Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Parabéns Atlético e Atleticanos

Hoje é dia de festa na capital mineira, por todo o Estado de Minas Gerais, estendendo até mesmo aos Torcedores espalhados por outros cantos do Brasil e do mundo. São 115 anos de existência daquele que é, sempre foi e sempre será o maior time das Gerais e um dos maiores do país e de todo o planeta. Sua apaixonada Torcida, reconhecida por todos, é o grande diferencial de outros menores que se revezam no maior clássico das Alterosas. Galo e Vila, depois Galo e um e outro de BH, atualmente aberto com o novato Athletic de SJDR se habilitando para ser o próximo contendor do maior de Minas.

Discorrer sobre os garotos no Parque Municipal, que no dia 25 de março de 1908 – não tinham noção da nação que estavam fundando -, é desnecessário, uma vez que cada Atleticano sabe bem sobre esse enredo. Feliz é a nação que preserva sua história. E o Torcedor do Galo, todos e indiscutivelmente, conhece cada pedacinho percorrido pelo nosso Clube Atlético Mineiro. Seus quase 50 títulos estaduais, campeão em várias competições nacionais e internacionais. No meu caso, creio, sou testemunha e conheço razoavelmente bem desde a virada dos anos 60 para 70. Vale dizer, metade dessa rica e invejável saga Atleticana.

Em mais esse dia festivo na Cidade do Galo, cujo nome fantasia (de fachada) é Belo Horizonte, vamos encontrar as ruas com as cores preto e branco por onde a gente transitar. É assim que a capital mineira se veste, via de regra, em cada momento marcante na vida do nosso time do coração. Sejam nos títulos, dias de jogos importantes e – evidentemente – em todo 25 de março de cada ano. A Massa, já por anos, se reúne na porta da sede e comemora o aniversário da alegria da cidade.

Nesse ano, com o andamento das obras do Estádio do Galo, lá naquele local haverá um evento fechado para alguns poucos convidados. Era, pelas previsões iniciais, para a Arena já estar em pleno funcionamento. Fatores alheios à nossa vontade acabaram por atrasar aquela grandiosa obra. Até mesmo, conforme chegou a ser anunciado, um evento para 4 ou 5 mil pessoas foi cancelado.

Com isso, milhares de convidados – conforme previsto e divulgado – foram desconvidados. Houve até quem programasse e perdesse passagem e hospedagem, conforme pude tomar conhecimento. Os desconvidados foram informados também pelas redes sociais. Enfim, o evento de hoje é para poucos, escolhidos a dedo e seguramente pela conveniência dos gestores e até mesmo de alguns assessores.

O que não impede a festa pelas vias públicas, como foi na virada dessa última noite. Os tempos são outros, por mais conservadores que nós, os mais antigos, sejamos, temos de reconhecer que mudanças sempre ocorrerão não só no Galo como em todos os clubes do mundo e na nossa própria vida. Disse dias atrás que não gostei da camisa, convenientemente vazada pelas redes sociais, o que não vai me impedir de ter mais essa no meu armário ao lado de dezenas de outras. Prefiro a tradicional e histórica listrada, simetricamente, com as cores preta e branca verticais. Como bem deixou entre suas frases o saudoso amiGalo Rogério Peres, “o futuro do Galo será muito maior que o seu passado”. É assim que pensam os Atleticanos.

Acredito que a nossa casa, que é o Estádio do Galo, será um grande diferencial em relação a outros clubes nacionais. Será um caldeirão em busca das vitórias, importante fonte de renda nos dias de jogos e ainda com centenas de eventos que aquele local irá abrigar assim que abrir suas portas. Pois que, aqueles meninos de 1908 – repito – não imaginavam que tamanho de paixão estavam fundando lá no Parque Municipal. Que tempos depois, como mencionei na postagem de ontem, se transformou no Galo Forte e Vingador.

Se hoje e amanhã, num final de semana incomum, não tem jogo do nosso Galão da Massa, podem ir para as ruas, avenidas e praças festejar os 115 anos do nosso Glorioso Clube Atlético Mineiro. O futuro mora logo ali na frente. Parabéns Atleticanos! Parabéns Atlético!

*imagens: redes sociais

37 thoughts to “Parabéns Atlético e Atleticanos”

  1. Aproveito o aniversário do nosso Galo, pra dizer que me incomoda muito qdo leio ou escuto alguém dizer que o Galo vai mudar ou mudou de patamar. Nada mais falso do que essa afirmação. Alguns dizem que mudamos de patamar com o título da Libertadores de 2013, o presidente Sergio Coelho disse hj que com a Arena MRV, o Galo mudará de patamar. Não, o Galo não mudou de patamar e nem mudará por causa de título nenhum, nem por estádio, nem por nada. O Galo é gigante desde que nasceu. O futebol só existe por causa do Galo. A Libertadores mudou de patamar com o título do Galo. Somos a maior entidade do planeta. Ganhar um estadual pelo Galo é maior do que ganhar copa do mundo pela seleção da cbf. Por exemplo, Pelé é maior que o Santos. Foi o melhor jogador de todos os tempos, mas Reinaldo é muito maior, pois jogou no Galo. Nenhum jogador será maior que o Galo. Por isso, acho que na inauguração do nosso campo, ao invés de ficar procurando adversário, tem que ser um jogo entre nossos titulares e reservas. Ninguém melhor pra inaugurar nosso campo, do que a gente mesmo. Galo sempre! SAN

  2. Nós somos o Clube Atlético Mineiro, uma vez até morrer!!!

    E que eu e os outros milhões de Atleticanos consigamos comemorar essa data de 25 de Março por mais anos e anos a frente!!!

    Parabéns, felicidades e muitas conquistas pro nosso glorioso e amado Clube!!!

  3. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!!!

    Hoje o mundo está em festa.

    Parabéns, meu Galão Amado e a toda sua Torcida Apaixonada.

    Te desejo muito Sucesso e a Conquista de todos os Títulos” possíveis e impossíveis.

    Saudações Alvinegras,

    1. Caro, cheguei a apontar o dedo pra jogar na lixeira. Tanta afirmação errada na sua tentativa em tumultuar o ambiente, mas optei por cortar e responder.
      Aqui é SÓ Galo e hoje, nosso time do mascote temido, está em festa. E seguirá, deu pra entender?
      Já fomos chamados de “cachorrada”, se é idoso como eu vai se lembrar. Mas cachorrinho nunca!
      Sigamos!!!

      1. Fechem os olhos mesmo , voceis é que estão certos , quem apoia bandido, bandido é, saudações de quem não se curva para o fim catastrófico do clube , obrigado.

    1. Bonita homenagem do OLÉ DO BRASIL ao aniversariante do dia:

      Um dos maiores clubes do mundo faz aniversário hoje. Parabéns, blá-blá-blá

      Blá-blá-blá

      Blá-blá-blá

      Blá-blá-blá

      1. Mais um bobão, poderia dizer outro otário, sem o que dizer sobre cachorrinho de madame ou Peppa Pig se ocupa em buscar visibilidade.
        Leio, rio e deleto, via de regra. Mas, tem babacas ou bobocas, que me merecem atenção. Como no fds tenho mais flexibilidade, me permito essa distração.
        Dando contra fé ao recibo da inveja, divido a tentativa de mais um bocó.
        au au au o cachorrinho da madame é natimorto, mas Pig tá na área com seu vasto histórico de conquistas. Traga pra nós esse balanço do homem de confiança do seu (90%) dono.

  4. Hoje no aniversário do Galo, eu enterro o maior Atleticano que eu conheço e conhecerei em toda minha vida.
    Meu Pai.
    Ele, que me ensinou o que é amar um clube de futebol.
    Ele me mostrou através dos jogos do Galo que a vida nem sempre será justa, que nem sempre agirão de forma correta conosco, pois muitas vezes usarão de meios ilegais e ardilosos para nos prejudicar, que nem sempre vencerá o melhor, e que perder também faz parte do jogo e da vida.
    Mas me ensinou também, que independente do que façam conosco, devemos sempre sermos fiéis aos nossos princípios, nossos valores e nossa moral.
    E ele me mostrava isso através do Amor dele pelo Galo.
    Meu Pai era o Atleticano Raiz.
    Aquele que odiava o Flamengo e o Cruzeiro mais do que tudo nessa vida.
    Nas suas veias correu o mais legítimo Sangue Atlvinegro que por essas terras passaram.
    Aquele do Atleticano que foi forjado na Dor, na Injustiça e no Amor.
    Meu Pai amou tanto o Galo que hoje no aniversário do seu amado clube ele será enterrado.
    E o Manto Sagrado do Galo mais lindo do mundo, que ele tanto me ensinou a amar irá com ele para essa última jornada terrena.
    Descanse em Paz meu Grande e Amado Pai.
    Te Amarei todos os dias da minha vida e Sentirei muito sua falta nos jogos do Galão.
    Uma pena você não conhecer a nova casa do Galo.
    Mas tenho certeza que você estará lá comigo no dia da inauguração.
    Descanse em paz meu Grande Pai.

    1. Caro Tiago, meu abraço de solidariedade neste momento difícil que consegue encontrar forças para homenagear seu querido pai.
      É um misto de dor e gratidão, entendo seu sentimento. Que tenha muita força e a certeza que do lado de lá ele irá te guiar. E, claro, puxar os pés de atacantes que ameaçarem o nosso Galo, como ocorreu com o Ferreira do Olímpia. Atleticanidade não tem fronteiras.
      Estamos com você e seus familiares. Abraços, amiGalo!!!

    2. Meus sentimentos, Thiago. Sempre acompanhei seus relatos sobre a relação entre vc, seu pai e o Galo. Admiro e me identifico com a forma positiva como vc sempre enxergou e falou sobre nosso time. Lamento muito sua perda. Ele viverá em cada gol do nosso Galo. Um grande abraço pra vc e pra sua família. Parabéns ao Clube Atlético Mineiro, filosofia máxima de um povo. SAN

    3. Tiago, os meus mais sinceros sentimentos a você e à toda sua família!
      Quantas e quantas vezes você nos falou ; ” hoje vou ver o Galão com meu pai e tomar aquela gelada”.
      Me lembro quando você perdeu a sua esposa também.
      Os meus mais sinceros sentimentos!
      Abraços!

    4. TIAGO FREITAS ,

      receba , você e seus familiares , os meus sentimentos .
      Belíssima homenagem você prestou a seu pai .

      A Bênção e a Paz de Cristo estejam com vocês !

    5. Tiago!
      Os meus sentimentos nesta hora tão difícil para a família. Somente aqueles que perderam pai e mãe sabem o significado da dor deste momento. A saudade será eternizada no coração de todos nós atleticanos que convivemos com os seus relatos de quanto era especial o seu saudoso pai. Fique com Deus….e o meu conforto aos seus familiares.
      Abraço.

    6. Caro Tiago Freitas, meus sinceros sentimentos pelo falecimento do seu pai. Certamente ele também tinha muito orgulho de você, que é Atleticano de corpo e alma, bem diferente de alguns pela saco que escrevem aqui de vez em quando.

      Que Deus conforte e dê forças, meu amigo.
      Saudações daqui, de outro Atleticano que pensa bem parecido como você. Forte abraço!

    7. Thiago; infelizmente o inevitável e às vezes impossível de se controlar sôa ironicamente como se fosse uma homenagem a ti tamanha suas paixões entre pai e filho pelo GALO; eu infelizmente não tive esta oportunidade de sentir todo este amor ao CAM ao lado do meu que se foi em 1998; tento insistentemente corrigir esta lacuna ao lado de outros ilustres; apesar da triste perda, e das felizes e tristes lembranças desta data que sempre o fará relembrar dele, imagino que esta coincidência lhe trará grandes emoções e a certeza que seu dever como filho pródigo foi cumprida! Descanse em paz seu saudoso pai!

    8. Tiago, que Deus te console nesse momento de dura perda. E que seu pai lá do alto possa estar com você e conosco cada vez que o Galo entrar em campo. Fique em paz no amor de Deus!

    9. Bom dia Thiago,
      tem muito tempo que não comento aqui… Mas ao ler seu comentário resolvi comentar….
      Pode ter certeza que seu pai terá a melhor visão da nossa nova casa, de cima…..
      um abraço e seus sentimentos…. Só quem perdeu um pai ou uma mãe sabe o tamanho dessa dor….

  5. Um abraço especial a todas as Atleticanas e Atleticanos na celebração de aniversário da mais genuína paixão clubística brasileira e mundial. E uma menção honrosa a você , Eduardo, que incansavelmente vira e revira na forja da expressão , o escudo glorioso do Galo, temperado de fé, romantismo coragem.

  6. Bom dia Massa e Guru

    Por mais que eu tente, não consigo descrever o sentimento pelo dia de hoje, mas vou tentar em poucas palavras.
    Eu morava no Santa Efigênia e pelas proximidades ainda garoto, torcia para um dos postulantes a nosso rival (América), jogando inclusive no antigo “dente de leite’.
    Meu pai tentava me convencer a ser atleticano, mas havia de minha parte resistência, até que ele me prometeu levar ao Mineirão, onde eu nunca havia pisado.
    Foi em uma partida pelo ruralito da época entre Galo x Caldense, com uma vitória de 3 x 0 para o Galo é claro.
    Foi amor a primeira vista, e quando vi aquele time de camisa banca e preta entrando em campo, meus olhos brilharam e meu coração acelerou e me vi pela primeira vez gritando em alto e a plenos pulmões GALOOO!
    O resto da história o dia a dia aqui neste espaço há pleo menos 5 anos é suficiente, pra contar.
    Obrigalo meu pai, por me fazer um homem de caráter, de princípios, honesto e acima de tudo Atleticano!

  7. Sentimento de amor sincero ao Alvinegro…
    Das Alterosas sou Mineiro…
    Minas Gerais, nosso Terreiro…
    > Parabéns Clube Atlético Mineiro! Que no próximo ano estejamos aqui repetindo: “Abençoado seja o Clube Atlético Mineiro. Com o mesmo nome e as mesmas cores desde 1908.” Uma de nossas identidades e q por várias vezes foi exaltada pelo seu povo,seja no Mineirão ou em qqr outra praça,já não existe mais,que não percamos esta jamais,a nossa Essência!
    Por fim,deixo um forte abraço aos Atleticanos(as) pelo nosso dia.Vamos em frente GALO! Não se anda p trás nem p tomar impulso.
    Saudações Atleticanas.
    #Galo115Anos

  8. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Bela homenagem aos 115 anos do galo, caro Ávila. Somos os maiores e não vemos ninguém na nossa frente.
    Hoje e sempre, galo!!!

    1. Saudações alvi negras . Que venham os próximos 115 anos com muitas glórias para o glorioso . Com certeza “o futuro do Galo será muito maior que seu passado” . Viva o Galo e gratidão pela bela crônica do Eduardo nesta data . Bora vestir a camisa alvi negra e ir para a rua recebendo acenos e buzinas com.o grito Galo .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *