Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Que siga o campeonato e a temporada

Se o futebol vai ou não parar novamente, só vamos saber na próxima semana. Eu não gostaria de nova temporada sem jogos. Sobre isso falo por onde passo, uma vez que seguidos os protocolos estabelecidos, em nada irão contribuir para o agravamento da situação. É como penso, confessando minha total e absoluta ignorância no assunto que não tenho qualquer afinidade.

Acredito que, continuando as competições – ainda que com novas regras visando à segurança dos atletas – nós, enclausurados – teríamos alguma programação para ajudar nessa nova fase de prisão domiciliar. Reitero, penso assim cá do lugar mais elevado da minha falta de conhecimento científico. E, seguramente, mais ainda sob a ótica da minha Atleticanidade.

Qual entre nós, torcedores do Galo, não está ávido para ver a nova fase do Cuca no comando do nosso time do coração. Já o questionei o suficiente sobre aquela saída inesperada, quando eu e muitos Atleticanos já estávamos em território marroquino. Agora é olhar pra frente. Ele tem uma característica interessante, não receia lançar garotos da base no time principal.

Ao contrário do que andei lendo e até ouvindo, Cuca fará uma escolha entre os quase 50 profissionais do elenco para trabalhar neste ano de 2021. Não se trata de “limpa”, como um amiGalo insistiu ontem à noite por telefone. Existem meninos promissores que um eventual empréstimo poderá ser valioso ao jogador e ao Galo. Ganhar rodagem e experiência. Um ou outro, que não estando nos planos do treinador, valem a entrada de dinheiro no caixa ou até mesmo como moeda de troca – por exemplo – por um bom zagueiro. Outras posições também carecem de melhor qualidade.

Amanhã, sexta-feira, num horário desgraçado em função das regras necessárias ao convívio com essa pandemia, vamos finalmente ver a reestreia do treinador à frente do Galo. Com todo os jogadores à disposição, exceção de Tardelli que está na fisioterapia, Cuca deverá mostrar seu cartão de apresentação. Gostaria que ele escalasse o que entende ser o melhor do nosso elenco. Nas quatro rodadas iniciais, pudemos ver vários jovens que subiram da base e mostraram seu valor. Tenho cá meus destaques, mas quem deve fazer as escolhas será Alexi Stival.

Mais uma vitória amanhã, assegurando o 100% de aproveitamento, encaminhamos para a possibilidade da liderança geral na fase de classificação e consequente vantagem no mata mata. O adversário será o bom time dos Atleticanos Ricardo Guimarães e Hissa Moisés, o Coimbra, que vem fazendo uma campanha abaixo de expectativa. Com apenas dois pontos em 12 disputados, corre sério risco de rebaixamento depois de dois empates e igual número de derrotas. Essa situação sugere cuidado, uma vez que estão jogando suas fichas para a permanência na elite e lembrando que, ano passado, não passamos de um sofrido empate sem gols frente ao mesmo Coimbra.

Por si por no, vamos acompanhar o desenrolar dessas duas situações. Segue a bola – que depende das conversas entre as autoridades constituídas e do futebol – e qual o time e escolhas que o Cuca fará para a atual temporada. Eu tenho a minha lista, cada leitor tem a sua também – desde time titular às eventuais peças de reposição – mas temos todos o mesmo desejo. Vitórias e títulos. Assim seja!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

4 thoughts to “Que siga o campeonato e a temporada”

  1. Na minha opinião, o nosso CAM têm jogadores suficientes pra se formar um ótimo time, agora, se vai conquistar as vitórias e os títulos que a torcida sonha, aí o tempo vai mostrar…

    O Cuca sabe montar times como poucos no Brasil, aliás, sempre fez bons trabalhos em todas as grandes equipes que dirigiu, ganhando títulos importantes, inclusive no nosso CAM…

    Todo apoio é bem vindo nesse momento, até porque, o time alternativo já se mostra bem nesse começo de temporada e a tendência é de melhorar muito mais com os titulares em campo…

    Que o Cuca consiga montar seu elenco favorito de jogadores e estes correspondam com as conquistas que tanto sonhamos para 2021!!!!!

    OBS.: pelo andar da Pandemia, se continuar aumentando os infectados e consequentemente aumentando o número de óbitos, a tendência é de se paralisar o Campeonato… muito triste a realidade que vivemos mas torcendo pra sairmos dessa o quanto antes!!!!!

  2. Bom dia,

    Guilherme Castilho, 4 jogos pelo Juventude e 3 gols marcados, não consigo entender o porque esse jogador esta fora dos planos, já demonstrou em 2020 seu valor, humilhou mais uma vez o goleirinho das Marias com um gol olímpico e mesmo assim não tem oportunidade.
    Se o futebol possui um protocolo que me pareceu de sucesso, então o porque de suspender os jogos.
    Em contra partida essa primeira fase da Copa do Brasil o jogo que assisti entre Juazeirense – BA x Sport – PE, foi uma várzea, teve de tudo e principalmente pessoas alheias ao jogo em número muito grande por todo o campo, principalmente ao redor do acanhado vestiário.
    Julgo que em não aproveitando estes jogadores da base em 2021, deveria tentar um time “B” com um dos mineiros que for jogar séries inferiores, menos a série “B” é claro.
    O futebol ainda é um fator positivo de ajuda no tão solicitado “Fique em casa”, então, porque parar.
    Expectativa positiva para ver em campo, a base do nosso time deste ano.
    Que venha a sexta, diferentemente do Eduardo que não gostou do horário, porque creio eu que não goste de uma cervejinha, para mim será um Happy Hour muito legal.
    Que venha as Estelinhas, ou psi, o Coimbra.
    Boa quinta a todos!

  3. SONHO MEU!
    É isso aí meu guru! O teu sonho felizmente não é só teu. É nosso que vivemos e nos envolvemos com o Galão da massa todos os dias, inclusive de madrugada. Espero que o teu sonho se concretize e faça o Cuca não só vestir a camisa do Galo como também abraçar a obra como se fosse a sua própria casa.

  4. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos envolvidos num novo dilema. Há poucos dias a torcida atleticana estava discutindo o caso Cuca na Suíça, dividida entre a moral e o direito. Se pelo direito ele nada devia pela moral não se pode ter tanta certeza. Controvérsias à parte todos nós ganhamos com excelentes exposições de ordem moral e jurídicas que certamente nos fizeram pensar bastante e crescer como cidadãos.

    Agora uma nova situação nos coloca entre a moral e a ciência. Cientificamente parece não haver nenhum motivo para paralisar o futebol, única diversão de milhões de brasileiros. No nosso agrupamento social a comunidade do futebol talvez seja a mais segura na lida contra a enfermidade que atormenta todos nós. Milhares de testes realizados diariamente asseguram a imunidade de atletas, dirigentes e profissionais de toda ordem que militam no esporte bretão.
    Sob essa ótica não há motivo algum para parar os campeonatos e causar um dano quase irreparável aos clubes, aos atletas, à imprensa esportiva e a tantos quantos dependem dessa atividade.

    Mas a comunidade do futebol não é uma ilha isolada do restante da sociedade. Moralmente fica difícil explicar por que a indústria, o comércio e quase a totalidade dos serviços que movimentam a economia têm que parar com suas atividades, assim como não há explicação para o fato de os profissionais da saúde estarem se matando para salvar vidas e só o futebol ficar incólume a isso tudo como se não fizesse parte da sociedade e nada tivesse a ver com o problema.

    Ainda que seja apenas como exemplo didático para todos e uma forma de mostrar a esse todos que ninguém está a salvo do problema e a pandemia deve ensejar o esforço de toda a sociedade para ser controlada, valeria a paralisação.

    Argumentos contrários sempre existirão, assim como os favoráveis a um ou outro lado. Valerá a pena ouvir todos e como no caso da moral e o direito, certamente cresceremos com a disputa entre a moral e a ciência. Mas o bom mesmo é ver isso tudo acontecendo com o nosso Galo em campo fazendo a bola rolar redondinha.

    Uma quinta-feira abençoada para todos nós que só vamos sair de casa se necessário for e faremos o possível para passar por esse tormento.

    O GALO ESTÁ VIVO, ATIVO E ATENTO A TUDO O QUE ENVOLVE A SOCIEDADE COMO UM TODO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *