Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O sentimento da Atleticanidade tá MILITandO

Todos nós, por mais similaridades que possam existir, temos o nosso processo próprio da relação com o Galo. Quem acompanha esse blog mais próximo, sabe que não nasci em berço Atleticano, portanto não foi herança. Diria até que, como no meu roteiro pessoal, manifestação de resistência. Minha mãe, orgulhosa que o primogênito se tornou médico reconhecido em SP, sonhava que o caçula fosse dentista; já meu pai queria um veterinário. Fiz Direito e Jornalismo, contrariando ambos e sou muito feliz.  Assim como Atleticano, filho e irmão de flamenguista e de simpatizante de time emergente mineiro dos anos 60. No mais, esses detalhes já foram demasiadamente expostos. Obrigado Fausto Barbosa de Paiva, que aplicou o Galo na veia de uma criança ainda nos anos 60/70!

Pois bem, de nascença muitos e opção outros tantos, seguimos a cartilha da Atleticanidade insana – mas sadia e saudável -, alucinante e cheia de percalços – de responsabilidade nossa e de terceiros (como erros de arbitragem e interesses da organização) -, fiéis ao que nos une. O Galo Forte e Vingador. E, nesse reinício de temporada, pós demissão de um treinador teimoso e ultrapassado – em quem acreditei – vivemos novo momento. Embora um ex-locutor mala – de volta a atividade – tenha protestado, optamos por quem tem sede de vencer e se mostra como peça numa engrenagem em busca de vitórias e títulos. O anterior se achava maior que a instituição. Rua para ele e seus puxas sacos como o tal ex-locutor e outros iguais a eles.

E, para nós Atleticanos, esse momento tem sido muito especial. Em que pese arbitragens avassaladoras e na contra mão da moralidade, como nos jogos com Corinthians e Sport – empate e vitória – que por pouco prejudicaram mais ao nosso time do coração. A nossa resistência a esses caras tem nome e sobrenome. Gabriel Milito, além de devolver a auto estima em alguns poucos que fogem da raia nas adversidades, vem mostrando que a vontade de vencer – tesão por um bom futebol – é capaz de superar a maracutaia enrustida na organização desde os tempos da Rua da Alfandega, passando pela ocasião de inquilino na Victor Civita, aos dias de hoje na Avenida Luiz Carlos Prestes na Barra.

E, evidentemente no conluio com a tv e seus miquinhos amestrados da programação diária na rede afinada com o interesse comercial do futebol. Gente que só enxerga as praias cariocas e a Avenida Paulista, abrigando a atmosfera de interesses diferentes da moralidade. Ouvi de quem conhece as entranhas daquela pocilga – com sede no Rio -, que os árbitros mineiros são desconfiados, cariocas solidários e unidos e já os paulistas individualistas. Apita Galo e FluC nada menos que Claus, aquele que não marcou penalidade – mesmo chamado pela VARgonha – em 2021 num jogo que decidiria o título da temporada antecipadamente frente ao Atlético GO. Interessado na época era o Flamídia.

É nesse misto de desconfiança de mineiro e confiança no Milito, que seguimos acreditando que o bem vence o mal. O treinador, sincero e bem humorado, diferente do outro, chega a sete vitórias e três empates na sua décima partida. E, teimamos em acreditar na força divina pois a do homem – juízes do apito e togados não dá para animar -, que o argentino tem nos embalado. A alegria do Atleticano – na rua, arquibancada e no gramado (titulares e suplentes) tem sido a motivação para sonhar com conquistas. Milito, com seu estilo que abriga ser intenso e comedido, tem nos permitido confiar mais no seu trabalho em contraponto aos interesses da rede de televisão e organização das competições, tanto as nacionais quanto a sul-americana.

Diante disso, Atleticanos de berço ou por opção, podemos sonhar sim com uma temporada promissora. Ele devolveu a alegria da Massa, percebida dentro de campo, jogadores atuando ou na reserva vibrando a cada gol ou troca de passe. Diferentes de tempos recentes, confiantes e sabendo onde encontrar o companheiro para o passe. Nas comemorações, autor do gol abraçando quem tá de jaleco da suplência. Ainda que sob o olhar sisudo do dono do apito – parece que aguardando a voz do além VAR – para anular outro gol legitimo do Galo.

Adversários ríspidos batendo em campo e o juiz mandando o jogo seguir. Afinal, acredito sim no nosso Deus Atleticano e que Ele faz justiça aos desmandos dessa gente. Obrigado Gabriel Milito. O time sob sua batuta vai dar muito trabalho aos concorrentes, aos interesses comerciais da tv e até aos organizadores (tabela, bola de sorteio, arbitragem e tribunalzinho de auditores e procuradoria clubística). Já denunciaram o Fagner? E assim, na condição de Militante e MILITizadO pelo seu trabalho e desempenho, alimento esse sentimento/roteiro individual e que encontra no coletivo a sua, a minha e a nossa Atleticanidade. Aqui é Galo, po##@! Amém e assim seja! Sigamos!

*fotos: 1 e 3) Pedro Souza/Atlético; 2) Pedro Click/Atlético

19 thoughts to “O sentimento da Atleticanidade tá MILITandO”

  1. Boa tarde.
    Impressionante como têm pessoas negativas, mesmo quando a circunstância não as favorece! Já há algum tempo vejo algumas manifestações aqui, neste nobre espaço, acerca do “torcedor se preparar, pq uma hora o Galo vai perder…”
    Pelo amor de Deus!! Curtam o momento glorioso e feliz que o Galo está vivendo, sem querer jogar “peso”, ou até mesmo espelhar alguma desilusão ou fracasso pessoal sobre a excelente fase, fruto das boas últimas escolhas do Galo!! Lógico que todo time do mundo “uma hora, ou num momento, ou um dia” irá perder!! Deixemos isso para quando acontecer! O Jorge Jesus, recentemente, bateu recorde de 28 vitórias consecutivas comandando o Al Hilal!! Vamos fazer, em nome do bom momento, o que todos torcedores fazem com seus times; comemorar, e muito, todas as vitórias e, se for o caso, lamentar quando vier a derrota, cada torcedor a sua maneira. O importante, neste momento, é a comunhão, nítida e sem embargos, entre clube, direção, time e torcedores!! Continuemos a depositar, apenas, bons fluidos, nesta toada…
    Sds…

  2. Bom dia a todos.
    As mudanças ocorridas no futebol do Galo em apenas um mês do treinador Milito, dão sinais de que podemos ficar esperançosos para erguer mais taças em 2024.
    Caso não consigamos ganhar nenhuma (espero ao menos uma), que a Massa não faça pressão para uma substituição no comando técnico, pois em apenas um mês, já ficou claro que, em caso de continuidade do trabalho, os frutos virão em breve.
    Dê tempo ao Milito (em caso de fracasso) e que a diretoria dê mais alguns bons reforços para ele.
    A chegada de um volante, lateral direito e esquerdo e um zagueiro serão fundamentais. Se conseguir mais um atacante fica perfeito.
    Vamo Galo!

    1. Boa tarde. Seu ponto de vista é muito importante. Esse tem demonstrado ser um trabalho que merece larga continuidade. Mas eu quero que o Galo ganhe até na moedinha pra escolha de campo…

  3. Bom dia.

    O sistema não é fácil, e todos nós sabemos disso.

    Sabedores que o FluC teria que enfrentar o GALO em Cariacica, os ‘ empresários ‘ compraram o mando de campo do jogo de ontem contra o Sampaio (perdeu qualquer respeito que pudesse ter a ele) ,
    e levaram o jogo EXATAMENTE para Cariacica onde o FluC está hospedado.

    Abraço.

  4. Salve Massa e Guru

    Impressionante a torcida de nariz da mídia do eixo do mal, com o nosso atual momento. Os caras nem conseguem esconder a dor de cotovelo.
    E a coisa se torna mais gritante, quando nitidamente os comentários vem da turma torcedora do Flamídia e com o time deles jogando uma bolinha murcha, o desespero toma conta.
    Tá certo o Milito em não querer elogio destes caras, pois são todo abutres.
    E a prova que o esquema tá armado, está no VAR chamar o juiz para invalidar o gol de Hulk, que tinha uma linha de impedimento inconclusiva até para toda parafernália eletrônica. Como pode com tanta tecnologia, submeter a análise ao olhar do juiz?
    Segura Galo, que o esquema é cruel!

  5. Bom dia à todos! Só como um pequeno pitaco, acho que a torcida do galo precisa entender e se preparar, porque uma hora o galo do Militão da massa, vai perder e, o receio é como essa derrota será digerida pelos “torcedores”. No jogo contra o Sport, eu estava no setor de cadeira cativa oeste inferior e pude ver alguns babacas criticando o Hulk e até dizendo que a vez dele já deu por aqui. Meu Deus, devem achar que o cara é máquina. Aproveitando a oportunidade Eduardo, sou proprietário de quatro cadeiras cativas, onde tenho alguns comentários à fazer à respeito. Quando surgir algum texto seu abordando este e/ou outros assuntos sobre o estádio, farei algumas colocações e questionamentos. Sem mais, Obrigado!

  6. Bom dia xará e amigalos militizados!
    Vamos que vamos Guru vencer o FluminenC também protegido pela comissão de ladroagem. Só que agora o GALÃO vai passar o rodo nestes bandidos. Dá nojo assistir o deboche do jogador” zinho” ao comentar a fase atual do GALO. Esse bando vai nos engolir como em 2021.

  7. Bom dia amigalos,tem hora que eu tenho que me beliscar,parece um sonho,mas a realidade do futebol empolgante do Galo me faz sonhar acordado,toda a imprensa do eixo está exaltando o Galo como o melhor Time do Brasil no momento,o Milito já se manifestou contra essa euforia,uma hora o Time vai jogar mal,e as cobranças virão,pois cria-se uma expectativa muito grande sobre os jogadores, é muito importante nesse momento blindar o elenco para não entrar nessa onda, precisamos de reforços pontuais,lat.direita e esquerda,meio campo habilidoso, centroavante,e manda o Alan Kardec e Mariano passear,

    1. Bom dia Fábio.

      Creio que o Mariano, Kardec e Pedrinho aínda continuam no clube, porque estão cumprindo o período de estabilidade fornecido pelo INSS em caso de licenças médicas.

      Só pode ser isso.

      Abraço.

  8. Texto espetacular , um testemunho de um verdadeiro atleticano que expõe com clareza, nosso sentimento de atleticanidade. Milito chegou chegando , com respeito à instituição , à sua torcida , com humildade e educação e deixando claro que não abrirá mão de sua filosofia de trabalho que é organizar um time solidário e compacto , que vai em busca sempre, da vitória em qualquer frente que dispute, uma equipe coesa e com comprometimento de todos . Em suas entrevistas , ao contrario do anterior , que confundiu a hospitalidade e cordialidade de nossa gente, nossa característica , como fraqueza ou submissão , responde as perguntas tentando se fazer entender , sobre os jogos , sobre taticas , não foge do tema futebol , não distribue patadas , não é sarcástico, turrão e não fica, após os jogos vexaminosos , elogiando nossos adversarios. Milito vai errar , todos erram , o importante é que implantou , definitivamente , o time que sonhamos , o time que queremos ver jogar , em campo , o galo doido , atrevido e responsavel , que nos enche os olhos , traendo de volta a sinergia time/torcida , condição que aterroriza o eixo e seu jogo sujo. Sigamos

  9. Feliz com as declarações do nosso presidente, sobre “estar de olho na janela próxima”, além das ótimas contratações já fechadas. E nós, torcedores, que só temos que acreditar que a DIREÇÃO tenha melhorado no quesito COMPETÊNCIA, vamos torcer muito para que o ELENCO muito bom (principalmente se comparado a temos de outrora…) se torne EXCELENTE! Aqui é Galo até morrer!

  10. Bom dia, todos! Também estou feliz com o Galo, porém com uma certa preocupação. O time joga com intensidade absurda que enche os nosso olhos, mas exige um esforço físico muito grande. Meu medo é perder algum jogador e não ter reposição a altura. Já não temos o Rubens, reserva do Arana, não temos reserva para a direita, são apenas três volantes, que jogam todos como titular e apenas três meias, sendo que o Igor Gomes não está a altura dos outros dois. O pior é que não vejo ninguém falar em reforços, diante desse bom momento. Será que o Alex Sandro que está saindo da Juventus não seria uma boa contratação? Joga de zagueiro, lateral esquerdo e até meia defensivo.

    1. Exatamente, amiGalo Luís Cláudio. Sem querer ser piegas, mas já utilizando um termo batido, precisamos “qualificar o grupo”. Time motivado (jogadores e comissão técnica), ao que parece, já temos. Agora precisamos, DE VERDADE, reforçar o grupo com jogadores bons tecnicamente e, sobretudo, bons fisicamente para manter o ritmo insano imposto pelo treinador aos titulares. Como diria o filósofo Bdilson Bbtistb, “vamos aguairdar” notícias boas na janela. Abraços!

  11. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    O galo está a MIL e TÔ acreditado, que desta vez vai!
    Hoje e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *