Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Pitacos do blogueiro sobre a repercussão da imbecilidade no clássico

Foto: UAI/EM

Inadmissível, incompreensível e inaceitável o episódio e a repercussão daquela idiotice cantada no clássico de domingo passado. Na segunda-feira à tarde, faria um post extra – um tanto diferente ao de agora -, mas me recolhi tamanha a reação, tanto do fato quanto de sua repercussão. Houve até quem exigisse uma manifestação do blog, pautando qual a conduta que julgava ser cabível naquele momento.

Pois bem, inadmissível aquele cântico, tanto pela questão homofóbica quanto pela conotação eleitoral, por parte de uma pequena parcela de Atleticanos. Que não representam o pensamento do Atleticano, ai sim, “de verdade”. O Galo é um time que tem uma Torcida que se caracteriza pela mistura. “De cores, de classes, de gêneros”.  Num vídeo, postado faz algum tempo, a direção Atleticana anunciou o combate “a intolerância, ao desrespeito, a violência”.

O Clube Atlético Mineiro, pela maioria de seus Torcedores e também através de sua direção, não admite espaço ao “preconceito, porque aqui tem lugar pra todo mundo”, fechou esse vídeo. Além disso, no mesmo dia, a diretoria se posicionou e manifestou sua indignação contra a atitude daquela minoria nas cadeiras do Mineirão. E, diga-se, sou um ferrenho crítico da administração atual e do Departamento de Futebol. Mas, se valer disso para amplificar a critica é covardia.

Foto: Redes Sociais

Por isso, acho incompreensível por parte de alguns atleticanos, a condenação tácita ao nosso time do coração durante a noite de domingo e dias seguintes. Soava como uma autofagia. Se tá ruim, vamos ajudar a piorar ainda mais a situação do Galo. Nenhum dos críticos reconheceu e/ou manifestou sobre a nota da direção. Optaram por depreciar, induzindo até mesmo à depressão. Ora, o momento nacional já esta demasiadamente chato, isso me basta para pedir o rivotril. Tanto de um lado, quanto na outra extremidade, provocam e não admitem a provocação. Ação gera reação.

Moralistas de plantão se arvoraram em defensores do “politicamente correto”, parecendo – com todo respeito aos que merecem – aqueles convertidos “evangélicos” depois que cometeram crimes e cumpriram condenação Existem e são muitos os evangélicos sérios e merecem o meu respeito, mas não são poucos que depois de ceifar vidas e patrimônio – público ou privado – se escondem com a máscara do falso moralismo.

Por fim, inaceitável o que pretende agora a CBF – através do STJD – punir ao Galo pelo acontecido. Situações similares às de domingo, ocorreram e ocorrem sistematicamente, pelo Brasil e o mundo. Até tinha listado algumas na segunda-feira. Mas, como existe uma perseguição sistemática ao Galo dentro daquela “casa de mãe Joana”, nada melhor que usar essa situação para dois proveitos. Dar o exemplo, que – internamente – não se ocupam, e punir outra vez ao nosso time. Uma entidade que teve na presidência recente Ricardo Teixeira, José Maria Marin e Marco Polo Del Nero, merece respeito?

Foto: Redes Sociais

Isso me permite fazer divagações sobre todo o histórico de prejuízos que, incansavelmente, já relatei aqui neste blog. Erros de arbitragem muitos suspeitos; decisões administrativas, como confecção de tabela e adiamento de jogos; suspensões de jogadores, quase sempre e convenientemente para prejudicar ao Galo, ao longo de décadas.

Qual a origem disso tudo? Um leitor levantou uma interessante tese nesta semana. Mário de Castro recusou uma convocação para a seleção, ao reagir e dizer que a única camisa que defendia era a do Galo. Tempos depois, Reinaldo, com seu punho cerrado, desafiava aos militares de plantão na CBF e no Palácio da Alvorada. Faz sentido, por mais absurdo que possa parecer.

E mais, para não estender sobre esse assunto. Reitero, antes que as manifestações infelizes de uma minoria, não representam a Torcida Atleticana. Finalmente indago, tivesse – como inúmeros outros fatos recentes e do passado – acontecido com clubes do eixo Rio de Janeiro e São Paulo, o STJD estaria debruçado procurando uma punição? Sem medo de errar, afirmo, NÃO!

A CBF faz mal ao futebol brasileiro há muitos anos.

88 thoughts to “Pitacos do blogueiro sobre a repercussão da imbecilidade no clássico”

  1. vamos ser sinceros, a repercussão só se deu pq o nome do ……foi citado e estamos em plena campanha de uma eleição que foge à compreensão humana, desde pequeno que frequento os estádios e manifestações homofóbicas por parte de torcedores sempre existiram, o que evidentemente é triste e abominável mas é a realidade.

  2. É isto aí,matou a pau no comentário.O GALO foi o ÚNICO clube que ele jogou e a torcida nem aí se ele era homosexual ou não,se ia ter zoaçao dos adversarios,pois a o que importava era HONRAR a nossa camisa,com raça e vontade e ele fez isto.
    A torcida do GALO é a melhor e pronto.O resto é mídia.
    É isto que eu quero que o atual elenco entenda.
    GALO SEMPRE.

  3. Falam que Minas tem que se unir contra os desmandos da CBF e demais assaltos aos times locais e não vejo nenhuma solidariedade ou protesto com o ocorrido ontem na Argentina, pelo contrário, só leio satisfação pelo fato. Viva Minas, viva os três grandes da capital…vamos gente!

    1. Três grandes da capital??? Piada né! Quero mais eh que todos os times brasileiros (principalmente a seleção da cbf) se fodam de verde e amarelo.

  4. E o tio do Ricardo Teixeira, acho que é Marco?

    E o acordo do Zé Ruella para acabar com a CPI da CBF?
    E o outro senador também que é Maria? A CBF precisava de poder político para não ser investigada na CPI.

    Marias ganharam 12 dos 14 sorteios da Copa do Brasil.
    Resultado do sorteio da final da Copa do Brasil de 2015 foi anunciado antes.

    Brasileirão 2012 e 2015 foi no apito.

    obs: Dedé agrediu o goleiro.

  5. Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!
    Tudo já foi falado, página virada. Respeito é sempre bom!
    Vamos falar de futebol.
    Mais um vexame a vista!
    O técnico Thiago Larghi agora se perdeu de vez. Nos treinos de ontem, ele testou um novo time e fez uma tremenda “salada” com o trio do meio de campo.
    Iniciou com Adilson, Galdezani e Cazarez, depois alternou para J Welison, Elias e Luan, respectivamente nas vagas de Adilson, Galdezani e Cazarez.
    Na última parte do treino, as trocas foram desfeitas e voltaram Adilson, Galdezani e Cazarez.
    Thomas Andrade agora virou solução? Parece que vai ser o titular jogando pela direita… isso mesmo, pela direita.
    Luan será barrado? Cadê o Leandrinho? Nem entre os reservas ele atuou.
    Será que tudo trata-se de uma estratégia para confundir a cabeça do técnico adversário e a nossa também?
    No próximo domingo, veremos.
    Saudações Alvinegras,

  6. Caros,
    Ô choradeira desgraçada dos Superetero hj no Canto do Galo! Será q o dia tá tão triste assim, eu sem saber o motivo me vejo CENSURADO no restaurante ao pedir um camarão à dedé, culpa do bocão.
    E a campanha explícita nesse canto, hein? Será?
    Falando em Bocão, Kalil já veio criticando a faccão da torcida por ter aceito JABÁ do Inominado. Tá certo, mais pela propina. Porra, q imoralidade!…E, pq ele ñ critica a direção avalizada por ele e a montagem de times fracos e pipoqueiros?
    Por outro lado, a vida é adaptação!
    Temos q nos adaptar rápido, AnoQVem é outra história!
    GALO SEMPRE!
    Publique-se.

  7. Boa tarde Eduardo e massa. O stjd ea cbfllxo está doido para prejudicar o galo. Também sou contra cânticos racistas e homofobia. Etc.mas para que tem hoje em dia vídeo. Parece uns imbecil no jogo que tem que pagar éo galo.basta identificar ou os vídeos não ajuda em nada.vai galooooooo.

  8. Já que falaram de política, vocês não são os donos do CAM!!! Sou eleitor do…….. é não aprovo cânticos de qualquer natureza seja ela racista, religiosa ou homofobica!
    Éramos minoria porquê a torcida do Galo estava em minoria no MARIÃO (MARIÃO pode né e Marias também pode né)?
    Eleitor do ……. não é nenhum retardado, muito pelo contrário!!!
    Estamos é cansados da mesmice que assalta esse país a 30 anos!!!
    Não sei se vc vai publicar, tomara que publique para eu ter a certeza que vc é realmente um democrata.
    Abraços.

    1. Retirado o nome do candidato. Postado, não pelo desafio, sim pela linha do blog. Se o frequenta, saberia disso.
      Quanto à opção eleitoral, caro, aqui não é o local indicado.

  9. Perfeitas as colocações do Eduardo e da maioria aqui. Já me manifestei anteriormente, é ressalto que na minha opinião, não foi o suposto homofobismo no canto de uma irrelevante parte da torcida (falaram em 300 torcedores no meio de mais de 5.000, e ainda assim, a maioria desses 300 deve ter sido levada pela empolgação e “efeito manada” na hora, e nem consideraram as palavras faladas, entraram no contágio natural desse tipo de coisa). Acho uma hipocrisia essa falsa indignação, como se TODOS numa estádio de futebol, seja homo ou hetero, de que time for, nunca tivessem xingado a mãe do juíz de p…; ou se nunca tivesse xingado o mesmo de viado; como se nunca tivesse insultado o adversário de insultos semelhantes.

    Pausa pra explicar uma coisa aos politicamente despreparados para raciocinar: ser gay (viado antigamente) não é defeito ou algo condenável, nada disso. Quando quero insultar alguém (no mundo do faz de conta em que alguns vivem, isso nunca deveria acontecer), faço isso ressaltando um “defeito” (gordo, careca, baixinho, retardado…) ou digo algo que lhe desagrada (dizer que, se é do sexo masculino, é afeminado, por exemplo).

    O problema foi outro: a imprensa quer associar um candidato à intolerância, ao racismo, à discriminação, ao preconceito, etc., então, como a musiquinha infame fazia essa associação, de forma inclusive impropria e covarde, porque o candidato em questão NADA tem a ver com “matar viado” (se discorda, prove), aí no dia seguinte ao jogo, as manchetes estavam lá, GRANDES e REPETITIVAS nos veículos de comunicação: “Punam o Galo, por ser intolerante e apoiar o candidato X”, e os comentaristas esportivos hipocritas dando uma de falsos moralistas, mas na verdade queriam é aproveitar pra tirar uma casquinha do ocorrido (indigno até de uma nota de rodapé) e expressar sua opinião político-eleitoral. Assunto encerrado pra mim, mas me dá até desgosto quando vejo que atleticanos embarcam numa dessas (em posts, comentários e atitudes), sem ao menos parar para pensar um pouco que, agindo assim, além de ser “massa de manobra” de políticos, prejudica é a imagem do Galo.

    PS: o presidente de uma torcida corintiana publicou um “salve” (em dialeto de gangue) num blog de um importante jornalista esportivo, dizendo que se algum associado votasse ou defendesse o “coiso” (xingamento infantil que meu filho de 8 anos faz melhor), ou sairia espontaneamente da torcida do time ou seria posto pra fora. A que ponto se chega ao misturar a liberdade democracia de cada uma e torcida de futebol. Pra refletir. Aqui é só Galo. https://blogdojuca.uol.com.br/2018/09/gaviao-nao-vota-em-bolsonaro/ (desculpem o testo longo).

      1. Ok, Eduardo. Acato e concordo inteiramente. Desculpem, tentei evitar mas acabou saindo no link que copiei, mas asseguro que não era essa minha intenção. Dá minha parte nenhuma manifestação política irá acontecer daqui para frente, em respeito a pluralidade de opinião e liberdade de todos fazerem suas escolhas, quaisquer que sejam…Aqui é só Galo!

  10. Mudando um pouco do assunto de hoje… Queria comentar sobre a benevolência de grande parte da imprensa mineira com o time do outro da lagoa… Eles perdem, mas esse não é o assunto principal dos sites e jornais, mas, sim, a expulsão do tal do Dedé..
    Como se essa fosse a razão para a derrota? Se fosse o Galo, a manchete seria: Galo perde e complica a sua continuidade na Libertadores…EH!!! O nosso Galo está nesmo perdido!!! Vai ver que é por isso que essa mesma impressa não critica nem o Larghi horroroso e nem o Galo medíocre… Estão mais preocupados com as “Marias”. #Acordamassaatleticana#

      1. Por favor meu senhor, não me trate por um apelido já que não lhe conheço e além disso, apelidos só para amigos e com muito respeito. Se falar a verdade, reconhecer o quanto o Cruzeiro é bajulado pela imprensa mineira, o quanto o time e o ” tecnico” doi Galo são medíocres é ser “Maria”, que assim seja… Prefiro ser realista e reivindicar um time e técnico melhores do que ser iludida e não querer enxergar a verdade.

    1. Outro dia eu estava vendo as manchetes da ESPN. Palmeiras venceu o Vitória por 3×0 e a manchete foi,Palmeiras atropela o vítoria. Já o galo havia vencido o bostafogo pelo mesmo placar. Eles escreveram:” galo vence o Botafogo”

  11. Assunto mais que superado esse de Domingo… passou… não podemos ficar aqui dando ibope pra essa babaquice… já fomos massacrados por décadas de todos os lados e nada acontecia com os infratores então porque agora temos que pagar pelo que meia dúzia fizeram… bola pra frente e vida que segue, aliás, temos um jogo muito difícil Domingo e o Urubu está no desespero por uma vitória… todo cuidado da nossa diretoria com os acontecimentos extra campo… já vimos este filme dezenas de vezes!!!!!!!!!!

    Obs.: o rival perdeu pro BOCA ou pro VAR??? Quanto chororo, kkkkkk!!!

  12. Uma coisa que não fecha na min ha cabeça é uma instituição ou alguem responder pelas atitudes de outra pessoa. A torcedor torce pelo Atletico, mas não é o Atletico ( na minha opinião). Assim como eu sou fan do Ac/Dc, mas não respondo pelo conjunto nem eles por mim. Vejo ai uma transferência de responsabilidade, que não consigo entender. A torcida e formada por individualidades, ( adultos e responsaveis) não seria mais correto se criar mecanismos de identificação para serem usados nestes casos?

  13. BASTA.
    CHEGA DO POLITICAMENTE CORRETO.
    FUTEBOL É PAIXÃO , DIVERSÃO , MUITAS BANDEIRAS NO ESTÁDIO E ALEGRIA. CRUGAYRENSES ANDAM NOS CHAMANDO DE GALINHAS.
    E FLAMENGO É URUBU.
    O CT DO FLAMERDA CHAMA NINHO DO URUBU.
    ISSO NÃO É PRECONCEITO NEM HOMOFOBIA.
    CHEGA DO POLITICAMENTE CORRETO.
    CHAMAR CRUGAYRENSE DE MARIA NUNCA FOI HOMOFOBIA.
    ORA BOLAS. UMA MINORIA AGORA QUER FICAR DECIDINDO O QUE É ISSO OU AQUILO. ISSO SIM É PATRULHAMENTO É ESTÁ ERRADO.

  14. Bom dia massa e Guru.
    Futebol sempre foi usado por todas as torcidas para tirar sarros do adversários, fazendo alusão a masculinidade. No Rio são os pós de arroz, em São Paulo os Bambis, Em Recife, Os barbies, e assim por diante. Este alvoroço todo para mim só tem acontecido, porque um dos envolvidos é um candidato taxado de hemofóbico, e o outro motivo, e este mais contundente é desviar a atenção para outros problemas muito mais graves tanto no meio futebolístico, relativos a roubalheira na CBF, arbitragens duvidosas e por ai vai; quanto no próprio cotidiano do povo brasileiro. A diretoria agiu corretamente ao se manifestar. Agora quanto a punição pedida em coro pelos moralistas, vai de encontro a necessidade de aparecer e ter espaço nos holofotes.

  15. Prezado Eduardo,
    Ontem às 12h56min o comentário foi postado com um “#EleNão”. Por que o meu #EleSIM! foi cerceado hoje? O senhor é o titular do Blog e age como entender ser o melhor, mas pensei se tratar de um espaço DEMOCRÁTICO onde o que vale pra um vale pra todos.
    Um abraço.

    1. O espaço sempre foi democrático. O leitor é a maior testemunha disso. Eventualmente escapa e continuará passando termos e expressões fora do propósito do blog. Não tenho “olhos de lince”. No caso mencionado, a devida falha foi prontamente corrigida. Assim como outras em ocasiões anteriores. Alguns leitores, entendendo a dificuldade do blogüeiro, enviam mensagens in off fazendo o alerta. Aqui falamos de Galo, nossas convicções políticas e de candidaturas não contribuem ao nosso propósito. Nunca insinuei aqui minhas escolhas e não as escondo no meu circulo de relacionamento. Por respeito ao leitor e ao Galo.

  16. Boa Dudu e ainda bem que nosso Clube se posicionou,caso contrário,o “mimimi” seria ainda maior. Meu/nosso Clube é phoda!
    Agora! esperando a nota de repúdio contra o preconceito e crime cometido qto ao ataque sofrido pelo Mural dos ídolos do passado na Sede de Lourdes,cadê a revolta seletiva da ira coletiva_ para quem convém diga-se_? Até hoje nada! Neste caso é aqla “estória”: puxa uma cadeira,senta aí. Pede uma cerveja,um tira gosto e vamos observar o bonde passar… Hipocrisia danada qdo é com o GALO… Mundo chato da pohaaa!

  17. Uma vez que dizem aqueles que estão indignados com o episódio supracitado, que a revolta não se trata de política e sim da homofobia no futebol, quero tirar algumas dúvidas:

    No futebol brasileiro, que eu saiba, ninguém sofreu mais ataques homofóbicos reais fora e dentro de campo que Richarlyson, por que nunca houve tanta comoção?
    Uma organizada São Paulina cantava toda a escalação, mas ignorava seu nome, por vezes foi alvo de agressões verbais de tricolores que criaram até um cântico falando de sua orientação sexual; por que não houve tanta comoção?
    Quando o cartola palmeirense disse que Richarlyson era gay e foi processado pelo jogador, a ação foi arquivada, o juiz (que foi punido) sentenciou “futebol é jogo viril, varonil e não homossexual”; por que não houve tanta comoção?
    Ainda no São Paulo, Rogério Ceni reclamou que um zagueiro do Santos teria feito ofensas morais/homofóbicas contra Richarlyson, mas o juiz Sálvio Spinola resolveu a questão e não relatou na súmula, por que não houve tanta comoção?
    O Palmeiras iria contratá-lo, mas as organizadas levaram faixas contra, em uma constava os dizeres “a homofobia veste verde”, desistiram da contratação; por que não houve tanta comoção?
    No Galo ele foi alvo de chacota e ofensas diversas vezes por parte dos torcedores azuis e outros, no Independência e em outros Estádios; por que não houve tanta comoção?
    No Guarani, ao anunciarem sua contratação o Estádio foi atacado com bombas; por que não houve tanta comoção? Etcetera.
    Suponho que se ele fosse um militante vermelho a história teria sido outra. O nobre Rick nunca perdeu a dignidade, nem fez drama, saiu incólume de tudo isso e com seu currículo cheio de títulos. E diz sempre com alegria e orgulho que o ÚNICO Clube onde NUNCA sofreu preconceito foi no Glorioso Clube Atlético Mineiro, esse mesmo que estão tentando associar à homofobia.
    Precisamos falar e combater a homofobia no futebol e em todos os setores da sociedade, mas não com viés partidário!

    1. Lucy,com todo o respeito

      Estou virando seu fã a cada dia

      Perfeita colocação

      Se não gostam de um determinado candidato,parem de dar vazão a essa história usando o nome do clube.Se quem cantou errou,quem leva isso à frente(como certa blogueira useira e vezeira em usar o nome do clube para aparecer vomitando suas questões ideológicas) erra 10x mais

    2. Permita-me um adendo, Lucy ?!
      Fugindo do cenario futebolista p o das quadras: 04/04/2011 o atleta Michael do Vôlei Futuro foi alvo de xingamento homofóbico_ ao vivo e em cores_ pela torcida do pïrängï q estava presente no ginásio,e tbm não houve tamanha comoção … Saudações.

    3. Lucy é isso aí. Belas colocações. Cansei de ver jornalistas, formadores de opiniões, satirizando o Richarlyson.
      Muita hipocrisia. Não vi nenhuma reportagem indo atrás dos que tentaram entoar o chamado cântico homofóbico, para fazer um contraponto do ocorrido. Só manchete – torcida Atleticana entoa cântico homofóbico; Atlético pode ser punido por cântico homofóbico de sua torcida.
      Escrevi aqui essa semana- os profissionais de sociologia, antropologia, psicologia, psicanalistas, e outras áreas que puderem contribuir, deveriam procurar esssas torcidas organizadas e tentarem desenvolver um trabalho para diminuir as atitudes misoginas, homofóbicas e outras atitudes agressivas. Saiam das cadeiras das universidades, principalmente as públicas, e produzam alguma coisa efetiva com esse segmento do futebol. Tá muito fácil ficar postando nas redes sociais e esperando o joinha.

  18. ESSE ASSUNTO JÁ SE ENCERROU. PONTO FINAL.
    VÍTOR – EMERSON
    ADÍLSON – JOSÉ WELLISON – G. BLANCO.
    CHARÁ- LUAN.
    ESSA É A NOSSA BASE PARA 2019.
    O RESTO DO TIME PRECISA SER REVISTO E REMONTADO.
    DISPENSAR VÁRIOS PERNAS DE PAU , PREGUIÇOSOS E DESCOMPROMISSADOS.
    ESSE ANO ESTÁ PERDIDO , POIS , SE VIER , CLASSIFICAÇÃO PARA LIBERTADORES NÃO MERECE NENHUMA COMEMORAÇÃO . NÃO É DIGNO NEM DE REGISTRO.
    O ESQUEMA DE TIAGO LARGHI COM EXCESSO DE TOQUES PARA TRÁS E PARA OS LADOS ESTÁ MUITO MANJADO É FÁCIL DE SER ANULADO. É PRECISO MUDAR.
    ACORDA DIRETORIA.
    FORA ALEXANDRE VENDEDOR gallo.

  19. Bom dia Eduardo.
    Quem estava na arquibancada viu que o cântico não reverberou nem entre aquela parcela de 0,075% da torcida do Galo. Foi aquele canto chocho. Aí vem os oportunistas faturarem na visibilidade de nossa torcida e na grandeza do nosso CAM.
    Eu cá tenho minhas superstições, que é melhor entoar cânticos que exaltam nossas virtudes do que os que desfazem do adversário; agora que gosto de cantar Maria eu sei que você treme , eu gosto, só cruzo os dedos. O que eu sei é que Maria virou uma entidade própria, não só com a questão da sexualidade. Um mascote do rival- fresquinha, vaidosa, soberba, desvairada, invejosa, complexada, simpatizante, escandalosa, de costas, lacraia, fofoqueira, etc.

  20. Bom dia aos que realmente são Atleticanos e participam do blog. Quanto ao caso citado a verdade é que o mundo se tornou o politicamente correto quando é do interesse de quem esta reclamando. Ja disse e repito bons tempos do Mineirão, empurra as bichas, empurra as bichas, e do outro lado IU, IU, IU, Silêncio no Canil. Esses eram os cânticos das torcidas e alguém se importava? Na escola Negão, Leite Azedo, Macarrão da Santa Casa, Tisiu, Passo Preto, Faisca e Fumaça, Alemão, Tição etc.etc.etc há se fosse hoje, alguém nessa época procurou os DH pra falar que houve racismo ou homofobia? Muito MIMIMI e para os que não gostam do termo, muita choradeira pegando Carona porque é o GALO e da ibope. Como as coisas reverberam quando se trata do GALO. Quer dizer que hoje em dia voce não pode falar a palavra veado? pelo que sei veado é um CERVÍDEO da FAMILIA DOS CERVOS, animal até muito simpático representado muito bem pelo personagem Disney chamado de BAMBI. Pensei que o termo certo seria homossexual, para descrever os que estão reclamando, agora então é veado? Vou puxar outro caso o do Robinho, quando algumas feministas estenderem até faixas em toda a Cidade criticando a Diretoria do GALO por mante-lo no grupo alegando que tinha sido condenado por estrupo na Italia e que deveria estar preso. Hoje ele está na Europa se tivesse sido condenado ja estaria preso, mais uma turma do politicamente correto pegando carona no GALO. Resumindo hoje na atualidade o normal é homem com homem, mulher com mulher qualquer pessoa que criticar estará praticando homofobia. As pessoas que façam o que quiser enter 4 paredes ninguém tem nada com isso, mas estão querendo impor suas preferências a todo custo. Saudações Alvinegras aos que realmente são Atleticanos e participam do blog.

    1. Os tempos mudam, e estão mudando, não tem volta. O fato de não sermos criados assim, não significa que devemos negar e contrariar…As coisas estão mudando rapidamente e felizmente (É difícil de acompanhar, mas temos que acompanhar)…o politicamente correto causa contrapontos hoje, mas daqui a 50 anos será o comportamento usual de todos quando nossa geração se for…Até tempos atrás tínhamos a escravidão e fazia parte da sociedade…as coisas mudam, que bom que mudou e continua mudando….os pensamentos mudam…é bom ir se adaptando…saudações

  21. Bom dia Eduardo. Tem uma ponto que ninguém falou até agora e coloco essa discussão: Essa minoria no estádio que puxou o canto tem nome e é uniformizada, assim basta investigar e apontar quem começou. Não é assim quando se joga um objeto em campo, se aponta o culpado e o clube não é punido. Pois bem, volto a falar, essa minoria tem nome, é uniformizada e organizada. Ninguém puxa um canto do nada, isso teve o mínimo de planejado…Saudações

  22. Euller tem toda razão. Estamos num país de frescos.

    No episódio de domingo, também acho sacanagem com os simpáticos animais silvestres, por serem taxados como cruzeirenses.
    Agora, falando sério… O CBF, só está alinhada ao resto dos setores antidemocráticos do país, que repudiam as manifestações de opinião contrárias à sua.

    A bronca da falida moralmente instituição que gere o futebol nacional não é contra a homofobia, mas sim contra o postulante ao Planalto, líder nas pesquisas de intenção de votos, que não se alinha ao status quo.

  23. Bom dia . desculpe fugir do assunto , mas vejo que os empresários do Adilson querem 3 anos de contrato. Galo oferece 2. Ao que me parece , querem fazer como Donizete , estão vendo que seu jogador está em decadência e querem fazer um contrato mais longo. Adilson não . Não acho que o Elias esteja bem , mas a torcida comemora alguns gols dele . Quero comemorar um lançamento do.adilson!!!! E não me venham falar que ele é bom nos desarmes, olhem as estatísticas. Outro fraco é esse.maidana , KD o zagueiro novo. Infelizmente a torcida.nao enxerga isso , e tem o técnico e jogadores que desejam. Muda Galo!!!!

    1. Antônio esse Kalil , como dizem, é um bocarra. Ele que sempre gostou de usar camisa cor de rosa e impôs seu gosto pessoal no uniforme do Galo. Falar que o Atleticano é Rei da para gay, tá falando de novo em causa própria. Se ele frequenta parada gay é opção dele, mas somos 8 milhões, não pode generalizar. Com certeza temos nossos representantes na parada gay. Ele agora é prefeito e não presidente do clube. A torcida Atleticana tem representação de todos os segmentos da sociedade- rico, classe média, pobre , negros , brancos, asiáticos, judeu, católico, evangélicos, budista, umbanda, rastafaris, esquerda, direita, centro, medicos, juízes, pedreiros, enfermeiros, lojistas, bancários, banqueiros, engenheiros, etc. Dentre esses já vi na arquibancada homossexuais femininos, masculinos, trans e travestis torcendo sem problemas. Esse Kali não passa é de um político mal resolvido, oportunista. Mãozinhas limpas ?

      1. Leonardo, não quis entrar no mérito da questão, justamente para não colocar mais gasolina em fogo “quase” apagado.
        Mas acho uma babaquice tremenda, tando da CBF, quanto de torcidas, fazer uma comparação de “manifestação de provocação” para desestabilizar o adversário, isso sempre teve e continuará a existir, como manifestação homofóbica.
        Está pegou apenas por citação á um político, que no meu conceito não mereceu tal crédito, por razões óbvias.
        É por isso que está chato o “tal futebol”, não pode tirar camisa para comemorar gol, não pode “ir pra galera”, não pode isso e nem aquilo.
        Então vamos fazer um pacto, vamos todos aos estádios e ficar sentadinhos, “bem comportados”, “educadamente”, e só manifestar “se e unicamente quando houver”, mesmo assim com todas restrições possíveis, para não “ofender os adversários”.

        Ou ainda:

        Levemos os rádios e pronto, está resolvido…

        Convenhamos…

        “Somente sendo um pra saber”

  24. Meu caro Eduardo,

    Este episódio somente tomou está repercussão toda devido o nome do candidato, se no lugar dele estivesse o “Rambo” tudo normal, acredito na seguinte premissa (quem fala o q quer ouve o q não quer) ou seja “porrada q dá em Francisco também dá em chico ou maria” como queira, só sei q tá muito chato, a qualidade técnica dos jogos já está ruim em demasia e essa chatice toda fora de campo tá F..!
    Abraços a todos os Atleticanos.

  25. Os amadores que dirigem o GALO estão prestes a cometer mais um erro grave na condução da equipe, não é admissível a não renovação do volante Adilson até agora, pior iremos perder o jogador.

  26. Peço licença aos amigos para falar sobre a expulsão de ontem na Argentina. Sem clubismo, foi algo inaceitável para o futebol. O mala m… foi muito na coletiva ao dizer que brasileiros são constantemente prejudicados . Ta doidao , Andrade? Ta defendendo o lado de lá ? Não , penso que ano que vem a vítima pode ser nosso time que está no G6. É hora dos clubes brasileiros se unirem e acabar este jogo de interesses individuais , ir na CBF e fazer uma cobrança forte pública . Sem representatividade e sem força de bastidores, pra q jogar a Libertadores? Santos, chape .,.

    1. Andrade, amigão (ou amiGalão, como quiser), existem algumas verdades no futebol que são imutáveis. A principal delas: “O meu time ganhou, o juiz é um santo. O meu time perdeu, o juiz é um ladrão, safado, vendido, fdp, etc….”. Mas o seu protesto é válido e está anotado. Ah, em tempo, quando o nosso Galão perder, nenhum representante “daquela gente” (com a licença poética do Eduardo) virá aqui prestar solidariedade. Abraços!

      1. Falou tudo Teobaldo.
        Em relação a lance da expulsão. Tudo depende do ponto de vista, o ponto de vista muda tudo. Te pergunto Andrade, se fosse de cotovelo ou de pé, seria para expulsão? Então, tudo depende do ponto de vista, a cabeça faz parte do corpo e como tal, pode ser usada para agredir, e foi o caso, a bola não era objeto de disputa. Como o próprio jogado do lado fresco da lagoa (estou correndo o risco de ser taxado como homofóbico rsrs) disse: foi um lance duro, ou seja, expulsão mais do que justa.

        1. Consta que o goleiro teve fratura de maxilar, e que não irá jogar a próxima. Será que … Houve força excessiva? Para quebrar o maxilar? Não foi imprudência?
          O árbitro está ao lado da jogada. Viu acontecer, e viu os resultados.

          Vamos ver se o time de azul terá a força para virar o 2×0 . Coisa que nós conseguimos. E chamam nosso time de time pequeno… Vamos ver se serão tão grandes como pensam.

          Como dizem: o melhor negócio do mundo é comprar um argentino pelo preço que ele vale, e vender pelo que ele pensa que vale. Substitua argentino por Cruzeiro…

    2. Pensei que só o GALO é quem reclamava de arbitragem, que time bom ganha de até de juiz. Que nunca existiu Wright, Aragão, Márcio Rezende etc.etc.etc. E quando ganharam do Palmeiras com ajuda do juiz, do Santos, do GALO na final do Mineiro com penalti desse mesmo Dedé no Jô e não marcado pelo Vuadem? Pimenta nos olhos dos outros é refersco, eu quero que se explodam. Saudações Alvinegras aos que realmente são Atleticanos e participam do blog.

    3. AmiGalos, bom dia
      Andrade, se me permite discordar da sua opinião…
      Não houve a perseguição que você fala.
      A expulsão do jogador foi justíssima e está prevista na regra do jogo:
      “…colocar em risco a integridade física do adversário ao usar jogo brusco grave…”Não existe nesse item a figura da intenção.
      O zagueiro expulso, antes do choque com o adversário, empurrou os jogadores tanto do adversário quanto do próprio time, para alcançar uma bola que já estava perdida e em posse do goleiro adversário. O que esse jogador tem que entender é que o jogo se chama futebol e não rúgbi. Foi bem o juiz nessa daí. O VAR só o ajudou a entender o ocorrido.
      Pense assim: Uma pessoa bebe uma caixa de cervejas, sai dirigindo por aí, e atropela alguém que atravessa a via fora da faixa. Mesmo, aparentemente não tendo culpa, ao dirigir irregularmente (de forma perigosa), o motorista assumiu o risco do ocorrido.
      Dedé assumiu o risco e foi devidamente expulso. Interpretação perfeita da regra do jogo pelo juiz.
      O que está errado é caiirmos na pilha de alguns comentaristas de arbitragem que querem jogar a torcida contra o árbitro.

    4. Pensei que só o GALO reclamava de juiz. Que time quando é bom ganha até de juiz, que nunca existiu Wright, Aragão, Marcio Rezende de Freitas. Que Palmeiras e Santos também foram roubados e elas não reclamaram. Lembra desse mesmo Dedé fazendo penalti no Jô no último minuto na decisão do Mineiro e o Vuaden não deu? E o Dedé foi sim imprudente parecia um missil norte coreano atingindo o goleiro. No mais quero que se explodam.

  27. Bom dia, Eduardo!!!! Cadeiras,, cantos politicamente corretos e estádios padrão FIFA, são coisas de “marias, bâmbis e CIA. LTDA.!!!! Já disse e repito: “ATLETICANO não gosta de futebol; gostamos é do GALO!” Como está chato esse momento em que vivemos! No estádio podemos chamar a mãe do Juiz de p… e ninguém fala nada! Podemos chamar uma pessoa clara de branquela, mas, não podemos chamar outra pessoa afrodescendente de negão! Quanta frescura! O que define uma pessoa não é a cor, aparência, formação profissional, dinheiro ou preferência sexual e, sim, o caráter dessa mesma pessoa! É por essas e muitas outras besteiras que o tal de futebol está tão chato! Ainda bem que não gosto de futebol! AINDA BEM QUE SOU GALISTA!!!! kKKK!!!! SAUDAÇÕES ATLETICANAS!!!!

  28. muito bom Euler e digo mais: TODO JOGADOR DAS MARIAS QUE UTILIZAR FORÇA E IMPULSÃO DESNECESSÁRIA,PRATICAMENTE SEM CHANCES DE ATINGIR A BOLA E CORRENDO O RISCO DE ATINGIR E LESIONAR ADVERSÁRIOS,EM QUALQUER SITUAÇÃO,DEVE SER EXPULSO.O choro é livre.

  29. Bom dia a todos os atleticanos e atleticanas de todos os matizes!
    Bom dia Ávila!
    Sobre os fatos ocorridos no último domingo, realizados Pi r uma pequena fração de torcedores do GALO presente ao estádio, é caso encerrado.
    A diretoria imediatamente se manifestou contrária ao canto. Fez o que lhe cabia.
    Os tempos são outros. Esse tipo de manifestação não cabe mais. Gostemos ou não.
    Sobre a CBF conforme muito bem lembrado pelo Domingos em seu comentário, os clubes não quiseram fortalecer a liga. Deixaram tudo nas garras da CBF. Porque? Não ouso explicitar minha hipótese.
    O atual vice presidente da entidade foi presidente da FMF, ATLETICANO, cria do Kalil. O que esta fazendo ele lá?
    Porque NINGUÉM se lembra que o vice presidente da CBF é ATLETICANO?
    O CAM através de sua “excelente” diretoria, endossou o atual modelo do futebol brasileiro!
    Somos nossos próprioa algozes!
    TORCER SEMPRE sem NUNCA perder a capacidade de julgar!

  30. Discordo de preconceito.Apenas uma forma de gozar a torcida das Marias.Na década de 60 era wandeca devido a camisa amarela da wandeca,depois foi maria devido jogarem de sainhas para homenagear não sei quem Daria levantou a saia do jõazinho e disse a famosa frase jõaozinho virou maria,de la pra ca elas são marias que tremem.Foi apenas gozação nada mais perconceito e outra coisa,tem maldade tem descaso tem humilhação.Esse país ficou fresco mesmo.Tinha um amigo na rua pomba no carlos prates que se chamava Luiz seu apelido “Tsiu” onde grande profissional que não sei mais onde anda Não teve traumas não ficou humilhado nem nada.Eu tinha o cabelo bem amarelo era o “Alemão”.Se fosse hoje nossa senhora.Estamos em um Pais de frescos.Será que essa frescura contaminou nosso time?E sobre ontem mais uma vez o prepotente o bobão do mano colocou a culpa no juiz no tira teima na globo nos comentaristas e na humilhação que suas jovens pupilas pasaram no mineirão.Sou Galão da Massa espulsão justissima.lebram do goal de waguinho aos 46 com a mão?Igualzinho roubado contra elas é sempre melhor.

    1. muito bom Euler e digo mais: TODO JOGADOR DAS MARIAS QUE UTILIZAR FORÇA E IMPULSÃO DESNECESSÁRIA,PRATICAMENTE SEM CHANCES DE ATINGIR A BOLA E CORRENDO O RISCO DE ATINGIR E LESIONAR ADVERSÁRIOS,EM QUALQUER SITUAÇÃO,DEVE SER EXPULSO.O choro é livre.

    2. Prezado Euler, bom dia. Assino em baixo tudo o que você disse. Além do mais tem o seguinte: Chamá-las de viado e bicha como nos anos anteriores é homofobia. Entretanto, a torcida delas vive cantando e chamando Atleticanos de “Frangas”. Aí pode né. Aí a imprensa adora né.
      Você está coberto de razão, é muito mi mi mi, muita viadagem.

      1. Perfeito Pedro,Roberto e Euler

        Estou de saco cheio do “politicamimimimente” correto

        Ninguém nunca se preocupou em condenar(apesar de não ser o certo) quando uma torcida organizada gritava em matar a torcida do rival

        Vão assistir,tênis,gente,vocês estão no esporte errado.E parem de querer trazer política ao futebol.

          1. Que hipocrisia, acho que no fundo estão tentando calar as pessoas que optaram pelo ……..!!!! Vou ao Mineirão desde 1976, quantas vzs ou a torcida chamar Raul de Vanderléia!!! Quantas vzs fui ao Mineirão e ouvi a torcida gritar “ empurra as bichas”??? Quantas vzs chamamos os cruzeirenses de Maria???? Quantas vzs chamamos os São Paulinos de Bambi???? Quantas vzs chamamos o juiz de viado????? COMO DIZIA O VELHO CAFUNGA: “ No Brasil o errado é que é o certo”!!! Inversão total de valores, o presidiário recebe mais que o operário, o bandido pode matar policial que o estado o defende, já o policial se matar o bandido, terá que pagar o advogado!!! NESSA PORRA DESSE PAÍS PODE TUDO, SÓ NÃO PODE É MEXER COM OS COMUNISTAS!!!!! Hj no Brasil infelizmente o poste está mijando no cachorro!!!! Inversão total de valores!!!!!

          2. Xará, tenho reiteradamente implorado pra evitar nomes de candidatos e até opção política. Me esforço em aproveitar os comentários, mas preciso da compreensão.

    3. Meu caro, bom dia.

      Você fala de coisa que rolava nos anos 60, e estamos em 2018. Pode ser brincadeira, gozação da sua parte, mas pode nunca não ser de quem é atingido.

      Se você não sabe, o apelido “maria” veio no início dos anos 90 com a Galoucura começou a se referir assim à Máfia Azul, sempre dizendo “Maria Azul”. E desde que mundo é mundo, a torcida do cruzeiro sempre foi tachada de “bicharada”. Aí eu pergunto: será que não existem e nunca existiu homossexuais na torcida do Galo?

      Se por exemplo (não te conheço e não estou te julgando nem nada) eu ficar te chamando de baitola, de bicha, ou se seu filho pequeno (se você tiver) ser chamado assim na escola, eu tenho certeza de que você vai se sentir ofendido, ainda mais vindo de alguém que não te conhece. Você disse que tinha um cabelo amarelo, imagine se você fosse num estabelecimento e o dono não deixasse você entrar, simplesmente por você ter o cabelo amarelo. Iria ficar chateado e com certeza puto com o dono do estabelecimento.

      O país não ficou fresco, igual você disse. As pessoas somente se ligaram que ofender, ‘brincar’ com a diferença da pessoa não é legal.

      Um bom dia pra você, e VAMO GALO!

      1. O termo Maria surgiu na década de 60 e foi o Dadá que o fez ao levantar a saia do joãozinho. Futebol ficou muito chato depois que afastaram o povão dos estádios, agora virou essa frescura, não pode chamar cruzeirense de viado.
        Pseudos intelectuais que veem hostilidade em tudo. Quem sempre carregou o Galo foi a torcida, aquela que cantava o jogo inteiro, que brigava com dirigente, com jogador, que dormia na fila pra comprar ingressos, etc, não essa pasteurizada que não consegue bater o recorde do mequinha no Horto.
        Até a Galoucura entrando nessa onda, tem até grupo gospel na sede da torcida. Nada contra ao grupo gospel, mas é forçar a amizade.
        No mais é isso ai. Quem sabe um dia a Massa do Povão voltará.

  31. Bom dia Eduardo. O estranho de tudo isso em relacao a estrutura do futebol (federação, cbf) é que os clubes insistem em manter isso dai. Se houvesse real interesse em mudancas ja teriam se organizado em um Liga Nacional. Mas esse sistema corrupto interessa, e muito. A quase todos. Nao se esqueça Castelar Neto (atleticano e cria do Kalil no futebol) é o atual vice-presidente da CBF. Entao, meu amigo, atualmente nosso clube faz parte daquela casa. E castelar neto é muito ligado ao 7.

      1. Eu apenas disse que hoje tem.um atleticano na vice presidencia da CBF. Agora em relacao a expulsão do jogador do cruzeiro eu nao vou lamentar. No final do mineiro o lateral deles ja entrou para provocar o otero. E sinceramente quero mais é que o Cruzeiro com itair mano menezes etc..
        Se ferrem. Aqui é galo!!!

        1. Domingos, não discordo de sua opinião. Eu que não contextualizei – ano passado a diretoria azulada esperneava contra a FMF estar sendo gerida por um Atleticano, toda derrota para o Galo era culpa do Castelar. O candidato azulado, ligado ao perrela perdeu a eleição da FMF e eles ficaram mordidos.
          Foi só zoação . Toda derrota deles passou ser culpa do Castelar, ou melhor do Kalil, que o colocou lá.

      2. Bom dia aos que realmente são Atleticanos e frequentam o blog, Já que é assim que funciona na sua opinião de Atleticano? pede ao Castelar pra fazer um esquema com o Kalil e o 7C pro GALO ser Campeão do BR 18. Saudações Alvinegras aos que realmente são Atleticanos e frequentam o blog.

        1. O nosso galo nao precisaria de esquema para ser campeao em 2018. Esse campeonato perdemos para nós mesmos. Você acompanha os jogos a sabe dos vacilos em finais de jogos. Das pixotadas dos juninhos patrick Gabriel que nos custaram pontos fundamentais. Alem do desinteresse nos.jogos recentes contra Corinthians e o cruzeiro. Definitivamente sao paulo e inter so tem mais apetite de ser campeao do que nosso time. Em 2012 perdemos para o Fluminense que alem de um grande time contou com ajuda extracampo. Esse ano renunciamos a disputar o titulo pq o planejamento é G6.

          1. Boa tarde Domingos. Concordo plenamente você, e, acrescento ainda, que ao assumir NOSSO GALO, a diretoria disse que a torcida ñ deveria esperar conquistas para 2018. Pode isto? Uma agremiação como o CAM iniciar o ano sem a pretensão de ganhar título.

    1. Muito bem dito, caro Domingos! E ainda complemento: o Castellar Neto ainda colocou em seu lugar o irmão de um deputado, representante da casta que domina a FMF desde que ela existe. Um orgão de imprensa mineiro fez extensa cobertura sobre farras bancadas para dirigentes de clubes do interior e outros fatos desagradáveis. É certo que o referido órgão de imprensa é de propriedade de um torcedor e conselheiro do rival. Não que isso invalide o que foi apurado nas reportagens. Só fez ter mais disposição para escancarar as “virtudes” dos eternos mandatários da FMF.

    2. Domingos, só um alinhamento: Castelar será um dos 8 (sim, oito) vices-presidentes a partir de Abril de 2019.
      Na CBF a coisa é estranha até nisso. O candidato eleito só assume um ano após a eleição.
      Saudações alvinegras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *