Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Uma história que chamou a atenção do blogueiro

Thais-imagem-03x

Sou muito curioso em pesquisar o perfil dos leitores do blog. Nos últimos tempos, alertado até por Atleticanos aqui neste nosso espaço, passei a ser mais cuidadoso na avaliação dos comentários, uma vez que não-atleticanos invadem o nosso espaço por curiosidade ou interesses diversos. Em meio a isso, descobri um perfil superinteressante de uma jovem, moradora de Bom Jesus do Galho, uma pequena e bucólica cidade próxima a Ipatinga, distante a quase 300 quilômetros de Belo Horizonte.

Seu pai, gremista – embora nem seja gaúcho – bem que tentou persuadi-la, mas, por influência de outros parentes, ela optou pelo Galo. Thaís de Lima Rodrigues, de apenas 19 anos, estudante de Letras, já vem se notabilizando com textos acerca desta nossa paixão em sua região. Desafiada a contar sua vida de Atleticana, não titubeou e enviou o texto abaixo, que compartilho para deleite e orgulho de nós Atleticanos. Afinal “somos o orgulho do esporte nacional”. Sem vaidade!

Em qualquer lugar, não importa onde for

Por Thaís de Lima

Thais-imagem-01xAmigos, numa cidadezinha cheia de graça, aqui do interior de Minas, há torcedores apaixonados que carregam o escudo do Atlético por todos os cantos. Tenho a honra de representá-los e assim como eles mesmos dizem, ‘se o Bernard possui alegria nas pernas, você tem a alegria nos dedos’.

Diante de um papel, o sujeito sempre se pergunta: ‘O que é que você vai escrever?’ Mas com quem escreve sobre o Atlético não tem disso. Se o nosso amor sempre foi o Galo, nós sempre teremos inspiração, sempre teremos o que colocar no papel.

No primeiro momento, vocês devem estar abarrotados de perguntas: Interior como? Será que ela mora cerca de 275 km da capital? Quando foi que esse sentimento surgiu? Quantos anos ela tem?

É tão fácil compreender a reação dos atleticanos quando se fala do Galo … Comigo não seria diferente. E é com uma frase que arrepiaria até Roberto Drummond (se estivesse vivo), que começo: Torcer pro Galo é sinônimo de esperança. Porque sempre que estou passando por alguma dificuldade em minha vida, lembro-me dos milagres operados por quem veste essa camisa. Se você é portador do preto e branco, você é capaz de acreditar. Hoje eu tenho 19 anos, mas desde pequena eu enxergava o que é torcer pro Galo dessa mesma forma.

O fato de ser mulher não obriga as pessoas a serem preconceituosas comigo. Acho que essa fase por aqui já passou. Todos me conhecem, sabem que eu torço pelo Galo desde pequena, sabem que eu acompanho os jogos, que eu estou sempre presente. No começo não era assim, mas, hoje em dia eles me respeitam. Estamos ganhando espaço dentro do futebol, não somos mais meras figurantes no estádio, nós também somos protagonistas do espetáculo. A questão é seguir bravamente colocando o Galo em primeiro lugar e mostrar que somos capazes de representá-lo em qualquer situação.

De fato, nós mulheres somos, sim, essenciais ao futebol. Sem nós, nada seria tão cativante. Mas vocês devem estar imaginando com quem aprendi a ser tão emponderante, não é mesmo? Pra se ter uma ideia, nós somos tão importantes que foi uma mulher que me apresentou o Atlético: minha tia! Venho de família atleticana, apesar de que o meu pai é gremista e já fez de tudo pra eu poder vestir azul nessa vida! Azul jamais! É, meus amigos, mais uma vez, o vento perdeu.

Chega a ser engraçado dizer que nem mesmo meu pai foi capaz de me convencer a torcer pra outro time. Mas não tinha como, não. Foi uma coisa mútua. O Galo me escolheu e eu o escolhi também. Via minha tia assobiar o hino e achava aquilo demais, meu primo vestia a camisa e eu queria uma também. Percebia todo mundo triste quando o Galo perdia a semana não era mesma. Mas quando saía com a vitória, nada poderia tirar o sorriso deles. Eu queria muito fazer parte daquela gente. Eu sou parte daquela gente. E o fato de morar longe da Capital, pode dificultar as coisas, mas não vai me impedir de chegar lá.

A torcida do Galo é mesmo uma coisa de louco. Antes, de homens velhos, loucos e sofridos. Hoje, da mesma gente sofrida e louca, porém, de jovens também. É imensidão. Povo que grita aos quatro cantos que o Atlético é sua fraqueza, mas também, que é a parte mais forte que eles têm.

A partida está no fim. Graças a Deus, nem todos falam a linguagem do subdesenvolvimento! Se no futebol, como em tudo mais, o craque é decisivo, eis aqui uma verdade absoluta:

– O craque do Atlético é a sua torcida, pois mesmo em fase de maior descontentamento ou de empecilhos que possam vir atrapalhá-la, tem-se a certeza do gol do título! E sou só mais uma que não vai deixar a estrela do MAIOR DE MINAS ser apagada.

 

23 thoughts to “Uma história que chamou a atenção do blogueiro”

  1. Lindo texto dessa linda missivista, essa menina entende que Atleticano não descrimina nada, ninguém, muito menos adversários, ao contrário respeitamos. Parabéns Eduardo, por este lindo momento com esta linda Atleticana, obrigado. E vamos todos torcer com todas as nossas forças pelo nosso eterno Galo, nosso vitorioso CAMpeão. (Sem vaidades).

  2. Parabéns Thaís!!! Que orgulho saber que te conheço e já brincamos tanto por sermos rivais…kkkkkk…. Quando nos conhecemos você disse que meu único defeito era ser Cruzeirense e eu disse o mesmo pra você! Mas foi apenas para não ficar por baixo,porque nem sendo atleticana consigo ver defeitos. Na verdade,essa é uma grande qualidade sua! Quisera que eu fosse uma torcedora tão dedicada e amante do esporte como você!!! Você é demais!!!! Juninho vive dizendo que eu podia torcer pro galo igual a você!!!! Kkkkkkk
    Ah…não posso deixar de dizer que você está no caminho certo,nasceu para estudar e se formar em Letras!!! Cara,mesmo eu sendo Cruzeirense me emocionei com seu texto!!!

  3. Eduardo, por favor, redija um texto sobre a nossa zaga. Tem sido o motivo de nossos fracassos nos últimos anos e não há debate sobre o assunto. Veja a nossa situação:
    Leonardo Silva: Veterano, a velocidade se foi e pode sofrer com as lesões.
    Gabriel: Aposta (torço pelo sucesso)
    Erazo: Contestado por parte da torcida. Honestamente, não é de total confiança.
    Felipe: Ainda não sabemos quem é e do que é capaz.
    Não concorda que precisamos de um zaqueiro, que venha para jogar? Imagine em fases eliminatórias ou na reta final do brasileirão, se perdemos um ou dois desses defensores, vamos apelar para a base? A diretoria não enxerga isso?

  4. Boa tarde a todos… to vendo um monte de gente pedindo Tardelli.. Gente..vamos cair na real…1º) ele ja deu o que tinha que dar. 2º) Ele vem…joga um pouco..e dps fica falando em sair..em ir pra china..pros arabes…pura pressão pra ter aumento…e dps quando vai..fica de la tuitando que quer voltar. Na verdade ele quer é voltar, sim, mas pra ficar tomando conta do restaurante dele la no shopping!!

  5. Isto mesmo Eduardo, AQUI É SÓ GALO. Os visitantes não-atleticanos querem apenas tumultuar, até mesmo porque não há assunto do lado de lá. Esgotaram os secadores e agora preparam a pipoca para ver a Libertadores. Nós, atleticanos de alma, não visitamos página do time azul (rival mesmo é o Flamengo), porque não interessa em nada. O Galo é gigante, ocupa o noticiário e isto incomoda. Quanto ao jogo de quarta, breves considerações. Roger, a torcida confia no seu trabalho, mas não insista com Clayton. É momento de voltar a vencer os eternos fregueses. Uma conversa séria com Cazares para apresentar seu melhor futebol. Do meio pra frente: Maicossuel, Cazares, Otero e Pratto. Vamos Galooo!

  6. Boa tarde Eduardo , esse amigo ai é do outro lado da lagoa . quanto ao texto da Thaís de Lima é isso que o Galão precisa de torcedores de coração como ela parabéns AQUI É GALO P……..

  7. Parabéns Thaís, pelo lindo texto!!! Essa torcida é mesmo muito diferente!!! Se tem Rocha e Carlos César, Carlos César não serve pra reserva do Rocha, Se tem Fred e Pratto um não pode ser reserva do outro, vai entender? Força Galoooo!!!!

  8. Não tem como tirarmos conclusões concretas no primeiro jogo, mas acredito que 99% da torcida esperava mais.
    Ao meu ver o Roger cometeu uma grande injustiça deixando o Pratto no Banco, surgiram duas vagas no ataque e ele foi preterido nas duas, vais ser difícil o Roger administrar essa disputa Fred x Pratto uma hora vai explodir…
    Já havia comentado aqui a desculpa para os dois não jogarem juntos é a recomposição mas na vaga do Robinho o Pratto recompõe melhor do que ele, por tanto não tem desculpa.
    Eu sei que é só o primeiro jogo do ano, mas não podemos esquecer todo o ano passado com os mesmos jogadores por tanto já temos algumas respostas.
    Na minha opinião o Gabriel é no máximo um bom banco ele tem futuro mas não está pronto para ser titular do time em uma Libertadores, e o Felipe Santana é uma incógnita chegou agora, por tanto precisamos da contratação de um zagueiro urgente!!
    Infelizmente Luan e Lucas Cândido tem contusões graves e crônicas infelizmente não podemos contar com eles isso é fato.
    Precisamos mexer nesse elenco urgente temos 6 atacantes de lado de campo e 4 centro-avantes muitos não estão rendendo a muito tempo não adianta dicar dando murro em ponta de faca precisamos renovar esse elenco vejam:
    Luan, contusão crônica no joelho não podemos contar com ele
    Clayton e Maicosuel não estão jogando nada, vender ou emprestar um dos dois
    Otero, tem muita raça, mas não o vejo como aquele jogador que resolve, mas pode ficar
    Hyuri, não tá jogando nada tem de ser emprestado ou vendido
    Fred e Lucas Pratto tem os salários mais alto do elenco junto do Robinho um dos dois tem de ser vendido
    Robinho, ta enganando, mete muitos gols em time pequeno e faz o seu nome em jogo importante como, clássicos e decisões não faz nada, não jogou nada da Libertadores do ano passado, nas finais do Mineiro, nas decisões contra o Grêmio, no jogo contra o Palmeiras e no amistoso da seleção nada.
    Carlos está desgastado no Galo tem de ser vendido ou emprestado
    Rafael moura ótimo banco fica
    Carlos Eduardo pior contratação dos últimos tempos ex jogador em atividade faz tempo, tem que punir quem contratou não deveria ter vindo é muito prejuízo.
    Cazares nosso único meia e oscila demais fica e precisamos contratar mais um meia urgente.
    Não é possível que só eu venho enxergando isso, e tomara que o Galo não venha com esse papinho de time misto para pegar o Cruzeiro, esse teste é fundamental para ver quem fica e quem sai na minha opinião o Cruzeiro tá mais armado que o Galo, e esse teste no inicio vai ser fundamental para colocar o time rumo aos títulos como foi em 2013 que também teve clássico no início e os dois foram campeões!!
    Que o Roger tenha a hombridade de colocar o time titular isso é o mínimo que esperamos!!
    Saudações

  9. Eduardo e amigos do blog, precisamos de um meia e um zagueiro urgente!!!
    Nosso camisa 10 é o Cazares que até joga muito mas tem cabeça de minhoca, não tá focado o negocio dele é balada e redes sociais até nude anda mandando e acaba se esquecendo de jogar bola.
    O Fred no Fluminense conquistou grandes títulos por que sempre teve ótimos camisa 10 junto com ele, Conca, Wagner e Tiago Neves.
    Desde a saída do R10 estamos carentes de nosso camisa 10 o duro é ver nossos concorrentes se reforçarem nessa posição com grandes jogadores e agente nada…
    Palmeiras – Guerra
    Vitória – Clayton Xavier e Datolo
    Vasco – Wagner
    Corinthians – Jadson
    Flamengo – Diego e Conca
    Cruzeiro – Tiago Neves
    Fluminese – Sornoza
    Botafogo – Montillo
    Internacional – Dalessandro
    Só aí são 11 bons meias camisas 10 que perdemos, sem esse jogador fica difícil.
    Outra coisa o Gabriel é um bom reserva e com futuro promissor mas não pode ser titular na Libertadores, ele até falha pouco mas quando falha é fatal, tomamos um monte de gols com aqueles carrinhos estabalhoados onde a bola se desviava nele e entrava, no jogo contra o tchotcho ele falhou feio e o atacante deles perdeu….
    Luan e Lucas Cândido lesão crônica nem podemos contar com eles…
    Tem um monte de jogador no Galo que não está rendendo tinha que fazer uma limpa e trazer o tardelli, um camisa 10 e um zagueiro aí sim…
    Limpa no Galo
    Patric, Pratto ou Fred, Carlos, Carlos Eduardo, Maicosuel ou Clayton, Hyuri
    São 6 jogadores que podem ser vendidos ou emprestados para trazermos 3, Tardelli, um meia camisa 10 e um zagueiro.
    Ainda bem que a Libertadores começa só em Março tem muita coisa que precisa ser mudada nesse elenco do Galo, sem essas mudanças vai ser difícil

  10. Ler este texto nos anima mais para a partida de amanhã, saber que em todos os cantinhos do mundo terão verdadeiros torcedores na alegria e na tristeza. Eu, nascido no Vale do Aço, mais precisamente Coronel Fabriciano, quando li Bom Jesus do Galho, me lembrei das pescarias na infância com meu pai (Tem muitas lagoas no entorno desta cidade), e falando de lembranças, amanhã é quarta e a do Goulart nunca chegou! Hoje moro em Goiânia, onde na mudança em 2010 a primeira coisa que fiz questão de garantir levar, foi o pacote de TV por assinatura com o campeonato mineiro, porque ficar longe da família já é ruim, imagina então da família e do Galo, jamais!!!! Parabéns Thais de Lima pelo texto e ao nosso amigo Eduardo por compartilhar.

  11. Realmente, linda e inteligente, parabéns Thaís. E tb ao Eduardo por dar oportunidade aos Atleticanos do Brasil e de todo o mundo.
    Também sou mineiro do interior, Prados, mas moro também no interior do Rio em Volta Redonda e sou Galo desde lá das Gerais e olhe que faz tempo.
    Ontem através da matéria “Paciência e Consulados”, por sinal muito boa, fiquei sabendo do Consulado Atleticano aqui na região Sul Fluminense, “O GALO RIO SUL”. Fiz contato, já sou membro e até já encomendei minha camisa. Quero aproveitar aqui para dar um abraço na turma que ainda não conheço, só de fotos no Grupo do WatsApp – GALO RIO SUL –
    Agora seremos mais forte ainda com Elias, e vamos para cima deles GALO.

  12. Alguns torcedores atleticanos, e crônica esportiva acham que é um desperdício em valores, ter dois jogadores como o Fred e o Pratto disputando a mesma posição. Outros reclamam a falta de mais um meia camisa 10 no elenco. Sendo assim, por que a diretoria do Galo não tenta com o Sevilla, a troca do Pratto pelo Ganso? Isso poderia até render algum troco aos cofres do CAM. Veja no link, a atual situação do meia, na Espanha -http://blogdorafaelreis.blogosfera.uol.com.br/2017/01/31/fora-ate-do-banco-ganso-vira-ultima-opcao-no-elenco-do-sevilla/#comentarios

  13. Massa, como eu me identifiquei com isso: ” Via minha tia assobiar o hino e achava aquilo demais, meu primo vestia a camisa e eu queria uma também. Percebia todo mundo triste quando o Galo perdia a semana não era mesma. Mas quando saía com a vitória, nada poderia tirar o sorriso deles. Eu queria muito fazer parte daquela gente. Eu sou parte daquela gente.”
    Obrigado pelo texto Thais!
    Eduardo de Ávila, sou leitor de carteirinha! Obrigado também! Gaaaaalo!

  14. Impressionante mesmo a repercussao que o atletico causa nas pessoas pois nao acredito q haja time no mumdo q valha tanta repercussao elias um tal de roger enfim estamos no caminho certo e da-lhe galo

  15. Parabéns, Thaís. Sou mineiro e torcedor fervoroso do GALO, embora resida no interior do estado do Rio há 42 anos. Como você, também sofro quando o nosso glorioso perde. Que outras “Thaíses” surjam e juntem-se a esse legião de torcedores, que nunca para de crescer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *