Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Números, projeções e expectativas para a reta final do Galo

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Enfim, depois de uma semana inteira apenas curtindo o último resultado, o Galo volta a campo e na condição de mandante. Precisamos mudar o enredo deste 2017, quando foram 57,78% de aproveitamento fora de nossos domínios, contra apenas 33,33% na condição de mandante. Números dos 30 jogos até o momento pelo Brasileiro – 15 partidas fora e igual número em casa.

Como visitante, são sete vitórias, cinco empates e apenas três derrotas. Marcamos 19 gols e sofremos 14, com saldo de cinco favoráveis. Em contrapartida, aqui em Belo Horizonte, vencemos apenas quatro vezes, empatamos três e foram oito derrotas, sofrendo 22 gols e marcando 17 vezes, com o saldo negativo de cinco. O mais interessante, louco na verdade, é que – historicamente – nos caracterizamos como imbatíveis no Horto e com desempenho fraco atuando fora de casa. Está sendo uma temporada atípica do Galo.

Vencer hoje significa, além de matar qualquer possibilidade do receio da parte de baixo, colocar o Galo – novamente – com possibilidade de conseguir a classificação sonhada pelo Torcedor. Apesar das estatísticas atuais para esta chance apontarem para menos de 15%, existem dois fatores a se considerar. Primeiro que seria vencer um concorrente direto nesta briga. O outro, caso Grêmio e/ou Flamengo conquiste (m) o (s) título (s) – Libertadores e Sul-Americana, respectivamente – o G que já foi 6 e virou 7, pode se tornar 8 ou até 9. Portanto, considerando ainda que estamos em ascensão, “não duvidem do Galo”.

Se considerarmos que com cerca de 58 pontos existem boas possibilidades de entrar neste grupo de elite e se classificar para a Libertadores (seria a sexta consecutiva), diria que as chances – desde que vença hoje – passam a ser reais. Afinal, com o jogo frente ao Botafogo, faltam oito partidas. Vale dizer, 24 pontos em disputa, onde – teoricamente – precisamos conquistar entre 14 e 17 deles. Em termos de aproveitamento seria algo entre 58% a 70%. Difícil, sim. Impossível, jamais. Para o Galo, é uma expressão que não existe.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Já vi de tudo com o meu Galo. Em 2005, por exemplo, ter 86% de aproveitamento nas últimas cinco partidas, (quatro vitórias e um empate), mas o crescimento na reta final não foi suficiente para evitar a amarga queda naquele ano. Em 2009, perder os cinco jogos restantes, o que tirou o time da liderança e colocou até fora da zona de classificação para a Libertadores.

No rebaixamento, o responsável foi o gaúcho Tite, que foi sucedido por Marco Aurélio e o crescimento só aconteceu com o terceiro técnico, Lori Sandri. Já a outra sequência foi com outro gaúcho, desta vez Celso Roth. Agora, faltando ainda oito jogos, nossa sorte está nas mãos e comando do carioca Oswaldo de Oliveira. Como já registramos e muitos amiGalos igualmente se manifestaram, chegou sob nossa desconfiança e vem ganhando todo apoio.

Acho que o grande mérito do treinador está na confiança que os jogadores têm nele e no seu jeito de lidar com o elenco. Robinho, encostado pelo Micale, foi recolocado no time principal e acabou sendo decisivo no clássico. Completou cem jogos pelo Galo e ainda tem muito que provar, mas percebo que o Atleticano voltou a confiar nele e gostou da sinalização de que quer ficar, aceitando até mesmo reduzir o salário.

Cazares, o garoto problema, fosse com algum outro comandante, teria sido escrachado e punido pelo que fez na sexta-feira. Oswaldo pacientemente acolheu o jogador e, sem passar por cima do problema, puniu com a possibilidade que teria de ser titular. Os dois ainda têm de provar muito para total perdão do Torcedor, mas receberam do treinador o tratamento que só um profissional experiente e zeloso sabe conduzir.

Agora só falta recuperar Fred. Mostrar a ele o caminho do gol, esquecido tem tempos, apesar daquele marcado frente ao Sport. Outra situação do artilheiro que precisa ser corrigida é gesticular reclamando de companheiro durante a partida. Se ele fizer a parte dele, seguramente os outros também farão o seu lado, assim como a fantástica Torcida da arquibancada. “Cada um no seu quadrado”, assim sairemos com o resultado esperado na tarde e noite deste domingo.

26 thoughts to “Números, projeções e expectativas para a reta final do Galo”

  1. Que pênalti claro, hein? Acho que o time fez um bom jogo. Chances claras na primeira etapa. Tadinho do Fred. Não joga mais. No segundo tempo, o Ventura montou um esquema que acabou com nosso contrataque. Victor como sempre… Botafogo é o melhor do returno. De positivo a clareza tática que o Oswaldo deu ao time. Foi o que vi. Libertadores só com G8. Não é impossível. Vai Galooooo! ?

  2. Vc se faz de vítima mas ataca o lado pessoal das pessoas

    típico de vc e sua corja

    só te falo uma coisa: não reclame de eventuais e consectárias represálias

    1. Ok. É mesmo um pirralho mimadão! Já tomou a mamadeira hoje? Tá com fome? Pede pra madrinha, pois pelo visto … Deixa pra lá! Parece com os fakes da semana anterior. Nome, sobrenome ou segundo nome e um numeral. Em tempo: vai procurar e brincar com a sua turma, aqui é Galo por#@!

  3. Boa tarde Atleticanada! Hoje pela manhã, nos poucos momentos que posso – haja vista que estou cuidando da minha esposa que se recupera de cirurgia delicada – fui navegar no YouTube para ver as coisas do Galo. Me deparei com um vídeo TV GALO PREMIERE TORCEDOR MALUCO EDUARDO DE ÁVILA. De início fiquei um pouco constrangido. Me senti até diminuído na minha atleticanidade, diante do “arsenal galístico” do nosso blogueiro. Mas no decorrer da entrevista, comecei a enxergar a humildade e o amor que o Eduardo tem pelo Galo. Me identifiquei com duas coisas: Também durmo e acordo pensando no Galo e também me emociono para falar sobre o nosso Clube Atlético Mineiro. Parabéns! Muito legal quando você simplifica o nosso amor pelo Galo como um sentimento comum entre nós… É isso aí. Quem quiser saber o que sentimos e que deixa a todos atônitos, pela intensidade e incondicionalidade, torne-se Atleticano. Isso pra gente é simples demais… Parabéns novamente, Eduardo. Você é sem dúvida um genuíno desses oito milhões.

  4. Boa tarde atleticanos e atleticanas !!!
    Ôh ! Eduardo !!!
    Assim vc me quebra !!!
    Chamar uma Mariazinha pra converter pro nosso galo !!!
    Essa eu desaprovou !!!
    Xô Maria!!!
    Hoje em ritmo da LA …3×0.
    Vai galo !!!

    1. Sigo o revisor. Fica quieto lá no seu canto. O babaca ainda tentou uma réplica, não merece a tréplica e foi descansar na lixeira. Junto aos seus pares. Invocou até que foi o papai quem fez isso com ele. Coitado!!!

      1. O rapaz vem falar do meu pai e depois se faz de vítima.

        Depois toma represália e vem com mimimi no seu blog

        Meu caro, você é muito cômico.

        1. Ao que observamos, o garoto “mimado” faltou às aulas de interpretação de texto. Eu disse que meu pai, repetindo – meu pai -, tentou me fazer torcedor do time dele lá do Rio de Janeiro. Talvez a vivência o ajude a aprender o que a “iscola” que fez, lhe ensinou. Caro AmiGalo Afonso Moura, que entrou nessa celeuma, o garotinho – com seu jeito ingenuo de menino esperto -, veio como quem não queria nada e com um cinismo de inocente imbecil perguntou o que lhe foi respondido. Não sei o que um infeliz desse vem fazer aqui? Provocar? Incitar? Acredita que vai me tirar do sério? Vai procurar outro. Quanto à vitimização pretendida, caríssimo ninfeto, está evidente que se olhava no espelho ao tentar inverter a ordem das coisas. No mais, estou aqui avaliando em qual categoria te encaixo. Sua infantilidade é tamanha, que gera dificuldade. Entre os hilários ou na relação de chatos mesmo? Você consegue ser engraçado e aborrecido ao mesmo tempo.

  5. Caro Eduardo, sempre muito polido e comedido em suas palavras.. Vc poderia me dizer, por obséquio, por qual motivo vocês atleticanos são arrogantes? Haja vista que vocês não acumulam muitas glórias em 100 anos

    1. Arrogantes! Rio do tanto que o Atleticano incomoda. Se nos vê assim, qual razão de tanta curiosidade, caro? Faça como o Atleticano, despreze quem desdenha. Sei que é difícil, afinal nós Torcedores do Galo – pela simples e feliz escolha – incomodamos muito aos adversários. Disse, até foi título de uma minha crônica antiga, que “ser Atleticano é estado de espírito”. Seria essa a razão de tanto desconforto daqueles, que por má influência, perderam essa oportunidade única na vida? Nunca é tarde para rever decisões, eu tive a sorte de descobrir o Galo aproximando dos dez anos de idade, meu pai me fazia lavagem cerebral com um time do Rio. Já contei sobre isso aqui e fui salvo por um cunhado que me apresentou esse lado saudável de viver. Sei que o jeito Atleticano de ser causa muita inveja, por isso reafirmo, pense sobre essa possibilidade e venha ser feliz. Aqui é bom demais, aqui é Galo, por#@!

  6. O único ensaísta que não põe panos quentes sobre o Fred é você. Parabéns.
    Os demais, até elogiam o centroavante que não joga há 13 partidas. Nenhum outro resistiria a tantos jogos, aí tem coisa……Paradão, lento, mata todos os contra-ataques.
    Até o ´´Caixa´´ quase desmaia narrando o gol dele contra o Sport: ´´o matador voltou´´. Só não sei para onde.
    Concordo que o melhor time esta escalado, para hoje, com exceção deste jogador, que já deveria estar no banco, há muito tempo. Mesmo se ele fizer 3 gols hoje, não vou mudar de idéia.

  7. Bom dia a todos. Espero por uma vitória hoje,com um placar de muitos gols, para ganharmos mais confiança e conseguir vaga na LA. Eu acredito sempre. Aqui é GALO…

  8. Prezado blogueiro. Bom dia Massa Atleticana. Vou continuar insistindo. O Galo comprou o problema do Fluminense: Fred. A preferência por ele e a condição de “intocável” já nos fez perder Lucas Pratto. Robinho quer renovar e por salário mais baixo. Contudo, pelo fato de Fred ter um contrato longo, Robinho vai comandar, em outro clube, um ataque mais jovem e veloz enquanto teremos um centroavante ultrapassado, que mata todos os contra-ataques e que pouco produz (impressionante quando o Galo desce em velocidade e a bola passa por ele, no que mata todas as jogadas). Esse o maior problema que a nova diretoria terá que resolver: uma redução salarial de Robinho e se desfazer de Fred. No mais, buscar quatro “Oteros”, no que diz respeito a entrega. Num elenco desses o que está faltando são jogadores medianos com muita disposição. Pode ser jogador sulamericano ou da “Série B”, mas que tenham gana e vontade para colocar pressão no jogo. Tem um volante camisa “8” no Junior Barranquilla que é muito “raçudo”. Tenho acompanhado a “Série B” e no Criciúma tem um volante muito bom e um atacante veloz. No América tem o Rui. Ou seja, num elenco muito bom tecnicamente, como o do Galo, está faltando “carregadores de piano” ao invés de medalhões. Ficam: Victor, Marcos Rocha, Leo Silva, Gabriel, Fábio Santos, Adilson, Otero, Robinho, Cazares e Luan, dentre os mais caros. Há serem observados o Felipe Santana e o Roger Bernardo que não fez pré-temporada. Dos mais caros há serem negociados: Fred, Clayton e Elias. Esse último gosta dos times do Rio e SP e declara isso abertamente. Mas enquanto tiver Fred nesse time não conquistaremos nada. Fora Fred, você é Maria e vai morrer Maria.

  9. Quando o atleticano vai assistir a seu Galo jogar e ve fred cone gesticulando , defendendo na grande área , como se estivesse num time de várzea , numa copa itatiaia , desanima.
    Esta pessima contratação deste tenebroso presidente , é na minha opinião , o pior negocio dos ultimos 20 anos do Galo , porque este cone, além de não ajudar em nada, atrapalha. A grande parte da torcida quer que o time jogue sem esta ameba , para termos alguma chance de libertadores , nesta ridicula situação que este time nos colocou , nesta coleção de vexames de 2017, cujo responsável se chama nepomuceno , que se Deus quiser , sumirá do nosso Galo.
    Ele e fred cone são blindados por toda mídia , subserviente e venal. Não adianta , somente ganharemos alguma coisa com estes dois trastes longe do Galo.
    Eu so confiarei em um treinador novamente quando o mesmo barrar este encosto, esta maçã podre, esta liderança negativa, com voce o definiu dias atrás,; é mais , caro blogueiro, este rapaz é um conviteás derrotas e fracasso.
    FORA fredcone
    FORA nepomuceno

  10. Não sei que nome eu daria ao torcedor. Se burrice, se ingenuidade, se cegueira ou se maluquice mesmo, O nosso Robinho enterrou o Galo durante todo o ano. Agora, marcou dois gols contra o Cruzeiro e uma pesquisa mostra que a maioria dos torcedores querem que ele renove contrato com o Galo. Não pretendo ser burro, nem ingênuo, nem cego, muito menos maluco. Só mesmo uma torcida despreparada não vê que o Robinho – agora torcedor do Galo de pai, mãe e parteira – vai fazer de tudo para não trocar o salário de R$ 800 mil por mês que recebe no Galo pelos R$ 300 mil que o Santos está oferecendo. Dá vontade de sentar no meio-fio e chorar aos esguichos.

  11. Bom dia a todos. Uma vitória hoje nos levaria ao oitavo lugar e aí sim com chances reais de chegarmos a Liberta/2018 e nos livrarmos de vez do fantasma do rebaixamento, portanto uma partida importantíssima, teremos que entrar com sangue nos olhos. Não é possível num jogo tão importante não entrarmos focados e mobilizados p/uma grande vitória, então é vamos pra cima deles Galoooo. Saudações alvinegras.

  12. bom dia Eduardo e massa,vencer,vencer,jogo difícil o foguinho esta arrumadinho,cuidado com os contra ataques,ontem o empate entre cariocas foi bom para nos,ok mais me mais incomoda porque o elias tem que ser titular,este jogador so nos prejudica,no mais reage galo,vai galooooooooooooooooooooooo.

  13. Bom dia MASSA! Bom dia Eduardo! Concordo contigo em quase tudo, menos no que se refere à pontuação. Acho que cinquenta e seis nos leva ao torneio continental, que não seria o mesmo sem o Galo e por isso, forças sobrenaturais – não o diabo, mas aquelas do bem -estariam conspirando mais em favor da Competição, do que de nós mesmos já que o nosso time fez de tudo, até há poucas rodadas, para ficar de fora. Considerando o empate entre Vasco e Flamengo, o time da globo, em queda, não vai passar dessa marca e nesse caso teríamos mais vitórias. Teremos confronto direto com o Vasco e estamos bem fora de casa. É manter a mesma conduta de recuperação jogo a jogo e pode dar certo. Ops! Voltei a acreditar… Vai ser bipolar assim lá na casa do… Senhor. Sou religioso. Vai Galooooo! ?

  14. Bom dia Eduardo e massa atleticana! Espero que hoje seja de verdade, a arrancada rumo a tão sonhada sexta vaga consecutiva na libertadores. Só a vitória nos interessa, mas nós torcedores, devido as atuações ridículas dentro de casa, fica com um pé atrás. O Galo sempre foi o time da virada e chegou a hora de confirmar isso e apagar de vez com essa sina inusitada de perder dentro de casa. Espero que o time esteja numa tarde inspirada e que possa jogar um belo futebol e acabar com essa sina de vez, mostrando que o Galo no horto sempre foi e será forte. Não podemos deixar de encostar de vez na turma do G7 e colocar pressão também neles. Em se vencendo, a disputa será acirrada até as últimas rodadas e espero que a massa faça a parte dela e o time também a sua. Que assim seja e podemos ter uma final de tarde feliz. Saudações Atleticanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.