Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Quais serão as escolhas de Felipão?

Pois é, diferente do que alguns chegaram a imaginar, o treinador levou todos os principais jogadores para o compromisso de estreia no Mineiro. Diferente do jogo treino, hoje o Atleticano vai acompanhar a partida e não vai tomar conhecimento por release e edição de imagens da assessoria do clube. Vale três pontos, lembrando que a primeira colocação geral é fundamental para a fase decisiva do estadual. Que regulamento chinfrim!

Considerações à parte, é importante a conquista do título regional, pois além de consolidar nossa condição de o maior e melhor de Minas, em busca do pentacampeonato. Lideramos também o número de conquistas com exatos dez títulos a mais que o segundo colocado e 32 a mais que o terceiro. Temos 48 estaduais, contra 28 e 16 dos dois seguintes. Hegemonia é o outro nome do Galo em Minas Gerais. Dez, entre dez torcedores – de qualquer clube – e mesmo jornalistas mineiros e nacionais, reconhecem o favoritismo do nosso time para a caminhada do penta.

É legal, claro, mas convenhamos jogos e conquistas de campeonatos se ganha é no gramado. Jogo e jogo. A importância de vencer ao CAP – Patrocinense – é a mesma em superar os concorrentes da capital. Mesmo considerando que nosso elenco é infinitamente superior aos demais 11 concorrentes do campeonato estadual. E mais, para fechar essa abobrinha de considerações, o mineiro – já que vamos entrar nas demais competições só em abril – será nossa pré-temporada na busca dos grandes e desejados títulos do ano que começa hoje para o Galo.

Se for levada em consideração os nomes que atuaram no jogo treino, frente ao Ipatinga, Felipão levou todos os atletas que atuaram na primeira etapa. Já entre as equipes que jogaram nos segundo e terceiro tempos, estão na delegação sete e alguns poucos entre os que participaram da fase final, completando o grupo que viajou para Patrocínio. Acreditava numa formação mesclada, mas ontem ouvi vários amiGalos que estão melhores informados, apostando na escalação inicial daquele treinamento. Lembro que, curiosamente, os dois a zero foram marcados nos dois tempos finais. O time, se é que pode ser considerado principal, ficou no zero a zero com o time ipatinguense. O que, como diz nosso bom amigo Teobaldo, não quer dizer absolutamente nada!

“Treino é treino e jogo é jogo”, já dizia o saudoso Didi – campeão do mundo pelo Brasil – por ocasião de criticas ao seu futebol pela imprensa carioca que defendia a escalação de jogador flamenguista na seleção brasileira. Tomara que nossos jogadores, a exemplo do “Folha Seca”, comprovem essa afirmação do ex-jogador e treinador de futebol. Que o Galo vença e convença o Atleticano, alguns ainda resistentes, com a perda do título brasileiro do ano passado. Agravada com aquela vergonhosa derrota na rodada final. Ainda encontro muito Torcedor se apegando aos dois fatos.

Sendo assim, ao que parece, Felipão deverá mandar a campo o Galo com Éverson; Saravia. Lemos, Jemerson e Arana; Otávio, Edenilson e Igor Gomes; Pavon, Hulk e Paulinho. NO banco, além dos dois goleiros Matheus Mendes e Gabriel Delfim, ainda Igor Rabelo, Rômulo, Rubens, Alan Franco e Alisson. Também o Patrick, Paulo Vitor, Pedrinho, Alan Kardec, Cadu e Vargas. Um será cortado, creio que assina Delfim. Fora da viagem Mariano, Fuchs, Bataglia e – como era esperado – Gustavo Scarpa, que não presenciaram a frenética recepção do Atleticano de toda aquela região mineira.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

12 thoughts to “Quais serão as escolhas de Felipão?”

  1. Boa tarde, prezados atleticanos e um Feliz 2024 de grandes conquistas pro nosso Galo

    Saiu a notícia agora pouco: Hulk está com infecção estomacal e não vai jogar. “Bom” pra quem precisa mostra serviço: Alan Kardec e/ou Vargas.

    De toda forma, será jogo encardido, por ser em gramado alto e com buracos. Jogos no Interior são assim mesmo. Os grandes têm que se adaptar às condições. Tomara que não haja contusões sérias.

    Estou otimista em relação à conquista deste penta. Felipão foi mantido, a defesa foi a melhor do BR/2023, o meio campo é combativo e o ataque é o nosso ponto forte.
    Estrear com vitória, Gaaaalôôôô.

  2. Boa tarde xará e amigalos!
    HULK não joga! Já voltou pra BH. Assim o teimoso treinador irá de Vargas, o sonolento, ou Alan Kardec, o auxiliar do Dr. Rodrigo Lasmar. VAMOS MEU GALO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Boa tarde Eduardo e massa. Enfim hoje começa a temporada de 2024 com 1 reforço scarpa. Para mim deveria ter contratado mais 3 jogadores. Zagueiro. Camisa 9 e lateral direito. Hoje começa o mineiro uai e vamos mostrar quem manda em minas. Vá Galooooo.

  4. Boa tarde MASSA!

    Guru, nesse momento a única coisa que o 9ALO não precisa, é me convencer. Já ganhar, sim. Tem de ganhar, que seja com o 1o, 2o ou 3o time, mas que ganhe. Se não ganhar vai começar a cornetada.

    Muitos dizem que campeonato estadual não vale nada. Ok. Perde pra ver se vale ou não vale.

    9ALUXADA, ainda da tempo. Que no lanche da tarde vcs abracem suas amadas (os), pais, filhos, irmãos, amigos (as), etc., diga a todos que vc os ama. Deite e tire uma soneca. Vai começar a temporada. Hoje, a partir das 21:30 hrs, tem 9ALO. A paz acabou.

    BBOOOORRRRAAAAA 999AAAAALLLLLLÔOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!

  5. Bom dia, blogueiro democrático! Outro dia, escutei de uma bancada jornalística de esportes, inicialmente menosprezando os campeonatos estaduais. Depois de muita discussão, acabaram por reconhecer o valor destes certames, mas com foco, como sempre, em SP e RJ. Nenhuma palavra, ao menos para Minas e RS! Mas, contraditoriamente, acabaram por prestigiar os estaduais, notadamente pelo “esquenta” que representam. Aqui (assim como no RS, por exemplo), a eterna rivalidade entre o Galo e a raposa “magricela” (como diz o Dadá Maravilha), jamais deixará de existir e, em especial, com o domínio do nosso Galo. É PENTA e vamos torcer muito! EU ACREDITO, não só no estadual, mas noutros certames pela frente neste ano!

  6. Saudações Alvinegras,

    O Mineiro 24 contempla 12 times em três grupos de quatro equipes, que jogam em turno único, contra apenas adversários das outras chaves…

    Estarão classificados apenas os primeiros colocados de cada grupo e o melhor 2º colocado para a Semifinal…

    Na temporada passada o CAM sagrou-se CAMPEÃO, o América vice, o Athetic ficou em 3º e o csa-bh conseguiu a 4ª colocação, apenas a título de lembrança…

    Como apenas um time sai classificado na 1ª fase por grupo, não convém entrar na disputa com os garotos da Base do Sub-20 como, aliás, é proposta recorrente de muitos torcedores numa quase unanimidade…

    Não dá pra confiar na Base Atleticana que há bastante tempo vem muito mal, basta ver outro vexame na Copa SP que ainda nem terminou…

    Por outro lado, é preciso colocar o time em ponto de disputa, como pontuou muito bem o ÁVILA, como preparação para as principais competições e a LIBERTADORES, que daqui a pouco já estará começando, deverá ser a competição que o ATLÉTICO haverá de priorizar na temporada por causa do Mundial de Clubes nos EUA no ano que vem…

    Outra coisa importante é o Clube valorizar o ESTADUAL, uma competição raíz, como bem argumentou aqui ontem neste espaço o BARATA, até como forma de retribuir o carinho do Torcedor Mineiro que é sempre muito fiel com o nosso Clube Atlético Mineiro por onde vai…

    A propósito, como foi bom ver a recepção do CAM em Patrocínio aos jogadores atleticanos que retribuíram a alegria dos torcedores locais e da região do Cerrado Mineiro com grande festa comandada pela DENGA, uma atleticana arretada daquela terra abençoada…

    De resto, cabe honrar a camisa, valorizar a competição e vencê-la para conquistar o Penta, o que será muito bom em termos de afirmação da hegemonia nas Minas Gerais…

    Afinal, no terreiro mineiro quem há de cantar alto e bonito sempre será o CARIJÓ…

    E mais, como é sensacional o amanhecer em dia do jogo do ATLÉTICO!!!

    E Viva o GALO!!!

  7. Bom dia Eduardo, foi-se o tempo que o início de temporada o Atlético levava toda equipe de jogadores e comissão para algum lugar fora de BH. Com o melhor centro de treinamento do Brasil não se justifica mais.

    Eu sou daqueles que o nosso time, o Galooo, tem que entrar em qualquer competição para ganhar o título. Fico puto da vida como no ano passado.

    Como é bom levantar, ler as matérias do UAI e principalmente a resenha “Canto do Galo”. Parabéns pelo retorno.

    Aqui é Galooo em Volta Redonda-RJ.

  8. Bom dia, todos! Que beleza! Hoje é dia de matar a saudade do meu Galo. Se o nobre blogueiro está reclamando da “release e edição de imagens” dos treinos, imagine quem é do interior, como eu, que não tem quase nenhuma informação do time. Saudades do tempo que o Roberto Abras contava na rádio tudo que havia acontecido no treino do Galo. Parecia que a gente estava lá presente. Hoje, que temos mais recursos de mídia, não temos notícias nenhuma do time. Os setorista são proibidos de acompanhar os treinos. Acho isso um absurda falta de respeito com os profissionais e com os torcedores. Mas como não adianta reclamar, vamos continuar torcendo elo nosso Galo.

  9. Bom dia Avila. Bom dia a todos. O Felipao tem capacidade de recuperar a confiança e o futebol de jogadores. Em 2024, o Galo terá três importantes reforços: Scarpa, Vargas e Edenilson. Força Vargas! Força Edenilson! Com a confiança do técnico e dedicação! Eu acredito!

  10. Bom dia. Ano novo vida nova…vamos lá né. Pra mim, ainda falta a chegada de um zagueiro titular.Espero que a preparação coloquem os zagueiros no alge físico e que possam ter uma ano com menos lesões. Nossa zagueirada ai é tudo de vidro. A chegada de um bom zagueiro seria essencial. Até abril tem tempo ainda. No mais, vamos ver como será. Saudações.

  11. Bom dia amigalos. Acabou a espera dos longos dias monótonos e sem graça. HJ TEM GALO. Hj começa nossa caminhada em 24. Não espero um futebol vistoso. Primeiro jogo e em campo de qualidade duvidosa. Eu pouparia as estrelas, não gosto de correr riscos desnecessários p lesões e surpresas. Sai pra la afogados.
    Que nosso ano seja de conquistas importantes. Sigamos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *