Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O sonho nunca vai acabar

Se neste 2023, diferente do que chegamos a imaginar, vamos fechar apenas com a conquista do estadual, vou virar a página e a temporada confiante num bom próximo ano. Até ontem, iludidos ou não, embalávamos nossos dias com o “eu acredito”, pois a partir de agora já com esse pensamento para um futuro bem próximo. O segundo turno nos trouxe aprendizado e lições que não podem ser desprezadas.

Faltando apenas uma rodada, estamos na vice liderança (66 pontos, 19 vitórias e saldo de 23), com a vaga no G4 muito bem encaminhada. Ainda podemos ser superados pelos colocados na terceira (flamídia/66, igual número de vitórias e saldo de 15), quarta (Grêmio/65 e uma vitória a mais) e quinta (Botafogo/64, 18 vitórias e mesmo saldo de 23 gols). Se um deles não passar o Galo, a vaga direta na Libertadores estará assegurada. Para o líder, que tem três pontos a mais, Palmeiras chegou a 69, ainda que perdesse seu último jogo – missão quase impossível – o saldo de gols é de 31. Tirar oito dessa diferença, nem que JC (filho dEle) entre em campo com a camisa do Galo.

Não vou, já disse e reafirmo, me apegar a pratica do SE para lamentar. Ontem, embora tenha ido ao show o Paul, recebi inúmeras mensagens antes, durante e depois sobre essa e aquela partida que derrapamos. Vejam a lista: América (dois empates), Vasco (duas derrotas), Corinthians (uma derrota e um empate), Goiás (empate) e as derrotas para Fortaleza, Coritiba e csa/mg. Até acho que teve mais vacilos, mas foi essa a relação que me enviaram, num total de 25 pontos. Se fragmentar, América isolado e também o Vasco e Corinthians sozinhos nos tiraram quatro, seis e cinco pontos cada. Mas, qual entre os demais não teve resultados similares a esses? Todos cometem seus deslizes. O Palmeiras, entre todos, foi o menos irregular. Dai vai levar o título.

Eu prefiro outro tipo e avaliação para projetar o futuro. Viramos o turno, na décima colocação, com uma campanha muito distante do que poderíamos ter feito – com dois treinadores no período – e míseros 27 pontos. Na ocasião tínhamos exatos 20 a menos que o então líder Botafogo que somava invejáveis 47 pontos. Seguiam-no:  Grêmio e Palmeiras, ambos com 34; flamídia e bragantino, 32; Paranaense e fluminenC, 31; Cuiabá, 29 e São Paulo com os mesmos 27 do Galo, porém nos superava pelo número de gols assinalados.

Pois bem, com uma reação anunciada e iniciada nos dois últimos jogos do primeiro turno, fechamos o returno com o título simbólico de campeão do returno. Assim como o Botafogo na primeira metade, fizemos a melhor campanha na segunda etapa. O Palmeiras, diferente, teve a segunda melhor nos dois turnos e levou a melhor no computo geral. Vejamos: superamos oito dos nove que estavam a nossa frente. Ainda podemos terminar sem o vice, que garante até uma premiação interessante, mas foi uma campanha extraordinária de recuperação.

Se até essa virada somávamos sete vitórias, seis empates e seis derrotas; nos jogos de volta (com desempenho impecável como visitante), faltando apenas o Bahia em Salvador, estamos com 12 vitórias, três empates e igual número de derrotas. Campanha de campeão, com certeza. Em 2021, tenho na memória, foram 26 vitórias, seis empates e seis derrotas. E outra. Não me recordo, até pelo contrário e mesmo naquela campanha do título, de desempenho tão bom do nosso sistema defensivo como nesta temporada. Quero crer, sem receio de ser aventura, que o trabalho deve continuar. Sim, podem me bater, mas fico com Felipão (sem deixar ele apear do ônibus, mantendo -o na beira do gramado) e Caetano, o presidente Sérgio já tem sua permanência definida, fazendo sim algumas trocas no elenco. Menos que inicialmente previa, mas pontuais e com o dedo indicador do treinador. Quero sonhar já com o próximo ano.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

28 thoughts to “O sonho nunca vai acabar”

  1. Sou de opinião que Scolari deve ser mantido porque é a melhor campanha desde 2021. O futebol atual é de títulos. Hoje, futebol virou produto. Não é mais talento ou dom. As corporações assumem o controle das atividades onde está o dinheiro. Nesse sentido, não há mais espaço para os times “que jogam lá na frente”, já que “tomam gols lá atrás”. Criticado, Parreira demonstrou isso com objetividade em 1994. De que adianta um time corajoso, implacável (em alguns jogos), se morre na praia ao fim do ano? Scolari conhece o caminho.

    Como dizia um brilhante torcedor:

    “O brilho da Taça na mão do atleta cala a boca dos queixosos e reclamões. Para esses, o futebol não é a solução, Freud sim”.

    Encerro aqui a minha participação, não tão frequente como gostaria, neste blog democrático que ficará para sempre na história como o melhor espaço do Atleticano nos últimos tempos.

    Agradeço muitíssimo ao nosso blogueiro Eduardo pela paciência nos momentos menos racionais, de todos nós, em que tolices foram escritas por afoiteza do momento. Mas também aqui tivemos, em maioria, muitas coisas boas e estimulantes, desde as postagens do nosso anfitrião até os comentários dos amiGalos. Agradeço pelas notícias sempre bem-vindas e de primeira mão. E as críticas e reflexões oportunas. Realmente farão falta. E faço votos que, se adiante for o momento de rever a decisão e manter o blog, possamos estar aqui em 2024 celebrando o TETRA, que não saiu este ano por detalhes. Grande abraço ao blogueiro e a todos os amiGalos!

  2. O que mais me desagrada é que em 2024, continuaremos com esse técnico arrogante retranqueiro e meio “maria”.
    Quanto o elenco não sei se serão promovidas as alterações necessárias. Pois pelo visto o RC ao invés de ser preso vai continuar posando de grande diretor.
    Pobre Galo. Espero estar enganado mas acho que vai ser mais um ano aos “trancos e barrancos”.
    2023 valeu apenas pela vitória contra o flamídia, mas teve a grande nódoa da derrota para as marias.
    Que venha 2024 e o Galo seja de fato FORTE E VINGADOR.

  3. A maior derrota foi para nós mesmos , na incompetência e falta de vontade. Some se a isto o salto alto na CB com o Corinthians. E fim de papo. Reforço para 2024, conjunto ,humildade e raça
    . 1 zagueiro 1 LD 1C A (9) 1 CAMISA 10. 1 VELOCISTA. Aí sim teremos garrafa velha pra vender. SDS,

  4. Boa tarde, amiGalos!
    “Não adianta chorão o leite derramado’, já dizia o Padre Torga ( filósofo nas horas vagas).
    Não o conheci,mas tenho quase certeza que ele falava essa frase.
    Ano que vem tem mais.

  5. Salve Massa e Guru

    O sentimento do torcedor neste fim de festa ao invés da tristeza costumas, está sendo de esperança e resignação.
    Verdade que passamos por período de turbulência, desconfiança e principalmente descrença, mas ao final, o que se apresenta é um 2024 promissor.
    Felipão sempre muito contestado pelo seu estilo de jogo, por ser um técnico com ligações com nosso ex rival, por ser grosso nas entrevistas, pela memória dos 7×1 e até pela idade (infelizmente), teve que remar muito para provar sua competência e virar o jogo.
    Mas ninguém pode tirar a virtude dele ao trabalhar com os mesmos jogadores deixados pelo pilantra e boca aberta argentino. O galo talvez tenha sido o único a não contratar na última janela.
    Resultado? Ganhou os vestiários e a confiança de seus comandados.
    Enfim, dizem a boca miúda que ele já pediu um centroavante, um meia e um atacante veloz, que chegariam para serem titulares.

    Se assim for, 2024 promete!

    1. Meu caro, o que nos falta é ter boa memória, esse time do Felipão só jogou mais ou menos duas vezes, contra o Grêmio que estava muito desfalcado e um pouco contra o Flamengo, quando tivemos sorte de fazer o segundo gol, tudo estava caminho para mais uma derrota, de virada. O time voltou ao normal contra o São Paulo, ou seja, completamente dominado e apático, o Hulk errou tudo que tentou fazer, inclusive causando contra ataques perigosos, foi feliz naquele chute, e repare bem a “ assistência “ dele ( Hulk) para o Paulinho, quando mais uma vez tentou dominar a bola e escapou, ou seja , não foi um passe consciente, infelizmente teremos o Felipão para 2024, e o maravilhoso Edenilson como titular. Em tempo, ainda dói perder para o Cruzeiro e Curitiba na MRV, pela segunda vez deixamos de colocar o Cruzeiro na segunda divisão.

      1. Rapaz, ainda bem que o seu “REINALDO” não é o mesmo que nos brindou com o melhor de um jogador de futebol. Falar que o Hulk “tentou dominar a bola e escapou, ou seja , não foi um passe consciente” só prova que vc realmente não é um verdadeiro REINALDO. Ele dominou uma bola quase perdida e, sim, deu um passe magistral para o Paulinho.

  6. Bom dia Eduardo e massa. Enfim o brasileiro de 2023 já tem dono. Os porcos. Ontem antes dos porcos fazer o gol na flor o mesmo atacante da flor perdeu 3 gols um na cara do goleiro ai está um entrega e mala branca. Rsrs. Mas a perda da taça repito foi a derrotas para as gazelas e coxa branca. Põe a perda da taça na conta do 7×1 e pipoqueiros em reis para levantar defuntos. Aliás perdeu o jogo para gazelas e deu força para livrar da série B.aff. se 7×1 for ficar que ele peça urgente um camisa 10 e um atacante rápido e desaparece com seus afilhados. Vá Galooooo.

  7. Bom dia todos.
    O Palmeiras irá vacilar contra o cruzeiro. Entrarão frouxo em campo e perderão de 3×0.
    O Galo estará ganhando do Bahia por 3×0 ao final do primeiro tempo.
    Aos 48 do segundo tempo, Paulinho marcará o gol de número 7 do Galo e sairemos da Bahia com o grito de CAMpeão.
    Final de jogo, Galo 7×0 no Bahia e cruzeiro 3×0 no Palmeiras. A diferença que é de 8 gols em nosso desfavor, ao final será de 2 tentos à nosso favor.
    Vamo Galo. Difícil, mas, EU ACREDITO.

    1. Emerson,se liga no roteiro!
      3 gols do Hulk…
      4 do Paulinho…
      1 do Vargas.
      >> Será assim a construção do resultado. Logo no início do jogo,_ tem de haver emoção _ o Jemerson comete um pênalti ,o Everson lembrando as dicas passadas pelo Danilo Minutti, cairá p o lado certo e encaixando a pelota.Repondo a bola rapidamente,Everson arma o contra ataque com a bola colando no peitoral do Vargas q de “prima”manda um voleio de pé esquerdo e a gorduchinha vai lá onde a coruja dorme sem reação nenhuma por parte do Marcos Felipe. Time do Ceni q vários “atleticanos” pediram a vinda dele qdo Coudet saiu_ creeeeddooo em cruz 3x_ p não perder o peru de natal _ baixinho aqui! Dizem q o bicho p permanencia na serie A é de 100 M arames p cada um _ vai esquecer o combinado e sair p o deus nos acuda,daí Hulk e Paulim fazem a boa. Teremos então, 45 anos depois, um novo milagre de Arroyito _ lá precisavam de 4 e fizeram logo 6_ em terras Soteropolitanas _ Nóis precisa do disso; fazer a nossa parte bem feita, pois,jogar confiando na ferradura duzôto dá muito certo não.
      Seremos!
      Abs.

      1. Somos dois caro Leonardo! Que as märïä, junto com o micróbio verde se lasquem tudim e mais um pouco. Duas entidades obsoletas e irmanadas q se merecem.
        Errata: [•••]”Nóis precisa NADA disso NÃO; É fazer a nossa parte bem feita, pois,jogar confiando na ferradura duzôto dá muito certo não.[•••] . Por conta do corretor ter “mariado” o parágrafo final ficou sem sentido. O correto aí está.
        Abs

  8. Fato: primeiro clássico na nossa casa, perdemos 3 pontos que poderiam nos dar o título e o rival ganhou 3 pontos que salvaram eles do rebaixamento. E ainda tivemos que aturar a cena do jogador desconhecido jogando milho no gramado… Tivéssemos sapecado o adversário, a moral deles teria ido lá pra baixo, na próxima rodada teriam perdido pro Bahia e já estariam rebaixados a tempo…

    Sem contar o 3 x 0 do Botafogo contra o Palmeiras que terminou 3 X 4. Tivesse o Botafogo ganhado, a história hoje seria outra.

    Enfim, não era pra ser!

  9. FELIPÃO deve continuar pra Temporada 24 e precisamos tirá-lo da BARCA…

    Claro, é preciso qualificar esse Time com ao menos três jogadores de excelente nível para complementar a boa espinha dorsal do GALO (Everson, Arana, Paulinho e Hulk)…

    Mais três jogadores de bom nível técnico e chegar-se-ia aquele total de 7/8 para uma espinha dorsal ideal que consiga carregar mais três nas costas…

    Padre TORGA, citado por DOMINGOS SÁVIO, assegurava que sete num time carregam três, mas três não carregam sete…

    E o padre TORGA estará corretíssimo, senão vejamos…

    Se o STJD aplicasse para esta temporada 23 a punição que o HULK ainda vai tomar, e o ATLÉTICO não teria vencido os três últimos jogos contra GRE, FLA e SP…

    Fato!!!

    Então é urgente e necessário qualificar o elenco com jogadores bons e decisivos…

    Obs :

    A boca-miúda está dizendo que o HULK não foi suspenso na atual Temporada pela mão invisível do PALMEIRAS que queria o jogador em campo no jogo FLA x CAM…

    Será?!!

    Não será normal o fato de o HULK não ter sido suspenso pelo STJD. Alguma coisa aconteceu…

    Mas será que foi do PALMEIRAS a mão invisível que agiu no bastidor?!!

    EU ACREDITO!!!

  10. Bom dia xará e amigalos! O futebol realmente é surpreendente. Melhor time do primeiro turno: Botafogo. Melhor time do segundo turno: GALO. Campeão: Palmeiras. GALO teve um início regular e terminou o turno com atuações pífias. Depois acordou e teve performance de campeão mas faltou algo mais como faltou em 2020. Não adianta lamentar. O “SE” não existe. Como bem disse o Felipão. E “se” o GALO tivesse perdido mais partidas???? Não estaríamos hoje no G4. Então parabéns ao GALO pelo segundo turno e que sirva de lição para a Libertadores 2024. GALO tem carências expostas e acredito que providências serão tomadas. Voltando ao Brasileirão o Palmeiras é um exemplo a ser seguido. Ficou sem Scarpa, ficou sem Dudu, sem Libertadores, sem Copa do Brasil e quando todo mundo achava que a crise estava instaurada faturou o 12º título brasileiro. Como diz o Gurú…..sigamos…..

  11. Foi o ano que tinha tudo para dar certo se não fosse o despreparo mental do Coudet, se tivesse trocado ele na primeira merda que fez talvez teriamos um final melhor.

  12. Bom dia Avila. O ano de 2023, pelo menos encerrou essa questão de venda de shopping, Saf, construção de Arena. Foi muito legal aqueles 3×0 no Maracana e legal demais a reação contra o São Paulo. Agora, salvar o Cruzeiro da serie B foi a grande decepção, além do fechamento do Blog. Lamento, mas respeito. Obrigado pela dedicação . Sigamos!

  13. Éhhh…meu amigo temporão tem um fato q passa desapercibido e é pouco debatido q corroborou e muito p o baixo aproveitamento do GALO no 1º turno da competição. Foi lá nos meses q a atenção da diretoria estava voltada somente p a (saf)deza e o futebol do Clube ficou totalmente largado as traças,um ambiente interno ruim e o golpe baixo veio no dia 23/07/2023, naquela virada_ gol irregular já no final e lances duvidosos em nosso desfavor_ p o framerda. Em minha modesta opinião tudo q veio depois foi/é consequência de fatos como o acima citado e outros q não são de conhecimento e nem foram divulgados. Eu continuo sendo FORA SCOLARI por pensar q esta recuperação q o time alcançou foi mérito único e exclusivo dos próprios jogadores. Nesta remontada tem tbm o dedo do Lucas Gonçalves,do Danilo Minutti,Rafael e o preparo fisico q vem fazendo a diferença,e o principal de tudo a ATITUDE dentro de CAMpo nos dá a certeza q este time poderia ter rendido muito mais se a diretoria tivesse dado tanta atenção a ele qtº deram p a (saf)deza. Agora Inês é morta, e o pensamento deles de q o G4 era/é o objetivo mostra o quão pequeno ELES pensam ser o GIGANTE CLUBE ATLÉTICO MINEIRO.
    Lembrando a eles: Ninguém morre nos devendo.
    Sigamos!

      1. Concordamos caro José Eduardo! É q eu ainda ñ me habituei e nem vou me habituar tão cedo com essa nova realidade. Atlético/SA ainda me doa estranho,muito estranho, aliás! Este jogo ao qual me referi aconteceu 3 dias após a venda do CAM q conhecíamos até então. Como a campanha estava sendo ruim, eles sumiram, ninguém sabia e ninguém viu. Agora na reta final em q os jogadores reagiram com um futebol aceitável e o GALO voltou a ter certo protagonismo,os caras começaram a aparecer na mídia como se fossem eles os “fodões” e coisa e tal. Pq não fizeram isto qdo a crítica ao péssimo futebol, aos resultados e á eles mais ainda,pipocavam de todos os lados? Aquela máxima : “go£a€ com o pau duzôto é fácil’. É na conta deles,os “donos”, e só deles,esse monte de vexame ao qual o GALO foi exposto nestas duas últimas temporadas. Mais ainda nessa…
        Abs

  14. Bom dia!
    Em 2021 perdemos a primeira partida em casa para o Fortaleza, não ganhamos do lanterna do campeonato, a Chapecoense, foram dois empates com essa equipe, perdemos para Ceará e Atlético Goianiense. O que faltou em 2023 foi sermos mais regular e um dos motivos foi a mudança de treinador. Se em 2021 tivemos o Cuca, mesmo com suas questões existenciais e psicológica, de ponta a ponta, em 2023 o instável Coudet, causou um dano que estamos pagando a conta no desfecho do campeonato. Felipão veio e demorou a extrair o melhor desse elenco desequilibrado e com média de idade elevada. Assim como não ganhamos do lanterna do campeonato em 2021 poderíamos ser campeões em 2023 sem ganhar do lanterna desse ano , o América. Quando Scolari veio acreditei e sempre continuei acreditando que ele pudesse extrair o que esse elenco pudesse dar de melhor. Só que para 2024 será pouco se não qualificar mais o elenco como ocorreu em 2021.

    1. Enfim, um comentário lúcido e propositivo.
      Parabéns Ávila pelos anos de dedicação ao nosso Galo. Você será bem mais feliz, não tendo que dar voz a opiniões tão diferentes da sua. Sei que tem amigos seus aí, mas o verdadeiro Atleticano sempre apoia antes dos jogos e cobra pacificamente nos maus momentos. SIGAMOS

  15. Prezados amigalos, ótimo dia

    O foco tem que ser no G2, título é do palmeiras. Não passo pano para o treinador, embora o GALO tenha dado uma arrancada sensacional no segundo turno, perdemos ponto infantis contra equipes do Z4 e próximos a ele.
    Espero que para o próximo ano, o elenco, treinador e comissão técnica estejam definidos, e os ex jogadores em atividade sejam encaminhados para outras equipes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.