Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Preparando para a reta final

Já no sábado, com o Galo jogando no dia seguinte, o Brasileirão entra na fase decisiva. Tanto as primeiras colocações quanto a parte de baixo, como nunca tenho registro de memória, estão bem emboladas. O Palmeiras, candidato mais forte ao título, com vaga assegurada no G4 é o que tem situação – aparentemente – mais tranquila. Até o Flamidia, nesses dois casos, levo em consideração os adversários da reta final, também pode ter vida mais tranquila com relação ao grupo de classificados na fase direta da Libertadores.

Os demais, onde o Galo se encontra, embora tenham chances menores que o time paulista de título, estão praticamente com a vaga da Libertadores quase garantida. Todos, acredito, já planejando a temporada seguinte e incluindo essa competição na agenda. Entre eles, o Botafogo, que posando de campeão antecipado, vai penar para tentar ficar no G4. Não me recordo de uma queda de rendimento tão brusca como o time da estrela solitária. Virou o turno com 13 pontos à frente do segundo e terceiros colocados – Grêmio e Palmeiras -, agora tem dois a menos que o time paulista e um mísero a mais que o gaúcho.

Com relação ao nosso Galo, o Botafogo virou a primeira metade da competição com 20 pontos acima. Agora tem três apenas de diferença para o nosso time. Diante disso, acredito na classificação dos cariocas, mas não tenho convicção se G4 ou G6. A seguir o roteiro recente, será na pré classificatória. Grêmio, nosso adversário direto na vaga direta, virá a BH no fim de semana. Bragantino, o intruso nesse grupo de elite, pode tudo. Desde título, G4 ou mesmo as duas vagas que fecham essa classificação na fase preliminar.

Quanto ao Galo, que não tem jogo atrasado a exemplo de Flamidia, Botafogo e Bragantino, dependemos exclusivamente do nosso desempenho. Além do Grêmio, ainda o time rubro negro carioca, é outro concorrente direto à vaga no grupo de cima. Se vencer o time gaúcho, ultrapassa os próprios tricolores do sul, depois encarando o queridinho da cbf/tv no Rio de Janeiro. Quatro ou seis pontos, pode selar nosso avanço no G4. Depois serão São Paulo, aqui, sem motivação para nada e o Bahia, que poderá entrar em campo na rodada final necessitando do resultado para se salvar do rebaixamento. A aguardar!

Já na zona de rebaixamento, América e Coritiba (embora esse ainda não matematicamente), já estão pensando na segundona do próximo ano. As outras duas vagas têm quatro candidatos em potencial. São pela ordem Goiás, Bahia, csa/mg e Vasco. As maiores chances são dos dois primeiros, uma vez que os outros dois tem um jogo a menos e se enfrentam amanhã naqueles jogos providencialmente adiados pela cbf. Algumas partidas tem justificativas, outras não mesmo. É conveniência da entidade e patrocinadores.

Tanto na parte de cima quanto na parte de baixo, tem quem ameace essa relação acima, mas com pouca probabilidade de entrar até mesmo no G6 ou mesmo no Z4. Paranaense tem seis pontos a menos que o quinto e sexto colocados, já Santos (com quatro), Internacional e Fortaleza (ambos com cinco pontos) a mais que o primeiro da zona de rebaixamento, são improváveis de alterar essa tendência. Registrando antes de terminar, que amanhã e quinta-feira, todos os jogos adiados serão cumpridos, então as quatro rodadas finais serão decisivas aos três desenhos. G4, G6 e Z4. Felipão tem tempo para treinar e buscar, quem sabe, os 12 pontos finais. Que venha a nossa vaga no G4, é o que o Atleticano deseja. Assim seja!

*fotos: 1) Fábio Pinel/Atlético; 2) Pedro Souza/Atlético

20 thoughts to “Preparando para a reta final”

  1. Parece que o Galo 2024 será um museu de grandes novidades. Renovaram com Saravia, Mariano e Lemos, vamos ter o mesmo time ano que vem. “Loucura é fazer a mesma coisa e esperar resultados diferentes”

  2. Boa tarde Eduardo e massa. Preparando reta final do brasileiro mas fácil de Ganhar em décadas. O foguinho pipocou. O Galo pipocou com equipas do Z4 principalmente na arena menin. Então os porcos pegou a liderança e para mim vá ser campeão só se acontecer um milagre. Galo tem 4 jogos se ele vencer 3 praticamente segura o G4 penso eu. Agora se pipocar contra o Grémio e são paulo em casa pode ficar fora até do G6 penso eu. A se estes bois cansados não pipocassem tanto. Rsrs. Vá Galooooo.

  3. Boa tarde, Ávila e Massa,

    Dizem por aí que Renato do rala bucho quer contratar o jogador atleticano que mais se movimenta em campo, segundo o retranqueiro fã das ronaldetes. Se isso acontecer falam as más línguas que Arquibaldo pedirá ao Geraldino pra trocar a playboy da Hortência por uma novinha da Carol do rala bucho.

    Bora rejuvenescer meu Galão querido.

  4. Salve Massa e Guru

    “cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”.
    Analisando a tabela de nosso único concorrente à vaga no G6, digo que precisamos ter foco e não bobear. O Paraguaiense vai ter Vasco (C),CSA (F),Santos (C) e Cuiabá (F). Resumo: teoricamente adversários mais fracos do que os nossos.
    Toda a expectativa por saída dos mulambentos que estão no clube e a chegada de reforços está intricadamente ligada à esta vaga, portanto…
    Se fosse em outros tempos minha confiança seria maior, mas na mão do dinossauro, tudo pode acontecer…
    “Disconjuro pé de pato, mangalô três vezes,” Bate na madeira !

  5. Ontem á noite a GALOtv no canal do “iutubi” exibiu o GALOcast “Tecnología e Finanças da arena mrv”. A primeira parte foi sobre finanças, uma verdadeira aula daquilo q o amiGALO Teobaldo, classificou tempos atrás, como “a insticionalização do calote”. Sugiro a quem ñ acompanhou que ñ o faça, ou,tenha estômago forte,o q o dir financeiro colocou é um verdadeiro soco com luvas de boxe nas partes baixas do geraldino. Que coisa medonha! E agora ñ adianta gritar “eu avisei”, pois Inês é mortinha da silva. 2024 promeeeteee…ñ sei o quê,mas promete fortes emoções ao geraldino que ñ encontrando a playboy da Hortência, vai levar uma Status com o make off da Kate Lyra_ abnegado é tão bonzinho _de fio dental aos 68 anos p o arquibaldo,q está a ver o sol nascer quadrado por conta de um tatu bola, e ñ sabe nada do q está sendo tratado em home office pelo colegiado dos (bi)milionários abnegados ali na Oleg. Maciel-nº 1516 . Aquele cabelinho na palma da mão vai dar o que falar,vai vendo.

  6. Bom dia, todos! Ontem aqui foram publicado vários comentários sobre a “barca” descrita no texto do nosso grande blogueiro. Assim como todos os atleticanos estou um pouco decepcionado com a temporada da equipe e claro de alguns jogadores. No entanto fico preocupado quando os torcedores pedem a saída de praticamente todo o time. È importante pensar que não temos muitas opções no mercado para determinadas posições e aí quando perdemos um jogador poderemos ficar sem uma reposição. Um exemplo é a lateral direita, onde muitos não gostaram da renovação do Saraiva. É claro que eu gostaria de ter outro lateral melhor, mas, alguém teria uma sugestão de jogador da posição que poderia ser contratado para ser titular absoluto? Isso vale para outras opções, vejam que o Grêmio está querendo o Edenilson, porque ele é craque? Não! É falta de opção mesmo. Então, vamos com calma, que o elenco, para os padrões brasileiro, é bom, só precisa de alguns bons ajustes.

    1. Amigalo, boa tarde

      O clube tem profissionais para identificar jogadores qualificados e ainda tem o tal CIGA ou CEGA.
      A barca que todos queremos, se deve mais pela falta de vontade, descompromisso e principalmente dinheiro jogado fora com jogadores acomodados. É só ver a folha de pagamento dos nossos jogadores que estão na reserva.
      Quanto ao time titular concordo com vc, precisamos somente de uns 3 jogadores para arrumar, mas e as opções de banco?

  7. BARATA,

    Na imprensa atualmente é sair da brasa e cair no espeto…

    Ora o FUTEBOLÊS com o subir as linhas, encaixotar o adversário, fazer o X1, leitura de jogo, pé dominante, bola alçada, chegou atrasado, falso 9 e blá-blá-blá…

    Ora aquelas MANCHETES sensacionalistas do tipo Aqui e Agora: Bomba!!!, Urgente!!! Acabou de Sair!!!, Martelo Batido!!! Agora Vai!!! e piriri-parará…

    Quando você vai conferir no texto só sobra o “uma fonte me falou”, “pode aguardar”, “tá quase”, “praticamente acertado”, “até amanhã confirma”, e dá-lhe nhenhenhém…

    Só na última semana foram duas BOMBAS: Scarpa confirmado!!! Savinho tá voltando!!!

    Tudo bem o “dá o joinha, deixa o like e se inscreve no nosso canal…”. Faz parte…

    Mas e a BOMBA DE FUMAÇA?!! Estoura, mas não pipoca…

    Ops!!!

    Não pode falar em PIPOCA no GALO, não!!! PIPOCA é palavra proibida…

    Voltando à imprensa…

    Tem mais e certamente a pior: a narração do gol após a parada para conferência das linhas ajustadas de impedimento…

    Quando se confirma o gol, depois de cinco minutos de “linha azul pra cá”, “linha vermelha prá lá”, “a linha tracejada significa isso”, “o braço não conta”, “o ombro entra e a cabeça também”, quanta emoção…

    Haja coraçãooooooooooo…

    Se o jogo é do VARmengo, meu DEUS!!! Que festaaaaa!!!

    Só o grito de gol leva mais cinco minutos. Aí o árbitro acresce mais dez minutos nos acréscimos se o VARmengo tiver perdendo: cinco pela paralisação do var e mais cinco minutos pelo grito de gol que também conta…

    É PRACABÁ!!!

    1. ERNEST ,

      eu só fico nas “chamadas” , inevitáveis , pois aparecem ao se abrir qualquer plataforma .

      E não é que ontem eu vi o tal CIGA monitorando o MOISÉS , que ‘tá no México , tendo saído há pouco do Fortaleza ?

      Não É PRACABÁ , já acabou faz tempo .

  8. CSA 1? x 0 FOR:

    A direção do FORTALEZA irá reclamar na cbf o gol do csa-bh que deveria ter sido invalidado por impedimento claro…

    Segundo a direção do Fortaleza, o var cortou cabeça e ombro do jogador para tirar o impedimento, validar o gol cruzeirense e beneficiar o csa-bh que venceu e saiu da ZR…

    O Leão do Pici foi muito prejudicado, basta rever o lance para confirmar…

    O braço não conta porque se houvesse um gol de braço não poderia haver validação…

    Agora, se o gol é feito com o ombro ou a cabeça, aí a validação tem que acontecer. Por isso não se pode cortar cabeças e ombros no var…

    Aí, a pergunta: por que o var decapitou o jogador com aquele alinhamento sempre desalinhado?!!…

    O var traçou a linha na nuca e decapitou o atacante cruzeirense…

    Absurdo total…

    Sobre lances com impedimentos ajustados, o que se vê é o var agir de acordo com as circunstâncias e cada caso sempre é um caso e nunca segue a um padrão técnico e definido…

    Lembram-se daquele gol invalidado por impedimento ajustado do Kardec contra o GRÊMIO ainda no final do turno…

    Naquele caso o braço do Kardec foi considerado e o impedimento foi dado e tirou o gol atleticano válido…

    O var não tem nenhum critério e a marcação, que não é técnica, se faz arrastando a linha pra cá, pra lá, com decapitação (cabeça e ombro), amputação (braços, mão, unha e até fimose), de acordo com o interesse invisível de sempre…

    Na Europa, nas principais ligas e na Champions, o var alcançou padrão de confiabilidade e consegue promover a justiça em campo, sem favorecimentos.

    Já no Brasil nada é confiável, nem var, nem cbf, nem stjd, nem a previsão do tempo…

    Já que não se pode confiar, não há como projetar nada em termos de final do campeonato…

    Qualquer projeção é quixotada…

    E PRACABÁ!!!

  9. Bom dia xará e amigalos!
    GALÃO tem que fazer bonito contra o Grêmio que na minha opinião será o jogo chave para classificação na Libertadores seja G4 ou G6. Isso porque o jogo seguinte como bem disse o Gurú será na casa do queridinho da Confederação Brasileira de Falcatruas e da Comissão de Ladroagem. Então no Rio será 11(GALO) contra 13(11 + CBF, Árbitragem). Então uma vitória no sábado e um empate heróico contra os queridinhos+ CBF será essencial nesta reta final de Brasileirão.

  10. DOMINGOS SÁVIO ,

    eu não estou só .

    O EDUARDO DINIZ e o MÁRCIO REIS também entendem que o HYORAN está acima de muita gente no elenco no quesito “qualidade” .

    E têm a mesma visão que eu quando reportam que o meia , ao deixar o time titular , a equipe foi ladeira abaixo .

    Fatos são fatos , fazer o quê ?

    1. Na verdade, o Hyoran praticamente não jogou no segundo turno e, curiosamente, o Galo aparece liderando essa segunda etapa do campeonato, o que sugere que a saída dele nao fez o time ir ladeira abaixo.

      O considero um bom jogador pra compor elenco, tem bons momentos em campo, mas falta regularidade, falta aquele algo a mais pra vestir a 10.
      Mas é inegavel que Hyoran tem custo benefilício miito melhor que Vargas, Edenílson, Kardec e Patrick. Portanto, numa possível lista de dispensas/negociações, esses 4 citados aí estão anos luz à frente do Hyoran pra dar tchau.

      1. Oh Barata, do jeito que Galo anda eles anunciam negociação com Gustavo Scarpa e depois contratam o Luan, ex-Corinthians, que estará livre no final do ano, para ser o meia armador do Galo. Depois de Godim, Fábio Gomes, tudo é possível! E o Pato tá ficando livre no mercado também. ..

      2. GB ,

        faça o tal “recorte” , como a turma das estatísticas gosta , e verás que o aproveitamento dele está acima da média do que o time apresenta como um todo .

        E o ajuste da equipe de umas rodadas pra cá tem a presença mais constantes de jogadores mais qualificados ( assim como o HYORAN ) ali na meiúca , como IGOR GOMES e ZARACHO .

        Mas , correta está a sua avaliação .

    2. E eu pensava que para vc o Hyoran, era assunto encerrado! OMG!!! Por outro eu entendo que a falta de opção é tão grande que esse nome vem a tona, mas mesmo assim não justifica, porque vejo que as vezes vc fica lúcido, e as vezes se perde, lamento!

  11. Se o galo não atrapalhar a ele mesmo, vencendo as partidas, penso que podemos sonhar. Mas tratando Se de galo tudo é possível. SIGAMOS.

  12. Prezados Ávila, atleticanas eatleticsnos!
    Caro Ávila, se cantar o galo vai pra libertadores e se piar vai pre. Depende apenas de nós! Lamento queo galo criou condições pras Marias continuarem na série a. Uma lástima….mas fazer o quê?
    Hoje e sempre, galo!!!

  13. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Padre Torga, sempre alertava seus alunos: a expectativa é a mãe da frustração. Esse ano de 2023, para mim, foi uma decepção. Vejamos: ganha de 2×0 do Corinthians e ai é eliminado do jeito que foi: com Hulck no banco e o Zaracho arregando para o Roger Guedes. Faz 1×0 contra o Flamengo no Indepa e leva uma virada daquela. Perde duas vezes pro vasco. Perde pro Cruzeiro do jeito que foi. Abre 2×0 contra o América e cede o empate. Perde pra Coritiba em casa de virada. E quando eu achei que teria uma alegria, o Fortaleza entrega a rapadura para o Cruzeiro. E 2024? O Edenilson dizendo que vai ser o ano de sua redencao. O Galo renovando com Mariano. O Diretor Financeiro da Saf, dizendo que a dívida ainda é de 1,5 bilhao e só para juros, será necessário 150 milhões. O Galo tentando contratar Moisés atacante encostado no Cruz Azul do México. Renovação com Filipao. E a pá de cal na minha atleticaniedade: Eduardo de Avila, fecha o Canto do Galo! Aí, só fazendo um estelionato intelectual em desfavor do lendario Barata: É PRACABA MESMO. A Arena seria a redencao do Galo. A saf sería a salvacao do Galo. Cadê aquela turma do Renova Galo? Socorro…..

    1. DOMINGOS SÁVIO ,

      nem tudo é tão ruim assim .

      Que time no Brasil tem um CIGA da vida que consegue enxergar um MOISÉS perdido lá nas pirâmides astecas ?

      É preciso muita competência para tal feito .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *