Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Paciência & Consulados

consulados do galo

Antes de entrar no que pretendo, relacionado aos Consulados do Galo, um breve comentário sobre a reação do Torcedor depois da magra vitória de sábado. Embora até me considere entre aqueles que exigem resultados imediatos, sou levado a ponderar que temos de dar um tempo maior para o treinador Roger Machado mostrar a que veio. Durante o domingo, por meio do blog, outras redes socais e até mesmo em contato pessoal, alguns já sinalizavam querer a cabeça do novo comandante. Ora, calma, foi apenas uma partida oficial até agora. É muito cedo.

Até nas avaliações individuais, temos muitas diferenças. Uns aprovaram determinado jogador, outros já exigem o afastamento imediato desses mesmos atletas. Disse aqui neste nosso espaço, seguramente algumas vezes, que jamais gostaria de estar investido em cargos de direção, até mesmo de treinador ou jogador (neste caso nunca tive qualquer qualificação) no Galo. Somos impiedosos. Somos, eu estou me incluindo. Mas somos o que tem de melhor em Minas Gerais e no Brasil. Haja vista o quanto somos visitados – refiro-me ao nosso “Canto do Galo” – por gente não-atleticana. Inveja! Afinal, somos Galo.

Dito isso, vou ao que pretendo nesta segunda-feira. Mostrar, agora através de vídeo da TV Galo, a iniciativa pioneira de Atleticanos. Os “Consulados do Galo”, criado pela base, ou seja por Torcedores, é um projeto de vanguarda e já tem até clube apadrinhado pela CBF e pela emissora de televisão (essas duas instituições promíscuas do Brasil) copiando a nossa ideia. Capitaneado pelo mineiro-carioca-Atleticano-advogado Custódio Neto, é uma inovação que une Atleticanos em várias partes do mundo. Assistam:

25 thoughts to “Paciência & Consulados”

  1. Se já estão demolindo o trabalho do Roger desta maneira, com apenas um jogo oficial na temporada, imagina o que dirão se ele tiver que administrar o número de contusões que o Marcelo Oliveira teve de administrar ano passado…

  2. Pontos importantes sobre o desequilíbrio do elenco atual:

    – Fred e Pratto juntos não dá. Um deles tem que sair, pois ocupam o mesmo espaço em campo e oneram demais a folha salarial.
    Eu prefiro o argentino, sem nenhuma dúvida, por ser mais jovem, mais participativo, tem salário menor e o valor de mercado é muito maior. Já Fred, apesar de ser ótimo finalizador, está longe daquele atacante que foi no passado. Hoje em dia, mal consegue fazer uma tabela, joga paradão e não tem fôlego mais.

    – Carlos é outro que deveria ser negociado. Respirando novos ares poderá mostrar seu futebol e voltar mais maduro ano que vem.

    – Outros dois candidatos a sair: Carlos Eduardo e Hiury. Ambos continuam comendo e dormindo às custas do Galo. Não acrescentam nada ao time.

    – Pra reserva do Marcos Rocha é necessário apenas um jogador. Não há motivo para manter Patric e Carlos César. Tchau e bença pra um deles, ou quem sabe os dois!

    – Penso que ainda precisamos de um atacante veloz e um meia/volante de qualidade.
    Caso aqueles atletas citados acima fossem negociados, abriria espaço no elenco e sobraria dinheiro para investir em contratações. Sugestões: Jadson, Tardelli, Jucilei, Nilmar, Taison, Fernando Gago, Sandro, Oscar Romero e Theo Gutierrez. Dois desses aí resolveriam nossos problemas definitivamente. Mão na massa, diretoria!

  3. Tá ok primeiro jogo, pernas travadas, blá, blá, blá; blá, blá blá, agora contra as Marias a estória e a história são outras; Aviso ao Roger: não admitimos perder mais para as Marias, quero ver o velho Galo de briga, Galo de Raça, o Galo sempre foi raça, se não tiver raça não é galo, e não me venham com análises do futebol moderno e blá, blá, blá, o Galo não é Real é Atlético não de Madrid é de BH. Nada absolutamente nada justifica esse tal de Clayton no time, já que o técnico é cego e não tira, tiramos nós. Precisamos de um 10 tipo Jadson, daí pra cima. Fred e Robinho só marketing. Vamos esperar o Clássico para separar os homens dos meninos, jogar pra ganhar, se os figurões não segurarem a onda bota a garotada pra suar. Galo Raça. Raça Galo. Galo Sempre.

  4. Aê, xará, voltamos junto do Galo! Tõ apoiando e torcendo pelo Roger, se fez jogar um time desacreditado como o do Grêmio, tem tudo para dar certo no Galo. Mas é bom ir sacando de cara que manter Pratto e Maicossuel no banco para Clayton sair jogando é caçar briga ruim com a torcida. Eu ainda gostaria de ver Pratto e Fred juntos, Pratto é muito mais jogador, mas Fred é matador, não é possível que não possam estar na mesma equipe! Mas vamos lá, Roger já se mostrou ser um cara inteligente, espero que não insista no erro. Clayton é um engodo, já teve chances mais do que suficiente, prejuízo e tanto a compra dele. De resto, precisa de tempo para o time se desenvolver. Mas a chapa já começa a esquentar na quarta, bora lá ganhar para calar o técnico da dancinha!

  5. Ninguém, por enquanto, está pedindo a cabeça do Roger. apenas uma simples verdade: Pratto não pode ficar no banco e Clayton ser titular. Doa em quem doer!!!

  6. Insistir com Clayton é uma grande erro. Aliás, Carlos, Carlos Eduardo??? e Hiury também já deveriam ter saído do Galo. Confio no Roger, mas este é o tipo de situação que não o favorece. Quarta tem clássico e já é hora de voltar a vencer. Não pode errar a escalação: Maicossuel, Cazares, Otero e Pratto. Simples assim. Tem que haver uma conversa séria com o cazares, joga muito, quando quer. Não temos paciência mesmo, é fato; e isto vem de 46 anos sem o Brasileiro. Então, se está no Galo, conviva com isto! Por fim, Massa vamos lotar o Mineirão, fazer a nossa parte, apoiar o time. O técnico do outro lado insiste sempre que pode em provocar o Galo, isto demonstra quão é pequeno em mentalidade. Aquele mesmo que fez dancinha e tomou de 4. O problema é que elas tem uma vontade incontrolável de gritar GALOOOOOOOOOOOOOOOO… Que comece a tremedeira!

  7. Boa tarde Eduardo e amigos Atleticanos , claro que eu queria hoje estar comentando uma bela partida do nosso Galão , mais dizer que o time está todo errado que tem que mandar embora tal jogador que ainda falta contratar outros mais, calma ai gente ! eu vi melhoras no time sim vi compactação , triangulações vi o Cazares e o Otero se entendendo vi o nosso time não levar um chute no gol o primeiro tempo inteiro é normal os jogadores estarem travados em começo de temporada o Roger ainda está implantando sua metodologia de jogo o cara não teve nem 30 dias pra trabalhar . eu acho o Pratto melhor que o Fred mais será que ele voltou das férias em melhores condições que o Fred , vamos ver no clássico . elenco é pra essas horas temos Robinho , Luan e o Carlos no DM o Fred não pode jogar mais mesmo assim ainda temos jogadores pra substituir e pra ficar no banco no próximo jogo , todos que estão no elenco vão ser necessários ,são muitos jogos durante o ano e o Roger já avisou que pretende rodar o time . cabe a nós verdadeiros torcedores que sempre fomos apoiar e jogar junto com o time e parar com essa de ficar procurando os defeitos e os culpados pra um ano que acabou de começar como já disse eu acredito no trabalho do Roger e nesse elenco que temos para conquistarmos coisas boas no final do ano . AQUI É GALO P……!

  8. Em relação aos técnicos, a cada temporada que passa eu começo a acreditar que não adianta a torcida querer opinar. Sempre vamos acabar chamando um ou outro técnico de burro. Nenhum deles passa desse crivo.
    Ainda é muito cedo para qualquer avaliação. Mas uma coisa chamou a atenção positivamente, que foi terem parado os famosos chutões, ligação direta, que acontece desde o belo time do Cuca.
    Negativamente, podemos citar apenas a escolha do treinador em deixar Maicosuel e Pratto no banco em detrimento do Clayton. Depois vai reclamar que a parte chata (e talvez burra) da torcida começar a cornetá-lo.
    Esse Clayton já deu o que tinha que dar. Foi contratado e peso de ouro, teve milhares de oportunidades ano passado e não mostrou nada. Pra que insistir com ele, deixando Maicosuel e Patto no banco?
    Mas enfim. Espero que a pífia atuação dele e as vaias ontem sirvam para que o Roger rapidamente entenda que o jogador não merece ser titular e já está bastante queimado com a torcida!
    Ah de se lembrar por fim, que esse time treinou somente 3 semanas, depois de um mês parado. É muito pouco tempo pra exigir um bom futebol. Importante foram os 3 pontos!
    Por fim, como bem lembrado acima. A questão da camisa 10 hoje é urgente! Prefiro acreditar que a Diretoria esteja olhando isso! Por mais que o Cazares possa vir a ser o craque que todos esperam e tenha regularidade, é inadmissível um time que quer ser campeão ter apenas um jogador para a posições. Lesões, cartões e convocações acontecem o ano todo, com todos os jogadores. Isso sem contar que ele ainda não é um jogador regular ao qual podemos confiar. Precisamos urgentemente de um camisa 10, nem que seja pra fazer sombra.

  9. Me desculpem, mas torcedor (?) pedir a cabeça do Roger depois do primeiro jogo na temporada é de uma burrice sem precedentes. Não há outra palavra pra classificar essa estupidez. Custo a acreditar que exista alguém com mais de dois neurônios capaz de tal sandice. É querer atrapalhar o GALO, é jogar contra, quem pensa assim que seja proibido de ir ao campo. Lamentável! SAN

  10. Prezado Eduardo, não queria voltar ao assunto, mas o Roger disse ao final da semana passada que o “Atlético-MG já tem o seu estilo…”. Essa é a nossa preocupação, pois o estilo apresentado contra um time chamado pequeno, foi algo de assustar o torcedor, pois nada mudou!

    1. Eu acho que há mudanças sim. É perceptível a mudança da disposição e aproximação das linhas de defesa, meio e ataque. Acho muito cedo pra desconfiar do Roger. O time vai evoluir. Mas isso não depende só do Roger. Além da vontade e entrega dos jogadores, a diretoria precisa desinchar o grupo e trazer um meia organizador. Dátolo ou Guilherme cairiam muito bem nesse meio, mas infelizmente as lesões não colaboraram…

  11. ACABEI DE ESCREVER MINHA OPINIÃO AQUI NO BLOG E FUI DAR UMA LIDA NAS REPORTAGENS DO PORTAL UAI. ME DEPARO COM UMA SITUAÇÃO . QUAL É A MATÉRIA? NUDES DO CAZÁRES. SINCERAMENTE, SE ESSE RAPAZ NÃO COLOCAR A CABEÇA NO LUGAR ELE NÃO VAI MT LONGE. JÁ VIMOS MUITOS JOGADORES PROMISSORES TEREM FINS TRÁGICOS. TOMA JEITO MULEQUE. PQP.. NINGUÉM MERECE. O QUE O JOGADOR FAZ NA VIDA DELE É PARTICULAR, MAS ELE REPRESENTA UMA INSTITUIÇÃO E DEVE HONRA-LA COM SUA POSTURA DIGNA.

  12. Bom dia Eduardo. Não acredito que já tenha corneta cornetando o Roger… isso vai além de bipolaridade, é chatisse mesmo. Bom, vou ser enfático novamente. A diretoria tá dormindo no ponto. Não em relação a quem vem, mas a quem SAI. Não vejo com bons olhos essa disputa entre Fred e Pratto no ataque. Pode dividir a torcida e o treinador. A não ser que joguem juntos, o que o Roger já sinalizou que será difícil. Burrada do Nepomuceno ter contratato o Fred ano passado! Além dessa questão, temos do meio pra frente: Maicossuel, Luan, Carlos Eduardo, Carlos, Hyuri, Clayton, Otero, Cazares e Robinho. Pra quê este inchaço?? Um desequilíbrio desnecessário e burro, já que para organização das jogadas temos apenas o Cazares. Inclusive o Roger já mencionou que pretende utilizá-lo pelas beiradas. É meio complicado depender só do Cazares para iniciar as jogadas, digo isto pela instabilidade dele na temporada passada. Talvez um jogador experiente seria melhor pra isso. Se o Robinho se adaptasse como camisa 10 seria ótimo, já que ele não tem mais a velocidade que o futebol requer hoje para jogar nas pontas. Estas questões me incomodam muito mais do que a estréia morna de sábado. A diretoria precisa ter mais agilidade e emprestar ou negociar alguns jogadores ( Clayton, Carlos, Carlos Eduardo, Hyuri…), e se possível trazer um organizador de jogadas experiente. Se não der pra trazer esse 10, acho que o Roger dá conta do recado de usar um esquema em que Carioca e Elias iniciem as jogadas sem a necessidade de um meia centralizado. Mas pelo menos desinchar o grupo, isso é fundamental.

  13. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. A hora é de termos um pouco de paciência. Com a entrada de Elias, a volta de Robinho e Luan, o time ficará muito mais forte. Eu sempre tenho fé e penso que tudo será melhor. No entanto, como é triste ver Pratto no Banco e Clayton de titular. Chega a ser um desrespeito com um jogador do quilate do Prato. Se nosso centroavantão começar ficar no banco de reserva, ai penso eu que a paciência do torcedor será cada vez menor com o Roger. Eu torço p que o treinador de certo no entanto ele tem ter, como dizia um professor meu, “olhos de Ver”, ou seja, ele tem que enxergar além e ver que se mantiver clayton, com maicossuel e Pratto na reserva, a cobrança será bem maior e a paciência do torcedor bem menor. Borá Galão, fazer um grande resultado na quarta feira. Bica Bicudo.

  14. Muito legal os consulados, ideia antiga, repaginada, revivida que nos dias de hoje com ajuda da internet só tem a crescer mais e mais. Só fico chateado que o logotipo é de uma imagem comprada, de um banco de imagem da internet, qualquer um pode comprar esse Galo “francês” e usar nos produtos dele. Uma ideia boa dessa dos consulados merecia um logo próprio, encomendado para tal.

    1. É por isso que larguei essa profissão e fui trabalhar com outra coisa. É muita chatisse e frescura nesse meio de designer e publicitários… não sei se vc trabalha na área, mas é exatamente esse tipo de discurso característico, que sinceramente… enche o saco. De banco de imagem ou não, ta bacana o logo. Simples e objetivo. A iniciativa é que faz o produto. Parabéns aos criadores.

      1. Até concordo com você amigo. Nossos comentários parecem contrários, mas eu digo que não, se complementam! Mas eu acho que a falta de EXCLUSIVIDADE nesse caso é um pecado. A causa merece.

  15. Caro Eduardo e leitores do blog, você está com a razão temos que ter paciência, afinal foi a primeira partida e ainda temos um grande números de jogadores que sequer estrearam…. Como o Galo incomoda não? Viram o treinador do time da Enseada das Garças, depois da vitória do timinho dele falar do jogo do Galo???? Esse é aquele que fez dancinha e depois veio aqui tomar de quatro mesmo treinando um dos protegidos e ser eliminado. Isso só mostra o quanto ainda dói aquela derrota. E outras virão, pode ter certeza….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *