Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Partida fundamental para devolver a confiança ao Torcedor

Foto: Bruno Cantini | Atlético

Entre trancos e barrancos, o Atleticano segue com sua inabalável fé. Hoje, mais uma vez, serão mais de 20 mil pagantes no Horto. Imaginem se o time atual, ainda que modestamente, fosse igual aos dos anos de 2012 até 2015. Seguramente, teríamos de – a exemplo do que já aconteceu exatamente com o nosso Galo – ocupar dois estádios para uma mesma partida.

Se não correspondem em campo, falta de apoio das arquibancadas não podem queixar a diretoria, comissão técnica e jogadores. O treinador, esperança em tempos recentes, agora merecendo a desconfiança da Massa, oscila na definição da equipe. Levou rodadas e rodadas para entender que o problema maior era o desempenho medíocre do sistema defensivo.

Após alterar parte dele – em meio a declarações dando conta de que a defesa estava bem servida de profissionais -, na última partida, tomamos gol nas mesmas circunstâncias. Daí, o diretor de futebol, que também entende – ou entendia- que não precisávamos reforçar o setor, sinaliza a chegada de mais uma aposta para disputar posição com Léo Silva, Maidana e Gabriel.

Da mesma idade que o recém-promovido Ruan, chegou Martín Rea, do Danúbio – Uruguai. Mesma equipe que, recentemente, enviou David Terans com grande expectativa entre nós Torcedores. Tomara que o anterior reaja e que o segundo entre e mostre serviço. Sua folha corrida aponta apenas 13 partidas disputadas, um gol assinalado, cinco cartões amarelos e um vermelho. Queremos algo diferente.

Pois bem, sem entrar no mérito de outras idas e vindas, com quase 20 chegando, mais de 30 saindo – entre eles alguns que chegaram recentemente-, temos de ir pra cima do Santos em busca da vitória e recuperação na tabela.

Foto: Bruno Cantini | Atlético

Afinal, quando a competição foi paralisada, o Galo ocupava a segunda colocação,ou seja, éramos vice-líder. Durante aquele período, com alguns nomes sendo anunciados, exceto para a defesa, criou-se a expectativa de, em poucas rodadas, o campeonato ter novo líder. Ao contrário do que esperávamos, hoje o Galo caiu da segunda para terceira, estando – agora – na quinta posição na tabela.

Em cinco jogos, pós Copa do Mundo, vencemos o Paraná em casa (sabe-se como!), cedemos empate ao Bahia nos segundos finais da partida, perdemos três vergonhosos jogos para Grêmio, Palmeiras e Internacional. A última, semana passada, dentro de Belo Horizonte.

Agora, vamos pegar o combalido Santos, que tem o saudoso Cuca no comando. Diz-se a boca pequena que o peixe irá poupar alguns jogadores para seu compromisso no meio da semana em outra competição. Isso pouco relevância teria, pois independente de quem estará do outro lado, buscamos vencer o jogo.

Os treinamentos da semana sugerem algumas mudanças na equipe titular. Luan, ídolo da Massa, deve começar no banco de reservas. Creio que mais para poupar o jogador – que a exemplo do Leonardo Silva – não consegue impor sequência de partidas. Não sou da área, mas essa situação é visível aos olhos de quem acompanha futebol e ,especialmente, ao Galo.

Em seu lugar deverá entrar o instável Tomás Andrade, que alterna boas partidas – com jogadas de encher aos olhos do Atleticano – com atuações decepcionantes, sobretudo quando é obrigado a jogar do lado direito do campo. Seu pé não funciona, parece. Outro que deve jogar desde o início é Nathan. Ele teve oportunidade frente ao Inter e nada acrescentou ao combalido time em campo.

Uma vitória hoje, como disse ontem e reafirmo hoje, pode devolver alguma expectativa ao Atleticano na temporada. Que assim seja!

17 thoughts to “Partida fundamental para devolver a confiança ao Torcedor”

  1. Boa tarde! Atleticanas (os). Valeu Vitória, mas o Larghi não pode esquecer que o time precisa e muito melhorar essa defesa, e enxergar que o CAM tem necessidade de jogar pra cima do adversário, não ficar esperando.

  2. Fora Elias, apesar do gol!!!!
    Segundo tempo bem melhor que o primeiro.
    Luan é o cara!
    Se a bola chegar pro pastor ele guarda!
    Baita partida do Emerson!

  3. Péssimo primeiro tempo!
    Mas a torcida tá satisfeita, até gritou o nome do Elias…assim vamos ladeira abaixo. Apoio incondicional..vtnc!!!!

  4. Bom Dia! A todos , parece que vamos ressuscitar mais um defunto no campeonato, o Santos nitidamente tá melhor no jogo. Oremos, por que se perder hoje, ganhará de quem?

  5. Quero dar meus parabéns a todos os pais,principalmente Atleticanos,neste dia memoravel(afinal tem jogo do Galo!).e nós Atleticanos merecemos um presente ou melhor tres:vencer o Santos jogando um belo futebol, ver o Elias saindo no intervalo e o Hulk fazer uma ótima partida e deixar o Fábio Santos na reserva.Tenhamos um bom dia.

    1. É isso mesmo.
      Hoje é dia dos pais.
      E o almoço do dia dos pais é um peixão saboroso direto de Santos.
      Que a gente não se engasgue com os espinhos deste peixe.
      Tô super confiante nesta manhã de muito sol e skol.
      Galo 3 x 0.

  6. Bom dia meus caros. Uma vitória hoje para mim será apenas uma vitória. Não devolve nada, confiança leva tempo, diria uma sequência de 4 partidas jogando bem e convencendo aqui e fora de casa, o que sinceramente ainda não consigo vislumbrar em um time que ainda nem tem 11 titulares. Não vou ao jogo, o do Inter foi doido, mas desejo sorte para nós e que possamos ao menos vencer um Santos que anda capenga, pois se isso não acontecer vai sobrar para o Larghui e não sei se a culpa é dele apesar da insistência com Elias e Pastor. Bom dia a todos.

  7. Voce tem razão quando diz que Luan, Leonardo Silva e Vitor não apresentam mais o mesmo futebol.
    Todos eles hérois da nossa maior conquista a Libertadores.
    Luanzinho o menino maluquinho é meu eterno ídolo.
    São Vitor responsável pela maior defesa de penalti da nossa historia.
    Leonardo Silva o maior zagueiro da nossa história. O maior zagueiro artilheiro também.
    Isto me emociona .
    Monstros sagrados.
    Vai meu Galo meu amor.

    1. Sim. So que passou. Reinaldo Eder Cerezo Tardelli Kafunga Ze do Monte Luisinho Dario peito de aço Ronaldinho Gaucho e varios outros jogaram e muito no galo. Foram ídolos mas cada um a seu tempo. Mas no atlético insistimos com jogadores que nao mais tem condições de jogar um futebol de competição. Eu ate sugiro que os analistas de desempenho do clube ao final de cada temporada publique no site do clube o desempenho de cada jogador durante o ano e quanto o clube gastou com ele. Seria otimo para avaliacao de custo benefício inclusive serveria de parâmetro para decidir se o jogador deve ter seu contrato renovado. Profissionalismo já…..

  8. Bom dia!
    Atlético x Santos e vice versa é sempre um confronto marcado por muitos gols e jogo aberto.
    O Santos está em 16º lugar com 17 pontos (4V – 5E – 7D), a uma posição da zona do rebaixamento; o time vem jogando muito mal e mesmo com a troca de técnico (Cuca por Jair Ventura) o desempenho da equipe nada melhorou.
    Na última quarta-feira, contra o Ceará fora (empate de 1 a 1), o time santista foi massacrado durante toda a partida e achou um gol de contra-ataque. Cuca, na entrevista, reconheceu o péssimo futebol apresentado.
    O Santos está na Copa do Brasil (joga na quarta pelas quartas contra o Crüzëirö no Mïnëïrãö) e na Libertadores (oitavas de final contra o Indepedente – Arg); porém, pela situação delicada no BR18 não deve poupar jogadores, embora tenha desfalques (Sacha).
    O Peixe deve vir numa escalação ofensiva 4-3-3 com o trio de ataque formado por Rodrygo, Gabigol e Bruno Henrique. O time passa pelo mesmo problema do Atlético em termos de remontagem da equipe, desentrosamento e falta de padrão de jogo, além de estar em mais duas competições pesadas e vindo de jogo no meio de semana.
    Como visitante o time santista é o 11º colocado (1V – 3E – 4D).
    Já o Atlético, bem mais descansado fisicamente, é o 5º colocado com 27 pontos (8V – 3E – 6D). Como mandante tem a 4ª melhor campanha (6V – 1E – 2D).
    O time atleticano fez 30 gols, o ataque mais positivo da competição (média de 1,7 por jogo); a defesa, a 2ª pior, já sofreu 25 gols (média de 1,4); o saldo, positivo, de 5 gols, é o menor entre os sete primeiros colocados.
    O Atlético, que tem desfalques e mexidas, deve jogar numa nova formação mais aberta e menos defensiva (4 – 3 – 3): Victor; Emerson, Leonardo Silva, Maidana e Hulk; Zé Welison, Elias e Natan; Chará, Ricardo Oliveira e Tomas Andrade.
    Se ganhar pode pular para 3º na melhor combinação da tabela; se perder pode cair para 9º na pior combinação.
    Palpite para hoje: jogo aberto e mais para o Galo que vai propor o jogo e partir para o abafa; pode tomar um gol primeiro pela formação ofensiva do Peixe que irá se recolher para contra-atacar, abrindo o jogo do Galo que terá pressão das arquibancadas. Cuca sabe a natureza do Galo e aí que mora o perigo. Não vai ter jogo morno, ao contrário, está cheirando jogo maluco (CAM 3 x 2 SAN).

  9. É isso sim: uma vitória hoje e o Galo devolve alguma esperança ao torcedor.
    E o Santos realmente vem combalido e poupando jogadores para o jogo da copa do Brasil no meio da semana, se não me engano , contra nosso rival.
    E eles vem de Cuca que eu ainda guardo certa mágoa apesar do título da Libertadores. Acho que perdemos o mundial muito em função dele ter anunciado sua saída em pleno andamento no Marrocos.
    Vamos ver como a massa se comporta daqui a pouco em relação ao Cuca.
    Vai Galo : 3 x 0 no lombo do Santos.

  10. Larghi deve ter esquecido do primeiro jogo dele como interino, quando mudou o time e foi derrotado or um time do interior em plreno Horto. Tem que mudar aos poucos. Tirar Luan e Galdezani ao mesmo tempo é burrice. Vai pagar por isso com certeza. Hoje a torcida vai conhecer o Natan, cobrado pelos entendedores que nunca o viram jogar. Espero estar errado.

  11. Bom dia..luan é idolo dos atleticanos de verdade que se contentam com retórica e raça. Por isso ganha um contrato de 04 anos com valor de quatrocentos mil mensais. Um clube profissional que pretenda ganhar titulos importantes nao deve depositar suas esperanças em jogadores desprovidos de condições fisicas e medicas para competir regularmente. O Galo precisa deixar o amadorismo de lado. Leo silva luan vitor foram importantes no passado. Trabalharam e receberam por isso. Mas hoje nao tem rendimento adequado .

    1. Bom dia a todos os atleticanos e atleticanas de todos os matizes!
      Bom dia Domingos! Bom dia Ávila!
      Concordo com vc Domingos. Vivemos essa “coisa” de ídolos que não aguentam mais jogar . Qualquer pessoa que minimamente consegue observar uma partida sabe muito bem que o Luan acabou.
      Conforme escreveu o nosso blogueiro: ” Entre trancos e barrancos, o Atleticano segue com sua inabalável fé.”
      Um participante do blog escreveu que o CAM faz as coisas erradas e o torcedor acredita que irá dar certo. Aos poucos vamos caindo.
      Escrevi que não acreditava em mudanças, pois os homens não mudaram. Nosso diretor de futebol nos brinda com outro estrangeiro sem currículo, que foi observado (haja dvd!) com 20 anos e idade! Vem para resolver? Se quer apostar busque na base!
      Discordo do nosso blogueiro quando diz que uma Vitória hoje devolveria a confiança. Para mim uma Vitória (espero que aconteça) hoje melhora a situação na tabela.
      O jogo de hoje apagará os cinco vexames anteriores conforme descrito no texto?
      Chega de “fé”, “eu acredito”. Eu quero futebol!
      TORCER SEMPRE sem NUNCA perder a CAPACIDADE de julgar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *