Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Pensando e planejando a próxima temporada

Com a vaga na Libertadores praticamente assegurada, seja pelo G4 ou G6, os movimentos que percebíamos no Galo sinalizavam por uma desejada reformulação. Na última virada de temporada, embora o diretor de futebol Rodrigo Caetano – como agora – negue esse fato, isso ocorreu. Pena que foi a pior, com saídas de jogadores interessantes como Nacho e Keno, sendo que reposições como Edenilson, Patrick e outros não corresponderam.

Além desses dois, outros jogadores num total entre oito a dez, a meu juízo, deveriam tentar a sorte e sequência na carreira noutras praças. Alguns deles com interessante passagem pelo Galo e atores importantíssimos e decisivos nas conquistas de 2021. Rejuvenescimento e equilíbrio do elenco são fundamentais aos nossos sonhos de grandes conquistas. Quero crer que a diretoria de futebol, afinada ao comando da associação e os sócios da SAF, também pensem nessa direção. Coadjuvante sem luta, não me agrada.

Ontem, depois de voltar da minha Araxá, participei de uma movimentada live com o amigo Breno Galante e o ponderado doutor Rodrigo Duarte. Essa resenha dominou as nossas expectativas para o próximo ano. Sob a batuta do primeiro, que presta interessante e importante serviço à Massa, e colocações equilibradas do nosso doutor, ficou claro a necessidade de acertar nas contratações que já estão na pauta dos dirigentes.

Lógico que as posições, embora sejam de comum avaliação de nós três, algumas ainda não são unanimidade. Por exemplo, a renovação com o Mariano, logo depois de ter sido anunciada a permanência do Saravia, a mim não empolga. Queria um lateral para ser dono da posição, até que o Vitinho – quem sabe – vingue e venha a ser o dono daquele espaço. Savavia, que altera boas partidas e outras sem tanto brilho, seria um substituto para alguma eventualidade. O outro, com seus trinta e tantos anos, foi fundamental em 2021, mas tem passado mais tempo no DM ou até no QG que no gramado.

E o Vargas? Foi interessantíssimo em 2021 e mesmo no final da temporada passada, mas no balanço geral está em débito. Além do DM, outro fato que na minha balança pessoal pesa contra sua permanência tem sido a indolência em momentos decisivos, Na Libertadores, tanto de 2021 quanto de 2022, teve participação direta nas duas eliminações. Na primeira, naquele empate (1×1) em BH, fez nosso gol, depois teve o segundo tento na sua cara e errou. Seria o gol da classificação. Na seguinte, amarelou (ou melhor vermelhou) naquela expulsão, infantil ou coisa pior, no momento das penalidades. Nessa temporada, sequer foi usado nos dois jogos.

Some-se a eles – Edenilson, Patrick, Mariano, Vargas – ainda o Rever (eterno e reconhecido capitão que deve aposentar), Pavón (frustrou as expectativas), Kardec (mais DM que campo), Hyoran (nunca se firmou) e Jemerson (não foi a esperada repatriação).  Um ou outro ainda discutíveis sobre o que podem render. Fato é que esses e mais algum (uns), só de economia na folha salarial, daria melhor equilíbrio para investimentos mais interessantes em resultados futuros. Sei que haverá discordância quanto a nomes, mencionados e até fora dessa relação, mas é o desafio para que o Torcedor – doravante apenas consumidor – tenha chance de manifestar. Quem sabe até ser ouvido e ter a oportunidade de ter sua opinião avaliada pelas pessoas que decidem. É a intenção desse bom debate.

Em tempo: caso fique, seja qual mencionado for, que mostre a qualidade que não entrou em campo na temporada atual. Ou quais forem e desde o ano passado.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

15 thoughts to “Pensando e planejando a próxima temporada”

  1. Boa tarde Eduardo e massa. Pois é a barca deve ser grande começar com 7×1. Diretor de futebol que enxeu a equipa de refugos. Vargas. Edenilson. Patrick. Hyorran. Mariano. Rever. Pedrinho. Kardek é muito milhões no ralo com bois cansados. Mas isso não vá acontecer porque ja falam em renovar com Mariano aí brincar com a cara do torcedores. Aliás temos que atulerar 7×1 e Diretor de futebol em 2024. Aff. Vá Galooooo.

  2. Boa tarde.

    O aviso tá dado, por milhares de torcedores do GALO. A lista é quase unânime e extremamente cara.

    Caso os donos do GALO continuem com esse monte de jogadores caros e pouco utilizados, portanto inúteis, é problema deles.

    Só não venham me encher o saco depois , falando que a dívida aumentou.

    Grande abraço.

    1. Amigalo

      Quando pensamos que a coisa tá ruim, vem mais ai pra piorar, saca só essa manchete:

      “O CIGA TERÁ MAIS PROTAGONISMO NO FUTEBOL”
      Vem ai mais alguns Fábio Gomes e Paulo Henrique da vida, não percam os próximos capítulos.

  3. Boa tarde, Ávila e Massa,

    Que barca parta pra longe do Galo, concordo com quase todos os nomes mencionados por você e pelos amigalos. Acrescentaria o maldito CIGA, os profissionais da base, o nojento André Lamounier, Rodrigo Caetano e o babador de Marias (retranqueiro).

    Agora a renovação de Mariano é um cuspe na cara do torcedor, o cara não passa do meio campo, joga um jogo e fica oito no departamento médico… vtnc!

    Podem me apedrejar, mas Hyoran tem bom passe, sabe bater na bola e visão de jogo, além de não ganhar 800 picanhas. Para compor o elenco seria uma boa, na minha humilde opinião.

    Bora rejuvenescer Galo.

  4. Meu negócio é bola rolando , e neste quesito critico essa onda de marcação alta e linha baixa , se é que me faço entender .

    Narradores e comentaristas , influenciadores e youtubers arrumaram um jeito de criar um “novo olhar” para falar de futebol que tomou conta do torcedor .

    ‘Tô fora disso , e enquanto houver histórias pra ouvir dos boleiros , é pra eles a minha atenção .

    Como a que ouvi do MARCELO esta semana :
    com RONALDINHO e também com NEYMAR , eles apostavam entre si quem iria dar mais “canetas” no jogo.

    Falou também que o DINIZ às vezes grita pra ele ir pra ponta direita , e ele quer saber o porquê e o técnico diz que é pra ele se virar por lá pra criar alguma coisa .

    Deve ser por isso que o GUARDIOLA disse que o time do DINIZ é “aposicional” .

    Enquanto os “analistas” ficam nos microfones e nos teclados explicando as lógicas , as táticas , os movimentos “entrelinhas” e o torcedor consumindo essas porcarias , os caras estão se divertindo em campo .

    Ah , futebol !

  5. Bom dia Avila, bom dia a todos. Você se esqueceu desse Pedrinho. O cara fatura mais de um milhão por mês . Custa a bagatela de 13 milhões por ano, além de ser da turma do chinelinho. Esse Pedrinho é mais um Gustavo Blanco do futebol. Agora o Galo além do lateral direito titular, precisa de um zagueiro para se impor ali ( tipo foi o Alonso de 2021). Agora que não venham com um Godim da vida….

  6. Bom dia MASSA!

    Guru, creio que sua relação de jogadores a vazarem do 9ALO é quase unânime. Só não é por que toda unanimidade é burra. No nosso caso seria birra.

    Dessa lista, pra mim, alguns vão querer me queimar no inferno da bola, Hyoran seria preservado. Acho um bom reserva. Foi um cara que em muitos jogos entrou e ajudou a virar. É um jogador que podemos confiar qdo olhar para o banco e ver que tem alguém, em momentos mais complicado, que pode vir a ajudar. Inclusive nossa queda de rendimento no 1o turno se deu junto com a contusão dele. Não acho que Igor Gomes seja muito melhor do que ele, pelo contrário, pra mim estão no mesmo nível. Inclusive os dois são jogadores de um tempo só. IG geralmente rende muito qdo entra no segundo tempo. Qdo entra de início, é um deus-nus-acuda.

    Aos demais: Muito Obri9ALO! Sigam para outras serventias. Vão com Deus!

    BBOOOORRRAAAAA 9AAALLLLÔOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!

    PS.: O cs️-MG vai escapar por causa da vitória sobre nós. Não é só por causa dela, mas vão usar isso para sempre sobre nós. Igual aquele placar.

  7. Bom dia xará e amigalos!
    É isso aí Gurú! A barca do GALO para 2024 já tem que estar sendo formada. Edenilson, Patrick, Mariano, Vargas, Pavón, Hyoran, Jemerson, Kardec. São jogadores que não irão acrescentar absolutamente nada na próxima temporada. Então quais serão os objetivos do GALO? Somente participar ou competir? Fluminenc chegou na Glória Eterna comprando jogadores bons e baratos(metade da folha salarial do GALO). Tem o fator sorte? Tem mas o FluminenC tem uma coisa que o GALO não tem que são as peças de reposição no banco de reservas. Hoje para “salvar” o time no segundo tempo dos jogos entram Patrick, Edenilson e Alan Kardec. Mesmo assim pelo “andar da carruagem” não teremos muitos “passageiros” na barca.

  8. Deixemos de saudosismo
    Ele muita das vezes nos faz pensar somente com o coração
    Vamos na realidade
    Obrigado aos que nos renderam alegrias. Outros nem tanto outros muito pouco outros quase nada.em troca de polpudos salários
    Obrigado Mariano, Rever, Jemerson, Yorram, Vargas , Kardec, Pavon, Pedrinho(craque,ganha muito,mas não joga), Patrick e Edenilson.
    Sejam felizes longe do Galo.

  9. A BARCA ATLETICANA deveria zarpar lotada com ao menos oito caras pálidas que não atingiram a META. E a barca deveria ter além dos oito, o Felipão, o cumpridor de meta!!!

    Quem fala isso é o geraldino que ontem foi visitar seu amigo arquibaldo no cárcere. Além de levar para este um motorádio, o poster do Galo Campeão da Libertadores e a revista Pl@yboy da ex-bandeirinha an@ p@aula, levou também um pacotinho de maria mole, aquele doce que o arquibaldo gosta tanto…

    “___ Barca?!! Meta?!! Que papo é esse, geraldino?!!”, perguntou o arquibaldo…

    “___ Ué, arquibaldo, o negócio agora com a tal de saf é bater meta. Então a saf também tem que bater a meta da Massa que exige uma barca com ao menos oito boi cansado; e os meus oito boi são: mariano, réver, jamerson, edenilson, patrick, vargas, kardec e Hyoran…”…

    “___ Concordo com ocê, geraldino, mas esquece. Ocê tá viajando na maionese. Num vai tê barca nenhuma, não.!!! A saf vai bater meta, mas é meta financeira e como no ano que vem a prioridade é atacar a dívida, então, esquece! Ninguém sai. Por isso tão falando que o Fluminense, que foi campeão da LA23, com bois cansados, é o modelo a ser seguido. Vão fazer que nem no FLU, um time com boi cansado. Então esquece esse papo furado de barca e num toca nesse assunto mais não. É perda de tempo. E olha, o Felipão continua”…

    “___ Ocê ouviu falá, arquibaldo, que o Bolívar vai se candidatá a presidente do Galo?!! Eu gosto do Bolívar e bem que ele poderia ser o novo presidente do Atlético, né? Ocê sabia, arquibaldo, que o Bolívar, ainda rapazim, assistia jogo da GERAL do Mineirão? Cansei de vê ele lá…”…

    “___ Ôh geraldino, o presidente do GALO num vai mandá mais nada não. Quem manda lá agora são os 4 R’s. O papel do presidente de agora em diante, com a saf, é como da rainha da Inglaterra, só figuração, para inglês vê. Mas vou torcê pra ele. Quem sabe ele faz alguma coisa boa…”…

    “___ Tipo o quê, arquibaldo?!!”…

    “___ Veja bem, geraldino! Sabe aquele espaço destinado na Arena de 10% dos ingressos para a torcida visitante? Aquilo ali é encrenca pura, só traz chateação e violência. Tem que gastar mais com segurança e isolar um grande espaço para fazer área segura numa operação que mata muito espaço do torcedor do Atlético. E o público visitante que vai ali é sempre pequeno. Deveriam acabar com espaço visitante e transformar esse lugar em “ESPAÇO GERALDINO” com ingresso a preço popular…”…

    “___ Ocê acha que isso é possível, arquibaldo?!!!”…

    “___ Claro, geraldino!!! Basta o Atlético informar na cbf que não vai mais reservar ingresso visitante quando o Galo for jogar fora, na condição de visitante. Para tanto também não vai mais vai ceder espaço para torcedor visitante na ARENA MRV que será transformado em ESPAÇO GERALDINO com ingresso popular para a própria Torcida do Atlético. E que vai adotar essa medida como tentativa de acabar com violência no futebol.”…

    “___ Agora quem viajou na maionese foi você, arquibaldo. Ocê acha mesmo que esse pessoal de saf vai se comprometer a fazer isso?!!!”…

    “___ Eu acredito que o Sérgio Coelho e o Bolívar são pessoas bem intencionadas e são os únicos em quem a Torcida ainda pode esperar alguma coisa. Tanto um quanto o outro deveriam se comprometer com isso a bem da Torcida do Atlético que tá minguando. O futebol é alegria do povo e uma Arena sem povo, sem geraldinos e arquibaldos, um dia morre. Agora, esses caras deveriam comprar essa briga na cbf e mudar o tal Regulamento Geral das Competições (RGC), acabando com o espaço visitante que só cria problema e confusão. Isso não difícil de fazer, não, geraldino. Basta ter boa vontade, correr atrás e pôr isso como META…”…

    “___ Ôh arquibaldo, eu vou acreditar no que ocê tá falando. Quem sabe assim um dia eu consiga assistir um jogo na Arena MRV. Mas o papo tá bom e eu tenho que ir que o horário da visita acabou. No domingo que vem eu volto. E vô trazer procê a revista da Pl@aboy com a hortenci@. Fica com DEUS, arquibaldo!!!”…

    “___ Vai com ELE, geraldino!!!”…

  10. Salve Massa e Guru

    Se no ônibus do nosso amigalo Teobaldo, ainda há lugar para quem quiser embarcar, na barca de demissões não há. Tá lotada.
    Patric, Edenilson, Hyoran, Mariano, Jemerson, Kardec, Pavon, Pedrinho e em lugar de gala, Vargas.
    Impressionante a capacidade que temos de vender mal e contratar pior ainda, e nem vou falar do atual técnico que deveria ser o primeiro a embarcar nesta barca.
    O clube está sendo lesado, quando contrata jogadores que chegam aqui e ficam quietinhos na reserva e só saem de lá, ou para fazer residência com Dr. Rodrigo Lasmar ou pra passar no caixa e receber os seus salários.
    A torcida está cansada disto e esperamos sinceramente que agora com a SAF, os donos tenham responsabilidade e coragem de afastar estes sanguessugas.
    Mas pela renovação de Mariano, parece, que ainda não aprenderam.
    Mais do que jogadores precisamos urgentemente de contratar alguém que entenda de futebol . Socorro!

  11. Bom dia!
    Como disse ontem, Eduardo, na excelente live de Breno Galante, reformulação ampla, geral e irrestrita. De qualquer forma ainda prefiro ficar com Mariano e o indolente Vargas a ter que ver o péssimo Edenilson com a camisa do Galo. Nunca vou entender a preferência de Scolari por esse péssimo jogador em detrimento de Hyoran que já está descartado por essa péssima diretoria, que fez um contrato longo com Vargas (caso de polícia) e contratou esse Edenilson ganhando absurdo em fim de carreira.
    Fora Rodrigo Caetano que faz a torcida sonhar mas acordar com pesadelo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *