
Me lembro de em certa ocasião, convocado e desafiado pelo amiGalo Ricardo Galuppo, para ao lado dos parceiros de Atleticanidade – Márcio Renato e Fred Melo Paiva – escrever em poucas linhas o que é ser Atleticano. Me deparei com algo que conhecia, entendia, sentia, porém não sabia explicar. E era para a segunda edição do seu livro “Raça e Amor”, a saga do Clube Atlético Mineiro vista da arquibancada. Quem não leu que procure, obra imperdível. Na ocasião ainda vivia a insegurança em publicar minhas dissertações, hoje superada e que faz parte do meu dia a dia. Vai abaixo, o que um rapaz já bastante veterano conseguiu expor sobre sua infância e juventude continuada.
“Ser Atleticano é chorar nas incontáveis vitórias e nos raros tropeços. É soluçar ao recordar dos “primórdios” ou se lembrar do gol da última vitória. É fazer de nossos filhos mais Atleticanos do que o muito que nós já somos. É voltar a pé do Mineirão e fazer longas caminhadas para pagar promessas, mesmo sabendo que, mais adiante, outras serão feitas – e ainda mais extravagantes. É não sair de Belo Horizonte só para estar ao lado dessa emoção chamada Galo. Isso não se explica. É pura paixão”. Nota atualizada. Primórdios em homenagem ao Kafunga, que tive o privilégio de boa convivência. Meus pais não eram Atleticanos, me rebelei, já minhas filhas – sem contestação – optaram por seguir ao pai e não o avô. Finalmente, as promessas e renunciar a convite por trabalho fora daqui, é auto confissão. Sigamos!
Dito isso, ontem vivenciei e nós todos os Atleticanos experimentamos um delicioso dia seguinte. Eliminar o time carioca, que no passado – em tantas ocasiões – superou o Galo na maracutaia não tem preço. Decisão do Brasileiro, play off da Libertadores, Copa do Brasil, nesses casos mencionados estrelados por Aragão e Rosa Martins, depois Wright e finalmente Sampaio. Houveram outros não tanto explícitos, mas com a mesma podridão de sempre. Dizem os eliminados que esse mata mata atual não seria prioridade daquela gente. Ora, nem tentem dissimular, sei o quanto está doendo. Estava ao lado dos youtubers cariocas lá na nossa Arena. Vi a cara dos caraxxx antes, durante e depois do jogo e – especialmente – nas penalidades quando ficaram momentaneamente em vantagem. Nas as quatro últimas cobranças testemunhei o êxtase e euforia se transformar em profunda frustração e reações raivosas. Doeu e não admitir a dor a faz muito mais dolorida. Foi um tal de juntar equipamentos abruptamente. Cena deliciosa! Eu vi!

Pois, como dizia, ontem foi uma quinta-feira muito especial para a maioria dos belorizontinos e mineiros, que formam esse exercito de Atleticanos. Além da nossa comemoração e confiança na sequência da temporada, essa gente lixo – maioria entre os brasileiros pelas razões contadas por Walter Clark em sua autobiografia “O campeão de audiência” -, deveria ler, reler e refletir sobre tantas realidades brasileiras. São tão arrogantes que insistem – estimulados pela minoria de Minas Gerais – em afirmar que a rivalidade é unilateral. Mentira! O classificadaço, que em condições normais de arbitragem e jogo, sempre sucumbiu frente ao Galo. Em que pese Claus não marcar penalidade e Klein ter critérios diferentes em lances faltosos e aplicação de cartões e até invertendo marcação (escanteio deu tiro de meta) matar ataque fulminante assinalando falta inexistente. Isso é café pequeno desses dois Rafaéis perto dos mencionados acima.
Essa situação é tão corriqueira, que parece ter sido normatizada, ontem fui rever os lances com áudio da televisão. Vale a pena, o gooolll nas penalidades dos flamenguistas e o gol do Igor Gomes deixa escancarada essa locução aos interesses comerciais dos donos do futebol brasileiro. Não é por acaso que a selecinha tá nessa bagaça e a cbf trocando de presidentes que não terminam mandato. Que fim levou Teixeira, o nada saudoso Marin (Zé das Medalhas), Del Nero, Caboclo, Ednaldo? O mesmo destino que já está batendo na porta do Xaud se não desgarrar desse favorecimento ao eixo RJ/SP. A Justiça lá de cima tem atuado, não querem fazer a leitura. O flamídia, os porcos e o sumpaulo capitularem. E agora?
Definidos os oito classificados para as quartas de finais (dois mineiros, três cariocas – exceto o flamídia que enxotamos -, um paulista, um baiano e um paranaense), que venha quem o sorteio (que ainda tenho um pé atrás) definir. Sobre sorteio, interessante, teve gente que comemorou o Galo pegar o flamídia nas oitavas. E agora? Valeu a pena Galo, apesar das fortes emoções que sempre tem reservado ao Atleticano. Até a tabela do BR esse ano, marcou lá no primeiro turno e aqui na volta, depois de quatro vezes em cinco anos o Galo receber primeiro esse time carioca. Seria constrangimento na confecção da tabela e vergonha das bolinhas viciadas? Seja como e qual for, fato é que o Galo eliminou o urubu classificadaço e protegido por um esquema sujo, corrupto e podre. Que venham Vasco (BR), Godoy (SA) e quem for o “sorteado” (CB). Aqui é Gaaalooo, po##@!
*fotos: 1) Pedro Souza/Atlético; 2) UAI/EM

Volto aqui apenas para dizer que fico perplexo com a cara de pau de um fujão que não tem mais espaço para puxar saco no Galo, quando manda recado para o CSA se cuidar com arbitragem nacional e buscar um estrangeiro. Qual, cara pálida, algum comprado, como noutros verões foi CONFESSADAMENTE por dirigente do CSA?
Este vagabundo pseudo jornalista, esta na folha de pagamento do Mercadinho.
Bom dia! Sobre a transmissão da TV, alem dos comentários e narração tendenciosa, uma situaçao chamou a atenção: a nítida diminuição do barulho da torcida do Galo, ouviam-se os cânticos e os gritos com dificuldade, o contrário não aconteceu no Maracanã. Pode ser impressão, mas tenho notado esse detalhe em todas as transmissões dessa TV nas partidas do Galo. Querem passar a impressão de que a torcida adversário nao apoia. Está chato demais assistir os jogos pela TV por causa desse tipo de coisa.
Pra mim não tem essa de “qualquer um que vier no sorteio está bom”. Isso é empáfia, o que não combina comigo. Eu quero o mais fraco ou o “menos odiado” (sim, a palavra correta é ODIADO, e que ninguém tenha a ousadia de tentar corrigir, porque não vou deixar barato) e, pela ordem, as minhas preferências são, obviamente com o segundo jogo na ARENA MRV: Atlético-PR, Vasco, Fluminense, Corinthians, Bahia, Botafogo, CSA-MG.
Em tempo: Parabéns aos administradores do Atlético! Estabeleceram como META FINANCEIRA chegar às quartas da Copa do Brasil e conseguiram, a despeito daqueles que duvidavam que passaríamos pelo Urubu. Aliás, alguém sabe por ande eles andam? Suspeito que estejam escondidos, comemorando a classificação com desfaçatez, com os rabinhos entre as pernas. Nem tiveram o desplante de aparecerem ontem nesse nosso Canto. Como é fácil a vida dos corneteiros, verdadeiros engenheiros de obras prontas. Em caso de derrota apontam todos os defeitos (sem apontar as soluções, é claro), mas nas vitórias somem como passe de mágica. Covardes, é o que são!!!! AQUI, sim, é SÓ GALO
Mestre Teobaldo, bom dia
Em relação aos “engenheiros de obras prontas”, já comentei aqui que deveriam prestar seus “grandes conhecimentos” contribuindo com a SAF do Galo. É triste termos “torcedores” com tanto conhecimento e negar-se colaborar com a Instituição.
Prezado e SUMIDO Leonardo Mello, a você meu fraternal abraço!
SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!
A vitória sobre o FLA lavou a alma atleticana que andava sedenta por um triunfo, dramático, vamos concordar, como aconteceu…
No PÓS-JOGO, o trepidante Tiago Reis, “da rádia”, entrevistou vários atleticanos que falavam com a alma naquele momento mágico, logo ao término daquela cobrança de pênalti inesquecível de EVERSON…
Entre vários entrevistados, o menino Pedro, bairro Marajó, que estava com o rosto sangrando pela mordida ao longo do dia de seu cachorro “Messi”, disse que no ano passado assistiu, tal qual o Eduardo de Ávila, todos os jogos da Libertadores e da Copa do Brasil na AMRV. E que para esta partida contra os urubus foi na Arena com esse sentimento:
“(…) vim para me vingar contra o Flamengo; e se for pra chorar manda áudio”…
Sensacional e estupendo o menino Pedro que nos dá a certeza que o GALO sobrevive…
A “Atleticanidade” é isso, mais que um sentimento que vai além da simples paixão por um clube de futebol. Ela é a identidade da MASSA, a alma do Atlético, forjada no “lutar, lutar”, “vencer, vencer”, no “Galo forte vingador” e no “se não for sofrido, não é Galo”, que vão moldando a identidade da MASSA que é a alma atleticana…
E se for resumir ATLETICANIDADE numa palavra, “RESISTÊNCIA” será ela, eis que a compreensão do que é ser atleticano passa por abraçar a dificuldade e o sofrimento como parte da paixão, pois é neles que o verdadeiro espírito do Galo se manifesta….
A Atleticanidade, portanto, é a celebração da resistência e a certeza de que o ATLÉTICO será o espírito que nos faz respirar e existir…
Estamos com a alma lavada!!!
E VIVA O GALO!!!
Bom dia Ávila. Bom dia a todos. Estive ausente dos comentários alguns dias, porém fiquei de butuca. A eliminação do Flamengo foi show, mas ficará perfeito se o sorteio colocar o Cruzeiro como nosso adversário nas quartas de final. Eliminar Flamengo e Cruzeiro no mesmo campeonato, NA MINHA , opinião nem precisa de conquistar o título. E aí Toninho de Juiz de Fora, eu já levei umas carraspanas brabas aqui no blog: fala asneiras, comentário intragável, analfabeto pq não sabe digitar o nome do maior ídolo, mas aquele” vai cuidar da sua vida” foi a carraspana maioral que já vi aqui no blog.kkkkkkkkkkk. Mas como dizia meu saudoso pai: Isto não é chuva pra quem tem capote! O Barros é brabo. Uma dica : pode zoar o Teobaldo, Ernest, EU, o Ângelo e para por aí. Mas isto é brincadeira, zoação mesmo. Até porque eu não gosto de fazer intrigas..
KKKK…bom dia DS….percebi sua ausência…mas as vezes sumo tb. Bom…imagina se gostasse de intriga? Meu pai me ensinou que quando a pessoa apela o melhor é ignorar. Mas já que vc tocou no assunto….a questão é que o cara “sentiu o golpe do meu comentário” e não se deu por satisfeito de mandar eu cuidar da minha vida as 11:33 horas, voltou mais tarde (21:35) para completar o comentário. Imagine a vida desse cara…mau humor desde que acorda KKKK. Aproveitando só não entendi – e nem rendi – o comentário do Nobre Blogueiro que disse para ele que “entendia a reação dele”. Mas enfim …bola pra frente. Segue o jogo. As vezes se continuarmos a ganhar melhora o humor dele…Abraços.
Oh Toninho eu fui ver o segundo tempo das carraspana. Mas aí fiquei decepcionado pois parecer Cruzeirense pode ser até elogio, a depender de quem seja a pessoa. Sigamos.
A coisa por aqui anda turva. Até o Teobaldo abriu a caixa de ferramentas. Nem vou passar perto do comentário dele, vai que sou incluído no ranking dos mais odiados, dos corneteiros. Verdadeiros engenheiros de obras prontas. Já me basta arauto de asneiras, proferidor de comentários intragaveis e desprovido de capacidade cognitiva, por não saber digitar corretamente o nome do maior ídolo do Galo. Melhor não arrumar cuangas! Um bom fim de semana com vitória do Galo, de preferência.
Salve Massa e Guru
O Clube e o time de hoje, nem de longe lembra, aquele de três semanas atrás. O astral é outro.
Prova disto, foram as comemorações pós classificação, com os jogadores entusiasmados gritando Galo e até cantando o hino do clube, junto com a torcida.
Cuca que parecia ter perdido o elenco, agora parece ter recuperado e com um detalhe: agora tem opções.
E até jogadores execrados pela torcida como Igor Gomes, estão tendo chance e correspondendo.
Mas não podemos comemorar classificação com o time perdendo dentro de nossa casa.
Resolve esta bronca ai Cuca!!!!
Um pouco na linha do blogueiro democrático, quanto à primeira parte do texto de hoje, em breves palavras vou contar a história da atleticanidade da minha netinha de sete anos de idade. É aquela espertinha que fez a indagação a mim: “vovô, porque todo juiz é injusto com o Galo”? Ela é bisneta de um dos principais fundadores do CSA ( um dos primeiros presidentes do palestra ), e, consequentemente, neta do sogro do meu filho. Claro, praticamente todos na família são torcedores do CSA. Neste cenário, logo depois do nascimento dela, minha neta, no primeiro encontro que tive com o sogro do meu filho, gente muito boa aliás, fui logo dizendo que, infelizmente (pra ele) a criança já tinha feito sua “livre escolha” e já tinha camisa e vestidinho do Galo. Eis que obtive a resposta de que “sem problema o seu Galo está bem, meu CSA péssimo e ela não pode sofrer”. Gargalhadas, óbvio.
Dito isso, quanto à segunda parte do texto de hoje, nada a comentar já que assino embaixo, a não ser o fato de que, no tocante ao nosso sofrimento com as verdadeiras perseguições da maioria das arbitragens, não é apenas aqui entre nós que isso é fato escancarado, uma vez que, quando das minhas andanças por este país e falando com torcedores dos mais diversos clubes, inclusive do próprio flamídia, praticamente todos lembram e falam sobre as perseguições sofridas por nós, em especial nos anos 70/80 e daí não parando mais. CONTUDO, PORÉM, TODAVIA, sigamos em frente e com a esperança de que algum dia as coisas mudem, porque, aqui, é GALO ATÉ MORRER!!!
Naxx nossaxx prioridadexx , a copa do Brasil , ocupa a terceira posição, exxtamos preocupadoxx com o brasileirão e libertadorexx . Mentira , a copa do Brasil era a prioridade maxima , por ser contra o galo. Doeu , tá doendo muito , colocando em risco a permanencia de filipe luiz no cargo , eliminação dolorida e dificil de digerir. Galo , voce é muito marvado.