Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Pontuar é a palavra de ordem

E será frente ao xará, que atende por Paranaense, que o Galo tem a dura missão de seguir pontuando no Brasileirão. Ontem, o có-líder Corinthians conseguiu chegar a seis pontos na segunda rodada e o Palmeiras – com um gol discutível aos 51 minutos do segundo tempo (não vi em nenhum programa esportivo nada sobre isso, se fosse nosso a gritaria seria geral) – conseguiu seu primeiro ponto na competição.

Estamos só na segunda rodada e ainda tem muito chão pela frente, mas é importante pontuar desde os primeiros jogos, para não ficar na agonia da reta final. Conforme era sabido, o Galo viajou para a capital do Paraná com os desfalques de Hulk (que foi para os Estados Unidos acompanhar o nascimento da filha) e Keno (ainda em recuperação). Também Godín, poupado e ao que imagino, para tentar recuperar sua boa forma física e técnica. Ontem, aqui, arrisquei uma possível escalação do técnico El Turco.

A grande novidade na lista dos jogadores que viajaram foi Savinho. Esse garoto, que desde o início do ano passado quando foi chamado a atuar nos profissionais, sempre me encantou na base. Porém, tanto com Sampaoli quanto na era Cuca, quando lançado não correspondia a expectativa criada. Com El Turco teve algumas poucas oportunidades. A última vez, frente ao América, entrou nos minutos finais e deixou boa impressão. De lá para cá houve muita especulação sobre uma eventual saída e esteve na Seleção de base do Brasil. Pode ser agora a chance de mostrar seu valor, se aproveitado.]

A partida de hoje, na Arena da Baixada, às 18hs, será importantíssima para o Galo se manter no bloco de cima da tabela de classificação. Além do Galo, outros concorrentes buscam a segunda vitória e tentam se afastar dos retardatários. Esse formato, pontos corridos, exige de quem quer buscar o título, sempre pontuar. Ano passado, só para relembrar, em 38 jogos, o Galo venceu 26 vezes e teve seis empates e igual número de derrotas.

O time do Paranaense, que sofreu um revés vergonhoso, além de entrar em campo tentando apagar a má impressão da estreia ainda irá atuar com novo treinador. Nessa derrota, o técnico Alberto Valentin não se segurou no cargo, e quem assumiu o Paranaense foi Fábio Carille. O treinador já passou por Corinthians, Santos e até mesmo no exterior. A primeira partida de um novo comandante técnico, historicamente, é marcada por boas apresentações e reação da equipe. Portanto, convém lembrar aos jogadores e comando técnico, dessa mística e fazer o Galo entrar ligado na partida.

Reitero a escalação que imagino. Éverson; Mariano, Nathan Silva, Alonso e Arana; Allan, Jair, Zaracho e Nacho; Vargas e Sasha. É jogo pra buscar três pontos. Confio no elenco. E lembrando, na quarta-feira, virando a chave vamos ter Copa do Brasil frente ao Brasiliense. Queremos tudo!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

12 thoughts to “Pontuar é a palavra de ordem”

  1. GANHAMOS O JOGO , MAS ESSE TURCO TÁ BRINCANDO COM A SORTE.
    DEIXAR VARGAS , SAVARINO E JAIR NO BANCO E ESCALAR SASHA E RUBENS SÓ PODE SER BRINCADEIRA.
    TOMA CUIDADO TURCO.

  2. Jogo tenso no início mas na segunda etapa o Galo que conhecemos entrou em campo, dominou e nosso melhor meio campo fez um golaço! Zarachoooo!!!!
    Gostei da ousadia de El Turco em entrar com o garoto Rubens que a meu ver jogou bem à vontade, além de ter entrado com um ponta aberto, no caso o Ademir.
    Vamo Galão da Massa, passando por cima de tudo e de todos!!!

  3. Quer dizer então que Vitor Mendes foi embora sem ter tido oportunidades no time principal!?
    Quer dizer que Igor Rabelo está indo pro S Paulo e o Godin fica!?…É Turco…

  4. Boa tarde amigos do Galo. A tarefa do técnico do NOSSO GALO é escolher quem melhor se encaixa no time, as opções são muitas e todas bem qualificadas, só não pode continuar errando nas escolhas.
    Nós torcedores já sabemos a muito tempo, qual é a zaga titular do Galo, não entendo o porque das mexidas neste setor, todos sabem do curriculum do Godin, mas ele não chegou bem e tem falhado com frequência em lances capitais. Independentemente dos desfalques de hoje, o NOSSO GALO tem elenco para ganhar o jogo.

  5. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    SAVARINO OU ADEMIR , NO LUGAR DE SASHA.
    OU SEJA , NA MINHA OPINIÃO O ATAQUE TEM QUE SER VARGAS E SAVARINO OU ADEMIR.
    SASHA É MUITO FRACO.
    O RESTANTE DA ESCALAÇÃO ASSINO EMBAIXO.

  6. Bom dia, Eduardo e Canto do Galo!!!

    O Atlhetico Paranaense:

    O CAP está muito modificado em relação à temporada passada quando não chegou a ser páreo para o CAM nas disputas havidas, principalmente na Copa do Brasil na qual o Galo fez prevalecer o amplo favoritismo que até então havia (vitória cá e lá).

    Na atual temporada o CAP se reforçou bastante, a despeito da perda no elenco do ótimo goleiro Santos (Flamengo) e do meia atacante Nikão (SP).

    Chegaram dezenove novos nomes, o que levou o torcedor a sonhar com voos mais altos, como Marlos, Cuello, Canobbio, Pablo e Vitor Leque (que foi relacionado), para ficar nesses nomes.

    Depois do Botafogo, o CAP foi o 2º clube no Brasil que mais investiu na atual temporada para reforçar o seu elenco, quase 60 milhões de reais.

    Além disso, houve a troca há uma semana do treinador Alberto Vicentim por Carille, o que a priori tornará o Furacão com maior consistência defensiva.

    O provável Furacão (4-3-3 com dois volantes):

    Bento;

    Khellven, Pedro Henrique, Matheus Felipe e Abner;

    Hugo Moura, Bryan García e David Terans;

    Cuello, Canobbio e Pablo.

    Considerando que no Brasileirão o empate fora costuma ser bom resultado;

    Considerando que Carille é um técnico retranqueiro que gosta de estacionar um ônibus na frente da zaga, com todos os jogadores atrás da linha da bola, em linha baixa, para explorar contra-ataques;

    Considerando ainda que as ausências de Hulk e Keno desfalcam bem o Galo;

    Dadas a essas circunstâncias, o empate nesta partida na condição de visitante não deveria ser visto como um revés pela Massa, ao contrário do jogo contra o América, no meio de semana pela Libertadores, que foi interpretado como uma quase tragédia pelo torcedor alvinegro.

    O jogo é jogado e o lambari é pescado!

    Bamo que bamo…

  7. O Hulk, contra América, ficou marcado por 2 ou mais defensores. O Turco, nao deveria ter tirado o Vargas, teria de ter colocado o Ademir ou Savarino. Estava faltando um velocista p funcionar e, tendo o Vargas o Time do América perderia a sobra! Mas aio turco coloca dois velocista e o Hulk, sozinho entre os zagueiros… SAN

  8. Bom dia a todos. Partida p enterrar a apresentação de quarta feira passada, porém, em caso de derrotaa o clima vá ficar mais pesado. Tá na hr de Jair, nacho e zaracho mostrar serviço no meio de campo. Vamos sem hulk e com sasha. Penso que falta um substituto p hulk que nos deixe mais tranquilo nas suas ausências.
    Mas vamos c foco e VONTADE de ganhar.

  9. bom dia Eduardo e massa. hoje vencer e vencer. se não perder ja esta bom. o EL turco precisa mostrar que temos um timaço mas ele ainda não percebeu.o galo do EL turco tem pouca intensidade se faz um gol ja esta bom. acorda EL turco assiste o galo do cuca. feliz Páscoa a todos amigalos. vai galooo.

  10. Bom dia!
    Se essa escalação se confirmar, caro blogueiro, teremos domínio da partida e pouca efetividade no ataque. Time sem pontas não vai conseguir furar defesa. É o que temos visto até aqui.
    Tenho falado aqui repetidas vezes que Nacho não é jogador pra entrar jogando nesse time. Ele é cansado e atrapalha o desempenho do Zaracho. O ideal é ele entrar nos 20 minutos finais.
    Que Vargas reencontre o futebol que ele perdeu na última partida.
    Que Nathan não seja tão afoito e tenha inteligência pra usar seu vigor físico.
    Eu entraria com Savarino bem aperto, ou mesmo Ademir.
    Que nossos jogadores tenham treinado exaustivamente chutes a gol.
    Eu quero o tri sem fax!!!

  11. Bom dia, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 02/38 – Athletico-PR (fora) – “Mal acostumado vc me deixou, mal acostumado com o seu amor”… foi sucesso da banda baiana Araketu nos anos 90.

    O Galo nos fez crer que certas vitórias são óbvias. Mas, o Coelho mostrou que não é bem assim.

    É hora de rever escalações equivocadas. Com Nacho, Zaracho e Vargas não temos jogadas pelas pontas. Patric teve paz o jogo todo, incrível.

    Hulk ficou “sufocado” entre os defensores deles e 03 nossos citados, que afunilavam o jogo.

    Há um ditado: “Contra retrancas, tipo ferrolho, é preciso abrir o jogo pelas pontas”. Nacho é cerebral demais pra jogar pelos lados.

    Vargas não procura a linha de fundo e se infiltra pelo meio.

    Zaracho é versátil, combate o campo todo e é um desperdício colocá-lo como ponta fixo.

    Hoje, eles vão atacar e haverá espaço na grama sintética. A velocidade pelo lado poderá decidir e Ademir titular é ótima pedida.

    Nossos pontos perdidos: 00 (casa) e 00 (fora), num total de 03/114 pontos disputados. Pontuar fora, Gaalôô!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *