Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Olá, 2018!

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Nos meus tempos ainda de pré-adolescência, lá em Araxá, tinha um compromisso religioso inflexível. Nunca vou me esquecer de uma das minhas confissões, onde parecia ser obrigado a encontrar algum “pecado” para relatar e ouvir a bronca e os conselhos do sacerdote. Tempos depois, com todo respeito aos católicos, acabei tomando outro rumo e mantenho a mesma fé, porém, sem tanta culpa que a situação me impunha.

Entretanto, foi numa dessas confissões – com um inesquecível e progressista padre daqueles tempos – que ouvi uma observação muito interessante. Lembro-me bem da culpa que eu carregava e a razão dela, que – sinceramente – não era e continua sendo nada aos olhos dEle, mas que me obrigou a procurar o padre João Bosco Caixeta.

Pois, ao contrário dos anteriores, ele me fez interessantes observações. Na principal delas, dizia o padre Caixeta, que o que passou já é passado e não tem como consertar. Dali para frente, sua sugestão era de tentar sempre fazer o melhor para o futuro, fosse pessoal ou para outras pessoas, do meu relacionamento ou mesmo de desconhecidos. Foi um aprendizado.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Pois bem, imagino que o caro leitor esteja pensando que vou me valer do nosso espaço para outra confissão ou até mesmo revelação. Nada disso, até por que me situo entre pessoas de alma limpa e hoje sem culpa. Ao contrário, procuro sempre fazer o melhor, sobretudo, para quem precisa.

Essa divagação tem a intenção de sugerir apenas que olhemos o Galo daqui para frente. O que passou nas últimas temporadas, notadamente em 2017, deve ficar para trás. Temos história, o nosso passado – distante e recente – é rico para nos estimular a pensar no presente e no futuro.

Repetir nossas façanhas e grandes momentos, como o primeiro time brasileiro a conquistar título interestadual, igualmente como campeão Brasileiro. Vanguarda, ainda, em excursionar pelo velho mundo e em títulos sul-americanos. Tudo isso, até chegar nas conquistas recentes de Libertadores, Recopa e outros títulos nacionais e regionais neste milênio.

Se tivemos uma temporada ruim, no ano que terminou ontem, ao que sinto, estamos iniciando bem a reformulação do elenco como tanto desejava a Massa. Gradualmente – ainda que alguns nomes ainda sejam contestados –, a diretoria que assume a partir de agora vem consertando a máquina durante a parada e não em andamento, como ocorreu ano passado.

Teve jogador liberado e no meio do caminho chamado a voltar para casa em socorro aos erros cometidos, mas agora – salvo melhor avaliação – parece que vamos começar a temporada com elenco para passar todo o ano de 2018. Este é o sentimento que sinto, tanto pessoal quanto de amiGalos que venho conversando pelas ruas da cidade.

A situação sugere esquecer os momentos recentes e olhar com entusiasmo para novos tempos. Sem o apoio e a confiança do Torcedor Atleticano, não tem elenco que consiga deslanchar. Apoiar agora e, se preciso, cobrar no momento certo.

Feliz Galo novo! Que junto dele venham a alegria e a felicidade que só nós, Atleticanos, conhecemos. Assim seja!

17 thoughts to “Olá, 2018!”

  1. Boa tarde, por coincidência este padre Bosco Caixeta é meu tio e padrinho de meu irmão, fiquei bastante emocionado ao cita lo no blog.

    Bom 2018 a todos que deverá ser de muitas emoções !

      1. Sim meu tio Carinhosamente o chamo de TiJorginho do Galo rsrs

        Uma longa e linda história mas vcs são amigos ele me disse e ele pode lhe contar pois é uma longa e muito emocionante essa história da família caixeta

  2. BOM DIA TORCIDA MAIS FANÁTICA DO MUNDO
    FELIZ 2018 COM VITÓRIAS E CONQUISTAS
    AQUI É GALO
    GALO PAIXÃO DO POVO

    O “Ser Atleticano”
    (Roberto Drummond)

    O atleticano é diferente de qualquer outro torcedor
    É diferente, pois não se restringe a ser
    Somente torcedor
    Ser atleticano é como casamento
    Na saúde e na doença
    Nas alegrias e nas tristezas
    Mesmo quando a doença parece não ir
    E as tristezas teimam em permanecer
    O atleticano é capaz de
    Após uma derrota humilhante
    Pegar a camisa no armário
    E sair às ruas
    Mesmo sendo alvo de piadas
    Isso por que o atleticano não torce por um time
    Torce por uma nação
    E tal qual em uma guerra
    Um cidadão não renega um país
    Mesmo que a derrota seja grande
    O atleticano apóia seu time na derrota
    Pois os obstáculos engrandecem
    Seu sentimento de nacionalismo
    E que me perdoem os que têm apenas títulos
    Claro que são importantes
    Mas o atleticano tem algo que os outros nunca terão
    Tem paixão!

  3. PelamordeDeus, só faltava essa: tentar trazer logo um “Dória” prá jogar no Galo! Brincadeira à parte, não sei se este Doria é bom de bola mesmo. Tomara que sim, porque os demais vistos até agora, a meu ver, não estão à altura do GLORIOSO CAM. Repito: do GLORIOSO!

  4. Boa tarde meus caros!! Ano novo, esperança renovada em ser feliz vendo o meu GALO brilhar; mas quero reforçar; temos que intensificar nossas cobranças sobre o lábia carioca mantido como treinador já a partir da reapresentação, chamar desde já ele na responsabilidade que o deram, não vamos aceitar sua histórica falácia “embromation” após os jogos. Quem tiver acesso ao staff do GALO, gostaria que lhe sugerissem o centroavante da Venezuela, Rondon, 27 anos. Abraços!!

  5. Boa tarde Eduardo, atleticanas e atleticanos que como eu querem gritar FELIZ GALO NOVO! Não, é melhor gritar mais alto ainda FELIZ NOVO GALO. Não quero um Galo novo. Quero é o meu amado e querido Galo de sempre renovado e disposto a correr e vencer, vencer e vencer. Tá difícil gritar com esse 2017 entalado na garganta e precisando de fórceps para sair. Mas, atleticano não se rende e eu tô berrando assim mesmo. Feliz 2018 para todos os Amigalos e seus familiares. Renovação no ano novo seria interessante se as contas parassem de chegar, mas, como isso não acontece a gente toca pra frente fazendo de conta que tudo será diferente. Com o Galo eu sei que será. Nova diretoria, comando técnico renovado, novos jogadores, nova disposição, novas promessas, novas esperanças. Então temos muitos motivos para acreditar no novo ano. Como disse o Padre Caixeta e parodiando o Apóstolo Paulo, “deixemos para trás as coisas que lá ficaram e sigamos firmes para o nosso alvo”. Então, queridos amigalos e querido Eduardo que o nosso alvo seja um ano repleto de conquistas em campo e fora dele. Prá frente Galo. Tem mais de oito milhões de corações renovados e querendo te aplaudir muito.

    1. Bom tê-lo de volta, caro. Amanhã ou depois repasso sobre nosso possível encontro. Sua presença é fundamental ao lado de tantos outros AmiGalos deste espaço.

  6. Caros,
    Parece q a Era Pastor RO e professor OO de auto ajuda tá começando a fazer história no CAM, a todo vapor. Aleluia, aleluia, irmão. No princípio era o verbo q fez-se homem e sendo por nós quem será contra? Eu sou sucesso, eu sou sucesso e acredito, sendo honesto, q temos q ser objetivos. Nada contra sentimentos e confissões, porém nada de esquecer, passar a borracha. Esquecer é o começo do fim. Negócio bom é aprender prá ñ incorrer nos mesmos erros e forçar a mudança na direção correta. Sem esforço de nada adianta “esquecer” (hj é auto ajuda mesmo, logo mais passo a c/c pro dízimo, e ñ é na Suiça ñ, é no BMG dos Guimarães). Ufa!!!…
    Q o cartola 7 e sua staff tenham determinação na condução firme do glorioso CAM rumo à conquista do Br18, ñ se deixem levar pelos fanáticos da vida loca JABAZEIRA deixa como tá prá ver como é q fica e, objetivamente, trabalhem para maior glória do CAM no 18. Da torcida, contem com o apoio e com a cobrança na mesma proporção. Estaremos juntos. O Galo é a paixão e a razão do nosso viver. Acima de tudo GALO SEMPRE!!!
    DISPOSIÇÃO E GARRA, DENTRO E FORA DE CAMPO. QUEREMOS O BR18.

  7. Bom dia, Massa!
    Feliz 2018!
    Meu desânimo por tantos desacertos na velha vida (diretoria) foi exorcizado. Voltei a acreditar. 2018, eu acredito! Aqui é Galo!

  8. Um feliz ano novo, repleto de saúde e prosperidade , ao caro Eduardo e amigos do Galo.
    Ano que se inicia, esperanças que se renovam , eu começaria meu comentário , destacando uma frase do JBGalo, de suma importância , quando nos atenta para filtrar as coisas faladas e escritas pela imprensa mineira ; que na minha opinião, ajudou a declinar o clube nestes tres anos , blindando uma inepta diretoria e jogadores que não nos representaram neste trienio catastrófico. Abandonaram toda crítica necessária para que oito milhões de abnegados e apaixonados torcedores, fizessem da mesma, porta voz de nossa indignação; uma lástima, o que se viu.
    Bola pra frente, a esperança se faz presente justamente quando sentimos que o nosso dna está, aos poucos, regressando , todos ansiamos por um time jovem, veloz, raçudo , técnico e bem treinado , livres de falsos profissionais , mercenários e sem identificação com nossas cores.
    Nesta lacuna de tres anos, neste imperdoável retrocesso , faltou amor á camisa, desrespeito com a melhor torcida do Brasil , atrevo-me a dizer, do planeta.
    Um futebol veloz e inteligente , com compromissados jogadores disputando a bola com toda gana , criando inumeras situações de gol, não deixando desguarnecida a defesa, amparados pela massa , a combinação perfeita para continuarmos nossa caminhada ; que o presidente Sette cobre e acompanhe de perto o trabalho do treinador, não aceitando desculpas esfarrapadas por apresentações de mau futebol , e principalmente que não insista em protelar as necessárias providencias quando sentir que o time não joga, o futebol não flui, os resultados não aparecem, aja, presidente, doa a quem doer, aja. E cobre , cobre muito , a torcida te apoiará, se assim voce agir.
    Estamos aguardando um zagueiro para a titularidade , um dez e mais algumas peças , de preferencia , jogadores jovens, ambiciosos por vencer no futebol e que incorporem o espirito atleticano .
    Um feliz 2018 a todos.

  9. Bom dia e bom ano massa. Ctrl Alt Dell. Assim como na informatica, tudo de 2017 deletado. Vida nova 2018, e uma das promessas que fiz e nao falar mais daqueles ou das coisas que nos aborreceram no ano que findou. Apoio amplo,total e irrestrito a nova diretoria, e que sejamos coerentes nas cobrancas dentro da nova realidade financeira do clube. Que saibamos filtrar as coisas escritas e faladas pela imprensa, e que a sinergia clube torcida seja a tonica do dia a dia,porque so assim vamos alcancar nossos objetivos. Apoio aos que estao chegando e aos que mesmo contestados estao permanecendo.
    Vamos galo juntos em 2018!!!!

  10. “Olá 2018!” Habemus esperança?
    R: esperamos q sim, a ver !
    ✓ Bom dia Canto do GALO,q comecem os trabalhos…??? GALO

  11. Bom dia, amiGALOS!!!! Ano Novo! Vida que segue! Ajustando a máquina! Confiamos na recuperação e nas conquistas! Muitas! A MASSA merece! Feliz Ano Novo! Feliz Ano GALO! PS: Alguma notícia nova de contratações e dispensas?

  12. Eu não quero dinheiro, não quero trabalho, não quero saúde, não quero paz, não quero amizades. EU QUERO APENAS QUE O GALÃO GANHE TUDO QUE DISPUTAR, pô!!! É pedir demais!???

  13. Bom dia MASSA! Bom dia Eduardo! É isso aí. Bola pra frente e de preferência no rumo do gol. Dia de ano novo a gente sente essa renovação na alma. Como bem disse o blogueiro, quando procuramos agir de acordo com a consciência, levando o lema de não fazer a ninguém o que não desejamos a nós, as pequenas faltas imputadas à condição humana devem ser deixadas dentro do ano velho (Humilhar as marias é permitido)… Sobre o nosso Galo amado, vejo que com mais duas peças de grande qualidade, teremos um time muito competitivo. Acho que a diretoria chegou com vontade de trabalhar. E bem. Teremos frutos. Deixo meu abraço fraterno e o meu desejo de grandes alegrias para a nossa nação alvinegra… FELIZ 2018! Vai Galooooo! ?

  14. bom dia Eduardo e massa,grande texto,feliz ano novo amigalos,feliz 2018 a todos,que 2018 seja de títulos importantes,ficamos 3 anos sem ganhar um titulo importante,que começamos a caminhada de 2018 com força,raça,etc,vai galoooooooooooooooooooooooooooo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *