Coelho os dois grandes responsáveis por esse péssimo ano, pode ir para o Grêmio com muito prazer!

  5. Bom dia, para todos !
    7°lugar ( pior que o time do Sete Peles, que comemorou como gannhar uma Champios o seu 6° lugar)
    Agora vamos ficar com cara de palhaços, esperando que não tenhamos O VEXAME de Cara Bobo,porque tem uma potência futebolística na América do Sul que tem esse nome.

  6. Bom dia!
    Critico qualquer treinador que seja burro e teimoso. Esse Cuca é um desses. O cara simplesmente cisma com certos jogadores horrorosos como Tchê Tchê, ano passado e Allan e Fumaça esse ano.

    1. Tem gente que não tem coragem de mostrar sua identidade no que fala ou escreve e aí aparece de “anônimo”. Mas… parece que eu escrevi isso…
      Ô Caetano! Vaza também!

  7. O projeto político que existia agregado ao projeto de reformulação do Galo ruiu há alguns meses. Até no braço de mídia começam as reformulações. Agora a prioridade é o plano de saída, minimizando prejuízos financeiros e de imagem. Infelizmente não vai ser fácil. Até os balões de ensaio sobre a SAF minguaram. A realidade, tanto da situação da instituição, quanto do país trouxeram os pés ao chão. A pré Libertadores poderá ser a grande chance de redenção do Galo. Vamos ver logo no começo do ano o que teremos. Ao contrário de outros anos, a pré temporada começa antes. Caso eu esteja errado e realmente venha uma SAF de expressão, tudo bem. As mudanças seriam enormes, como vimos no rival. Caso não venha nenhuma SAF ou mesmo uma de pouca expressão, o Galo vai ter que buscar um técnico de primeira linha, que saiba montar um time com os jogadores que tiver, administrar egos de aposentados.
    Pior pesadelo: Sem SAF expressiva, técnico inexpressivo como o Turco, sem reformulação do elenco.

  8. Bom dia Massa, PP e Guru

    Corre a boca miúda que vários jogadores foram contra a volta de Cuca, Compreensível já que com EL Turco a corda estava correndo frouxa, cara legal,treino zero e ambiente leve.
    Para mim, isto por si só mostra o tipo de jogadores que temos no elenco, jogadores que se acham os donos do clube. Mas a culpa não é só deles, pois quem deveria comandar e por a pica na mesa foi omisso (a diretoria).
    A saída de Cuca foi necessária, para oxigenar o clube, mas me preocupa o fato de chegar um técnico novo e querer o tal: de conhecer o elenco.
    Com isso, vários jogadores que já deveriam ter ido embora do clube, vão ganhar um oxigênio e mais uns meses de salários gordos na conta, sem dar a contrapartida.
    Ai pergunto: cadê a comissão permanente? Pra que serve?

  9. Bom dia Paulo, bom dia Avila, bom dia a todos. Sei nao viu, esse leilão pelo Voyvoda? Trabalhou em um time médio, que comemora disputar libertadores. Será que terá peito de enfrentar a panelinha do Galo que boicotou o Cuca? Na minha opinião, precisamos de alguém com melhor currículo, para fazer as mudanças necessárias nesse time de acomodados. Voyvoda pode ser um novo Roger Machado, Tiago Nunes da vida. Tragam o Marcelo Bielsa. E o Cuca repete a velha desculpa para não disputar Estaduais: cuidar do Instituto Cuca e do Neto que vai nascer. Cuca, Tardelli, Leo Silva, Rever, Vitor, Reinaldo, devem estar na galeria de recordações. Finalizando , a escolha do Marinho para integrar o time das lendas do Galo é o fim da picada. Isso daí é grave ofensa a Guilherme, Renaldo e inumeros jogadores que fizeram sucesso disputando primeira divisao. Marinho no time de jogadores das lendas do Galo, é pracaba ( com licença Barata).

  10. É Peixoto eu lembro de seu comentário e não considero que caímos de patamar. Estar na pratelheira de cima não significa ser campeão sempre. O que não entendi são as visões difusas que alguns dirigentes tem. Quando contrataram o Turco eu havia dito aqui, pq não apostar no Vojvoda que faz um bom trabalho no Fortaleza. Trouxeram o Turco, voltaram com o Cuca e agora mais valorizado vão tentar trazer o Vojvoda. Ou seja vão pagar mais, isso se conseguir trazer e pior do que esse atraso é o plano B, Coudet, que não fez nada no Inter, foi demitido do Celta e não sei pq alguém vê um bom treinador em quem ganhou apenas um campeonato argentino. Coisas que não dá pra entender é torcer para o plano A, de atrasado, dar certo.

    1. Bom dia Amigalos, planejar e reformular começando pela contratação do novo treinador, minha sugestão Vagner Mancini, ótimo treinador, conhece o Galo,mora em BH, está adaptado e aos costumes mineiros, acho uma boa aposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *