Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O treinador e suas dúvidas para o jogo com o Botafogo

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Caríssimas Atleticanas e caros amiGalos, em função de compromissos pessoais, fui obrigado a escrever esta postagem antes do fechamento do noticiário do Galo na sexta-feira. Ao que sabemos, até mesmo pelos treinamentos pós-clássico, o treinador está com algumas dúvidas na cabeça. Com a exceção da parte defensiva e dos dois atacantes, o meio oferece muitas opções que passam pela cabeça de Oswaldo de Oliveira.

Victor, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos, diria que estão imexíveis e – apesar de algum pânico eventual – é o melhor que temos para esta zona do campo. Entre os dois volantes, acredito que Adilson, reiterando que precisa ser menos açodado, tem lugar garantido. Seu companheiro pode ser Roger Bernardo, que mesmo não tendo atuado bem o clássico, tem a seu favor o retrospecto ao lado do companheiro.

Mas, além de Roger, consideremos ainda os nomes de Elias – até recentemente desfrutando de total confiança dos treinadores e dos Torcedores – que após os jogos com Sport e Chapecoense, passou a ser contestado pela Massa. Saiu vaiado ao ser expulso infantilmente. Experiente é inegável, mas precisa focar no Galo se quer mesmo fazer história por aqui. Yago, de contestado, passou a ser realmente opção pelo seu segundo tempo no último fim de semana. Oswaldo terá de optar por um deles, ou até mesmo dois volantes e avançando Elias.

Na ligação, além dessa possibilidade do Elias, temos muitos nomes. Cazares, que outra vez aprontou ao chegar quase duas horas atrasado para o treinamento, sairia na frente. Mas seu comportamento, cada vez mais, abala a confiança do Torcedor. O equatoriano, que chega a lembrar Garrincha – tamanha displicência com a carreira e um pouco pelo futebol, embora o ponta fosse anos luz à frente -, carece de auxílio psicológico. É inadmissível tanta irresponsabilidade. Incrível como o treinador lidou com o problema. Foi leve e, sem passar a mão na cabeça, atuou como líder de grupo.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Além dele, temos Otero, Valdívia, Clayton e até outros menos lembrados. O fato é que se optar por três volantes, usando o Elias, resta apenas uma vaga. Se for diferente, ainda assim terá de optar por dois entre os quatro. Aposto, entretanto, em Adilson, Elias, Valdívia e Otero. Não seria a minha opção, mas, sim, observando a metodologia do treinador. Que tem, diga-se, a minha confiança.

Já na frente, o resumo da ópera deixa apenas para Robinho e Fred. Até porque Luan, que seria uma interessante opção, além de estar de volta ao departamento médico, não se sabe ao certo sobre seu futuro. Começo, caso o centroavante não se redima, a admitir as sugestões de muitos amiGalos em testar o ataque sem um 9 de ofício. Além de ser uma opção a ser avaliada, resolveria esse nó das opções de sobra para o meio de campo. Rafael Moura seria o nome imediato, mas também segue devendo.

Sejam quais for as escolhas do treinador, o fato é que temos de partir para cima do Botafogo e buscar a vitória. Ela acontecendo, aliada a outras possibilidades que estão acontecendo no paralelo, irão incendiar uma capital conhecida mundialmente como a “Cidade do Galo”.

Em tempo: Será disputado a partir de hoje, em Barbacena, um torneio quadrangular sub-17 entre dois times locais – EPCAr e Andaraí – e os dois que fizeram a final da categoria, quando o Galo se sagrou campeão mineiro. EPCAr e Galo se enfrentam e o vencedor pega o que sair vitorioso na outra partida, amanhã, decidindo o “Troféu 14 Bis”, no Estádio Walter Antunes, do Andaraí. O torneio, em homenagem ao dia do aviador, ainda arrecada fundos para a recuperação das arquibancadas, destruídas pela chuva, conforme contou ao blog o amiGalo José Roberto GalodaMata.

29 thoughts to “O treinador e suas dúvidas para o jogo com o Botafogo”

  1. Oi Eduardo e Amigos, boa noite!
    Confronto direto. Famoso jogo de seis pontos.
    Pelo que o time vem oscilando, fica difícil de optar por Elias, Otero e Cazares.
    Independente de quem entrar em campo, a torcida espera um time de raça e comprometimento, honrando o manto sagrado.
    Vamos subir, GAAALOOO!

  2. Caro Eduardo Ávila, fui informado por minha assessoria acerca de seu texto relatando aspectos contra minha arbitragem no jogo da 1ª fase da Libertadores de 1981, entre os times Atlético e Flamengo. Como não consegui encontrá-lo em seu blog, permita-me fazer algumas considerações neste espaço, mesmo que de assunto diverso.

    Veja bem, inobstante a provável parcialidade na construção de todo seu texto, haja vista que ainda não o li, pois não encontrei-o, peço-lhe para que procure enxergar os fatos por outro viés. Você chegou a ver os comentários doa especialistas de arbitragem sobre os acontecimentos do jogo à época?

    Se o senhor me permite um questionamento: sabe-me dizer qual foi meu erro naquele jogo? Falo sobre o aspecto estritamente técnico. A vitalidade com a qual apitei aquela partida era a mesma que apitava todos os jogo e, logo, isso não é motivo para me incriminar, como muitos tentaram e ainda, diga-se, tentam até hoje.

    Mas sobre o ponto de vista estritamente técnico, qual seria sua reclamação sobre minha arbitragem no jogo de 1981, entre Atlético e Flamengo?

    1. Caro e pretenso fake do Wright, vossa pessoa é tão imbecil que ao criar o email (falso tanto quanto você) de jrrw@yahoo….. não contava com uma situação. José Roberto, que até fiz post de um encontro com ele e onde falamos sobre o assunto, se tornou (não diria amigo, mas pessoa de convivência respeitosa com o blogueiro). O que digo aqui, disse a ele. Diante disso, mantenho eventualmente contato com ele e ele comigo, tendo inclusive este blogueiro defendido o ex-árbitro de vídeo malicioso contra a sua pessoa. Diga-se, tanto idiota o vídeo quanto esta sua tentativa.
      A propósito, já que demonstra ser um imbecil que se passa por terceiros, deixa te explicar. Antes uma consideração, José Roberto não tem assessoria. Pois bem, se a tivesse ela recomendaria a ele diferente do que sua imbecilidade sugere. Tudo seria feito via assessoria, inclusive com apoio jurídico, e não neste seu amadorismo.
      Em tempo: tenho email, fone e whatsapp dele, então ….

        1. Não diria impaciência, com ele – José Roberto – falo direto. Com idiota, como você, só aqui mesmo. Você não tem nome, rosto, não existe. É mais um fake covarde, me divirto, pra ser sincero. Se não fosse, bastava jogar na lixeira, mas imbecil – como no seu caso – até que se torna bem divertido.

          1. Oscar Wilde já dizia:_” Os loucos as vezes se curam,os imbecis nunca.”
            ✓ dureza hein meu Amigo! nem nos finais de semana te dão refresco… PQP…aja paciência…!!!!

          2. Interessante a afirmação. Lhe digo que é verdade. Agora, caro GalodaMata, o que essa gente não processa – não é por falta de sinalização, mas de discernimento – é que me ajudam a levar a vida me divertindo.
            Este, especificamente o falso Wright, é caso de sujeito bronco mesmo. Gente neófita que desconhece como as coisas funcionam. Dá dó! Chega a ser ingênuo e se acha de grande esperteza.

          3. Concordo com o Amigo,mas,já que se trata de um pelinha _ do saco preso numa gaveta com a chave presa dentro da mesma,com a casa pegando fogo e ele,o pelinha,tem em mãos apenas uma faca afiada_ poderia ao menos ser um hater do Daronco,do Henriques ou outro qlq diria até q seria aceitável,mas logo do rato??? aí já é abusar da inteligência dos outros…rsrs

          4. Tá bom, agora já deu. Vou printar tudo sobre e enviar pra ele. Fico daqui imaginando o que sugere a alguém fazer uma imbecilidade dessa natureza. Qual a graça pode um idiota imaginar? Ainda que algum distraído, o que acho improvável, caia na armadilha. Qual seu ganho?
            A meu sentir, você é um infeliz que se ocupa em tentar importunar as pessoas. Tem coisas muito mais interessantes e saudáveis na vida. Não tem namorada, companheira? Não curte, entendi. Por isso tem de se auto batizar com nomes que tenham a visibilidade que sua verdadeira identidade é incapaz.
            Boa noite! ObriGalo pelo entretenimento da noite. Meu dia foi super intenso com o sub20. Precisava de algo diferente pra relaxar.

  3. Caros atleticanos e Atleticanas! Não podemos queimar um.jogador promissor como o Cazares. O cara é novo, veio de um país, onde comparado com o Brasil deixa a desejar. Chegou aqui ganhando umas 3 ou 4 vezes mais que ganhava, não estava acostumado a morar numa cidade, onde tem.umas das melhores diversões à noite, com uma mulherada bonita, onde o cara veio morar sozinho e se não tiver uma pessoa amiga e principalmente da família, perde o rumo do profissionalismo. Este jogador tem que ser monitorado e a diretoria do Galo tem que ajudá-lo, se possível com alguém, como os pais vir morar com ele, para que possa amenizar um pouco a sua ira pelas noitadas e mulheradas. Ele tem apenas 22 anos e saiu muito cedo da companhia dos pais, para tentar a sorte na Argentina. Não se pode passar a mão na cabeça, mas também não pode execrar ele de vez. Sei que a diretoria vai conseguir resolver este imbróglio e tentar colocar ele na linha, pois será com certeza uma moeda lucrativa futuramente.

    1. Cazares tem 25 anos, ou seja, não é nenhum garoto. Tem potencial pra fazer carreira na Europa. Porém, seu comportamento extra campo não permitirá alçar voos mais altos. É craque com a bola nos pés, ninguém duvida disso.
      Está desperdiçando o talento que Deus lhe concedeu, por falta de profissionalismo e imaturidade.

  4. boa tarde Eduardo e massa,jogo difícil contra o foguinho,esta equipe e uma pedra no nosso sapato,se o galo sonha em g6,g7 temos que ganhar,eo cazares aprontou mais uma,esta ai o problema do cazares rsrs,vai galooooooooooooooooooooooooooooo.

  5. Na coluna DA ARQUIBANCADA, embora em linguagem que beira ao sentido figurado, Fred Melo Paiva atribui a melhoria nos resultados do Galo ao pacto que ele sugeriu, fosse feito pelos Atleticanos com o demo. Não foi com seus representantes aqui, como: senador do pó ou mano dancinha, a sugestão era o “bicho mesmo”. Quem não suporta crítica não deve publicar. Não entendi aquela de Partido sem Escola (De outra forma eu não seria membro, né?). Agora o Atleticano não precisa mais cobrar raça, qualidade técnica e organização tática, basta ser ateu. Prefiro crer que a experiência do Oswaldo vem fazendo a diferença. E graças a Deus ele foi contratado. Morou? Acho de grande mau gosto essas “brincadeiras” que o colunista faz para enfeitar a sua retórica e ganhar dinheiro em nome do Galo. Sem graça, ainda que seja atleticano…

  6. Depois do “muro das lamentações” sobre a matéria de ontém, estamos de volta a realidade. O futebol praticado no Brasil, remete aos esquemas táticos de retranca e contra ataque, jogando no erro do adversário. Até aqui, nada de novo, porém que entendeu e se qualificou nesse “tipo de jogo” , obteve bons resultados. Palmeiras, Atlético, Flamengo, os três times com elencos (no papel e nos salários), apontados como protagonistas, não fizeram essa leitura e não apresentaram um bom futebol. Ter um meio campo compacto e um ataque rápido, passou a ser preponderante. Erramos nesse quesito e por isso tivemos os péssimos resultados em casa. Posse de bola, passpu a ser sinal de maior possibilidade de “erros”. Dessarmes, armação e eficiência nas finalizações, é o que desejo para o Galo. Por último: Otero, Valdívia e Luan, são jogadores para o máximo um tempo. Não ter um centro-avante fixo (poste) é outro ponto que deveria ser pensado.

  7. Sou a favor de uma experiência com Robinho e o habilidoso (isto ele é) Clayton, de falso nove. Aliás, melhor dizendo, já era a favor desta formatação há alguns jogos. Mas não no de amanha. Explico: o Fred, que eu como todos nós queremos recuperado, é um carrasco do time da estrela solitária. Isto posto, ele não pode ficar de fora amanhã. Mas, se não estufar as redes do Fogão, banco com ele, e Clayton ao lado do Pedalada. Valdívia precisa se explicar melhor. Mas como não temos outro pra começar jogando, Cazares ainda em processo de recuperação da pesada maratona com a bela mocinha da língua bifurcada (as cobras têm a mesma característica) claramente não aguentando mais que partes de um tempo, digamos que não vamos pra cima do Bota com força máxima… Mas o Grupo dos G nos aguarda e a gente não pode fazer desfeita a estas alturas… A Libertas 18 tem que ter alguém que faz alguém tremer…
    Saudações Atleticanas

  8. Caros,
    Nossa ocupação desde já deve ser pelo enfoque na conquista do Br18. e
    Exigir dos antigos novos cartolas a montagem de um TIME. Chega de papo furado sobre estádio e shopping. O Galo ñ pode participar do Br só para brigar por vaga de Libertadores, isso é mediocridade. E ao chegar à Libertadores, brigar por nada…tem q quebrar esse círculo viciado. A letra do hino ñ é “participar, participar, participar”, mas VENCER VENCER VENCER. Temos a todo custo q honrar esse refrão. Para isso é importante O Poderoso Chefão sair de dentro do escritório na PBH e assumir um posto no escritório da Rua da Alfândega. ISSO É PLANEJAMENTO sério, o resto é conversa mole.
    Obs.: falei em viciado acima, mas Cazares deve ficar. Craque de bola, desligado embora. Parece q a motivação para a nova escapada foi nobre, pelo q se vê na rede. O cara né chapa branca, ñ senhor. Agora, tem q dizer a q veio…

  9. Galera pelo menos o Cazares tem bom gosto, estava muito bem acompanhado (rs)!
    Falando sério o Cazares não vai mudar, sendo assim não é confiável então o melhor é vende-lo na janela de Janeiro e providenciar dois bons camisa 10.

  10. O foguinho vai apanhar com certeza ganhou do sortudo cbfcorinthians.Mas o mal se corta na raiz este cazares tinha que ser demitido quando aprontou a primeira vez la traz com o Aguirre que pagou muito por ter barrado este jogador.

  11. Bom dia!
    Numa partida dessa, de altíssima importância, eu não arriscaria novamente Elias de volante (pode até jogar como terceiro homem de meio campo, bem longe da defesa) e muito menos Valdívia como titular. Esses dois já protagonizaram muita desgraça nos recentes jogos do Galo. O Fred também equivale a um ou dois jogadores a menos. Digo isso porque além dele não ajudar nada, ainda atrapalha.
    Quanto ao Cazares, se tiver um tiquinho só de empenho, é melhor que qualquer um ali.
    Já o Otero, é muito esforço e bom chute, sendo que o último ponto positivo que mencionei, tem sido uma M…ultimamente. Parece que parou de treinar.
    Eu arriscaria o time assim: Victor, M Rocha, L Silva, Gabriel e Fábio Santos; Adílson, Roger Bernardo, Elias e Cazares; Robinho e Clayton. Um time bem compactado defensivamente e com rapidez e habilidade pra o ataque.

  12. Bom dia MASSA! Bom dia Eduardo! O Cazares é dureza mesmo! Infelizmente. O cara joga muito e quando está bem, a força ofensiva do time é muito maior. Acredito que o Oswaldo possa de alguma maneira fazer com que ele entenda sobre o talento e possibilidade de carreira na Europa, que ele tem. Acho que o Valdívia não seria titular sem essa do equatoriano. Ontem pedi informação aos AmiGalos sobre a duração de contrato do Gustavo Blanco. E ao blogueiro que, se possível, destrinche em valores o nosso vultoso Galo na Veia. (Talvez aqueles que moram em BH não entendam o quanto as informações desse blog significam para quem ama o Galo à distância) Reitero… Vai Galooooo! ?

  13. Bom dia caros amigos. Dia destes postei aqui uma relação de jogadores da séria A, que entendi serem bons reforços para o clube, com nosso amigo Pinduk, também fazendo o mesmo com jogadores da série D e C. Claro que não somos nenhum especialista e nem observadores qualificados, e muitos vão discordar de nossas sugestões. Mas nesta entressafra de jogadores do futebol brasileiro, um profissional observador e descobridor de talento torna-se imprescindível a qualquer clube. Todos sabem que várias promessas não vingam por não ter alguém que os observe, e outros são dispensados simplesmente por não estarem atrelados a nenhum empresário. Pelo menos agora com o calendário preenchido com o campeonato mineiro B e brasileiro sub 23; poderemos colocar em observação jogadores que dificilmente teriam vez no time principal. Mas o mais importante é colocar gente qualificada para observação, e dar tempo para que os jogadores possam mostrar seu futebol, e não igual a peneirada onde em 30 minutos um moleque tem de mostrar todo o seu talento para um cara que fica na beira do gramado jogando conversa fora.

    1. Vi a lista que os AmiGalos JBHGALO e PINDUK publicaram como sugestões de contratação. Acho que essa conduta de buscar jogadores nas categorias inferiores, sobretudo os jovens, seria interessante para o Time B. Inclusive, imagino que seria interessante, caso o Galo se classifique para a Libertadores, colocar um Time B para disputar o Campeonato Mineiro. Nos principais jogos seria usado o time principal. É apenas minha sugestão…

  14. Prezados Colegas Atleticanos, neste domingo temos mais uma pedreira pela frente e com a sina de enfrentar uma equipe dentro de casa que tem sido nosso terror nesse campeonato.
    Temos que marcar seis pontos, é o mínimo que se espera desse grupo atual que forma o elenco do Galo.
    O adversário é um ma equipe que se especializou em ser nosso algoz nos últimos tempos e cujo padrão de jogo é explorar deficiências do adversário e contra ataques. Pelo que li parece que O Botafogo vem com elevada confiança que sairá de Belo Horizonte com os três pontos , até pela campanha medíocre do galo dentro de casa.
    Portanto, o treinador e os jogadores do galo devem ter isso em mente para servir de motivação e um alerta para não permitir a repetição de erros grotescos como aconteceu na partida contra a fraquíssima Chapecoense.
    O time do Botafogo é um adversário perigoso e bem organizado e com uma virtude: seus jogadores são compromissados e aguerridos, e é isso que espero dos jogadores do Galo nessa partida.
    Enfim, o time tem de entrar focado e com extrema vontade de vencer e ter postura que honre as tradições do Clube Atlético Mineiro: Forte e Vingador. Avante Galo. Saudações Atleticanas

    1. Caro amigalo, o time do Botafogo só tem complicado jogando em seus domínios. Aqui em BH não vence o galo desde o ano de 2011. Na derrota para a chapecoense o que nos levou a perder, foi a expulsão de Elias, que desestabilizou o time. Vamos vencer este Botafogo, como fizemos no último jogo aqui é que não foi um placar mais dilatado, devido também a expulsão do atacante Fred. Saudações atleticanas!

  15. Penso que Cazares é atualmente o nosso maior destaque individual. E também a maior cabeça de vento, dificil de agarrar, como diria a madre supetiora, algo como segurar o vento. Semelhante ao comportamento de Romario.Mas penso que é o nosso mais decisivo jogador e será o diferencial para o jogo.

    Concordo com você Eduardo , mas acho que Cazares necessita de mais atenção de todos. E esta desatenção com todos tem sido o ponto negativo do nosso time. Desde Fred , Robinho e inumeros outros perderam rumo e foco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *